No dia 14 de setembro de 2025, um dos maiores gênios da Música Mundial, o alagoano Hermeto Pascoal, morreu, aos 89 anos, deixando pra trás uma trajetória arrebatadora de encantamento, poesia, improvisação e criatividade e um legado inestimável pros amantes da arte e da música.
foto:Reprodução Internet
Hermeto Pascoal, ou o "Bruxo", apelido que dava conta de sua inventividade em fazer sons e músicas com absolutamente tudo como garrafas, facas, garfos, pratos, brinquedos, panelas, chaleiras, corpos de animais e de seres humanos e sua absurda capacidade de improvisar com arranjos e orquestração, começou a ficar mais conhecido no Brasil com o Quarteto Novo em 1960 mas sempre foi mais respeitado internacionalmente. Miles Davis o considerava um dos melhores músicos do mundo.
foto:Reprodução Internet
Hermeto Pascoal tocou com os maiores artistas de sua geração e deixou gravadas músicas antológicas como Música da Lagoa. Tocava com maestria vários instrumentos musicais como saxofone, acordeon, flauta e piano.
foto:Reprodução Internet
Hermeto Pascoal era albino, enxergava mal, tinha baixa visão e era estrábico. Mas sua visão da música alcançou dimensões inimagináveis até pra músicos que não tem nenhuma doença ocular.
fotos:reprodução internet
Hermeto Pascoal,o gênio da Música que o Brasil ainda não reconheceu nem descobriu. De Alagoas p/ o Mundo.Considerado por Miles Davis o melhor.