#Coqueluche #BordetellaPertussis #Pertussis #Saúde #SaúdePública #SaúdeColetiva #SUS #PromoçãodaSaúde #EducaçãoemSaúde #ComunicaçãoemSaúde #Vacina - O Brasil e o Mundo apresentam surto de Coqueluche, doença respiratória causada pela bactéria Bordetella Pertussis, transmitida pelas gotículas de saliva a partir de pessoas contaminadas. A doença se caracteriza por uma fase inicial catarral, com febre, dores, secreções e tosse e por uma segunda fase em que acessos violentos e persistentes de tosse seca geralmente causam fadiga e podem até matar crianças pequenas. A Prevenção pode ser feita em crianças pelo acesso a vacina disponível no Programa Nacional de Imunizações através da vacina Pentavalente que também protege contra a Difteria, Tétano,Hemófilos B e Hepatite B e em Adultos pela Vacina DPT que protege contra Difteria e Tétano além da Coqueluche, Esta última não está disponível no SUS, apenas em clinicas privadas. O Diagnóstico é feito através da Anamnese, Exame Físico e Raio X Torax e exame de sangue e o tratamento correto exige uso de Antibióticos como os Macrolídeos(azitromicina entre outros).Os principais vetores da doença são adolescentes entre 10 e 14 anos. O Uso de Màscaras em ambientes fechados, a ventilação dos ambientes, a higienização das mãos além da vacinação são as medidas de proteção mais efetivas.No estado de SP, entre janeiro e junho de 2024, houve aumento de 800% no número de casos em relação ao mesmo período de 2023.



O
Brasil e o Mundo apresentam surto de Coqueluche, doença respiratória causada pela bactéria Bordetella Pertussis, transmitida pelas gotículas de saliva a partir de pessoas contaminadas. A doença se caracteriza por uma fase inicial catarral, com febre, dores, secreções e tosse e por uma segunda fase em que acessos violentos e persistentes de tosse seca geralmente causam fadiga e podem até matar crianças pequenas. 




A Prevenção pode ser feita em crianças pelo acesso a vacina disponível no Programa Nacional de Imunizações através da vacina Pentavalente que também protege contra a Difteria, Tétano,Hemófilos B e Hepatite B e em Adultos pela Vacina DPT que protege contra Difteria e Tétano além da Coqueluche, Esta última não está disponível no SUS, apenas em clinicas privadas. O Diagnóstico é feito através da Anamnese, Exame Físico e Raio X Torax e exame de sangue e o tratamento correto exige uso de Antibióticos como os Macrolídeos(azitromicina entre outros).Os principais vetores da doença são adolescentes entre 10 e 14 anos. 

fotos:reprodução Internet


O Uso de Máscaras em ambientes fechados, a ventilação dos ambientes, a higienização das mãos, além da vacinação são as medidas de proteção mais efetivas.No estado de SP, entre janeiro e junho de 2024, houve aumento de 800% no número de casos de coqueluche em relação ao mesmo período de 2023.