#Meningite #DoençaMeingococica #Meningococo #Surto #Epidemia #Infectologia #Saúde #SaúdePública #Medicina #PromoçãodaSaúde #Jornalismo #Eleições2022 - A Cidade de São Paulo, em 2022, teve 3 surtos de Meningite. Na Zona Sul, no Pari e adjacências e entre agosto e setembro, na Zona Leste da capital do Estado de SP. A meningite é uma inflamação do tecido que reveste o cérebro e pode ser causada por infecções virais e bacterianas, além de doenças auto imunes ou cânceres. Os sinais e sintomas mais comuns da meningite são: febre, dor de cabeça, rigidez da nuca, sonolência, confusão mental,fotofobia(sensibilidade à luz), fonofobia(sensibilidade ao som), náuseas, vômitos, diarréias, manchas avermelhas na pele(petéquias, sinal de gravidade). Recém Nascidos, Crianças, Adolescentes são mais afetados. Mas a meningite pode atingir adultos e idosos. Os adolescentes podem ser grandes transmissores da Meningite, que é transmitida por gotículas de saliva. Assim, Vacina, Máscara, Higiene, Distanciamento e Ventilação são prevenção eficaz das Meningites. De 20 a 25% das pessoas infectadas e acometidas pelas meningites podem morrer, em virtude da gravidade da doença e da demora para o início do tratamento antibioticoterápico, no caso das Meningites Bacterianas. Todos e Todas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde do SUS pra verificar sua vacinação contra as Meningites.

A Cidade de São Paulo, em 2022, teve 3 surtos de Meningite. Na Zona Sul, no Pari e adjacências e entre agosto e setembro, na Zona Leste da capital do Estado de SP.Uma mulher de 42 anos, moradora da Zona Leste de SP, Morreu.9 pessoas morreram na capital de SP em 2022 e 702 vidas foram ceifadas em todo o Brasil neste ano.


A meningite é uma inflamação do tecido que reveste o cérebro e pode ser causada por infecções virais e bacterianas, além de doenças auto imunes ou cânceres.
Os sinais e sintomas mais comuns da meningite são: febre, dor de cabeça, rigidez da nuca, sonolência, confusão mental,fotofobia(sensibilidade à luz), fonofobia(sensibilidade ao som), náuseas, vômitos, diarréias, manchas avermelhas na pele(petéquias, sinal de gravidade).



Recém Nascidos, Crianças, Adolescentes são mais afetados. Mas a meningite pode atingir adultos e idosos.
Os adolescentes podem ser grandes transmissores da Meningite, que é transmitida por gotículas de saliva.
Assim, Vacina, Máscara, Higiene, Distanciamento e Ventilação são prevenção eficaz das Meningites.



De 20 a 25% das pessoas infectadas e acometidas pelas meningites podem morrer, em virtude da gravidade da doença e da demora para o início do tratamento antibioticoterápico, no caso das Meningites Bacterianas.
Todos e Todas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde do SUS pra verificar sua vacinação contra as Meningites.Os Profissionais da Saúde tem prioridade por estarem mais expostos.

fotos:Reprodução Internet