Até 30 de maio de 2021, International Uranium Film Festival, on line, gratuito para aumentar a consciência sobre a tragédia nuclear, radioativa e prejudicial para Saúde Pública e para o Meio Ambiente. Fukushima, Chernobyl são as maiores provas de perigo e ameaça real para toda a humanidade. O Ministério das Minas e Energia do Governo Federal do Brasil deve colocar no ar consulta pública sobre sua intenção de erguer pelo menos mais 5 Usinas Nucleares em território nacional até 2050 como exposto no Plano Nacional de Energia que projeta a expansão do parque nuclear brasileiro em 8-10 GW, cinco vezes mais que a capacidade atual, das Usinas de Angra 1 e Angra 2 que geram cerca de 2 GW. A Energia Nuclear corresponde a 3% da matriz energética brasileira.Os riscos e ameaças contidos nesta modalidade de geração de energia não compensa seus eventuais benefícios como atestam as tragédias de Hiroshima, Nagasaki, Three Mile Island, Césio 137 em Goiânia, Chernobyl e Fukushima. No dia 30 de junho de 2020, a França desligou sua Usina Nuclear mais antiga, em Fessinheim, no leste do país. Ativistas antinucleares comemoraram. Os defensores da energia nuclear lamentaram a desativação que deve durar 20 anos.A Europa detectou aumentou da radiação atmosférica em decorrência de vazamento de Usina Nuclear na Rússia, segundo informações de jornalistas europeus. No dia 24 de junho de 2020, força tarefa do Ministério Público Federal e da Polícia Federal deflagrou, após autorização da Justiça Federal, Operação Fiat Lux para desvendar mais um capítulo da trama de desvio de dinheiro público e corrupção na Eletronuclear e na implantação da Usina Nuclear de Angra 3. Estima-se que tenham sido desviados R$ 204 milhões em esquemas de lavagem de dinheiro que envolveram empresas do Canadá, Dinamarca e França. Operação Fiat Lux é um desdobramento das Operações Descontaminação, Prypiat, Irmandande e Radioatividade, ainda em curso.

 Até 30 de maio de 2021, International Uranium Film Festival, on line, gratuito para aumentar a consciência sobre a tragédia nuclear, radioativa e prejudicial para Saúde Pública e  para o Meio Ambiente. Fukushima, Chernobyl são as maiores provas de perigo e ameaça real para toda a humanidade.




O Ministério das Minas e Energia do Governo Federal do Brasil deve colocar no ar consulta pública sobre sua intenção de erguer pelo menos mais 5 Usinas Nucleares em território nacional até 2050 como exposto no Plano Nacional de Energia que projeta a expansão do parque nuclear brasileiro em 8-10 GW, cinco vezes mais que a capacidade atual, das Usinas de Angra 1 e Angra 2 que geram cerca de 2 GW. A Energia Nuclear corresponde a 3% da matriz energética brasileira.Os riscos e ameaças contidos nesta modalidade de geração de energia não compensa seus eventuais benefícios como atestam as tragédias de Hiroshima, Nagasaki, Three Mile Island, Césio 137 em Goiânia, Chernobyl e Fukushima.




No dia 30 de junho de 2020, a França desligou sua Usina Nuclear mais antiga, em Fessinheim, no leste do  país. Ativistas antinucleares comemoraram. Os defensores da energia nuclear lamentaram a desativação que deve durar 20 anos.A Europa detectou aumentou da radiação atmosférica em decorrência de vazamento de Usina Nuclear na Rússia, segundo informações de jornalistas europeus.


No dia 24 de junho de 2020, força tarefa do Ministério Público Federal e da Polícia Federal deflagrou, após autorização da Justiça Federal, Operação Fiat Lux para desvendar mais um capítulo da trama de desvio de dinheiro público e corrupção na Eletronuclear e na implantação da Usina Nuclear de Angra 3. Estima-se que tenham sido desviados R$ 204 milhões em esquemas de lavagem de dinheiro que envolveram empresas do Canadá, Dinamarca e França. Operação Fiat Lux é um desdobramento das Operações Descontaminação, Prypiat, Irmandande e Radioatividade, ainda em curso.

foto:Heber Biella


No dia 18 de junho de 2020, o plenário do STF decidiu que o Congresso Nacional não precisaria ser consultado para aprovar a retomada das obras de implantação da Usina Nuclear de Angra 3, paralisadas desde o escândalo de corrupção investigado pelas operações Radioatividade e Fiat Lux, em 2015 e 2020.Angra 3 foi viabilizada por acordo de cooperação com a Alemanha(Decreto 75.870/1975), aprovado pelo Congresso em 1975, sob ditadura militar.A construção foi iniciada em 1984 e paralisada em 1986. Retomada no início do governo Lula em 2002 e paralisada no penúltimo ano do governo Dilma em 2015.

"Portanto, a retomada das obras da Usina Termonuclear de Angra 3 só poderia ser realizada nos termos das normas contidas na Constituição de 1988, ou seja: nova autorização do Poder Executivo e aprovação expressa da retomada das atividades pelo Poder Legislativo",afirmou o Ministro do STF Edson Fachin, um dos dois votos contrários ao relatório da ministra Carmen Lúcia defensora da tese que o Congresso não precisaria mais aprovar a retomada das obras de implantação da Usina Nuclear de Angra 3.O Outro voto divergente foi da Ministra Rosa Weber.Votaram com a relatora os demais membros do STF: Gilmar Mendes, Luís Fux, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowiski, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli,



Em fevereiro de 2020, o Governo Federal, em articulação do Gabinete de Segurança Institucional(GSI), trabalha pela expansão da irradiação de alimentos através de cobalto 60 emissor de raios gama, aceleração de elétrons ou Raio X. Atualmente este processo, utilizado para prolongar a validade dos alimentos in natura, retardar o amadurecimento e deterioração de frutas, legumes e verduras e esterilizar alimentos através da eliminação de microorganismos patogênicos, é utilizado de forma incipiente no Brasil, no mercado de temperos/especiarias e rações animais, e regulamentada pela norma 21 da ANVISA, de 2001. A utilização do Césio 137 como radioisótopo no lugar do Cobalto 60 é vetada no Brasil,mas permitida em outros países.Os cientistas apontam a aceleração de elétrons como o método mais seguro e menos controverso para a prática de irradiação de alimentos.Diversos países produtores de máquinas irradiadoras de alimentos como China(NucTech), Rússia(Rosaton), Alemanha(FraunHofer) já manifestaram interesse em vender seus produtos e fornecer assistência técnica ao Brasil.Os EUA(Sterigenics) domina a irradiação de alimentos privada no Brasil, com uma planta em Jarinu(SP).A Alemanha não permite a utilização de irradiação de alimentos em território nacional mas autoriza a importação de alimentos irradiados de outros países.A Organização Mundial de Saúde(OMS) a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura(FAO) e a Agência Internacional de Energia Atômica(AIEA) consideram a irradiação de alimentos até a dose de 10 quilo Gray como segura para a saúde pública e para a integridade nutricional dos alimentos.Cientistas alertam que se a energia aplicada pelos irradiadores, quaisquer que sejam seus tipos(cobalto,aceleração de elétrons ou Raio X), ultrapassarem 5 milhões de eletrovolts, os alimentos por eles irradiados tornar-se-ão radioativos, uma ameaça à Saúde Pública e ao Meio Ambiente.No Brasil, a norma 21 da Anvisa, de 2001, não determina doses máximas de energia para os irradiadores de alimentos.Os países que mais lançam mão da irradiação dos alimentos são China(40%), EUA(30%) e México(20%).


 foto:Arquivo GBE
 foto:Arquivo GBE
foto:Heber Biella



fotos:Arquivo GBE




No dia 07 de janeiro de 2020, após rumores de que a Agência Nacional de Energia Elétrica(ANEEL) iria realizar a taxação da chamada geração distribuída de energia, que incidiria quase exclusivamente sobre consumidores que instalaram placas fotovoltaicas para captação da energia solar em lajes e telhados e manifestações do governo federal, e dos presidentes do Senado e da  Câmara repudiando a medida, a iniciativa parece ter sido enfraquecida, apesar de contar com a simpatia de integrantes do Ministério da Economia.Talvez haja algum mecanismo de compensação às concessionárias de energia elétrica para o "frete" ou transmissão da energia gerada pelas fazendas solares.Em 2019, a participação da energia solar na matriz energética brasileira era de cerca de 1,2% com projeção de ser a  hegemônica a partir de 2040, com cerca de 32% de participação.Combustíveis fósseis como Petróleo e Derivados(36,4%), Carvão vegetal e Lenha(8%),Carvão Mineral(5,7%) Gás Natural(13%) ainda são majoritários na matriz energética do Brasil, que ainda assim possui uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo, com a participação de 12% da Energia Hidráulica, 17% da Biomassa do Etanol.A Energia Nuclear, contestada pelo risco à Saúde Pública e ao Meio Ambiente, principalmente após as tragédias em Chernobyl e Fukushima, participa com 1,4%. Vale lembrar que a matriz elétrica brasileira é ainda mais renovável que a do resto do mundo com participação de 65,2% da Energia Hidráulica, 8,2% da Biomassa, 6,9% da Energia Solar e  Eólica.Gás Natural com 10,5%, Petróleo e Derivados com 2,5%, Carvão com 4,1% e Nuclear com 2,6% completam a matriz energética brasileira.O Movimento Parque Augusta com Energia Solar, A Rede novos Parques e o Grupo do Bem Estar e da Felicidade defendem a Energia Solar e Eólica como as mais adequadas para liderarem a matriz energética brasileira com destino a mitigação das mudanças climáticas e ao equilíbrio do meio ambiente e ao aprimoramento da Saúde Pública.


foto:Reprodução Internet
foto:Arquivo GBE

Solar Impulse 2 é o primeiro avião movido a energia solar a atravessar o Oceano Atlântico na história do Planeta Terra. A Aeronave partiu da cidade norte-americana de Nova Yorque no dia 20 de junho de 2016 e aterrissou em segurança em Sevilha, cerca de 70 horas depois, em 23 de junho de 2016.A viagem de 6,3 milhões de quilômetros, bateu recorde de velocidade e terminou antes do planejado, cerca de 90 horas.Foi a etapa de número 15 de uma aventura que se iniciou em 09 de março de 2015, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.O Piloto  Suíço Bertrand Piccard afirmou: "O Futuro é Limpo e Começa Agora."
todas as fotos:@SolarImpulse2

A Façanha do Solar Impulse continua a Saga iniciada pelo 14 Bis do Inventor do Avião, o genial brasileiro Alberto Santos Dumont.



fotos:Reprodução Internet
foto:Coalizão por Um Brasil Livre de Usinas Nucleares/Arquivo Grupo do Bem Estar e da Felicidade










foto:Parque Augusta, última área verde do centro da cidade de São Paulo, ameaçado pela especulação imobiliária,apesar da sanção da lei 15.941 pelo prefeito Fernando Haddad/Olhe Os Muros























Grupo do Bem Estar e da Felicidade defende a Energia Solar e Eólica como protagonistas da Matriz Energética Limpa, Segura e Sustentável para o Brasil e todo o mundo. O Brasil possui potencial promissor para Energia Solar e Eólica, no entanto de forma equivocada, tem investido em Hidrelétricas, Termelétricas e Usinas Nucleares, com grande prejuízo social e ambiental.
Em 30 de abril de 2016, aconteceu o triste aniversário de 30 anos do pior acidente nuclear da história mundial: a explosão do reator 4 do Complexo Nuclear VI Lenin da Cidade de Chernobyl, localizada na Ucrânia, então uma das repúblicas socialistas da hoje extinta União Soviética. 40 mil pessoas morreram nos meses subsequentes ao acidente, outras 100 mil foram contaminadas pela radiação e até hoje a área é considerada inadequada a permanência de seres humanos e animais.Turistas arriscam visitar Chernobyl. Em Torno de 150 famílias retornaram e ali vivem mesmo com o alto risco de desenvolverem tumores malignos. O Governo da Ucrânia acaba de concluir um escudo metálico para impedir novos vazamentos de radioatividade da Usina Nuclear. Medidores de Radiação  instalados em vários pontos de Chernobyl apontam de 4 a 5 vezes o limite máximo tolerado, 30 anos depois do pior desastre nuclear do planeta Terra. No momento do acidente, em 1986, às vésperas da queda do Muro de Berlim e do Colapso da antiga União Soviética, a radiação liberada foi o equivalente a 200 vezes a provocada pela detonação das bombas atômicas em Nagasaki e Hiroshima pelo aeronáutica Aliada na Segunda  Guerra Mundial.Apesar de tudo isso, a fauna e a flora tem se recuperado, e muitos animais de grande porte como antílopes,linces, búfalos, coiotes tem sido registrados em Chernobyl.

