#Coronavírus #Gripe #GripeSuína #GripeH1N1 #GripeH3N2 #GripeA #SARS #SíndromedaAngústiaRespiratóriaAgudaGrave #MinistériodaSaúde #MG #BeloHorizonte #SaúdePública #SaúdeColetiva #Saúde #OMS #OPAS #Câmara #Senado #Congresso #Política #PromoçãodaSaúde #EducaçãoemSaúde #ComunicaçãoEmSaúde #Jornalismo #reportagem #Notícias-No dia 22 de janeiro de 2020, autoridade sanitárias da China reconheceram, pela primeira vez a gravidade da epidemia provocada pelo coronavírus, que já infectou 540 pessoas na China e vários países da Ásia, EUA e até no Brasil((há um caso suspeito em Belo Horizonte, Minas Gerais, procedente de Xangai).O Coranavírus é responsável por um quadro clínico parecido com o da gripe marcado por dores no corpo, febre, tosse, desconforto respiratório mas pode ter como complicações insuficiência respiratória após pneumonia e morte. Lembra muito a epidemia de Síndrome de Angústia Respiratória Grave(SARS) ocorrida em 2002, a partir da China, que causou a morte de 700 pessoas.Não existe vacina ou tratamento específico. Apenas medidas de prevenção como higienização das mãos com álcool gel 70%., diagnóstico precoce dos casos e seu isolamento, diminuição dos deslocamentos de pessoas, evitação de visitação de locais com animais vivos, uso de máscaras, e comunicação sistemática da doença e formas de prevenção para a população.

No dia 22 de março de 2020, O Brasil registrava 1128 casos confirmados de COVID19 e 18 mortes.O Ministério da Saúde mudou seu posicionamento e já fala na distribuição de 10 milhões de testes.Os. EUA já registram o terceiro maior numero de casos, atrás da China e da Itália. A China, após três dias sem casos novos autóctones, voltou a registrar circulação local do SARS COV 2. Na França, mais de 90% da população aprovam as medidas restritivas à circulação de pessoas. No Brasil, este índice é de 74%. Donald Trump e Bolsonaro, ainda atordoados com a Pandemia da COVID19, que já prejudicou a Economia Mundial e certamente afetará o cenário político nos próximos anos, tentam desviar a atenção da opinião pública para a potencial utilização da cloroquina e da hidroxicloroquina, medicações para malária e doenças reumatológicas(lúpus,artrite), com vários efeitos colaterais, para casos da COVID19.Os EUA aprovaram teste rápido de diagnóstico da COVID19 Só agora a Itália, castigada com quase 800 mortes nas últimas 24 horas pela COVID19, determinou suspensão total de atividades econômicas não essenciais.

foto:reprodução internet

No dia 21 de março de 2020, a COVID19 já registrava 978 casos e 11 mortes.O Brasil segue a evolução da Itália. Quarentena obrigatória e testagem em massa são vitais, mas o poder público hesita diante do prejuízo econômico e do desgaste político.A Prefeitura de SP determinou o fechamento dos parques municipais. O Governo de SP fez o mesmo em relação aos parques estaduais. O Ministro da Saúde revelou que o sistema de saúde no Brasil deve colapsar em abril. E que a Pandemia só deve arrefecer em setembro.

No dia 19 de março de 2020, o Brasil já registrava 621 casos confirmados e 7 mortes, todos pertencentes aos grupos mais vulnaráveis: idosos e doentes crônicos. A Camara dos Deputados aprovou o pedido de decretação do estado de Calamidade Pública solicitado pelo Governo Federal que também fechou as fronteiras terrestres com países da América do Sul. O Governo do Estado de SP recomendou o fechamento dos templos e igrejas. A Prefeitura de SP determinou o fechamento do comércio com exceção de bares, lanchonetes, restaurantes, farmácias, padarias e postos de gasolina.O Brasil precisa fechar ou restringir portos e aeroportos para desembarque de passageiros e restringir mais ou interromper os transportes de massa nas cidades. Há necessidade imperiosa de ampliar muito a testagem em massa que não vem sendo realizada no Brasil para todos os cidadãos. Está reservada apenas aos casos graves internados em hospitais. Esta medida contraria a Organização Mundial de Saúde(OMS) que recomendou testagem em massa e confinamento domiciliar maçiço e compulsório, fórmula bem sucedida adotada pela China, Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong e Japão. A OMS voltou atrás na contraindicação ao uso do Ibuprofeno na infecção pelo SARS COV 2. Apesar disso, ainda é recomendável usar alternativas menos controversas para dor e febre como Dipirona e Paracetamol.Instituto Robert Koch, da Alemanha, responsável pela prevenção e controle de doenças, aponta para possível continuidade da pandemia da COVID 19 por 2 anos, no pior cenário. Assim países que saírem da fase mais crítica da pandemia poderiam ser golpeados novamente, em nova onda de infecções pelo novo Coronavírus, até 70% da população mundial ser infectada.Pesquisas demonstraram que o novo coronavírus sobrevive no meio ambiente como plástico e aço inoxidável por até 3 dias.



