#DivaldoFranco #Espiritismo #Câncer #CâncerdeBexiga #Oncologia #Saúde #SaúdePública #PromoçãodaSaúde #EducaçãoemSaúde #ComunicaçãoemSaúde - O considerado maior e mais famoso médium espírita do Brasil, Divaldo Franco, 97 anos, foi diagnosticado com Câncer de Bexiga, após sentir desconfortos urinários, e está internado em Salvador, Bahia, no Hospital São Rafael, onde faz exames. Seu quadro é estável, o líder espiritual da Mansão do Caminho, instituição espírita que fundou na década de 50 do século 20, teve o privilégio de diagnosticar a doença tumoral em estágio inicial o que favorece a potencial cura.O Diretor da Mansão do Caminho assumiu a entidade após internação de Divaldo Franco, amigo de Chico Xavier, ícone do espiritismo brasileiro e considerado por Divaldo como mestre do Amor e da Paz.Os sintomas e sinais do Câncer de Bexiga são:Sangue na Urina, Dor pra Urinar, Urinar muitas vezes, emagrecimento e fraqueza(estágios finais da doença). O Diagnostico é feito por exames como Cistoscopia e Tomografia, e o tratamento pode ser Cirurgia, Radioterapia, Quimioterapia e Imunoterapia.Principal causa é o tabagismo. Representa 5% de todos os Cânceres.

 



fotos:Reprodução Internet


O considerado maior e mais famoso médium espírita do Brasil, Divaldo Franco, 97 anos, foi diagnosticado com Câncer de Bexiga, após sentir desconfortos urinários, e está internado em Salvador, Bahia, no Hospital São Rafael, onde faz exames. Seu quadro é estável, o líder espiritual da Mansão do Caminho, instituição espírita que fundou na década de 50 do século 20, teve o privilégio de diagnosticar a doença tumoral em estágio inicial o que favorece a potencial cura.O Diretor da Mansão do Caminho assumiu a entidade após internação de Divaldo Franco, amigo de Chico Xavier, ícone do espiritismo brasileiro e considerado por Divaldo como mestre do Amor e da Paz.Os sintomas e sinais do Câncer de Bexiga são:Sangue na Urina, Dor pra Urinar, Urinar muitas vezes, emagrecimento e fraqueza(estágios finais da doença). O Diagnostico é feito por exames como Cistoscopia e Tomografia, e o tratamento pode ser Cirurgia, Radioterapia, Quimioterapia e Imunoterapia.Principal causa é o tabagismo. Representa 5% de todos os Cânceres.

foto: Reprodução Internet


A causa da morte do lendário produtor musical Quincy Jones, que estruturou carreiras vitoriosas como as de Michael Jackson e Frank Sinatra, e que morreu em 3 de novembro de 2024 foi revelada pelo site de famosos e celebridades TMZ: câncer de pâncreas, doença mais comum em homens acima de 55 anos, obesos, diabéticos, alcoolatras, fumantes, ou com pancreatite.



Após postar nas suas redes sociais que estava de alta de internação hospitalar em SP por conta de pedra nos rins, a cantora Preta Gil, que luta contra um câncer agressivo de intestino, teve que voltar ao Hospital Sirio Libanês pra receber medicação analgésica mais potente e a estabilização do cateter duplo J. 


foto:reprodução Internet

No dia 23 de abril de 2024, uma das notícias mais lidas no mundo foi divulgada pelo portal BBC que alerta para o aumento assustador de casos de câncer colorretal em pessoas abaixo dos 50 anos. As possíveis causas deste fenômeno: Obesidade, Sedentarismo, Estresse, Ansiedade, Depressão, Alimentos Ultraprocessados e mais Diagnósticos que anteriormente não eram sequer feitos. Os especialistas sugerem realização em todas as pessoas acima de 40 anos do exame Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes. Se este vier alterado, uma colonoscopia deve ser realizado. Acima dos 50 anos, todos devem realizar uma colonoscopia a cada 2 anos, se não houver antecedentes familiares e ou alterações na primeira colonoscopia de controle. Dieta Saudavel, Atividade Física, Sono de Qualidade, Não Fumar nem beber Alcool, evitar Estresse e Poluição são fatores protetores que podem evitar o Câncer.



foto:Reprodução Internet


No dia 22 de março de 2024, a Princesa de Gales, Kate MIddleton, esposa do Principe William, o primeiro na linha de sucessão do Rei Charles III, chefe de estado do Reino Unido, e que passa por tratamento contra Câncer, anunciou que realizou grande cirurgia abdominal em janeiro, e que biópsia revelou a presença de Câncer. E que faz quimioterapia. Agradeceu a equipe médica que a assiste e as mensagens de apoio que recebeu. A Casa de Windson não divulgou mais detalhes sobre a localização do tumor maligno de Kate e pediu respeito a privacidade da Princesa de Gales. No campo das hipóteses meramente especulativas, existe uma grande chance do tumor maligno descoberto por Kate Middleton ser um Câncer de Pâncreas ou um Câncer Colorretal ou ainda um Carcinoma de Ovário. Os tumores malignos, anteriormente, mais comuns em pessoas acima dos 60 anos, tem se tornado mais freqüentes em pessoas abaixo dos 40 anos.Kate Middleton tem 42 anos,tornou-se a Princesa de Gales em 2011 ao se casar com o Príncipe William e com ele teve três filhos: George, Charlotte e Louis.



