O Maestro, Compositor, Arranjador, Percussionista, Saxofonista e Flautista, Educador, Coreógrafo e Estilista Letieres Leite, morreu aos 61 anos, em Salvador, Bahia, de COVID 19, apesar de ter recebido 2 doses da vacina contra COVID 19.
foto: reproducao Internet
O Regente, sofria de Asma Severa, e estava à frente do Centro de Educação Musical da Bahia e da Orkestra Rumpilezz, criada em 2006, que fazia música instrumental, com forte fusão da percussão e de metais, com inspiração da Banda Nigeria 70 de Fela Kuti e por sua vez, inspiração para tantos outros artistas brasileiros e estrangeiros, como a banda Bixiga 70. Rumpilezz faz menção ao nome dos três tambores usados em rituais do candomblé.
Letieres Leite acompanhou por muitos anos a cantora baiana Ivete Sangalo, tendo sido responsável pelos arranjos de muitos dos sucessos da artista soteropolitana, como Festa, Tô Na Rua, Abalou. Realizou parceria recente com a cantora conterrânea Maria Bethânia no seu mais recente trabalho Noturno.
foto:reprodução Internet
Muitos artistas e personalidades como o Governador da Bahia, Rui Costa(PT-BA), e o músico, cantor e apresentador Carlinhos Brown, as cantoras Ivete Sangalo e Daniela Mercury lamentaram a morte precoce de Letieres Leite que deixa fantástico legado de sonoridade original e inovadora com forte bagagem ancestral.
O Grupo do Bem Estar e da Felicidade se solidariza com familiares, amigos e admiradores de Letieres Leite e agradece sua trajetória, sua energia e seu legado universais.
https://www.youtube.com/watch?v=4Ty4ZCkVWWw