 foto:Reprodução Internet
  foto:Reprodução Internet
  foto:Reprodução Internet
  foto:Reprodução Internet
  foto:Reprodução Internet
  foto:Reprodução Internet
  foto:Reprodução Internet

  foto:Reprodução Internet
  foto:Reprodução Internet
  foto:Reprodução Internet
  foto:Reprodução Internet
  foto:Reprodução Internet

  foto:Reprodução Internet
  foto:Reprodução Internet
 foto:Reprodução Internet

foto:Manifestação Fukushima Nunca Mais/ março de 2013/Greenpeace
foto:Xô Nuclear/Germania Heibl


Em 29 de fevereiro de 2016, a Promotoria do Japão acusou três ex-diretores da Usina Nuclear de Fukushima por não terem tomado providências para evitar o acidente em 2011, que matou 44 pessoas(que estavam internadas no Hospital Local no momento do acidente e que faleceram ao serem transferidas) e que feriu 13 pessoas, além de causar a morte de centenas de pessoas nos anos seguintes e o deslocamento de milhares.

foto:Reatores da Usina Nuclear de Fukushima explodem e incendeiam em 11 de março de 2011/Reprodução Internet



foto:Reprodução Internet
 foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet

No dia 28 de julho de 2015, a 16 fase da Operação Lava Jato, que inicialmente foi deflagrada para investigar desvio de dinheiro público e pagamento de propinas à políticos e servidores para fornecimento de equipamentos à Petrobrás, realizou a prisão do presidente licenciado da EletroNuclear, o almirante da reserva Othon Luiz Pinheiro da Silva e do executivo da empreiteira Andrade Gutierrez, Flávio Barra. A EletroNuclear é subsidiária da EletroBrás e co-responsável pela construção de Angra 3 ao lado da Andrade Gutierrez. Os dois detidos são investigados por formação de cartel e ajuste prévios das licitações das obras da Usina Nuclear de Angra 3.Ambos foram delatados por Dalton Avancini, da Camargo Correa no âmbito dos depoimentos de delação premiada da Operação Lava Jato. Avancini afirmou que 1% do valor das  das obras da Usina de Angra 3 eram pagos a políticos do PMDB.O Presidente da EletroNuclear, o almirante da reserva Othon Luis Pinheiro da Silva teria recebido cerca de R$ 4,5 milhões de propina entre 2009 e 2013, através da Aratec Engenharia, da qual seria um dos sócios proprietários até fevereiro de 2015.Atualmente, a Aratec está registrada no nome das filhas de Othon Luís Pinheiro da Silva.Othon Luis é engenheiro naval formado pela Escola Politécnica da USP em 1966 e uma referência em combustíveis nucleares.Realizou especialização em engenharia Nuclear no MIT em 1978.Fundador e Responsável pelo Programa de Desenvolvimento do Ciclo de Combustível Nuclear para Propulsão de Submarinos entre 1979 e 1994.Foi diretor de pesquisa de reatores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares(IPEN) entre 1982 e 1984. Foi diretor do Coordenadoria de Projetos Especiais da Marinha entre 1986 a 1994.  Foi agraciado, em 1994, pelo ex-presidente Itamar Franco, com a Grã-Cruz da  Ordem Nacional do Mérito Científico por seu projeto de centrífuga de enriquecimento de urânio para propulsão de submarinos nucleares.Othon estava na presidência da EletroNuclear desde 2005 até fevereiro de 2015, quando se licenciou do cargo, após início das investigações da Operação Lava Jato.
foto:presidente licenciado da EletroNuclear, o almirante da reserva Othon Luís Pinheiro da Silva, preso pela 16 fase da Operação Lava Jato em 28/07/2015, por suspeita de recebimento de propina no valor de R$ 4,5 milhões entre 2009 e 2013 para facilitar negociação com a Andrade Gutierrez para construção da Usina Nuclear de Angra 3/ Antônio Cruz, ABr divulgação

No dia 29 de junho de 2015, a Alemanha anunciou ao mundo o fechamento de sua mais antiga Usina Nuclear em operação. A Central Atômica de Grafenrheinfeld encerrará definitivamente suas atividades, iniciadas há 33 anos, no dia 04 de julho de 2015. A Alemanha, em 2011, após o trágico acidente nuclear de Fukushima no Japão, anunciou um plano de blecaute nuclear em 2022. Grafenrheinfeld será a nona usina fechada. Restarão apenas 8 para o plano de blecaute nuclear alemão ser consolidado.

foto:Timur Emek/AP

Em 24 de junho de 2015 , o Senador Cristóvão Buarque, leu na tribuna do Senado Carta da Articulação AntiNuclear Brasileira dirigida ao ministro da Fazenda Joaquim Levy(responsável pelo ajuste fiscal), no sentido de paralisar as obras de construção da usina Nuclear de Angra  3. 

 

Em 23 de junho de 2015, foi divulgada a informação de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES) quer usar R$ 10 bilhões do fundo de reforço constituído por recursos de poupança compulsória dos trabalhadores(Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço- FiFGTS) em projetos de infraestrutura comoconstrução da usina hidrelétrica de Santo Antônio(no rio Madeira, em Rondônio, realizada por consórcio liderada pelas empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez, cujos presidentes foram presos em fase da Operação Lava Jato, que apura desvios e corrupção na Petrobrás), construção da Usina Nuclear da Angra 3(realizada pela empreiteira Andrade Gutierrez), ampliação dos aeroportos de Guarulhos e Galeão, e até um terminal privado, localizado às margens da rodovia Castello Branco, em São Paulo.Os trabalhadores e trabalhadoras brasileiras não foram e não serão consultados sobre a alocação de seus recursos financeiros, mais uma vez..Inúmeras Demandas das Áreas da Saúde Pública, EducaçãoPública, Meio Ambiente e Cultura encontram-se paralisadas por alegada falta de recursos financeiros por parte dos três níveis de governo(federal, estaduais e municipais).



foto: Construção da Usina Nuclear de Angra 3, em Angra dos Reis, região dos Lagos, Rio de Janeiro pela empreiteira Andrade Gutierrez, investigada por desvio de dinheiro público e corrupção na Petrobrás, pela Operação Lava Jato/TNT

No dia 14 de março de 2015( em todos os segundos sábados dos meses subsequentes), o coletivo Xô Nuclear (Coalizão por Um Brasil Livre de Usinas Nucleares) realizou mais uma Coleta de Assinaturas para Proposta de Emenda Constitucional que Impeça Instalação de Novas Usinas Nucleares no Brasil e que Desative as Usinas Nucleares já Existentes. A Chuva que caiu insistemente(ainda bem!) não arrefeceu o ânimo e o entusiasmo dos ativistas.

fotos: Heber Biella







Vídeo Reportagens sobre o passivo ambiental e sanitário da Nuclemon, atual Indústria Nuclear do Brasil(INB), na cidade de São Paulo, que abrigou duas plantas da empresa, uma no bairro do Brooklin(rua Princesa Isabel) e outra no bairro de Interlagos(esquina da Avenida Interlagos com Rua Miguel Yunes):

foto:decoamaral.blogspot.com

Veja onde estava instalada a indústria nuclear em São Paulo, a 20 minutos da Praça da Sé, no bairro de Interlagos. Os rejeitos radioativos, que oferecem riscos(como demonstram as placas indicativas no local), ainda estão aguardando retirada e depósito em espaço adequado:



Ouça o depoimento da Médica do Trabalho do Centro de Referência do Trabalhador de Santo Amaro que atendeu as vítimas da radiação da Indústria Nuclemon(atual Indústria Nuclear do Brasil), localizada no bairro do Brooklin e de Interlagos, zona sul da cidade de SP:



Conheça a Luta da Associação de Trabalhadores Expostos à Radiação:







O Brasil não possui depósitos adequados e seguros para os resíduos radioativos. A Saúde das Pessoas e do Meio Ambiente está em risco permanentemente.As autoridades governamentais e científicas são omissas.


foto:Reprodução internet

O Projeto de Lei 1755/2007 que determina a proibição da venda e fornecimento de refrigerantes à estudantes do ensino fundamental em escolas públicas encontra-se pronto para ser colocado em votação no Congresso Nacional, mas está parado desde 2017, por falta de vontade política do Presidente da Câmara e dos líderes partidários.Os refrigerantes e outras bebidas açucaradas como sucos e energéticos são algumas das causas da epidemia de obesidade e desnutrição que devasta crianças e adolescentes no Brasil. Segundo o mais recente VIGITEL 2019, pesquisa telefônica sobre indicadores de saúde, o país apresenta mais de 60% de sua população acima do peso corporal adequado.Neste momento, discute-se a tributação de alimentos ultraprocessados e das bebidas açucaradas para compensar o elevado custo decorrente das doenças a eles associadas e a implantação de rotulagem adequada dos produtos alimentícios para permitir uma escolha livre e consciente por parte dos consumidores finais.

foto:Reprodução Internet


Estudos cientificos conduzidos pelas Universidades de Navarra na Espanha e de Paris na França chegaram à conclusão que o consumo de alimentos ultraprocessados como salgadinhos, sorvetes, refrigerantes, queijos aumentam doenças e mortes.Estudos anteriores consideraram válida a associação entre consumo de Ultraprocessados e Câncer. Especialistas afirmam que os achados científicos poderiam embasar políticas públicas que tributassem de forma contundente a cadeia produtiva dos alimentos ultraprocessados a fim de diminuir e desencorajar seu consumo.A Dieta mais saudável e adequada é composta  majoritariamente por frutas, legumes, verduras (crus e orgânicos preferencialmente), arroz integral e leguminosas(feijão, lentilha). oleaginosas(castanhas e nozes).O Consumo de Alimentos Ultraprocessados também está relacionado à epidemia mundial de Obesidade.
foto:Reproduçao Internet

No Brasil, há uma pressão da indústra alimentícia para acabar com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional(CONSEA), instância democrática que realiza a interlocucão do poder público e a sociedade civil.Esta pressão resultou no decreto presidencial que extinguiu o CONSEA. Após pressão o popular, o Congresso reverteu a decisão do governo federal.O Consea já se posicionou contra a liberação de alimentos transgênicos, importação de agrotóxicos condenados no exterior, e ausência de rotulagem dos alimentos processados e ultraprocessados.Cada brasileiro e brasileiras consome cerca de 7 litros de agrotóxicos por ano, sem saber.







foto:Nacho Lemus


No dia 27 de fevereiro de 2019, ativistas e coletivos realizam distribuição gratuita de refeições e alimentos saudáveis em várias cidades do Brasil numa ação denominada Banquetaço. O Foco da atividade é pressionar o governo federal a rever a extinção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional(CONSEA), responsável pela interlocução da sociedade civil com as políticas públicas da área.Há uma pressão crescente pela liberação de agrotóxicos(O Brasil já consome 7 litros de agrotóxicos por habitante por ano, quantidade considerada extremamente tóxica e prejudicial à saúde), trangênicos, alimentos industrializados, e pelo veto à rotulagem da embalagem dos alimentos industrializados. Em São Paulo, o Banquetaço aconteceu na Praça da República, entre 12 e 15 horas.












































fotos acima:Heber Biella







foto:Adriano Sálvio





foto:Reprodução Internet



Em janeiro e fevereiro de 2019, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável divulga uma série de ações para informar a população brasileira sobre a extinção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional(CONSEA) pelo governo federal, promovida no dia 01 de janeiro de 2019, após a posse do presidente Jair Bolsonaro(PSL-RJ) através da publicação da Medida Provisória 870, sem audiências públicas ou projetos de lei debatidos no Congresso Nacional.A Medida Provisória 870 revogou a Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional(LOSAN) de 2006 o que permitiu o desaparecimento do CONSEA, resultando num grave retrocesso com impactos negativos sobre a Saúde Pública do Brasil.