fotos:Reprodução Internet




No dia 25 de janeiro de 2024, a filha do apresentador e empresário Roberto Justus, Fabiana Justus de 37 anos, revelou que após se dirigir ao Pronto Socorro por conta de dor lombar e febre, foi diagnosticada com Leucemia Mielóide Aguda e já recebeu o primeiro ciclo de Quimioterapia. Fabiana recebeu o apoio de Preta Gil, em tratamento contra Câncer de Intestino e de seu pai que lutou em 2023, com um câncer de bexiga. O Diagnóstico de Câncer em Pessoas jovens, abaixo de 50 anos, tem se tornado cada vez mais freqüente. Um estilo de vida pouco saudável,  com alimentação industrializada e vida sedentária, parecem ser as causas desse fenômeno.

foto:Reprodução Internet


No dia 23 de março de 2023, pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia, pela Federação Brasileira de Gastroenterologia apontou aumento de 64% nas internações por câncer colorretal no Brasil nos úlitimos 10 anos. As causas seriam má alimentação, rica em produtos ultraprocessados e  pobre em vitaminas e fibras e sedentarismo, além de obesidade, tabagismo, alcoolismo e estresse.

foto:reprodução internet





 Em Junho de 2022, o Sloan Ketering Cancer Center, de Nova Yorque, publicou pesquisa científica no New England Journal of Medicine, importante periódico médico mundial, que apontou a remissão do Câncer Colorretal em 18 dos 18 pacientes tratados com o anticorpo monoclonal Dostarlimab (Jemperli, marca registrada do laboratório GSK), a cada 3 semanas, por 6 meses. O anúncio feito também no Congresso de Oncologia da Sociedade  Médica dos EUA trouxe esperança de uma verdadeira revolução no tratamento do Câncer em estágios iniciais, com a possibilidade de prescindir de cirurgias, quimio e radioterapias, que, invariavelmente, deixam muitas seqüelas.



fotos:Reprodução Internet


O Dostarlimab, é inibidor da interação dos receptores PD-1 com os ligantes PD-L1 e PD-L2, ou inibidor de Check Point no jargão científico oncológico na língua inglesa, o que potencializa a ação do sistema imunológico do doente na localização, combate e destruição das células cancerosas.

No  Brasil, o Dostarlimab, foi autorizado pela Anvisa, apenas para o tratamento de casos graves de Câncer de Endométrio em  mulheres que não responderam bem a tratamento inicial com Cisplatina.


foto:Reprodução Internet

Mas o Dostarlimab funcionou bem pra pacientes com Instabilidade Microssatelital, uma condição que atinge 10% de todos os pacientes diagnosticados com Câncer Colorretal.


O Ator da Rede Globo, Luís Gustavo, morreu, aos 87 anos, vítima de câncer Colorretal que o acometeu em 2017, em 19 de setembro de 2021. Luís Gustavo teve extensa carreira como ator, e vários papéis marcantes em novelas da Globo, como Beto Rockfeller, Mário Fofoca,Victor Valentin, Juca Pirama, e Vavá do Humorístico Sai de Baixo. Colegas lamentaram a morte do ator, considerado por muitos deles como gentil, educado e bem humorado. São Paulino, Luís Gustavo, deixa mulher, filhos e netos. Seu corpo foi cremado e suas cinzas serão depositadas em sua casa, em Itatiba, Interior de São Paulo.

fotos:Reprodução Internet


O Câncer Colorretal é um dos mais comuns no Brasil e no Mundo. Causado por fatores genéticos e principalmente por estilo de vida pouco saudável caracterizado pela má alimentação, estresse, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, pouco sono. Seu diagnóstico precoce pode ser feito a partir dos 50 anos com colonoscopia. Pessoas com histórico familiar devem fazer a colonoscopia a partir dos 40 anos. O Tratamento geralmente exige cirurgia, radioterapia e quimioterapia.



fotos:Reprodução Internet


Alimentação rica em frutas, legumes e verduras, exercícios físicos regulares, sono adequado, ingestão adequada de água e exames preventivos são fundamentais para a prevenção.

fotos:Reprodução Internet

No dia 28 de agosto de 2020, o ator Chadwick Boseman, famoso internacionalmente por protagonizar Pantera Negra, morreu, aos 43 anos, em Los Angeles, vítima de Câncer de Cólon. Doença relativamente comum, segunda causa de morte nos EUA e terceira no Brasil, o Câncer de Intestino é causado por mutações genéticas, e estilo de vida desregrado com alto consumo de carnes processadas, produtos alimentícios ultraprocessados, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e estresse.A melhor forma de diagnosticar precocemente é a realização de colonoscopia anual a partir dos 50 anos quando não houver fatores de risco ou a partir dos 40 anos quando estes estiverem presentes.Chadwick Boseman lutou por 4 anos contra o Câncer e gravou 10 filmes neste intervalo.


foto:Repodução Internet
foto:Reprodução Internet



No dia mundial de combate ao Câncer, A Organização Mundial de Saúde estimou que haverá aumento de 81% do diagnóstico de casos de câncer até  o ano de 2040 por conta do baixo financiamento para sua prevenção em países pobres e em desenvolvimento.Na média global, o aumento do diagnóstico dos casos de câncer previstos pela OMS é de 60% até 2040. Em 2018, foram diagnosticados cerca de 18 milhões de casos de câncer.Ações simples como prevenção e tratamento do Etilismo, Tabagismo, da infecção pelo HPV e Hepatite C, atividade física regular, dieta saudável garantem a prevenção de cerca de 30 a 50% dos casos de Câncer.


