#Jornalismo #Comunicação #Intercom #ECA-USP #USP #Comunicação #Semiótica #UniversidadeDeSãoPaulo #CásperLíbero #Metodista #Universidade #Educação #JoséMarquesDeMelo #Democracia #Cidadania #DitaduraMilitar #Redemocratização #Brasil #Eleições2018 #Eleições #Cidadania - O Jornalista Alagoano José Marques de Melo morreu aos 75 anos em 20 de junho de 2018 em São Paulo, vítima de infarto cardíaco fulminante. José Marques foi o primeiro doutor em jornalismo titulado em universidade brasileira, foi um dos docentes pioneiros fundadores da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo(ECA-USP) e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação(INTERCOM).José Marques Será enterrado a partir das 11 hs. no Cemitério do Morumbi em São Paulo em 21 de junho de 2018.José Marques de Melo era graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco durante a década de 60 do século XX.Em Sâo Paulo, José Marques de Melo foi o idealizador do Centro de Pesquisas da Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.Em 2009, durante a gestão do ex-ministro da Educação Fernando Haddad, José Marques de Melo coordenou a revisão curricular dos cursos superiores de jornalismo do Brasil.Nos últimos anos, José Marques de Melo era docente da Universidade Metodista de São Paulo.

O Jornalista Alagoano José Marques de Melo morreu aos 75 anos em 20 de junho de 2018 em São Paulo, vítima de infarto cardíaco fulminante, após conviver por anos com a Doença de Parkinson, que prejudicou equilíbrio, coordenação motora e movimentos. José Marques foi o primeiro doutor em jornalismo titulado em universidade brasileira, foi um dos docentes pioneiros fundadores da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo(ECA-USP) e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação(INTERCOM).José Marques foi enterrado no Cemitério do Morumbi em São Paulo em 21 de junho de 2018.

foto:Reprodução Internet


José Marques de Melo era graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco durante a década de 60 do século XX.

foto:Reprodução Internet


Em São Paulo, José Marques de Melo foi o idealizador do Centro de Pesquisas da Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.
foto:Reprodução Internet


Em 2009, durante a gestão do ex-ministro da Educação Fernando Haddad, José Marques de Melo coordenou a revisão curricular dos cursos superiores de jornalismo do Brasil.

foto:Reprodução Internet


Nos últimos anos, José Marques de Melo era docenteda Cátedra Unesco de Comunicação e Cidadania da Universidade Metodista de São Paulo.


foto:Reprodução Internet

José Marques de Melo escreveu mais de 50 livros sobre jornalismo e comunicação e é uma referência nacional obrigatória nos dois temas.














fotos acima:reprodução Internet

Entrevistas de José Marques de Melo: