República Verde : O Teatro e Seu Duplo no Parque Anhanguera com o Grupo do Bem Estar e da Felicidade(12 anos) 22/11/14


No dia 22/11/14, o Grupo do Bem Estar e da Felicidade, em seu décimo segundo ano de atuação transdisciplinar fundamentada na Ciência Humanista com ênfase na Educação Popular Inspirada por Paulo Freire, na Arte Emancipatória, na Espiritualidade Não Doutrinária, inserida na Cultura de Paz e de Não Violência e na Cidadania Ampliada, realizou a República Verde- O Teatro e Seu Duplo no Parque Anhanguera.


O Parque Anhanguera é o maior parque municipal de São Paulo, possui uma área total de 9.500.000 m2, sendo 400.000 m2 para visitação e o restante é restrito para preservação do ecossistema e diversidade biológica. É considerada zona de amortecimento e conectividade entre o Parque Estadual do Jaraguá e o Parque Estadual da Cantareira, fazendo ainda é importante na ligação e contribuição para a manutenção de espécies de fauna e flora, remanescente do Sítio Santa Fé, antiga fazenda de reflorestamento.
Apresenta vegetação composta predominante por eucaliptal, com sub-bosque com diversas espécies nativas como o camboatá e o tapiá-guaçu. Possui áreas com vegetação remanescentes da Mata Atlântica ao longo de cursos d’água, campos secos, brejos, onde encontram-se espécies como jerivá, paineira e tipuana. Foram registradas 204 espécies, das quais 7 estão ameaçadas como o pinheiro-do-paraná, as samambaiaçus e a unha-de-vaca-do-campo.

Possui elevada riqueza de fauna, com cerca de 230 espécies, sendo 146 de aves, entre as quais se destacam falcão-de-coleira, acauã, gralha-do-campo, maitaca, jacuaçu, coró-coró, inhambu-guaçu e inhambu-chitã. Dentre as aves endêmicas de Mata Atlântica ocorrem: papa-taoca-do-sul, arapaçu-rajado, tangará e sanhaçu-de-encontro-amarelo. Possui grande diversidade de beija-flores, como o pequenino estrelinha, o beija-flor-preto e o beija-flor-de-fronte-violeta, que visitam as flores de malvavisco. À noite, brejos e lagos tornam-se bastante festivos com a “musicalidade” de mais de 15 espécies de anfíbios anuros. Destaque para o sapo-martelo e a perereca-cabrinha, que coaxam fazendo jus a seus nomes, bem como para a beleza ímpar da perereca-de-folhagem. Serpentes, cágado-pescoço-de-cobra e lagarto-teiú estão entre os répteis observados. Mais de vinte espécies de mamíferos foram assinaladas, incluindo: morcegos, furão, quati, veado-catingueiro, capivara, tatus, preá, tapiti, cuícas e caxinguelês. Recentemente foram registradas a jaguatirica e a suçuarana, espécies ameaçadas de extinção, além do cachorro-do-mato.
Depois iniciar a Expedição ao Parque Anhanguera no centro de SP, o Grupo do Bem Estar e da Felicidade visitou o Mercado Municipal da Lapa, fazendo paradas nas bancas de plantas e flores e de plantas medicinais.
Fotos: Creusa Silva


O Mercado Municipal da Lapa foi idealizado pelo vereador Iapeano Ermano Marchetti, projetado e construído pela Prefeitura do Município de São Paulo, conforme lei 4.162 de 28.12.1951. O prédio de forma triangular foi considerado na época um dos mais modernos e recebeu elogios de engenheiros de outros países da América Latina. Com uma área construída de 4.840m², foi inaugurado no dia 24 de agosto de 1954, ano em que se comemorava o 4º centenário de São Paulo, justamente no dia do falecimento do então Presidente Getúlio Vargas.




Endereço e Horário de Funcionamento do Mercado Municipal da Lapa:
Mercado Municipal Rinaldo Rivetti - Lapa
Endereço: Rua Herbart, 47
Lapa - Cep: 05072-030 - Lapa
Fone : 3832-1834
Horário: 2ª a 6ª feira das 8:00 às 19:00 horas
              Sábado das 8:00 às 18:00 horas



O Grupo do Bem Estar e da Felicidade sempre realiza suas intervenções e expedições urbanas a pé, de bicicleta ou transporte coletivo(ônibus, trem e Metrô). Desta vez, não foi diferente. A expedição ao Parque Anhanguera começou na Rua Xavier de Toledo em que o grupo subiu em ônibus com destino ao Mercado Municipal da Lapa, de onde tomaria o Perus, em direção à maior área verde muncipal. Veja outras linhas de ônibus municipais de Sampa que podem te levar ao Parque Anhanguera:

ÔNIBUS para o Parque Anhanguera8013-10 – Morro Doce – Lapa 
8013-21 – Terminal Jd. Britânia – Lapa 
8055-51 – Perus – Barra Funda 
8622-10 – Morro Doce – Pça. Ramos de Azevedo





Após cerca de 40 minutos de viagem de ônibus, o Grupo do Bem Estar e da Felicidade, com membros de 6 meses até mais de 80 anos, desembarcou na estrada que passa em frente ao Parque Anhanguera. Uma crítica que deve ser feita e endereçada à SPTrans e à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de SP é que o ponto de ônibus é mal sinalizado e obriga os passageiros a caminharem cerca de 50 metros pela estrada(que neste ponto, não possui calçada para pedestres e sequer acostamento para veículos automotores) até o portão do Parque Anhanguera, levando a grande exposição à atropelamentos.