foto:Arquivo GBE


Pesquisadores da Universidade de Cardiff do País de Gales, Reino Unido, publicaram estudo científico na prestigiosa revista Nature Immunology em que afirmam ter deparado acidentalmente com variedade de linfócitos T que reconhecem receptores MR1 das células cancerígenas, abrindo uma vereda promissora para o tratamento de quase todos os cânceres, com um potencial terapêutico ainda maior que a chamada terapia Car-T em que linfócitos dos pacientes com Câncer são extraídos e turbinados em laboratório com engenharia genética para aumentarem sua potência antitumoral.A Pesquisa precisa avançar com testes em humanos para começar a ser oferecida esta nova alternativa de tratamento do Câncer à população.

foto:Reprodução Internet

Um estudo recente liderado pelo Instituto Barcelona para Saúde Global e realizado na Índia mostrou evidências que além do Câncer de Pulmão e de Bixiga e das Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas, a Poluição do Ar causa diminuição da Massa Óssea, provocando osteopenia e osteoporose e fraturas decorrentes deste processo.Em janeiro de 2020, cidades do Norte da Itália como Turim, proibiram a circulação de automóveis a diesel e a gasolina, além de motos, a fim de diminuir os altos níveis de poluentes atmosféricos.

foto:Ana Paula Itapema


Estudos da Universidade de Oxford apontaram que a exposição à poluição do ar causa encolhimento da massa de neurônios, provocando prejuízo da memória e quadro clínico semelhante à Demência de Alzheimer.Pesquisas da Universidade Estadual de Ohio nos Estados Unidos da América revelaram que a simples adição de plantas e árvores próximas a fontes de Poluição do Ar pode diminuir o problema em cerca de 27%, sendo aproximadamente de 75% mais barato que outras formas de mitigação.Pesquisas da Universidade McGill do Canadá, publicada em novembro de 2019, provou a associação entre poluição do ar e a ocorrência de tumores cerebrais malignos.Estudo publicado no British Medical Journal em 27 de novembro de 2019, revelou que Poluição do Ar causa agravos à Saúde da População mesmo quando os limites sugeridos pela Organização Mundial de Saúde são cumpridos e isto apenas acontece apenas em 9% dos países do mundo.A Organização Mundial de Saúde(OMS) estima que 9 entre 10 pessoas respirem ar de qualidade ruim no mundo. Cerca de 7 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência da poluição do ar.Das 30 cidades mais poluídas do mundo, 22 estão na Índia.As outras 8 cidades ficam no Paquistão, Bangladesh e China.Osasco, Guarulhos e São Caetano do Sul são as cidades brasileiras mais poluídas.Queima de Combustíveis Fósseis como a emissão de veículos automotores(principalmente a Diesel e Gasolina) e Queimadas são fontes importantes de Poluição do Ar.Na Cidade de São Paulo, 17 mil pessoas morrem todos os anos, por conta da poluição do ar. 

foto:M Pacheco


A Criação de Parques Municipais como o Parque Augusta com Energia Solar e a adoção de modais de transporte  carbono zero como Bicicletas, Pedestrianismo, e veículos elétricos além da utilização de combustíveis mais limpos como etanol podem ajudar a mudar este cenário adverso.



#Ucrânia #Rússia #Putin #EUA #Guerra #Geopolítica #RelaçõesExteriores #RelaçõesInternacionais #Diplomacia #Itamaraty -No dia 21 de novembro de 2024, o presidente ditador da Rússia, Vladimir Putin, disse, em rede nacional de rádio, TV e Internet, que a guerra com a Ucrânia está se tornando um conflito global após o presidente dos EUA Joe Biden, permitir que o presidente da Ucrânia Volodymir Zelenzky usasse equipamento bélico norte americano e britânico contra a Rússia e que provocou a pronta resposta russa que disparou missel balístico de alcance intermediário que o líder ucraniano classificou como missel balistico intercontinental, o que seria inédito na história das guerras.

 No dia 21 de novembro de 2024, o presidente ditador da Rússia, Vladimir Putin, disse, em rede nacional de rádio, TV e Internet, que a guerra com a Ucrânia está se tornando um conflito global após o presidente dos EUA Joe  Biden, permitir que o presidente da Ucrânia Volodymir Zelenzky usasse equipamento bélico norte americano e britânico contra a Rússia e que provocou a pronta resposta russa que disparou missel balístico de alcance intermediário que o líder ucraniano classificou como missel balistico intercontinental, o que seria inédito na história das guerras.