fotos:reprodução Internet

No dia 18 de março foram confirmadas mais duas mortes pelo novo coronavírus pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, totalizando 3 os mortos pela Pandemia da COVID19 no Brasil. Todos os mortos eram pessoas acima de 60 anos confirmando a vulnerabilidade deste grupo etário.O Governo do Estado de SP determinou o fechamento de todos os shopping centers e academias de ginástica da região metropolitana de SP até o dia 23 de março. O Governo Federal em coletiva, admitiu a testagem positiva para a COVID19 de dois ministros, Augusto Heleno da Segurança Institucional, e General Bento das Minas e Energia, alcançando a marca de 18 infectados entre os membros da comitiva de Jair Bolsonaro que estiveram em encontro com o presidente dos EUA Donald Trump há alguns dias.O Governo do Estado do Rio De Janeiro suspendeu viagens intermunicipais à cidade do Rio de Janeiro. O Governo Federal fechou a fronteira do Brasil com a Venezuela. O Ministério da Economia determinou o pagamento de R$ 200 por mês para trabalhadores autônomos.A Itália teve 475 mortes em um único dia, recorde negativo e lamentável em todo o curso da pandemia.Donald Trump afirmou ter liberado cerca de US $ 500 bilhões de ajuda às famílias norte americanas.


foto:Reprodução Internet

No dia 17 de março a consolidação dos dados das secretarias estaduais de saúde alcançaram a marca de 301 casos confirmados da COVID19 no Brasil.Houve a confirmação da primeira morte no estado de São Paulo;um homem de 62 anos, hipertenso,diabético e com prostatismo.Era usuário de plano de saúde e estava internado em estado grave.Vários países do mundo fecharam suas fronteiras como Argentina,Chile,Uruguai,Paraguai,Colômbia,Bolívia, México, Canadá, países da União Européia e a China.O Brasil ainda hesita em fazer o mesmo e pode perder a oportunidade de impedir a explosão da fase exponencial da Pandemia que irá colapsar o sistema de saúde pública. A Comunidade da Saúde Pública brasileira pressiona autoridades das diversas esferas de poder a escalar as medidas de restrição à circulação de pessoas o que pode acontecer nos próximos dias.A OMS confirmou a contraindicação do uso do Ibuprofeno nos casos de COVID19.O Presidente dos EUA, candidato à reeleição,Donald Trump, voltou atrás e confirmou a gravidade da pandemia da COVID 19 no país, com mais de 5 mil casos confirmados e 91 mortes.A ALemanha teve,entre 15 e 16 de março de 2020, um pico de mais de 1000 casos confirmados.


foto:Reprodução Internet

No dia 16  de março de 2020,o Ministério da Saúde divulgou novo balanço da COVID19: são 234 casos confirmados, 2.064 casos suspeitos e dois estados com transmissão comunitária: São Paulo e Rio de Janeiro.O Governo do Estado de São Paulo estuda restrições a utilização do transporte publico como trens e metrô e a Prefeitura de São Paulo ensaia decretar estado de emergência.No mundo houve 7.074 mortes,sendo que 3.2017 na China,epicento da pandemia.Mensagem do Ministério da Saúde da França aponta para potenciais riscos na utilização do Ibuprofeno,princípio ativo do Alivium e do Advil,nas infecções pelo novo coronavírus(COVID19). Dipirona e Paracetamol seriam indicações mais seguros e eficazes.


foto:Reprodução Internet

No dia 14 de março de 2020, novo balanço oficial do Ministério da Saúde do Brasil apontou para 121 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e quase 1.500 casos confirmados, confirmando a progressão geométrica nesta fase de transmissão comunitária sustentada, em que não é mais possível identificar a origem do contágio.O craque português de futebol Cristiano Ronaldo afirmou que transformará as unidades hoteleiras de sua propriedade em hospitais para atender as vítimas da pandemia COVID 19 e emitiu nota em que exige que a "proteção da vida humana deve sobrepor-se aos outros interesses."