foto:Heber Biella

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária criou em 2014 um grupo de trabalho para debater a rotulagem nutricional de alimentos.Em maio de 2018, a Anvisa declarou que os modelos de advertência nos rótulos nutricionais são os mais eficientes em termos de comunicação ao consumidor. De Maio a Julho de 2018, a Anvisa recebeu contribuições digitais para o aprimoramento do modelo de rotulagem nutricional.O Próximo passo a ser dado em 2019 é abertura da consulta pública da rotulagem nutricional para que os brasileiros e brasileiras possam saber exatamente o que estão ingerindo junto com os alimentos que consomem.A Epidemia de Obesidade e de doenças metabólicas como a Diabetes Mellitus que assola o Brasil e o mundo pode ser causada também pelo aumento vertiginoso do consumo de bebidas açucaradas como sucos e refrigerantes, que no Brasil, recebem subsídios governamentais além de baixa tributação o que concorre para os baixos preços que seduzem os consumidores ao lado de publicidade agressiva e atraente e do sabor doce prazeiroso que a ansiedade e o estresse do dia a dia demandam.O Fim dos subsídios governamentais à indústria das bebidas açucaradas e o aumento da taxação das mesmas são medidas essenciais para o combate da Obesidade e a diminuição dos agravos à saúde a ela associadas como Diabetes, Pressão Alta, Derrame Cerebral, Infarto do Coração, Dores nas Costas, Câncer, entre outras...





foto:DAF

No dia 01 de janeiro de 2019, foi publicada em Diário Oficial da União, Medida Provisória que extingue o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) órgão de assessoramento e diálogo entre sociedade civil e governo federal responsável por fazer a participação comunitária e o controle social da alimentação e nutrição no Brasil.Entidades como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva(ABRASCO) e o corpo de representantes da sociedade civil no CONSEA protestaram contra a decisão do governo federal.






fotos:Arquivo GBE





No dia 23 de outubro de 2018, o Supremo Tribunal da Califórnia confirmou a sentença condenatória sobre a Monsanto, fabricante de agrotóxicos a base do glifosato, após ação movida pelo jardineiro Dewayne Johnson que acusa a empresa controlada pela multinacional alemã Bayer pelo desenvolvimento de um Câncer a partir da manipulação do glifosato em sua atividade profissional.  A juíza do Supremo Tribunal da Califórnia Suzanne Bolanos disse que reduziria a indenização de U$ 250 milhões para U$ 39 milhões se o jardineiro aceitasse o acordo.A Bayer afirmou que iria recorrer da decisão judicial.

foto:Reprodução Internet

No dia 06 de setembro de 2018, o trabalhador rural argentino Fábian Tomasi, símbolo da luta mundial contra os agrotóxicos, morreu, aos 53 anos, em decorrência da exposição crônica aos agrotóxicos em virtude de seu trabalho de fumigador de herbicidas em plantações de soja no estado de Entre Rios, Argentina.Por conta à exposição aos venenos utilizados pelo agronegócio sem proteção, Tomasi desenvolveu polineuropatia que acarretou uma drástica diminuição de seu bem estar e de sua qualidade de vida.Em 2017, sua história foi contada no livro "Envenenados" do escritor e jornalista argentino Patrício Eleisegui.
foto:Pablo Piovano





No dia 31 de agosto de 2018 o Tribunal Regional Federal da Primeira Região do Distrito Federal,TRF-1, derrubou a liminar que suspendia o registro de produtos contendo glifosato.O Desembargador Kássio Nunes Marques, atendeu pedido da Advocacia Geral da União e disse em seu despacho-sentença que nada justifica a suspensão dos registros da abamectina, glifosato e tiram e que tal medida configuraria lesão à ordem pública.

foto:Reprodução Internet

No dia 24 de agosto de 2018 o Ministro da Agricultura Blairo Maggi(PP-MT) afirmou que o recurso contra a liminar concedida pela Justiça Federal proibindo a utilização de produtos com glifosato ainda não havia sido julgado pelo Tribunal Regional Federal da primeira região(TRF-1).

 foto:Reprodução Internet

No dia 23 de agosto de 2018 foi anunciada pelo Ministro da Agricultura Blairo Maggi(PP-MT) decisão do Tribunal Regional Federal da Primeira Região(TRF-1) de cassar a liminar da justiça federal do Distrito Federal que proíbia registros de produtos contendo glifosato.O Recurso impetrado pela Advocacia Geral da União alegou impacto econômico de bilhões de reais para o Brasil caso a decisão fosse mantida.




fotos:Reprodução Internet

No dia 03 de agosto de 2018, a juíza federal sustituta Luciana Raquel Tolentino de Moura, da 7 Vara da Seção Judicial do Distrito Federal concedeu, em decisão liminar, sentença que impede o governo federal de conceder novos registros de produtos que contenham os princípios ativos abamectina, glifosato e tiram.A Juiza Luciana Raquel Tolentino de Moura determinou o prazo de 30 dias para que o governo federal suspenda os registros de produtos já existentes com os princípios ativos já referidos até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA) faça a reavaliação tóxica dos princípios ativos, o que não poderá ultrapassar o dia 31 de dezembro de 2018.A pressão do Agronegócio sobre a Advocacia Geral da União para derrubar a liminar é gigantesca, uma vez que o glifosato é o principal agrotóxico usado no Brasil e no Mundo e é onipresente nas lavouras transgênicas de soja e milho, das quais o Brasil é uma da lideranças mundiais de produção.O glifosato também é um dos agrotóxicos mais baratos, após a patente de seu fabricante original ,a Monsanto, ter expirado em 2000.Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, houve aumento de 160% no uso de agrotóxicos no Brasil entre 2000 e 2012, devido a utilização de variedades transgênicas na agricultura brasileira.A União Européia, sob forte pressão do agronegócio, favoráveis ao uso dos agrotóxicos, e de ativistas ambientalistas contrários ao uso destes, aprovou em novembro de 2017, a renovação da licença para o uso do glifosato por mais 5 anos, até 2022.




Em agosto de 2018, um tribunal do júri da Califórnia condenou a Bayer/Monsanto a pagar uma indenização de u$ 289 milhões ou R$ 1,1 bilhão ao jardineiro Dewayne Johnson que desenvolveu linfoma após ter realizado seu trabalho utilizando anos a fio os herbicidas RoundUp e Ranger Pro (Glifosato), mais utilizados no mundo.As empresas dizem que irão recorrer da sentenção.Há 5 mil ações judiciais similares tramitando nos Estados Unidos da América.

foto:Reprodução Internet


foto:Reprodução Internet



fotos:reprodução Internet

Documentário de Sílvio Tendler "O Veneno está na Mesa" sobre a contaminação dos alimentos e  do meio ambiente pelo agrotóxicos causando impactos graves à Saúde Pública.Assista na íntegra e compartilhe.







No dia 25 de junho de 2018, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados, após confrontos retóricos e argumentativos contundentes entre apoiadores e detratores, aprovou o parecer do relator da matéria deputado Luis Nishimori(PR-PR) da Frente Parlamentar de Agropecuária(FPA) sobre o projeto de Lei 6299/02, por 18 votos a 9.O Texto, que passa a designar agrotóxicos como pesticidas e que limita o prazo de aprovação do uso de novos agrotóxicos a 2 anos sem necessidade do crivo da Agência Nacional da Vigilancia Sanitária(ANVISA) e do Instituto Brasileiro de  Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(IBAMA)ainda deve ser votado pelo plenário da Câmara e do Senado antes de seguir a sanção do presidente Michel Temer(PMDB-SP).Os brasileiros ingerem , em média, sem saber,cerca de 5 litros de agrotóxicos por anoAgrotóxicos causam, de forma cientificamente comprovada, Câncer, depressão, mal formação fetal entre outros agravos à saúde além de contaminarem a água,o solo, as plantas, os animais e o meio ambiente de forma geral. Impedir que autoridades sanitárias e ambientais analisem solicitações para produção, venda e uso de agrotóxicos é grave retrocesso que necessita de mobilização forte da sociedade civil para pressionar o plenário da Câmara e do Senado barrar a aprovação desta mundança nociva.





fotos:Reprodução Internet

No dia 08 e 16 de maio de 2018, a Câmara dos Deputados tentou colocar em pauta o Projeto de Lei 6299/02, conhecido entre os ambientalistas como o PL do Veneno ou o Pacote do Veneno,que pretende aumentar e facilitar a utilização de agrotóxicos no ciclo de produção agrícola e dificultar a informação ao consumidor.O Pacote do Veneno tenta mudar a nomenclatura de agrotóxico para produto fitossanitário e acabar com a burocracia para aprovação da comercialização de agrotóxicos que atualmente exige aprovação junto ao Ibama e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os defensores dos agrotóxicos querem que apenas o Ministério da Agricultura esteja envolvido neste licenciamento.A Próxima votação na Comissão Especial deverá acontecer em 29 de maio de 2018.Se aprovado em comissão especial, o projeto de Lei irá a plenário para votação.A Política Nacional de Redução dos Agrotóxicos (PNARA) aguarda há 1 ano a instalação da Comissão Especial na Câmara dos Deputados para poder tramitar, após seu acolhimento no início de 2017.O Ministério Público Federal afirmou que o projeto é inconstitucional por ferir o direito que a cidadania tem à Segurança Alimentar.A Frente Parlamentar de Agropecuária tem se dedicado a aprovar o PL do Veneno através do relator da Comissão Especial Luiz Nishimori(PP-PR) e da presidente Teresa Cristina(DEM-MS) que também é coordenadora da Frente Parlamentar de Agropecuária.



foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet

A Multinacional Alemã Bayer anunciou no dia 14 de setembro de 2016 que adquiriu a  também transnacional norte americana Monsanto por US$ 66 bilhões.Se autorizada pelas organizações anti truste, será a maior aquisição do setor de herbicidas e sementes transgênicas. A Monsanto é a líder mundial em herbicidas e sementes transgênicas e conhecida como a fabricante do herbicida glifosato criticado por ambientalistas e médicos como causador da diminuição da diversidade das sementes e de inúmeras doenças, incluindo cânceres(tumores malignos).O Portfólio de produtos da Bayer para a agricultura inclui 26 inseticidas, 2 herbicidas e 1 fungicida.Produtores agrícolas brasileiros temem que a fusão aumente ainda mais a cartelização e diminua a concorrência, fazendo subir preços dos insumos agrícolas. O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, cerca de 5,2 quilos pro habitante por ano.Para o Conselho Nacional de Segurança Alimentar(CONSEA), o uso indiscriminado de agrotóxicos, como o praticado no Brasil, evita o acesso da população aos alimentos saudáveis e seguros como os orgânicos e o livres de agrotóxicos.Os Agrotóxicos são  responsáveis por inúmeras doenças do sistema nervoso central, endocrinológicas, e cânceres.Vários princípios ativos usados como agrotóxicos e proibidos em países desenvolvidos continuam a ser produzidos e usados em solo brasileiro.Ativistas do mundo inteiro organizam Marcha contra os Prejuízos decorrentes dos Produtos vendidos pela Monsanto que ocorrerá em 16 de outubro de 2016. http://www.march-against-monsanto.com/ #WorldFoodDay #ExposeMonsantoCrimes




Werner Baumann (left), CEO da Bayer AG, e Hugh Grant, CEO da Monsanto./Reprodução Internet

Na calada da noite do dia 28 de abril de 2015, a Câmara Federal aprovou o PL 4.148/2004acabando assim com a obrigatoriedade da rotulagem dos produtos transgênicos por parte da indústria e comércio.A nova legislação foi aprovada por 320votos favoráveis e 135 contrários. Agora segue ao Senado Federal.

Confira a Lista dos Deputados Federais que votaram a Favor e Contra o FIM da Obrigatoriedade da Rotulagem dos Produtos Transgênicos.Um voto que chama a atenção é o do deputado federal Celso Russomano(PR-SP), pré candidato à prefeito da cidade de São Paulo em 2016, apresentador de programa televisivo dedicado ao direito do consumidor e que se pronunciou em 2000 a favor da rotulagem dos produtos transgênicos, mas que, em 2015, votou contra a rotulagem dos mesmos e a favor do fim da obrigatoriedade desta informação essencial aos consumidores, como exige o Código de Defesa do Consumidor.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdc/documentos/notas-taquigraficas/notas-taquigraficas-de-2000/nt13092000.pdf

O art. 6º do  Código De Defesa do Consumidor trata dos direitos básicos
do consumidor.
 Diz o artigo:
Art.6º........................................................
..............................................................
.......................................................
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta da quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;

Outro voto atípico é o do líder do governo federal de Dilma Roussef na Câmara Federal, o deputado federal José Guimarães(PT-CE), único voto favorável à extinção da obrigatoriedade da rotulagem dos produtos transgênicos em seu partido.


