#Solidão #EnvelhecimentoSaudável #Idosos #SaúdePública #SaúdeColetiva #PromoçãodaSaúde #EducaçãoemSaúde #ComunicaçaoemSaúde #EstilodeVida - Pesquisas da Organização Mundial da Saúde publicadas em 2025 apontam que a SOLIDÃO mata o equivalente a fumar 15 cigarros todos os dias, ou quase 900 mil pessoas por ano, em todo o mundo. Quase 20% de toda a população mundial se define como solitária. É uma pessoa em cada 6 no planeta Terra. As pessoas solitárias tem risco maior de mortalidade no curto, no médio e no longo prazo. A Saúde Física, Mental, Social e Espiritual são afetadas negativamente pela Solidão. Solidão aumento o risco pra Pressão Alta, Diabetes, Obesidade, Insonia, AVC, Infarto do Miocárdio, Sedentarismo, Câncer, Morte Súbita, Ansiedade, Depressão, Alcoolismo, Tabagismo, Suicídio, Dor Crônica. Afeta proporcionalmente mais adolescentes entre 13 e 19 anos e pessoas idosas acima de 60 anos. Entre os idosos, mais de 30% declaram-se sentir se muito sós. É uma verdadeira pandemia pra qual não existe vacina ou antibiótico. Antidepressivos e Calmantes também são inócuos. Solidão combate-se com calor humano,com relações pessoais, familiares, afetivas, sexuais, profissionais constantes e profundas. O Avanço da tecnologia, dos aplicativos de mensagem, das redes sociais, da plataforma de streaming de vídeos aumentou a conexão virtual mas empobreceu as conexões humanas reais e aumentou a percepção e a sensação de solidão. Países desenvolvidos estimulam a criação de clubes de interação social nos bairros e comunidades, e contratam funcionários públicos pra interagir com os idosos solitários, além de estimular encontros afetivos e vagas de trabalho pra pessoas acima de 60 anos.

 Pesquisas da Organização Mundial da Saúde publicadas em 2025 apontam que a SOLIDÃO mata o equivalente a fumar 15 cigarros todos os dias, ou quase 900 mil pessoas por ano, em todo o mundo. Quase 20% de toda a população mundial se define como solitária. É uma pessoa em cada 6 no planeta Terra. As pessoas solitárias tem risco maior de mortalidade no curto, no médio e no longo prazo. A Saúde Física, Mental, Social e Espiritual são afetadas negativamente pela Solidão. Solidão aumento o risco pra Pressão Alta, Diabetes, Obesidade, Insonia, AVC, Infarto do Miocárdio, Sedentarismo, Câncer, Morte Súbita, Ansiedade, Depressão, Alcoolismo, Tabagismo, Suicídio, Dor Crônica. Afeta proporcionalmente mais adolescentes entre 13 e 19 anos e pessoas idosas acima de 60 anos. Entre os idosos, mais de 30% declaram-se sentir se muito sós. É uma verdadeira pandemia pra qual não existe vacina ou antibiótico. Antidepressivos e Calmantes também são inócuos. Solidão combate-se com calor humano,com relações pessoais, familiares, afetivas, sexuais, profissionais constantes e profundas. 




fotos:Reproduçao Internet


O Avanço da tecnologia, dos aplicativos de mensagem, das redes sociais, da plataforma de streaming de vídeos aumentou a conexão virtual mas empobreceu as conexões humanas reais e aumentou a percepção e a sensação de solidão. Países desenvolvidos estimulam a criação de clubes de interação social nos bairros e comunidades, e contratam funcionários públicos pra interagir com os idosos solitários, além de estimular encontros afetivos e vagas de trabalho pra pessoas acima de 60 anos.