fotos:Reprodução Internet

No dia 27 de setembro de 2024 a candidata da partido Democrata a presidencia dos EUA Kamala Harris e atual vice presidente do país se encontrou com o presidente da Ucrãnia Volodymyr Zelensky e assegurou apoio total à Ucrãnia na guerra contra a invasão da Rússia, caso ganhe as eleições, agendadas pra novembro de 2024. Zelensky se encontrou também com o ex presidente dos EUA e atual candidato do partido Republicano à sucessão de Joe Biden (correligionário de Kamala Harris) que afirmou que tem boas relações tanto com Zelensky quanto com o presidente da Rússia Vladimir Putin e que se for eleito, o conflito será resolvido rapidamente, com solução boa para os dois lados.O Presidente Joe Biden anunciou mais U$ 8 bilhões de ajuda a Ucrânia.Agências Militares Norte Americanas consideram arriscada a estratégia de permitir que a Ucrãnia utilize mísseis da OTAN de longo alcance pra agredir alvos da Rússia o que provavelmente não mudaria curso do conflito mas que acarretaria em retaliação violenta por parte de Putin, talvez até com armamentos nucleares.O Presidente Lula e o Itamaraty anunciaram apoio ao plano de Paz para a guerra entre Ucrãnia e Rússia proposto pela China, que foi prontamente rechaçado pelo presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, na assembléia geral da ONU em 24 de setembro de 2024. Zelensky inclusive criticou Lula por querer se promover às custas da Ucrânia ao propor plano de Paz em que a Ucrânia cederia territórios ocupados pela Rússia durante a invasão de seu território há quase 3 anos, em fevereiro de 2022.


foto:Reprodução Internet


Em janeiro de 2024, o almirante Holandês, Rob Bauer,chefe militar da Otan disse que a aliança ocidental vai se preparar para uma potencial guerra entre o bloco e a Rússia do Ditador Vladimir Putin que invadiu a Ucrânia há 2 anos. O chefe da OTAN disse que fará um exercício militar com 90 mil soldados, o maior da história recente, até maio de 2024. A OTAN, é a Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental, criada após a Segunda Guerra Mundial, que congrega atualmente 31 países. Recentemente, além da Ucrânia que pediu para ingressar no Bloco, a Finlândia e a Suécia se juntaram a aliança que tem nítida liderança dos EUA e do Reino Unido, e grande influência da França e da Alemanha.



Em setembro de 2023, a Guerra da Ucrânia, causada pela invasão da mesma pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022, ou seja há 1 ano e sete meses, não dá sinais de que será interrompida tão cedo. Ucrânia recebe reforços de equipamentos do ocidente como tanques com grande poder de fogo e mobilidade e os famosos caças F16 dos EUA, em transe com pedidos de impeachment contra o presidente democrata Joe Biden. A Ucrânia tem conseguido desgastar a armada russa com ataques de drones contra estaleiros e navios de grande porte. A Rússia tem contra atacado com mísseis balísticos que, no entanto, conseguem em sua maioria, serem abatidos por baterias anti aéreas Patriot. A recente Cúpula do G20, na Índia, terminou com documento final condenando a Guerra, mas não a Rússia, o que gerou críticas do presidente da Ucrânia, Volodymir Zelenski e alívio por parte da Rússia, que recebeu apoio do ditador da Coréia do Norte. O presidente do Brasil criticou a decisão do Tribunal Penal Internacional de condenar o ditador da Rússia, Vladimir Putin, por crimes de guerra e  contra a humanidade cometidos durante a Guerra da Ucrânia. O Ministro da Justiça Flávio Dino disse que o Tribunal Penal Internacional seria desequilibrado e não descartaria que o Brasil rompesse com o tratato de Roma, assinado pelo Brasil sob a presidência do ex mandatário Fernando Henrique Cardoso, em setembro de 2002. O Tratato de Roma obriga os países signatários a respeitarem as decisões do Tribunal Penal Internacional. O contraditório e incoerente é que por diversas vezes Lula recorreu ao Tribunal Penal Internacional para reivindicar justiça e respeito aos direitos humanos quando estava insatisfeito com as decisões do Judiciário Brasileiro.Especula-se que Putin vai manter a Guerra da Ucrânia até 2024, no aguardo de potencial vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA. Trump enfrenta pesado processo judicial contra si, mas Biden é altamente impopular.

















fotos Reprodução Internet

No dia 23 de agosto de 2023, a agência estatal Russa de Notícias e o Ministério da Defesa Russo anunciaram a queda de um Jato Embraer Legacy de propriedade do Grupo Wagner e a morte de seus 10 ocupantes, entre eles, o Líder do Grupo Wagner, o mercenário, e ex-amigo pessoal do ditador da Rússia, Yevegeny Prighozin. Suspeita-se que Putin retaliou a mal sucedida tentativa de motim militar empreendida por Prighozin em Junho de 2023. Até o momento, as causas da queda da aeronave não são conhecidas. Mas a maneira como a mesma despencou, indica perda abrupta da sustentação aérea, o que pode sugerir eventos como o impacto com míssil disparado por dispositivos militares em terra ou alocados em outras aeronaves ou até mesmo artefatos explosivos dentro da própria aeronave que transportava Prighozin que estava a caminho de São Petersburgo, coração do Grupo Wagner, após partir de Moscou. 





fotos:Reprodução Internet


Analistas em Geopolítica e em Defesa acreditam que o motim contra Rússia de Putin armado pelo Grupo Wagner possa ter sido combinado para permitir que Putin possa reformular seu comando militar sem desgastes políticos maiores e para que a Rússia possa, de forma menos constrangedora, abandonar o teatro de operações na Ucrânia e se concentrar em atividades militares e paramilitares na Síria, em que sustenta o regime do ditador Bashar Al Assad e na África, em países como Mali e Sudão, em que protege Ditaduras em troca de minerais preciosos como o ouro.

No dia 28 de junho de 2023, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky afirmou que seu país espera sinalização de que fará parte da OTAN após o fim do conflito com a Rússia. E nesse mesmo dia, o presidente dos EUA, Joe Biden disse que Putin é um Pária que que a Rússia estaria perdendo a Guerra na Ucrânia.Nesse mesmo dia, a Rússia foi acusada de matar 10 civis na Ucrânia.

