#ConcursoNacionalUnificado - No dia 3 de maio de 2024, o governo Lula resolveu adiar o Concurso nacional Unificado, que seria realizado em 5 de maio, em virtude do estado de calamidade pública decretado no estado do Rio Grande do Sul, completamente devastado pelas fortes chuvas que não param de cair há 10 dias, causando mortes, feridos e milhares de desabrigados. No dia 3 de maio o secretário de comunicação do Governo Lula, Paulo Pimenta, disse que um adiamento do CNU custaria cerca de R$ 50 milhões.A Ministra da Gestão e Inovação Esther Dweck disse que a nova data do concurso será no segundo semestre, provavelmente em agosto.No dia 5 de maio de 2024, candidatos do CNU, não cientes do adiamento da prova, compareceram normalmente aos locais de aplicação da prova em SP, e ficaram surpresos ao serem informados de que não haveria avaliação.O Jornalista Wellington Botelho, de 30 anos, que veio do Chile para fazer o CNU, ficou surpreso e triste com o adiamento, disse que talvez não tenha dinheiro para voltar a fazer o CNU em nova data, mas que entendia o motivo da suspensão da prova e que estava solidário ao povo gaúcho, vítima de grandes enchentes.

 No dia 3 de maio de 2024, o governo Lula resolveu adiar o Concurso nacional Unificado, que seria realizado em 5 de maio, em virtude do estado de calamidade pública decretado no estado do Rio Grande do Sul, completamente devastado pelas fortes chuvas que não param de cair há 10 dias, causando mortes, feridos e milhares de desabrigados.



foto:Reprodução Internet

 No dia 3 de maio o secretário de comunicação do Governo Lula, Paulo Pimenta, disse que um adiamento do CNU custaria cerca de R$ 50 milhões.A Ministra da Gestão e Inovação Esther Dweck disse que a nova data do concurso será no segundo semestre, provavelmente em agosto.No dia 5 de maio de 2024, candidatos do CNU, não cientes do adiamento da prova, compareceram normalmente aos locais de aplicação da prova em SP, e ficaram surpresos ao serem informados de que não haveria avaliação.


foto:Reprodução Internet


O Jornalista Wellington Botelho, de 30 anos, que veio do Chile para fazer o CNU, ficou surpreso e triste com o adiamento, disse que talvez não tenha dinheiro para voltar a fazer o CNU em nova data, mas que entendia o motivo da suspensão da prova e que estava solidário ao povo gaúcho, vítima de grandes enchentes.

foto:Reprodução Internet


No dia 5 de maio de 2024, está prevista a realização do Concurso Público Nacional Unificado(CNU) pra provimento de profissionais para 6.640 vagas da Administração Pública Federal suas autarquias e fundações. Candidatos de nível superior terão que responder 70 questões de múltipla escolha e fazer uma redação pra questão discursiva. Os de nível médio responderão 60 questões de múltipla escolha e 1 questão discursiva. Os portões dos 3.600 locais de aplicação da prova em 228 municípios serão abertos às 7:30 hs e fechados às 8:30, com primeiro turno da prova previsto pra ser encerrado às 11:30 hs., 2 horas e meia depois do início efetivo da avaliação, às 9 hs. À tarde, portões abrem às 13 hs, fecham as 14 hs, e provas são retiradas dos candidatos ás 18 hs, 3:30 hs após o início da prova efetivamente, às 14:30 hs.No total, 2 milhões e 100 mil pessoas se inscreveram no CNU. 420 mil pessoas se inscreveram nas cotas raciais.



As vagas estão distribuídas por 8 blocos temáticos: Infraestrutura, Exatas, Engenharias; Tecnologia, Dados e Informação;Ambiental, Agrário e Biológicas; Trabalho e Saúde do Servidor; Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos;Setores Econômicos e Regulação; Gestão Governamental e Gestão Pública;Intermediário.



O Cartão de Confirmação da Inscrição do Candidato(a) foi divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação no dia 25 de abril de 2024. Nele, constam a data, o local e o horário do CNU, Concurso Nacional Unificado.


Este Cartão de Confirmação está disponível na Área do Candidato no portal CESGRANRIO, Pra acessar é preciso acessar o portal do governo federal: GOV.BR

È necessário levar no dia caneta de tinta preta com tubo transparente(como a marca BIC), documento de identificação válido com foto, cartão de confirmação da inscrição, É permitido levar água e comida em embalagens lacradas e transparentes, no caso da água.



Não será permitido levar caderno de questões para casa, para evitar fraudes. O Tempo mínimo de realização da prova é de 2 horas.O gabarito sai no dia 7 de maio de 2024. E o resultado oficial será revelado  no dia 30 de julho.








No dia 2 de maio de 2024, o Governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite(PSDB-RS), pediu ao governo federal que adiasse o Concurso Nacional Unificado em virtude das enchentes causadas por fortes tempestades que provocaram o estado de Calamidade Pública.24 mortes e 8 mil desabrigados. A Principal área afetada foi o Vale do Rio Taquari, e algumas áreas da capital Porto Alegre.

Se o governo federal adiar a prova, haverá aumento do risco de vazamento do caderno de questões e o prejuízo de um planejamento de mais de ano pra realizar a prova no dia 5 de maio. Inevitavelmente haverá judicialização já que milhares de pessoas farão as provas em locais não tão próximos de suas residências e já tiveram que se deslocar e se hospedar em pousadas, hotéis para poderem fazer a prova do CNU no dia 05 de maio. O Edital do Concurso Nacional Unificado não prevê remarcação das provas e sim a devolução do dinheiro da inscrição para candidatos afetados por intercorrências extraordinárias. 

fotos:Reprodução Internet

O que se poderia decidir é pelo cancelamento das provas apenas nas cidades do Rio Grande do Sul mais afetadas e o remanejamento dos candidatos desta cidades gaúchas prejudicadas para outros centros no Rio Grande do Sul mais preservados, o que deveria ser decidido ainda no dia 2 de maio pra possibilitar todas as mudanças e providências necessárias.