No dia 29 de julho de 2022 a Pfizer pediu a Anvisa autorização para o uso de seu imunizante contra a COVID19 em crianças entre 6 meses e 4 anos. A Média de mortes em 24 hs no Brasil pela doença é 230. O Presidente dos EUA Joe Biden voltou a testar positivo para Covid 19 9 dias após ser infectado, com 4 doses da vacina e após usar coquetel Paxlovid.A Incidência de casos de Herpes Zoster no Brasil aumentou após a pandemia da COVID 19.
No dia 20 de julho de 2022, a cidade de SP começou a vacinar contra a COVID19 crianças de 3 e 4 anos com a vacina Coronavac , com duas doses plenas e intervalo de 28 dias.
No dia 20 de julho de 2022, o apresentador e editor chefe do Jornal Nacional da Rede Globo, foi afastado de suas atividades após contrair COVID 19, apesar de 4 doses da vacina.
No dia 21 de julho de 2022, o presidente dos EUA, Joe Biden, 79 anos, 4 doses da vacina contra COVID 19 da Pfizer, também foi infectado pelo Coronavírus. Afastado de seu trabalho, Biden usa o coquetel de Anticorpos Paxlovid.
fotos:ReproduçãoInternet
No dia 13 de julho de 2022, a diretoria colegiada da ANVISA formou maioria para aprovar o uso emergencial da Vacina contra COVID 19 Coronavac para crianças entre 3 e 5 anos com exceção das imunocomprometidas.
No dia 12 de julho a Prefeitura de SP começou a vacinar com a Quarta Dose da Vacina contra COVID 19 maiores de 35 anos. No mesmo dia, a OMS alertou que a Covid 19 ainda era uma emergência global de saúde. No dia 10 de julho de 2022, a Anvisa recebeu o pedido de registro definitivo da vacina contra COVID 19 Coronavac.Foram identificadas na Índia novas variantes do Coronavírus mais contagiosas. O Brasil segue com alta de internações e mortes por COVID 19 em julho de 2022.
foto:Reprodução Internet
No dia 10 de julho de 2022, o Brasil ainda apresentava alta da média de mortes por COVID19.Use Máscaras. Evite Aglomerações.
foto>Reprodução INtenet
No dia 29 de junho de 2022, o Brasil registrou mais de 300 mortes por COVID 19 em 24 hs. A OPAS alertou que houve aumento de 25% nos casos novos de COVID 19 na América do Sul em junho de 2022. Ciência prova que a COVID 19 longa afeta mais mulheres, obesos, pessoas acima de 59 anos e asmáticos. Pelo menos 2 crianças abaixo de 5 anos morrem de COVID 19 no Brasil por dia. Pesquisas apontaram que a Covid 19 aumenta a incidência de AVC, Alzheimer e Parkinson e impacta o sistema cognitivo como um envelhecimento de 20 anos.
fotos:Reprodução Internet
A Partir de 20 de junho de 2022, o Ministério da Saúde do Brasil poderá liberar a Quarta Dose da Vacina contra Covid 19 para maiores de 40 anos. O CDC dos EUA liberou a vacina contra Covid 19 da Moderna e da Pfizer para maiores de 6 meses de idade. A Média móvel das mortes por Covid 19 cresceu mais de 50% em meados de junho de 2022. Hospitais privados de SP reabrem enfermarias inteiras específicas para COVID 19 em junho de 2022. Algumas cidades do Brasil voltam a exigir a obrigatoriedade do uso de máscaras contra COVID 19 por conta do aumento de infecções e internações.
fotos:Reprodução Internet
Em Junho de 2022, algumas instituições públicas como a Câmara Municipal de SP, a Universidade de SP, a Universidade de Campinas, a Universidade Estadual de SP, o Tribunal de Justiça de SP passaram a exigir o uso de Máscaras em seus ambientes fechados por conta do aumento de internações por COVID 19 em todo o estado de SP. A Ocupação dos leitos de UTI no estado de SP por Covid 19 passou de 50% em maio de 2022 para 75% em junho.A positividade dos testes de COVID 19 feitos em farmácias do estado de SP e do Brasil aumentaram 500% em apenas 30 dias entre maio e junho de 2022.A Morte da jovem potiguar Anny Celly de Oliveira, estudante de fisiterapia de 25 anos, em 7 de junho de 2022, após internação por 29 dias e intubação orotraqueal por COVID 19, e apesar de ter recebido 2 doses da vacina contra COVID 19, reflete o perigo de deixar as medidas não farmacológicas de proteção em segundo plano.
foto:Anny Celly de Oliveira, 25 anos, 2 doses de vacina contra COVID 19, morta por COVID 19 em junho de 2022No dia 06 de junho de 2022, a Cidade de SP começou a oferecer a quarta dose da vacina contra COVID 19 para maiores de 50 anos e para profissionais da saúde a vacina contra gripe influenza para pessoas acima de 50 anos, pressionada por expressivo aumento de casos e internações. Hospitais privados, como o Sírio Libanês, tiveram que voltar a lotar enfermarias inteiras com casos graves da COVID 19.
Até o dia 02 de maio de 2022, a Prefeitura de SP e o Governo de SP apenas haviam recomendado o uso de Máscaras contra a Covid 19 em ambientes fechados, apesar do aumento vertiginoso do número de casos novos da doença e das internações dos casos graves ter subido expressivamente nos hospitais públicos e privados da cidade e do estado de SP. Algumas cidades como o Distrito Federal autorizaram a aplicação da Quarta Dose da Vacina para profissionais da saúde o que deve acabar acontecendo em outras cidades em breve.A Quarta Onda da Pandemia da COVID 19 vem sendo negligenciada no Brasil pela Mídia e pela população neste 2022 de eleições e Copa do Mundo.
Até o dia 31 de maio de 2022, houve aumento significativo de casos novos, internações e mortes por COVID 19 no Brasil. Há uma pressão por parte dos Sindicatos dos Professores para a volta da Obrigatoriedade do uso de Máscaras nas Escolas corroborada pela opinião de cientistas renomados. Surgiram variantes do Coronavírus através da recombinação de variantes omicron no Brasil. O Ministério da Saúde autorizou a terceira dose de vacina contra COVID 19 para adolescentes entre 12 e 17 anos. A Prefeitura de SP também solicitou a quarta dose para profissionais de saúde e para adultos acima de 50 anos.
foto:DAFAté o dia 28 de maio de 2022, o Brasil já tinha vacinado cerca de 77% de sua população contra COVID 19. Entre crianças entre 5 e 11 anos, apenas 36% receberam duas doses. A Média de casos novos cresceu muito nos últimos 30 dias. Muitas crianças e adolescentes se contaminaram e municípios de SP como Carapicuiba, Jacarei, Serra Negra, Poá,Campinas, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André passaram novamente a exigir o uso obrigatório de máscaras nas escolas. A Fapesp publicou estudo que alerta que a falta do uso obrigatório de máscaras pode causar a contaminação de 80% da comunidade escolar. A Média de internações por COVID 19 grave subiu no estado de SP que apresenta cerca de 75% de ocupação de seus leitos de UTI por COVID 19.O Ministério da Saúde do Brasil autorizou a Terceira Dose da Vacina Contra Covid 19 para adolescentes entre 11 e 18 anos. A Prefeitura de SP também solicitou ao Ministério da Saúde reforços para os profissionais da Saúde e pessoas entre 50 e 59 anos.
No dia 18 de maio de 2022, a OPAS alertou que o número de casos novos de COVID 19 aumentou cerca de 27% nas Américas. No Brasil tanto a média diária de casos novos quanto a de mortes por COVID 19 aumentaram nas últimas duas semanas.Os resultados positivos para testes de COVID 19 em farmácias privadas do Brasil até 18 de maio superaram os resultados positivos em todo os 30 dias do mês de abril. Estudo científico comprovou que a variante Ômicron geralmente infecta a mesma pessoa pelo menos duas vezes no mesmo ano.A Argentina decretou a Quarta Onda da Covid 19, com aumento vertiginoso dos casos novos, apesar das internações e mortes estarem em aparente controle.
foto:Reprodução InternetA Volta da Obrigatoriedade do Uso de Máscaras em ambientes fechados no Brasil é fundamental em maio de 2022.
foto:Reprodução Internet
No dia 13 de maio de 2022, o Brasil registrava aumento de 10% na média móvel de mortes por COVID 19. Muitas regiões do Brasil, como o sul do estado de Minas Gerais, tiveram aumento expressivo do número de casos novos de COVID 19. A Transmissão do novo coronavírus aumentou em todo o país e está em 1,26, o que significa que 100 infectados contaminam outros 126, indicando expansão da Pandemia da Covid 19 no território brasileira às vésperas do inverno e do frio mais intenso, o que deve provocar mais aglomerações em locais fechados, piorando ainda mais o cenário atual, que já preocupa.
No dia 17 de maio de 2022, a França planeja retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras contra COVID 19 no transporte público, medida controversa, que recebeu críticas de especialistas em saúde pública.
Na cidade de Hong Kong, uma das mais vacinadas do mundo contra a COVID 19, novos surtos de COVID 19 preocupam o mundo todo e fazem cair bolsas de valores.
No dia 13 de maio de 2022, a Covid 19 tinha provocado a morte de mais de 2 milhões de pessoas na Europa e mais de 1 milhão nos EUA.
No dia 05 de maio de 2022, a China intensifica o confinamento em Pequim após piora de novo surto da COVID 19, gerando enorme descontentamento de empresários e da população.
Neste mesma data, a OMS divulgou a informação que a COVID 19 poderia ter matada entre 2020 e 2021 cerca de 15 milhões de pessoas.
No dia 04 de maio de 2022, a ANVISA aprovou o uso emergencial do Molnupiravir, antiviral da Merck Sharp Dome, com 85% de eficácia na prevenção das mortes por Covid19, quando usado precocemente após a infecção pelo novo Coronavírus. A Fundação Osvaldo Cruz anunciou contrato com a MSD para assegurar ao SUS o fornecimento do Molnupiravir, que deve ser usado em 5 dias, 8 comprimidos por dia em 2 tomadas a cada 12 horas, apenas em Adultos e não gestantes conforme resolução da ANVISA.A Fiocruz disse ainda que a MSD concederá transmissão da Tecnologia de produção do Molnupiravir mediante pagamento a preço reduzido.
Pesquisa brasileira aponta que Máscaras deveriam continuar a ser usadas nas escolas por professores e estudantes para reduzir transmissão do coronavírus e risco de novos surtos.
No dia 01 de maio de 2022, o Brasil apresentou o segundo dia com alta da média de casos novos e de mortes por COVID 19 após várias semanas com quedas nestes indicadores o que deveria servir de alerta para milhões de brasileiros e brasileiras que deixaram de praticar os cuidados não farmacológicos contra o Coronavírus: Máscaras, Distanciamento, Higiene e Ventilação.
foto:Reprodução Internet
Clínicas privadas vão oferecer doses de vacina contra COVID 19 Astra Zeneca no Brasil a partir de maio de 2022.
No dia 29 de abril de 2022, a China cogitava confinar os 22 milhões habitantes da sua capital Pequim, após aumento dos casos e internações por COVID 19. Houve protestos da população de Xangai após lockdown. Ao Contrário do Ocidente, a China ainda mantém a política de COVID 19 zero o que a obriga realizar testagens em massa e lockdowns sucessivos, gerando insatisfação popular progressiva.
Em São Paulo, o número de casos, internações e mortes voltou a subir, em fim de abril de 2022, gerando o temor de nova onda. As farmácias privadas também acusaram aumento do resultado positivo pra COVID 19 em testes rápidos e RT PCR.
No dia 25 de abril de 2022, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o fim da exigência do passaporte de vacinação contra COVID 19 para ambientes fechados.
Entre 21 e 24 de abril dezenas de blocos clandestinos de carnaval de rua desfilaram pelas ruas das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo mesmo com o risco da ressurgência da COVID 19 e da emergência de doenças como Gripe e Sarampo. Desfiles nos sambódromos das duas metrópoles atraíram milhares de pessoas que ficaram aglomeradas e sem máscara. Especialistas em Infectologia e Saúde Pública criticaram estas aglomerações que podem favorecer o surgimento de variantes do coronavírus resistentes à imunidade conferida pelas vacinas já existentes.
Em Xangai, na China, a COVID 19 volta a matar mais o que obrigou o governo local a confinar milhões de pessoas em novo lockdown. Existe o Temor que tal fenômeno possa voltar a se repetir no Brasil em semanas.
No dia 14 de abril de 2022, o mundo atingiu a incrível marca de 500 milhões de casos confirmados de COVID 19. O Brasil se desmobilizou contra a doença e pesquisas apontam que brasileiros já não se cuidam mais com Máscaras, Higiene e Isolamento Social contra o Coronavírus. A OMS mantém o status de Pandemia e alerta que países devem manter cuidados não farmacológicos e estimular vacinação completa. 21 países do mundo tem menos de 10% de suas populações vacinadas. Há risco de novas ondas impulsionadas por novas variantes do Coronavírus que sejam resistentes à imunidade conferida por vacinas e infecções prévias.
No dia 5 de abril de 2022, o Brasil ultrapassou a marca lamentável de mais de 30 milhões de casos de COVID 19 e mais de 660 mil mortes.
foto:Reprodução InternetA Anvisa aprovou o registro definitivo da vacina contra COVID 19 da Janssen, que usa a tecnologia de vetor viral.
O Reino Unido inclui mais 9 sintomas e sinais da COVID 19 mais comuns com a variante Ômicron do Coronavírus. Diarréia, Náuseas, Dores Abdominais, Vômitos, Fraqueza, Dor de Garganta, Congestão Nasal, Coriza e Perda do Apetite são mais comuns entre as queixas dos infectados em 2022.
Estudo científico concluído ainda não revisado da Fiocruz revela que Terceira dose da Vacina da Pfizer após 2 doses da Coronavac aumenta a proteção contra infecção e gravidade de forma significativa ao contrário de uma terceira dose com a mesma Coronavac.Assim a proteção contra infecção sintomática pela Ômicron com terceira dose de Pfizer aumentou de 8% frente a Variante Ômicron para 56% após duas doses iniciais de Coronavac.Uma terceira dose da Coronavac aumentou essa proteção contra infecção pela Ômicron de 8% pra 15%.
A China identificou a variante do Coronavírus ômicron XE com maior poder de transmissão.
A Merck Sharp Dome, desenvolvedora do Antiviral Molnupiravir, afirmou que o uso de seu medicamento nos primeiros três dias da infecção pelo Coronavírus, ajuda a eliminá-lo e reduzir em 48% a chance de COVID 19 Grave em pacientes com doença leve ou moderada.
Mais de 420 blocos de Carnaval de Rua da cidade de São Paulo prometem ocupar as Ruas mesmo sem aval da Prefeitura de SP. Acadêmicos do Baixo Augusta e Bloco Pipoca se articularam para ocupar o Vale do Anhagabaú e o Monumento às Bandeiras mediante cadastro com anexação do passaporte da vacina para os foliões interessados. Especialistas em políticas publicas criticaram a monetização do espaço público por blocos de carnaval e patrocinadores. Aglomerações podem favorecer a transmissão da COVID 19, gripe e Sarampo e o surgimento de novas variantes do Coronavírus.
foto:Reprodução INternet
O governo de SP fará o Domingão da Vacinação com foco na vacina contra COVID 19 para crianças entre 5 e 11 anos e na vacina contra Gripe Influenza no dia 27 de março de 2022. E no dia 29 de março de 2022, as pessoas acima dos 70 anos receberão a quarta dose do imunizante contra o coronavírus.
foto:Reprodução InternetA OMS alertou em 23 de março de 2022 que os casos da COVID 19 em todo o mundo estavam aumentando graças ao impulso provocado pela pandemia na Ásia e Europa.
No País de Gales, no Reino Unido, um paciente de uma rara síndrome genética que convivia com o coronavírus há 7 meses conseguiu se curar com 2 doses de vacina contra Covid 19 da Pfizer com tecnologia de RNA m.
No dia 23 de março de 2022, o Ministério da Saúde do Brasil orientou todos os estados e municípios a ofertarem a Quarta Dose da Vacina contra COVID 19 para pessoas idosas acima de 80 anos.
No dia 17 de março de 2022, o governo de SP anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras também para ambientes fechados. Agora, no estado de SP, apenas usuários do transporte público e trabalhadores e usuários das unidades de saúde deverão usar o equipamento de proteção individual. Especialistas criticaram a medida, considerada muito precoce.
foto:Reprodução InternetNo dia 16 de março de 2022, o Governo de SP anunciou o início da campanha de vacinação contra a COVID 19 com a Quarta Dose para pessoas acima de 80 anos a partir de 18 de março de 2022. Demais faixas etárias deverão sem contempladas na sequência.
foto:Reprodução Internet
A OMS e a OPAS alertaram em 17 de março de 2022, que a Pandemia da COVID 19 não acabou, já que há aumento de casos novos em torno de 8% há 2 semanas, por conta de vacinação insuficiente em diversos países do mundo como na Àfrica e flexibilização precoce das medidas de proteção sanitária, como uso de máscaras, o que dificulta o controle da transmissão do coronavírus.
- No dia 9 de março de 2022, o governo de SP anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos, a possibilidade de 100% de ocupação de estádios de futebol com torcida sem máscara. Máscaras seguem obrigatórias em ambientes fechados como escolas e transporte público. Mas podem ser flexibilizadas em 14 dias.
- Especialistas alegam ser prematura a decisão de SP e pior ainda a decisão da prefeitura do RJ que desobrigou o uso de máscaras em ambientes fechados e abertos a partir de 7 de março de 2022, 22 meses após o início da obrigatoriedade. Idosos, imunossuprimidos, portadores de doenças autoimunes e pessoas não vacinadas com 3 doses contra a COVID 19 devem seguir com uso de máscaras N95 ou PFF2 em ambientes fechados e abertos.
No dia 03 de março de 2022, governos dos estados de Rio de Janeiro e de São Paulo avaliavam a possibilidade de flexibilizar o uso de máscaras após análise do impacto do Carnaval na Pandemia da COVID 19. Especialistas alertaram que é precoce a flexibilização das medidas de restrição sanitária neste momento.
Pesquisas dos EUA apontam que COVID 19 longa acontece após SarsCov2 danificar nervos.
Eficácia da Vacina contra COVID 19 da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos cai até 12%, reforçando a necessidade do uso de máscaras e do distanciamento social.
Morte em idosos com 3 doses de vacina contra COVID 19 aumentam no Brasil aumentando a necessidade de Quarta Dose de Vacina e reforço da conscientização sobre medidas de proteção sanitária não farmacológica como uso de máscaras N95 e distanciamento social.
No dia 3 de março de 2022, o Brasil bateu a lamentável marca de 650 mil mortes pela COVID 19.
fotos:reprodução Internet
No dia 23 de fevereiro de 2022, o Brasil bateu a lamentável marca de 645 mil mortes pela COVID 19. A taxa de transmissão da Covid19 voltou a recuar abaixo de 1, segundo o Imperial College, no Brasil, pela primeira vez em 2022. A taxa de internações e de mortes pela Covid 19 começou a cair também pela primeira vez no fim de fevereiro de 2022. Governadores de vários estados do Brasil já falam em flexibilizar restrições, acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços externos e até internos em março de 2022. Há pressões para Anvisa liberar mais autotestes e medicações antivirais e anticorpos contra o Coronavírus, já aprovados no exterior.O Ministério da Saúde comemorou a produção das primeiras doses de vacina contra COVID 19 da Astra Zeneca 100% nacionais que devem garantir autosuficiência em imunizantes contra o Coronavírus.
Festas clandestinas de Carnaval são ameaças e podem voltar a aumentar internações e mortes por Covid19 no Brasil além de aumentar chances de surgimento de novas variantes do Coronavírus.
O Reino Unido fala em acabar com todas as restrições contra a COVID 19 em 23 de fevereiro de 2022.
Hong Kong vai testar toda a sua população para conter novo surto da Covid 19 em fevereiro de 2022.
No dia 2 de fevereiro de 2022, o Brasil teve 929 mortes em 24 horas, a maior estatística fatal da Pandemia da COVID 19 desde setembro de 2021.O Mundo registrou 14.321 mortes em 24 horas, a pior estatística desde maio de 2021.
Em 2 de fevereiro de 2022, o Procurador Geral da República Augusto Aras diz ter testado positivo pra COVID 19. Ele já recebeu 3 doses de vacina contra o Coronavírus.
Jornalistas denunciaram que três participantes(Viny, Tiago Abravanel e Douglas Silva) do reality Show da Globo BBB22 estariam com sintomas de COVID 19, após a eliminação de Luciano que testou positivo para COVID 19 2 dias após sair da casa.
Em 2 de fevereiro de 2022, a Pfizer pediu autorização para o uso emergencial da Vacina contra COVID 19 para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade.
Estudo da Universidade de Valencia aponta que uso de enxaguantes bucais com cetilpiridíneo podem reduzir infecção pela COVID 19.
fotos:Reprodução Internet
No dia 26 de janeiro de 2022, o Brasil apresentava a mais alta taxa de trasmissão da COVID 19 desde o início da pandemia: 1,78.
O DF e mais 18 estados do Brasil apresentavam em 26 de janeiro de 2022, aumento de internações de casos graves de COVID 19 em UTIs acima de 70% de leitos ocupados.
Em 26 de janeiro de 2022, o Mundo apresentou a mais alta média de mortes por COVID 19 por dia em 4 meses.
O Brasil apresentou 489 mortes por COVID 19 em 24 hs. Em 26/1/22, a maior em 74 dias.
SP estabeleceu maior intervalo entre doses da CORONAVAC pra crianças, Agora segunda dose será oferecida após 28 dias, e não após 15.
Houve aumento de 600% das internações em UTIs por COVID 19 na cidade de São Paulo em 26 de janeiro de 2022. E aumento de 140% de mortes por COVID 19 no estado de SP.
O Ministério da Saúde do Brasil estuda adoção da quarta dose da vacina contra COVID 19 para profissionais de saúde e idosos. Imunossuprimidos já contam com este reforço.
Omicron é mais branda que outras variantes por ser neutralizada pelo interferon natural, descobrem cientistas.
Ecohealth Alliance pediu autorização nos EUA para fabricar Coronavírus mais contagioso como o que causou pandemia em 2019 na China.
No dia 20 de janeiro de 2022, a ANVISA aprovou o uso emergencial da vacina contra COVID 19 CORONAVAC para crianças acima de 6 anos. A notícia foi comemorada pela comunidade da Medicina,Pediatria e Saúde Pública, já que a tecnologia da vacina Coronavac, a de vírus inativado, é considerada a mais segura e igualmente eficaz. O estado de SP reservou 12 milhões de doses para vacinar todas as crianças entre 5 e 11 anos em até 3 semanas.
No dia 20 de janeiro de 2022, a Áustria tornou obrigatória a vacina contra COVID 19.
O governo de SP descartou a associação da parada cardíaca em criança de 10 anos no município de Lençois Paulista após 12 hs da primeira dose da vacina contra COVID 19 Pfizer. Há clara polarização política em torno desta questão, e o presidente Bolsonaro, crítico da vacinação especialmente em crianças, ligou para a família da criança afetada. Os ministros de seu governo, Marcelo Queiroga, da Saúde e Damares Alves, da Família visitaram a cidade. Bolsonaro e o Governador de SP, desafetos, são pré candidatos à presidência da República do Brasil nas eleições 2022.
A Variante Ômicron infecta milhares de pessoas nas Américas todos os dias em janeiro de 2022. Glória Maria, César Maia, Xande de Pilares, Elisângela(não vacinada e internada em estado grave), Romeu Zema, Faustão, Alessandro Molon, Paulinho da Viola, Luciano Szafir, Ana Hickmann, Mário Frias, são as mais recentes vitimas do coronavírus.
No dia 20 de janeiro de 2022, os EUA anunciaram a distribuição grátis de 400 milhões de máscaras N95, mais eficazes contra a variante Ômicron.
