#Sarampo #SaúdePública #SaúdeColetiva #Saúde #Roraima #RefugiadosVenezuelanos #VigilânciaSanitária #Epidemia #Vírus - A Organização Mundial da Saúde chamou de tragédia o aumento em 400 % dos casos de sarampo na Europa em 2017. O Continente europeu teve 21.315 casos de sarampo que resultaram em 35 mortes.Os países mais afetados foram Romênia, Itália e Ucrânia.Segundo a OMS, o sarampo avançou em países mais desenvolvidos e entre os mais precários. As causas deste avanço do Sarampo são a diminuição da cobertura vacinal, a precariedade da vigilância sanitária e a marginalização de grupos populacionais como ciganos e refugiados.O Sarampo é doença viral altamente contagiosa que pode causar a morte. A OMS preconiza que 95% da população seja vacinada para impedir epidemias.Os principais sintomas do sarampo são febre, coriza, congestão nasal, manchas na pele, manchas nas partes internas das bochechas e a complicação mais temida é a pneumonite que pode ser fatal.A Vacinação contra Sarampo, Caxumba e Rubéola(SCR ou Tríplice Viral) deve ser tomada aos 12 meses com reforço aos 15 meses de idade pela vacina tetravalente(SCR+Vacina para Varicela ou Catapora).Crianças até 4 anos que não foram vacinadas podem receber uma dose da vacina tetravalente.Dos 5 aos 29 anos devem ser administradas duas doses da vacina tríplice viral.Pessoas de 30 a 49 anos devem receber apenas uma dose da vacina tríplice viral caso ainda não tenham sido vacinadas. O Brasil erradicou o Sarampo em 2001. Em 2016, o Brasil ganhou o certificado de Area Livre do Sarampo da Organização Panamericana de Saúde(OPAS). Em fevereiro de 2018, em virtude do grande número de refugiados vindos da Venezuela, país em que a cobertura vacinal contra sarampo é precária , houve a confirmação do primeiro caso de sarampo importado em Roraima, estado que já conta com cerca de 45 mil venezuelanos, que devem ser dirigidos até outras capitais do Brasil, como Manaus e São Paulo, aumentado o risco de uma nova epidemia viral.

No dia 09 de janeiro de 2019 o Ministério da Saúde atualizou os dados sobre a epidemia de Sarampo no Brasil com base nas informações das Secretarias estaduais de Saúde: Até 08 de janeiro de 2019, foram confirmados 10.274 casos da doença no país, 9.778 no Amazonas e 355 casos em Roraima. 12 pessoas morreram por Sarampo no Brasil: 6 no Amazonas, 2 no Pará e 4 em Roraima.Casos isolados derivados da interiorização de pacientes  infectados: São Paulo(3), Rio de Janeiro(19), Rio Grande do Sul(45), Pará(61), Rondônia(2), Bahia(2), Pernambuco(4), Distrito Federal(1), Sergipe(4).

foto:Reprodução Internet

Até o dia 22 de outubro de 2018 o Brasil contabilizava 2425 casos confirmados de Sarampo, sendo 2 mil no Amazonas e 332 em Roraima.Rio Grande do Sul(43), Rio de Janeiro(19), Pará(17), Pernambuco(4),Sergipe(4), São Paulo(3), Rondônia(2),Distrito Federal(1) são outros estados afetados em menor intensidade pela doença viral.12 mortes foram registradas, 6 no Amazonas,4 em Roraima e 2 no Pará. 


foto:Reprodução Internet

No dia 17 de outubro de 2018, o Ministério da Saúde divulgou mais um balanço da doença no Brasil.São 2192 casos confirmados e 12 mortes.


A Organização Mundial da Saúde(OMS) chamou de tragédia o aumento em 400 % dos casos de sarampo na Europa em 2017. O Continente europeu teve 21.315 casos de sarampo que resultaram em 35 mortes.O Sarampo é a doença viral evitável por vacinação que mais mata no mundo:135 mil mortes em 2015, segundo a OMS.

foto:Reprodução Internet

Os países mais afetados foram Romênia, Itália e Ucrânia.Segundo a OMS, o sarampo avançou em países mais desenvolvidos e entre os mais precários. As causas deste avanço do Sarampo são a diminuição da cobertura vacinal, a precariedade da vigilância sanitária e a marginalização de grupos populacionais como ciganos e refugiados.Movimentos antivacina existentes na Europa, fortalecidos por estudos que insinuam ligação de vacinas antivirais e autismo, podem ter contribuído para a diminuição da cobertura vacinal em países como a Itália.O Sarampo é doença viral altamente contagiosa que pode causar a morte. A OMS preconiza que 95% da população seja vacinada para impedir epidemias.Os principais sintomas do sarampo são febre alta, coriza, congestão nasal, manchas na pele, lesões ulceradas na cavidade oral . A complicação mais temida é a pneumonite, que pode ser fatal.
foto:Reprodução Internet