Confira abaixo quem foram os deputados que votaram a favor ou contra o projeto:
DEM
Alberto Fraga-DF – Sim
Alexandre Leite- SP – Sim
Carlos Melles-MG – Sim
Claudio Cajado-BA – Sim
Efraim Filho-PB – Sim
Eli Côrrea Filho-SP – Sim
Elmar Nascimento-BA – Sim
Felipe Maia-RN – Sim
Hélio Leite-PA – Sim
Jorge Tadeu Mudalen-SP – Sim
José Carlos Aleluia-BA – Sim
Mandetta-MS – Sim
Marcelo Aguiar-SP – Sim
Mendonça Filho-PE – Sim
Misael Varella-MG – Sim
Moroni Torgan-CE – Sim
Onyx Lorenzoni-RS – Sim
Osmar Bertoldi-PR – Sim
Pauderney Avelino-AM – Sim
Paulo Azi-BA – Sim
Professora Dorinha Seabra Rezende-TO – Sim
Rodrigo Maia-RJ – Sim
PCdoB
Alice Portugal-BA – Não
Aliel Machado-PR – Não
Carlos Eduardo Cadoca-PE – Não
Chico Lopes-CE – Não
Daniel Almeida-BA – Não
Davidson Magalhães-BA – Não
Jandira Feghali -RJ – Não
Jô Moraes-MG – Não
João Derly-RS – Não
Luciana Santos -PE – Não
Orlando Silva-SP – Não
Rubens Pereira Júnior-MA – Não
Wadson Ribeiro-MG – Não
PDT
Abel Mesquita Jr.-RR – Sim
Afonso Motta-RS – Sim
Dagoberto-MS – Sim
Damião Feliciano-PB – Não
Félix Mendonça Júnior-BA – Sim
Flávia Morais-GO – Sim
Giovani Cherini-RS – Sim
Major Olimpio-SP – Não
Marcelo Matos-RJ – Não
Marcos Rogério-RO – Sim
Mário Heringer-MG – Sim
Pompeo de Mattos-RS – Sim
Roberto Góes-AP – Não
Ronaldo Lessa-AL – Não
Sergio Vidigal-ES – Não
Weverton Rocha-MA – Não
Wolney Queiroz-PE – Não
PEN
André Fufuca-MA – Sim
PHS
Adail Carneiro-CE – Sim
Carlos Andrade-RR – Sim
Diego Garcia-PR – Sim
Kaio Maniçoba-PE – Sim
PMDB
Alberto Filho-MA – Sim
Alceu Moreira-RS – Sim
Baleia Rossi-SP – Sim
Cabuçu Borges-AP – Sim
Carlos Bezerra -MT – Sim
Carlos Henrique Gaguim-TO – Sim
Carlos Marun-MS – Sim
Celso Jacob-RJ – Sim
Celso Maldaner-SC – Sim
Daniel Vilela-GO – Sim
Danilo Forte-CE – Sim
Darcísio Perondi-RS – Sim
Dulce Miranda-TO – Sim
Edinho Bez-SC – Sim
Edio Lopes-RR – Sim
Eduardo Cunha-RJ – Art. 17
Fabio Reis-SE – Sim
Fernando Jordão-RJ – Sim
Flaviano Melo-AC – Sim
Geraldo Resende-MS – Sim
Hermes Parcianello-PR – Sim
Hildo Rocha-MA – Sim
Hugo Motta-PB – Sim
Jarbas Vasconcelos-PE – Sim
Jéssica Sales-AC – Sim
João Arruda-PR – Sim
João Marcelo Souza-MA – Sim
José Fogaça-RS – Não
Josi Nunes-TO – Sim
Laudivio Carvalho-MG – Sim
Leonardo Picciani-RJ – Sim
Lindomar Garçon-RO – Sim
Lucio Mosquini-RO – Sim
Lucio Vieira Lima-BA – Sim
Manoel Junior-PB – Sim
Marcelo Castro-PI – Sim
Marcos Rotta-AM – Sim
Marquinho Mendes-RJ – Sim
Marx Beltrão-AL – Sim
Mauro Lopes-MG – Sim
Mauro Mariani-SC – Sim
Mauro Pereira-RS – Sim
Newton Cardoso Jr-MG – Sim
Osmar Serraglio-PR – Sim
Pedro Chaves-GO – Sim
Rodrigo Pacheco-MG – Sim
Rogério Peninha Mendonça-SC – Sim
Ronaldo Benedet-SC – Sim
Roney Nemer   DF          Sim
Saraiva Felipe    MG        Sim
Sergio Souza      PR          Sim
Silas Brasileiro   MG        Sim
Simone Morgado   PA      Sim
Soraya Santos   RJ           Sim
Valdir Colatto    SC           Sim
Veneziano Vital do Rêgo  PB    Sim
Walter Alves      RN     Sim
Washington Rei   RJ    Sim
PMN
Antônio Jácome              RN          Sim
Dâmina Pereira                MG        Sim
Hiran Gonçalves              RR          Sim
PP
Afonso Hamm  RS           Sim
Aguinaldo Ribeiro           PB          Sim
Arthur Lira          AL           Sim
Beto Rosado      RN          Sim
Cacá Leão           BA          Sim
Conceição Sampaio        AM        Sim
Covatti Filho      RS           Sim
Dilceu Sperafico               PR          Sim
Dimas Fabiano  MG        Sim
Esperidião Amin              SC           Sim
Ezequiel Fonseca            MT         Sim
Fernando Monteiro       PE           Sim
Guilherme Mussi            SP           Sim
Iracema Portella              PI            Sim
Jair Bolsonaro   RJ           Sim
Jerônimo Goergen         RS           Sim
Jorge Boeira      SC           Sim
José Otávio Germano   RS           Sim
Julio Lopes         RJ           Sim
Lázaro Botelho TO          Sim
Luis Carlos Heinze           RS           Sim
Luiz Fernando Faria        MG        Sim
Marcelo Belinati              PR          Não
Marcus Vicente               ES           Sim
Mário Negromonte Jr.  BA          Sim
Missionário José Olimpio             SP           Sim
Nelson Meurer                PR          Sim
Odelmo Leão    MG        Sim
Paulo Maluf       SP           Sim
Renato Molling RS           Sim
Renzo Braz         MG        Sim
Roberto Balestra             GO         Sim
Roberto Britto  BA          Sim
Ronaldo Carletto             BA          Sim
Sandes Júnior   GO         Sim
Simão Sessim    RJ           Sim
Toninho Pinheiro            MG        Sim
PPS
Alex Manente  SP           Sim
Arnaldo Jordy   PA          Não
Carmen Zanotto              SC           Sim
Eliziane Gama   MA        Não
Hissa Abrahão   AM        Sim
Marcos Abrão   GO         Sim
Moses Rodrigues            CE           Sim
Raul Jungmann PE           Não
Roberto Freire  SP           Sim
Rubens Bueno  PR          Sim
Sandro Alex       PR          Sim
PR
Aelton Freitas   MG        Sim
Alfredo Nascimento      AM        Sim
Altineu Côrtes  RJ           Sim
Anderson Ferreira          PE           Sim
Bilac Pinto           MG        Sim
Capitão Augusto              SP           Sim
Clarissa Garotinho          RJ           Não
Dr. João               RJ           Sim
Francisco Floriano           RJ           Sim
Gorete Pereira CE           Sim
João Carlos Bacelar         BA          Sim
Jorginho Mello SC           Sim
José Rocha         BA          Sim
Laerte Bessa      DF          Sim
Lincoln Portela  MG        Não
Lúcio Vale           PA          Sim
Luiz Cláudio        RO          Sim
Luiz Nishimori   PR          Sim
Magda Mofatto               GO         Sim
Marcio Alvino    SP           Sim
Marcos Soares  RJ           Abstenção
Miguel Lombardi             SP           Sim
Paulo Feijó         RJ           Sim
Paulo Freire       SP           Sim
Remídio Monai RR          Sim
Silas Freire          PI            Não
Tiririca   SP           Sim
Zenaide Maia    RN          Não
PRB
Alan Rick             AC          Sim
André Abdon    AP          Sim
Antonio Bulhões             SP           Sim
Beto Mansur     SP           Sim
Carlos Gomes   RS           Sim
Celso Russomanno         SP           Sim
César Halum      TO          Sim
Cleber Verde    MA        Sim
Fausto Pinato    SP           Sim
Jhonatan de Jesus          RR          Sim
Jony Marcos      SE           Não
Marcelo Squassoni         SP           Sim
Márcio Marinho               BA          Sim
Roberto Alves   SP           Sim
Ronaldo Martins              CE           Sim
Rosangela Gomes           RJ           Sim
Sérgio Reis         SP           Sim
Tia Eron               BA          Sim
Vinicius Carvalho             SP           Sim
PROS
Ademir Camilo  MG        Sim
Beto Salame      PA          Sim
Domingos Neto               CE           Sim
Dr. Jorge Silva   ES           Sim
Givaldo Carimbão           AL           Sim
Leônidas Cristino             CE           Sim
Miro Teixeira     RJ           Não
Rafael Motta     RN          Sim
Ronaldo Fonseca             DF          Sim
PRP
Alexandre Valle               RJ           Sim
Juscelino Filho  MA        Sim
Marcelo Álvaro Antônio               MG        Sim
PRTB
Cícero Almeida AL           Sim
PSB
Adilton Sachetti               MT         Sim
Átila Lira              PI            Não
Bebeto BA          Não
Fabio Garcia       MT         Sim
Fernando Coelho Filho PE           Não
Flavinho              SP           Não
Glauber Braga   RJ           Não
Gonzaga Patriota            PE           Sim
Heitor Schuch   RS           Não
Heráclito Fortes               PI            Não
João Fernando Coutinho             PE           Não
Jose Stédile       RS           Não
Júlio Delgado     MG        Não
Keiko Ota            SP           Não
Leopoldo Meyer             PR          Não
Luciano Ducci    PR          Sim
Luiz Lauro Filho SP           Não
Maria Helena    RR          Não
Pastor Eurico     PE           Sim
Paulo Foletto    ES           Sim
Rodrigo Martins               PI            Não
Stefano Aguiar MG        Não
Tadeu Alencar  PE           Não
Tenente Lúcio   MG        Não
Tereza Cristina  MS         Sim
Valadares Filho SE           Não
Vicentinho Júnior            TO          Sim
PSC
Eduardo Bolsonaro         SP           Sim
Erivelton Santana            BA          Sim
Gilberto Nascimento     SP           Sim
Irmão Lazaro     BA          Sim
Júlia Marinho    PA          Sim
Marcos Reategui             AP          Não
Pr. Marco Feliciano         SP           Sim
Professor Victório Galli MT         Sim
Raquel Muniz    MG        Sim
Silvio Costa         PE           Sim
PSD
Alexandre Serfiotis        RJ           Não
Átila Lins              AM        Sim
Cesar Souza       SC           Sim
Danrlei de Deus Hinterholz         RS           Sim
Delegado Éder Mauro   PA          Sim
Diego Andrade MG        Sim
Evandro Rogerio Roman              PR          Sim
Fábio Faria          RN          Sim
Fábio Mitidieri  SE           Sim
Felipe Bornier   RJ           Sim
Fernando Torres             BA          Sim
Francisco Chapadinha   PA          Sim
Goulart                SP           Não
Herculano Passos            SP           Sim
Heuler Cruvinel                GO         Sim
Indio da Costa   RJ           Sim
Irajá Abreu         TO          Sim
Jaime Martins   MG        Sim
Jefferson Campos          SP           Sim
João Rodrigues SC           Sim
Joaquim Passarinho       PA          Sim
José Carlos Araújo          BA          Sim
José Nunes        BA          Sim
Júlio Cesar          PI            Sim
Marcos Montes               MG        Sim
Paulo Magalhães             BA          Sim
Ricardo Izar        SP           Não
Rogério Rosso   DF          Sim
Rômulo Gouveia             PB          Sim
Sérgio Brito        BA          Sim
Silas Câmara      AM        Sim
Sóstenes Cavalcante     RJ           Sim
Walter Ihoshi    SP           Sim
PSDB
Alexandre Baldy              GO         Sim
Alfredo Kaefer PR          Sim
Antonio Imbassahy        BA          Sim
Arthur Virgílio Bisneto   AM        Sim
Betinho Gomes               PE           Sim
Bonifácio de Andrada    MG        Sim
Bruna Furlan      SP           Sim
Bruno Araújo    PE           Sim
Bruno Covas      SP           Não
Caio Narcio         MG        Sim
Carlos Sampaio SP           Sim
Célio Silveira      GO         Sim
Daniel Coelho   PE           Não
Delegado Waldir              GO         Sim
Domingos Sávio               MG        Sim
Eduardo Barbosa             MG        Sim
Eduardo Cury    SP           Sim
Giuseppe Vecci                GO         Sim
Izalci      DF          Sim
João Campos     GO         Sim
João Castelo      MA        Sim
Luiz Carlos Hauly              PR          Sim
Mara Gabrilli      SP           Sim
Marco Tebaldi   SC           Sim
Marcus Pestana               MG        Sim
Mariana Carvalho            RO          Sim
Max Filho            ES           Sim
Miguel Haddad SP           Sim
Nelson Marchezan Junior           RS           Sim
Nilson Leitão     MT         Sim
Nilson Pinto       PA          Sim
Otavio Leite       RJ           Não
Paulo Abi-Ackel               MG        Sim
Pedro Cunha Lima          PB          Sim
Pedro Vilela       AL           Sim
Raimundo Gomes de Matos      CE           Sim
Ricardo Tripoli   SP           Sim
Rocha   AC          Sim
Rodrigo de Castro           MG        Sim
Rogério Marinho             RN          Sim
Rossoni                PR          Sim
Samuel Moreira               SP           Sim
Silvio Torres       SP           Sim
Vanderlei Macris             SP           Sim
Vitor Lippi           SP           Sim
PSDC
Aluisio Mendes                MA        Sim
Luiz Carlos Ramos           RJ           Sim
PSL
Macedo               CE           Sim
PSOL
Cabo Daciolo     RJ           Não
Chico Alencar    RJ           Não
Edmilson Rodrigues       PA          Não
Ivan Valente      SP           Não
Jean Wyllys        RJ           Não
PT
Adelmo Carneiro Leão  MG        Não
Afonso Florence              BA          Não
Alessandro Molon          RJ           Não
Ana Perugini      SP           Não
Andres Sanchez               SP           Não
Angelim               AC          Não
Arlindo Chinaglia             SP           Não
Assis Carvalho   PI            Não
Assis do Couto  PR          Não
Benedita da Silva             RJ           Não
Beto Faro            PA          Não
Bohn Gass          RS           Não
Caetano              BA          Não
Carlos Zarattini SP           Não
Chico D Angelo RJ           Não
Décio Lima          SC           Não
Enio Verri            PR          Não
Erika Kokay        DF          Não
Fabiano Horta   RJ           Não
Fernando Marroni          RS           Não
Gabriel Guimarães         MG        Não
Givaldo Vieira   ES           Não
Helder Salomão               ES           Não
Henrique Fontana          RS           Não
João Daniel        SE           Não
Jorge Solla          BA          Não
José Airton Cirilo             CE           Não
José Guimarães               CE           Sim
José Mentor      SP           Não
Leo de Brito       AC          Não
Leonardo Monteiro       MG        Não
Luiz Couto          PB          Não
Luiz Sérgio          RJ           Sim
Luizianne Lins    CE           Não
Marco Maia       RS           Não
Marcon                RS           Não
Margarida Salomão        MG        Não
Maria do Rosário             RS           Não
Merlong Solano               PI            Abstenção
Moema Gramacho         BA          Não
Nilto Tatto          SP           Não
Odorico Monteiro           CE           Não
Padre João         MG        Não
Paulão  AL           Não
Paulo Pimenta  RS           Não
Paulo Teixeira   SP           Não
Pedro Uczai       SC           Não
Professora Marcivania  AP          Não
Rubens Otoni    GO         Não
Sibá Machado   AC          Não
Valmir Assunção              BA          Não
Valmir Prascidelli             SP           Não
Vicente Candido              SP           Não
Vicentinho         SP           Não
Waldenor Pereira           BA          Não
Weliton Prado  MG        Não
Zé Carlos             MA        Não
Zé Geraldo         PA          Não
Zeca Dirceu        PR          Não
Zeca do Pt          MS         Não
PTB
Adelson Barreto              SE           Não
Alex Canziani     PR          Sim
Antonio Brito    BA          Sim
Arnaldo Faria de Sá        SP           Sim
Arnon Bezerra  CE           Sim
Cristiane Brasil  RJ           Sim
Deley    RJ           Não
Eros Biondini     MG        Sim
Jorge Côrte Real              PE           Sim
Josué Bengtson               PA          Sim
Jovair Arantes   GO         Sim
Jozi Rocha           AP          Sim
Nelson Marquezelli        SP           Sim
Paes Landim      PI            Não
Pedro Fernandes            MA        Sim
Ricardo Teobaldo            PE           Sim
Ronaldo Nogueira           RS           Não
Sérgio Moraes  RS           Sim
Walney Rocha   RJ           Sim
Wilson Filho       PB          Não
Zeca Cavalcanti PE           Sim
PTC
Brunny MG        Não
Uldurico Junior BA          Não
PTdoB
Luis Tibé              MG        Sim
Pastor Franklin MG        Sim
PTN
Bacelar BA          Sim
Christiane de Souza Yared          PR          Sim
Delegado Edson Moreira             MG        Sim
Renata Abreu   SP           Sim
PV
Dr. Sinval Malheiros       SP           Não
Evair de Melo    ES           Sim
Evandro Gussi   SP           Não
Fábio Ramalho  MG        Não
Leandre               PR          Não
Sarney Filho       MA        Não
Victor Mendes MA        Não
William Woo      SP           Não
Solidariedade
Augusto Carvalho           DF          Não
Augusto Coutinho          PE           Sim
Benjamin Maranhão      PB          Sim
Carlos Manato  ES           Sim
Elizeu Dionizio   MS         Sim
Expedito Netto                RO          Sim
Ezequiel Teixeira             RJ           Sim
JHC        AL           Sim
Laercio Oliveira SE           Sim
Lucas Vergilio    GO         Sim
Paulo Pereira da Silva    SP           Sim
Zé Silva MG        Sim