No dia 19 de janeiro de 2022, o Governo de SP admitiu que a internação de crianças e adolescentes com COVID 19 cresceu 61%.
No dia 13 de janeiro de 2022, o Brasil voltou a superar média de 50 mil casos novos de COVID 19 após 6 meses.
OMS informa que a variante Ômicron que espalha 70 vezes mais rápida que demais, já é a variante de coronavírus dominante no mundo todo.
Governo de SP limita público a 70% em eventos públicos após internações dobrarem com variante ômicron.
Vacinas pediátricas da Pfizer contra COVID 19 chegam ao Brasil em 13 de janeiro de 2022 e devem ser administradas a partir de 15 de janeiro de 2022.
foto:reprodução Internet
Ministra da Família do Governo Bolsonaro Damares Alves testa positivo para COVID 19 em 12 de janeiro de 2022.
foto:reprodução Internet
Covid 19 infecta 3 participantes confinados do BBB22 em hotel.
foto:reprodução Internet
Estudo da Universidade de Oregon nos EUA aponta que Canabis pode evitar infecção pela COVID 19 por bloqueio da Proteína S por 2 ácidos canabinóides.
foto:reprodução Internet
Samuel Rosa testa positivo pra COVID 19 e Skank cancela shows.
foto:reprodução Internet
Senador Fábio Contarato e família testam positivo pra COVID 19.
foto:reprodução Internet
Estresse e Ansiedade podem aumentar risco de infecção pela covid 19 aponta pesquisa da Universidade de Nottinghan.
foto:reprodução Internet
Quebec no Canadá proíbe maconha e álcool para não vacinados e busca por vacina contra COVID 19 sobe 300%.
foto:reprodução Internet
FDA inclui plaquetopenia imune como reação adversa grave após vacina contra Covid 19 da Janssen em bula.
foto:reprodução Internet
ANVISA pode aprovar Coronavac para uso emergencial de vacina contra COVID 19 em crianças acima de 3 anos no Brasil.
foto:reprodução Internet
No dia 11 de janeiro de 2022, o Mundo registrou recorde mundial de infecções pelo novo coronavírus através da expansão do contágio da variante Ômicron: 3,5 milhões de novos casos em 24 Horas. 1,5 milhão só nos EUA. 34 mil no Brasil. Os EUA quebraram recordes de internação hospitalar de casos moderados e graves também.
foto:Reprodução Internet
No dia 08 de janeiro de 2022, a modelo brasileira Valentina Boscardin, de 18 anos, vacinada com 2 doses da vacina contra COVID 19 Pfizer, morreu em decorrência de tromboses provocadas pela doença causada pelo novo Coronavírus.
foto:Reprodução Internet
Times brasileiros de futebol registram surtos de COVID 19. Palmeiras tem 10 jogadores afastados. Santos, 6 infectados. São Paulo, 4 casos.
foto:Reprodução Internet
Na primeira semana de janeiro de 2022, o Papa Francisco defendeu a vacinação contra a COVID 19 e criticou a desinformação promovida pelos movimentos anti vacina.
O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse em 10 de janeiro de 2021 que a Pfizer fornecerá ao Brasil no mês de janeiro cerca de 4,3 milhões de doses de vacina contra COVID 19, 600 mil de doses pediátricas.
Em 10 de janeiro de 2022, o Ministério de Saúde do Brasil reduziu de 10 para 5 o número de dias de isolamento para pacientes infectados pela COVID 19 que estejam assintomáticos e de 10 para 7 dias, para aqueles que apresentarem sintomas leves.
Bares e Restaurantes afastam cerca de 20% de seus funcionários em janeiro de 2022 no Brasil por contra de infecções por COVID 19 e pela Gripe H3N2.
A OMS alertou em 5 de janeiro de 2021 que a nova variante Ômicron é mortal e não deve ser subestimada no combate à COVID 19.
Renata Vasconcelos, apresentadora do Jornal Nacional, testou positivo para COVID 19 em 8 de janeiro de 2021. Willian Bonner aguarda exames.
foto:Reprodução Internet
Senador negacionista da gravidade da Pandemia da COVID 19 e aliado de Bolsonaro, Luiz Carlos Heinze(PP) testa positivo pra COVID 19 pela segunda vez.
foto:Reprodução Internet
O Estado de SP pode ter até 90% de ocupação dos leitos de UTI por casos graves da COVID 19 e da Gripe H3N2 até fevereiro de 2022.
foto:Reprodução INternet
8 estados do Brasil anunciam restrições após avanço da Variante Ômicron em janeiro de 2022.
Casos de Covid 19 aumentaram cerca de 655% em hospitais privados do Brasil em 11 estados e no DF em janeiro de 2022.
Nova variante DeltaCron é diagnosticada no Chipre e preocupa pela possibildade de poder escapar da imunidade conferida pelas vacinas contra COVID 19 atuais.
Pfizer anuncia vacina contra Variante Ômicron para março de 2022.
No dia 03 de janeiro de 2022, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo afirmou que pesquisas indicaram que atividade física aumenta em até 50% soroconversão e produção de anticorpos neutralizantes contra COVID 19 após vacinação com Imunizante Coronavac.
foto:Reprodução Internet
Israel inicia a vacinação contra COVID 19 com a quarta dose da vacina da Pfizer/Biontech para Médicos e Idosos.
No dia 2 de janeiro de 2022, Israel diagnosticou o primeiro casos de Flurona, infecção mista simultânea de COVID 19 e Influenza.A jovem grávida tem apenas sintomas leves. Em São Paulo, também foi diagnosticado caso de flurona em jovem internado no Hospital Vila Nova Star.
No dia 02 de janeiro de 2022, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga que a vacinação contra COVID 19 para crianças com imunizante especial da Pfizer/Biontech será iniciado a partir da segunda quinzena de janeiro.
No dia 01 de janeiro de 2022, estudos científicos da África do Sul indicam que infecção pela variante Ômicron do Coronavírus é menos agressiva que demais variantes por acometer menos e menos gravemente os pulmões.
foto:Reprodução Internet
No início de 2022, os jogadores Daniel Alves, Messi, Ronaldo Nazário, a cantora Preta Gil e o sambista Dudu Nobre testaram positivo para COVID 19.
foto:Reprodução Internet
Na França, há uma onda tripla de COVID 19, Gripe e Gastroenterite que lotou os hospitais na última semana de 2021 e nesta primeira de 2022. Uso de Máscaras por Crianças se tornou obrigatório.
foto:Reprodução Internet
No dia 18 de dezembro de 2021, a Holanda iniciou o Lockdown pra barrar o avanço da variante Ômicron do Coronavírus até depois do réveillon 2022.
foto:Reprodução Internet
No dia 18 de dezembro de 2021, o Ministro da Saúde da França alertou o mundo que a variante Ômicron se espalha pela França e pela Europa mais rápida que um raio.
A Pfizer anunciou que 2 doses da vacina contra COVID 19 parecem ser ineficazes para crianças entre 2 e 5 anos e que uma terceira dose adicional 3 meses após a segunda dose será necessária para assegurar níveis aceitáveis de anticorpos neutralizantes.
foto:Reprodução Internet
A Prefeitura de SP anunciou em 18 de dezembro de 2021 a ocorrência da transmissão comunitária da COVID 19.
No dia 15 de dezembro de 2021, o Brasil alcançou a triste marca de 617 mil mortes por Covid 19 e mais de 22,2 milhões de casos de infecções pelo Novo Coronavírus. Os EUA ultrapassaram 800 mil vítimas fatais e mais de 50 milhões de casos.
No dia 15 de dezembro de 2021, Governo do Estado de SP alertou para o aumento de casos de gripe causados pelo Vírus Influenza que não podem ser evitados pela vacina aplicada em 2021 que não cobre a cepa Darwin do Vírus influenza H3N2. Medidas não farmacológicas como Máscaras, Higiene e Distanciamento são efetivos para prevenção.
foto:Reprodução Internet
No dia 15 de dezembro de 2021, o Ministério da Saúde confirmou 14 casos da variante ômicron no Brasil.Nenhuma morte foi relatada.
No dia 15 de dezembro de 2021, a Fiocruz revelou resultados de pesquisa que mostraram que a efetividade de todas as vacinas contra COVID 19 usadas no Brasil é maior que a encontrada nos Testes Clínicos. Janssen, Coronavac, Astra Zeneca e Pfizer reduzem casos graves, internações e mortes entre 83 e 99%.
No dia 15 de dezembro de 2021, a Universidade de Hong Kong alertou o mundo que 2 doses da vacina contra COVID 19 Coronavac não são suficientes para impedir infecções pela variante ômicron , assim como já havia sido alertado para as vacinas Astra Zeneca e Pfizer. Uma terceira dose dos imunizantes é fortemente recomendada para evitar a variante ômicron.
No dia 14 de dezembro de 2021, pesquisadores da África do Sul afirmaram que a variante ômicron é mais transmissível, mais resistente a todas as vacinas contra COVID 19 mas parece causar casos mais leves.
No dia 14 de dezembro de 2021, pesquisa científica do Reino Unido apontou para o fato de que 2 doses das vacinas contra COVID 19 Pfizer e Astra Zeneca são insuficientes para frear a variante ômicron do Coronavírus.
No dia 14 de dezembro de 2021, a farmacêutica dos EUA Pfizer afirmou que sua pílula oral antiviral para COVID 19 reduz em 89% internações. Cientistas alertaram que tratamentos orais para COVID 19 podem desenvolver cepas resistentes embora benefícios superem riscos.
No dia 14 de dezembro de 2021, a OMS alertou o mundo para a velocidade muito alta de propagação da variante ômicron do Coronavírus e sugeriu adoção de medidas não farmacológicas de contenção como uso de Máscaras e Distanciamento Social.
No dia 14 de dezembro de 2021, diversos países da Europa registraram aumento de casos de COVID 19 como Portugal, Itália, Espanha, Alemanha, Reino Unido e França e voltaram a adotar restrições como uso de máscaras em locais fechados.
No dia 15 de dezembro de 2021, países da Europa como Alemanha, Grécia e Hungria começaram a vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra Covid 19 num esforço para tentar barrar variante ômicron.
No dia 14 de dezembro de 2021, pesquisa publicada no Jama Network Open, revelou que 2 a cada 5 infectados pela COVID 19 são assintomáticos, explicando a dificuldade de contenção da doença.
Após decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso de 11 de dezembro de 2021 que obriga o Governo Federal a cumprir a recomendação de exigir de viajantes do exterior a apresentação de passaporte da vacina contra Covid 19, ou na impossibilidade deste, teste RT PCR negativo e quarentena de 5 anos e novo teste caso positivo, o Brasil vai começar a fiscalizar esta determinação judicial a partir de 15 de dezembro de 2021 nos aeroportos.
foto:Reprodução Internet
Nas duas primeiras semanas de dezembro de 2021, a Argentina teve aumento de 61% nos casos de Covid 19.
No dia 07 de dezembro de 2021, o Brasil poderia determinar a obrigatoriedade do passaporte de vacina contra COVID 19 para viajantes do exterior para tentar frear a variante Ômicron do Coronavírus, o que já acontece em 20 das 27 capitais do país. O Ministro do STF, Luís Roberto Barroso, determinou que o Governo Federal informe os motivos pelos quais não agiu em relação à recomendação feita pela ANVISA neste sentido em 48 horas a partir de de 6/12/21;
foto:Reprodução Internet
No dia 07 de dezembro de 2021, o Instituto Butantan de São Paulo informou que há 15 milhões de doses de vacina contra COVID 19 Coronavac ociosas que não serão aproveitadas pelo Ministério da Saúde que não as contratou e não as incluiu no Plano Nacional de Imunizações para o ano de 2022. O Butantan faz pesquisas para atualizar a Coronavac contra a Variante Ômicron. E Pesquisas realizadas pelo Butantan na cidade de Serrana em SP revelaram a efetividade da Coronavac contra a COVID 19: Redução de 94,9% das mortes, diminuição de 95% das internações e de 80% dos casos sintomáticos.
foto:Reprodução Internet
O Chile começa a vacinar em 07 de dezembro de 2021, crianças maiores de 3 anos com a Vacina contra Covid 19 Sinopharm que utiliza a mesma tecnologia da Coronavac, Vírus Inativado.
foto:Reprodução Internet
Os EUA em 07 de dezembro de 2021, bateram mais um recorde de casos da Covid 19 nos últimos 2 meses: 100 mil novas infecções em 24 horas.A Prefeitura de Nova Yorque determinou a obrigatoriedade da vacina contra COVID 19 também para trabalhadores de empresas privadas.
foto:Reprodução Internet
Na Europa, em 14 de dezembro de 2021, começará a vacinação contra COVID 19 para crianças maiores de 5 anos. A OMS alertou para o avanço da infecção pelo Coronavírus no grupo etário entre 5 e 14 anos.
foto:Reprodução Internet
O Reino Unido voltou a restringir a entrada de viajantes em seu território com exigência de RT PCR, Teste de Antigenos e quarentena.
Pesquisas revelam que o risco de contágio pela COVID 19 em pessoas que usam corretamente a Máscara N95 ou PFF2 é de 0,1%.
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
O Governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro(MDB) determinou a realização da queima de fogos na praia de Copacabana sem a ocorrência de shows durante o Reveillon 2022 apesar da proibição da mesma alardeada pelo prefeito da cidade do RJ, Eduardo Paes(PSD).
foto:Reprodução Internet
No dia 04 de dezembro de 2021, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou o cancelamento da festa de Reveillon de Copacabana, uma das maiores do mundo, por conta da variante Ômicron.O Governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, horas depois, chegou a anunciar que iria ponderar esta decisão de Paes, no sentido de aguardar mais indicadores da Pandemia da COVID 19 antes de confirmar o cancelamento do Reveillon.
foto:reprodução internet
No dia 04 de dezembro de 2021, o professor de infectologia da USP, Marcos Boulos criticou a decisão do governo e da Prefeitura de SP de anteciparem a terceira dose da vacina contra COVID 19 com intervalo de 5 meses entre a segunda e a terceira doses. Boulos argumentou que o mais correto era universalizar a segunda dose para toda a população e usar a terceira dose apenas para idosos, imunossuprimidos e profissionais da saúde. Marcos Boulos ainda denunciou a possiblidade de milhares de doses de vacina contra COVID 19 da Pfizer serem perdidas por estarem próximas do prazo de validade e pelo fato da demanda estar aquém do planejado.
A Anvisa criticou a decisão da Prefeitura de SP e do Governo de SP de reduzirem o intervalo entre a segunda e terceira doses da vacina contra COVID 19 de 5 para 4 meses, alegando que tal procedimento não foi estudado e que pode aumentar a ocorrência de reações adversas graves.
No dia 26 de novembro de 2021, a Organização Mundial de Saúde(OMS) classificou como variante de preocupação a nova cepa do Coronavírus, a inicialmente chamada de B 1.1.529 e depois denominada como Variante Ômicron. Identificada primeiro em países do sul do continente africano como Àfrica do Sul, Namíbia, Lesoto, Etiópia, a antiga Suazilândia, a variante Ômicron já foi detectada também em Israel, Bélgica, Holanda e em Hong Kong. Diversos países fecharam fronteiras para viajantes destes países numa tentativa de frear sua disseminação. A Variante Ômicron tem mais de 50 mutações, 30 apenas no sítio da proteína Spike, presente na fórmula de várias vacinas contra COVID 19, como as da Pfizer, Astra Zeneca, Janssen, Cansino, Sputinik V. Existe o temor que a Variante Ômicron seja muito infectiva e ainda mais letal que a Variante Delta, surgida na Índia, e que é a cepa prevalente em todo o mundo em novembro de 2021. Várias farmacêuticas como Pfizer e Astra Zeneca devem divulgar em dias resultados de testes de eficácia de seus imunizantes contra a Variante Ômicron.
foto:Reprodução Internet
A Quarta Onda da Pandemia da COVID 19 na Europa e nos Estados Unidos fez bolsas de valores, petróleo e criptomoedas despencarem no mundo assim como o anúncio da variante de preocupação ômicron feito pela OMS em 26/11/21. A governadora do estado de Nova Yorque decretou estado de emergência por conta do surto de casos, internações e mortes provocados pela COVID 19. Alemanha, Portugal, Itália, França, Romênia, Bielorrússia, Rússia, Polônia, Eslovênia enfrentam graves surtos de Covid 19. Paises do Leste Europeu tem baixa vacinação completa de suas populações.Países da Europa Central como Alemanha e França enfrentam movimentos anti vacina.
No Brasil, a realização de encontros humanos e aglomerações em decorrência da proximidade das festas de fim de ano como Natal e Reveillon e o Carnaval em 2022 podem ser ameçados de adiamento ou suspensão em virtude de potencial aumento de casos, internações e mortes causados pela COVID 19 e turbinados pelo fim das restrições e do uso obrigatório de máscaras que se aproxima em dezembro de 2021.A volta do Rodeio de Jaguariuna em novembro de 2021 dá uma prévia do caos que o Brasil terá no Reveillon e Carnaval. Quase todas as pessoas aglomeradas e sem máscara.
foto:Reprodução Internet
No dia 18 de novembro de 2021, o Mundo alcançava a marca incrível e lamentável de 255 milhões de casos de COVID 19 e 5,12 milhões de vidas perdidas para as infecções pelos novo Coronavírus. O Brasil, neste mesmo período, contabilizou 22 milhões de casos confirmados e 612 mil mortes. O Brasil conta com 70% de sua população vacinada com 1 dosede vacina e 60% com 2 doses de vacinas contra COVID 19. Apenas 6% da população brasileira recebeu a dose adicional de reforço ou terceira dose de vacina contra COVID 19.
No dia 18 de novembro de 2021, cientistas dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA(US-NIH) publicaram pesquisa científica na revista Translational Medicine apontando que o SarsCOv2 ataca as células basais epiteliais dos pulmões dos infectados, impedindo o dano celular, especialmente em pessoas idosas, obesas e com diabetes. Os pesquisadores alertam que as equipes médicas devem estar preparadas para lançar mão de arsenal terapêutico composto por antivirais como o remdesivir, corticóides e anticorpos monoclonais e anticoagulantes além de pesquisarem novas medicações para a fibrose pulmonar, seqüela mais grave entre os sobreviventes.
No dia 18 de novembro de 2021, a FDA, agência dos EUA de regulação de Medicamentos e de Alimentos, deve autorizar a Terceira dose da vacina contra COVID 19 para todos os adultos. Em 19/11/21 o painél de especialistas do CDC, o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, também deve referendar a dose adicional de reforço para todas as pessoas norte americanas acima dos 18 anos.
No dia 18 de novembro de 2021, estudo da Espanha, corroborou diversas pesquisas científicas anteriores, ao descobrir que a Poluição do Ar piora a gravidade da COVID 19 e aumenta o risco de morte.
No dia 18 de novembro de 2021, a média móvel de mortes diárias por COVID 19 no Brasil voltou a subir após 52 dias de queda, servindo de grave alerta para o que está por vir: Uma nova onda mortal da Pandemia da COVID 19 como a que acontece na Europa e na Ásia. Governos precisam manter restrições às Aglomerações e o Uso Obrigatório de Máscaras.
A Europa e a Ásia vivem Quarta Onda da Pandemia da COVID 19 em novembro de 2021, após período mais confortável e tranqüilo nas férias de verão do hemisfério norte. O fim das restrições de forma prematura, a flexibilização do uso de máscaras, o enorme contingente de pessoas não vacinadas e a queda da imunidade vacinal são as causas deste novo surto que deveria ser alerta para o Brasil.
No dia 18 de novembro de 2021, o Governo de SP começou a campanha de vacinação contra COVID 19 com a Dose Adicional de Reforço ou Terceira Dose, preferencialmente com Pfizer, como recomendado pela nota técnica do Ministério da Saúde de 17/11/21, para todas as pessoas acima de 18 anos.
No dia 17 de novembro de 2021, o Ministério da Saúde do Brasil, através da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid 19, liderada pela médica sul matogrossense, Rosana Leite de Melo, determinou a administração da Terceira Dose da Vacina contra COVID 19, preferencialmente com Pfizer e com esquema Heterólogo(ou seja com vacinas diferentes dos esquemas iniciais, supostamente esquema esse mais eficaz), para todos os adultos, após intervalo de 5 meses entre a segunda e a terceira doses, ou seja, com um mês a menos do recomendado para outros grupos de terceira dose autorizados anteriormente como Idosos, Profissionais de Saúde e Imunossuprimidos.O Ministério da Saúde ainda recomenda uma segunda dose da Janssen aos que já tomaram a primeira dose desta marca, após 2 meses da primeira dose, e um reforço 5 meses após a segunda dose. A Anvisa reclamou não ter sido envolvida nesta decisão. A Dra. Rosana Leite de Melo, cirurgião geral pelo Servidor Público de SP e cirurgiã oncológica de Cabeça e Pescoço pelo AC Camargo de SP, que já participou da reforma da Residência Médica do Brasil entre 2017 e 2019 e até junho de 2021 era a Superintendente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, afirmou que como secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid 19 tem a legitimidade necessária para tomar decisões como essa da terceira dose da vacina para todos adultos no Brasil mediante respaldo científico oriundo de experiências internacionais como as de Israel.
No dia 17 de novembro de 2021, pesquisadores do Reino Unido e do Brasil publicaram na plataforma digital SSRN, ligada a revista Lancet, que a vacina contra COVID 19 COronavac, de vírus inativado, tem eficácia de 85% contra gravidade em gestantes e de 75% de forma geral.
Em novembro de 2021, diversas farmacêuticas anunciaram resultados promissores de ensaios clínicos fase 3 com antivirais e anticorpos monoclonais para prevenir ou tratar a COVID 19 leve ou moderada com cerca de 80 a 90% de eficácia na prevenção da gravidade e morte pela doença. Merck, Pfizer e Astra Zeneca disputam este mercado milionário e já tem contratos com diversos países antes mesmo da aprovação dos fármacos pelas respectivas agências reguladoras.
Em novembro de 2021, em meio a Quarta Onda da Pandemia da COVID 19, a Áustria adotou o lockdown para não vacinados o que impulsionou sua campanha de vacinação.
No dia 26 de outubro de 2021, o Brasil atingiu a triste marca de 606 mil mortes pela COVID 19.
Neste mesmo dia 26 de outubro de 2021, houve a votação do relatório final da CPI da COVID 19, com a inclusão do indiciamento do governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, e do senador governista Luís Carlos Heinze. No caso de Wilson Lima, há clara tentativa de desgaste político de interesse de pelo menos dois integrantes da CPI, senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, postulantes ao senado e ao Governo do Estado do Amazonas em 2022 e uma incoerência já que a CPI da COVID sistematicamente desprezou narrativas que pudessem incriminar governadores e prefeitos, como Wilson Lima, claramente incompetente no caso do colapso do sistema de saúde e de oxigenioterapia de Manaus e do Amazonas em janeiro e fevereiro e março de 2021, mas também constatado em outros estados, como o de Alagoas, governado por Renan Filho, filho do relator da CPI da COVID, Senador Renan Calheiros(MDB-AL).A CPI da COVID deve indiciar mais de 70 pessoas, entre elas, o presidente Jair Bolsonaro, alguns de seus filhos, ministros e ex-ministros, empresas e médicos defensores do chamado tratamento precoce, sem respaldo científico.Bolsonaro será indiciado por crimes como charlatanismo, prevaricação, epidemia/morte, crimes contra a Vida e contra a Humanidade. Estes indiciamentos serão endereçados para a Procuradoria Geral da República, ocupada atualmente em 2021, por Augusto Aras, que se alinha a Bolsonaro, e que deve a ele indicação de seu nome para o cargo, e que, por isso, as chances de haver denúncias a partir de Augusto Aras contra Bolsonaro junto ao STF são próximas de zero.O Mesmo se verifica em relação a possibilidade votação de pedido de impeachment contra Bolsonaro na Cãmara dos Deputados. O Presidente da Câmara, Arthur Lira(PP-AL), eleito com apoio do governo Bolsonaro, e o chamado Centrão, agradados com cargos e verbas polpudas de emendas parlamentares, também devem blindar Bolsonaro, apesar da pressão dos meios de comunicação e da oposição.
