Consulta Viva









No dia 25-01-13,  o Grupo do Bem Estar e da Felicidade e Roda do Amor do Rio Pequeno promoveram o evento Consulta Viva, no Páteo do Colégio. Através de uma performance e roda de conversa com depoimentos  foi mostrado que:
  • Saúde Pública está sendo tratada quase que exclusivamente com muita medicação terapias alternativas comprovadamente eficazes não são    utilizadas  
  • pacientes (denominados usuários) das Unidades Básicas de Saúde  dizem:  "os profissionais não nos olham na cara, não nos examinam, só olham resultados de exames e prescrevem remédio, não conversam, não nos escutam. " 
  • quando se fala na marcação de consultas e exames a queixa é geral. Há uma demora de meses e até de ano, principalmente quando se trata de consulta com especialista e exames mais complexos. E que em muitas vezes quando  a marcação acontece, o local é em outra região muito distante da casa do usuário, que ás vezes não tem condições de se  locomover. 
  Soma-se ainda: a falta de orientação e estimulação para atividade física e lazer, alimentação saudável.

As pessoas reclamam e muitas vezes perdem a paciência, com razão, e partem para agressão verbal ou até física. E deixam de lado  os canais competentes por absoluta falta de conhecimento. Desconhecem a existência do Conselho Gestor da Unidade Básica de Saúde. Que é um espaço democrático em que os usuários, os trabalhadores e o gestor (governo) participam para planejar, controlar, fiscalizar e avaliar as ações e serviços executados, sempre obedecendo os princípios do SUS  (Sistema Único de Saúde). A composição é a seguinte: 50% de representantes dos usuários, 25% de representantes dos trabalhadores e 25% de representantes do gestor. A escolha dos conselheiros é feita através de eleição direta a cada dois anos. Nas reuniões mensais qualquer usuário da Unidade de Saúde pode participar apresentando reclamações, sugestões.  Também pode  e deve ser procurada  a ouvidoria da prefeitura.
     
     Para provocar as mudanças tão necessárias, nós cidadãos devemos não só fazer reivindicações mas :                               
  • participar ativamente dos Conselhos, como             conselheiros ou como usuários 

  • participar de grupos da comunidade ajudando a identificar problemas e apresentar sugestões.

  • cobrar dos políticos as promessas feitas durante a campanha eleitoral. 

  • participar das  Plenárias da Saúde, realizadas na Câmara Municipal

OUVIDORIA Município de SP

(11)33614443 ou (11) 33614445
ouvidoriasaude@prefeitura.sp.gov.br

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