foto:EconomiaSolidáriaEAgroEnergia

No dia 26 de março de 2015, a pauta do plenário da Câmara Federal, retomou o Projeto de Lei 4.148/2008  de autoria do ex-deputado ruralista Luiz Carlos Heinze(PP-RS) que estabelece a não obrigatoriedade da rotulagem dos alimentos transgênicos impedindo o acesso desta informação aos consumidores como estabelece o artigo 40 da Lei 11.105/2005, conhecida como "Lei da Biossegurança".

foto: Reprodução FB Deputado Federal Luís Carlos Heinze,proponente do PL 4148/2008, pela não obrigatoriedade da rotulagem dos produtos transgênicos

Leia o Projeto de Lei 4148/2008 que defende os Transgênicos e os Agrotóxicos e que deve colocar em risco a Saúde das Pessoas e do Meio Ambiente, segundo especialistas em saúde pública e ambiental, ativistas e ambientalistas:

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=605180


Conheça a Lei da Biossegurança(lei 11.105/ de 24/03/2005) que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização das atividades que envolvam organismos geneticamente moficados(OGMs), que cria o Conselho Nacional de Biossegurança-CNTBio, dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança(PNB)

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11105.htm






foto: rótulo de produto transgênico que deveria ser utilizado pela indústria alimentícia por determinação da ANVISA e que o projeto de lei 4.148/2008 do deputado Heinze(PMDB-RS) quer estabelecer a não obrigatoriedade/repórterbrasil.com

Ativistas defensores do direito dos consumidores, ambientalistas e especialistas em saúde pública, entidades de defesa de direitos e movimentos sociais são contrários ao projeto de lei que não respeita o o artigo 6 do Código de Defesa do Consumidor que determina o direito legal à informação clara e adequada sobre o que é comprado e consumido no Brasil, incluindo seus componentes e riscos à saúde.

foto: http://pt.slideshare.net


Ao contrário do prometido e alardeado pelas empresas multinacionais fornecedoras de sementes transgênicas, seu uso pelo agronegócio provocou o aumento da necessidade da utilização de agrotóxicose a consequente elevação dos casos de intoxicação, agravos à saúde e mortes.

http://reporterbrasil.org.br/2013/11/transgenicos-e-agrotoxicos-uma-combinacao-letal/

foto: Uso de Transgênicos aumentam Venda de Agrotóxicos no Brasil entre 2005 e 2011/pratoslimpos.org

Associação Brasileira de Saúde Coletiva(ABRASCO) se posicionou contra o Projeto de Lei 4148/2008:

foto: ABRASCO

Associação Brasileira de Nutrição(ASBRAN) também é contrária a não obrigatoriedade da rotulagem dos produtos transgênicos como propõe o deputado Luiz Heinze(PP-RS)

foto: ASBRAN


No dia 07 de junho de 2015, cientistas do mundo inteiro, manifestaram-se contrários aos produtos transgênicos e exigiram sua suspensão.


Sociedade Civil Organizada defensora da Agricultura Familiar, dos Alimentos Transgênicos e da BioEnergia manifestou seu repúdio ao PL Heinze :

http://economiasolidariaeagroenergiaparana.blogspot.com.br/2013/03/carta-das-entidades-da-sociedade-civil.html

O PL 4.148/08 deve ser rejeitado, porque:
1) Reverte a decisão do Tribunal Regional Federal da Primeira Região que em agosto de 2012 decidiu que independentemente do percentual e de qualquer outra condicionante, deve-se assegurar que todo e qualquer produto geneticamente modificado ou contendo ingrediente geneticamente modificado seja devidamente informado (Apelação nº 2001.34.00.022280-6 - link da decisão http://bit.ly/SkFTIw).

2) Fere o direito à escolha e à informação assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor, nos artigos 6º, II e III e 31.

3) Prejudica o controle adequado dos transgênicos, já que a rotulagem de transgênicos é medida de saúde pública relevante para permitir o monitoramento pós-introdução no mercado e pesquisas sobre os impactos na saúde.

4) Viola o direito dos agricultores e das empresas alimentícias que optam por produzir alimentos isentos de ingredientes transgênicos. E pode impactar fortemente as exportações, na medida em que a rejeição às espécies transgênicas em vários países que importam alimentos do Brasil é grande. 

5) Apensado no PL 5.848/05, o mérito do PL 4.148 não foi discutido adequadamente nas comissões de mérito da Câmara dos Deputados, nem com a sociedade, mas tão somente na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

6) Revoga o Decreto 4.680/03 que respeita o direito dos consumidores à informação e impõe a rastreabilidade da cadeia de produção como meio de garantir a informação e a qualidade do produto. (Vale lembrar que a identificação da transgenia já é feita para a cobrança de royalties).

7) Contraria o compromisso assumido pelo Congresso Nacional em 2005, quando aprovou a nova Lei de Biossegurança, Lei 11.105, e reiterou no artigo 40 que: “Os alimentos e ingredientes alimentares destinados ao consumo humano ou animal que contenham ou sejam produzidos a partir de OGM ou derivados deverão conter informação nesse sentido em seus rótulos, conforme regulamento.”
8) Descumpre compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no âmbito do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança que demanda que os países membros adotem medidas para assegurar a identificação de organismos vivos modificados nas importações/exportações, destinados à alimentação humana e animal (artigo 18. 2. a) – para tornar obrigatória a adequada identificação das cargas a partir de 2012 (decisão BSIII/10, item 7).

