Mohandas Karamchand Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869, em Porbandar na Índia. Seu pai era o dirigente político do pequeno povoado natal.Aos 13 anos teve um casamento arranjado por sua família.Cursou graduação em Direito em Londres, na Inglaterra, onde aderiu ao vegetarianismo.
Retornou à Índia em 1891 após o falecimento de sua mãe.
fotos:Reprodução Internet
Em virtude de sua timidez, sua carreira jurídica não prosperou e Gandhi viaja à África do Sul, onde fica chocado com a discriminação racial existente.Sua notoriedade aumenta com o tempo.Viveu na África do Sul por vinte anos, antes de retornar à Índia.
fotos:Reprodução Internet
Teve quatro filhos, e aos 36 anos, praticou a renúncia sexual.Em setembro de 1906, os hindus da África do Sul, liderados por Gandhi realizaram o primeiro ato em massa de desobediência civil para evitar o cadastramento obrigatório das populações asiáticas imposto pelo governo do Transvaal.
fotos:Reprodução Internet
Gandhi foi preso e travou contato com o pensamento de Thoreau, Tolstoi, Bakunin e Kropotkin, em leituras que ajudaram a firmar sua convicção anarcopacifista.Durante esta experiência, Gandhi cunhou os termos Satyagraha(força da verdade) e Ahimsa(sem dor ou não violência).
fotos:Reprodução Internet
Em novembro de 1913, Gandhi liderou uma marcha na África do Sul com mais de 2 mil pessoas o que acarretou em nova detenção.Em 1915, Gandhi retornou a Índia e com ajuda de um benfeitor que o sustentava, passou a difundir o ideal de libertação do país do jugo britânico atravês da desobediência civil e da não violência.
fotos:Reprodução Internet
Em 1917, Gandhi cooperou com a luta por direitos trabalhistas dos tecelões da índia.Em 1920, Gandhi iniciou uma campanha de não cooperação com o governo britânico através do boicote das bebidas alcoólicas e do não pagamento de impostos.
fotos:Reprodução Internet
Ao mesmo tempo divulga seu programa de 5 pontos: igualdade, abstinência de Álcool e outras drogas; unidade Hindu-muçulmana;amizade; igualdade de Gênero;Em 1928, Gandhi anunciou uma campanha de desobediência civil em Bardoli contra o aumento de impostos anunciado pela Reino Unido.Esta campanha foi vitoriosa em seus objetivos e fortaleceu a figura política de Gandhi.Em 1928, o Partido do Congresso Nacional Indiano quis a autonomia da Índia em relação à Inglaterra e considerou a guerra como um caminho para esta finalidade. Gandhi repudiou a opção beligerante e pregou a não violência como método para este objetivo.
fotos:Reprodução Internet
Em 1930, Gandhi liderou a famosa Marcha do Sal, contra a proibição britânica de fabricação de sal pelos indianos.Começou com 78 pessoas e incorporou centenas de milhares ao longo dos 24 dias e 124 milhas.Foi preso com milhares de peregrinos não violentos, mas logrou êxito em fazer a Inglaterra e os dirigientes da Índia subservientes à Inglaterra recuarem.
fotos:Reprodução Internet
Em 1932, Gandhi realizou jejum a favor da inclusão dos Harijans nas eleições.Em 1942, Gandhi e outros líderes da revolução Não Violenta foram detidos. Apenas Gandhi sobreviveu ao jejum prolongado.Gandhi posicionou-se contra a divisão da Índia em dois estados:o Paquistão de maioria muçulmana e a Índia de maioria hindu.E por conta das rivalidades religiosas e políticas, Gandhi sofreu atentado a bomba em 20 janeiro de 1948 e foi morto assassinado em 30 de janeiro de 1948 por um fanático hindu Nathruran Godse, desgostoso com falas e gestos de estímulo a aproximação com o Paquistão muçulmano realizados por Gandhi. Godse foi condenado a morte por enforcamento.
fotos:Reprodução Internet
O corpo de Gandhi foi cremado e suas cinzas jogadas no Rio Ganges.
Duas frases de Gandhi que sintetizam sua vida e obra são:
"Não existem caminhos para a Paz e para a Felicidade. A Paz e a Felicidade são o único Caminho."
"Seja Você a Mudança e a Revolução que deseja para o Mundo".