No dia 25 de junho de 2023, com intervenção do ditador da Bielo Rússia Alexander Lukachenko, o líder do grupo mercenário Wagner Yevgeny Prigozhin teria abandonado a Rússia e sua tentativa de golpe de estado contra Putin, seu aliado e amigo histórico, e estaria em segurança em local ignorado.

No dia 23 de junho de 2023, o grupo de Mercenários Wagner, criado pelo oligarca russo Yevgeny Prigozhin, aliado histórico do ditador Vladimir Putin, tomou a cidade russa de Rostov on Don, no sul do país oriental, e disse em plataformas digitais que a liderança militar russa na Guerra contra Ucrânia(Ministro da Defesa e Chefe do Exército) precisam ser substituídos e que o grupo Wagner sofreu muitas baixas na incursão sobre a cidade de Bakmut por falta de munições, cobertura e apoio aéreo. O Ditador da Rússia Vladimir Putin fez pronunciamento oficial de 5 minutos em cadeia de rádio Tv, e internet em que admite o motim e promete esmagar os traidores. As principais potências mundiais afirmam acompanhar os desdobramentos. É pior momento de Putin na Guerra num momento em que a Ucrania realiza contraofensiva com equipamentos sofisticados doados pela Otan e EUA, como tanques ágeis e baterias antiaéreas.


#Venezuela #AntonyBlinken #EdmundoGonzalez #MariaCorinaMachado #AméricaLatina #Brasil #AméricadoSul -No dia 19 de novembro de 2024, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken postou mensagem em seu perfil oficial da rede social X, antigo Twitter, que o povo venezuelano escolheu, de forma livre e soberana, Edmundo Gonzalez, como presidente da Venezuela. E que a democracia exige respeito à vontade dos eleitores. O opositor do ditador da Venezuela, Edmundo Gonzalez, agradeceu a mensagem. O Chanceler da Venezuela taxou a manifestação dos EUA de patética e ridícula.

fotos:REPRODUÇÃO INTERNET

 No dia 19 de novembro de 2024, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken postou mensagem em seu perfil oficial da rede social X, antigo Twitter, que o povo venezuelano escolheu, de  forma livre e soberana, Edmundo Gonzalez, como presidente da Venezuela. E que a democracia exige respeito à vontade dos eleitores. O opositor do ditador da Venezuela, Edmundo Gonzalez, agradeceu a mensagem. O Chanceler da Venezuela taxou a manifestação dos EUA de patética e ridícula.




foto:Reprodução Internet


No dia 6 de outubro de 2024, o presidente eleito da Venezuela Edmundo Gonzalez, que se asilou na Espanha em setembro para fugir da detenção pela ditadura de Nicolás Maduro, que por sua vez, se auto declarou presidente, apesar de ter perdido as eleições, disse, em entrevista coletiva em Madri, que sua estadia na Espanha é temporária, que voltará ao país assim que a democracia for reestabelecida e que tomará posse como novo presidente da Venezuela em 10 de janeiro de 2025. O Observatório Venezuelano das Prisões, ong ligada a Igreja Católica, denunciou que os mais de 2400 detidos durante o processo eleitoral venezuelano pela ditadura de Nicolás Maduro recebem apenas 2 copos de água suja por dia e que não ingerem nem 1200 calorias diárias, menos da metade das recomendadas pela OMS.O Brasil não reconheceu a vitória de Maduro, mas propõe novas eleições ao invés de reconhecer o êxito eleitoral de Maria Corina Machado(principal opositora) e de seu aliado Edmundo Gonzalez.




fotos:Reprodução Internet 


No dia 1 de outubro de 2024, a ditadura da Venezuela comandada por Nicolás Maduro, prendeu o prefeito de Maracaibo, capital do estado petrolífero de Zulia, Rafael Ramirez, por acusaçoes de pretensas atividades corruptas, sem o devido processo legal. No dia 3 de outubro de 2024, a organização não governamental especializada na defesa dos direitos humanos, CARTER CENTER, fundada pelo ex presidente democrata Jimmy Carter, que governou os EUA entre 1977 e 1981, em audiência com representantes diplomáticos dos países membros da Organização dos Estados Americanos(OEA), afirmou que o opositor da ditadura Maduro na VENEZUELA, Edmundo Gonzalez, atualmente asilado na Espanha, venceu as eleições presidenciais em 28 de julho de 2024, por 67% a 31%.



fotos:Reprodução Internet


No dia 24 de setembro de 2024, o presidente Lula, como de praxe, na qualidade de presidente do Brasil, abriu com seu discurso, a 79 Assembléia Geral da ONU. Não mencionou a Venezuela em sua fala, que foi citada imediatamente após, pelo Presidente dos EUA, Joe Biden. O Secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, liderou ato contra a Ditadura de Nicolás Maduro, que foi apoiado por países da Europa,alguns países da América, como a Argentina, e que teve como clara mensagem a de pressionar o Ditador Nicolás Maduro a negociar brevemente com a oposição( Edmundo Gonzalez, asilado na Espanha e Maria Corina Machado) pra apear do poder e permitir a redemocratização do Estado Venezuelano. Brasil quer sustentar a possiblidade de ser mediador do conflito entre oposição e Maduro. Gabriel Boric, presidente do Chile e pertencente ao campo progressista, mais à esquerda, criticou veladamente a posição de Lula de criticar a extrema direita como ameaça à democracia e não fazer o mesmo combate às ditaduras de Putin, na Rússia, de Daniel Ortega, na Nicarágua e de Nicolás Maduro, na Venezuela.







