#Covid19 #Vacina #VacinaBivalente #Coronavírus #Saúde #SaúdePública #Jornalismo #Medicina #Infectologia #SaúdeColetiva #PromoçãodaSaúde #Idosos #Envelhecimento - No dia 27 de fevereiro de 2023 a cidade de SP começou a vacinar idosos acima de 70 anos, indígenas e quilombolas, imunossuprimidos e idosos em instituições de longa permanência com a quinta dose da vacina bivalente contra COVID 19 da Pfizer, eficaz contra a variante Omicron e suas subvariantes. E as pessoas idosas acima de 60 anos poderão receber o reforço vacinal contra o coronavírus a partir de 6 de março de 2023.

 No dia 27 de fevereiro de 2023 a cidade de SP começou a vacinar idosos acima de 70 anos, indígenas e quilombolas, imunossuprimidos e idosos em instituições de longa permanência com a quinta dose da vacina bivalente contra COVID 19 da Pfizer, eficaz contra a variante Omicron e suas subvariantes. E as pessoas idosas acima de 60 anos poderão receber o reforço vacinal contra o coronavírus a partir de 6 de março de 2023.

foto:Reprodução Internet

No dia 15 de fevereiro de 2023, o governador de SP Tarcisio de Freitas(União Brasil) sancionou lei estadual que derruba a obrigatoriedade do passaporte de vacina contra COVID 19. No mesmo  dia, o presidente da Anvisa, Barra Torres defendeu o uso de máscara contra COVID 19 e a Fiocruz alertou cuidados contra a Covid 19 por conta do Carnaval.




Em fevereiro de 2023, Brasil tem alta de casos e internações por COVID19 causada por infecções geradas pela variante XBB do Coronavírus em SP e RJ, prinicipalmente. Especialistas acreditam que cenário deve piorar após Carnaval, com aumento das aglomerações e redução das medidas de proteção.




Pesquisas científicas de 2023 apontam que uso de cigarros eletrônicos, os chamados vapers, aumentam gravidade da COVID 19 em jovens previamente saudáveis, corroborando com alerta já emitido pela ciência de que os vapers são grande problema de saúde pública e que devem ser proibidos pela legislação.

fotos:Reprodução Internet





Em janeiro de 2023, o Japão registrou aumento das mortes por COVID 19, a maioria de pessoas idosas com comorbidades. Especialistas alegam que a baixa imunidade coletiva, o surgimento de novas variantes do coronavírus e a redução das restrições à aglomerações e o fim da obrigatoriedade do uso das máscaras são as causas mais prováveis para o aumento da mortalidade. No Brasil, Carnaval deve fazer explodir número de casos, internações e mortes nos próximos dias de fevereiro de 2023.

foto:Reprodução Internet

No dia 02 de fevereiro de 2023, a Prefeitura de São Paulo irá vacinar as crianças entres 6 meses e 3 anos com doses pediátricas da vacina contra COVID 19 e oferecer reforço para as crianças entre 5 e 11 anos vacinadas com 2 doses da vacina contra COVID 19.

foto:Reprodução Internet


No dia 30 de janeiro de 2023, a OMS manteve a Covid 19 como Emergência de Saúde Global.

foto:Reprodução Internet

No dia 27 de janeiro de 2023, o Ministério da Saúde do Brasil informou que oferecerá a quinta dose da vacina contra Covid 19 para idosos acima de 60 anos, pacientes com comorbidades, indígenas e quilombolas e profissionais de saúde a partir de 27/02/23.


foto:Reprodução Internet

Em 16 de janeiro de 2023, a Justiça do Estado de SP concedeu liminar acabando com a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ambientes fechados da USP que havia sido determinada em novembro de 2022. Na sentença, o magistrado, provocado por solicitação de estudante da própria universidade pública paulista, ponderou que há a necessidade de seguir as diretrizes do Ministério da Saúde que flexibilizou  o uso de máscaras com a melhora dos indicadores da COVID 19 em 2022 no Brasil. A USP disse que irá recorrer da decisão monocrática que ainda irá para o plenário do Tribunal de Justiça de SP.


foto:Reprodução Internet

Em Janeiro de 2023, o Ministério da Saúde na Gestão Nísia Trindade, determinou dose de reforço da vacina contra Covid 19 para crianças maiores de 5 anos.



