#AlienaçãoParental #LAP #LAPfica #Senado #Câmara #Congresso #Justiça #DireitodeFamília #Direito #Jornalismo #SaúdeMental #Divórcio #GuardaCompartilhada - No dia 26 de abril de 2023, foi acatada pela comissão de direitos humanos e participação legislativa do Senado Federal a Sugestão Legislativa 15/2021 , encaminhada por Natasha Orestes, pelo portal e-cidadania, e relatada pela senadora Eliziane Gama(PSD-MA), tendo sido transformada em Projeto de Lei que tramitará pelas diversas comissões do Senado. Dia 25 de abril é o dia internacional de enfrentamento da Alienação Parental. A Lei 12.318/2010 é importante ferramenta para obtenção de igualdade parental e de proteção à crianças e adolescentes.

 No dia 26 de abril de 2023, foi acatada pela comissão de direitos humanos e participação legislativa do Senado Federal a Sugestão Legislativa 15/2021 , encaminhada por Natasha Orestes, pelo portal e-cidadania, e relatada pela senadora Eliziane Gama(PSD-MA), tendo sido transformada em Projeto de Lei que tramitará pelas diversas comissões do Senado.




Dia 25 de abril é o dia internacional de enfrentamento da Alienação Parental. A Lei 12.318/2010 é importante ferramenta para obtenção de igualdade parental e de proteção à crianças e adolescentes.



fotos:Reprodução Internet


Em Maio de 2022, foi aprovada a Lei 14.320 que altera: o artigo 4 da lei 12.318 garantir a criança e ao adolescente e ao genitor garantia mínima de visitação em fórum ressalvadas as situações de risco à integridade física e emocional das partes.; artigo 5, na ausência de servidor público para a realização de avaliação biopisicossocial fica facultada a escolha pelo judiciário de perito privado para a tarefa; acrescido ao artigo 8: sempre que necessário a oitiva ou depoimento de crianças e adolescentes em casos de alienação parental, serão realizadas nos termos da lei 13.431/17; revogado o item VII do artigo 6 que previa a possibilidade da suspensão da autoridade parental em caso de confirmação da responsabilidade pela alienação parental. Houve avanços com a Lei 14.320 mas é importante a regulamentação do trecho da lei que admite a possiblidade de contração de perito particular para avaliação biopsicossocial.

foto:Reprodução Internet


Projeto de Lei 2812/22 tenta revogar integralmente a Lei de Alienação Parental com muitas críticas de Entidades de defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes por privá-las do direito à Guarda Compartilhada e à Defesa contra a Alienação Parental.



A Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010, conceitua como ato de alienação parental: ... “Nada mais do que uma 'lavagem cerebral' feita pelo guardião, de modo a comprometer a imagem do outro genitor, narrando maliciosamente fatos que não ocorreram ou que não aconteceram conforme a descrição dada pelo alienador”.






fotos:Reprodução Internet


Isso ocorre, por exemplo, quando, continuamente, um dos pais “implanta”, no filho, ideias de abandono e desamor, atribuídas ao outro genitor, fazendo-o acreditar que o alienado não é uma boa pessoa e não possui valores à altura de ser “pai” ou “mãe”


No tocante as consequências que a SAP pode gerar, Silveiro (2012) salienta que a criança sofre muito mais com o conflito entre o casal e da privação do contato com um dos seus genitores, do que com a separação dos pais.

São formas exemplificativas de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros: I – realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade; II – dificultar o exercício da autoridade ...

Os atos de alienação parental podem ser identificados como aqueles que desabonam a imagem do outro genitor - criação de falsas memórias, imputação de calúnia, dificuldade/embaraço aos encontros/visitas entre filho e pai, filho e mãe – sendo que nem sempre e necessariamente o genitor é o único possível autor dessas agressões.

A alienação geralmente acontece durante o processo de obtenção da guarda, mas também pode se estender para os demais períodos da vida da criança ou do adolescente. Um dos pais tenta modificar a imagem positiva que o filho tem do outro através de insultos e mentiras, objetivando criar inimizade entre ele e o ex-cônjuge.