fotos:Reprodução Internet


No dia 20 de setembro de 2024, o secretário geral da ONU conversou com o Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, sobre a importância do diálogo para resolver os conflitos com a oposição. Maduro contestou o relatório da Comissão de Direitos Humanos da ONU que cravou que sua ditadura perseguiu candidatos políticos de oposição, cerceou a liberdade de imprensa e de expressão, deteve sem o processo legal mais de 2400 pessoas e matou pelo menos 28 opositores. O Parlamento Europeu, no dia 19 de setembro de 2024, reconheceu Edmundo Gonzalez Urrutia, como presidente eleito da Venezuela no pleito ocorrido em 28 de julho de 2024. Urrutia se asilou na Espanha em 8 de setembro de 2024, após assinar documento reconhecendo a derrota eleitoral para o ditador Maduro, condição exigida pra que Caracas permitisse o asilo político de Edmundo Gonzalez.



foto:Reprodução Internet

Na noite de 7 de setembro de 2024, o presidente auto proclamado da Venezuela, opositor da Ditadura de Nicolás Maduro, Edmundo Gonzalez, pediu asilo político à Espanha, que o removeu do território sul americano, após negociação secreta com Caracas. Gonzalez era alvo de pedido de prisão da Justiça Venezuela por ter divulgado na internet as atas do processo eleitoral presidencial a partir de 29 de julho de 2024, comprovando sua vitória, que jamais foi reconhecida pelas autoridades eleitorais, judiciárias e e pela ditadura Maduro. O Asilo política de Gonzalez pode enfraquecer as pressões internas, lideradas por Maria Corina Machado, pra derrubar Maduro do poder, que é respaldado pelas Forças Armadas, por milicias paramilitares e por China, Rússia e Irã.O Brasil tem posição delicada já que gerencia a embaixada da Argentina, após expulsão do embaixador portenho pela Ditadura Maduro e por conta da iminente invasão da mesma pelas forças de segurança embuidas do intento de capturar 6 opositores lá refugiados.A ONU e o Brasil repudiam o desejo de invasão da embaixada argentina, que pro direito internacional, é território argentino, e não venezuelano.O Fluxo migratório da Venezuela para o Brasil não pára de crescer.






fotos:Reprodução Internet


No dia 3 de setembro de 2024, após mandado de prisão do presidente virtualmente eleito da Venezuela, Edmundo Gonzalez Urrutia, ser expedido pela ditadura de Nicolás Maduro, derrotado nas últimas eleições presidenciais do dia 28 de julho de 2024 o que provocou verdadeira convulsão social mesmerizada por protestos multitudinários e repressão violenta com mais de 40 mortos e milhares de detenções arbitrárias sem o devido processo legal, o Brasil , o México e a Colômbia, cujos presidentes Lula, Gustavo Petro e José Lopez Obrador, todos à esquerda no espectro ideológico e próximos de Nicolas Maduro e do Chavismo Venezuelano, perderam a narrativa de aguardar a exposição das atas eleitorais antes de condenar a clara fraude imposta pelo regime de exceção de Maduro. Os EUA apreenderam um jatinho de Nicolás Madura na República Dominicana e estudam mais sanções contra o núcleo duro da ditadura venezuelana. O assessor para assuntos internacionais de Lula, ex chanceler Celso Amorim admite a escalada autoritária na Venezuela e disse que o Brasil não admitirá presos políticos.Fronteira Brasil Venezuela estaria dentro da normalidade, segundo o Exército Brasileiro.O Fluxo Migratório da Venezuela para o Brasil, a partir da cidade de Pacaraima, em Roraima, aumentou 28% no mês de agosto de 2024.






No dia 2 de setembro de 2024 a ditadura da Venezuela chefiada por Nicolás Maduro mandou prender o presidente eleito em eleições fraudadas pelo autoritarismo chavista, Edmundo Gonzalez. A Oposição conseguiu provar que ganhou o pleito presidencial ocorrido em 28 de julho, o que levou a comunidade internacional,com exceção de China, Rússia, Irã e Nicarágua a reconherem mais uma mandato para Nicolás Maduro. Os contestadores da Maduro tem promovido diversas manifestações de rua em que verdadeiras multidões se aglutinam para protestar contra o estado de exceção. Quase 2 mil pessoas foram detidas sem o devido processo legal e mais de 30 foram assassinadas apenas por saírem ás ruas da Venezuela por conta da fraude eleitoral.




fotos:Reprodução Internet

No dia 8 de agosto de 2024, o ditador Nicolas Maduro que não aceitou a derrota pra oposição nas eleições presidenciais da Venezuela ocorrida em 28 de julho de 2024, suspendeu as operações do X, antigo Twitter, no país sul americano. Nesse mesmo dia, governos do |Brasil, México e Colômbio exigiram transparência das atas das eleições por parte da ditadura da Venezuela.O número de mortes na repressão da ditadura contra protestos da oposição subiu para mais de 24.


fotos:Reprodução Internet




No dia 3 de agosto de 2024, a líder oposicionista, a ex deputada federal Maria Corina Machado,liderou marchas com milhares de pessoas na Venezuela contra a fraude empreendida pelo ditador Nicolás Maduro que perdeu as eleições presidenciais em 28 de julho de 2024 e mesmo assim se autoproclamou presidente da República para mais 6 anos de mandato com a ajuda do Conselho Nacional Eleitoral, totalmente leal a ditadura e indicado por Maduro.