ASSINAM ESTA CARTA:
Articulação Nacional de Agroecologia
Articulação Paulista de Agroecologia
Associação Brasielira de Agricultura Biodinamica
Campanha Brasil Livre de Transgênicos e Agrotóxicos
Campanha Cresça - Oxfam
Campanha Permanente Contra o Uso de Agrotóxicos e Pela Vida
Cert ID Brasil
Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN)
Greenpeace
Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
IDS - Instituto Democracia e Sustentabilidade
Instituto Alana
Instituto Kairós
Instituto Terra Viva Brasil de Agroecologia
MPA Brasil
Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã
Pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola
Planeta Orgânico
ProTerra Foundation
Slow Food São Paulo
Terra de Direitos






Em 04/11/14, às 19 hs. houve audiência pública no auditório nobre da Câmara Municipal de São Paulo sobre o Projeto de Lei 891/2013, de autoria dos Vereadores Nabil Bonduki(PT-SP) e Toninho Vespoli(PSOL-SP), que, se aprovado, proibirá a comercialização de agrotóxicos na cidade de São Paulo.
GRUPO DO BEM ESTAR E DA FELICIDADE APÓIA INTEGRALMENTE O PROJETO DE LEI 891/13 e pede sua ajuda para divulgá-lo e apoiá-lo!


foto:Ato do Movimento em defesa dos alimentos Orgânicos e contra os agrotóxicos,na feira orgânica do Modelódromo, SP/Reprodução Internet
Evite problemas ambientais e à Saúde Humana:Compre somente produtos orgânicosVejam os endereços das principais feiras orgânicas de São Paulo fornecidos pela AAO (Associação dos Agricultores Orgânicos): http://aao.org.br/aao/onde-encontrar-organicos.php

O IDEC, instituto de defesa do Consumidor, fez ummapa das feiras orgânicas brasileiras. Encontre uma mais perto de você! http://www.idec.org.br/feirasorganicas

Os problemas de saúde e ambientais decorrentes da utilização de agrotóxicos foram expostos de maneira brilhante pelo combativo e engajado cineasta Sylvio Tendler em O VENENO ESTÁ NA MESA 1 e 2: ASSISTAM!


 

Assistam também a aula inaugural proferida pelo coordenador nacional do MST(Movimento Sem Terra) sobre a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida http://www.contraosagrotoxicos.org/
  em 2012 na Escola Nacional de Saúde Público Sérgio Arouco na Fundação Oswaldo Cruz:


 


Alimentos não seguros estão ligados à morte de cerca de 2 milhões de pessoas por ano – incluindo muitas crianças. Os alimentos que contêm bactérias nocivas, vírus, parasitas ou substâncias químicas são responsáveis por mais de 200 doenças, que vão desde diarreia ao câncer.


foto:pagina1news
As novas ameaças à segurança alimentar surgem constantemente. Alterações na produção de alimentos, distribuição e consumo; alterações no ambiente; novos e emergentes patógenos; resistência antimicrobiana – todos colocam desafios aos sistemas nacionais de segurança alimentar. Aumentos em viagens e do comércio aumentam a probabilidade da contaminação se espalhar internacionalmente.
Por tudo isso, o tema definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde 2015 é segurança dos alimentos.


foto: Cartaz da Campanha Dia Mundial da Saúde 2015 da Organização Mundial da Saúde(OMS)/www.who.int
Como o nosso abastecimento alimentar torna-se cada vez mais globalizado, a necessidade de reforçar os sistemas de segurança dos alimentos em todos os países está se tornando cada vez mais evidente. É por isso que a OMS está promovendo esforços para melhorar a segurança dos alimentos, do campo ao prato (e todo o resto) no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril de 2015.
A OMS ajuda os países a prevenir, detectar e responder a surtos de doenças transmitidas por alimentos – em consonância com o Codex Alimentarius, uma coleção internacional de normas, diretrizes e códigos de prática que abrange os principais alimentos e processos. Juntamente com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a OMS alerta países sobre emergências de segurança alimentar através de uma rede de informação internacional.
Cinco Chaves para uma alimentação mais segura
A segurança alimentar é uma responsabilidade partilhada. É importante trabalhar ao longo de toda a cadeia de produção de alimentos – de agricultores e fabricantes a fornecedores e consumidores. 

A OMS  divulga 5 chaves para uma alimentação mais segura ao oferecer orientação prática para fornecedores e consumidores relacionadas à manipulação e preparação dos alimentos:
  • Chave 1: Mantenha limpos os alimentos;
  • Chave 2: Separe alimentos crus de cozidos;
  • Chave 3: Cozinhe bem os alimentos;
  • Chave 4: Mantenha os alimentos a temperaturas seguras;
  • Chave 5: Use água potável e matérias-primas de qualidade
Dia Mundial da Saúde 2015 é uma oportunidade para alertar as pessoas que trabalham em diferentes setores do governo, os agricultores, fabricantes, varejistas, profissionais de saúde -, bem como os consumidores – sobre a importância da segurança alimentar, e a parte cada um pode desempenhar para garantir que todos possam se sentir confiantes que a comida no seu prato é segura.



A contaminação dos alimentos que consumimos pode ocorrer através de agentes biológicos, como fungos e bactérias, ou pela adição de agrotóxicos.

A contaminação de pessoas através de alimentos contaminados é uma preocupação constante em todos os países do mundo. Muitos microrganismos presentes em alguns alimentos provocam o aparecimento de intoxicações alimentares, mas infelizmente esses alimentos não apresentam alterações em seu cheiro, sabor ou aspecto. Os principais agentes biológicos capazes de contaminar a água e os alimentos, além de causarem inúmeras doenças aos homens, são vírus, bactérias, protozoários, vermes, fungos e toxinas microbianas.

As bactérias são os microrganismos que mais provocam intoxicações alimentares, e entre elas podemos citar Salmonella sp, Listeria monocytogenes, Clostridium prefringes, Campylobacter sp, E. coli, sendo que as duas últimas bactérias são as principais causadoras de diarreia em humanos. O botulismo é uma doença bacteriana provocada por uma bactéria do gênero Clostridium, que causa intoxicação alimentar e afeta o sistema nervoso, podendo levar à morte.

A contaminação dos alimentos pode ocorrer através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos alimentos e no próprio ambiente onde são produzidos, sendo que a maioria dos microrganismos pode ser destruída através das boas práticas de higiene e fabricação e práticas adequadas de manipulação e armazenamento.

Muitas pessoas desconhecem, mas o simples fato de cortar uma carne crua e depois utilizar a mesma faca, sem lavar, para cortar uma carne assada pode gerar vários riscos à saúde. Isso ocorre porque carnes cruas e vegetais que ainda não foram higienizados têm inúmeros microrganismos causadores de doenças, e que podem ser transmitidos para os alimentos que já estão prontos. “Esse tipo de contaminação pode acontecer por meio da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície, através de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador”, explica Maria Cecilia Brito, diretora da agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Quando a contaminação de algum alimento ocorre dessa maneira é chamada de contaminação cruzada.



foto:Radicais.blogspot.com
A melhor forma de evitar a contaminação dos alimentos é seguindo algumas regras básicas durante a manipulação, o preparo e o armazenamento desses alimentos.

►  Lave muito bem as mãos antes de manipular qualquer tipo de alimento;

►  Lave muito bem as mãos e os utensílios ao manipular alimentos diferentes, para evitar a contaminação cruzada;

►  Lave muito bem as frutas, legumes e verduras em água corrente e deixe-as de molho em água com hipoclorito de sódio;

►  Não congele alimentos que já foram descongelados;

►  Descongele os alimentos sempre dentro da geladeira;

►  Todos os alimentos, dentro ou fora da geladeira, deverão estar em recipientes fechados com tampa ou cobertos com plástico transparente;

►  Evite carnes mal passadas;

►  Evite comer ovos em que a gema esteja crua;

►  Evite usar ovos crus em receitas;

►  Mantenha a temperatura da geladeira abaixo de quatro graus, enquanto que o freezer deve ficar entre doze e quinze graus negativos;

►  Evite comer alimentos crus, como ostras e crustáceos;

►  Evite comer em barraquinhas de praia ou de rua, locais que você desconhece as condições de higiene, e não sabe por quanto tempo aquele alimento ficou fora da geladeira.

fonte:pagina1news.com


No fim de julho de 2019 um estudo conduzido por pesquisadores chineses da Universidade de Taiwan e publicado no periódico Plos Genetics, baseado numa amostra de 18.424 pessoas entre 30 e 70 anos, revelou que correr regularmente com leve intensidade é o melhor exercício físico para combater a obesidade quando existe predisposição genética para esta doença metabólica.O Mesmo estudo científico afirma que Natação, Ciclismo e alongamento não são efetivos para este objetivo. Ao lado das corridas leves, Yoga Intensa,Caminhada Prolongada, Caminhadas intensas e o Montanhismo podem ajudar no combate ao Excesso de Peso Corporal.




No dia 25 de julho de 2019, o Ministério da Saúde divulgou os dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis por inquérito telefônico(Vigitel) do ano de 2018.A Obesidade aumentou no Brasil 8% entre 2006 e 2018, saindo de um patamar de 11,8% e alcançando 19,8% em 12 anos.O Consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas caiu 53,4% entre os adultos das capitais brasileiras entre 2007 e 2018.A Prática de atividade física ao ar livre entre os brasileiros aumentou 25,7% entre 2009 e 2018.O Consumo regular de frutas e hortaliças aumentou 15,5% entre 2009 e 2018, passando de 20% para 23%.O Consumo abusivo de álcool entre mulheres brasileiras cresceu 42,9% entre 2006 e 2018, passando de 7,7% e chegando a 11%.Entre os homens brasileiros, o alcoolismo cresceu 4,8% no mesmo período, saindo de uma taxa de 24,8% chegando a 26%.

foto:Reprodução Internet

foto:reprodução Internet



Relatório da Sociedade Civil sobre a evolução das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil,publicado em abril de 2019, e baseado nos dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco das Doenças Crônicas Não Transmissíveis por Inquérito Telefônico(VIGITEL) do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2017 revela que:

Houve redução no total de adultos fumantes de 14,8% em 2011 para 10,1% em 2017.A Meta para 2022 é 9,1%.O Alerta é que a prevalência do fumo entre jovens de 18 a 24 anos das grandes cidades aumentou no período de 7,4% para 8,5%.

fotos:Reprodução Internet


A proporção de adultos que consomem frutas e hortaliças com regularidade aumentou de 30,9% em 2011 para 34,6% em 2017.
foto:Arquivo GBE



E O consumo regular de refrigerantes caiu no mesmo intervalo de tempo de 29,8% para 14,6%.

fotos:Reprodução Internet



O porcentual de cidadãos e cidadãs no Brasil que praticam atividades físicas de forma constante subiu de 30,3% em 2011 para 37% em 2017.Mas 46% não praticou atividade física suficiente em 2017 e 13,9% é inativa.
 foto:Diario de SP



O Sobrepeso cresceu neste período 11,3% e a Obesidade aumentou 19,6%.
foto:Reprodução Internet


O Alcoolismo afetou adultos que relataram consumo excessivo nos últimos 30 dias numa taxa que cresceu de 17% para 19,1% entre 2011 e 2017.


fotos:reprodução Internet


Especialistas em combate à obesidade preconizam o aumento da tributação sobre bebidas açucaradas, a restrição da publicidade infantil, e a rotulagem das embalagens de produtos alimentícios processados e ultraprocessados.

foto:Reprodução Internet

Para diminuir o alcoolismo no país, há uma convergência entre estudiosos do tema de que é preciso aumentar tributação sobre o etanol, restringir a publicidade, e aumentar as campanhas de conscientização para crianças, adolescentes, escolas e famílias.


  


fotos : Reprodução Internet 


foto:Reprodução Internet




No dia 11 de setembro de 2019, o presidente dos EUA Donald Trump e vários governadores do país afirmaram que era preciso proibir os cigarros eletrônicos com sabor que já haviam provocado mortes.


Em agosto e setembro de 2019, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América(CDC), divulgou a investigação de pelo menos 4 mortes e aproximadamente 450 casos de doenças pulmonares verificadas em usuários de vaporizadores de nicotina e maconha.Autoridades sanitárias tentam identificar com precisão a causa das mortes.O que já se sabe é que trata-se de nova epidemia com consequências devastadoras para a Saúde Pública e que não há legislação e políticas públicas suficientes para combatê-la.