Alguns dos efeitos devastadores sobre saúde emocional, já percebidos pelos estudiosos, em vítimas de Alienação Parental, são: vida polarizada e sem nuances; depressão crônica; doenças psicossomáticas; ansiedade ou nervosismo sem razão aparente; transtornos de identidade ou de imagem; dificuldade de adaptação

Quem resume o debate da revogação da Lei de Alienação Parental ao fato de que "é uma lei que protege abusadores", das duas, uma: ou tem ignorância sobre toda a complexidade do fenômeno violento que é praticar alienação parental ou está mal-intencionado ao defender a retirada de um importante instrumento jurídico que combate a destruição do vínculo dos filhos com um de seus genitores.

Com a constatação da alienação parental, conforme preceitua o artigo 6º da Lei em comento, o juiz poderá de ofício, cumulativamente ou não advertir o genitor alienador; ampliar o regime de convivência familiar em benefício do genitor alienado; aplicar multa ao alienador; poderá ainda alterar a guarda para guarda compartilhada ou inverter a guarda unilateral.

A Lei nº 12.318/2010 prevê, taxativamente, as formas de alienação parental, descrevendo, dentre outras, omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço.


foto:Reprodução INternet


O Documentário A Morte Inventada, de 2009, do diretor Alan Minas, ele mesmo sofredor da Alienação Parental, praticada por sua ex-companheira, trata da Alienação Parental, descrita em meados da década de 80 pelo psiquiatra infantil norte-americano, Richard Gardner, revela-se como uma situação na qual um genitor procura afastar seu filho ou filha do outro genitor intencionalmente.

foto:Reprodução Internet



Essa alienação é realizada através de informações contínuas no intuito de destruir a imagem do genitor alienado na vida da criança. Na maioria das vezes, a mãe ou o pai que praticam essa alienação, obtém êxito, e o filho permanece, durante anos, acreditando naquela visão distorcida. Em alguns casos chega a té mesmo a ocorrer a falsa acusação de abuso sexual como último recurso para romper definitivamente o vínculo entre o genitor alienado e seu filho.

Infelizmente, durante o processo de separação, os filhos acabam sendo o principal instrumento para agredir o ex-companheiro. As crianças vítimas da Alienação Parental carregam para sempre os sinais desse tipo de violência, podendo desenvolver, na fase adulta, distúrbios psicossociais severos. O documentário "A Morte Inventada" propõe disseminar o assunto entre pais, psicólogos, advogados, juízes, promotores, assistentes sociais, pediatras e todos os envolvidos neste drama familiar. Essa violência tão frenquente e tão pouco conhecida não pode continuar destruindo a relação entre pais e filhos.

https://www.youtube.com/watch?v=lj43Pr2rFGE





foto:Reprodução Internet



A Lei nº 11.698/2008, que estabelece a guarda compartilhada, entrou em vigor em 15 de agosto de 2008. A lei foi sancionada no dia 13/6/2008 pelo então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A  lei dá aos pais que estiverem em processo de separação a opção pela guarda compartilhada, onde ambos dividem responsabilidades e despesas quanto à criação e educação dos filhos.







 Leia o texto integral da Lei 11.698/2008 que dispõe sobre a Guarda Compartilhada no Brasil: 


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11698.htm

Na guarda compartilhada, os pais dividem a responsabilidade em relação aos filhos. Todas as deliberações sobre a rotina da criança, como escola, viagens, atividades físicas, passam a ser tomadas em conjunto.

Em 2013, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) tornou-se autor do Projeto de Lei Complementar 117/2013 que torna obrigatória a guarda compartilhada dos filhos em caso de desacordo dos pais, eliminando do texto anterior a expressão "sempre que possível", o que, na prática, impediu o adequado alcance social da Guarda Compartilhada no Brasil. A proposta altera artigos do Código Civil (Lei 10.406/2002) e especifica a necessidade de divisão equilibrada do tempo de convivência dos filhos com a mãe e o pai, o que possibilita a supervisão compartilhada dos interesses do filho. A proposta fixa ainda multa para o estabelecimento que se negar a dar informações a qualquer um dos genitores sobre os filhos. Além disso, ambos os pais devem dar ou negar o consentimento para os filhos viajarem ao exterior ou mudar de residência para outro município.