A Vacinação contra Sarampo, Caxumba e Rubéola(SCR ou Tríplice Viral) deve ser tomada aos 12 meses com reforço aos 15 meses de idade pela vacina tetravalente(SCR+Vacina para Varicela ou Catapora).Crianças até 4 anos que não foram vacinadas podem receber uma dose da vacina tetravalente.Dos 5 aos 29 anos devem ser administradas duas doses da vacina tríplice viral.Pessoas de 30 a 49 anos devem receber apenas uma dose da vacina tríplice viral caso ainda não tenham sido vacinadas.
foto:Reprodução Internet

 O Brasil erradicou o Sarampo em 2001. Em 2016, o Brasil ganhou o certificado de Área Livre do Sarampo da Organização Panamericana de Saúde(OPAS).

foto:Reprodução Internet

Em fevereiro de 2018, em virtude do grande número de refugiados vindos da Venezuela, país em que a cobertura vacinal contra sarampo é precária , houve a confirmação do primeiro caso de sarampo importado em Roraima, estado que já conta com cerca de 45 mil venezuelanos, que devem ser dirigidos até outras capitais do Brasil, como Manaus e São Paulo, aumentado o risco de uma nova epidemia viral. A Secretaria estadual de Saúde de Roraima confirmou a existência de um caso importado da Venezuela em território brasileiro e outros sete casos suspeitos aguardando exames de sorologia. Atualmente o Brasil não exige comprovante de vacinação para a entrada dos estrangeiros no país.A Venezuela, em meio a uma de suas maior es crises políticas e econômicas de sua história, padece também de uma grave epidemia de sarampo.O Governo Federal enviou lotes de vacina para sarampo para Roraima  e destacou um grupo de trabalho para efetuar estratégias e ações de enfrentamento da crise.

No dia 26 de fevereiro de 2018 subiu para 12 o número de casos suspeitos de Sarampo em Roraima, todos crianças entre 0 e 10 anos.

No dia 02 de março de 2018, uma criança venezuela morreu vítima de pneumonia causada pelo vírus do sarampo em Boa Vista, capital de Roraima.


foto:Reprodução Internet

O Governo do Estado de Roraima anunciou em 07 de março de 2018 que chegou a 8 o número de casos confirmados de sarampo no estado.Outros 29 suspeitos estão sendo investigados.O Estado declarou surto de sarampo e antecipou a campanha de vacinação em massa para dia 10 de março de 2018 quando espera alcançar 400 mil pessoas.

A Organização Mundial de Saúde divulgou que apenas em 2018 até março, 185 casos confirmados de sarampo foram registrados na Venezuela, Estados Unidos e Brasil.O Maior número de casos está na Venezuela(159), Estados Unidos(11) e Brasil(8).Outros países com casos são Antígua e Barbados(1), Canadá(3), Guatemala(1), México(1) e Peru(1).

No dia 14 de março de 2018 a Fundação de Vigilância da Saúde do Amazonas divulgou a informação de que existem 17 casos suspeitos de sarampo em Manaus.

No dia 15 de março de 2018 morreu recém nascido de 3 meses com diagnóstico confirmado para sarampo em Boa Vista, Roraima. Já são 18 casos confirmados e 55 suspeitos de sarampo no estado.

No dia 10 de maio de 2018 a Organização Mundial de Saúde emitiu um alerta sobre a epidemia de Sarampo nas Américas. A região apresentou 1115 casos confirmados;904 na Venezuela e 103 casos no Brasil onde aconteceram duas mortes por sarampo.

Em Junho de 2018,  o Rio Grande do Sul já contabilizava 5 casos confirmados de Sarampo. O caso índice, o primeiro a ser confirmado no estado em 2018, teria sido infectado após viagem ao estado do Amazonas.

No dia 22 de junho de 2018, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo declarou alerta nível 3 para a importação de casos de Sarampo a partir da Rússia, país sede da Copa do Mundo de Futebol que se estende até 15 de julho de 2018. A Rússia confirmou a existência de 1.149 casos de sarampo de janeiro a abril de 2018.O Brasil já registrou casos de sarampo em Roraima, Amazonas e Rio Grande Do Sul.A cobertura vacinal para Sarampo no Brasil que deveria ser de 95%, atualmente encontra-se em 70%. O Brasil apresentou o menor índice de cobertura vacinal para diversas doenças como sarampo, poliomielite, rubeóla, difteria e meningite em crianças em 16 anos.


foto:Reprodução Internet

No dia 24 de julho de 2018 a Organização Panamericana de Saúde(OPAS) divulgou alerta em que afirma existir só nas Américas 2472 casos confirmados de Sarampo. Venezuela e Brasil são os países mais afetados.Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite será realizada no Brasil entre 6 e 31 de agosto sendo que 18 de agosto é o dia D.

No dia 25 de julho de 2018 o Ministério da Saúde atualizou os dados a respeito da epidemia de Sarampo no Brasil;Já são 822 casos confirmados em todo o país;519 casos no Amazonas; 272 em Roraima; 14 no Rio De Janeiro; 13 no Rio Grande do Sul; 2 no Pará e 1 em São Paulo.

