Iremos de trem da CPTM ( linha 10-Turquesa) que sai da estação Brás com destino a Rio Grande da Serra. Lá tomaremos ônibus para chegar a Panarapiacaba. Tempo total de viagem em torno de 1 hora e meia. O ponto de encontro será nas catracas de saída do metrô Brás ás 9 hs. A volta será á tarde. Venha! Vai ser muito divertido. Não esqueça: alimentação saudável, água e roupa confortável.
Paranapiacaba
uma vila ferroviária com
um importante
Patrimônio Histórico, Cultural e Natural.
Paranapiacaba
uma vila ferroviária com
um importante
Patrimônio Histórico, Cultural e Natural.
Pátio ferroviário |
Parque Natural |
Cachoeira Maravilha |
Está localizada na região Sudeste do município de Santo André, a 60 Km de São Paulo entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar.
- Surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Raiyway, companhia esta que operava a estrada de ferro que realizava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e vice-versa.
- Foi testemunha de uma importante fase de expansão da tecnologia ferroviária no Brasil na segunda metade do século XIX.
- Em tupi-guarani significa 'lugar de onde se vê o mar'.
- A estrada de ferro entrou em operação em 1º de janeiro de 1867.
- Em 1874, foi inaugurada a Estação do Alto da Serra que em 5 de julho de 1945 passa a se denominar "Estação de Paranapiacaba".
- em 13 de setembro de 1946 com o fim da concessão inglesa surge a Estrada de Ferro "Santos-Jundiaí," EFSJ.
- Atualmente a EFSJ se dividiu em duas, a Linha 7 Rubi que compreende o trecho definido entre as estações Luz ↔ Francisco Morato / Extensão: Francisco Morato ↔ Jundiaí e a Linha 10 - Turquesa , estações Brás1 ↔ Rio Grande da Serra ambas da CPTM.