Um dos potenciais benefícios da Guarda Compartilhada EFETIVA é mitigar a incidência e a prevalência da chamada Síndrome de Alienação Parental, em que o guardião da criança, a
treina para romper os laços  afetivos com o outro cônjuge, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor.

http://www.alienacaoparental.com.br/

Leia a cartilha sobre a Alienação Parental, produzida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso:

http://www.tjmt.jus.br/intranet.arq/downloads/Imprensa/NoticiaImprensa/file/2014/04%20-%20Abril/25%20-%20Cartilha%20-%20Aliena%C3%A7%C3%A3o.pdf


O PL 117/2013 foi aprovado na Câmara Federal e  no Senado Federal.   seguiu, depois, à sanção ou ao veto da Presidenta Dilma Roussef. Já recebeu diversos pareceres favoráveis da Advocacia Geral da União,  da Procuradoria Geral da República e de diversos movimentos sociais. A Presidenta Dilma Roussef aprovou o texto da Guarda Compartilhada Obrigatória na penúltima semana de dezembro de 2014.



Leia mais sobre Guarda Compartilhada EFETIVA e o PL 117/2013:

http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2014/09/02/guarda-compartilhada-do-filho-podera-ser-obrigatoria-em-caso-de-desacordo-dos-pais

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/09/1509747-comissao-do-senado-aprova-projeto-de-guarda-compartilhada-obrigatoria.shtml

http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/todos-os-videos/v/projeto-em-tramitacao-no-senado-pode-tornar-guarda-compartilhada-obrigatoria/3788372/

#Covid19 #Coronavírus #Pandemia #Saúde #SaúdePública #Medicina #Infectologia #Vacina #Vacinação #VarianteArcturus #Jornalismo - E em abril de 2023, Estudo Internacional conduzido por vários países, entre eles o Brasil, chegou a conclusão que a vacina BCG, usada para evitar casos graves de tuberculose não preveniu casos de COVID 19 entre profissionais da saúde. A OMS alertou para uma nova variante de interesse do Coronavírus, conhecida como Arcturus, que causa além dos sintomas gripais comuns, conjuntivite. Em 24 de abril de 2023, o Ministério da Saúde do Brasil liberou a quinta dose da vacina contra Covid 19 com o imunizante bivalente da Pfizer para todos os adultos acima de 18 anos. Cada estado e município determinarão o cronograma para vacinar todas as faixas etárias decrescentes dos 60 aos 18 anos. Na Cidade de São Paulo, a partir de 26 de abril de 2023, começaram a vacinar as pessoas acima de 50 anos.

 

E em abril de 2023, Estudo Internacional conduzido por vários países, entre eles o Brasil, chegou a conclusão que a vacina BCG, usada para evitar casos graves de tuberculose não preveniu casos de COVID 19 entre profissionais da saúde.

foto:Reprodução Internet

A OMS alertou para uma nova variante de interesse do Coronavírus, conhecida como Arcturus, que causa além dos sintomas gripais comuns, conjuntivite.

foto:Reprodução Internet

Em 24 de abril de 2023, o Ministério da Saúde do Brasil liberou a quinta dose da vacina contra Covid 19 com o imunizante bivalente da Pfizer para todos os adultos acima de 18 anos. Cada estado e município determinarão o  cronograma para vacinar todas as faixas etárias decrescentes dos 60 aos 18 anos. Na Cidade de São Paulo, a partir de 26 de abril de 2023, começaram a vacinar as pessoas acima de 50 anos.

foto:Reprodução Internet

Em março de 2023, especialistas em Infectologia fizeram um alerta: Mesmo vacinadas, as pessoas podem contrair Covid 19 e desenvolver uma ou todas as inúmeras seqüelas conhecidas como COVID longa ou Síndrome Pós Covid: no sistema Cardiovascular, miocardite, arritimia e hipertensão pulmonar; no sistema nervoso , ansiedade, depressão, insônia e amnésia; no sistema vascular, trombose; no sistema dermatológico, alopecia ou queda de cabelo, no pulmonar, pneumonia, piora da Asma e DPOC(doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e tosse Crônica/Falta de Ar. Os Problemas podem persistir por anos. Além de tomar reforço anual da vacina, usar Máscaras cirúrgicas ou N95 em ambientes fechados e transporte Público é medida inteligente de proteção individual. Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que inclui a Covid 19 e a Gripe, estão aumentando no Brasil, antes do pico tradicional que acontecia a partir de maio junho, com o início da temporada de frio no pais.