foto:Reprodução Internet


No dia 13 de março de 2020, houve a circulação da notícia de que o presidente da república Jair Bolsonaro testou negativo para coronavírus e de que os casos confirmados da doença COVID19 no Brasil alcançaram 151 pessoas.O Governo do Rio de Janeiro determinou suspensão das aulas da rede estadual e municipal de educação por 7 a 14 dias a partir de 16 de março de 2020. O Ministério da Economia estuda isenção tarifária para produtos como máscara e álcool gel.E a União deve liberar R$ 5 bilhões extras para o Ministério da Saúde utilizar no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.O Governo de São Paulo projeta 468 mil casos confirmados de COVID19, 48 mil casos graves, 11 mil muito graves que necessitarão de Unidade de Terapia Intensiva.


foto:Reprodução Internet


No dia 12 de março de 2020, o Brasil registrou o início da transmissão comunitária ou sustentada do novo coronavírus(SARS-COV 2019) causador da COVID19,a partir da confirmação de dois casos no Rio de Janeiro. Agora já são 73 casos confirmados. A Pandemia deve se alastrar de forma geométrica e atingir rapidamente a marca dos 1000 casos confirmados. A Previsão é que faltem leitos de UTI para os pacientes graves.Neste momento é fortemente desaconselhável viagens, aulas presenciais,reuniões, encontros coletivos, rodas de conversa, shows, comícios, missas e celebrações religiosas, espetáculos, passeios. Os idosos,doentes crônicos e pessoas imunodeprimidas são as vítimas mais graves e devem ser poupadas de exposição pública e interação social. A Higienização das mãos com água e sabão e álcool gel e o isolamento precoce das pessoas com quadros gripais e sintomas respiratórios são as medidas preventivas mais relevantes.O Presidente dos EUA,Donald Trump,em decisão controversa,determinou a suspensão de todos os voos da Europa para os EUA por 30 dia,com exceção do Reino Unido.A Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP) determinou a suspensão total de suas atividades até 29 de março de 2020, o que deve influenciar as demais universidades e escolas a fazerem o mesmo.O Ministério da Educação já fala em antecipação das férias escolares.


foto:Reprodução Internet




No mesmo dia 11 de março de 2020 em que a Organização Mundial de Saúde declarou que o novo coronavírus espalhou-se como uma pandemia pelo mundo, o que deve promover uma maior articulação das respostas sanitárias dos governos, o Ministério da Saúde do Brasil confirmou  a existência de 52 casos confirmados(30 em SP) e 907 casos suspeitos.


foto:reprodução Internet


No dia 10 de março de 2020 subiu para 34 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil e para 893 os casos suspeitos.

No dia 07 de março de 2020, novo balanço do Ministério da Saúde aponta para 19 casos confirmados do novo coronavírus. São mais 3 casos no estado de São Paulo,1 no Distrito Federal, 1 no Rio de Janeiro e outro na Bahia.Uma mulher em estado grave está internada na UTI em Brasília.A Itália, um dos paises mais afetados pela epidemia, decretou a quarentena de 15 províncias, incluindo Milão e Veneza.A Argentina registrou a primeira morte em decorrência do novo coronavírus em toda a América Latina.Estado de Nova Yorque decretou estado de emergência após registro de novos casos confirmados do novo coronavírus.No dia 06 de março de 2020, a escola de elite Avenues, localizada na cidade de São Paulo,após ter ciência da testagem positiva para coronavírus de um de seus alunos recém chegado de Colorado/EUA, decidiu suspender atividades por tempo indeterminado.Parece que a epidemia começa a perder força no epicentro, a China, com o surgimento de menos casos novos confirmados a cada dia.


foto:Reprodução Internet


No dia 6 de março de 2020, o Ministério da Saúde divulgou mais um balanço sobre a epidemia do novo Coronavírus COVID19; Agora, são 13 os casos confirmados e 768 os casos suspeitos. O estado de São Paulo é o mais afetado com 10 casos confirmados. Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro possuem registro de 1 caso confirmado cada.A universidade Johns Hopkins dos EUA divulgou a informação que a epidemia do novo coronavírus já infectou 100.347pessoas em todo o mundo.A China,epicentro da epidemia, é o mais afetado dos países por casos e mortes. A seguir vem Coréia do Sul,Irã e Itália.





fotos: Reproducao internet






No dia 13 de fevereiro, nova atualização da epidemia do novo coronavírus revelou que o microorganismo é mais resistente fora do corpo humano que se imaginava e por isso, a epidemia pode demorar mais para ser debelada:65.246 casos no mundo, 1489 mortes. Na China, 64.739 casos, 1.487 mortes. Apenas duas mortes fora da China, uma nas Filipinas,outra no Japão.Brasil monitora 6 casos suspeitos.






