#LuisFernandoVeríssimo #Literatura #Cultura #Livro #Jornalismo #RioGrandedoSulO Escritor e Saxofonista Luis Fernando Veríssimo morreu em 30 de agosto de 2025, aos 88 anos, vítima de complicações de pneumonia, uma perda irreparável para literatura brasileira, especialmente para crônica nacional.

O Escritor e Saxofonista Luis Fernando Veríssimo morreu em 30 de agosto de 2025, aos 88 anos, vítima de complicações de pneumonia, uma perda irreparável para literatura brasileira, especialmente para crônica nacional.


 O escritor Luis Fernando Veríssimo, de 88 anos, foi internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, cidade em que reside com a esposa e o filho.



O motivo da internação foi infecção pulmonar agravada por sequelas de Acidente Vascular Cerebral(AVC) sofrido pelo escritor em 2021 que prejudicou suas atividades literárias.




O Escritor Gaúcho, filho de Érico Veríssimo, autor do conhecido romance "O Tempo e o Vento" atuou como saxofonista, humorista, cartunista, desenhista, escritor e jornalista ao longo de 6 décadas de trabalho contínuo em meios de comunicação de Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro em veículos como Globo, O Estado de São Paulo, Zero Hora e Jornal do Brasil.




Seus principais sucessos são O Analista de Bagé, Crônicas da Vida Privada e Crõnicas da Vida Pública e a personagem Velhinha de Taubaté, "a única que ainda apóia o governo."




Em 2012, Luis Fernando Veríssimo foi internado em estado grave no mesmo hospital Moinhos de Vento após infecção por gripe grave.

Luis Fernando Veríssimo tem sólida carreira como cronista, romancista, humorista, cartunista e saxofonista e sempre manifestou paixão pelo clube Internacional,o eterno rival do Grêmio, dois dos mais tradicionais times de futebol do estado gaúcho.







fotos:Reprodução internet