Parque Augusta sem Prédios na Luta pela Criação do Parque Fazenda da Cachoeira em Vinhedo.

No dia 06 de setembro de 2014, a partir das 9 horas houve uma mobilização pela criação do Parque da Fazenda Cachoeira em Vinhedo, interior de São Paulo.




O Movimento que Defende o Parque Augusta Sem Prédios e a Rede Novos Parques SP se solidarizaram com os ativistas do Parque Fazenda Cachoeira. O Parque Augusta, apesar da Sanção do Prefeito Haddad no Natal de 2013, segue fechado, abandonado e ocioso há 253 dias.




Roda de Conversa na Estação Ferroviária de Vinhedo, Dinâmica de Grupo, Coleta de Desejos e Caminhada até o Parque Fazenda Cachoeira agradaram todos os presentes e propiciaram criação de grupos de trabalho e a indicação de assembléia a ser realizada todas as quartas feiras, às 19 hs, na Praça Santana, centro de Vinhedo.




Atualmente de propriedade da Companhia Fazenda Cachoeira, essas terras pertenceram à senhora Leontina Monteiro de Barros Swales, falecida aos 103 anos de idade em 2005, filha do Barão e da Baronesa de Arari.


Vejam o vídeo do Parque da Fazenda Cachoeira fechado e ameaçado pela especulação imobiliária: 


Possui instalações  como  casarão de 1.800m², com hospedagem em 13 dormitórios, sala de leitura, sala de jantar, cozinha e cinco banheiros. 
Os 200 metros em torno da casa-sede que fazem parte do tombamento feito pelo Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.
Ao todo, a propriedade abrange uma área de 1milhão e 700 mil metros (86 alqueires), possui 11 nascentes e é cortada pelas águas dos Córregos Bom Jardim e Monte Alegre. 








Em reunião entre a Prefeitura de Vinhedo e a Companhia Fazenda Cachoeira, nome atual da ex-empresa Gálatas S/A Empreendimentos e Participações, proprietária da Fazenda Cachoeira, na segunda-feira, dia 21 de julho de 2014, aconteceu a  proposta apresentada ao prefeito Jaime Cruz(PV-Vinhedo), através da potencial doação de cerca de 800 mil m² de terras incluindo a sede da Fazenda Cachoeira, para que, em contrapartida, a Prefeitura possa encaminhar, a partir de modificações legislativas e administrativas necessárias, autorização para implantação de um empreendimento residencial da Companhia Fazenda Cachoeira, antiga Gálatas S. A.
Vereadores da Oposição e Ambientalistas posicionaram-se contra. Existe petição eletrônica para barrar esta operação no AVAAZ:
https://secure.avaaz.org/po/petition/Prefeitura_de_Vinhedo_Parque_Ecologico_da_Fazenda_Cachoeira/share/?new


A Associação contra a Urbanização da Serra dos Cocais também é crítica do projeto de loteamento da Fazenda da Cachoeira:

http://serradoscocais.blogspot.com.br/

O Livro Ruralidades em Transformação: Agricultores, Caseiros e Moradores de Condomínios de André Pires, conta a transformação da Cidade de Vinhedo,passando pelo momento em que não era  um município, mas apenas um distrito de Jundiaí, chamado Rocinha, mesmo nome da Estação Ferroviária da época, com economia agrícola cafeeira, até atingir a situação atual com grande crescimento demográfico puxado pelo avanço da especulação imobiliária constatado pelo grande número de condomínios residenciais.

http://books.google.com.br/books?id=2Y9DX3rlVsgC&pg=PA4&lpg=PA4&dq=ruralidades+em+transforma%C3%A7%C3%A3o,+andr%C3%A9+pires,+annablume&source=bl&ots=ivWZMJPylO&sig=ADFAPXX0x3fuQ9XO984PyioMLTs&hl=pt-BR&sa=X&ei=10EPVIvoOIi4ggTQuID4BA&ved=0CDQQ6AEwAw#v=onepage&q=ruralidades%20em%20transforma%C3%A7%C3%A3o%2C%20andr%C3%A9%20pires%2C%20annablume&f=false

Muitas pessoas, descendentes de quilombolas, estão ameaçadas de despejo pela empresa Gálatas, atual Companhia Fazenda Cachoeira. 

fotos: Parque Fazenda Cachoeira/Rafa Gabani