No dia 11 de fevereiro de 2020, novo balanço da Organização Mundial de Saúde sobre a epidemia do novo coronavírus revelou que a doença já ceifou 1.017 vidas na China e infectou mais de 43 mil pessoas no mundo. O Brasil investiga 7 casos suspeitos.34 pessoas são mantidas sob quarentena na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, oriundas do epicentro da epidemia chinesa, a cidade de Wuhan.A Epidemia do novo Coronavírus pressiona e desgasta a liderança do primeiro ministro chinês Xi Jin Ping.Especialistas apontam que pico da epidemia deve ocorrer no fim de fevereiro de 2020.


foto:Reprodução Internet

No dia 08 de fevereiro de 2020 a China confirmou a morte de 723 pessoas e a infecção de 34.598 pelo novo Coronavírus. O Brasil investiga 8 casos suspeitos.


No dia 06 de fevereiro de 2020, a epidemia do novo Coronavírus a partir da China ja havia matado mais de 560 pessoas e infectadas outras 28 mil.Empresas aéreas da França e da Alemanha suspenderam vôos para a China Continental sob protestos de Beijing. A epidemia do novo Coronavírus já é considerada a mais cara dos últimos tempos em relação a prejuízos econômicos.


No dia 05 de fevereiro de 2020, a mais recente atualização da epidemia do Coronavírus dava conta que já são 491 mortes na China, 1 morte nas Filipinas, 24.363 casos confirmados na China, 13 casos suspeitos no Brasil. No mesmo dia 05 de fevereiro de 2020, um avião da Força Aérea Brasileira partiu com destino a Wuhan para resgatar cerca de estudantes brasileiros que deverão passar por quarentena de 18 dias na base aérea de Anápolis, em Goiás, após o retorno ao Brasil. A Tripulação militar deve ficar de quarentena, igualmente. A epidemia do novo coronavírus parece estar mais contida no continente Chinês e parece ser menos letal que outras epidemias virais como H1N1. Terapia antiretroviral usada para pacientes HIV+ tem tido êxito no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.


foto:reprodução Internet



No dia 04 de fevereiro de 2020, a epidemia do novo Coronavírus havia feito 426 vítimas fatais e infectado mais de 20 mil e 600 pessoas em todo o mundo. No Brasil, o governo federal, pressionado pelos meios de comunicação e pelo Congresso, concordou em enviar um avião da Força Aérea Brasileira para resgatar 35 estudantes brasileiros residentes em Wuhan, epicentro da epidemia.Na China, o médico oftalmologista Li Wenliang que emitiu, em 30 de dezembro de 2019, para seus estudantes, em rede social chinesa, para grupo privado, um alerta de que moradores de Wuhan haviam sido internados na unidade de saúde local por suspeita de pneumonia similar a SARS(síndrome da angústia respiratória grave), responsável por grave epidemia na China em 2003, foi punido pelas autoridades políticas e policiais e terminou infectado pelo novo coronavírus.



fotos:reprodução CNN

No dia 01 de fevereiro de 2020, assim estavam os números da epidemia do novo Coronavírus: 305 mortes(304 na China), 14.300 infectados no mundo. a Primeira morte fora do território chinês foi notificada pelas Filipinas. O Ministério da Saúde do Brasil admitiu 16 casos suspeitos.8 no estado de São Paulo.



