João Evangelista Steiner nasceu em 1950, em São Martinho, em Santa Catarina, filho de um casal de agricultores.Graduou-se em Física pela USP em 1973, fez mestrado em Astronomia pela USP em 1975, doutorado na mesma área também na USP em 1979 e seguiu pra Harvard para seu pós doutorado.Retornou ao Brasil em 1982, e sua longa e exitosa carreira acadêmica culminou com a titularidade da Astrofísica da USP.
foto:Reprodução Internet
Teve passagens pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência(SBPC) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal.
foto:Reprodução Internet
Tinha uma coluna na Rádio USP: Entender Estrelas, em que extravasava seu enorme talento como divulgador científico.
foto:Reprodução Internet
Escreveu um livro ao lado do colega Augusto Daminelli: Fascínio do Universo, editado pela Odysseus, em 2010, após o ano internacional da Astronomia, 2009, 400 anos após a invenção do telescópio por Galileu Galilei.
João Steiner formou centenas de profissionais que atuam em várias cidades do planeta.Ajudou a inserir a Astronomia e a Astrofísica do Brasil no cenário internacional em consórcios dos telescópios SOAR, GEMINI e GMT.
fotos:Reprodução Internet
João Steiner morreu em 10 de setembro de 2020 de infarto agudo do miocárdio, um mal súbito, que o encantou, igual um cometa.
foto:Reprodução Internet
A Energia Magnética, a didática inigualável de João Steiner e sua Paixão e Entusiasmo pela Ciência, pela Educação e pelo Universo serão para sempre lembrados e são seu legado para esta e para as futuras gerações.