No dia 06 de agosto de 2018 foi deflagrada Campanha Nacional de vacinação contra Poliomielite e Sarampo em todo o Brasil. No Estado de SP a campanha foi antecipada para o dia 04 de agosto de 2018.A Meta é vacinar cerca de 11,5 milhões de crianças entre 1 e 5 anos de idade.O Sarampo já infectou mais 1022 pessoas no Brasil em 2018.A Poliomielite não possui ainda casos confirmados em território nacional.


foto:Reprodução Internet

No dia 08 de agosto de 2018 o Ministério da Saúde divulgou novo balanço sobre o Sarampo no Brasil com dados até 06 de agosto: 1069 casos confirmados em Roraima e Amazonas e 5 mortes.

No dia 14 de agosto de 2018 o Ministério da Saúde divulgou mais um balanço sobre o Sarampo no Brasil:1206 casos confirmados, 910 no Amazonas e 296 em Roraima. 6 pessoas morreram, 4 em Roraima e 2 no Amazonas. Cerca de 84% das crianças brasileiras menores de 5 anos ainda não receberam a vacina tríplice viral. As piores coberturas vacinais estão justamente em Roraima e no Amazonas, estados mais atingidos pela doença. No dia 18 de agosto de 2018, o Ministério da Saúde realiza o dia D, dia de mobilização pela vacinação contra Sarampo e Poliomielite em todo o Brasil.


foto:Reprodução Internet

No dia 20 de agosto de 2018 a Organização Mundial de Saúde alertou para o aumento de casos de Sarampo na Europa que chegou a 41 mil casos confirmados e para a consequente elevação do número de mortos:37 pessoas faleceram em decorrência da doença, 17 na Sérvia.Em 2017, foram 23 mil casos e em 2016, 5,2 mil casos.


foto:Reprodução Internet

No dia 05 de setembro de 2018 o Ministério da Saúde divulgou seu mais recente balanço sobre o Sarampo no Brasil:1.579 casos confirmados, sendo que 1.232 só no estado do Amazonas.Em dois meses, houve um aumento de 133% no número de casos confirmados.7.513 casos suspeitos no Amazonas estão sendo investigados.227 casos confirmados em Roraima e 74 em investigação.São Paulo, Rio De Janeiro, Rondônia, Pará, Rio Grande do Sul e Pernambuco são estados afetados pela doença.São 8 mortes confirmadas por Sarampo no Brasil em 2018, 4 em Roraima, 4 no Amazonas.


foto:Reprodução Internet


No dia 12 de setembro de 2018 o Ministério da Saúde divulgou mais um balanço sobre o Sarampo no Brasil:até 10 de setembro de 2018 eram 1673 casos confirmados e 7.812 em investigação>Só no estado do Amazonas são 1326 casos confirmados e em Roraima 301 casos confirmados de sarampo.Foram confirmadas 8 mortes por Sarampo no Brasil, 4 em Roraima e 4 no Amazonas.Rio De Janeiro(18 casos confirmados) Rio Grande do Sul(18 casos confirmados), Rondônia, Pernambuco, Pará e São Paulo tem 2 casos confirmados cada um.

No dia 19 de setembro de 2018 o Ministério da saúde atualizou os dados sobre o Sarampo no Brasil: até o dia 17 de setembro de 2018, 1735 casos confirmados e 9 mortes decorrentes da doença contagiosa.7.812 casos ainda sob investigação.1358 casos confirmados no Amazonas(72%), 310  casos em Roraima(17%), 24 casos no Rio Grande do Sul, 18 casos no Rio De Janeiro, 13 casos no Pará, 4 casos em Pernambuco, 4 casos em Sergipe, 2 casos em São Paulo e 2 em Rondônia.4 mortes foram no Amazonas, 4 em Roraima, e 2 no Pará.

No dia 03 de outubro de 2018, o Ministério da Saúde divulgou balanço sobre o sarampo no Brasil: são 1935 casos confirmados e dez mortes.1525 casos confirmados no Amazonas;330 em Roraima;33 no Rio Grande do Sul;18 no Rio de Janeiro;14 no Pará; 4 no Sergipe;4 em Pernambuco; 3 em Rondônia;3 em São Paulo;1 no Distrito Federal.

O Surto de Sarampo na fronteira entre Brasil e Venezuela em 2018 já acometeu 73 índios ianomamis apenas 1 em território brasileiro. O Brasil vem conseguindo conter a epidemia com campanha de vacinação em massa, o que não acontece em território venezuelano.



fotos:Reprodução Internet

No dia 10 de outubro de 2018 o Ministério da Saúde do Brasil divulgou mais um balanço sobre o Sarampo:2044 casos confirmados em todo país, sendo 1629 no Amazonas, 330 em Roraima, 36 no Rio Grande do Sul, 18 no Rio de Janeiro, 17 no Pará, 4 em Sergipe, 4 em Pernambuco, 3 em São Paulo, 2 em Rondônia, 1 no Distrito Federal. São 10 mortes por Sarampo no Brasil: 4 em Roraima, 4 no Amazonas e 2 no Pará.


foto:Reprodução Internet