Em Janeiro de 2023, a China afrouxa mais restrições contra a COVID 19 e sofre inspeção da OMS que denuncia maquiagem das estatísticas chinesas.





Em Janeiro de 2023, EUA tem epidemia de internações e mortes por COVID 19 causadas pelas subvariante Kraken ou XBB1.5 Previsão é que Europa e América Latina sejam impactadas ainda em janeiro de 2023.

 


Em Dezembro de 2022, as mortes por COVID 19 no Brasil aumentaram 21%. segundo o Ministério da Saúde.

fotos:Reprodução Internet


No dia 22 de dezembro de 2022, a Anvisa aprovou a venda do antiviral Molnupiravir para o setor privado. O Molnupiravir deve seu usado logo após o diagnóstico da COVID 19, em casos leves emoderados, sem necessidade de oxigenioterapia, com risco de gravidade ou de internação em UTI, por no máximo 5 dias. Gestantes epuérperas devem evitar a medicação.

 




A OMS revelou estar preocupada com mais de 5 mil mortes por dia na China em decorrência de nova onda da COVID 19. O País tem sistema de saúde precário e não cobriu toda a população idosa com doses de reforço da vacina contra o Coronavírus.

 


A Fiocruz alertou em 22 de dezembro de 2022 que 22 dos 27 estados da federação do Brasil apresentavam alta de casos de COVID 19 e Gripe.


fotos:Reprodução Internet


Em dezembro de 2022, hospitais de SP registram alta de 95% no atendimento de casos confirmados de COVID 19. E casos graves de COVID 19 em crianças de até 2 anos sobem 21% no Brasil. Especialistas estão certos que COVID19 terá pico em janeiro de 2023. Vacinas bivalentes chegam ao Brasil em dezembro de 2022 e devem ser distribuídas só em janeiro de 2023.




fotos:Reprodução Internet


Em novembro de 2022, a China vive mega protestos contra a Ditadura de Xi Jin Ping, contra a política COVID19 Zero que obriga milhões de pessoas a ficarem confinadas em prédios em megacidades com XinJian e Shenzen. Protestos de maior magnitude contra Xi Jin Ping aconteceram após incêndio em prédio em Xinjian que causou vítimas por estarem confinadas por conta das políticas públicas contra a COVID19. Após a tragédia, autoridades locais afrouxaram restrições. São as primeiras manifestações massivas contra a Ditadura de Xi Jin Ping em décadas de poder.







fotos:Reproduçao Internet


O Ministério da Saúde do Brasil anunciou que os primeiros lotes das vacinas bivalentes da Pfizer de tecnologia de RNAM atualizadas para combater as subvariantes Ômicrons do Coronavírus devem chegar ao Brasil em dezembro de 2022 e que a Pfizer revelou que a imunidade conferida pelo imunizantes é maior em pessoas acima de 55 anos.




No dia 25 de novembro de 2022 a Anvisa determinou retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos do Brasil em virtude do avanço da Covid 19. O Mesmo aconteceu no estado e na cidade de SP que serão obrigados a exigir uso de máscaras no transporte público a partir de 26 de novembro de 2022. O Ex jogador da Seleção Brasileira de Futebol Ronaldo Fenômeno testou positivo para Covid 19 no Catar, país sede da Copa do Mundo de 2022.





No dia 18 de novembro de 2022, a Fiocruz alertou para a alta de Síndrome Respiratória aguda grave incluindo COVID 19 em 12 estados do Brasil. No mesmo dia, a Prefeitura de SP anunciou que irá distribuir 1 milhão de máscaras em terminais de ônibus. A Secretaria Estadual de Educação de SP voltou a recomendar o uso de máscaras no interior das escolas por conta de alta da COVID 19.