Vejam o que está acontecendo na Assistência á Saúde


Abaixo para conhecimento mensagem de Daniel Aymoré Ferreira, médico comunitário em 19-02-2013. 


Olá, Cidadãos e Cidadãs Paulistanas!

Venho a este espaço mais uma vez denunciar a truculência e o autoritarismo que ainda graçam em nosso país e em nossa cidade de São Paulo:(esta mensagem também foi endereçada ao Ministério Público de SP,Ao Conselho Municipal de Saúde, à Secretaria Municipal de Saúde, à Controladoria Geral do Município de São Paulo, ao Sindicato dos Médicos de SP, e ao Conselho Regional de Medicina de SP)

Ontem às 7 hs, fui demitido. Há 5 meses trabalhava como médico na Unidade Básica de Saúde Cidade Patriarca, na zona Leste, sob a gerência de Organização Social de Saúde SECONCI. O Motivo da demissão : ter trabalhado todos os dias, de forma assídua e ter observado os princípios e diretrizes do SUS. E mais:  ter questionado a falta de participação dos trabalhadores e dos usuários no dia a dia da unidade. E a falta maior: ter denunciado o regime despótico e totalitário que está vigente na unidade há 3 anos. Não há diálogo com os trabalhadores e usuários. Fui advertido algumas vezes por conversar com usuários na sala de espera. Não há reuniões técnicas e gerais há meses. Não existe trabalho em equipe autêntico. Apenas profissionais com saberes, experiências, motivações e interesses diversos que trabalham de forma isolada.O prejuízo é de todos. O Estresse e a Tristeza dos profissionais é visível. A insatisfação da população usuária, também. A Oficina de Alimentação Consciente Vida e Sabor, que após muita insistência nossa e da população,  foi criada no dia 28/12(data em que a adesão da população é improvável), tem sucesso de público, mas não tem
apoio na sua divulgação. Os pacientes encaminhados à Acupuntura e à Fisioterapia eram direcionados ao serviço de enfermagem.Como é público e como foi noticiado pela mídia, existem mais de 600 mil encaminhamentos médicos pendentes em São Paulo. Pacientes com solicitação de exames eram impedidos de coletá-los em virtude de faltas recorrentes de tubos para coleta. O que gerava necessidade de remarcação de consultas para solicitar novamente os mesmos e para checar seus resultados. Retrabalho e desperdício do dinheiro público.Por diversas vezes, pacientes queixaram-se, em consulta, da falta de medicamentos básicos na farmácia da unidade e das do entorno da comunidade. O agendamento de 4 pacientes por hora, além de encaixes, evidencia a linha de produção em que se transformou o SUS, com forte pressão pelo aumento da produtividade dos profissionais com perceptível declínio da qualidade, do afeto e do HUMANO, que deveria prevalecer.Antes da abertura da unidade, há fila. Um dos motivos: quem chega primeiro é atendido primeiro. Então, para que existe agenda? A unidade não se relaciona adequadamente com a comunidade. Diretor de escola municipal esperou mais de hora para ser recebido pela gerência e foi orientado a enviar memorando para a secretaria municipal de educação que poderia (ou não) estabelecer a parceria solicitada para evento no fim do ano passado...Não há divulgação e apoio à participação comunitário no Conselho Gestor, que é completamente desconhecido para a maioria das pessoas. Detalhe: nosso trabalho apresentava ampla aprovação popular e atraía moradores das regiões vizinhas. Recebemos pedidos comovidos da população usuária para que características de nossa postura (que não são mais que obrigação de qualquer servidor público, tais como assiduidade, pontualiadade, cordialidade e humanismo), pudessem prevalecer e permanecer.

Mas estamos na LUTA, com Alegria, de Injustiça em Injustiça até a MUDANÇA! O Caminho é A META! Ninguém Educa Ninguém! Mudar é difícil, mas Mudar é Possível! E o Abraço Também Cura!

Convido a todos e a todas a participarem e divulgarem oportunidades Democráticas para fazermos funcionar as Políticas Públicas Brasileiras em São Paulo, com qualidade e Humanismo:


1.Fórum Suprapartidário para uma SP Saudável e Sustentável- hoje, 19/02, às 19 hs. Câmara Municipal de SP. Vamos debater o Plano diretor da Cidade! Participem! Divulguem!

2. Bárbara- Médica é removida para o interior da Alemanha Oriental, em virtude de suas posições políticas. Quarta, 20/02, 19:30 hs. ponto de encontro, Cine Livraria Cultura, Conjunto Nacional, Avenida Paulista.

3.Oficina de Alimentação Consciente Vida e Sabor- 22/02, às 14 hs, em frente à UBS Cidade Patriarca, Rua Frederico Brotero, 22. Acesso fácil: descer na estação Patriarca-linha vermelha. Tomar o MicroÔnibus Vila Nhocuné, que tem ponto em frente à UBS. Quem puder e quiser, leve cartazes e apitos! Vamos compartilhar uma Dieta Desintoxicante e revitalizante e uma receita de Salada Tropical! Ato em Defesa do Diálogo no SUS-mesmo horário e local!

4.Lançamento do documentário sobre a Vida e a Obra de Ai Wei Wei, no domingo,24/02, às 19 hs. No MIS! Ai Wei Wei é um artista chinês, preso em seu país, não pode viajar ao exterior, por sua independência política em relação ao governo da China;

5.Conselho Gestor da UBS Cidade Patriarca- toda primeira segunda feira do Mês às 14 hs, Rua Frederico Brotero, 22, sala 06. Proxima reunião em 04/03, às 14 hs.Acesso fácil pelo Metrô. Vide item 4. Participem! Divulguem! Todas as irregularidades da UBS Cidade Patriarca podem e dever ser questionadas pelos trabalhadores, usuários e interessados em contribuir com a Cidadania!

6. Conselho Municipal de Saúde, 14/03, às 14:00, na Secretaria Municipal de Saúde, Rua General Jardim, esquina com Rua Araújo, centro de Sâo Paulo!

Manifestem-se ! Ajam! Atuem!

OUVIDORIA Município de SP
(11)33614443 ou (11) 33614445
ouvidoriasaude@prefeitura.sp.gov.br

MINISTÉRIO PÚBLICO de SP
dh@mp.sp.gov.br

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SP
cmssp@prefeitura.sp.gov.br


O que me incomoda não é a violência dos opressores, mas o silêncio dos oprimidos.

A Revolução somos Nós!

Daniel Aymore Ferreira
Educador Popular, Médico Comunitário e Artista/Ativista da Democracia Participativa
www.twitter.com/grupodobemestar
www.facebook.com/rodadoamordoriopequeno