No dia 26 de outubro de 2021, a ALERJ deve aprovar o fim da obrigatoriedade do Uso de Máscaras pela população fluminense em ambientes ao ar livre e deve delegar à Secretaria Estadual de Saúde a determinação de critérios para mais detalhadas flexibilizações com bases em critérios científicos como taxa de vacinação plena, número de internações e taxa de transmissão viral. Especialistas defendem a permanência de máscaras obrigatórias universalmente até taxa de vacinação completa de 85%. Esse indicador é de 65% atualmente.
No dia 26 de outubro de 2021, a FDA analisava a possibilidade de uso emergencial da vacina contra COVID 19 da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos, que teria segurança e eficácia de 90,7% segundo a farmacêutica norte americana.
No dia 25 de outubro de 2021, a Universidade de Osaka, no Japão, publicou na Revista Diabetes pesquisa que constatou que a diminuição dos níveis séricos de insulina em idosos, obesos e diabéticos diminui a chance de infectados pelo coronavírus desenvolverem COVID 19.
No dia 25 de outubro de 2021, foi divulgada a notícia da Morte do pesquisador sênior da Universidade Federal de Uberlândia, Luís Ricardo Goulart Filho, 59 anos, líder de pesquisa sobre teste diagnóstico da COVID 19 pela saliva, considerada promissora e bastante avançada.
Pesquisa da Universidade de NorthWestern dos EUA descobriu que doses crescentes e mais espaçadas da vacina de Vetor Viral contra o Coronavírus da Astra Zeneca poderiam aumentar a resposta Imune. A única vacina no Brasil que não teve intervalo maior que o recomendado pelo fabricante(21-28 dias) foi a Coronavac da Sinovac, Importada pelo Instituto Butantan do governo de SP.
O Cantor Britânico Ed Sheeran, vacinado com 2 doses da vacina contra COVID 19, informou em suas redes sociais em meados de outubro, que estava com COVID 19 e que iria se isolar.Mais uma prova que vacinas e juventude não impedem a infecção nem a transmissão da COVID 19.
No dia 21 de outubro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro, em sua tradicional transmissão ao vivo pelas redes sociais, divulgou uma suposta informação de site sensacionalista britânico associando vacinação contra Covid 19 e aumento de risco de AIDS(Síndrome da ImunoDeficiência Adquirida) que é causada pelo HIV, transmitido através de sexo desprotegido, aleitamento materno e compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas, ou transfusão de sangue não triado previamente. Essa afirmação foi considerada criminosa pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Luiz Barroso, que analisa pedido de impugnação da chapa Bolsonaro/Mourão.
No dia 18 de outubro de 2021, o ex-secretário do estado dos EUA durante o governo George W Bush, Colin Powell, responsável pela Guerra ao Terror, após os ataques terroristas às torres gêmeas do World Trade Center em Nova Yorque, em 11 de setembro de 2021, morreu, aos 84 anos, de complicações da COVID 19, apesar de já ter sido vacinado contra COVID 19 com o imunizante da Pfizer/Biontech.Colin Powell sofria de mileoma múltiplo o que pode ter diminuído a eficácia dos imunizantes.Vacinas são proteção a mais. Máscaras e Distanciamento completam proteção contra a COVID 19.
foto:Reprodução INternet
A CPI da COVID no Senado pretende indiciar o presidente da República Jair Bolsonaro e mais três de seus ministros, incluindo o da Economia, Paulo Guedes, por mazelas durante a gestão da Pandemia da COVID 19 no Brasil entre 2020 e 2021.A CPI da COVID no Senado ouviu, em 18 de outubro de 2021, familiares de vítimas fatais da COVID 19, o que provocou forte comoção no Senado e nas redes sociais.
foto:Reprodução Internet
A CPI da COVID 19 no Rio Grande Norte investiga o desvio de R$ 48 milhões por parte do Consórcio Nordeste, presidido pelo governador da Bahia, Rui Costa(PT), com o pretexto de comprar respiradores no auge da pandemia da COVID 19, de forma emergencial, sem licitação, e que nunca chegaram às unidades de saúde. O Diretor do Consórcio Nordeste, o ex- ministro da Previdência dos Governos Lula e Dilma, Carlos Gabas, obteve uma habeas corpus preventivo para ficar em silêncio em audiência da CPI do RN, e o ex-secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Bruno Dauster, confirmou problemas no contrato de compra dos respiradores através da HempCare, empresa originalmente criada para intermediar venda de produtos derivados da maconha.
fotos:Reprodução Internet
No dia 17 de outubro de 2021, o Mundo registrava a espantosa marca de 219 milhões de casos de COVID 19 e mais de 4,55 milhões de mortes pelo coronavírus.
No dia 17 de outubro de 2021, o Brasil apresentava a lamentável marca de 603 mil mortes pela COVID 19. Cerca de 50% de sua população estava vacinada com 2 doses ou vacina de dose única.
No dia 15 de outubro de 2021, A FDA expressou a recomendação para Segunda Dose da vacina contra COVID 19 da Janssen, anteriormente vendida como de dose única.
foto:reprodução Internet
No dia 15 de outubro de 2021, a Fiocruz divulgou nota em que confirma que poderá fabricar no Brasil, sob licença da Merck, o antiviral Molnupiravir, que parece reduzir em 50% gravidade e morte por COVID 19.
foto:reprodução Internet
No dia 14 de outubro de 2021, foi publicado estudo científico no Bristish Journal of Medine que indicou que o uso da Heparina intravenosa em dose terapêutica para pacientes com algun grau de insuficiência respiratória da COVID 19 pode reduzir em até 78% o número de mortes. A Hematologista do HCFMUSP e do Hospital Sírio Libanês, Elnara Negri, participou da equipe que publicou esta pesquisa, e foi uma das pioneiras a descobrir a ocorrência de tromboses como causa principal de morte pela COVID 19.
foto:reprodução Internet
Em meados de outubro de 2021, há uma queda de casos e internações por COVID 19 nas Américas e Ásia, com aumento na Europa e Oceania.
Em 14 de outubro de 2021, a cidade de São Paulo decidiu manter o uso de Máscaras contra a COVID 19 de forma obrigatória até início de novembro, mas acabou com a obrigatoriedade do distanciamento de 1 metro entre cadeiras do cinema e teatro, o que é um erro, para especialistas em epidemias e infecções.
foto:reprodução Internet
A Cidade de São Paulo experimenta queda de 90% das internações hospitalares por COVID 19 em outubro de 2021, resultado do avanço da vacinação, mas também da obrigatoriedade do uso de máscara e do distanciamento social.
foto:reprodução InternetNo dia 13 de outubro de 2021, o Governo de SP determinou a volta das aulas presenciais obrigatórias para as redes privadas e públicas do estado para 100% dos estudantes, com exceção de grupos vulneráveis específicos à COVID 19, como gestantes, puérperas, imunossuprimidos, a partir de 18 de outubro de 2021. Em 3 de novembro de 2021, haverá o fim da obrigatoriedade do distanciamento de 1 metro entre as carteiras das escolas. Máscaras e Higiene das Mãos seguem obrigatórios. 97% dos profissionais da Educação do Estado de SP já estão vacinados com duas doses. Cerca de 90% dos adolescentes do estado de SP entre 12 e 17 anos já receberem 1 dose da vacina contra COVID 19 da Pfizer/Biontech. A partir de 13 de outubro de 2021, adolescentes entre 16 e 17 anos sem comorbidades e aqueles com comorbidades já podem receber a segunda dose que teve seu intervalo diminuído de 60 para 56 dias no estado de SP.
fotos:Reprodução Internet
A OMS recomendou em 11 de outubro de 2021 a Terceira Dose da Vacina contra COVID 19 Coronavac para idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos.
foto:Reprodução Internet
Os EUA passam aceitar viajantes que tenham completado o esquema de vacinação completa com todas as vacinas contra COVID 19 homologadas pela OMS, como Pfizer, Astra Zeneca, Janssen, Coronavac, que são utilizadas no Brasil, entre outubro e novembro de 2021.
O Ministério da Saúde do Brasil já planeja a campanha anual de revacinação contra a COVID 19 de 2022. Os imunizantes da Pfizer e Astra Zeneca devem ser priorizados. Se a Coronavac obtiver o registro definitivo junto à ANVISA também será incluída no Programa Nacional de Imunizações. Idosos acima de 65 anos e imunossuprimidos deverão receber 2 doses. Adultos apenas 1 dose. Crianças e Adolescentes poderão receber mais uma dose, mas esta decisão dependerá de estudos científicos futuros.
foto:Reprodução Internet
A CPI da COVID 19 se encaminha para seu final em outubro de 2021 e deve se transformar numa frente parlamentar de observação da Pandemia no Congresso Nacional. O relator Renan Calheiros(MDB-AL) deve indiciar o presidente da república Jair Bolsonaro(Sem Partido), candidato à Reeleição em 2022, em pelo menos 11 Crimes durante a Gestão da Pandemia da COVID 19.
foto:Reprodução Internet
No dia 13 de outubro de 2021, o Imperial College de Londres afirmou que a taxa de transmissão da COVID 19 no Brasil chegou ao seu patamar mais baixo e é igual a 0,60. Fim das restrições, e das medidas de proteção sanitária, como uso de máscaras, podem mudar este cenário favorável.
No dia 7 de outubro de 2021, O Brasil atingia triste marca de 600 mil mortes pela COVID 19, enquanto a CPI da COVID no Senado Federal ouvia o ex-médico da Prevent Senior Walter Souza Neto e o paciente da Prevent Senior Tadeu Frederico Andrade que acusaram a empresa privada de saúde de empurrarem aos pacientes o chamado kit covid com medicações ineficazes pra tratar COVID 19 e o que é mais grave, pra não oferecer suporte avançado da Vida em UTIs, mais caro, a pacientes mais idosos, que receberiam somentecuidados paliativos, como analgesia com morfina, para abreviar a morte, de "forma digna".
foto:reprodução Internet
O Estado de SP registrou, nos 6 primeiros dias de outubro de 2021, mais casos de COVID 19 que em todo o mês de setembro de 2021.
A large, randomized trial led by researchers at Stanford Medicine and Yale University has found that wearing a surgical face mask over the mouth and nose is an effective way to reduce the occurrence of COVID-19 in community settings. It also showed that relatively low-cost, targeted interventions to promote mask-wearing can significantly increase the use of face coverings in rural, low-income ... med.stanford.edu |
DE OLHO NA FILA VACINA SAMPA COVID19. Acesse também: deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br |
No dia 2 de outubro o Brasil bateu a triste marca de 598 mil mortes pela COVID 19 e mais de 21,4 milhões de casos. Os EUA ultrapassaram 700 mil mortes, apesar da abundância de vacinas. O Estado de SP tem mais de 4 milhões de pessoas que não voltaram às unidades de saúde para receber a segunda dose da vacina e por isso, realiza o dia V, em quase 5 mil pontos espalhados pelo território paulista.
No dia 01 de outubro a farmacêutica Merck anunciou que o antiviral Molnupiravir reduziu em 50% a gravidade e a mortalidade da COVID 19 em pacientes vulneráveis. Os dados não foram publicados em revistas científicas nem revisado por pares, mas pode ter autorização pra uso emergencial ainda em outubro de 2021.
No dia 29 de setembro de 2021, a advogada Bruna Morato, que representa ex-médicos da operadora privada de saúde Prevent Senior, que teriam sido demitidos por se recusarem a aprescrever medicações consideradas ineficazes contra a COVID 19 como cloroquina e ivermectina, acusou a empresa de ocultar mortes pela COVID 19 como a do médico Anthony Wong e da mãe do empresário Luciano Hang, ambos apoiadores do chamado tratamento precoce e atacantes das medidas restritivas contra o coronavírus.
foto:Reprodução Internet
No dia 22 de setembro de 2021, a Anvisa determinou o recolhimento de todos os lotes de doses de vacinas contra COVID 19 Coronavac, importados pelo Instituto Butantan da Sinovac da China que já haviam sido suspensos cautelarmente pela autoridade sanitária brasileira desde o último dia 4 de setembro, em virtude de terem sido fabricados em planta da Sinovac não inspecionada e não certificada pelos técnicos da vigilância sanitária brasileira.
IB: 202107101H, 202107102H, 202107103H, 202107104H, 202108108H, 202108109H, 202108110H, 202108111H, 202108112H, 202108113H, 202108114H, 202108115H, 202108116H e L202106038.
SES/SP: J202106025, J202106029, J202106030, J202106031, J202106032, J202106033, H202106042, H202106043, H202107044, J202106039, L202106048.
Como não há como garantir a eficácia dos imunizantes importados de fábrica da Sinovac não inspecionada pela Anvisa, e como a maior parte das doses já aplicadas dos lotes interditados realmente parecem não ter causado nenhuma reação adversa digna de nota até o momento, o melhor seria convocar todas as pessoas afetadas por estes lotes para receberem nova dose da Coronavac fabricada pelas plantas da Sinovac certificadas pela agenção regulatória brasileira, a Anvisa, ainda mais neste momento de aumento de transmissão da COVID 19 no Brasil em setembro de 2021 (R0=1,03) e hegemonia da variante Delta do Coronavírus( cerca de 95% de todos os casos de Covid 19 na Cidade de São Paulo).
No dia 21 de setembro de 2021, o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, para completar uma fase completamente desfavorável( suspendeu a vacinação contra COVID 19 para adolescentes sem comorbidades sem o aval da Anvisa, fez gestos obscenos a manifestantes na porta da Assembléia Geral da ONU em Nova Yorque), afirmou em suas redes sociais que testou positivo pra COVID 19 o que o levou a entrar em quarentena no próprio hotel em que estava hospedado por 14 dias. Ainda terá que participar de uma provável audiência na CPI da COVID, quando retornar ao Brasil.
No dia 22 de setembro de 2021, mais informações sobre o Escândalo da Prevent Senior vieram à tona. Alguns defensores históricos do chamado tratamento precoce contra a COVID 19, sem aval da Ciência, e sem eficácia comprovada, como o pediatra e toxicologista Anthony Wong, até então professor da Faculdade de Medicina da USP, respeitado e admirado pela Comunidade Médica, foram internados no Hospital Santa Maggiore da Rede Privada Prevent Senior por Covid 19, mas após suas mortes, após internação hospitalar, e após receberem hidroxicloroquina, ivermectina, heparina inalatória, ozônio retal, azitromicina, tiveram seus atestados de óbitos preenchidos de forma a ocultar a doença de base, a COVID 19, a fim de evitar a desmoralização da narrativa do Tratamento Precoce, ou do chamado Kit COVID,defendidos pelo Governo Bolsonaro, por médicos negacionistas e populares na Internet e pela Prevent Senior.Outra vítima desta armadilha foi a mãe do empresário Luciano Hang, dono da rede varejista Havan, Regina Havan, 82 anos,também falecida por COVID 19, mas cuja causa da morte não consta no atestado de óbito preenchido por médico da Prevent Senior.
Diversos ex-médicos da Prevent Senior denunciaram ao Ministério Público e à CPI da COVID que eram pressionados pela Direção da Operadora de Saúde a precreverem o tratamento precoce para pacientes suspeitos de COVID 19,às vezes sem anuência dos mesmos e de seus familiares, bem como a omitirem a COVID 19 em atestados de óbitos, a fim de não prejudicarem a narrativa de sucesso terapêutico com o uso de drogas como Hidroxicloroquina e Ivermectina.
A Prevent Senior nega todas as acusações e afirma que é vítma de vingança de médicos demitidos pela empresa.
No dia 21 de setembro de 2021, o Presidente Bolsonaro discursou na Assembléia Geral da Onu e voltou a defender o tratamento precoce com remédios ineficazes contra a COVID 19 para desalento da comunidade científica mundial.
foto:Reprodução Internet
No dia 21 de setembro de 2021, a Janssen comunicou que a segunda dose de seu imunizante contra COVID 19 aumenta a eficácia de 77% para 94%.
foto:Reprodução Internet
Os Estados Unidos vão autorizar o ingresso de brasileiros vacinados em território norte americano em novembro de 2021.Os EUA tem quase 2 mil mortes por dia em setembro de 2021 por conta de surto grave de COVID 19 às custas da variante Delta.
foto:Reprodução Internet
Na noite do dia 20 de setembro de 2021, a ANVISA referendou as informações do Governo de SP e afirmou não existir nexo causal entre a vacina contra COVID 19 da Pfizer Biontech e a morte da Adolescente de 16 anos morta, 8 dias após a primeira dose, em 2 de setembro de 2021.
foto:Reprodução Internet
No dia 20 de setembro de 2021, a Pfizer Biontech disse que sua vacina contra COVID 19 é segura para uso em crianças entre 5 e 11 anos.
foto:Reprodução Internet
No dia 20 de setembro de 2021, o Brasil ultrapassou a marca de 590 mil mortes pela COVID 19.
O Presidente Bolsonaro, que ainda não quis tomar a vacina, teve que comer pizza na calçada de estabelecimento de Nova Yorque por não ter comprovante de imunização. Nova Yorque é sede da Assembléia Geral da ONU, cuja reunião em 2021, tem justamente como tema principal a vacinação contra COVID 19 em todo o mundo.
A Pfizer e a Biontech, anunciaram, em 20 de setembro de 2021, que ensaios clínicos de seu imunizante de RNAm comprovaram eficácia e segurança entre crianças de 5 a 11 anos, com dose de 10 microgramas, um terço da dose empregada em adolescentes entre 12 e 17 anos. As empresas dizem que pedirão o uso emergencial ao FDA o mais breve possível e que testes estão sendo feitos em bebês acima de 6 meses de vida.
Em 20 de setembro de 2021, o Brasil tem cerca de 38% de sua população plenamente vacinada contra COVID 19, o estado de SP já protegeu totalmente 50% de sua população e a cidade de São Paulo, mais de 70%.
O Governo do Estado de SP, anunciou em 17 de setembro de 2021, que a morte da adolescente de 16 anos, morta após dose da vacina contra COVID 19 da Pfizer Biontech, ministrada em 25 de agosto de 2021, teria desenvolvida a Síndrome Trombótica Trombocitopênica(STT), doença auto imune deflagrada por várias causas como infecções virais e vacinas, além de uso do anticoagulante heparina. Essa manifestação já aconteceu com as vacinas contra COVID 19 Oxford/Astra Zeneca e Janssen e também com a própria Pfizer/Biontech, em outros países do mundo. No entanto, o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de SP, composto por 70 médicos e cientistas, disse não ser provável que a vacina contra COVID 19 da Pfizer Biontech, tenha sido a causa da morte da adolescente de 17 anos do grande ABC paulista.Anvisa investiga.
No dia 16 de setembro de 2021, o Brasil ultrapassou a lamentável marca de mais de 21 milhões de casos e mais de 588 mil mortes pela COVID 19. Apesar da queda significativa de casos, internações e mortes após avanço da vacinação que protege cerca de 36% da população, ainda há cerca de 800 mortes por dia, o que deveria ser inaceitável.No dia 16 de setembro de 2021, eclodiu o escândalo da Prevent Senior, operadora de saúde de SP, que teria realizado pesquisa científica com o chamado tratamento precoce, com medicações sem eficácia para COVID 19, ocultação de mortes, e com ciência do Governo Federal, segundo acusações de ex-médicos da Operadora paulista, segundo reportagem da Globo News.A Prevent Senior negou todas as denúncias e disse que irá processar todos os acusadores.
foto:Reprodução Internet
O Ministério da Saúde surpreendeu o Brasil no dia 16 de setembro de 2021 ao suspender, ainda que temporariamente, a vacinação contra COVID 19 para adolescentes sem comorbidades entre 12 e 17 anos. O Imunizante utilizado para esta faixa etária exclusivamente é o da Pfizer/Biontech, autorizado pela ANVISA e usado nesta faixa etária por diversos países do mundo como Israel e EUA.Alguns Secretários de Saúde de Estados e Municípios, além de especialistas em Infectologia e Saúde Pública, criticaram a medida, que pode arrefecer o ímpeto do esforço vacinal que embalou em agosto e setembro de 2021, após patinar durante todo o primeiro semestre.
A ANVISA, o Ministério da Saúde e a Secretaria do Estado da Saúde de SP investigam se há nexo causal entre a aplicação da vacina contra COVID 19 da Pfizer/Biontech e a morte de adolescente de 16 anos, de São Bernardo do Campo, falecido após a imunização e posterior internação no hospital privado Vida’s por Miocardite, possível reação adversa grave incluída em bula por determinação da ANVISA
fotos:Reprodução Internet
Pesquisa da USP publicada em setembro de 2021 em plataforma eletrônica internacional associou a presença de autoanticorpos no sangue de pacientes da COVID19 e a gravidade da doença causada pelo coronavírus.
Em 16 de setembro de 2021, a internação de pacientes graves com COVID 19 no estado de SP voltou a crescer, após 3 meses em queda. Sinal de Alerta para o avanço da Variante Delta, mais transmissível, potencialmente mais letal, e para o fim das restrições à circulação e à aglomeração de pessoas, o que contribui para o aumento da transmissão da doença viral, atualmente em 0,81 no Brasil, segundo o Imperial College de Londres.
Países com grande parte da população totalmente vacinada como o Reino Unido, que já protegeu integralmente sua população em 85% contra a COVID 19, assiste a aumento do número de casos, internações e mortes, com o fim das restrições, o que acendeu alerta às autoridades sanitárias, que já definiram o início da vacinação com Terceira Dose de Imunizante para pessoas acima de 50 anos e grupos vulneráveis.foto Internet
No dia 09 de setembro de 2021, a variante Delta já representava cerca de 63% dos casos de COVID 19 no Brasil, 86% no Rio de Janeiro e 77% em São Paulo.Pesquisa FAPESP descobriu que solução salina hipertônica a 1,5% de Cloreto de Sódio inibe em 100% replicação do Coronavírus.
No dia 08 de setembro de 2021, os EUA tiveram aumento de 300% no número de casos da COVID 19 e um aumento de 86% nas mortes causadas por infecções do SARSCOV2 por conta da variante Delta.Houve aumento de 22% de internações de crianças e adolescentes.
No dia 07 de setembro de 2021, houve protestos a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro que contribuem para a disseminação da variante Delta Do Coronavírus.
foto:Reprodução Internet
No dia 06 de setembro de 2021, a Prefeitura de SP iniciou a vacinação contra COVID 19 para adolescentes entre 12 e 14 anos e também a terceira dose para idosos acima de 90 anos.
foto:Reprodução Internet
No dia 5 de setembro de 2021, a ANVISA acertadamente, suspendeu a partida entre as seleções brasileira e argentina de Futebol pelas Eliminatórias da COPA do Mundo de 2022 no Catar. Quatro jogadores da Seleção Argentina de futebol teriam descumprido os protocolos da ANVISA contra a COVID 19, ao entrarem no Brasil, oriundos da Inglaterra, sem cumprirem quarentena de 14 dias.
foto:Reprodução Internet
No dia 23 de agosto de 2021, o Brasil contabilizava mais de 575 mil mortes pela COVID 19 e mais de 20,6 milhões de infecções pelo novo Coronavírus. Apesar do avanço da variante Delta, mais contagiosa e letal, e de apenas 25% da população brasileira estar totalmente vacinada, governos estaduais e municipais praticamente acabaram com todas as restrições menos o uso obrigatório da máscara. Cientistas alertam para a quarta onda Covid 19 no Brasil em setembro de 2021.
fotos:Reprodução Internet
No dia 02 de agosto de 2021, o Brasil atingiu a triste marca de 557 mil mortes e quase 20 milhões de infecções pela COVID 19. São apenas 20% da população vacinada com duas doses de imunizante contra o Coronavírus e cerca de 48% com apenas 1 dose. A flexibilização das restrições, a retomada de várias atividades econômicas, bem como a circulação da variante Delta, mais contagiosa e letal, podem provocar surtos da COVID 19 no Brasil em agosto de 2021.A CPI da COVID 19 retoma suas audiências, ouvindo intermediários na compra de vacinas, suspeitos de corrupção, como o reverendo Amilton, o coronel Marcelo Blanco e o amigo do ex-ministro da Saúde Pazuello, Airton Cascavel.Em SP, o governo do estado de SP fechou apresentação do cantor Belo no Espaço das Américas, com mais de 1.500 pessoas sem máscara.No dia 2 de agosto de 2021, houve a volta às aulas presenciais na maioria das escolas públicas e privadas do estado de SP.
foto:Reprodução Internet
No dia 12 de julho de 2021, o Brasil contabilizava a marca de 19 milhões de casos de COVID 19 e de 533 mil mortes pelo coronavírus. O País atingiu apenas 15 % da sua população com 2 doses de vacinas e cerca de 40% com 1 dose de imunizante contra a doença. Houve queda da média móvel diária de mortes pela COVID 19 em julho a um patamar que não se registrava desde fevereiro, cerca de 1.300 óbitos em 24 horas. A variante Delta do Coronavírus, as aglomerações em bares, restaurantes, baladas clandestinas, no Brasileirão, na Copa América, durante as férias de julho, a diminuição das restrições determinada por estados e municípios ameaçam e turbinam uma potencial quarta onda da Pandemia em território Nacional.
