A Verdade sobre a FOSFOETANOLAMINA, usada como remédio para o Câncer, mas que ainda não foi testada em seres humanos

A FOSFOETANOLAMINA é uma substância química produzida pelo organismo humano. Dela se origina um outro composto químico, a fosfatidiletanolamina, presente em todos os órgãos e tecidos humanos.A FosfatidilEtanolamina normaliza o metabolismo oxidativo das células, processo que esta prejudicado nas pessoas com tumores malignos(Cânceres). 

foto:Cápsulas da FosfoEtanolamina sintética produzida pela USP São Carlos/divulgação Anvisa

A FOSFOETANOLAMINA, produzida em laboratório pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo de São Carlos, segundo estudos pioneiros do professor de química aposentado Gilberto Chierice, teria apresentado propriedades anticancerígenas ou antitumorais em testes em células tumorais e em animais portadores de tumores. A Fosfoetanolamina natural não teria estas propriedades e os pesquisadores não saberiam dizer o motivo.

foto: O Professor aposentado do Instituto de Química do campus São Carlos da Universidade de São Paulo e idealizador da Fosfoetanolamina sintética, Gilberto Chierice, no laboratório de sua empresa/Revista Época-Globo

Os tratamentos convencionais contra os tumores malignos(Cânceres) incluem cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia. Os tratamentos quimioterápicos mais antigos devastavam todas as células da pessoa doente, as tumorais e as saudáveis, causando grande número de efeitos colaterais e complicações. As mais modernas quimioterapias tentam ser mais seletivas, agindo preferencialmente apenas sobre as células tumorais, poupando as demais células e evitando, assim efeitos colaterais e complicações.

A FOSFOETANOLAMINA sintética da USP São Carlos reativaria a morte celular programada, o que cientistas, biólogos, médicos e farmacêuticos chamam de APOPTOSE, e estimularia o sistema imunológico da pessoa doente a eliminar as células tumorais.

foto: Mecanismo de Morte Celular Programada-APOPTOSE/AnatPat-Unicamp


A Fosfoetanolamina sintética da USP São Carlos poderia ser usada com outros tratamentos convencionais como a quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e cirurgia segundo pesquisadores entusiastas do composto químico desenvolvido por Gilberto Chierice.

A Fosfoetanolamina sintética da USP São Carlos já foi aprovada em ensaios pré clínicos com bons resultados que teriam comprovado suas propriedades antitumorais, mas ainda não foi liberada para o consumo humano pela Agência Nacional de Vigilância Brasileira(ANVISA), uma vez que não foram realizados os testes em seres humanos como ordena a legislação brasileira. Os ensaios clínicos poderiam custar a soma de R$ 2 milhões entre remuneração de pesquisadores, pagamento de seguros de vida a todos os pacientes participantes, internações hospitalares, exames laboratoriais entre outras despesas.



O pesquisador idealizador da Fosfoetanolamina sintética da USP São Carlos, o professor aposentado do Instituto de Química da USP São Carlos Gilberto Chierice teria solicitado a aprovação do composto químico junto à ANVISA por quatro vezes, sem sucesso, por não ter apresentado os ensaios clínicos. 

Gilberto Chierice teria distribuído gratuitamente a Fosfoetanolamina à população durante aproximadamente 20 anos. Essa distribuição foi interrompida por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo(TJ-SP) em setembro de 2015. Foi retomada no início de outubro de 2015 após decisão preliminar do Supremo Tribunal Federal(STF) que provocou a reversão da decisão do TJ-SP.

Em 22 de outubro de 2015, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo houve protocolo de pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) para apurar as razões da não apuração da eficiência e segurança da FOSFOETANOLAMINA por parte do governo do estado de SP, responsável pela Universidade de São Paulo em São Carlos, produtora do polêmico composto químico.
foto: Rede Social que defende a liberação da Fosfoetanolamina, apesar desta não possuir testes clínicos de eficácia e segurança clínicas em seres humanos/Reprodução FB

No dia 29 de outubro de 2015, a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal debateu a liberação da Fosfoetanolamina.


foto:Senado Federal

 A ANVISA ameaçou a USP São Carlos com graves punições caso continuasse a produção da Fosfoetanolamina sem o registro, o que aconteceria apenas após ensaios clínicos com pessoas, inexistentes até o momento.