No dia 30 de janeiro a epidemia de Coronavírus bateu recorde: 9.600 infectados em 19 países e 213 mortes, todas na China, epicentro da tragédia de saúde pública, a partir da cidade de Wuhan.A Organização Mundial de Saúde, após longa hesitação, resolveu decretar estado de Emergência Global.O Brasil mantém apenas alertas em relação à doença. As principais cidades da China estão desertas em virtude do medo da epidemia de Coronavírus.



foto:AFP

Epidemia de Coronavírus teve balanço atualizado em 28 de janeiro de 2020: Já são 170 mortos e 7.700 pessoas infectadas. O Brasil investiga 9 casos suspeitos. A mortalidade desta epidemiade coronavírus, cerca de 2% dos infectados, é menor que a epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave(SARS) ocorrida em 2002, que matou 10% dos pacientes infectados.


foto:Reprodução Internet


Após a China admitir a explosão de casos confirmados de infecções por Coronavírus que ultrapassaram a marca de 4.500 e 106 mortes, o Ministro da Saúde do Brasil Henrique Mandetta não aconselhou viagens a China e revelou a existência de 3 casos suspeitos em território nacional: Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.Além Disso, passou a classificação de risco no Brasil de baixo para iminente um antes da emergência de Saúde Pública, decretado quando há casos confirmados em circulação.


foto:Reproduçao Internet



No dia 27 de janeiro de 2020, a China atualizou o balanço da epidemia provocada pelo Coronavírus: 81 mortes, mais de 2700 infectados. A Organização Mundial de Saúde admitiu erros em seus últimos relatórios e elevou o risco da epidemia para alto em nível internacional. Anteriormente, a OMS havia classificado a possibilidade da epidemia de Coronavírus se espalhar para além da Ásia como moderada.


Na noite de 23 de janeiro de 2020 a China atualizou o número de mortos pela epidemia do novo coronavírus de Wuhan: 26 pessoas perderam as vidas e mais de 897 foram infectadas. Apenas 35 se curaram.E França e Estados Unidos confirmaram dois casos cada um.A Doença atingiu ainda Tailândia, Coréia do Sul, Japão, Taiwan, Cingapura, Arábia Saudita, Vietnã e Nepal.


No dia 23 de janeiro de 2020, foi divulgada a informação de pesquisa publicada no Journal of Medical Virology por cientistas chineses de que muito provavelmente a cobra é o animal hospedeiro da cepa de coronavírus 2019-nCov causadora da epidemia a partir de Wuhan que já matou 17 pessoas e infectou mais de 540.Os chineses tem o hábito, em algumas regiões, de ingerir carne de cobra.Além da cobra, o morcego também costuma ser o receptor natural dos coronavírus.









No dia 22 de janeiro de 2020, autoridade sanitárias da China reconheceram, pela primeira vez a gravidade da epidemia provocada pelo coronavírus, que já infectou 540 pessoas na China e vários países da Ásia, EUA e até no Brasil((há um caso suspeito em Belo Horizonte, Minas Gerais, procedente de Xangai).O Coranavírus é responsável por um quadro clínico parecido com o da gripe marcado por dores no corpo, febre, tosse, desconforto respiratório mas pode ter como complicações insuficiência respiratória após pneumonia e morte. Lembra muito a epidemia de Síndrome de Angústia Respiratória Grave(SARS) ocorrida em 2002, a partir da China, que causou a morte de 700 pessoas.Não existe vacina ou tratamento específico. Apenas medidas de prevenção como higienização das mãos com álcool gel 70%., diagnóstico precoce dos casos e seu isolamento, diminuição dos deslocamentos de pessoas, evitação de visitação de locais com animais vivos, uso de máscaras, e comunicação sistemática da doença e formas de prevenção para a população.

foto:reprodução Internet


Em manifestação oficial realizada em 10 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde, orienta que o manejo da crise sanitária e epidemiológica provocada pela eclosão de casos de Síndrome Respiratória Aguda por nova cepa de coronavírus identificada partir da cidade de Wuhan na China, que infectou centenas de pessoas naquele país e no Japão e na Coréia do Sul, provocou 3 mortes e amedronta o mundo, não deve restringir viagens e a imigração. 









fotos:Reprodução Internet


O que se deve fazer, afirmou o comunidade da OMS é informar sobre a infecção pelo coronavírus e realizar campanha sistemática de educação em Saúde com ênfase na lavagem das mãos, identificação dos casos confirmados, seu isolamento e tratamento e a cobertura da boca e nariz das pessoas que tossem e espirram para evitar a maior disseminação do coronavírus. O quadro clínico da infecção do Coronvírus de Wuhan é similar ao da gripe comum:febre, tosse, falta de ar, desconforto respiratório e dores no corpo. Quando a situação complica, há evolução para insuficiência renal e respiratória e morte.A China demorou em reconhecer a existência da epidemia temendo previsíveis consequências políticas para o regime autoritário de Xi Jin Ping.Não existem vacinas ou tratamento específico. Apenas suporte e tratamento das complicações.