#Astronomia #Astrofísica #JoãoSteiner #USP #Ciência #Pesquisa #Educação #Jornalismo #Reportagem #SBPC #Telescópio #SOAR #GEMINI #GMT - João Evangelista Steiner nasceu em 1950, em São Martinho, em Santa Catarina, filho de um casal de agricultores.Graduou-se em Física pela USP em 1973, fez mestrado em Astronomia pela USP em 1975, doutorado na mesma área também na USP em 1979 e seguiu pra Harvard para seu pós doutorado.Retornou ao Brasil em 1982, e sua longa e exitosa carreira acadêmica culminou com a titularidade da Astrofísica da USP. Teve passagens pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência(SBPC) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. Tinha uma coluna na Rádio USP: Entender Estrelas, em que extravasava seu enorme talento como divulgador científico. Escreveu um livro ao lado do colega Augusto Daminelli: Fascínio pelo Universo, editado pela Odysseus, em 2010, após o ano internacional da Astronomia, 2009, 400 anos após a invenção do telescópio por Galileu Galilei,João Steiner formou centenas de profissionais que atuam em várias cidades do planeta. João Steiner morreu em 10 de setembro de 2020 de infarto agudo do miocárdio, um mal súbito, que o encantou, igual um cometa. Sua didática inigualável e sua paixão e entusiamo pela Ciência, pela Educação e pelo Universo são seu legado para esta e para as futuras gerações.

 João Evangelista Steiner nasceu em 1950, em São Martinho, em Santa Catarina, filho de um casal de agricultores.Graduou-se em Física pela USP em 1973, fez mestrado em Astronomia pela USP em 1975, doutorado na mesma área também na USP em 1979 e seguiu pra Harvard para seu pós doutorado.Retornou ao Brasil em 1982, e sua longa e exitosa carreira acadêmica culminou com a titularidade da Astrofísica da USP. 

foto:Reprodução Internet



Teve passagens pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência(SBPC) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. 


foto:Reprodução Internet


Tinha uma coluna na Rádio USP: Entender Estrelas, em que extravasava seu enorme talento como divulgador científico. 


foto:Reprodução Internet



Escreveu um livro ao lado do colega Augusto Daminelli: Fascínio do Universo, editado pela Odysseus, em 2010, após o ano internacional da Astronomia, 2009, 400 anos após a invenção do telescópio por Galileu Galilei.





João Steiner formou centenas de profissionais que atuam em várias cidades do planeta.Ajudou a inserir a Astronomia e a Astrofísica do Brasil no cenário internacional em consórcios dos telescópios SOAR, GEMINI e GMT.



fotos:Reprodução Internet


 João Steiner morreu em 10 de setembro de 2020 de infarto agudo do miocárdio, um mal súbito, que o encantou, igual um cometa. 


foto:Reprodução Internet


A  Energia Magnética, a didática inigualável de João Steiner e sua Paixão e Entusiasmo pela Ciência, pela Educação e pelo Universo serão para sempre lembrados e são seu legado para esta e para as futuras gerações.