No dia 29 de agosto de 2019, Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, especialistas e ativistas alertam que o uso de Cigarros Eletrônicos propagandeados pela indústria tabaqueira como uma alternativa mais saudável de tabagismo pode reverter a curva descendente de pessoas adictas ao cigarro verificada no Brasil nos últimos 30 anos. Fumar cigarro Eletrônico por apenas 10 minutos equivale a fumar 30 cigarros industrializados.O Propilenoglicol e o glicerol utilizados no cigarro eletrônico também causam inflamaçãos dos brônquios e Asma, doença respiratória que causa falta de ar e que pode matar(vide caso da escritora Fernanda Young, morta em 25 de agosto de 2019, após crise).


foto:Reprodução Internet







No dia 26 de julho de 2019, a Organização Mundial de Saúde(OMS) divulgou seu sétimo relatório sobre a epidemia mundial do Tabagismo e declarou que apenas Brasil e Turquia foram exitosos entre os 171 países que aderiram à Convenção Quadro de Controle do Tabaco por terem implementado de fato políticas públicas para essa finalidade.Brasil e Turquia aplicaram o mais alto nível das chamadas medidas MPOWER de controle do tabagismo, a saber:
Monitorar o Uso do Tabaco e as Políticas de Prevenção; proteger as pessoas contra o tabagismo; oferecer ajuda para parar de fumar; alertar para os perigos do tabagismo; aplicar proibições para a publicidade, promoção e patrocínio do tabaco; aumentar os impostos sobre o tabaco.Segundo o inquérito telefônico que monitora fatores de risco para doenças crônicas no Brasil realizado anualmente pelo Ministério da Saúde, o tabagismo foi reduzido em 40% no país nos últimos 13 anos.Segundo a OMS, 8 milhões de pessoas por ano morrem em decorrência de doenças causadas pelo tabagismo.




No dia 04 de julho de 2019 o PLS 769/2015 foi aprovado na CCJ do Senado proibindo adição de sabores e aromas aos cigarros, fumo em veículos na presença de gestantes e crianças e a proibição total de propaganda de cigarros em pontos de venda. Padronização de Embalagens foi excluída do texto.



No dia 26 de junho de 2019, o Projeto de Lei Suplementar(PLS) 769/2015 que trata da proibição de aditivos de aromas e sabores aos cigarros deverá ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, primeira etapa até ser votado em plenário.

foto:Reprodução Internet


No dia 20 de março de 2019 o Projeto de Lei Suplementar(PLS) 769 de 2015 que determina a alteração da lei 9.294 de 1996 para vedar a propaganda de tabaco e outros produtos fumígeros e para proibir a adição de aromas e sabores aos produtos fumígeros além de multar motoristas de veículos automotores que fumem ou deixem fumar no interior dos mesmos através de alteração da lei 9.503 de 1997(Código de Trânsito Brasileiro) será apreciado e votado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado.



Antes pioneiro, o Brasil vem perdendo espaço internacional no combate ao tabagismo, maior causa evitável de morte. Cerca de 6 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência do tabagismo e suas doenças relacionadas.No Brasil, cerca de 250 mil pessoas são vitimadas pelos cigarros anualmente.Após a vanguarda na proibição da publicidade do tabaco no rádio, tv e eventos culturais e esportivos, na legislação restritiva ao tabagismo em ambientes fechados, no aumento da tributação e preços dos maços de cigarro e nas advertências aos consumidores sobre os malefícios dos cigarros em maços e pontos de venda, o Brasil não acompanhou avanços como a adoção dos maços de cigarro genéricos com mais advertências sobre os agravos à saúde , a proibição da adição de sabores e aromas aos cigarros(vetada pela resolução de 2012 da ANVISA e também pela decisão do plenário do STF de 01/02/2018 mas que é burlada por legislações estaduais em virtude de ter havido empate sobre a constitucionalidade da resolução da ANVISA em votação dos ministros do STF),  o combate ao contrabando de cigarros, e a coibição da publicidade em meios de comunicação digital e nas redes sociais.







fotos:Reprodução Internet

No dia 30 de janeiro de 2019, desembargadores da 9 Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenaram a empresa Souza Cruz, fabricante de cigarros, a pagar indenização à viúva de um consumidor fumante de seus produtos ao longo de 30 anos.Em 2005, a vítima estava enferma por conta de agravos à sua saúde produzidos pelo tabagismo, e entrou com ação cautelar para produção de provas contra a Souza Cruz, sendo reconhecida pela perícia a relação entre sua doença e o hábito de fumar.A Souza Cruz ganhou em primeira instância.No Acórdão redigido pelo desembargador relator do TJ-RS, Eugênio Fachini Neto, fica pacificada a associação entre tabagismo e Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas(DPOC) já provadas pela Ciência e desproporcionalidade entre o baixo livre arbítrio dos usuários de tabaco que são seduzidos pela indústria através da publicidade em sua maioria durante a adolescência.A Sentenção arbitrou uma indenização à viúva de R$ 637 mil, após reduções provocadas pela ausência de certeza absoluta do nexo de causalidade e pela parcela de responsabilidade da própria vítima fatal. Os desembargadores Carlos Eduardo Richittini e Eduardo Kraemer acompanharam o voto do relator. Cabe recurso da decisão.

No dia 09 de janeiro de 2019 em entrevista concedida à revista de circulação nacional semanal, 2 meses após a Conferência das Partes da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco(COP 8), a chefe do secretariado da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da Organização das Nações Unidas(ONU), Vera Luíza da Costa e Silva, a redução do consumo de cigarros no mundo até 2015 ficará em 22%,abaixo da meta de 30%, em virtude da diminuição do avanço das políticas antitabagistas provocada pela corrupção, pesquisas enganosas, publicidade direcionada para o público infanto juvenil, lobby sobre agentes públicos e governamentais.Vera Lúcia disse que atacar o contrabando de fumo ilegal(impulsionado pela indústria em cerca de 70%), combater a idéia de que o cigarro eletrônico poderia substituir o cigarro convencional por ser menos tóxico(realmente o cigarro eletrônico é menos tóxico só que oferece muitos riscos e agravos à saúde provocados pela nicotina que é a substância que causa dependência química), proibir os aditivos de sabor e cheiro para tornar os cigarros mais agradáveis e prazeirosos, aumentar os tributos e preços do produtos fumígeros,adotar embalagens genéricas com mais advertências ao consumidor, oferecer alternativas econômicas aos produtores de fumo,  coibir a publicidade do fumo nos pontos de venda e nos meios de comunicação digital e aumentar a adesão de mais países a Convenção Quadro para Controle do Tabaco seriam as principais ações para que a redução do tabagismo possa alcançar a meta de 30% até 2025.20% da população mundial fuma.Metade deste contingente morre em decorrência de doenças tabaco relacionadas como Câncer, DPOC, AVC, Infarto, entre outras.Todos os anos o fumo provoca a morte de 6 milhões de pessoas. Esta cifra pode chegar a 8 milhões de pessoas mortas por ano em decorrência do tabagismo.



fotos:Reprodução Internet


No dia 12 de setembro de 2018 a Administração de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos(FDA) alertou que a utilização de cigarros eletrônicos por adolescentes alcançou uma proporção epidêmica alarmante e determinou que os fabricantes apontem maneiras de se diminuir o consumo entre jovens do contrário irá proibir a venda destes produtos.



foto:Reprodução Internet

No dia 01 de fevereiro de 2018 o plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu após empate de  5 votos a favor e 5 votos contrários, manter a restrição imposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA) à adição de aromas, sabores ou quaisquer outros aditivos aos cigarros pela indústria do setor. Na prática, a indústria continuará realizando tal prática, uma vez que o empate, permite a concessão de liminares judiciais federais no âmbito dos estados.Votaram a favor da decisão da Anvisa os ministros Rosa Weber, Edson Fachin, Ricardo Lewandowiski, Celso de Mello e Carmen Lúcia. Contrários à Anvisa, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Luís Fux. Absteve-se Luís Roberto Barroso. O Cigarro mata cerca de 200 mil brasileiros e brasileiras todos os anos. A Quantidade de adolescentes e jovens que fumam cigarros no Brasil têm aumentado por conta da estratégia da adição de aromas e sabores.


foto:Reprodução Internet

Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos da América(NIH-USA) divulgaram relatório sobre a necessidade de Controle e Erradicação do Tabagismoem 10 de janeiro de 2017 em que aponta evidências científicas de que cerca de 8 milhões de seres humanos morrerão por ano, em virtude da dependência do Tabaco, até 2030. Em 2016, cerca de 6 milhões de pessoas morrem todos os anos, em decorrência das doenças associadas ao tabagismo. O Alarmante estudo da OMS/NIH-USA afirma também que os gastos da sociedade com os prejuízos acarretados pela tabagismo alcançam cerca de US$ 1 trilhão/ano, cerca de 3 vezes mais que o total de arrecadação de impostos e de dinamização das economias por conta da produção de cigarros e produtos relacionados. 80% das mortes acontece em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.O documento da OMS/NIH-USA foi validados por mais de 70 especialistas e afirma que governos nacionais são tímidos nas ações possiveis de controle do tabagismo como proibir fumar em locais públicos,proibir publicidadeaumentar impostos para aumentar preço final do produto, tratar dependentes pela crença infundada de prejuízos à economia local.#SaúdeColetiva #SaúdePública #Saúde #Tabagismo #Tabaco #Dependência #OMS

foto:Reprodução Internet

Fumar é a principal causa de morte evitável no Planeta Terra, segundo a Organização Mundial de Saúde.

No dia 15 de junho de 2015, foram divulgados os resultados de pesquisa sobre os impactos do tabagismo nos Estados Unidos em um dos mais respeitados periódicos de Medicina do Mundo, o JAMA. Quase 50 % dos casos de câncer são causados pelo cigarro.

  foto:Territoriodebeleza.com


O Tabagismo é considerado uma doença porque a nicotina que é uma das 4700 substâncias nocivas à saúde, 60 cancerígenas,  presentes em apenas um cigarro, causa dependência física, psíquica e síndrome de abstinência,quando da interrupção de seu uso.
                                                 
                                                      foto: ADESF


No Brasil, após adoção das leis anti-tabaco a partir de meados da década de 90 século XX (veja o teor da lei 9.294/1996: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9294.htm), a prevalência, isto é, o número de fumantes no país, caiu cerca de 25%.

                              foto: blogdosindico.com.br

A Indústria do Tabaco resiste à ascensão da legislação antitabagista através da publicidade e dos litígios legais.



Segundo o LENAD, Levantamento Nacional Sobre Álcool e Drogas, realizado pela UNIAD(Universidade Álcool e Drogas da Unifesp-Universidade Federal de São Paulo), em 2012:

Metade dos brasileiros e brasileiros já experimentou cigarro.Em Geral, a idade da primeira tragada é 16 anos.
                                                    foto: www.precepta.com.br


Os fumantes consomem em média 14 cigarros por dia.

Um em cada quatro fumantes acende seu primeiro cigarro 5 minutos após acordar,e a maioria acha difícil passar um dia inteiro sem fumar.

Nove  em cada dez fumantes deseja parar de fumar, mas poucos fazem planos para que isto efetivamente aconteça.

A Maioria dos menores fumantes não encontra dificuldades para comprar cigarros. A maior parte o faz em bares.

A ciência já comprovou que o consumo dos derivados do Tabaco(cigarro, charuto, cachimbo, narguille) é causa de mais de 50 doenças como vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares(comoinfarto agudo do miocárdio e derrame cerebral), doenças respiratórias graves(como DPOC=enfisema ebronquite crônica), impotência sexual masculina, complicações na gravidez, úlceras gástricas,envelhecimento precoce, entre outras....
                       foto: Ministério da Saúde Brasil



                                                           foto: Alfandega.com.br


O tabagismo é responsável por:

  •  200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora);
  •  25% das mortes causadas por doença coronariana;
  •  45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa abaixo dos 60 anos;
  •  45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa abaixo de 65 anos;
  •  85% das mortes causadas por bronquite e enfisema;
  •  90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);
  •  30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer tabaco-relacionados (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero);
  •  25% das doenças vasculares (derrame cerebral, trombose).
fotos: cuidadosforever.com.br

fotos: Ministério da Saúde Brasil






Se uma pessoa fumar 20 cigarros por dia por 30 anos, irá desperdiçar cerca de R$ 81 mil reais, que poderiam ser economizados caso parasse de fumar.

Foto:blogdoeloi.com.br




Um dos desafios para tratar qualquer dependência química, e não é diferente no caso do tabaco, é o diagnóstico e tratamento de outras doenças psiquiátricas que possam estar associadas ao tabagismo, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outras... 



Fumo passivo é a inalação por não-fumantes da fumaça da queima de produtos derivados do tabaco, como cigarro, cigarro de palha, cigarro de cravo, bali hai, cigarrilha, charuto, cachimbo e narguilé. É também chamado de tabagismo passivo e de exposição involuntária ao fumo ou à poluição tabagística ambiental (PTA). Segundo a Organização Mundial da Saúde, a PTA é o principal agente poluidor de ambientes fechados e o fumo passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo.