No dia 30 de junho de 2021, o Brasil contabilizava a triste marca de 516 mil mortes pela COVID 19.
A Variante Delta do Coronavírus, muito mais infecciosa e letal, avança pelo mundo e retarda a reabertura das economias mais desenvolvidas.
A CPI da COVID no Brasil acua o governo Bolsonaro após a denúncia feita pelo deputado federal Luís Miranda(DEM-DF) e por seu irmão, o ex-servidor do Ministério da Saúde, Luiz Ricardo Miranda, de que houve pressões por parte de pessoas do governo ligadas ao líder de Bolsonaro na Câmara, o também deputado federal Ricardo Barros(PP-PR), para que a vacina contra COVID 19 Covaxin da indiana Bharat Biotech fosse aprovada de forma acelerada, apesar de não ter sido aprovada pela Anvisa até junho de 2021.O Ministério da Saúde suspendeu o contrato de compra da Covaxin após a denúncia.Luís Miranda teria sido incitado a explodir o Covaxão pelo presidente da Câmara Arthur Lira(PP-AL) e apontou Ricardo Barros como líder do esquema.Ricardo Barros foi líder do governo FHC, vice líder do governo Lula e Dilma e Ministro da Saúde do Governo Temer. É investigado pela Operação Lava Jato.
fotos:reprodução Internet
A fragilidade do Governo Bolsonaro foi acentuada ainda com denúncias envolvendo a vacina contra Covid 19 Convidecia da Cansino da China, com intermediação da empresa Belcher Farmacêutica, ligada a Ricardo Barros, num contrato superfaturado que chegaria a R$ 5,2 bilhões. O Contrato foi anulado porque a Cansino descredenciou a Belcher por indícios de corrupção em outras transações com o Ministério da Saúde do Brasil.
fotos:reprodução Internet
A Davati Medical Supply, empresa dos Eua, com sede no Texas, e representada no Brasil por Luiz Dominguetti refere solicitação de propina de US$ 1 por dose da vacina contra Covid 19 Astra Zeneca em reunião com a participação do agora ex-diretor de logística do Ministério da Saúde Roberto Dias, indicado por Ricardo Barros e sustentado por Davi Alcolumbre, e do tenente coronel Marcelo Blanco.A Davati disse, em nota, que Luiz Paulo Dominguetti não seria seu representante dno Brasil, mas sim Cristiano Carvalho.
fotos:reprodução Internet
Pesquisas apontam que a imunidade conferida pela vacina contra Covid 19 Astra Zeneca aumenta 18 vezes com terceira dose 6 meses após a segunda dose ou espaçamento da primeira.
Foi relatado o primeiro caso de Trombocitopenia Trombótica induzida por vacina contra Covid 19 de RNAm da Modera. Um homem de 65 anos, hipertenso, com colesterol alto, morreu após tomar a segunda dose em Pitsburgh.
A Vacina contra Covid 19 Coronavac foi considerada segura e eficaz em crianças acima de 3 anos pela autoridade sanitária da China que aprovou o uso emergencial nesta faixa etária.
Pesquisas científicas apontam que a mistura de doses de vacinas como Oxford-Astra Zeneca na primeira dose seguida por dose da vacina da Pfizer –Biontech é segura e pode aumentar a imunidade sem aumentar as reações adversas. A prefeitura do Rio de Janeiro vai oferecer a vacina da Pfizer para gestantes que receberam doses da Astra Zeneca antes da suspensão pelo Ministério da Saúde.
No dia 9 de junho de 2021, o Brasil tinha mais de 17 milhões de infectados pela COVID 19 e quase 480 mil mortes contabilizadas.O Mundo somava 174 milhões de casos e 3,75 milhões de mortes. O Brasil vacinou cerca de 11,1% de sua população com 2 doses das vacinas existentes em territória nacional: Pfizer/Bionyech, Oxford Astra Zeneca e Coronavac.Governo de SP vai vacinar todos os professores do estado a partir de 11 de junho de 2021.
No dia 30 de maio de 2021, o Mundo acumulava a marca triste de 170 milhões de infectados pela COVID 19 e mais de 3,55 milhões de mortes. O Brasil tinha 462 mil mortes e 17 milhões de casos confirmados de COVID 19.Apenas 27% tomaram a primeira dose da vacina contra COVID 19 no Brasil até 30 de maio de 2021.10% tomaram as duas doses da vacina.
A Vacina contra COVID 19 da Pfizer/Biontech foi eficaz contra a variante da Índia, com perda ligeira de qualidade de resposta imunológica.
No dia 29 de maio de 2021, o Brasil assistiu em quase todos os estados e capitais manifestações contra o presidente Bolsonaro e exigindo mais vacinas contra COVID 19. Se a oposição conseguiu mostrar sua força popular nas ruas, também contribuiu pra fazer o que critica no comportamenteo negacionista de Bolsonaro: espalhar a COVID 19, através do desrespeito ao distanciamento social, num dos piores momentos da pandemia da COVID 19 no Brasil e durante a formação da Terceira Onda.
fotos:Reprodução Internet
Cientistas da Alemanha afirmaram que descobriram porque as vacinas contra COVID 19 de plataforma de vetor viral como Oxford/Astra Zeneca, Cansino, Janssen, Sputinik V, causam tromboses; o adenovírus penetra no núcleo da célula humana com a proteína S do coronavírus ao invés do citoplasma.Exames como plaquetas, coagulograma e D Dímero realizados nos dias 5 e 8 após as doses da vacina contra COVID 19 Oxford Astra Zeneca poderiam surpreender potencial trombose a ponto de permitir tratamento adequado.
foto:Reprodução Internet
Em 28 de maio de 2021, Nelson Sargento, baluarte do samba do Brasil, membro da velha guarda da Mangueira e torcedor fanático do Vasco da Gama, morreu, de COVID 19, aos 96 anos, apesar de já ter recebido duas doses da vacina CORONAVAC, o que reacendeu o debate sobre a necessidade de terceira dose para vacinados com a CORONAVAC acima dos 80 anos, o que o Instituto Burtantan de SP disse que não é necessário.
foto:Reprodução Internet
No dia 28 de maio de 2021, pesquisa do Ministério da Saúde do Uruguai revelou que a vacina contra COVID 19 Coronavac reduziu em 97% mortalidade no país contra 80% da vacina da Pfizer. Vale lembrar que a vacina da PFizer foi usada apenas em idosos acima de 80 anos, mais vulneráveis e frágeis.
foto:Reprodução InternetNo dia 25 de maio de 2021, o Brasil tinha mais de 450 mil mortes pela COVID 19 e ultrapassa cerca de 20% de sua população vacinada com uma dose da vacina contra o Coronavírus.
foto:Reprodução Internet
A Fiocruz divulgou Pesquisa que evidenciou que a COVID 19 pode despertar vírus primitivo humano associado a maior gravidade e mortalidade da COVID 19.
foto:Reprodução Internet
À CPI da COVID, a secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida também pela alcunha de Capitão CLoroquina, defendeu o tratamento precoce com medicações sem aval da Ciência, disse que não seguia ordens de Bolsonaro e Pzuello e criticou a FioCruz, segundo ela, muito ligada a ideologia de esquerda.
foto:Reprodução Internet
Várias cidades do Brasil voltaram a aendurecer restrições à circulação e aglomeração de pessoas com o aumento das taxas de ocupação de leitos de UTI e elevação do número de casos, internações e mortes pela COVID 19, o que muitos tem chamado de Terceira Onda.
foto:Reprodução Internet
No dia 21 de maio de 2021, foi divulgado estudo da Vebra COVID, que congrega cientistas do Brasil e de países estrangeiros, que apontou para eficácia de 42% da vacina contra COVID 19 Coronavac em idosos acima de 70 anos. Isso reforça a importância da segunda dose da vacina. No Brasil, até 20 de maio de 2021, só 39% acimas recebido a segunda dose da vacina contra COVID 19. Pesquisas apontaram para o risco de transmissão de alfa Coronavírus presentes em cães e gatos para seres humanos.O Maranhão detectou casos de COVID 19 causados pela Cepa Indiana do Coronavírus, mais contagiosa e mortal.
fotos:Reprodução Internet
Até 20 de maio de 2021, o Brasil contabilizava a triste marca de quase 340 mil mortes pela COVID 19.O Estado de SP anunciou a vacinação de adultos entre 55 e 60 anos sem comorbidades a partir de 1 de julho e de professores acima de 18 anos a partir de 21 de julho. À CPI da COVID 19, o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, tentou isentar o presidente Jair Bolsonaro de ter estimulado o uso da cloroquina como tratamento, de ter fracassado em evitar o colapso da Saúde do Amazonas e do atraso na compra de vacinas.Reino Unido e França , após 7 meses de restrições, e de aceleração da vacinação, reabriram suas economias de olho no turismo em julho de 2021.
fotos:Reprodução Internet
No dia 4 de maio de 2021, o Mundo tinha 153 milhões de casos de COVID 19 e 3,22 milhões de mortes. O Brasil tinha 14,8 milhões de casos de COVID 19 e 410 mil mortes. O Estado de São Paulo se aproxima de 100 mil mortes pela COVID 19.
A CPI da COVID 19 foi instalada no Congresso Nacional e iniciou audiências com os ex ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta(DEM-MS) e Nelson Teich que acusaram o presidente Bolsonaro de interferir na pasta com intuito de evitar lockdowns e pra estimular uso da cloroquina, sem respaldo da ciência.A preença de Renan Calheiros(MDB-AL) como relator da CPI constrange váários senadores já que o mesmo é investigado por corrupção no STF e é pai do governador de Alagoas Renan Filho(MDB-AL).
foto:Reprodução Internet
A USP testou 227 máscaras e chegou a conclusão que as melhres pra proteção contra COVID 19 são as N95 e PFF2, seguidas pelas de TNT e de pano de 3 camadas.
foto:Reprodução Internet
Israel detectou 41 casos de COVID 19 causados pela variante da Índia entre vacinados com imunizante Pfizer Biontech.Variante do Brasil e do Chile também infectaram pessoas vacinadas
Pesquisa da Universidade da Columbia Britancia no Canadá revelu que as lectinas, proteínas presentes no arroz, no feijão, e na banana podem impedir ligação da proteína S do Coronavírus à Enzima Conversora da Angiotensina 2 das células humanas, impedindo replicação do vírus Sars-COV2, causador da COVID 19.
foto:Reprodução Internet
Ministério da Saúde do Brasil determinou que segunda dose da vacina contra COVID 19 da Pfizer deve ser dada após intervalo de 12 semanas, apesar da bula do fabricante sugerir 21 dias.
O Humorista Paulo Gustavo em 3/5/21 teve piora em seu quadro clínico provocado por fístula bronquíolovenosa que causou embolia gasosa e lesões cerebrais graves. Seu estado de saúde é considerado gravíssimo. A Família foi chamada ao hospital em que está internado em UTI há 52 dias, no Rio de Janeiro. Paulo Gustavo tem 42 anos e tem porte atlético, e a evolução para forma grave da COVID 19 chocou o Brasil. Há uma rede de oração por ele e por todos os enfermos do Brasil e do Mundo.
foto:Reprodução Internet
No dia 23 de abril de 2021 o Mundo alcançou a marca de 143 milhões de casos de COVID 19 e 3,07 milhões de mortes. o Brasil bateu 14,2 milhões de casos e 384 mil mortes.O Estado de SP baterá 3 milhões de casos e 91 mil mortes. No fim de abril de 2021, após restrições determinadas pela fase emergencial, o estado de SP registrou pela primeira vez em 2 meses quedas simultâneas no número de casos, internações e mortes por COVID 19.SP vacina idosos acima de 64 anos em 23 de abril de 2021 e já sinalizou vacinação de funcionários dos transportes, Pessoas com Síndrome de Down, renais crônicos e transplantados em maio.
foto:Reprodução Internet
No dia 05 de março de 2021, o Ministério da Saúde incluiu professores e funcionarios de escolas e universidades como prioridades na campanha de vacinação contra COVID 19. Existe campanha pública para que a vacinação contra COVID 19 alcance a Educação ainda no mês de março de 2021.
fotos:Reprodução Internet
No dia 3 de março de 2021, após recorede de mortes por COVID 19 em 24 horas no estado de São Paulo o governador João Doria Jr.(PSDB) decretou o retorno de todo estado de SP para fase vermelha do Plano SP por 14 dias até o dia 19 de março e a partir de 5 de março de 2021.Escolas, Igrejas, Unidades de Saúde, Postos de Combustíveis, Padarias, Farmácia e Supermercados poderão funcionar normalmente. o resto, fecha.
foto:Reprodução Internet
No dia 2 de março de 2021 foi confirmada a morte do cantor Jonathan Neves, o Tim Maia da Paulista, aos 31 anos, vítima de complicações da COVID 19.Jonathan sofria de obesidade, associada a 90% de todas as mortes por COVID 19 no mundo.
foto:Reprodução Internet
No dia 03 de março de 2021, o MInistério da Saúde comprou 100 milhões de doses da vacina contra COVID 19 da Pfizer/Biontech e 38 milhões de doses da vacina contra COVID 19 da Janssen.
foto:Reprodução Internet
No dia 1 de março de 2021, o Mundo tinha 115 milhões de casos e 2,6 milhões de mortes pela COVID 19. O Brasil tinha 10,6 milhões de casos de COVID 19 e 255 mil mortes provocadas pelo novo Coronavírus.Nesta data, apenas 3% da população brasileira havia sido vacinada contra a COVID 19. Os EUA haviam vacinado 20% de sua população, o Reino Unido, 30% e Israel, 50%.
foto:Reprodução Internet
No dia 1 de março de 2021, o governador de SP João Doria decretou que as atividades religiosas são essenciais durante a pandemia da COVID 19.Começou nesta data a fase laranja com fechamento de bares e restaurantes abertos só até às 20 horas.
fotos:Reprodução Internet
No dia 28 de fevereiro de 2021, a FDA aprovou a vacina contra COVID 19 da Janssen, de dose única, para uso emergencial nos EUA.
fotos:Reprodução Internet
No dia 26 de fevereiro de 2021, diversos estados e cidades do Brasil decretaram toque de recolher para tentar conter a terceira onda da COVID 19, como Bahia, Santa Catarina, Distrito Federal, São Paulo,Paraíba, Pernambuco.
fotos:Reprodução Internet
No dia 24 de fevereiro, a Cansino anunciou que sua vacina contra COVID 19 tem 65% de eficácia.
fotos:Reprodução Internet
No dia 24 de fevereiro de 2021, o apresentador de TV Geraldo Luís anunciou ter testado positivo pra COVID 19. Em 1 de março de 2021, anunciou que fora internado com 20% de comprometimento dos seus pulmões.
fotos:Reprodução Internet
No dia 23 de fevereiro de 2021, a ANVISA concedeu o registro definitivo da vacina contra COVID 19 da Pfizer/Biontech.Apesar disto, o Ministério da Saúde comprou 20 milhões de doses da vacina contra COVID 19 COVAXIN da Índia que ainda não apresentou resultados dos ensaios clínicos fase 3 e não tem aval da ANVISA.
fotos:Reprodução Internet
No dia 21 de fevereiro de 2021, o Brasil contabilizava a triste marca de 246 mil mortes pela COVID 19 e mais de 10 milhões de casos de COVID 19. O Mundo tinha 112 milhões e casos da COVID 19 e 2,6 milhões de mortes por COVID 19.
No dia 21 de fevereiro de 2021, foi confirmada a morte da mãe do ex jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, que teve passagens exitosas pelo Grêmio, Barcelona, Seleção Brasileira e Atlético Mineiro. Dona Miguelina morreu de COVID 19, aos 71 anos em Porto Alegre.
foto:Reprodução INternet
No dia 21 de fevereiro de 2021, Araraquara iniciou Lockdown Rigoroso de 60 horas até meia noite de 23/2/21.
foto:Reprodução INternet
25% dos recuperados da COVID 19 que sofreram intubação na UTI morrem por sequelas.
foto:Reprodução INternet
No dia 20 de fevereiro de 2021, o Governador do Rio Grande Do Sul, Eduardo Leite(PSDB) suspendeu atividades não essenciais em todo o estado das 22 horas às 5 horas até 1 de março de 2021 por conta do avanço de internações de casos graves de COVID 19.
foto:Reprodução INternet
No dia 19 de fevereiro de 2021, a técnica de enfermagem Nair Fátima da Silva, de 50 anos morreu, em casa, após ser infectada e internada pela COVID 19 depois de receber a primeira dose da Vacina Contra COVID 19 , em 21 de janeiro de 2021.
foto:Reprodução INternet
No dia 19 de fevereiro de 2021, o governo federal resolveu dispensar de licitação a compra de R$ 2 bilhões em Vacinas Contra COVID 19 Sputinik V e Covaxin, mesmo sem testes no Brasil e sem aval da ANVISA.
foto:Reprodução INternet
No dia 19 de fevereiro de 2021, o Ministério da Saúde de Israel anunciou que a vacina contra COVID 19 Pfizer/ Biontech teve eficácia de 95,8% para prevenção de casos sintomáticos de 99% pra prevenção de casos graves, e de 98,9% pra prevenção de mortes pelo Coronavírus.Israel reabriu sua economia em 21 de fevereiro de 2021.
foto:Reprodução INternet
A Cepa de Coronavírus P1, identificada em Manaus(AM), Brasil possui capacidade de reinfectar recuperados e até mesmo vacinados contra COVID 19.
foto:Reprodução INternet
No dia 17 de fevereiro de 2021, o Brasil tinha 9,9 milhões de casos de COVID 19 e mais de 241 mil Mortes por infecções do novo Coronavírus.Governadores, prefeitos e o "Centrão" pressionam pela demissão do Ministro da Saúde Eduadrdo Pazuello.
foto:Reprodução Internet
No dia 17 de fevereiro de 2021, o Cantor Belo foi preso após realizar apresentações musicais que causaram aglomerações no Rio de Janeiro durante o Carnaval.
foto:Reprodução Internet
No dia 17 de fevereiro de 2021, Araraquara teve o colapso do seu sistema de saúde um dia após o decreto de Lockdown.6 Pacientes com COVID 19 grave tiveram que ser transferidos.O Governo do Estado de SP ergueu hospital de campanha na cidade de Jaú para tender a região.Araraquara tem 12 casos confirmados causados pela variante P1 do Amazonas, mais infecciosa e mais letal. São Paulo tem 13 casos deste cepa mais agressiva do coronavírus.
foto:Reprodução Internet
O Governo da Bahia impôs toque de recolher no dia 16 de fevereiro de 2021, entre 22 horas e 5 horas por 7 dias.
foto:Reprodução Internet
As Prefeituras de Monte Carmelo(MG), de Chapecó(SC), de Campo Grande(MS), de Goiânia(GO), de Fortaleza(CE), de Natal(RN) pediram socorro diante do iminente colapso de seus sistemas de saúde provocado pela terceira onda da COVID 19 em 16 de fevereiro de 2021.
foto:Reprodução Internet
A Campanha de Vacinação contra COVID 19 foi suspensa ao menos em 3 capitais do Brasil em 17/02/21: Rio de Janeiro, Cuiabá, Salvador.
foto:Reprodução Internet
As cidades da grande SP Carapicuíba e Diadema anteciparam a vacinação contra COVID 19 para idosos acima de 80 anos a partir de 17 de fevereiro de 2021.
foto:Reprodução Internet
A Prefeitura de SP ampliou o público prioritário da vacinação contra COVID 19 para funcionários do Serviço Funerário, do SAMU, das ambulâncias municipais.
foto:Reprodução Internet
No dia 16 de fevereiro de 2021, o cantor Netinho criticou a sua colega e amiga Ivete Sangalo por críticas ao decreto federal de liberação de armas e pela escassez de vacinas contra a COVID 19 durante transmissão ao vivo em sua rede social durante o Carnaval.
foto:Reprodução Internet
No dia 16 de fevereiro de 2021, o Governo de SP anunciou que o estado registrou em 2021, 741 casos confirmados de COVID 19 nas escolas públicas e privadas do estado. A maioria dos infectados contaminou-se fora das escolas.
foto:Reprodução Internet
No dia 16 de fevereiro de 2021, o presidente dos EUA Joe Biden prometeu vacinar toda população norte americana até julho de 2021.
foto:Reprodução Internet
Estudos científicos demonstraram que consumidores crônicos de bebidas alcoolicas podem ter a imunidade prejudicada mesmo após as vacinas contra COVID 19 e apontam para a necessidade de abstinência do álcool para otimizar os efeitos dos imunizantes.
foto:Reprodução Internet
Em fevereiro de 2021, estudo científico da Escócia revelou que protocolos de segurança sanitária são ineficazes para conter COVID 19 em bares.
foto:Reprodução Internet
No dia 12 de fevereiro de 2021, a França se tornou o primeiro país do mundo a recomendar dose única de vacina contra COVID 19 para pessoas infectadas e recuperadas da COVID 19.
foto:Reprodução INternet
No dia 12 de fevereiro de 2021, circularam rumores de que o governo federal vai pagar 4 parcelas de R$ 250 como auxílio emergencial por conta da segunda onda da Pandemia da COVID 19.
foto:Reprodução INternet
No dia 11 de janeiro de 2021, o presidente Bolsonaro em sua tradicional transmissão ao vivo do Palácio do Planalto indicou a intenção do governo federal de comprar spray nasal EXO-CD24 desenvolvido por Israel e que teria eficácia de 96% para tratar casos graves da COVID 19, sem comprovação científica até o momento.
foto:Reprodução INternet
No dia 11 de fevereiro de 2021, o presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia Frederico Fernandes teve um vídeo viralizado que alertava para o risco com automedicação com Ivermectina, antiparasitário usado no tratamento precoce da COVID 19, sem respaldo científico.Uma mulher jovem que tomou ivermectina teve hepatite medicamentosa e está na fila do transplante de fígado.
foto:Reprodução INternet
No dia 09 de fevereiro de 2021, foram confirmadas as mortes do senador José Maranhão(MDB-PB), aos 87 anos, vítima da COVID 19. Também morreram a bailarina Marilena Ansaldi, uma das artistas mais importantes do Movimento no Brasil no século 20, aos 87 anos e o neurocientista argentino Ivan Izquierdo, radicado em Porto Alegre, grande pesquisador da Memória, morto aos 84 anos. Ambos vítimas de complicações pulmonares, que não podem ser desconectadas da COVID 19.
foto:Reprodução INternet
O Reino Unido reportou internação de 100 casos por semana de crianças com Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pós COVID 19 em Crianças.. 75% delas são negras, asiáticas e de outras minorias.
foto:Reprodução INternet
No dia 08 de janeiro de 2021, o Mundo tinha 105 milhões de casos da COVID 19 e 2,6 milhões de mortes. O Brasil tinha 9,6 milhões de casos e 232 mil mortes na mesma data.