foto:Reprodução Internet




Prefeitura de SP começa a aplicar a quinta dose da vacina contra COVID 19 com imunizante bivalente da Pfizer em Gestantes e Puerperas a partir de 20 de março de 2023. Profissionais da Saúde podem disputar as doses remanescentes da vacina, a chamada "Xepa".




fotos:Reprodução Internet

Rio de Janeiro começa a vacinar Gestantes com vacina bivalente contra a COVID 19 a partir de 13 de março de 2023.Desigualdade Social contribui para o prolongamento da Pandemia. FioCruz alerta para alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 4 estados do Brasil.Amazonas, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.20 das 27 capitais apresentam tendência de alta de casos da doença causada pelo SarsCov2, o novo Coronavírus.


fotos:Reprodução Internet


No dia 27 de fevereiro de 2023 a cidade de SP começou a vacinar idosos acima de 70 anos, indígenas e quilombolas, imunossuprimidos e idosos em instituições de longa permanência com a quinta dose da vacina bivalente contra COVID 19 da Pfizer, eficaz contra a variante Omicron e suas subvariantes. E as pessoas idosas acima de 60 anos poderão receber o reforço vacinal contra o coronavírus a partir de 6 de março de 2023.

foto:Reprodução Internet

No dia 15 de fevereiro de 2023, o governador de SP Tarcisio de Freitas(União Brasil) sancionou lei estadual que derruba a obrigatoriedade do passaporte de vacina contra COVID 19. No mesmo  dia, o presidente da Anvisa, Barra Torres defendeu o uso de máscara contra COVID 19 e a Fiocruz alertou cuidados contra a Covid 19 por conta do Carnaval.




Em fevereiro de 2023, Brasil tem alta de casos e internações por COVID19 causada por infecções geradas pela variante XBB do Coronavírus em SP e RJ, prinicipalmente. Especialistas acreditam que cenário deve piorar após Carnaval, com aumento das aglomerações e redução das medidas de proteção.




Pesquisas científicas de 2023 apontam que uso de cigarros eletrônicos, os chamados vapers, aumentam gravidade da COVID 19 em jovens previamente saudáveis, corroborando com alerta já emitido pela ciência de que os vapers são grande problema de saúde pública e que devem ser proibidos pela legislação.

fotos:Reprodução Internet





Em janeiro de 2023, o Japão registrou aumento das mortes por COVID 19, a maioria de pessoas idosas com comorbidades. Especialistas alegam que a baixa imunidade coletiva, o surgimento de novas variantes do coronavírus e a redução das restrições à aglomerações e o fim da obrigatoriedade do uso das máscaras são as causas mais prováveis para o aumento da mortalidade. No Brasil, Carnaval deve fazer explodir número de casos, internações e mortes nos próximos dias de fevereiro de 2023.

foto:Reprodução Internet

No dia 02 de fevereiro de 2023, a Prefeitura de São Paulo irá vacinar as crianças entres 6 meses e 3 anos com doses pediátricas da vacina contra COVID 19 e oferecer reforço para as crianças entre 5 e 11 anos vacinadas com 2 doses da vacina contra COVID 19.

foto:Reprodução Internet


No dia 30 de janeiro de 2023, a OMS manteve a Covid 19 como Emergência de Saúde Global.

foto:Reprodução Internet

No dia 27 de janeiro de 2023, o Ministério da Saúde do Brasil informou que oferecerá a quinta dose da vacina contra Covid 19 para idosos acima de 60 anos, pacientes com comorbidades, indígenas e quilombolas e profissionais de saúde a partir de 27/02/23.


foto:Reprodução Internet

Em 16 de janeiro de 2023, a Justiça do Estado de SP concedeu liminar acabando com a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ambientes fechados da USP que havia sido determinada em novembro de 2022. Na sentença, o magistrado, provocado por solicitação de estudante da própria universidade pública paulista, ponderou que há a necessidade de seguir as diretrizes do Ministério da Saúde que flexibilizou  o uso de máscaras com a melhora dos indicadores da COVID 19 em 2022 no Brasil. A USP disse que irá recorrer da decisão monocrática que ainda irá para o plenário do Tribunal de Justiça de SP.


foto:Reprodução Internet

Em Janeiro de 2023, o Ministério da Saúde na Gestão Nísia Trindade, determinou dose de reforço da vacina contra Covid 19 para crianças maiores de 5 anos.