                               foto: Ministério Saúde Brasil


Saiba aqui o seu grau de dependência do Tabaco, através do Teste de Fagerström:


foto: Muletacientifica.blogspot.com



A base do tratamento do tabagismo é a abordagem cognitivo comportamental, terapia psicológica realizada individualmente ou em grupos multidisciplinares, em que os fumantes são encorajados a interromper a dependência( e, muito importante a definir uma data para interromper a dependência de forma gradual ou abrupta), com apoio mútuo dos dependentes e informações válidas da equipe de saúde. Nunca se auto-medique. Não aceite indicações de balconistas ou pessoas que não sejam profissionais de saúde.

foto: Otics-penha


Além da terapia cognitivo comportamental que é o Eixo Principal do Tratamento da Dependência Tabágica, temos a Terapia de Reposição Nicotínica(gomas de mascar, adesivos transdérmicos, inalantes e spray nasal(estes dois últimos não disponíveis no Brasil), indicada para atenuar os sinais e sintomas da Síndrome de Abstinência quando da interrupção do uso dos cigarros e a prescrição pelos profissionais médicos habilitados de medicação voltada especificamente para o bloqueio do desejo de fumar, como a bupropiona e a vareniclina.
                                         foto: infodrogasnet.com
foto: biolabanalisesclinicas.com


A associação destas três vertentes de tratamento(terapia cognitivo comportamental, terapia de reposição nicotínica e medicação para o bloqueio do desejo de fumar) tem se mostrado eficaz em cerca de 30% dos pacientes.

Saiba onde conseguir tratamento grátis contra o tabagismo e a favor da Saúde e da Vida aqui: Disque Pare de Fumar:  0800-61-1997

                                         Foto: Ministério da Saúde


Desde 2004, o Sistema Único de Saúde, em cada cidade, é obrigado a atender os dependentes do tabaco em suas unidades

foto: Ministério da Saúde


Dia 31 de maio é o dia mundial contra o tabagismo.

Dia 29 de agosto é o dia nacional contra o tabagismo.

  foto: Ministério da Saúde



Você pode e DEVE Parar de Fumar AGORA!!!

Os Benefícios são Reais e Perceptíveis no Curto, Médio e Longo Prazos.

Compartilhe este artigo com amigos e familiares! Você também pode ajudar a salvar vidas!

                                                    foto:blogdeumasalvavidas.com


Um estudo da Universidade de Buffalo nos Estados Unidos liderado pelo pesquisador Jeffrey Haibach do departamento de Saúde Comunitária e Hábitos Saudáveis divulgado em 2012 evidenciou que o consumo de frutas, verduras, legumes, fibras, cereais integrais aumentava as chances de interromper o tabagismo em 3 vezes.
http://www.buffalo.edu/news/releases/2012/06/13487.html


foto:Arquivo GBE




Em Outubro de 2019, o governo federal revelou a vontade política de retomar a mineração de Urânio nas minas de Engenho, em Caetité, na Bahia e em Santa Quitéria, no Maranhão.A atividade deve ser explorada pela Indústria Nuclear do Brasil(INB) e em consórcios da INB com empresas privadas.O Ministério das Minas e Energia também articula PEC que autoriza a construção e gestão de Usinas Nucleares no Brasil por Empresas Privadas.A Comissão de Constituição e Justiça(CCJ) da Câmara autorizou a implantação de Comissão Especial para debater e votar a questão.












fotos:Heber Biella



 foto:Ana Clara
foto:José Luis






foto:Heber Biella


fotos:Leonardo Bavaresco


No dia 05 de outubro de 2019, às 17 horas houve a exibição do filme Fukushima:Cinco Dias decisivos no Cinesesc, Rua Augusta, 2075, com retirada de ingressos grátis à partir das 16 horas.

foto:Reprodução Internet

No dia 26 de setembro de 2019, o governo federal revelou que pretende construir mais 6 Usinas Nucleares até 2050 a um custo de R$ 30 bihões.O MInistério das Minas E Energia elabora o Plano Nacional de Energia(PNE) de longo prazo e o Plano Decenal de Energial com horizonte de 10 anos. Este último projeta a implantação de mais um reator nuclear, o da Usina de Angra 3, até 2029.Usinas Nucleares são ameaça para a Saúde Humana e Meio Ambiente e por isso estão sendo abandonadas por países como Alemanha, França e Espanha.




fotos:JB Germano



 foto:Debora Vitoria
 foto:Debora Vitoria
 foto:Mazzo Brandolize
 foto:Mazzo Brandolize
 foto:Mazzo Brandolize
 foto:Calvin Franca
 foto:Calvin Franca
foto:Calvin Franca



Em 13 de setembro de 1987, acontecia o maior crime nuclear fora de usinas ou instalações militares em Goiânia, Goiás, Brasil. Um aparelho de radioterapia foi abandonado por uma clínica desativada aberto por dois catadores de resíduos da cidade, Vagner Pereira e Roberto Alves.O Instituto Goiano de Radioterapia(IGR) mudou-se de endereço e não transportou uma aparelho de radioterapia contendo uma cápsula de Césio 137, elemento químico  fortemente radioativo.Os dois catadores levaram,sem saber da periculosidade e da insalubridade desta ação, o aparelho de radioterapia abandonada para uma casa na hoje famosa Rua 57 onde o desmontaram.Eles romperam a cápsula que continha 93 gramas de Césio 137.O potente brilho azul da substância atraiu atenção das pessoas que o tocaram e se contaminaram.Peças do aparelho de radioterapia contaminadas com a radioatividade do césio 137 foram vendidas ao ferro velho de Devair Ferreira ampliando a disseminação da radiação que provocava os mesmos sintomas entre as pessoas afetadas:Diarréia, Vômitos, Febre Alta e Queda de Cabelo.A Primeira pessoa a desconfiar da possibilidade de contaminação pela substância azul foi Maria Gabriela Ferreira, companheira do dono do ferro velho Devair Ferreira.O Especialista Nuclear e Físico Walter Ferreira foi acionado para medir o nível de radiação.110 mil pessoas foram examinadas e foi constatado que 249 haviam sido contaminadas.A Primeira Pessoa a Morrer foi a menina Leide das Neves Ferreira, de 6 anos.Sua tia Maria Gabriela Ferreira,37 anos, também faleceu. A Causa de ambas as mortes:Septicemia ou infecção generalizada.O Enterro das duas foi tumultuado pois o caixão de chumbo gerou o medo de que os cadáveres contaminassem o solo e os lençois freáticos.Casas, eletrodomésticos, plantas, animais foram destruídos e descartados como lixo nuclear.Os outros dois mortos foram funcionários do ferro velho de Devair Ferreira:Israel Baptista dos Santos, 22 anos, e Admilson Alves de Souza, 18 anos. Morreriam mais tarde:Devair Ferreira, em 1994;Ivo Ferreira, em 2003; ambos amargurados pelo acidente que tinham influenciado, na visão deles, de alguma forma.Somente no dia 29 de setembro de 2019, a Comissão Nacional de Energia Nuclear(CNEN) foi acionada.A CNEN mobilizou diversos técnicos de suas unidades para monitorar os níveis de radioatividade em pessoas, objetos e locais, para descontaminar logradouros e objetos, tratar os radioacidentados.Quatro pessoas morreram em razão da radiação liberada pelo Césio 137.Centenas de pessoas ficaram doentes.O Governador de Goiás à época dos fatos,o médico Henrique Santillo(PMDB-GO) foi acusado de tentar abafar a gravidade da situação para evitar prejuízo econômico ao estado que abrigava o Grande Prêmio de Motovelocidade em Goiânia, com grande presença de estrangeiros e jornalistas.Para abrigar os tóneis contendo as cerca de 6 mil toneladas de rejeitos radioativos provenientes do acidente com o Césio 137 em Goiânia a CNEN construiu dois abrigos definitivos para rejeitos radioativos na cidade de Abadia de Goiás, cidade da região metropolitana de Goiânia.Para monitorar e gerir estes depósitos foi criado o Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste.Além disso, o CRCNCO também monitora a radiação das áreas remediadas ou descontaminadas em Goiânia.Em 1996, cinco pessoas ligadas a Clínica de Radioterapia responsáveis pelo descarte inadequado do aparelho que gerou o mais grave acidente nuclear do mundo foram condenadas a 3 anos de cadeia, pena essa que acabou sendo comutada para prestação de serviços comunitários.Centenas de radioacidentados ainda são acompanhados pelo Centro de Atendimento aos Radioacidentados Leide das Neves Ferreira, fundado em 1988.A Associação das Vítimas do Césio 137 acredita que o número de vitimas fatais seja muito maior.A Região em que aconteceu o trágico crime Nuclear com Césio 137 ficou precarizada e desvalorizada por muitos anos até que houve um projeto de revitalização da área com a reforma do mercado Popular e outras ações que ajudaram a revalorizar os imóveis e a aumentar a cobiça da especulação imobiliária.






































fotos:Reprodução Internet
         






No dia 23 de agosto de 2019, a Rússia realizou a primeira viagem da Usina Nuclear Flutuante Akademik Lomosonov, que zarpou da cidade de Murmansk rumo a costa de Chukotka, do outro lado do Ártico, próximo do Alaska.Segundo os idealizadores do projeto russo, a intenção é abastecer povoados russos remotos com energia elétrica.Ativistas ambientais e especialistas em Energia criticam a medida uma vez que a mesma oferece muitos riscos e ameaças à Saúde Pública e ao Meio Ambiente por contra de potenciais acidentes como a explosão de dois foguetes russos com propulsão  nuclear na cidade de Nionoksa, no começo de agosto de 2019, que matou 5 cientistas e 2 militares russos, com aumento dos níveis de radioatividade atestado pela Autoridade de Segurança Nuclear da Noruega(DSA).



fotos:Reuters


foto:Arquivo GBE


No dia 06 de agosto de 2019, Hiroshima relembrou os 74 anos do lançamento das duas bombas atômicas sobre a cidade durante a Segunda Guerra Mundial.Na Praça da Paz, o prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui pediu aos líderes mundiais para assinarem o acordo de proibição de armas nucleares.Pelo menos 148 mil pessoas pereceram após a explosão da primeira bomba atômica norte americana e cerca de 74 mil pessoas tiveram suas vidas ceifadas após o impacto da segunda sobre o solo japonês.






fotos:Reprodução Internet

No dia 18 de julho de 2019, o governo federal colocou a Usina Nuclear de Angra 3 no Programa de Parcerias de Investimentos(PPI) e procura agora empresa da iniciativa privada que possa, ao lado da Eletrobrás investir cerca de R$ 15 bilhões para encerrar as obras que já consumiram R$ 7 bilhões e se encontram paralisadas há 4 anos, após a Operação Lava Jato revelar que houve desvio de recursos da obra para executivos da Eletrobrás e agentes de diversos partidos políticos brasileiros. As obras foram iniciadas em 1984, paralisadas em 1986, após a explosão da Usina Nuclear de Chernobyl na antiga União Soviética, retomadas em 2009 e paralisadas em 2015.



O Governo da Espanha determinou em fevereiro de 2019 a desativação de todas suas 5 usinas nucleares até 2035 num acordo fechado pelo Ministério da Transição Ecológica entre as empresas do setor elétrico Endesa, Iberdrola e Naturgy.Segundo o governo espanhol a medida pretende combater as mudanças climáticas e os riscos ao meio ambiente e à saúde pública inerentes à energia nuclear.

 foto:Reprodução Internet




Estudo do Instituto Escolhas finalizado em janeiro de 2019 revelou que substituir o término da usina nuclear de Angra 3 no Rio de Janeiro(paralisada desde 2015, após escândalo de corrupção envolvendo a EletroNuclear e descoberto pela Operação Lava Jato) por Energia Solar economizaria aos cofres públicos cerca de R$ 12,5 bilhões ao longo de 30 anos.A Alemanha, diante dos riscos causados pela energia nuclear, vai desativar todas suas usinas nucleares até 2022. A França envereda também por este caminho.No Brasil, com a posse do Governo Bolsonaro, o Ministro das Minas Energia, almirante Bento Albuquerque, com experiência e trabalho no submarino nuclear brasileiro e na EletroNuclear, já afirmou que é pessoalmente favorável ao investimento em energia nuclear e na conclusão das obras da Usina de Angra 3.




foto:Heber Biella