O Congresso Nacional, através do Centrão, tenta impor à Anvisa a aprovação emergencial da Vacina Contra COVID 19 Sputinik V, que não tem estudos completos e que não permitiu visita técnica da ANVISA à fábrica em Moscou.
fotos:Reprodução internet
Em fevereiro de 2021, cientistas de Taiwan publicaram pesquisa científica associando consumo de alimentos com tanino, como romã, cacau, uva, nozes, maçã, banana verde, com redução da carga viral do novo coronavirus.
fotos:Reprodução internet
No dia 07 de fevereiro de 2021, a COVID 19, aos 69 anos, matou o cantor Zezinho Corrêa, da banda Carrapicho de Manaus e o gamer 444, Anderson Santos, da equipe Pain Gaming, aos 25 anos.
fotos:Reprodução internet
No dia 08 de fevereiro de 2021, a Pfizer anunciou que sua vacina contra COVID 19 foi eficaz contra variantes do novo coronavírus da África do Sul, do Reino Unido e do Brasil. A África do Sul suspendeu o uso da vacina contra COVID 19 Oxford/Astra Zeneca após estudo afirmar que a mesma é ineficaz contra cepa do coronavírus da África do Sul.
fotos:Reprodução internet
No dia 03 de fevereiro de 2021, o Governo de SP suspendeu as restrições para atividades não essenciais nas noites dos dias da semana e aos finais de semana.Além sisso, foi anunciada a criação de 5 pontos de vacinação contra COVID 19 drive thru:Pacaembu, Itaquerão, Anhembi, Interlagos e Igreja Boas Novas(Vila Prudente);
fotos:Reprodução internet
Além da Alemanha e Itália, França, Suécia e Polônia, também não recomendam vacina contra COVID 19 Oxford e Astra Zeneca para maiores de 65 anos.
Universidade de Oxford anuncia que sua vacina contra COVID 19 diminuiu transmissão da COVID 19 em 67%. E tem 76% de eficácia de 22 a 90 dias após a segunda dose aplicada 12 semanas após a primeira.A eficácia após a segunda dose da vacina é de 82,4%.
fotos:Reprodução internet
No dia 02 de fevereiro de 2021 a Revista Lancet publicou artigo com resultados preliminares dos ensaios clínicos fase 3 da vacina Sputinik V realizados em Moscou com 22 mil voluntários: 91,6% de eficácia para casos intomáticos, 91,8% de eficácia para idosos acima de 65 anos. Reações adversas leves como dor no local da aplicação , febre e sintomas gripais.Maior eficácia se deve ao uso de 2 adenovírus diferentes, vetores virais que apresentam ao sistema imunológico humano a proteína S do Novo Coronavírus.
foto:Reprodução Internet
No dia 02 de fevereiro de 2021, o capitão Tom Moore, veterano da segunda guerra que arrecadou R$ 241 milhões para o Sistema de Saúde Pública do Reino Unido, o NHS, morreu vítima da COVID 19.
foto:Reprodução Internet
No dia 31 de janeiro de 2021, a COVID 19 matou o sobrinho da apresentadora Hebe Camargo, Cláudio Pessuti.
No dia 30 de janeiro de 2021, o pai da cantora Luiza Possi, Líber Gadelha morreu em decorrência da COVID 19, aos 64 anos.
No dia 29 de janeiro de 2021, um idoso de 83 anos recebeu uma dose da vacina contra COVID 19 Oxford/Astra Zeneca e morreu no dia 30 de janeiro de 2021. A Vigilância Sanitária do Amazonas investiga o caso.
No dia 29 de janeiro de 2021 a Justiça de SP derrubou a liminar que impedia o retorno das aulas presenciais em escolas públicas e privadas de São Paulo a partir de fevereiro como determinado em decreto estadual.
A Alemanha e a Itália, apesar da aprovação da União Européia para o uso emergencial da Vacina cntra COVID 19 Astra Zeneca Oxford, não recomenda esta vacina pra idosos acima de 55 anos(Itália) e acima de 65 anos(Alemanha).
No dia 27 de janeiro de 2021, o Mundo alcançou a marca de 100 milhões de infectados pela COVID 19, 2,2 milhões de mortes pela infecção do novo coronavírus.Os EUA tem 25 milhões de casos e 450 mil mortes pela COVID 19. O Brasil acumula 9 milhões de casos e 220 mil mortes pela COVID 19.
foto:Reprodução INternet
O Brasil avança lentamente na vacinação contra COVID 19. Cerca de 600 mil pessoas, a maioria profissionais da saúde, foram vacinadas contra COVID 19 no Brasil, até 27/1/21.Muitas denúncias de políticos e funcionários públicos não prioritários que furaram a fila da vacina contra COVID 19 ocorreram e ocorrem no Brasil.
No dia 27 de janeiro de 2021, Portugal decretou Lockdown contra a COVID 19, após colapso do sistema de Saúde que provocou falta de oxigênio.Na Holanda, protestos contra o toque de recolher foram organizados pela extrema direita.Em Nova Yorque, há escassez de vacinas contra COVID 19 e êxodo urbano.
foto:Reprodução INternet
A Fio Cruz e o Butantan anunciaram a liberação dos insumos das vacinas contra COVID 19 Coronavac e Oxford Astra Zeneca vindos da Índia e da China.Presidente Jair Bolsonaro e o governador de SP João Dória(PSDB) adversários na corrida eleitoral pra 2022, polarizam a vacinação e a visibilidade política.
foto:Reprodução INternet
O British journal of Haemathology publicou casos de homem de 61 anos com linfoma de Hodgkin terminal, com insuficiência renal crônica em tratamento com hemodiálise que teve remissão do tumor maligno após contrair a COVID 19. Isso aconteceu pois a infecção pelo novo coronavírus ativou o sistema imunológico contra as células cancerosas, conforme intuiu o cirurgião Willian Coley, considerado o pai da Imunoterapia.
foto:Reprodução INternet
A Anvisa é pressionada em janeiro de 2021 para aprovar a Vacina Contra COVID 19 Sputinik V fabricada pela empresa farmacêutica União Química de Brasília.
foto:Reprodução INternet
O CDC , Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA considera muito baixo o risco de contágio pela COVID 19 em escolas que respeitem os protocolos sanitários.Las Vegas reabriu suas escolas em janeiro de 2021 por conta do aumento de suícídios em crianças e adolescentes.10 estados brasileiros retomam aulas presenciais no Brasil em fevereiro de 2021.Professores prometem greve.
foto:Reprodução INternet
Vários estados do Brasil negociam compras de Vacinas Contra COVID 19 ante a morosidade do MInistério da Saúde e do governo federal. Ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo pode ser demitido por Bolsonaro.
foto:Reprodução INternet
São Paulo cogita atrasar segunda dose da vacina contra COVID 19 para imunizar mais pessoas.Foram diagnosticados 3 casos de COVID 19 em SP causados pela variante do Amazonas 70% mais contagiosa e 40% mais letal.
foto:Reprodução INternet
No dia 17 de janeiro de 2021, a diretoria colegiada da ANVISA, aprovou por unanimidade, o uso emergencial das vacinas contra COVID 19 Oxford/AstraZeneca/FioCruz e Sinovac/Butantan/Coronavac. Foi ressaltada a importância do Distanciamento Social, do uso de Màscaras e da Higiene das Mãos mesmo após avacinação. O Butantan deve assinar termo de compromisso para envio de dados pendentes da Coronavac.
O Governador João Doria aproveitou e determinou a vacinação da enfermeira do Hospital Emílo Ribas Mônica Calazans, de 54 anos, viúva e moradora de Itaquera.
fotos:Reprodução Internet
Foram vacinados também enfermeiro do Hospital Vila Penteado Wilson Paes de Pádua e a técnica de enfermagem e assistente social indígena Kaimbé, Vanusa Kaimbé, moradora de Guarulhos.
O Estado de SP vai ficar com 1,5 milhão de doses da vacina contra COVID 19 e entregar o resto, 4,5 milhões de doses pro Ministério da Saúde. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP montou operação de guerra pra vacinar cerca de 28 mil profissionais da saúde.
O Ministro da Saúde General Eduardo Pazuello criticou a estratégia de marketing de João Doria, disse que as 6 milhões de doses de vacina CORONAVAC são do SUS, que idosos de asilos, índios aldeados e profissionais da linha de frente de todos os 27 estados do Brasil devem ser vacinados a partir de 18/01/21.
A China registrou mais 109 casos de COVID 19 e faz lockdown para 22 milhões de pessoas.
A Noruega faz uma alerta que 29 pessoas idosas e doentes crônicos morreram após tomarem vacina contra COVID 19 da Pfizer/Biontech.
foto:Reprodução Internet
A Deputada federal Tabata Amaral(PDT/SP) e o prefeito eleito de Recife, João Campos(PSB/PE) testaram positivo pra COVID 19. Os dois estão noivos.
foto:Reprodução INternet
Estudo Científico da USP mostrou que a própolis verde pode ajudar a reduzir o tempo de internação de pacientes internados com COVID 19.
No dia 15 de janeiro de 2021, o governo de SP colocou a região de Marília na fase vermelha do Plano São Paulo e retrocedeu outras 13 regiões para a fase laranja. São Paulo, Região Metropolitana, Santos e a Baixada, Campinas, Barretos e São João da Boa Vista permanecem na fase amarela.O MInistério da Saúde pediu entrega imediata das 6 milhões de doses da Vacina contra COVID 19 Coronavac. Sp vai à Justiça.
foto:Reprodução Internet
A Sinopharm, empresa da China, informou que sua vacina contra Covid 19 apresentou eficácia em crianças e adolescentes.
fotos:Reprodução Internet
O Prefeito de SP, Bruno Covas(PSDB) pediu a inclusão dos professores na prioridade para vacina contra COVID 19 junto ao Ministério da Saúde.
fotos:Reprodução Internet
A Anvisa informou que faltam 10% de documentos pendentes para possibilitar a aprovação do uso emergencial da vacina contra COVID 19 Coronavac/Butantan e Oxford/FioCruz.
fotos:Reprodução Internet
Portugal e França fazem Lockdown contra a COVID 19 em janeiro de 2021, mas mantém escolas abertas.
fotos:Reprodução Internet
O TRF3 manteve as provas do ENEM 2020 para 17 e 24 de janeiro de 2021.
fotos:Reprodução Internet
Manaus recebeu toneladas de oxigênio líquido em 15 de janeiro de 2021. Mais de 200 pacientes graves foram transferidos para 6 outros estados.
fotos:Reprodução Internet
No dia 14 de janeiro de 2021, o Governo de SP e a Prefeitura de SP determinaram o retorno às aulas presenciais para o dia 1 de fevereiro de 2021.A Taxa de t ransmissão da COVID 19 na cidade de SP é 1,45, a pior de toda a Pandemia.
fotos:Reprodução Internet
No dia 14 de janeiro de 2021, a Frente Nacional de Prefeitos disse que o Ministério da Saúde aponta o dia 20 de janeiro como o do início da campanha de Vacinação Contra COVID 19 no Brasil.Um avião da Azul vai pegar as 2 milhões de doses da vacina contra COVID 19 da Universidade de Oxford/Astra Zeneca fabricadas pelo Instituto Serum da Índia e deve retornar ao Brasil em 17/01/21, mesma data em que a ANVISA decide sobre o uso emergencial das vacinas contra COVID 19 Coronavac e Oxford/AstraZeneca.
foto:Reprodução InternetNo dia 14 de janeiro de 2021, o Reino Unido proibiu a entrada de viajantes oriundos da América do Sul, Portugal e Panamá.
foto:Reprodução InternetNo dia 14 de janeiro de 2021, a Justiça Federal do Amazonas proibiu a realização do ENEM 2020 por contra da gravidade da pandemia da COVID 19. Acabou o oxigênio hospitalar em Manaus. Pacientes graves estão sendo deslocados para 6 outros estados.
fotos:Reprodução Internet
Na madrugada do dia 13 de janeiro de 2021, foi anunciada a morte do prefeito eleito licenciado de Goiânia, Maguito Vilela(MDB-GO), vítima de complicações da COVID 19, após mais de 90 dias de internação no hospital Albert Einstein em SP. Assumirá o cargo o vice prefeito eleito, Rogério Cruz(Republicanos), pastor licenciado da Igreja Universal, ex-executivo da Rede Record e radialista.
fotos:Reprodução Internet
No dia 12 de janeiro de 2021, o Instituto Butantan e o governo de SP anunciaram em coletiva à imprensa a eficácia global da vacina contra COVID 19 Coronavac nos ensaios clínicos fase 3 que foi de 50,38%, um pouco acima do mínimo aceitável para aprovação pela OMS.Os especialistas em Epidemiologia, Infectologia e Saúde Pública parecem unânimes em afirmar que não é a melhor vacina contra COVID 19, mas é a mais segura( só 0,3% de reações alérgicas, nenhum caso de anafilaxia), será produzida pelo próprio Butantan( instituição com mais de 100 anos de experiência na fabricação de vacinas), possui cadeia de frio sustentável e existente no Brasil, apresenta o menor curso por dose, e será suficiente para brecar o avanço da COVID 19, se houver uma adesão popular à vacinação em massa. Mas é inegável, que a comunicação do Governo João Doria(PSDB-SP) atrapalhou a credibilidade do Instituto Butantan e à da própria Coronavac, ao tentar esconder ou adiar o conhecimento da baixa eficácia do imunizante. O Mesmo problema de comunicação que vitimou a Vacina de Oxford/Astra Zeneca.
foto:reprodução Internet
No dia 12 de janeiro de 2021, o Ministério da Saúde desistiu de recomendar o uso do antiparasitário Nitazoxanida, Anitta, para o tratamento precoce da COVID 19, reconhecendo sua ineficácia, isso após investimentos de R$ 5 milhões pelo MInistério da Ciência e Tecnologia que financiou ensaios clínicos com a medicação, usada no tratamento de verminoses.
foto:Reprodução Internet
No dia 12 de janeiro de 2021, a Justiça Federal de SP não acolheu o pedido de adiamento do ENEM 2020 feito pela Defensoria Pública da União. O ENEM 2020 que já foi adiado uma vez tem mantidas suas datas para ocorrer em 17 e 24 de janeiro de 2021.Cerca de 5,78 milhões de estudantes farão a avaliação. O General da Reserva Carlos Roberto Pinto Souza de 59 anos, diretor do INEP, morreu de Covid 19, em Curitiba.
fotos:Reprodução Internet
No dia 11 de janeiro de 2021, a Indonésia aprovou para uso emergencial a vacina contra Covid 19 Coronavac com taxa de eficácia nos testes fase 3 de 65,3%.
foto:Reprodução Internet
No dia 10 de janeiro de 2020, o Japão informou que encontrou variante do coronavirus em turistas que estiveram no Brasil.
No dia 09 de janeiro de 2021, o Ministério da Saúde informou que comprará toda a produção da vacina contra COVID Coronavac do Instituto Butantan e que as distribuirá simultaneamente para todos os estados do Brasil.
No dia 08 de janeiro de 2020, o Instituto Butantan divulgou a eficácia da vacina contra COVID 19 Coronavac: 78% para casos leves e 1005 para casos graves. o Infectologista da USP Esper Kallas contestou a divulgação e disse que a eficácia geral era menor.
foto:Reprodução Internet
O Médico dos EUA ginecologista Gregory Michael, de 56 anos , morreu 14 dias após tomar uma dose da vacina contra COVID 19 da Pfizer Biontech. Ele desenvolveu uma plaquetopenia secundária à vacina.
foto:Reprodução INternet
No dia 07 de janeiro de 2020, o Brasil chegou a triste marca de 200 mil mortes pela COVID 19.Use Máscara, evite aglomerações, higienize suas mãos. Sempre.. Mesmo após a vacina que está próxima.
foto:Reprodução Internet
No dia 07 de janeiro de 2020, o Governo de SP anunciou a eficácia da Vacina Contra COVID 19 Coronavac que foi de 78% para prevenção de casos leves e de 100% para casos moderados e graves. 9 milhões de pessoas entre profissionais de saúde, idosos, doentes crônicos, indígenas e quilombolas serão vacinados a partir de 25 de janeiro de 2021 até o fim de março. O Instituto Butanatan, representante e parceiro da Sinovac, futuro produtor da vacina pediu o uso emergencial do imunizante junto à ANVISA que tem 10 dias para dar o seu parecer.Postos de vacinação em SP irão funcionar de segunda a sexta feira entre 7 e 22 horas e aos finais de semana entre 7 e 17 horas.
foto:Reprodução InternetNo dia 07 de janeiro de 2021, o vereador e presidente da Câmara Municipal de São paulo Milton Leite(DEM), um dos quatro mais bem votados nas eleições municipais de 2020 anunciou que precisou ser internado no Hospital Albert Einstein em decorrência de compicações da COVID 19. Milton Leite tem 64 anos e teve um câncer de laringe há 8 anos.
foto:Reprodução InternetNo dia 07 de janeiro de 2021, foi confirmada a morte do cantor Genival Lacerda, aos 89 anos, vítima da COVID 19, no Recife. Genival é um ícone do Forró, do Xaxado, do Baião e da Cultura popular nordestina.
foto:Reprodução Internet
N o dia 07 de janeiro de 2021, o prefeito reeleito de Campo Largo no Paraná, Marcelo Puppi(DEM), de 61 anos, morreu de COVID 19, após ficar internado 42 dias em UTI.
foto:Reprodução InternetNo dia 07 de dezembro de 2021, o CEO da Moderna afirmou que a proteção de seu imunizante contra COVID 19 duraria cerca de 2 anos e que seria eficaz contra as mutações do Coronavírus.
foto:Reprodução InternetNo dia 06 de janeiro de 2021, várias cidades do Brasil começavam a reinstalar hospitais de campanha para desafogar hospitais por conta da alta de casos, internações e mortes por COVID 19 em todo o país.
fotos:reprodução Internet
Governadores brasileiros negociam com fabricantes de vacinas contra COVID 19 para viabilizar Planos Estaduais de Vacinação caso Governo Federal permaneça omisso.
fotos:reprodução Internet
Em janeiro de 2021, dois destacados defensores da cloroquina e da ivermectina como tratamento da COVID 19, embora sem o respaldo da Ciência, o professor e médico Lécio do Patrocínio, 68 anos, e o Pastor e Programador Thiago Andrade, 36 anos, morreram em decorrência de complicações da COVID 19.
Em Portugal, a enfermeira pediatríca Sonia Acevedo, de 41 anos, que trabalhava no Instituto Português de Oncologia do Porto, morreu em 01/01/21, após mal súbito, 24 horas após receber a primeira dose da vacina contra COVID 19 da Pfizer/Biontech. Segundo seu pai, Abileo Acevedo, Sonia Acevedo não tinha problemas prévios de saúde e deixou 2 filhos órfãos.
fotos:reprodução Internet
No dia 5 de janeiro de 2021, repercutiu muito nas redes sociais do Brasil, postagem de vídeo feita pela juíza Ludmila Lins Grilo, da Vara da Infância e Juventude de Unaí, Minas Gerais, com a #AglomeraBrasil. Aglomerações aumentam risco de Mortes por COVID 19. Um advogado do Mato Grosso do Sul acionou o Conselho Nacional de Justiça reivindicando punições à magistrada que é muito ativa na internet.
fotos:reprodução Internet
No dia 05 de janeiro de 2021, Instituto Serum da Índia recuou e disse que iria garantir a exportação das 2 milhões de doses da vacina contra COVID 19 de Oxford/Serum à FioCruz, conforme cotrato prévio a um custo de R$ 60 milhões.O Ministério das Relações Exteriores do Brasil pressionou o governo da Índia que tinha bloqueado a remessa.A perspectiva é de que a FioCruz peça o uso emergencial à ANVISA até 8/1/21 e comece a vacinar os profissionais de saúde brasileiros em 23/1/21.
fotos:reprodução Internet
No dia 07 de janeiro de 2021, o Instituto Butantan deve anunciar a eficácia da vacina Coronavac da Sinovac da China e pedir o uso emergencial da vacina à ANVISA. Início da vacinação com a Coronavac para o estado de SP está previsto pra 25/1/21.
No dia 5 de janeiro de 2021, as redes sociais explicitaram grande movimentação de empresas privadas e famílias ricas do Brasil para pressionar o poder público a permitir a comercialização de vacina contra COVID 19 antes da vacinação de grupos prioritários como profissionais da saúde, idosos, doentes crônicos, professores e indígenas.Se concretizado este objetivo, será o fim do Programa Nacional de Imunizações, iniciado ainda na ditadura militar, após a epidemia de meningite, em 1974.Já há anúncios falsos de venda privada de vacina contra COVID 19 na internet que são investigados pela Polícia e pelo Procon.
fotos:reprodução Internet
No dia 04 de janeiro de 2021, Instituto Adolfo Lutz confirma 2 casos de COVID 19 causados pela variante britânica, mais contagiosa.Variante da África do Sul pode ser refratária às vacinas.
foto:Reprodução Internet
2 Hospitais Municipais de São Paulo estão com UTIS 100% ocupadas por casos graves de COVID 19 em janeiro de 2021.
foto:Reprodução Internet
O Brasil vai fazer o primeiro Censo Nacional de Vacinas em 14 anos em 2021.
O Reino Unido, no dia 04 de janeiro de 2021, começar a oferecer vacina contra COVID 19 da Universidade De Oxford/Astra Zeneca.O Premiê Boris Johnson pode decretar lockdown pra frear avanço da COvID 19. A Primeira Ministra da Escócia determinou lockdown por 15 dias até fevereiro de 2021.
foto:Reprodução Internet
O fabricante da Vacina Contra COVID 19 da Universidade de Oxford/AstraZeneca na Índia, o Instituto Serum, responsável por fornecer o imunizante para países em desenvolvimento, disse que foi proibido pelo Governo da Índia de exportar vacinas contra COVID 19 antes que a população mais vulnerável da Índia fosse protegida.
fotos:Reprodução Internet
Associação de Clínicas de Vacinas do Brasil querem importar 5 milhões de doses de vacinas Contra COVID 19 COVAXIN, da Bharat Biotech da Índia.
No dia 04 de janeiro de 2021, o governo do Amazonas impôs lockdown de 15 dias, atendendo determinação judicial, para frear avanço da COVID 19 que esgotou os leitos de UTI nos hospitais de Manaus.
O Brasil assistiu a um festival de aglomerações no Reveillon 2021, inclusive protagonizadas pelo presidente da República Jair Bolsonaro, que devem aumentar infecções, internações e mortes por COVID 19 em janeiro de 2021.
No dia 03 de janeiro de 2021, os EUA atingiram a marca de 350 mil mortes por COVID 19, 20 milhões de infecções e 4 mil mortes por dia.Autoridades já cogitam vacinar com meia dose para acelerar vacinação.
No dia 02 de janeiro de 2021, a ANVISA autorizou a FioCruz a importar 2 milhões de doses de vacinas contra COVID 19 Oxford/AstraZeneca.
foto:Reprodução Internet
No dia 31 de dezembro de 2020, a agência regulatória do Reino Unido autorizou o uso emergencial da Vacina Contra COVID 19 da Universidade de Oxford/Astra Zeneca.
