#Ketamina #Cetamina #SpecialK #DijdjaCardoso #PaiMãeeVida #Amazonas #Manaus #Jornalismo #DependênciaQuímica #Anestesia #Drogas #BoiGarantido - No dia 18 de abril de 2024, a policia civil de Manaus no Amazonas começou a investigar Cleusimar Cardoso, Dijdja Cardoso, e Ademar Cardoso, respectivamente mãe e filhos, donos de rede de salões de beleza na capital amazonense e fundadores de seita religiosa denominada Pai, Mãe e Vida que recomendava a seus integrantes e até mesmo os manipulava emocionalmente a fazerem uso do anéstésico veterinário e médico Ketamina, com efeitos alucinógenos e efeitos colaterais muitas vezes fatais, a fim de obterem "revelações espirituais". Segundo familiares, Dijdja Cardoso, de apenas 32 anos, foi encontrada morta sobre a cama de residência que dividia com sua mãe Cleusimar e com seu irmão Ademar, que seriam a Virgem Maria e Jesus Cristo, na cosmogonia da seita Pai, Mãe e Vida, no dia 28 de maio de 2024. No dia 29 de maio, o Boi Garantido, do tradicional festival de Parintins, homenagearam Dijdja Cardoso, que era integrante do bloco festivo, em que interpretava o papel de Sinhazinha. No dia 30 de maio, a Policia Civil de Manaus deflagrou a Operação Mandrágora, que efetuou as prisões de Cleusimar Cardoso e de Ademar Cardoso, acusados de serem responsáveis pela morte de Dijdja Cardoso, além de outros funcionários da família. No dia 31 de maio, a Policia Civil de Manaus apreendeu lotes de Ketamina e de seringas e ampolas nos salões de beleza da rede da família Cardoso. A Ketamina ou Cetamina é um poderoso anestésico dissociativo com alto poder de causar vício ou dependência e alucinações. Combate com eficácia a Dor e provoca sensação de bem estar. Está sendo estudada como potencial Antidepressivo, sob rigoroso controle médico, em pacientes internados em hospitais, Começou a ser usada em 1970 como droga recreativa, teve um pico em 1990 nas raves do Reino unido e Europa e é traficada como Keta ou Special K. É usada em estupros coletivos já que provoca amnésia em que a vítima não se lembra de seus algozes. Pode ser usada para anestesiar cavalos e animais grandes e pra realizar procedimentos cirúrgicos em crianças por conta da sua rápida duração se usada em doses ínfimas. As contraindicações absolutas a ketamina são a alergia a ela e a porfiria. As contraindicações relativas são pressão alta, AVC e Insuficiência Cardíaca. A administração original da Ketamina pode ser feita por via intravenosa ou intramuscular. Seu pico de ação ocorre após 45 minutos e termina após 3 horas. Atualmente os traficantes desenvolveram ketamina em pó que pode ser fumada ou aspirada. A overdose de ketamina pode causar Depressão Respiratória e Parada Cardio Respiratória que pode ter sido a causa da morte de Dijdja Cardoso.

 No dia 18 de abril de 2024, a policia civil de Manaus no Amazonas começou a investigar Cleusimar Cardoso, Dijdja Cardoso, e Ademar Cardoso, respectivamente mãe e filhos, donos de rede de salões de beleza na capital amazonense e fundadores de seita religiosa denominada Pai, Mãe e Vida que recomendava a seus integrantes e até mesmo os manipulava emocionalmente a fazerem uso do anéstésico veterinário e médico Ketamina, com efeitos alucinógenos e efeitos colaterais muitas vezes fatais, a fim de obterem "revelações espirituais".

Segundo familiares, Dijdja Cardoso, de apenas 32 anos, foi encontrada morta sobre a cama de residência que dividia com sua mãe Cleusimar e com seu irmão Ademar, que seriam a Virgem Maria e Jesus Cristo, na cosmogonia da seita Pai, Mãe e Vida, no dia 28 de maio de 2024.

No dia 29 de maio, o Boi Garantido, do tradicional festival de Parintins, homenagearam Dijdja Cardoso, que era integrante do bloco festivo, em que interpretava o papel de Sinhazinha.

No dia 30 de maio, a Policia Civil de Manaus deflagrou a Operação Mandrágora, que efetuou as prisões de Cleusimar Cardoso e de Ademar Cardoso, acusados de serem responsáveis pela morte de Dijdja Cardoso, além de outros funcionários da família.



No dia 31 de maio, a Policia Civil de Manaus apreendeu lotes de Ketamina e de seringas e ampolas nos salões de beleza da rede da família Cardoso.



A Ketamina ou Cetamina é um poderoso anestésico dissociativo com alto poder de causar vício ou dependência e alucinações. Combate com eficácia a Dor e provoca sensação de bem estar. Está sendo estudada como potencial Antidepressivo, sob rigoroso controle médico, em pacientes internados em hospitais,



Começou a ser usada em 1970 como droga recreativa, teve um pico em 1990 nas raves do Reino unido e Europa e é traficada como Keta ou Special K. É usada em estupros coletivos já que provoca amnésia em que a vítima não se lembra de seus algozes. Pode ser usada para anestesiar cavalos e animais grandes e pra realizar procedimentos cirúrgicos em crianças por conta da sua rápida duração se usada em doses ínfimas.



As contraindicações absolutas a ketamina são a alergia a ela e a porfiria. As contraindicações relativas são pressão alta, AVC e Insuficiência Cardíaca.



A administração original da Ketamina pode ser feita por via intravenosa ou intramuscular. Seu pico de ação ocorre após 45 minutos e termina após 3 horas. Atualmente os traficantes desenvolveram ketamina em pó que pode ser fumada ou aspirada.

fotos:Reprodução Internet


A overdose de ketamina pode causar Depressão Respiratória e Parada Cardio Respiratória que pode ter sido a causa da morte de Dijdja Cardoso.


A Ketamina foi responsável pela morte repentina do ator Mathew Perry, astro do seriado Friends, em outubro de 2023, afogado em sua banheira, após overdose.


fotos:Reprodução Internet