No dia 4 de agosto de 2024, vários paises da União Européia, como França, Portugal, Polonia, Espanha, Alemanha, Itália, Holanda exigiram que o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela publique imediatamente as atas das eleições presidenciais da Venezuela.



E o papa Francisco, cobrado após longo silêncio, exortou a Venezuela que busque a verdade e coibam a violência.



E o Ditador Nicolás Maduro disse que não aceitará que a oposição usurpe a Presidência. O Numero de mortos pela violenta repressão da Ditadura de Nicolás Maduro ultrapassou 20, milhares de detidos sem o devido processo legal.

fotos:Reprodução Internet


No dia 2 de agosto de 2024, os EUA reconheceram a vitória da chapa de oposição à ditadura da Venezuela encabeçada por Nicolás Maduro.Peru, Uruguai, Panamá e Costa Rica já endossaram a vitoria de Edmundo Gonzalez Urrutia, apoiada pela lider  Maria Corina Machado.



Ao lado de Maduro, estão Lula(Brasil), Lopez Obrador(México), Gustavo Petros(Colombia), as ditaduras de Cuba, Nicarágua, Rússia, Irã e China.Nicolás Maduro já prendeu, sem o devido processo legal, mais 1200 pessoas, quase 20 foram mortas.




O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela confirmou novamento o resultado das eleições presidenciais e ratificou Maduro pra mais 6 anos de poder.As atas das votações, uma demanda da comunidade internaciona,ainda não foram apresentadas.A sede do partido de Maria Corina Machado, maior liderança da oposição na Venezuela, foi invadido por homens, simpáticos ao ditador Maduro.


fotos:reprodução internet

Após a ditadura de Nicolás Maduro e seu conselho nacional eleitoral aparelhado anunciarem a vitória do déspota venezuelano no pleito de 2024 com uma pretensa vantagem de 51% a 41% em relação ao opositor Edmundo Urrutia, imediatamente China, Rússia, Cuba, Coréia do Norte, Nicarágua e Irã reconheceram o resultado. Já a oposição, liderada pela ex-deputada federal Maria Corina Machado, o presidente da Argentina, Javier Milei, a Comissão de Direitos Humanos da ONU, a Organização dos Estados Americanos OEA, os presidentes do Chile, Uruguai, Panamá, a liderança da União Européia e o departamento de Estado dos EUA alertaram que o governo da Venezuela precisaria apresentar provas da lisura das eleições presidenciais. O Brasil, manteve um silêncio ensurdecedor até 30 de julho de 2024, quando o presidente Lula, que tinha enviado o assessor Celso Amorim a Caracas pra acompanhar as eleições, se manifestou e disse que "tudo estava normal e tranquilo" no país vizinho. Vale lembrar que Lula recebeu Nicolás Maduro no Palácio do Planalto com honras de chefe de estado recentemente, mesmo após a Venezuela ser considerada pária internacional por ter reprimido com violência seus opositores e por ter matado cerca de 7 mil dissidentes nos últimos anos, o que foi comprovado até por Michelle Bachelet, da Comissão de Direitos Humanos da ONU.A Lider oposicionista Maria Corina Machado exige a apresentação das atas das urnas eleitorais, que alega possuir em 70% e que apontam uma vitória de seu correligionário Edmundo Urrutia numa proporção de 70% a favor da mudança e 30% em defesa da continuidade da ditadura. A População foi às ruas da Venezuela pra protestar apesar do Legislativo e do Judiciário totalmente lacaios da Ditadura terem reconhecido o resultado farsesco imposto por Maduro. 11 mortos, mais de 800 detidos em repressão violenta empreendida pelas forças de segurança que seguem leais ao ditador.Brasil deve receber milhões de refugiados que devem invadir Roraima nos próximos dias.













fotos:Reprodução Internet


No dia 28 de julho de 2024, houve a mais acirrada eleição presidencial da Venezuela desde 2019. A Votação aconteceu sem anormalidades aparentes. Apenas terminou atrasada em muitos distritos eleitorais. E pesquisas de boca de urna feitas pela oposição e pela ditadura Nicolás Maduro apontam resultados divergentes: cada lado indicando vantagem de seu candidato.



 Chances de Fraude Eleitoral e de Contestação de Resultado por ambas as partes são aguardadas.População saiu pra votar em peso contra a Ditadura Maduro.


fotos:reprodução Internet


No dia 28 de julho de 2024, a Venezuela deve ir às urnas pra escolher seu próximo mandatário; após 25 anos de chavismo, agora representado pela Ditador Nicolás Maduro, há 11 anos no poder, a oposição tem chances de ascender. Pelas últimas pesquisas eleitorais Edmundo Gonzalez Urrutia, de 74 anos, diplomata aposentado tem 20 pontos percentuais de vantagem sobre o seu oponente Nicolás Maduro, de 61 anos. Outras figuras de proa da oposição, com mais visibilidade e exposição popular, como a deputada federal Maria Corina, foram impedidas de se candidatarem.Milhares de dissidentes fugiram, pediram asilo e foram mortos e presos.Nos últimos dias, Maduro realizou ataques aos processos eleitorais de países como Brasil, Colombia e EUA. O Presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, demorou pra reagir.Maduro chegou a dizer que se ele não fosse reeleito, haveria guerra civil e banho de sangue.No dia 26 de julho de 2024, observadores internacionais foram deportados pela Venezuela.!17 milhões vão votar na Venezuela.Maduro esta atrás nas pequisas, por conta da enorme corrupção e incompetência de seu governo.



