PIC NIC em Parapiacaba

Vamos retomar as nossas atividades realizando um pic nic em Paranapiacaba em 23-8. Venha participar deste passeio em que poderá conhecer esta vila ferroviária que tem um importante Patrimônio Histórico, Cultural e Natural .E além disso participar: de roda de conversa sobre assuntos atuais, caminhada, exercícios e alongamentos etc.....
Iremos de trem da CPTM ( linha 10-Turquesa) que sai da estação Brás com destino a Rio Grande da Serra. Lá tomaremos  ônibus para chegar a Panarapiacaba. Tempo total de viagem em torno de 1 hora e meia. O ponto de encontro será nas catracas de saída do metrô Brás ás 9 hs. A volta será á tarde. Venha! Vai ser muito divertido. Não esqueça: alimentação saudável, água e roupa confortável.











  



Paranapiacaba
uma vila ferroviária com
um importante
Patrimônio Histórico, Cultural e Natural. 

Igreja Matriz



          












         
Pátio ferroviário
    Locomotiva a vapor














      Parque Natural











      Cachoeira Maravilha
      Está localizada na região Sudeste do município de Santo André, a 60 Km de São Paulo entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar.
      •  Surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Raiyway, companhia esta que operava a estrada de ferro que realizava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de  Santos  e vice-versa. 
      • Foi testemunha de uma importante fase de expansão da tecnologia ferroviária no Brasil na segunda metade do século XIX. 
      • Em tupi-guarani significa 'lugar de onde se vê o mar'.
      •  A estrada de ferro entrou em operação em 1º de janeiro de 1867.
      • Em 1874, foi inaugurada a Estação do Alto da Serra que em 5 de julho de 1945  passa a se denominar "Estação de Paranapiacaba".
      •  e13 de setembro de 1946 com o fim da concessão inglesa  surge a Estrada de Ferro "Santos-Jundiaí," EFSJ.
      •  Atualmente a EFSJ se dividiu em duas, a Linha 7 Rubi  que compreende o trecho definido entre as estações Luz ↔ Francisco Morato / Extensão: Francisco Morato ↔ Jundiaí e a Linha 10 - Turquesa  , estações Brás1 ↔ Rio Grande da Serra  ambas da CPTM.