Grupo do Bem Estar e da Felicidade defende Área Verde e Água no Fonte de Artes do Morro do Querosene (FAMQ), Butantã, São Paulo, dias 29 e 30/08/15

Nos dias 29 e 30 de agosto de 2015 o Grupo do Bem Estar e da Felicidade esteve no evento Fonte de Artes do Morro do Querosene (FAMQ), Vila Pirajussara, Butantã, São Paulo.

O Grupo do Bem Estar  e da Felicidade  teve sua presença marcada com  a oficina de Sucos Saudáveis da nutricionista Alice Ramos e a vivência de Tai Chi Pai Lin com Lenny Blue, Kallyane Carvalho e Creusa M. Silva.







Ponto de encontro: Catraca de entrada da Estação República da linha amarela ás 9:30. Tomaremos o metrô sentido Butantã. Saindo da estação Butantã pela Av Vital Brasil , do outro lado da avenida ( sentido bairro) vamos pegar o ônibus ( 719R-10 Rio Pequeno- metrô Barra Funda ou 775V-10 Rio Pequeno – Itaim BiBi ou 809R-10 Rio Pequeno –Terminal Pinheiros ou 8707-10 Rio Pequeno – Terminal Princesa Isabel ou 775V-10 Jardim Maria Luisa – Largo da Polvora 8019-10 Parque Continental ou 8705-10 Shopping Continental - Anhangabau) e descer na avenida Corifeu de Azevedo Marques   4 pontos após.

Venha participar. Contamos com a sua presença. 
 Atenção os ônibus: 809R-10, 8707-10, 8019-10, 8705-10
não circulam no domingo.


Como já informamos, tivemos Oficina de Sucos Saudáveis...



nutricionista Alice Ramos


e uma vivência maravilhosa de Tai Chi Pai Lin...


Lenny Blue  ( 4ª da esquerda para a direita) Creusa M Silva(5 da esquerda para a direita)
Venham com sapatos e roupas confortáveis. Tragam  alimentos saudáveis.


No texto de Luis Massa publicado no FAMQ,  informações sobre o evento e o Parque da Fonte   
Morro do Querosene, herança da Villa Pirayuçara, milenar ponto de convergência de caminhos que cruzavam a América do Sul, o Peabiru. Hoje propomos este encontro onde tantos já se encontraram, tocaram e cantaram no passado. E isto acontecia, neste lugar, por causa da água de beber. E agora, nos encontraremos pela causa da Água e pela criação do Parque da Fonte.
O Parque da Fonte

http://www.fontedopeabiru.com.br/
https://www.facebook.com/parquedafonte?fref=ts

Existe no Butantã uma área de quase 40.000m2 que possui 3 nascentes de água mineral pura, uma delas a Fonte, numa reserva bastante degradada de Mata Atlântica. Há 15 anos a comunidade do Morro do Querosene luta pela preservação desta área e criação do Parque da Fonte. Em 2003 conseguimos, nas reuniões do plano Diretor, que a Chácara da Fonte fosse considerada ZEPEC (Zona Especial de Preservação Cultural); em 2011, conseguimos o DUPdecreto de utilidade pública para fins da criação do Parque; em 2012, o CONPRESP deliberou o Tombamento da Área como patrimônio ambiental, histórico e cultural; e, em 2014, a Revisão do Plano Diretor registrou esta área como ZPAM (Zona de Proteção Ambiental). Todas estas ações limitam o espaço construtivo e o tipo de construção e assim, o valor de compra e venda ficou mais baixo. O Processo Administrativo para Desapropriação desta área (compra da área pela Prefeitura) está em fase final: breve devemos ter boa notícia! Este momento é decisivo, a bola está na boca do gol. Para finalmente conquistarmos este tão sonhado Parque da Fonte do Peabiru, contamos com a força de todos
O Festival
No dia 28 de agosto, sexta-feira,17 hs um cortejo percorrerá as ruas do bairro pedindo licença, convidando e semeando clima de paz e alegria na vizinhança. Após este cortejo, já na Rua da Fonte, uma Roda de Conversa com o tema “ÁGUA & CULTURA”.

Nos dias 29 e 30 de agosto,10:30 hs serão várias atividades: shows musicais, grafites, brincadeiras, poesia, danças populares, capoeira, oficinas e jongo.

Na programação:

- os músicos: Banda Planta & Raiz, Barbatuques, Dinho Nascimento, Banda Isca de Polícia, Peixeletrico , Tião Carvalho, Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene,Gaspar - Rapsicordélico , Toninho Carrasqueira, Vitor da Trindade, Manos Urbanos, Ambulantes , Henrique Menezes , Marquinho Mendonça, Veja Luz e Lumumba, Marcos da Feira e o Terno Colorido, Filhas da Floresta, Edsão Mozum , Adler São Luiz, Gabriel Nascimento, Ideologia Fatal e Cabaret Três Vinténs.

- os poetas: Nicanor Jacinto, Maloqueiristas, Paulo Almeida, Cláudio Laureate, Tula Pilar, Hugo Paz, Zinho Trindade, Hamilton Faria e Mc Banks Back Spin

- os djs High Public e Bruninho

- as danças: Treme Terra, Grupo Cupuaçu, Beija Fulô e Mara Moreira.

- Roda de Capoeira com os mestres Brasília, Meinha, Gladson, Kenura e Dofona

- Jongo com mestre Totonho do Tamandaré; Samba-de-Roda com Mestre Ananias e Garoa do Recôncavo

- grafitando e restaurando velhos grafites, Júlio Djcsar, D'Ollynda e Wish.

- fazendo oficinas de cinema, bordados e pipas: Edu Abad, Mariana Acioli e Piparia.

- barracas culturais para divulgar os coletivos e seus movimentos.


Acesse o convite do evento FAMQ no Facebook , Participe e divulgue!

https://www.facebook.com/pages/FAMQ/983960728282878?fref=ts