No dia 20 de novembro de 2025, o presidente Lula indicou pra vaga aberta pela saída do ministro do Supremo Tribunal Federal(STF) Luis Roberto Barroso, o advogado geral da união Jorge Messias, de 45 anos. Jorge Messias é advogado formado pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPe), mestre e doutor em Direito pela Universidade de Brasília(UnB), ex-subprocurador de assuntos juridicos do Governo Dilma Roussef(em que ficou conhecido após vazamento da ligação telefonico entre Dilma e Lula em que Dilma diz que o Bessias iria entregar a Lula a sua nomeação como ministro pra escapar da prisão pela Operação Lava Jato), ex procurador do Banco Central e do BNDES, atuou também como secretário de regulação do Ministério da Educação.
foto:Reprodução Internet
Jorge Messias é evangélico, pertence a denominação batista em que atua como diácono.
foto:Reprodução Internet
Suas manifestações como advogado geral da união apontam que é a favor da regulação estatal das redes sociais e empresas de tecnologia, que encara o aborto como problema de saúde pública, mesmo sendo evangelico, é a favor da determinação dos curriculos escolares pelo Estado, da proteção social minima aos trabalhares de empresas por aplicativo e contra a exigencia de CLT pra todos esses trabalhadores.
A indicação de Jorge Messias ao STF faz com o Governo Lula com imensos problemas de governabilidade na Câmara dos Deputados, abra outra frente de desgaste agora no senado já que o presidente desta casa Davi Alcolumbre(União-AP) era a favor do nome do senador Rodrigo Pacheco(MDB-MG). Davi Alcolumbre rompeu com o líder do governo no Senado< senador Jaques Wagner(PT-BA) e vai tentar atrapalhar a aprovação de Jorge Messias na sabatina que o senado deve fazer pra chancelar seu nome.
Movimentos de igualdade de Gênero e Raça detonaram a escolha de Messias. Não há ministro preto no STF . Carmem Lúcia é a única mulher magistrada do STF.