No dia 28 de dezembro de 2020, a festa de Reveillon do jogador Neymar Jr, do Paris Santi Germain, a partida de futebol do influenciador digital Felipe Neto e a viagem da influenciadora e ex-BBB Thelma Assis para uma ilha com mais 7 amigas foram pautas de debates acirrados nas redes sociais por conta da Pandemia da COVID 19.
foto:reprodução Internet
foto:reprodução Internet
No dia 29 de dezembro de 2020, a Argentina começou a vacinar com a vacina cntra COVID 19 Sputinik V da Rússia, ainda sem dados de segurança e eficácia.
foto:reprodução Internet
No dia 27 de dezembro de 2020, a pneumologista da fundação Oswaldo Cruz, Margareth Dalcolmo, alertou que mesmo com vacina contra COVID 19, humanidade deverá seguir com uso de máscaras por pelo menos 2 anos.
fotos:Grup do Bem Estar e da Felicidade/DAF
No dia 28 de dezembro de 2020, 25 dos 27 países da Europa já tinham iniciado vacinação contra COVID 19 com o imunizante da Pfizer/Biontech.
fotos:reprodução Internet
No dia 27 de dezembro de 2020, o vice presidente do Brasil, General da Reserva Hamilton Mourão(PRTB) testou positivo pra COVID 19 e entrou em isolamento domiciliar.
foto:Reprodução Internet
Protestos em Manaus de comerciantes fizeram o governador do Amazonas, Wilson LIma(PSC), revogar o decreto de lockdown por 15 dias pra frear a terceira onda da COVID 19 o que na prática reabre o comércio não essencial em 28/12/20.
foto:Reprodução Internet
Vigilância Sanitária do estado de SP dispersou mais de 6 mil pessoas em festas clandestinas e aglomerações em serviços não essenciais que deveriam estar fechados no fim de semana entre os dias 25 e 27 de dezembro de 2020.
foto:Reprodução Internet
No dia 26 de dezembro de 2020, o governo da CHINA endureceu as restrições contra a circulação de pessoas em Pequim, pra frear a quarta onda da Pandemia da COVID 19.
foto:Reprodução Internet
A Partir de 28/12/20, pessoas acima de 60 anos vão tomar a vacina contra COVID 19 Sputinik V na Rússia, incluindo o presidente-ditador Vladimir PUtin, de 68 anos.
foto:reprodução InternetArgentina vai começar a vacinar população com vacina Sputinik V da Rússia, a partir de 29/12/2020.
foto:Reprodução INternet
O Laboratório Astra Zeneca que produz a vacina contra COVID 19 elaborada pela Universidade de Oxford, realiza testes clínicos fase 3 em parceria com a Universidade de Londres, para verificar a eficácia de terapia de anticorpos monoclonais contra o coronavírus, a serem aplicados em até 8 dias após a infecção pela COVID 19.Não se sabe por quanto tempo a proteção duraria.
foto:reprodução Internet
No dia 28 de dezembro de 2020, a Pfizer/Biontech adiaram a entrega de vacinas contra COVID 19 para Espanha e outros países europeus.Jstificativa:Problemas Logísticos.Alemanha reclama de oscilações de temperatura no transporte da vacina contra covid 19 da Pfizer que precisa ser conservada a 80 graus centígrados negativos.
foto:Reprodução Intenet
No dia 26 de dezembro de 2020, o CEO das Astra Zeneca, Pascal Soriot, em entrevista ao Sunday Times, afirmou que a empresa conseguiu atingir eficácia de 95% da vacina contra COVID 19 através de nova formulação.O Reino Unido deve aprovar o uso emergencial desta vacina Contra COVID 19 Oxford/Astra Zeneca no fim de 2020.
foto:Reprodução Internet
A Justiça da China condenou à 4 anos de prisão a ex-advogada e jornalista Zhang Zan, de 37 anos, por "causar distúrbios" (maneira como o regime totalitário e autocrático de Pequim se refere à oposição). Zhang Zan realizou postagens nas suas redes sociais sobre a situação caótica dos hospitais de Wuhan, epicentro original da Pandemia da COVID 19, em fevereiro de 2020. A China demorou para dar o alarme para a OMS sobre a eclosão das infecções causadas pelo Novo Coronavírus.O Médico chinês Li Wenliang, foi punido pela China após alertar nas redes sociais, em janeiro de 2020, sobre síndrome respiratória aguda grave desconhecida que já matava dezenas em Wuhan.Zhang Zan disse ao seu advogado que fará greve de fome para protestar contra a decisão da Justiça da China.
foto:reprodução Internet
O Governo de SP e o Instituto Butantan devem anunciar a eficácia da vacina contra COVID 19 Coronavac em 23 de dezembro de 2020.O Pedido para uso emergencial junto à ANVISA deve ocorrer logo depois.A Vacina contra COVID 19 da Cansino, rival e concorrente da SINOVAC, produtora da Coronavac, usa a mesma tecnologia tradicional de Vírus Inativado, e teve eficácia de 86% em ensaios clínicos nos Emirados Árabes Unidos, embora não tenha havido publicação científica.A Sinovac afirmou que seu imunizante teve boa segurança.
foto:Reprodução INternet
O Governo Federal do Brasil determinou, em 22/12/20, quarentena de 10 dias para pessoas que chegarem ao país do Reino Unido e de 20 dias para pessoas com antecedentes pessoais de infecção grave por COVID 19.
O STF e o STJ tentaram reservar doses de vacina contra COVID 19 junto à Fundação Osvaldo Cruz, numa clara tentativa de furar a fila da vacinação, que irá proteger primeiro grupos mais vulneráveis como profissionais da saúde, idosos, doentes crônicos, indígenas, quilombolas, professores e detentos.
México começa a dar Vacina Contra COVID 19 da Pfizer Biontech em 24/12/20.
A COVID 19 atingiu a Antártida. 36 pessoas na estação científica do Chile testaram positivo para o novo Coronavírus, em 21/12/20.
foto:Reprodução INternet
Estudo da UFRJ identificou nova linhagem do Coronavírus em circulação no Rio de Janeiro. Pode explicar maior contágio, mas não necessariamente maior gravidade.Publicação em 20/12/20.
O Cantor Matheus da dupla sertaneja Lucas e Matheus, morre, em 22/12/20, de Covid19, aos 57 anos.
No dia 22 de dezembro de 2020, o governo de SP determinou a regressão do estado à fase vermelha do Plano SP de reabertura da Economia nos dias 25,26 e 27 de dezembro de 2020 e 1,2 e 3 de janeiro de 2021, em que apenas serviços essenciais poderão funcionar. Na prática, o governador João Doria(PSDB-SP) atendeu as reivindicações dos comerciantes, bastante prejudicados até julho de 2020, e evitou fazer o que se esperava pela ala médica e saúde pública, um lockdown horizontal de pelo menos 15 dias, para reverter a avalanche de infecções, internações e mortes em dezembro e em janeiro de 2021.
foto:reprodução Internet
foto:reprodução Internet
No dia 21 de dezembro de 2020, o Mundo se preocupou com o anúncio do Reino Unido que identificou nova cepa ou linhagem do novo coronavírus com mutações que o deixaram ainda mais contagioso. A OMS se apressou em dizer que talvez as mutações desta variante do coronavírus não prejudiquem as vacinas contra COVID 19. Pesquisadores consideram esta variante do coronavírus especialmente mais perigosas para crianças e adolescentes. Vários países da Europa fecharam suas fronteiras para o Reino Unido.
foto:reprodução Internet
No dia 20 de dezembro de 2020, a atriz Nicette Bruno morreu de COVID 19, aos 87 anos, após ser infectada por visita de parente que não sabia que estava com o coronavírus.
foto:reprodução Internet
No dia 20 de dezembro de 2020, o o ministro da Saúde do Reino Unido disse que o Lockdown contra a COVID 19 deverá durar 2 meses e foi necessário porque uma nova cepa do novo coronavírus, mais contagiosa, estava fora de controle.Holanda e Bélgica barram vôos do Reino Unido.
foto:reprodução Internet
Os EUA reportam 6 casos de reações alérgicas graves após vacinação contra Covid 19 com imunizante da Pfizer/Biontech.
foto:reprodução Internet
Suiça é o primeiro país a autorizar o registro padrão para a Vacina cOntra COVID 19 da Pfizer/Biontech.
China diz qeu já aplicou mais de 1 mihão de doses da Vacina Contra COVID 19 Coronavac sem nenhum efeito colateral grave.
foto:reprodução Internet
No dia 18 de dezembro de 2020, a FDA autorizou o uso emergencial da Vacina Contra COVID 19 da Moderna.
No dia 18 de dezembro de 2020, a Itália, a Áustria e o Reino Unido impuseram Lockdown contra a COVID 19.
foto:reprodução Internet
No dia 17 de dezembro de 2020, o STF decidiu por 10 votos a 1 que a vacina contra COVID 19 no Brasil será obrigatória, que estados e municípios terão autonomia e que termo de responsabilidade poderá ser exigido.
foto:reprodução Internet
No dia 17 de dezembro de 2020, o governo de SP autorizou o retorno dos estudantes às aulas presenciais a partir de 1 de fevereiro para escolas estaduais e em 4 de fevereiro para as escolas municipais, mesmo em municípios paulistas que estejam na fase vermelha do Plano São Paulo de reabertura da economia. Neste caso, 35% dos estudantes poderão frequentar as escolas reabertas. Na fase amarela, 70% e na fase verde todos os estudantes deverão estar em sala de aula.
foto:reprodução Internet
No dia 17 de dezembro de 2020, o presidente da França Emanuel Macron foi infectado pela COVID 19 e entrou em isolamento domiciliar de 7 dias.Macron esteve em contato com diversas autoridades européias enste período, como os primeiros ministros de Portugal e Espanha, que também já estão isolados para evitar a propgação da COVID 19.
foto:reprodução Internet
Até 17 de dezembro de 2020, a vacina contra COVID 19 da Pfizer Biontech desenvolveu 4 casos de alergia em profissionais da saúde; 2 dos EUA e 2 do Reino Unido. Uma delas não possuia qualquer antecedente de reações alérgicas a alimentos ou medicamentos.As reações adversas mais comuns provocadas pela Vacina Contra COVID 19 são: Dor no local da aplicação(84%), Cansaço(63%), Dor de Cabeça(55%),Dor Muscular(38%),Calafrio(32%), Febre(14%).Estes efeitos indesejados aconteceram em testes clínicos com 70 mil pessoas. Talvez com a vacinação em milhões de pessoas, surjam reações adversas graves rara.Durante testes da vacina contra COVID 19, houve casos de Paralisia de Bell, paralisia dos nervos faciais periféricos, geralmente transitória e reversível, após infecções virais.
foto:reprodução Internet
Pesquisa da Universidade de Oxford publicada em dezembro de 2020 aponta que a Síndrome de Down aumenta em 10 vezes a chance de morte por COVID 19.
foto:reprodução Internet
O Secretário Municipal de Saúde de São Paulo Edson Aparecido foi infectado pela COVID 19 no dia 16 de dezembro de 2020.
foto:reprodução Internet
foto:reprodução Internet
No dia 16 de dezembro de 2020, o Governo Federal e o Ministério da Saúde apresentaram o Plano nacional de Vacinação Contra a COVID 19. O Governo Federal vai investir R$ 20 bilhões pra comprar toda e qualquer vacina segura e eficaz registrada pela ANVISA.Se a ANVISA autorizar o uso emergencial de qualquer vacina, será exigida assinatura de termo de consentimento esclarecido por parte de voluntários de grupos prioritários. Os grupos prioritários foram ampliados: profissionais da saúde, idosos, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, profissionais da segurança pública, professores, profissionais do sistema prisional e detentos. O prazo para distribuição da vacina do Ministério da Saúde para os Estados, após registro na ANVISA será de 5 dias. Vacinas de Oxford/Astra Zeneca, Janssen, Pfizer/Biontech; Moderna,Coronavac, Bharat foram contempladas.
No dia 16 de dezembro de 2020, a Pfizer enviou os resultados dos testes clínicos fase 3 à ANVISA, primeiro passo para o registro definitivo ou para a autorização de uso emergencial do seu imunizante contra a COVID 19.
No dia 14 de dezembro de 2020, o mundo contabilizava a marca de 72.5 milhões de casos e 1,61 milhões de mortes por COVID 19. Os EUA possuiam 16,3 milhões de casos e 300 mil mortes pela Covid 19. O Brasil tinha 6,9 milhões de casos e 182 mil mortes por COVID 19.
No dia 16 de dezembro de 2020, a Alemanha e a Coréia do Sul iriam impor Lockdowns rigorosos contra a expansão da COVID 19.
foto:reprodução Internet
No dia 14 de dezembro os EUA começaram a vacinar contra a COVID 19, Uma enfermeira de Nova Yorque foi a primeira a receber o imunizante da Pfizer/Biontech, aprovado pela FDA/CDC em 12 de deembro de 2020 para uso emergencial nos EUA, para pessoas acima de 16 anos, não gestantes.
foto:reprodução Internet
A Atriz Nicette Bruno, de 87 anos, está internada em estado gravíssimo, vítima de complicações da COVID 19, em UTI de hospital privado do Rio de Janeiro, em 14 de dezembro de 2020.
foto:reprodução Internet
No dia 14 de dezembro de 2020 a ANVISA avisou que o prazo para a conclusão do registro de vacina contra a COVID 19 no Brasil é de 10 dias e que não será considerado aval no exterior.
No dia 14 de dezembro de 2020, o o governo de SP e o Instituto Butantan informaram que adiarão a entrega do dossiê da Vacina contra Covid 19 Coronavac de 15 para 23 de dezembro de 2020, às vésperas do registro do imunizante na CHINA.
foto:reprodução Internet
No dia 13 de dezembro de 2020, o secretário do Ministério da Saúde, Élcio Franco atacou o governador de SP, João Dória, por ter cravado uma data para o início da vacinação contra COVID 19 com a CORONAVAC.
No dia 12 de dezembro de 2020, o Ministro do STF Ricardo Lewandowiski determinou que o governo Federal e o Ministério da Saúde teriam 48 hs. a partir de 14/12 para determinar início da vacinação contra COVID 19.
No dia 12 de dezembro de 2020, o Ministério da Saúde enviou ao Supremo Tribunal Federal seu plano nacional de vacinação contra COVID 19 (sem data de início), com priorização dos profissionais da saúde, idosos, doentes crônicos e asilados. A população carcerária foi excluída do documento, gerando protestos de 36 dos 150 cientistas e técnicos conusltados para a confecção do plano.
No dia 11 de dezembro de 2020, o Governo de SP proibiu a venda de bebida alcoólica por bares, restaurantes e lojas de conveniência após às 20 hs. A Associação de Bares e Restaurantes(ABRASEL) recorreu à Justiça.Ruas comerciais como 25 de março, José Paulino e ruas do Brás em SP estão lotadas de pessoas sem máscara para compras de Natal.
foto:reprodução Internet
O Ministério da Saúde reportou, em 10 de dezembro de 2020, o primeiro caso documentado de reinfecção pela COVID 19 no Brasil:uma médica de 37 de anos de Rio Grande do Norte, moradora de Natal, que também trabalha em João Pessoa.
foto:reprodução Internet
O Instituto Butantan de São Paulo começou o envase da vacina CORONAVAC em 10 de dezembro de 2020, com previsão para a fabricação de 1 milhão de doses da vacina/dia, 24 hs/dia, 7 dias por semana.
foto:reprodução Internet
Os EUA voltaram a bater recorde de mortes diárias pela COVID 19: mais de 3 mil de 9 para 10 de dezembro de 2020.
A Anvisa aprovou o uso emergencial de qualquer vacina contra COVID 19 segura e eficaz já aprovada por agências regulatórias estrangeiras consagradas como FDA dos EUA e suas análogas da Europa, China e Japão.O Fórum de Governadores do Brasil por sua vez, solicitou a aprovação do uso emergencial da Vacina contra COVID 19 da Pfizer/Biotech, já aprovada pela agência regulatoria do Reino Unido.
foto:reprodução Internet
foto:reprodução Internet
Bares e Restaurantes podem ser fechados pelo Governo De SP e pela Prefeitura de SP para frear a Segunda Onda da COVID 19 em dezembro de 2020. UTIs dos principais hospitais públicos e privados da cidade de SP estão com quase 100% de ocupação dos leitos de UTI.
foto:reprodução Internet
No dia 08 de dezembro de 2020, o Ministério da Saúde anunciou o contrato de intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina Contra COVID 19 da Pfizer/ Biontech. O Ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o governador de São Paulo bateram boca em reunião com os governadores que criticaram a arrogância e a ansiedade de João Doria em atropelar a ANVISA e o Programa Nacional de Imunizações, criado na década de 70 do século 20, após epidemia de meningite abafada pela ditadura militar.Pazuello disse que se a PFIZER pedir o uso emergencial da vacina contra COVID 19, o Brasil poderá começar a vacinar no fim de 2020 e em janeiro de 2021.Pazuello garantiu aos governadores que o Brasil tem cerca de 300 milhões de doses garantidas das diversas vacinas contra COVID 19, sem incluir a CORONAVAC, que São Paulo testa com o Instituto Butantan.
FOTOS:REPRODUÇÃO iNTERNET
O Reino Unido emitiu alerta internacional após reportar 2 casos de Alergia após doses da vacina contra COVID 19 da Pfizer/Biontech.
FOTO:REPRODUÇÃO iNTERNET
Técnicos da ANVISA encontraram incoformidades na fábrica de vacinas contra COVID 19 da SINOVAC, na China, produtora da CORONAVAC.
Eficácia da Vacina contra COVID 19 da Sinopharm da China é de 86%, afirma autoridade sanitária dos Emirados Árabes Unidos.
FOTO:REPRODUÇÃO iNTERNET
Foi diagnosticado primeiro caso de Síndrome de Guillain Barré associado à COVID 19.
A vacina contra COVID 19 da Astra Zeneca/Universidade de Oxford é contestada nos EUA pela falta de transparência nas informações dos testes apesar da eficácia de 70% ter sido publicada pela revista científica LANCET.
O ator Marco Ricca, de 58 anos, está na UTI da Clínica São José por COVID 19 grave, no Rio de Janeiro, que tem 500 pessoas na fila de UTI de hospitais públicos.
FOTO:REPRODUÇÃO iNTERNET
SSanta Casa de SP atinge 100% de leitos de UTI ocupados por COVID 19 grave.
No dia 07 de dezembro de 2020, o Mundo tinha 66 milhões de casos confirmados de COVID 19 e 1,6 milhões de mortes. O Brasil contabilizava a triste marca de 177 mil mortes e 6,6 milhões de casos.
O Estado de SP tinha mais de 1,4 milhão de casos e 43 mil mortes pela COVID 19. E a cidade de São Paulo registrava a marca de quase 600 mil casos e 16 mil mortes pela COVID 19.
No dia 07 de dezembro de 2020, o Governo de SP anunciou o plano de vacinação pra COVID 19. Início em 25 de janeiro de 2021 para 1,5 milhão de profissionais de saúde, quilombolas e indígenas.Até 28 de março de 2021,7,5 milhões de idosos entre 60 e mais anos serão vacinados.4 milhões de doses da vacina Coronavac serão reservadas para profissionais de saúde de outros estados do Brasil. Mais de 54 mil profissionais serão envolvidos na logística que terá investimento de R$ 100 milhões.A Coronavac é fabricada pela Sinovac da China, cujo fundador admitiu, em 2016, à Justiça Chinesa ter pago propina à Agência Regulatória local para aprovar outras vacinas. Em testes fase 1 e 2, já publicados na revista Lancet, a Coronavac teve 97% de eficácia e baixos níveis de efeitos colaterais leves. Fase 3 em curso também no Brasil a cargo do Instituto Butantan que também fabricará a vacina contra Covid 19 Coronavac após registro da ANVISA.
foto:reprodução Internet
A ONU voltou a reafirmar a importância de manter escolas abertas durante a pandemia da COVID 19, como Japão, Coréia do Sul, Nova Yorque e vários países da Europa, como França, Alemnha e Reino Unido.
foto:reprodução Internet
No Brasil, o movimento Escolas Abertas questiona o fechamento das escolas desde março de 2020 e exige a reabertura das escolas e a volta às aulas presenciais com base em estudos científicos que apontam menor risco de infecçãoe transmissão por crianças e na deterioração do aprendizado e da saúde mental de crianças e adolescentes.
foto:reprodução Internet
No dia 01 de dezembro de 2020, a Pfizer/Biontech e a Moderna pediram à Agência Européia de Medicamentos autorização para uso emergencial de suas vacinas contra a COVID 19.
foto:Reprodução Internet
No dia 01 de dezembro de 2020, o Brasil debatia seu plano de vacinação contra COVID 19 e os grupos prioritários a serem vacinados. O Ministério da Saúde já adiantou que vacinará cerca de um terço da população brasileira, cerca de 80 milhões de pessoas, entre grupos mais vulneráveis ao novo Coronavírus, como idosos e profissionais de saúde. Além disso, parece improvável a oferta de vacina contra COVID 19 com tecnologia de RNA mensageiro, como as da Pfizer e Moderna, que exigem congelamento a 80 graus negativos, o que dificultaria logística de distribuição e armazenamento em país continental e quente como o Brasil.
foto:Reprodução Internet
O Governo de SP colocou todo o estado na fase amarela do Plano São Paulo de Reabertura da Economia, a partir de 1 de dezembro de 2020, um dia após a vitória de Bruno Covas(PSDB) nas eleições municipais 2020.Haverá diminuição da capacidade de recepção de clientes e redução do horário de funcionamento do comércio.Sanitaristas e Epidemiologistas criticaram atraso e timidez das medidas.
foto:Reprodução Internet
85% das famílias brasileiras defendem o retorno das aulas presenciais em 2021.Escolas foram fechadas no Brasil desde março de 2020.
foto:Reprodução Internet
A Prefeitura de Nova Yorque reabriu escolas na segunda onda da Pandemia da COVID 19 após fortes pressões de vários setores da sociedade que criticaram o fechamentos das mesmas apesar da manutenção de bares e restaurantes, muito mais críticos e perigosos em relação á infecção pelo novo coronavírus.
foto:Reprodução InternetReportagem da CNN aponta que a CHINA escondeu dados da Pandemia da COVID 19 ainda em dezembro de 2020, subnotificou infecções e mortes e censurou gestores e profissionais de saúde que denunciaram a existência da Síndrome Respiratória Atípica que mais tarde foi chamada de COVID 19.O Médico Chinês Li Wenliang foi censurado por ter alardeado a gravidade da pandemia e morreu logo depois.
foto:Reprodução Internet
No dia 28 de novembro de 2020, o Mundo tinha mais de 60 milhões de casos e 1,4 milhão de mortes pela COVID 19.Os EUA tinham mais de 13 milhões de casos e 260 mil mortes pela COVID 19. O Brasil tinha mais de 6,2 milhões de casos e 173 mil mortes pela COVID 19.
O Governo Federal do Brasil, pressionado pelo STF, vai apresentar um plano de vacinação pra todo o Brasil, a partir de dezembro de 2020,mas adiantou que nem todos receberão a Vacina Contra a COVID 19, como no esquema de vacinação contra a Gripe.
No dia 27 de novembro de 2020, o candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos(PSOL) testou positivo pra COVID 19, o que provocou o cancelamento do último debate eleitoral, que ocorreria na TV Globo, com seu adversário Bruno Covas(PSDB), atual prefeito da cidade de São Paulo.Boulos teria se infectado após contato com a deputada federal Sâmia Bonfim(PSOL-SP).Segundo pesquisa IBOPE de 26/11, Covas tem 47% de intenções de voto em SP , contra 40% de Boulos.
foto:Reprodução Internet
No dia 27 de novembro de 2020, o governo do Reino Unido anunciou que pediu à Agência Reguladora Sanitária que avalie a Segurança e a Eficácia da Vacina Contra COVID 19 da Universidade de Oxford/Astra Zeneca após polêmica sobre a eficácia de 62% com duas doses inteiras e de 90% com meia dose seguida por dose plena. Outra dúvida é a eficácia desta vacina em idosos.
foto:Reprodução INternet
No dia 30 de novembro de 2020, o Governo de SP deve recuar a flexibilização do isolamento social e frear a reabertura da economia, em virtude da segunda onda da COVID 19 que aumentou a ocupação dos leitos de UTI em hospitais públicos e privados.O questionamento do porquê aguardar o segundo turno das Eleições 2020 para tomar providências constrange o governador de SP João Dória, já que os membros do Comitê de Contingenciamento da COVID 19 já sugeriram, há 7 dias, fechar bares, baladas, cinemas, teatros para frear a COVID 19 em novembro de 2020, mas foram enfáticos em deixar escolas reabertas.
foto:Reprodução INternet
Festas de Fim de Ano e Natal, reta final das Eleições, Férias Escolares, Verão e Calor devem fazer a segunda onda da COVID 19 explodir no Brasil em dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021.
foto:Reprodução Internet
A Europa e os EUA preparam Vacinação Contra COVID 19 a partir de 10 de dezembro de 2020, quando a FDA dos EUA deve autorizar o uso emergencial da Vacina Contra COVID 19 da Pfizer/Biontech.