Em Janeiro de 2023, a China afrouxa mais restrições contra a COVID 19 e sofre inspeção da OMS que denuncia maquiagem das estatísticas chinesas.





Em Janeiro de 2023, EUA tem epidemia de internações e mortes por COVID 19 causadas pelas subvariante Kraken ou XBB1.5 Previsão é que Europa e América Latina sejam impactadas ainda em janeiro de 2023.

 


Em Dezembro de 2022, as mortes por COVID 19 no Brasil aumentaram 21%. segundo o Ministério da Saúde.

fotos:Reprodução Internet


No dia 22 de dezembro de 2022, a Anvisa aprovou a venda do antiviral Molnupiravir para o setor privado. O Molnupiravir deve seu usado logo após o diagnóstico da COVID 19, em casos leves emoderados, sem necessidade de oxigenioterapia, com risco de gravidade ou de internação em UTI, por no máximo 5 dias. Gestantes epuérperas devem evitar a medicação.

 




A OMS revelou estar preocupada com mais de 5 mil mortes por dia na China em decorrência de nova onda da COVID 19. O País tem sistema de saúde precário e não cobriu toda a população idosa com doses de reforço da vacina contra o Coronavírus.

 


A Fiocruz alertou em 22 de dezembro de 2022 que 22 dos 27 estados da federação do Brasil apresentavam alta de casos de COVID 19 e Gripe.


fotos:Reprodução Internet


Em dezembro de 2022, hospitais de SP registram alta de 95% no atendimento de casos confirmados de COVID 19. E casos graves de COVID 19 em crianças de até 2 anos sobem 21% no Brasil. Especialistas estão certos que COVID19 terá pico em janeiro de 2023. Vacinas bivalentes chegam ao Brasil em dezembro de 2022 e devem ser distribuídas só em janeiro de 2023.




fotos:Reprodução Internet


Em novembro de 2022, a China vive mega protestos contra a Ditadura de Xi Jin Ping, contra a política COVID19 Zero que obriga milhões de pessoas a ficarem confinadas em prédios em megacidades com XinJian e Shenzen. Protestos de maior magnitude contra Xi Jin Ping aconteceram após incêndio em prédio em Xinjian que causou vítimas por estarem confinadas por conta das políticas públicas contra a COVID19. Após a tragédia, autoridades locais afrouxaram restrições. São as primeiras manifestações massivas contra a Ditadura de Xi Jin Ping em décadas de poder.







fotos:Reproduçao Internet


O Ministério da Saúde do Brasil anunciou que os primeiros lotes das vacinas bivalentes da Pfizer de tecnologia de RNAM atualizadas para combater as subvariantes Ômicrons do Coronavírus devem chegar ao Brasil em dezembro de 2022 e que a Pfizer revelou que a imunidade conferida pelo imunizantes é maior em pessoas acima de 55 anos.




No dia 25 de novembro de 2022 a Anvisa determinou retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos do Brasil em virtude do avanço da Covid 19. O Mesmo aconteceu no estado e na cidade de SP que serão obrigados a exigir uso de máscaras no transporte público a partir de 26 de novembro de 2022. O Ex jogador da Seleção Brasileira de Futebol Ronaldo Fenômeno testou positivo para Covid 19 no Catar, país sede da Copa do Mundo de 2022.





No dia 18 de novembro de 2022, a Fiocruz alertou para a alta de Síndrome Respiratória aguda grave incluindo COVID 19 em 12 estados do Brasil. No mesmo dia, a Prefeitura de SP anunciou que irá distribuir 1 milhão de máscaras em terminais de ônibus. A Secretaria Estadual de Educação de SP voltou a recomendar o uso de máscaras no interior das escolas por conta de alta da COVID 19.