fotos:Reprodução Internet

No dia 5 de dezembro de 2023, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, já condenado por crimes contra os direitos humanos pela ONU, declarou, após o referendo que promoveu recentemente, que a região de Essequibo, área oeste da Guiana, país vizinho, com quem a ditadura de Caracas trava uma batalha diplomática centenária para poder explorar as jazidas de petróleo e diversos minerais preciosos como ouro, diamantes e lítio, pertence à Venezuela. Maduro inclusive divulgou um mapa da Venezuela em que Essequibo já aparece como uma nova província, equivalente do estado no Brasil. Maduro determinou também a nacionalização dos moradores da região e a formação de um governo provincial venezuelano para Essequibo bem como aparato militar para ocupar a região. O Ditador Venezuelano foi além: instou a PDVS, petroleira estatal venezuelana deficitária e obsoleta, a conceder liçenças para exploração de poços de petróleo e jazidas minerais diversas. A reação da Guiana foi imediata. O Presidente da Guiana, Irfaam Ali acionou o conselho de Segurança da ONU em 6 de dezembro de 2023 e aceitou a presença de tropas dos EUA na região, sob protestos da Venezuela. Maduro inclusive pareceu esnobar o Brasil que pediu moderação e bom senso. O Presidente Lula afirmou na COP 28 em Dubai, em que se encontrou com o Presidente da Guiana, que o Mundo e a a América do Sul, não precisam de mais um conflito, de mais uma guerra.








O referendo sobre a anexação da região de Essequibo, no oeste da Guiana, região riquíssima em Petróleo, ouro, diamantes e outros minérios, e por isso mesmo cobiçada pelas superpotências e pela ditadura da Venezuela, pode ser usado para Venezuela tentar anexar este território. O Brasil aumentou efetivo militar na fronteira entre Guiana e o estado de Roraima. O presidente do Brasil Lula disse que em 2024 irá visitar a Guiana numa clara sinalização de fortalecimento do pequeno país, inferior do ponto de vista militar, em relação à Venezuela do ditador Nicolás Maduro.





No dia 1 de dezembro de 2023, a Corte Internacional de Haia, na Bélgica decidiu que a Venezuela não pode interferir na questão territorial de Essequibo, antes do julgamento do mérito da questão que tramita naquele tribunal há 5 anos. Isso vale para o anunciado referendo popular, agendado pela Ditadura da Venezuela para 3 de dezembro de 2023. Lula se reuniu com o presidente da Guiana, Irfaam Ali, às margens da COP 28, em Dubai.Venezuela cobiça grandes jazidas de minérios e petróleo da região de Essequibo, na fronteira com o estado brasileiro de Roraima.





foto:Reprodução Internet

No dia 29 de novembro de 2023, o Exército do Brasil reforçou suas posições de patrulha na fronteira com a Venezuela e com a Guiana, em vias de iniciar uma guerra pela disputa do território de Essequibo, que atualmente está em poder da Guiana, desde 1899, apesar das reclamações venezuelas, desde então.





 O território apresenta enormes jazidas de petróleo e minérios, o que motivou o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, (acusado de cometer graves violações contra os direitos humanos, como eliminar cerca de 5 mil opositores e de prender e levar ao exílio outros milhares),  alinhado ideologicamente ao presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, a instigar um referendo dos moradores de Guiana Essequibo a ser realizado na primeira semana de dezembro de 2023, a fim de permitir a reanexação da região ao território venezuelano. 










A Guiana, com Essequibo inclusa, apresenta 75% das bacias petrolíferas do Brasil e maiores reservas que os Emirados Árabes Unidos. Os EUA já enviam tropas para defender a Guiana e a China e a Rússia devem fazer o mesmo só que para fortalecer a Venezuela. Mundo em Transe. Retorno à Guerra Fria e ao Neocolonialismo.







Os mesmos Emirados Árabes sediam a COP28, conferência mundial sobre Mudanças Climáticas e sobre Ações para revertê-las apesar de serem um dos maiores produtores e exploradores de combustíveis fósseis do mundo, justamente uma das principais causas das mudanças climáticas. E o Brasil, apesar de ainda ter cerca de 60 % do seu território coberto por florestas e ambientes naturais preservados, discute, com o aval do presidente Lula e do presidente da Petrobrás, por ele indicado, o ex-senador Jean Paul Prates, a exploração de petróleo na margem equatorial da foz do rio Amazonas, no Rio Grande do Norte, o que vai na contra mão de qualquer manual de sustentabilidade e de combate às mudanças climáticas.A COP 28 em Dubai deve aprovar um fundo para ajudar países pobres a preservarem o meio ambiente e a fazerem a transição energética no sentido da descarbonização de suas economias.


Em 2022, o ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro visitou a Guiana e seu presidente Mohammed Irfaam Ali e celebrou acordos de cooperação e de negócios bilaterais envolvendo o agronegócio, infraestrutura e energia.






fotos:Reprodução Internet