O Grupo do Bem Estar e da Felicidade saúda a iniciativa do Ministério da Saúde de criar grupo de estudos sobre a eficácia e a segurança clínica da Fosfoetanolamina sintética da USP São Carlos e a ação civil pública impetrada pela Defensoria Pública da União para permitir que os pacientes portadores de tumores malignos que já tenham passado por todos os outros tratamentos regulares existentes sem resultados positivos possam usar a fosfoetanolamina sintética.

O Grupo do Bem Estar e da Felicidade ainda alerta a todos os pacientes portadores de tumores e seus familiares que usar substâncias químicas que não tenha sido submetida a pesquisas clínicas em seres humanos oferece riscos desconhecidos e imprevisíveis.

O Grupo do Bem Estar e da Felicidade orienta finalmente que a melhor maneira de evitar o surgimento de tumores malignos (Câncer) é seguir um estilo de vida saudável caracterizado por:

Alimentação Viva Vegetariana(de preferência) Orgânica livre de Agrotóxicos e de transgênicos;


foto:Alimentos In Natura Crus/TudoCru





Atividade física aeróbica ao ar livre, 1 hora por dia, longe de fontes poluentes, entre 8 e 10 hs e 16 e 19 hs.

foto: Yoga no Aniversário de 13 anos do Grupo do Bem Estar e da Felicidade, junho de 2015, Parque do Ibirapuera/CS

Sono de qualidade, mínimo de 8 hs, à noite, sem fontes de luminosidade presentes.

Vida Sexual Ativa protegida por preservativos(evita infecção por HPV e vírus da hepatite B e C, responsáveis pelos Cânceres de orofaringe, colo de útero e fígado)

Vida social ativa aberta a novos aprendizados e experiências;

foto: Visita à Horta Orgânica idealizada pelo Grupo do Bem Estar e da Felicidade no CEU Casa Blanca, Vila das Belezas, São Paulo/Creusa Silva

Cuidados com a Saúde Mental (trabalho com propósito e prazer, relacionamentos de amizade e afeto, cidadania)

foto: Primeiro Ato em Defesa dos Parques Ameaçados de SP, 31/03/2014/João Baptista Lago

Cultivo de Ritmo, Paz e Harmonia diariamente através de práticas integrativas como a Yoga e a Meditação.

Cuidados com a Saúde Bucal (Escovação, uso do fio dental, visitas regulares ao dentista).

Rotina de visitas regulares à Equipe Transdisciplinar de Saúde(Psicologia, Nutrição, Educação Física, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Medicina, Arte, Espiritualidade, Cidadania, Meio Ambiente)


Realização de exames regulares de prevenção ao câncer.

Evitação do consumo de produtos de origem animal como carnes processadas(Salame, Bacon, toucinho, presunto, peito de peru, peito de frango, linguiça, salsicha etc...) A Organização Mundial de Saúde, de forma inédita, admitiu em 2015, o que toda comunidade de profissionais de saúde já sabem há muitos anos: Comer Carne e produtos de origem animal aumenta o risco de desenvolver Câncer e Doenças Cardiovasculares(Infarto do Coração e Derrame Cerebral)...

Evitação do consumo de açúcar, doces, farináceos, laticínios, frituras,alimentos industrializados em geral...

Evitação do tabagismo(cigarros, cachimbos, charutos, narguillè) e do etilismo(cerveja, vinho, aguardente, conhaque, vodca, uísque...)

Evitação da poluição atmosférica(monóxido de carbono, particulados...)

Evitação da Exposição Prolongada a fontes Eletromagnéticas como Televisores, Celulares, tablets, Redes de Alta Tensão etc...

Evitação do SOL, caso não haja fotoproteção(com Filtros Solares, Chapéus, roupas) entre 10 hs e 16 hs.;

Evitação de cultivo de sensações negativas como ciúme, raiva, culpa, ressentimento, ódio, pressa, mágoa...