A Unidade Básica de Saúde República, da Secretaria municipal de Saúde de São Paulo, que realiza cerca de 500 atendimentos por dia, está fechada desde a madrugada do dia 30 de janeiro de 2017, após queda parcial do forro, causada aparentemente por vazamentos decorrentes de fortes chuvas.
foto:Mika Lins
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/2017/01/1854435-posto-de-saude-da-republica-fecha-depois-de-teto-desabar.shtml
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/ubs-amanhece-fechada-pelo-segundo-dia-seguido-apos-teto-cair.ghtml
A Secretaria Municipal de Saúde e a organização social de Saúde, responsável pela gestão da UBS República, IABAS(Instituto de Atenção Básica e Avançada em Saúde), afirmam que os pacientes foram remanejados para a Várzea do Carmo(Rua Leopoldo Miguez, 327), UBS Sé e AMA Sé(Rua Frederico Alvarenga, 159). As equipes de atendimento à população de rua teriam se deslocado para o CRECI(Centro de Referência e Cidadania do Idoso, Viaduto do Chá). As visitas domiciliares teriam sido intensificadas. A Organização Social Iabas, responsável pela administração da UBS República, é investigada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e responde por ação civil pública. As denúncias são de superfaturamento, duplicidade de notas fiscais e não recolhimento de encargos sociais dos trabalhadores e trabalhadoras.
http://oglobo.globo.com/rio/das-dez-oss-que-operam-no-municipio-oito-estao-sob-investigacao-18494571
foto: Natali de Souza
No Local faltam esclarecimentos da Prefeitura de São Paulo sobre o ocorrido. Há um pequeno informe sobre os novos locais de atendimento. O Conselho Gestor da Unidade Básica de Saúde República, órgão responsável pela implantação da participação comunitária na gestão da unidade de Saúde, afirma que a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo alegou aguardar perícia do local para verificar viabilidade de reforma.
foto:portal g1
O Conselho Gestor da UBS República solicitou melhor comunicação visual sobre o fechamento da Unidade de Saúde e sobre e os novos locais de atendimento à população e agilidade nas providências para o pronto restabelecimento dos trabalhos na UBS República ou no limite da impossibilidade disso acontecer, a implantação de novas unidades de Saúde na mesma região territorial, que historicamente demanda pela abertura de pelo menos mais duas unidades de saúde, além da UBS República, para atendimento das necessidades da população local.
No dia 01 de outubro de 2018, a UBS República foi reinaugurada em outro endereço, agora na Praça Patriarca, ao lado da Prefeitura de São Paulo, após estar fechada desde o dia 30 de janeiro de 2017, quando houve um vazamento hidráulico que danificou o forro do segundo pavimento.A UBS República possui 16 mil usuários cadastrados e abrange população de 46 mil pessoas.A UBS República funciona em 04 dos 07 pavimentos do edifício;nos três andares restantes ficará instalada a Coordenadoria Regional de Saúde Centro.O Custo da obra foi de R$ 1,7 milhão.A unidade de saúde conta com 6 equipes de saúde da família, duas equipes para atendimento da população em situação de rua e duas equipes de odontologia.
foto:Reprodução Internet