O Estandarte-Parangolé do Parque Augusta sem Prédios idealizado pelo Educador Popular e Médico Comunitário DAF, também integrante da Rede Novos Parques SP e da Constelação OrganisMovimento Parque Augusta Sem Prédios foi amarrado no portão Principal do Parque Anhanguera. O Parque Augusta segue fechado abandonado e ocioso há mais de 330 dias,mesmo após a sanção da Lei 15.941 pelo prefeito Fernando Haddad, no Natal de 2013. A indignação gerada pela anúncio sensacionalista da sanção da Lei 15.941 e pelo posterior fechamento do Parque Augusta, levou a deflagração dos ATOS EM DEFESA DOS PARQUES AMEAÇADOS DE SÃO PAULO  e a criação da Rede Novos Parques SP. Veja o vídeo do Primeiro Ato Em Defesa dos Parques de SP, ocorrido em 31 de março de 2014, que uniu o movimento ativista ambientalista na cidade de São Paulo: 

http://vimeo.com/101126609





O Grupo do Bem Estar e da Felicidade defende a Atividade física regular, preferencialmente a Caminhada e a Calistenia, como pilar da promoção da saúde.



O Estímulo ao Lúdico, às Brincadeiras ao Ar Livre e em Grupo são uma constante nas atividades do Grupo do Bem Estar e da Felicidade. Aqui, a mais jovem componente do Grupo do Bem Estar e da Felicidade, Maísa, de apenas 06 meses, filha da Adriana, neta da Severina, (3 gerações de mulheres de fibra)todas presentes à expedição ao Parque Anhanguera, experimenta o mundo e constrói sua biografia singular.



E no vídeo, mais um momento de descontração necessário à promoção da Saúde Humana:





No Meio da Caminhada rumo ao Bosque do Sol Nascente, o irresístivel apelo da bicicleta, fez com que Daniel Aymore Ferreira(DAF) pedisse a um grupo de ciclistas para que emprestassem uma delas a fim de pedalar e de sentir a maravilhosa sensação do vento na face e cabelos. Mais Amor, Menos Motor! Viva as Ciclovias!



Caminhada no Bosque do Sol Nascente...





Momento Aguardado: A Alimentação Viva do Grupo do Bem Estar e da Felicidade é outro fundamento de suas atividades de promoção da Saúde. Alimentos Crus, Integrais, Orgânicos sempre  estão presentes aos saborosos piqueniques, itens obrigatórios dos passeios, expedições e aventuras promovidas pelo Grupo do Bem Estar e da Felicidade. Agradecimentos à Alice Ramos de Oliveira,nutricionista e chef de cozinha natural.



                                                                  Foto: DAF
                                                                          Foto:DAF
                                                                            Foto: DAF
                                                              foto: DAF

                                                        Visita ao Jardim Medicinal do Parque Anhanguera. O Grupo do Bem Estar e da Felicidade sempre defendeu as plantas medicinais como importante recurso terapêutico inserido no contexto da saúde pública brasileira, respeitando os saberes tradicionais populares.

  fotos: Creusa Silva


Aqui, vistosas e saborosas flores de capuchinha chamam a atenção com seu colorido...A Capuchinha pode ser usada em diversas receitas da Alimentação viva Orgânica....



Juventude/Inocência e Experiência/Sabedoria, Juntas na Defesa do Comum e do Bem Estar e da Felicidade do Ser Humano! Valeu, Creusa Silva!


Viver a Cidade. Ver a Cidade. Veracidade. Cidade Erótica. Espaço de Estar. Cidade Lúdica. Tempo de Ir. A Revolução Somos Nós!


Parece que o Ar Puro do Parque Anhanguera, as brincadeiras no Parquinho, a caminhada no Bosque do Sol Nascente e a comida viva orgânica do Grupo do Bem Estar e da Felicidade fizeram a pequena Maísa procurar o colo da vovó Severina antes da hora....


E Lembrem-se: Nós somos os 99%! Nós somos aqueles e aquelas por quem Esperávamos! Nós somos a Mudança que queremos ver no Mundo! A Revolução somos Nós!



         vídeo      https://www.youtube.com/watch?v=SUkj1SLT2Ow

vídeo e texto  DAF