Pesquisa da Associação Brasileira dos Estabelecimentos Privados de Educação no Brasil revelou que 90% das escolas particulares não tiveram casos de COVID 19 após a volta das aulas presenciais em outubro de 2020.
foto:reprodução Internet
No dia 25 de novembro de 2020, o Mundo passou a marca de 60 milhões de casos de COVID 19 e 1,4 milhão de mortes pela COVID 19. o Brasil tem, na mesma data, 6,1 milhão de caos e 171 mil mortes. Os EUA superaram 12 milhões de casos de COVID 19 e 250 mil mortes.
No dia 23 de novembro de 2020, a Universidade de Oxford e a farmaceutica Astra Zeneca divulgaram a informação de que a eficácia de sua Vacina Contra a COVID 19 era de 90% após meia dose seguida de dose completa. Quando administradas duas doses completas, a eficácia caiu para 62%.
foto:Reprodução Internet
No dia 24 de novembro de 2020, o Instituto Gamaleya de Moscou anunciou que a eficácia da Vacina Contra COVID 19 Sputinik 5 é de 95%, mas os dados ainda não foram disponibilizados para a comunidade científica.
No dia 24 de novembro de 2020, a deputada federal Sâmia Bonfim(PSOL-SP) que participa da campanha de Guilherme Boulos à Prefeitura de SP nas Eleições Municipais de 2020, foi infectada pela COVID 19 e provocou uma diminuição do ritmo de campanha nas ruas da cidade de São Paulo.
No dia 23 de novembro de 2020, houve aumento nas taxas de ocupação de leitos de UTI por casos de COVID 19 grave nas principais capitais do Brasil, tanto em hospitais públicos como nos privados, sendo mais crítica a situação dos últimos.
No dia 22 de novembro de 2020, a Senadora Katia Abreu(PP-TO) foi internada no Hospital Sírio Libanês por conta de agravamento da COVID 19. Os atores e ativistas Lázaro Ramos e Taís Araújo foram infectados pelo novo coronavírus.O Brasil atingiu em 22 de novembro de 2020, a marca de 6 mihões de casos confirmados de COVID 19 e 170 mil mortes pela infecção do novo coronavírus.Cientista chefe da Operação Warp Speed, força tarefa dos EUA, que reúne médicos, pesquisadores, universidades e empresas com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de vacina contra COVID 19, Moncef Slaoui, prevê início de vacinação nos EUA em meados de dezembro e reinício de uma vida quase normal para os EUA em maio de 2021.
fotos: Reprodução Internet
No dia 18 de novembro de 2020, o Mundo atingiu a marca de 55 milhões de casos de COVID 19 e 1,4 milhão de mortos.Os EUA tinham 11 milhões de casos e 240 mil mortes.O Brasil atingiu 5,9 milhões de casos e 167 mil mortes pela covid 19.
foto:Reprodução Internet
No dia 18 de novembro de 2020, a Pfizer anunciou o fim da fase 3 de ensaios clínicos de sua Vacina contra a Covid 19 com tecnologia de RNA mensageiro. Afirmou que a mesma induziu imunidade em 95% dos 41 mil voluntários e com baixos efeitos colaterais ou reações adversas.A PFIZER disse que irá solicitar o uso emergencial nos EUA e Europa.O Inconveniente é que a vacina da PFIZER custará cerca de US$ 20 a dose e exigirá congelamento de 80 graus negativos para manter sua qualidade, o que dificulta ou inviabiliza a logística de distribuição em países continentais e em desenvolvimento, como o Brasil.
A SINOVAC, que desenvolve VaCINA Contra a Covid 19 testada no Brasil pelo Instituto Butantan de SP, publicou resultados das fases 2 e 3 de seus ensaios clínicos na Revista Científica Lancet que revelaram 97 % de eficácia.
A Prefeitura de Nova Yorque fechou suas escolas numa tentativa de frear a segunda Onda da COVID 19 em 18 de novembro de 2020. Os EUA registram recordes diários de mortes e casos por COVID 19 em novembro: 150 mil casos novos e 1.600 mortes em 24 horas.
Escolas Privadas de SP fecharam após surto de COVID 19 em 18 de novembro de 2020.
Focos de COVID 19 tem sido diagnosticados em times de futebol brasileiros como Palmeiras, Santos e Atlético Mineiro em novembro de 2020.
No dia 15 de novembro de 2020, hospitais da rede pública de São Paulo registraram aumento de internações hospitalares por COVID 19, assim como já verificado na rede privada.É a comprovação de uma Segunda Onda da COVID 19 que assusta a Europa e o Mundo. Mesmo assim, o governo do Estado de SP e a Prefeitura de SP seguem omissos, mais preocupados com a reeleição de Bruno Covas(PSDB-SP).
foto:Reprodução Internet
A BionTech, parceira da Pfizer em elaboração de vacina contra COVID 19 com eficácia de 90% na indução de Imunidade, acredita que a Pandemia da COVID 19 só possa estar controlada no fim de 2021.
A Vacina da Moderna é 94,5% eficaz contra a COVID 19, segundo resultados preliminares de estudos de fase 3, divulgados pela empresa.
foto:Reprodução Internet
Os EUA registraram 1 milhão de casos novos de COVID 19 em sete dias, em 16 de novembro de 2020.
O Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanon Ghebreyesus, alertou que apenas Vacina Contra COVID 19 não controlará Pandemia. Distanciamento, Higiene e Máscaras seguem vitais.
Alemanha aprova mais restrições à aglomeração e circulação de pessoas para tentar frear Segunda Onda da COVID 19 em 16 de novembro de 2020.
Estudo da Itália descobriu que o novo Coronavírus já circulava no país em setembro de 2019.
O Candidato mais votado à Prefeitura de Goiânia, Maguito Vilela(MDB-GO), de 71 anos foi novamente intubado, após piora do quadro de COVID 19 grave. Maguito está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em SP.
foto:Reprodução Internet
No dia 11 de novembro de 2020, diversas reportagens de meios de comunicação do Brasil alertaram para segunda onda da COVID 19 na cidade de São Paulo, às vésperas do primeiro turno das eleiçoes municipais 2020, previsto para 15 de novembro. Segundo diversos profissionais de saúde que trabalham em hospitais privados da grande São Paulo, desde o fim de outubro, houve aumento de internações hospitalares por COVID 19 grave, com a ciência da Prefeitura de São Paulo, que não tomou quaisquer providências, como fechar bares, restaurantes, academias de ginástica, locais de maior risco para o contágio da COVID 19, segundo pesquisa da Universidade de Stanford, divulgada em novembro de 2020.
Arte/foto:DAF
No dia 11 de novembro de 2020, laudo do Instituto Médico Legal confirmou que a morte do voluntário dos testes da CORONAVAC ocorreu em decorrência de intoxicação exógena por opióides, sedativos e álcool, não podendo ser associada à vacina contra COVID 19 elaborada pela SINOVAC da China e mparceria com o Instituto Butantan de São Paulo.
foto:reprodução Internet
No dia 10 de novembro de 2020, a ANVISA liberou a retomada dos testes da Vacina CORONAVAC, elaborada pela SINOVAC da China em parceria com o Instituto Butantan ligado ao Governo do Estado de São Paulo.
A Rússia divulgou que sua Vacina Contra COVID 19 teria 92% de eficácia. A Comunidade Científica internacional vê este anúncio com ressalvas já que estudos científicos da fase 3 não foram publicados e revisados.
O Ministro do STF Alexandre Moraes testou positivo pra COVID 19 assim como o Ex-Governador do Estado do Rio de Janeiro Luís Fernando Pezão(MDB) e o Senador Luís Carlos Heinze(PP-RS), em 10/11/20.
Os Estados Unidos registraram recorde de casos e mortes pela COVID 19 em novembro de 2020: Mais de 200 mil casos e mil mortes em 24 horas. O Presidente Eleito, o democrata Joe Biden, criou força tarefa de médicos e epidemiologistas, incluindo a brasileira Luciana Borio, para enfrentar a COVID 19 como prioridade de seu mandato, contestado pelo atual presidente Donald Trump, que questiona o resultado eleitoral na Justiça.
A Segunda Onda da COVID 19 castiga severamente a Europa em novembro; Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Grécia recorrem novamente a Lockdowns e intensificam obrigatoriedade do uso de Máscaras.Protestos pipocam contra as restrições.
São Paulo tem aumento de internações hospitalares por COVID 19 em hospitais particulares em novembro de 2020, no que poderia se configurar como o início de uma segunda onda da COVID 19.
NO dia 09 de novembro de 2020, a ANVISA suspendeu os testes da Vacina Contra a COVID 19 da China Coronavac realizados em parceria pelo Instituto Butantan ligado ao Governo do Estado de São Paulo. O Presidente do Instituto Butantan soube da suspensão pelos meios de comunicação e exigiu explicações que só chegariam no dia 10 de novembro de 2020. O Contra Almirante e Médico Antônio Barra, presidente da ANVISA, alegou problemas de comunicação entre o Butantan e a Anvisa provocados por ataque Cibernético aos sistemas operacionais do Ministério da Saúde. Assim, a notificação de Evento Adverso Inesperado Grave( que jornalistas apuraram tratar-se de suicídio de homem voluntário de São Paulo de 33 anos) foi realizada pelo Butantan no dia 06 de novembro, mas foi efetivamente recebida pela ANVISA no dia 09 de novembro, quee diante da falta de maiores detalhes, optou, guiada pelo princípio da prevenção, por suspender os testes da CORONAVAC. No dia 10 de novembro, o Presidente Jair Bolsonaro, manifestou-se no Twitter, afirmando , sem provas, que a CORONAVAC provocava mortes, invalidez e anomalias. No dia 10 de novembro de 2020, houve coletivas do Instituto Butantan e da ANVISA, que, ao final, ainda mantinha a suspensão dos testes do imunizante, que tinha data de 20 de novembro para chegada à São Paulo de lote com 120 mil doses.
foto:Reprodução Internet
No dia 09 de novembro de 2020, as empresas de farmácia e biotecnologia dos EUA e ALemanha, Pfizer e Biontech anunciaram que sua vacina contra COVID 19 desenvolveu imunidade de 90% 28 dias após a primeira dose e 7 dias após a segunda dose. Provável registro para distribuição emergencial nos EUA e Alemanha poderá ocorrer até dezembro de 2020. Estão programadas 50 milhões de doses em 2020, suficientes para imunizar 25 milhões de pessoas.Dificuldade logística é que esta vacina da Pfizer/Biontech exige refrigeração em menos 80 graus centigrados.
foto:Reprodução Internet
No dia 05 de novembro de 2020, a Dinamarca determinou lockdown após detectar presença do novo Coronavírus em fazenda de criação de visons infectados por linhagens mutantes do SarsCov2. Cerca de 17 milhões de visons terão que ser sacrificados.
fotos:reprodução Internet
No dia 03 de novembro de 2020, o Mundo contabilizava a triste marca de 48 milhões de casos e 1,21 milhões de mortes pela COVID 19. Os Estados Unidos que vivem a mais polarizada e disputada eleição presidencial de sua história entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden, tem 9,3 milhões de casos e 232 mil mortes pela COVID 19. O Brasil vem a seguir com 5,6 milhões de casos e 161 mil mortes pela COVID 19.
foto/Arte:DAF
No dia 03 de novembro de 2020, o Imperial College de Londres alertou que a taxa de transmissão(R0) da COVID 19 no Brasil voltou a aumentar e ultrapassar a marca de 1 atingindo 1,01, ou seja, 100 infectados pelo novo coronavírus no Brasil infectam 101 pessoas suscetíveis na primeira semana do mês de novembro de 2020, numa progressão geométrica, criando tendência de alta perigosa, que deve se acirrar com a proximidade de férias e festas de fim de ano.
A Segunda Onda da COVID 19 obrigou Alemanha, França, Portugal, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Itália, Espanha adotarem novo Lockdown total ou parcial o que provocou alguns protestos populares em novembro de 2020.
Os EUA assistem a um avanço da Pandemia da COVID 19 às vésperas das eleições presidenciais em 03 de novembro de 2020, o que deve beneficiar o candidato democrata Joe Biden, opositor do atual presidente e também candidato à reeleição, o republicano Donald Trump, negacionista convicto da gravidade da Pandemia da COVID 19.
No dia 03 de novembro de 2020, 300 mil alunos do ensino médio do estado de São Paulo retornaram às aulas presenciais. Ao todo, São Paulo tem 3,4 milhões de estudantes. O Secretário Estadual da Educação de SP, Rossieli Soares, pretende tornar obrigatório o ensino presencial para o ensino médio ainda em novembro.
A Prefeitura do Rio de Janeiro liberou,de forma opcional, as aulas presenciais para os estudantes das escolas municipais a partir de 3 novembro, assim como a permanência de banhistas na faixa de areia das praias cariocas.
No dia 31 de outubro de 2020, os parques municipais e estaduais de São Paulo voltaram a funcionar também aos finais de semana.
No dia 25 de outubro de 2020, O mundo atingiu a marca de 43,4 milhões de casos de COVID 19 e 1,2 milhão de mortes. OS EUA enfrentam segunda onda da Pandemia e lideram as estatísticas de Casos(8,7 milhões) e de mortes pelo Novo Coronavírus.(226 mil). O Brasil sofre com a falta de seriedade no enfrentamento da doença e paga o preço com mais de 5,4 milhões de casos e 158 mil mortes.
No dia 25 de outubro de 2020, a Universidade de Oxford e o laboratório Astra Zeneca divulgaram resultados de sua vacina contra a COVID 19 na fase 2 que comprovaram Segurança e Eficácia do imunizante contra a COVID 19 também entre pessoas idosas.
No dia 25 de outubro de 2020, a Prefeitura de São Paulo anunciou a reabertura dos Parques Municipais aos finais de semana a partir de 31 de outubro de 2020, 7 meses após seu fechamento.Escolas seguem fechadas.
foto:DAF/GBE
No dia 22 de outubro de 2020, o Mundo Contabilizava a marca de 41, 6 milhões de casos confirmados de COVID 19 e 1,2 milhões de mortes pela doença causada pelo novo coronavírus. Os EUA lideram as tristes estatísticas com 8,4 milhões de casos e 223 mil mortes. O Brasil vem a seguir com 5,3 milhões de casos e 156 mil mortes.
Um médico de 28 anos do Rio de Janeiro, voluntário dos testes da Vacina contra a COVID 19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório Astra Zeneca e testada pela Fio Cruz faleceu em 21 de outubro de 2020 de COVID 19. Ele teria recebido placebo e não uma dose de vacina.
O Senador Arolde de Oliveira(PSD-RJ), aliado do governo Bolsonaro, negacionista da gravidade da Pandemia da COVID 19 e crítico do isolamento social morreu em 21 de outubro de 2020 de infecçao pelo novo Coronavírus.
O Presidente Jair Bolsonaro desautorizou o Ministro da Saúde General Eduardo Pazuello, que está infectado pela COVID 19 desde 20 de outubro de 2020.Pazuello havia se comprometido a comprar 46 milhões de doses da Vacina Coronavac, desenvolvida pela empresa de biotecnologia da CHINA e testada pelo Instituto Butantan. Bolsonaro garantiu que não permitirá a compra da Coronavac.
A Segunda onda da Pandemia da COVID 19 provoca necessidade de novo isolamento social em diversas cidades da Europa em outrubro de 2020.
A capital de Amazonas, Manaus, vive uma segunda onda da COVID 19 com aumento de internações hospitalares e mortes.
O Prefeito de São Paulo, Bruno Covas(PSDB-SP), candidato à reeleição, autorizou o retorno às aulas presenciais do Ensino Médio das Escolas Municipais a partir de novembro.
No dia 12 de outubro de 2020, o Mundo contabilizava a triste marca de 37,7 milhões de Casos de COVID 19, 1,1 milhão de mortes. Os EUA lideram o ranking, com 7,8 milhões de casos e 215 mil mortes. O Brasil vem a seguir com 5,1 milhão de casos e 151 mil mortes.
Para o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, CDC, os lugares mais perigosos para o contágio da COVID 19 são: Restaurantes(40,9%), Consultórios Médicos e Odontológicos(24%) Salóes de Beleza(15%)bares e lanchonetes(8,5%) e academias de ginástica(8%).
O Estado de São Paulo autorizou quase 75% da população a voltar a frequentar Cinemas, Teatros, Museus, Espetáculos em 9 de outubro. São quase 38 mil mortes pela COVID 19.
Estudos Científicos realizados por pesquisadores da Austrália chegaram a conclusão de que o SarsCov2 pode sobreviver até 28 dias em superfícies lisas como cartões de crédito, dinheiro e celulares. Uso de álcool líquido à 70% e exposição à radiação ultravioleta são formas de atenuar o problema. Infecção entre seres humanos continua a principal via de contágio.
A Pandemia da COVID 19 só poderá ser combatida de forma efetiva quando for encarada como um SINDEMIA, em que os Contextos Social e Ambiental também sejam analisados e tratados. Assim, Mudanças Climáticas e Desigualdades Sociais devem merecer atenção redobrada por parte de governos e sociedade civil, além da Ciência, enquanto uma vacina efetiva e segura contra a COVID 19 não chega e mesmo após seu advento.
foto/Arte: DAF
No dia 09 de outubro de 2020, a cidade de São Paulo foi autorizada a reabrir Cinemas, Teatros, Espetáculos e eventos com Até 600 pessoas, Museus, Bibliotecas e Parques aos finais de Semanas. Escolas seguem Fechadas.
fotos:Reprodução Internet
No dia 5 de outubro de 2020, o Mundo registrava a lamentável marca de 35,3 milhões de casos e 1,1 milhão de mortes pela COVID 19.OS EUA seguem líderes: 7,5 milhões de casos, 210 mil mortes. O Brasil tinha quase 5 milhões de infectados pelo Coronavírus e 147 mil mortes pela COVID 19.
No dia 05 de outubro de 2020, o presidente dos EUA, Donald Trump, que estava internado com COVID19 no Hospital Militar Walter Reed, em Washington, desde o dia 2 de outubro, onde recebeu coquetel de oxigênio, anticorpos e antivirais, pode receber alta médica, segundo seu médico pessoal. No dia 04 de outubro, Trump saiu do hospital em carro blindado para saudar seus apoiadores.
foto:Reprodução Internet
No dia 05 de outubro de 2020, o Rio Grande do Sul liberou a volta das aulas presenciais das escolas públicas e privadas.
No dia 01 de outubro de 2020, São Paulo liberou a volta das aulas presenciais de reforço escolar em 100 escolas estaduais e 2.300 escolas particulares.
No dia 01 e 02 de outubro de 2020, os pedidos de registro das Vacinas Contra a COVID 19 da Universidade de Oxford e da Sinovac foram realizados junto à ANVISA, respectivamente.
O Governador de São Paulo estimou a vacinação dos profissionais de saúde com a Coronavac em 15 de dezembro de 2020.
foto:Reprodução Internet
O Ministro da Saúde projetou a chegada da Vacina contra Covid 19 de Oxford/Astra Zeneca em janeiro de 2021.
Uma segunda onda da COVID 19 atinge em outubro de 2020, vários países da Europa, como Alemanha, França, Espanha, Reino Unido e várias cidades e estados Dos EUA e do Brasil. Em 5 de outubro de 2020, o prefeito de Nova Yorque, o democrata Bill de Blasio, cogitava LockDown de 1 a 2 semanas.
No dia 24 de julho de 2020 o Mundo contabilizava a a marca de 32 milhões de casos confirmados de COVID 19 e mais de 978 mil mortes. Os EUA lideram número de casos e de mortes: 6,9 milhões e 202 mil, respectivamente. Brasil tinha 4,6 milhões de casos e 140 mil mortes. O Estado de São Paulo voltou a registrar aumento de mortes em setembro após 5 semanas de quedas consecutivas nas mortes provocadas pelo Novo Coronavírus.Agora são 952 mil casos e 35 mil mortes.A Cidade de São Paulo também preocupa pelo aumento de mortes, com mais de 322 mil casos e 13 mil mortes.
arte/foto:DAFO Governo de SP anunciou a não reação adversa da CORONAVAC em estudo realizado na China com 50 mil voluntários em 94%. Além disso, há a intenção de vacinar grupos prioritários, como médicos e idosos já em dezembro de 2020 e toda a população do estado até fevereiro de 2021.
A Rússia anunciou o registro de uma segunda vacina contra a COVID 19, além da Sputinik 5, para outubro de 2020.A comercialização do antiviral Avifavir, chamado comercialmente de Coronavir, que teve uma pretensa capacidade de reduzir gravidade da COVID 19 em casos leves e moderados, segue em curso com governos de 17 países, incluindo o Brasil.
A ministra do STF Carmen Lúcia e o presidente da Câmara dos Deputados também foram infectados pela COVID 19 na cerimônia de posse de Luiz Fux na Presidência do STF.
O número de mortes mais que dobrou na Baixada Santista Paulista após o feriado de 7 de setembro, marcado por praias lotadas e com desrespeito às medidas de proteção contra a COVID 19, como o uso de máscaras e o distanciamento físico e social.
O Governo do Amazonas decidiu fechar bares e balneários em 24 de setembro de 2020, após aumento de casos e mortes. Escolas seguem abertas.
Pesquisa brasileira alerta que histórico de Dengue pode ajudar a contribuir para imunidade contra a COVID 19.
No dia 23 de setembro de 2020 a OPAS alertou que COVID 19 pode continuar a se propagar mesmo após a vacina.
A Prefeitura de São Paulo vai liberar o retorno de atividades culturais como teatro, cinema, museus e eventos a partir de 9 de outubro de 2020. Escolas seguem fechadas.O Governo do Estado de SP se manifestou contra a presença de público em partidas de futebol.
O Canadá e a a Europa Ocidental vivem segunda onda da Pandemia da COVID 19 que preocupa com afrouxamento das medidas de proteção e do isolamento social em setembro de 2020.
foto:Reprodução Internet
No dia 16 de setembro de 2020, o Mundo tinha quase 30 milhões de infectados pela COVID 19 e 1 milhão de mortos.O Brasil chegou a marca de 4,4 milhões de infectados pelo novo coronavírus e 134 mil mortes.
Os testes da Vacina Contra a Covid 19 da Universidade de Oxford e da farmacêutica Astra Zeneca foram retomados no Brasil e no Mundo após o nexo causal entre o imunizante e a reação adversa grave ocorrida em participante do Reino Unido, uma mielite transversa, ter sido descartado, por comitê de segurança independente.
Os presidentes da Câmara, do STF, do TST e os ministros do STJ Antônio Saldanha e Luis Felipe Salomão testaram positivo para COVID 19, após participarem da Posse de Luís Fux na Presidência do STF, em 10 de setembro de 2020.
Pesquisa da USP comprovou a infecção e morte de linfócitos pelo novo coronavírus em setembro de 2020.
No dia 15 de setembro de 2020, OMS, UNESCO, UNICEF reiteraram a importância da reabertura das escolas para acolher 900 milhões de estudantes que sofrem com ansiedade, depressão, desnutrição, obesidade, violência, abuso sexual, sedentarismo, suicídios, além dos prejuízos acadêmicos.
foto:Reprodução InternetNo dia 09 de setembro de 2020, o Mundo tinha 28 milhões de casos e 900 mil mortes pela COVID 19. Os EUA seguem como recordista de casos e mortes pela COVID 19: 6,4 milhões de casos e 191 mil mortes.Brasil tem 4,2 milhões de casos e 128 mil mortes pela COVID 19.
