#PISA2018 #Educação #Estudo #Escola #EducaçãoBásica #Universidade #ENEM #SARESP #ENADE #Política #Câmara #Senado #Congresso #Jornalismo #Reportagem #Notícias #NaçõesUnidas #OCDE #ONU #Clima #Cultura #Arte #DireitosHumanos #Conhecimento #Aprendizagem #Estudantes #Vestibular #Sisu #ProUni #Fies - A Avaliação da Educação Básica a nível Mundial, o PISA, realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE) a cada 3 anos,entre estudantes de 15 anos de 79 países ou regiões em 2018, constatou que o Brasil avançou pouco em matemática entre 2003 e 2008, mas teve estagnação entre 2009 e 2018 em matemática, ciências e leitura. O Brasil está na posição de número 42 em Leitura, 58 em Matemática e 53 em Ciências.Do total de estudantes brasileiros que realizaram o PISA 2018, 42% não obtiveram o nível considerado mínimo nas três áreas do conhecimento avaliadas:Leitura, Matemática e Ciências.A Situação mais crítica é a Matemática: Apenas 32% dos estudantes brasileiros que realizaram o PISA 2018 atingiram o nível mínimo, sendo que a média dos países da OCDE é de 76%.O Nível considerado máximo é atingido por 2% dos estudantes brasileiros que fizeram o PISA 2018 em Leitura e por !% em Matemática e Ciências.Já os países da OCDE tem performance melhor: 9% dos seus estudantes conseguiram atingir o nível considerado máximo em leitura;11% em matemática; 7% em Ciências.O Relatório do PISA 2018 mostra que o Brasil possui um desempenho pior na avaliação que outros países com o nível de investimento similar como Turquia, Ucrânia e Sérvia.Quatro províncias da China superam as demais regiões e países: Beijing, Xangai, Jiangsu e Zhejiang.Estas regiões congregam 180 milhões de habitantes, muito menos que o total populacional da China que é de cerca de 1,3 bilhão de pessoas.Apenas 7 dos 79 sistemas educacionais analisados tiveram desempenho melhor nas três áreas avaliadas.Apenas Portugal, destes 7 países pertence a OCDE.Os Estados Unidos da América tiveram um desempenho que os colocaram na 11 posição em Leitura, 30 em Matemática e 16 em Ciências. O País europeu mais bem posicionado no PISA 2018 foi a Estônia, na 5 posição em Leitura, 8 em Matemática e 4 em Ciências.Na América do Sul, o Brasil aparece empatado em ciências com Argentina e Peru, um pouco à frente da Argentina em Matemática, e à frente da Argentina, Peru e Colômbia em Leitura.

A Avaliação da Educação Básica a nível Mundial, o PISA, o Programa Internacional para Avaliação de Estudantes, realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE) a cada 3 anos,entre estudantes de 15 anos de 79 países ou regiões em 2018, constatou que o Brasil avançou pouco em matemática entre 2003 e 2008, mas teve estagnação entre 2009 e 2018 em matemática, ciências e leitura.

foto:Heber Biella





foto:Reprodução Internet


 O Brasil está na posição de número 42 em Leitura, 58 em Matemática e 53 em Ciências.Do total de estudantes brasileiros que realizaram o PISA 2018, 42% não obtiveram o nível considerado mínimo nas três áreas do conhecimento avaliadas:Leitura, Matemática e Ciências.A Situação mais crítica é a Matemática: Apenas 32% dos estudantes brasileiros que realizaram o PISA 2018 atingiram o nível mínimo, sendo que a média dos países da OCDE é de 76%.O Nível considerado máximo é atingido por 2% dos estudantes brasileiros que fizeram o PISA 2018 em Leitura e por !% em Matemática e Ciências.Já os países da OCDE tem performance melhor: 9% dos seus estudantes conseguiram atingir o nível considerado máximo em leitura;11% em matemática; 7% em Ciências.

foto:Reprodução Internet


O Relatório do PISA 2018 mostra que o Brasil possui um desempenho pior na avaliação que outros países com o nível de investimento similar como Turquia, Ucrânia e Sérvia.





Quatro províncias da China superam as demais regiões e países: Beijing, Xangai, Jiangsu e Zhejiang.Estas regiões congregam 180 milhões de habitantes, muito menos que o total populacional da China que é de cerca de 1,3 bilhão de pessoas.Apenas 7 dos 79 sistemas educacionais analisados tiveram desempenho melhor nas três áreas avaliadas.Apenas Portugal, destes 7 países pertence a OCDE.



Os Estados Unidos da América tiveram um desempenho  que os colocaram na 11 posição em Leitura, 30 em Matemática e 16 em Ciências. O País europeu mais bem posicionado no PISA 2018 foi a Estônia, na 5 posição em Leitura, 8 em Matemática e 4 em Ciências.




Na América do Sul, o Brasil aparece empatado em ciências com Argentina e Peru, um pouco à frente da Argentina em Matemática, e à frente da Argentina, Peru e Colômbia em Leitura.
29% dos estudantes brasileiros que fizeram o PISA 2018 disseram terem sido alvo de bullying algumas vezes por mês,sendo que a média dos alunos de países da OCDE é de 23% para este quesito.41% dos estudantes brasileiros responderam que seus professores precisam esperar um tempo longo para aguardar silêncio a fim de ministrarem o conteúdo de suas matérias, quando a porcentagem entre países da OCDE é 16%.Cerca de 25% dos estudantes brasileiros afirmaram sentir solidão no ambiente escolar contra 16% dos estudantes de países da OCDE.O Aspecto positivo da participação do Brasil no PISA 2018 é a revelação que apesar de ter havido grande inclusão de crianças na educação básica, não houve sacrifício do padrão de qualidade anterior.




O PISA não é unanimidade. Vários especialistas em educação e avaliação acadêmica questionam a metodologia e o processo da maior avaliação da educação básica do mundo colocando em xeque inclusive seus resultados. Distorções como falhas no preenchimentos dos questionários informatizados, diferenças regionais e culturais, ausência de cobrança de conteúdo das matérias com enfoque exclusivo em competências são algumas das críticas.