Jacob Pick Bittencourt, ou Jacob do Bandolim, nasceu em 14 de fevereiro de 1918 e morreu em 13 de agosto de 1969. Foi um dos maiores músicos e compositores brasileiros. Morou na Lapa no Rio de Janeiro e conviveu com Pixinguinha, grande maestro, compositor, músico e liderança do choro.São de sua autoria clássicos do choro como Vibrações, Doce de Coco, Noites Cariocas, Assanhado e Receita de Samba.
Filho único de Francisco Bittencourt e da polonesa judia Raquel Pick, não teve professor de música, sempre foi autodidata.Em 20 de dezembro de 1933 apresentou-se pela primeira vez como amador na Rádio Guanabara.
fotos:Reprodução Internet
Em 11 de maio de 1940 casou-se com Adylia Freitas, grande companheira de vida, com quem teve um casal de filhos:Sérgio Freitas Bittencourt,que se tornaria jornalista e compositor e Elena Freitas Bittencourt que se formaria cirurgiã dentista. Realizou inumeros saraus na casa de Jacarepaguá no Rio de Janeiros que atraiam muitas personalidades do mundo político e artístico.
Em 1966, Jacob do Bandolim reuniu o grupo Época de Ouro, constituído por músicos que o acompanhavam em apresentações e gravações e que se tornaria célebre.
Faleceu após visitar seu ídolo e amigo Pixinguinha, no bairro de Ramos,no Rio de Janeiro, quando teve o terceiro infarto do miocárdio que ceifou sua vida, nos braços de sua esposa Adylia em agosto de 1969.
foto:Pixinguinha e Jacob do Bandolim/Reprodução Internet
Ouça o raro registro de Vibrações, em Brasília, com Jacob do Bandolim e o Época de Ouro em 1967, após o primeiro infarto do miocárdio de Jacob do Bandolim.
E o Registro de Doce de Coco, por volta de 1967, em faixa do álbum Com Jacob, sem Jacob do Instituto Moreira Salles, atualmente fora de catálogo.