O Estado de SP apresentou queda de 22% das mortes pela COVID 19 em 30 dias entre agosto e setembro de 2020. São 870 mil casos e 32 mil mortes. Apenas Franca e Ribeirão Preto estão na fase laranja do isolamento social. 95% do estado de SP estão na fase amarela com reabertura autorizada de bares, restaurantes, academias de ginástica e salões de beleza.
No dia 08 de setembro de 2020, 200 escolas estaduais de São Paulo reabriram em 128 cidades como Sorocaba, São José dos Campos, Itu e Itapevi.Apenas 20% dos estudantes destas escolas foram autorizados a retornar às atividades presenciais de reforço escolar, plantão de dúvidas, laboratório de informática, atividades esportivas e culturais. Uso de máscara obrigatório, merenda seca, proibição de aglomerações e do uso de bebedouros, disponibilização de álcool em gel e sabonete para higiene das mãos, medição de temperatura corporal compõe algumas das medidas presentes do protocolo sanitário das escolas.
A Cidade de São Paulo apresentou queda de 37% das mortes pela COVID 19 em 30 dias entre agosto de setembro de 2020. São mais de 310 mil casos e 12 mil mortes. Outras 6 mil mortes estão sendo investigadas.A Prefeitura aguarda a terceira fase do Inquérito Sanitário para decidir se as aulas presenciais voltarão em 7 de outubro de 2020, como previsto pelo Plano São Paulo de Reabertura da Economia do Governo do Estado de São Paulo.
No dia 08 de setembro de 2020, o laboratório Astra Zeneca que desenvolve em parceria a Vacina Contra COVID 19 elaborada pela Universidade de Oxford do Reino Unido, suspendeu todos os testes clínicos fase 3, após reação adversa séria em participante do Reino Unido. Um Comitê de Segurança Externo avalia o que aconteceu: Não se sabe ainda se o efeito colateral é decorrente mesmo da vacina contra COVID 19.Por outro lado, o incidente mostra a seriedade e a idoneidade dos potenciais fabricantes da candidata à vacina, ainda que haja danos à credibilidade da imunização, já desgastada por movimentos anti vacina e pelo uso político eleitoral e geopolítico da mesma.
A Rússia, por sua vez, em 08 de setembro de 2020, liberou a Vacina Contra COVID 19 Sputinik 5 desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou, que acabou de iniciar os testes clínicos fase 3, em quantidade mais expressiva e diversa de seres humanos em setembro de 2020, para a população da Rússia em geral, o que é condenável do ponto de vista ético, legal e científico.Além disso, a Rússia alardeou que prepara versão infantil da Vacina contra a COVID 19.Paraná e Bahia irão testar a Sputinik 5 após publicação na revista The Lancet das fases 1 e 2.
No dia 29 de agosto de 2020, o Mundo registrava a lamentável marca de quase 25 milhões de casos e de 840 mil mortes pela COVID 19.Os EUA superaram as 180 mil mortes e os 5,8 milhões de casos. O Brasil tinha quase 120 mil mortes e 3,9 milhões de casos.
A China aprovou para uso emergencial desde julho de 2020 a vacina contra COVID 19 da Sinovac, a Coronavac, que está sendo testada no Brasil pelo Instituto Butantan de São Paulo.
A Rússia anunciou que irá aprovar uma segunda vacina contra a Covid19 em setembro de 2020. A outra, chamada de Sputinik 5, será testada no Brasil pelo Governo do Estado do Paraná, pelo Instituto Tecnológico.
Hong Kong registrou em agosto, o primeiro caso documentado de reinfecção pela COVID 19. Em Nevada, EUA, outros caso de reinfecção pelo novo Coronavírus.No Brasil mais de 20 possíveis casos de reinfecção são investigados.
A estratégia de prevenção segue a mesma: Higiene das Mãos, Uso de Máscaras, Distanciamento físico e social.
Uma Vacina Segura e Eficaz contra a Covid19 deve surgir no início de 2021, mas até que toda população mundial seja imunizada, a prevenção deve ser mantida.
Em 20 de agosto de 2020 são mais de 22,5 milhões de infectados e quase 800 mil mortos pela COVID 19 em todo o planeta Terra, mais de 3,5 milhões de infectados no Brasil e 112 mil mortes, mais de 700 mil infectados no Estado de São Paulo e quase 30 mil mortes. Dados que apontam para o desastre que a civilização humana gerou do ponto de vista Econômico, Político, Ecológico, Climático, Social, Tecnológico e Sanitário.Oportunidade inadiável para fazermos correções de objetivos e de processos.
No dia 26 de junho de 2020, a OMS anunciou que a vacina contra a COVID 19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, que será produzida pela empresa de biotecnologia Astra Zeneca, e que já está sendo testada no Brasil em SP e no RJ, é em junho de 2020, a mais adiantada e promissora, em relação às demais.
No dia 26 de junho de 2020, a Itália divulgou a detecção de mais de 10 focos de COVID 19 no país, inclusive em Roma. O Governo Italiano estuda retomar isolamento social mais rigoroso.Os EUA registraram neste mesmo dia recorde de casos novos da COVID 19 em 24 horas: 41.113 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Flórida, Califórnia, Arizona, Texas, Carolina do Sul puxam a alta.A Argentina quadruplicou os casos de COVID19 em junho de 2020 e estuda aplicar lockdown em Buenos Aires a partir de 1/7/20. O Ministério da Saúde da Inglaterra ameaçou restringir a circulação das pessoas após cenas de praias lotadas, ocorrêcia de festas sem distanciamento físico nem uso de máscaras e da comemoração da torcida do Liverpool, campeão da Premier League após 30 anos.
No dia 24 de junho de 2020, o Governo do Estado de SP anunciou possível volta às aulas em 08/9/2020, se todos os municípios do estado estiverem na fase amarela do Plano de Reabertura da Economia, com a transmissão da Pandemia da Covid 19 controlada e o sistema de Saúde íntegro e com a capacidade de resposta preservada. A reação de escolas, famílias e professores foi heterogênea. Alguns defenderam a medida em nome da segurança sanitária, outros criticaram em razão do prejuízo acadêmico e à saúde mental dos jovens.
No dia 23 de junho de 2020, a Pandemia da Covid 19, após devastar a Ásia, a Europa numa primeira onda, tem como epicentro a América, como focos nos EUA com mais de 2 milhões de casos e 120 mil mortes, no Brasil com mais de 1 milhão de casos e mais de 50 mil mortes.
foto:DAF
foto:DAF
foto:reprodução internet
No dia 21 de março de 2020, a COVID19 já registrava 978 casos e 11 mortes.O Brasil segue a evolução da Itália. Quarentena obrigatória e testagem em massa são vitais, mas o poder público hesita diante do prejuízo econômico e do desgaste político.A Prefeitura de SP determinou o fechamento dos parques municipais. O Governo de SP fez o mesmo em relação aos parques estaduais. O Ministro da Saúde revelou que o sistema de saúde no Brasil deve colapsar em abril. E que a Pandemia só deve arrefecer em setembro.
No dia 19 de março de 2020, o Brasil já registrava 621 casos confirmados e 7 mortes, todos pertencentes aos grupos mais vulnaráveis: idosos e doentes crônicos. A Camara dos Deputados aprovou o pedido de decretação do estado de Calamidade Pública solicitado pelo Governo Federal que também fechou as fronteiras terrestres com países da América do Sul. O Governo do Estado de SP recomendou o fechamento dos templos e igrejas. A Prefeitura de SP determinou o fechamento do comércio com exceção de bares, lanchonetes, restaurantes, farmácias, padarias e postos de gasolina.O Brasil precisa fechar ou restringir portos e aeroportos para desembarque de passageiros e restringir mais ou interromper os transportes de massa nas cidades. Há necessidade imperiosa de ampliar muito a testagem em massa que não vem sendo realizada no Brasil para todos os cidadãos. Está reservada apenas aos casos graves internados em hospitais. Esta medida contraria a Organização Mundial de Saúde(OMS) que recomendou testagem em massa e confinamento domiciliar maçiço e compulsório, fórmula bem sucedida adotada pela China, Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong e Japão. A OMS voltou atrás na contraindicação ao uso do Ibuprofeno na infecção pelo SARS COV 2. Apesar disso, ainda é recomendável usar alternativas menos controversas para dor e febre como Dipirona e Paracetamol.Instituto Robert Koch, da Alemanha, responsável pela prevenção e controle de doenças, aponta para possível continuidade da pandemia da COVID 19 por 2 anos, no pior cenário. Assim países que saírem da fase mais crítica da pandemia poderiam ser golpeados novamente, em nova onda de infecções pelo novo Coronavírus, até 70% da população mundial ser infectada.Pesquisas demonstraram que o novo coronavírus sobrevive no meio ambiente como plástico e aço inoxidável por até 3 dias.
fotos:reprodução Internet
No dia 18 de março foram confirmadas mais duas mortes pelo novo coronavírus pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, totalizando 3 os mortos pela Pandemia da COVID19 no Brasil. Todos os mortos eram pessoas acima de 60 anos confirmando a vulnerabilidade deste grupo etário.O Governo do Estado de SP determinou o fechamento de todos os shopping centers e academias de ginástica da região metropolitana de SP até o dia 23 de março. O Governo Federal em coletiva, admitiu a testagem positiva para a COVID19 de dois ministros, Augusto Heleno da Segurança Institucional, e General Bento das Minas e Energia, alcançando a marca de 18 infectados entre os membros da comitiva de Jair Bolsonaro que estiveram em encontro com o presidente dos EUA Donald Trump há alguns dias.O Governo do Estado do Rio De Janeiro suspendeu viagens intermunicipais à cidade do Rio de Janeiro. O Governo Federal fechou a fronteira do Brasil com a Venezuela. O Ministério da Economia determinou o pagamento de R$ 200 por mês para trabalhadores autônomos.A Itália teve 475 mortes em um único dia, recorde negativo e lamentável em todo o curso da pandemia.Donald Trump afirmou ter liberado cerca de US $ 500 bilhões de ajuda às famílias norte americanas.
foto:Reprodução Internet
No dia 17 de março a consolidação dos dados das secretarias estaduais de saúde alcançaram a marca de 301 casos confirmados da COVID19 no Brasil.Houve a confirmação da primeira morte no estado de São Paulo;um homem de 62 anos, hipertenso,diabético e com prostatismo.Era usuário de plano de saúde e estava internado em estado grave.Vários países do mundo fecharam suas fronteiras como Argentina,Chile,Uruguai,Paraguai,Colômbia,Bolívia, México, Canadá, países da União Européia e a China.O Brasil ainda hesita em fazer o mesmo e pode perder a oportunidade de impedir a explosão da fase exponencial da Pandemia que irá colapsar o sistema de saúde pública. A Comunidade da Saúde Pública brasileira pressiona autoridades das diversas esferas de poder a escalar as medidas de restrição à circulação de pessoas o que pode acontecer nos próximos dias.A OMS confirmou a contraindicação do uso do Ibuprofeno nos casos de COVID19.O Presidente dos EUA, candidato à reeleição,Donald Trump, voltou atrás e confirmou a gravidade da pandemia da COVID 19 no país, com mais de 5 mil casos confirmados e 91 mortes.A ALemanha teve,entre 15 e 16 de março de 2020, um pico de mais de 1000 casos confirmados.
foto:Reprodução Internet
No dia 16 de março de 2020,o Ministério da Saúde divulgou novo balanço da COVID19: são 234 casos confirmados, 2.064 casos suspeitos e dois estados com transmissão comunitária: São Paulo e Rio de Janeiro.O Governo do Estado de São Paulo estuda restrições a utilização do transporte publico como trens e metrô e a Prefeitura de São Paulo ensaia decretar estado de emergência.No mundo houve 7.074 mortes,sendo que 3.2017 na China,epicento da pandemia.Mensagem do Ministério da Saúde da França aponta para potenciais riscos na utilização do Ibuprofeno,princípio ativo do Alivium e do Advil,nas infecções pelo novo coronavírus(COVID19). Dipirona e Paracetamol seriam indicações mais seguros e eficazes.
foto:Reprodução Internet
No dia 14 de março de 2020, novo balanço oficial do Ministério da Saúde do Brasil apontou para 121 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e quase 1.500 casos confirmados, confirmando a progressão geométrica nesta fase de transmissão comunitária sustentada, em que não é mais possível identificar a origem do contágio.O craque português de futebol Cristiano Ronaldo afirmou que transformará as unidades hoteleiras de sua propriedade em hospitais para atender as vítimas da pandemia COVID 19 e emitiu nota em que exige que a "proteção da vida humana deve sobrepor-se aos outros interesses."
foto:Reprodução Internet
No dia 13 de março de 2020, houve a circulação da notícia de que o presidente da república Jair Bolsonaro testou negativo para coronavírus e de que os casos confirmados da doença COVID19 no Brasil alcançaram 151 pessoas.O Governo do Rio de Janeiro determinou suspensão das aulas da rede estadual e municipal de educação por 7 a 14 dias a partir de 16 de março de 2020. O Ministério da Economia estuda isenção tarifária para produtos como máscara e álcool gel.E a União deve liberar R$ 5 bilhões extras para o Ministério da Saúde utilizar no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.O Governo de São Paulo projeta 468 mil casos confirmados de COVID19, 48 mil casos graves, 11 mil muito graves que necessitarão de Unidade de Terapia Intensiva.
foto:Reprodução Internet
No dia 12 de março de 2020, o Brasil registrou o início da transmissão comunitária ou sustentada do novo coronavírus(SARS-COV 2019) causador da COVID19,a partir da confirmação de dois casos no Rio de Janeiro. Agora já são 73 casos confirmados. A Pandemia deve se alastrar de forma geométrica e atingir rapidamente a marca dos 1000 casos confirmados. A Previsão é que faltem leitos de UTI para os pacientes graves.Neste momento é fortemente desaconselhável viagens, aulas presenciais,reuniões, encontros coletivos, rodas de conversa, shows, comícios, missas e celebrações religiosas, espetáculos, passeios. Os idosos,doentes crônicos e pessoas imunodeprimidas são as vítimas mais graves e devem ser poupadas de exposição pública e interação social. A Higienização das mãos com água e sabão e álcool gel e o isolamento precoce das pessoas com quadros gripais e sintomas respiratórios são as medidas preventivas mais relevantes.O Presidente dos EUA,Donald Trump,em decisão controversa,determinou a suspensão de todos os voos da Europa para os EUA por 30 dia,com exceção do Reino Unido.A Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP) determinou a suspensão total de suas atividades até 29 de março de 2020, o que deve influenciar as demais universidades e escolas a fazerem o mesmo.O Ministério da Educação já fala em antecipação das férias escolares.
foto:Reprodução Internet
No mesmo dia 11 de março de 2020 em que a Organização Mundial de Saúde declarou que o novo coronavírus espalhou-se como uma pandemia pelo mundo, o que deve promover uma maior articulação das respostas sanitárias dos governos, o Ministério da Saúde do Brasil confirmou a existência de 52 casos confirmados(30 em SP) e 907 casos suspeitos.
foto:reprodução Internet
No dia 10 de março de 2020 subiu para 34 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil e para 893 os casos suspeitos.
No dia 07 de março de 2020, novo balanço do Ministério da Saúde aponta para 19 casos confirmados do novo coronavírus. São mais 3 casos no estado de São Paulo,1 no Distrito Federal, 1 no Rio de Janeiro e outro na Bahia.Uma mulher em estado grave está internada na UTI em Brasília.A Itália, um dos paises mais afetados pela epidemia, decretou a quarentena de 15 províncias, incluindo Milão e Veneza.A Argentina registrou a primeira morte em decorrência do novo coronavírus em toda a América Latina.Estado de Nova Yorque decretou estado de emergência após registro de novos casos confirmados do novo coronavírus.No dia 06 de março de 2020, a escola de elite Avenues, localizada na cidade de São Paulo,após ter ciência da testagem positiva para coronavírus de um de seus alunos recém chegado de Colorado/EUA, decidiu suspender atividades por tempo indeterminado.Parece que a epidemia começa a perder força no epicentro, a China, com o surgimento de menos casos novos confirmados a cada dia.
foto:Reprodução Internet
No dia 6 de março de 2020, o Ministério da Saúde divulgou mais um balanço sobre a epidemia do novo Coronavírus COVID19; Agora, são 13 os casos confirmados e 768 os casos suspeitos. O estado de São Paulo é o mais afetado com 10 casos confirmados. Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro possuem registro de 1 caso confirmado cada.A universidade Johns Hopkins dos EUA divulgou a informação que a epidemia do novo coronavírus já infectou 100.347pessoas em todo o mundo.A China,epicentro da epidemia, é o mais afetado dos países por casos e mortes. A seguir vem Coréia do Sul,Irã e Itália.
fotos: Reproducao internet
No dia 13 de fevereiro, nova atualização da epidemia do novo coronavírus revelou que o microorganismo é mais resistente fora do corpo humano que se imaginava e por isso, a epidemia pode demorar mais para ser debelada:65.246 casos no mundo, 1489 mortes. Na China, 64.739 casos, 1.487 mortes. Apenas duas mortes fora da China, uma nas Filipinas,outra no Japão.Brasil monitora 6 casos suspeitos.
No dia 11 de fevereiro de 2020, novo balanço da Organização Mundial de Saúde sobre a epidemia do novo coronavírus revelou que a doença já ceifou 1.017 vidas na China e infectou mais de 43 mil pessoas no mundo. O Brasil investiga 7 casos suspeitos.34 pessoas são mantidas sob quarentena na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, oriundas do epicentro da epidemia chinesa, a cidade de Wuhan.A Epidemia do novo Coronavírus pressiona e desgasta a liderança do primeiro ministro chinês Xi Jin Ping.Especialistas apontam que pico da epidemia deve ocorrer no fim de fevereiro de 2020.
foto:Reprodução Internet
No dia 08 de fevereiro de 2020 a China confirmou a morte de 723 pessoas e a infecção de 34.598 pelo novo Coronavírus. O Brasil investiga 8 casos suspeitos.
No dia 06 de fevereiro de 2020, a epidemia do novo Coronavírus a partir da China ja havia matado mais de 560 pessoas e infectadas outras 28 mil.Empresas aéreas da França e da Alemanha suspenderam vôos para a China Continental sob protestos de Beijing. A epidemia do novo Coronavírus já é considerada a mais cara dos últimos tempos em relação a prejuízos econômicos.
No dia 05 de fevereiro de 2020, a mais recente atualização da epidemia do Coronavírus dava conta que já são 491 mortes na China, 1 morte nas Filipinas, 24.363 casos confirmados na China, 13 casos suspeitos no Brasil. No mesmo dia 05 de fevereiro de 2020, um avião da Força Aérea Brasileira partiu com destino a Wuhan para resgatar cerca de estudantes brasileiros que deverão passar por quarentena de 18 dias na base aérea de Anápolis, em Goiás, após o retorno ao Brasil. A Tripulação militar deve ficar de quarentena, igualmente. A epidemia do novo coronavírus parece estar mais contida no continente Chinês e parece ser menos letal que outras epidemias virais como H1N1. Terapia antiretroviral usada para pacientes HIV+ tem tido êxito no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
foto:reprodução Internet
No dia 04 de fevereiro de 2020, a epidemia do novo Coronavírus havia feito 426 vítimas fatais e infectado mais de 20 mil e 600 pessoas em todo o mundo. No Brasil, o governo federal, pressionado pelos meios de comunicação e pelo Congresso, concordou em enviar um avião da Força Aérea Brasileira para resgatar 35 estudantes brasileiros residentes em Wuhan, epicentro da epidemia.Na China, o médico oftalmologista Li Wenliang que emitiu, em 30 de dezembro de 2019, para seus estudantes, em rede social chinesa, para grupo privado, um alerta de que moradores de Wuhan haviam sido internados na unidade de saúde local por suspeita de pneumonia similar a SARS(síndrome da angústia respiratória grave), responsável por grave epidemia na China em 2003, foi punido pelas autoridades políticas e policiais e terminou infectado pelo novo coronavírus.
fotos:reprodução CNN
No dia 01 de fevereiro de 2020, assim estavam os números da epidemia do novo Coronavírus: 305 mortes(304 na China), 14.300 infectados no mundo. a Primeira morte fora do território chinês foi notificada pelas Filipinas. O Ministério da Saúde do Brasil admitiu 16 casos suspeitos.8 no estado de São Paulo.
No dia 30 de janeiro a epidemia de Coronavírus bateu recorde: 9.600 infectados em 19 países e 213 mortes, todas na China, epicentro da tragédia de saúde pública, a partir da cidade de Wuhan.A Organização Mundial de Saúde, após longa hesitação, resolveu decretar estado de Emergência Global.O Brasil mantém apenas alertas em relação à doença. As principais cidades da China estão desertas em virtude do medo da epidemia de Coronavírus.
foto:AFP
Epidemia de Coronavírus teve balanço atualizado em 28 de janeiro de 2020: Já são 170 mortos e 7.700 pessoas infectadas. O Brasil investiga 9 casos suspeitos. A mortalidade desta epidemiade coronavírus, cerca de 2% dos infectados, é menor que a epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave(SARS) ocorrida em 2002, que matou 10% dos pacientes infectados.
foto:Reprodução Internet
Após a China admitir a explosão de casos confirmados de infecções por Coronavírus que ultrapassaram a marca de 4.500 e 106 mortes, o Ministro da Saúde do Brasil Henrique Mandetta não aconselhou viagens a China e revelou a existência de 3 casos suspeitos em território nacional: Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.Além Disso, passou a classificação de risco no Brasil de baixo para iminente um antes da emergência de Saúde Pública, decretado quando há casos confirmados em circulação.
foto:Reproduçao Internet
No dia 27 de janeiro de 2020, a China atualizou o balanço da epidemia provocada pelo Coronavírus: 81 mortes, mais de 2700 infectados. A Organização Mundial de Saúde admitiu erros em seus últimos relatórios e elevou o risco da epidemia para alto em nível internacional. Anteriormente, a OMS havia classificado a possibilidade da epidemia de Coronavírus se espalhar para além da Ásia como moderada.
Na noite de 23 de janeiro de 2020 a China atualizou o número de mortos pela epidemia do novo coronavírus de Wuhan: 26 pessoas perderam as vidas e mais de 897 foram infectadas. Apenas 35 se curaram.E França e Estados Unidos confirmaram dois casos cada um.A Doença atingiu ainda Tailândia, Coréia do Sul, Japão, Taiwan, Cingapura, Arábia Saudita, Vietnã e Nepal.
No dia 23 de janeiro de 2020, foi divulgada a informação de pesquisa publicada no Journal of Medical Virology por cientistas chineses de que muito provavelmente a cobra é o animal hospedeiro da cepa de coronavírus 2019-nCov causadora da epidemia a partir de Wuhan que já matou 17 pessoas e infectou mais de 540.Os chineses tem o hábito, em algumas regiões, de ingerir carne de cobra.Além da cobra, o morcego também costuma ser o receptor natural dos coronavírus.
No dia 22 de janeiro de 2020, autoridade sanitárias da China reconheceram, pela primeira vez a gravidade da epidemia provocada pelo coronavírus, que já infectou 540 pessoas na China e vários países da Ásia, EUA e até no Brasil((há um caso suspeito em Belo Horizonte, Minas Gerais, procedente de Xangai).O Coranavírus é responsável por um quadro clínico parecido com o da gripe marcado por dores no corpo, febre, tosse, desconforto respiratório mas pode ter como complicações insuficiência respiratória após pneumonia e morte. Lembra muito a epidemia de Síndrome de Angústia Respiratória Grave(SARS) ocorrida em 2002, a partir da China, que causou a morte de 700 pessoas.Não existe vacina ou tratamento específico. Apenas medidas de prevenção como higienização das mãos com álcool gel 70%., diagnóstico precoce dos casos e seu isolamento, diminuição dos deslocamentos de pessoas, evitação de visitação de locais com animais vivos, uso de máscaras, e comunicação sistemática da doença e formas de prevenção para a população.