Maria Salomea Sklodowska nasceu em 07 de novembro de 1867 em Varsóvia, no então Reino da Polônia, atual República da Polônia.
fotos:Reprodução Internet
Quinta filha de um casal de professores, Maria Salomea Sklodowska teve infância e adolescência marcadas pela pobreza e pela dificuldade. Em 1891, muda-se com a irmã para Paris, França.Em 1893 concluiu sua graduação em Física pela Universidade de Paris.Iniciou sua carreira científica com estudos das propriedade magnéticas dos diversos tipos de aço, patrocinados pela Sociedade de Encorajamento da Indústria Nacional. Foi nesta época que conheceu Pierre Curie, com quem se casaria.
Em 1896, estimulada por Henri Becquerel, e junto com Pierre Curie, Marie Curie estuda as radiações do urânio.O Casal Curie isola então dois novos elementos químicos, o Polônio e o Rádio e ganham, juntos, o Prêmio Nobel de Física de 1903.
fotos:reprodução Internet
Doutorou-se em Física em 1906 e após a morte do marido no mesmo ano, assumiu a cadeira de Professora de Física Geral na Faculdade de Ciências da Universidade de Paris.Em 1911, ganhou o Prêmio Nobel de Química, pelos estudos que permitiram o isolamento do Polônio e do Rádio e o entendimento sobre a Radioatividade.
Marie Curie morreu de Leucemia, provocada pela exposição a elementos radioativos durante sua carreira, em 1934, na França.Seu livro Radioactivité, escrito ao longo de vários anos e publicado postumamente, é um clássico da Química e da Física.
Em 1995, seus restos mortais foram transladados para o Panteão de Paris.Marie Curie é inspiração permanente para a Igualdade de Gênero e para o respeito ao Direito das Mulheres bem como ao Apoio à Ciência e à Pesquisa.
fotos:Reprodução Internet
O Elemento Químico 96 da Tabela Periódica foi batizado de Curio em homenagem a Marie Curie e seu companheiro Pierre Curie.