#Ciclovias #Bicicleta #Bike #Mobilidade #Transporte #MobilidadeUrbana #Cidades #SãoPaulo #Clima #MeioAmbiente #Ecologia #Sustentabilidade #Política #PrefeituraSP #CãmaraMunicipal #Democracia #DireitosHumanos #SP #BrunoCovas #Eleições2020 #Eleições #Jornalismo #Reportagem #Notícias #MobilidadeAtiva #CicloviaPaulista #Câmara #Senado #Congresso #ALESP #ParqueAugusta #ReformaPolítica #DemocraciaDireta -No dia 18 de setembro de 2019, surgiu a denúncia por parte de cicloativistas que estaria circulando em grupos de aplicativos de mensagem, lista de ciclovias que seriam eliminadas pela Prefeitura de São Paulo por pressão de alguns vereadores. No dia 13 de setembro de 2019, ciclistas alertaram que a requalificação das ciclovias realizada pela prefeitura de São Paulo trocou a cor vermelha pelo preto do asfalto o que pode causar acidentes e mortes em virtude da diminuição da visibildade das vias exclusivas para bicicletas.No dia 28 de agosto de 2019, ciclistas denunciaram o apagamento das ciclovias das seguintes vias da cidade de Sâo Paulo;Avenida Engenheiro Jorge Corbisier, no Jabaquara;avenida Bosque da Saúde, na Saúde;Avenida João Carlos da Silva Borges, Santo Amaro;Alameda dos Guatás, Planalto Paulista;Avenida Aratãs, Moema;Avenida Corifeu de Azevedo Marques,Butantã;Alameda Barros, Santa Cecília.O Prefeito Bruno Covas ao ser questionado sobre as mudanças disse que as ciclovias passam por requalificação. No dia 03 de agosto de 2018, a Prefeitura de São Paulo, sob a gestão de Bruno Covas deve anunciar a criação de anel cicloviário entre as Marginais Tietê e Pinheiros, as avenidas Tancredo Neves, Juntas Provisórias e Salim Farah Maluf, numa expansão da malha cicloviária dos atuais 498,3 quilômetros para 1,4 mil quilômetros.Haverá audiências públicas para debater a proposta. No Orçamento da Prefeitura de São Paulo para 2018 são previstos R$ 9 milhões para implantação e manutenção de ciclovias. Até 02 de agosto de 2018, nenhum centavo havia sido investido na área cicloviária.

No dia 29 de setembro de 2019 houve mais uma pedalada da Massa Crítica SP para protestar pela eliminação de ciclivias da cidade de SP, para criticar a interrupção das ciclofaixas de lazer aos domingos e feriados e para reivindicar manutenção das ciclovias existentes e  a efetiva implantação/expansão do plano cicloviário paulistano.O Movimento Cicloativista de SP somou com o Setembro Amarelo para conscientizar para prevenção do Suicídio. Bicicleta é Saúde, Bicicleta é Clima, Bicicleta é Mobilidade, Bicicleta é Qualidade do Ar, Bicicleta é Democracia Direta!




foto:Ciclonauta urbano











fotos:Felipe Proton






















































































fotos:Higor Thomaz


fotos:Felipe Viana






fotos:Charlelie Potier


foto:Li Mattos










fotos:Charlelie Pottier


foto:Marcia Fernog

 foto:Carlos Trovareli

foto:Carlos Trovareli

No dia 29 de setembro de 2019 houve mais uma pedalada da Massa Crítica SP para protestar pela eliminação de ciclivias da cidade de SP, para criticar a interrupção das ciclofaixas de lazer aos domingos e feriados e para reivindicar manutenção das ciclovias existentes e o plano cicloviário paulistano.O Movimento Cicloativista de SP somou com o Setembro Amarelo para conscientizar para prevenção do Suícidio. Bicicleta é Saúde, Bicicleta é Clima, Bicicleta é Mobilidade, Bicicleta é Qualidade do Ar, Bicicleta é Democracia Direta!







fotos:JB Germano




fotos:Anderson Alves


No dia 18 de setembro de 2019, surgiu a denúncia por parte de cicloativistas que estaria circulando em grupos de aplicativos de mensagem, lista de ciclovias que seriam eliminadas pela Prefeitura de São Paulo por pressão de alguns vereadores.


 foto:Debora Vitoria
 foto:Debora Vitoria
 foto:Mel Coelho
  foto:Mazzo Brandolize
  foto:Mazzo Brandolize
 foto:Mazzo Brandolize
foto:Calvin Franca

foto:RabiscoSP


No dia 13 de setembro de 2019, ciclistas alertaram que a requalificação das ciclovias realizada pela prefeitura de São Paulo trocou a cor vermelha pelo preto do asfalto o que pode causar acidentes e mortes em virtude da diminuição da visibildade das vias exclusivas para bicicletas.

foto:Portal g1


No dia 28 de agosto de 2019, ciclistas denunciaram o apagamento das ciclovias das seguintes vias da cidade de Sâo Paulo;Avenida Engenheiro Jorge Corbisier, no Jabaquara;avenida Bosque da Saúde, na Saúde;Avenida João Carlos da Silva Borges, Santo Amaro;Alameda dos Guatás, Planalto Paulista;Avenida Aratãs, Moema;Avenida Corifeu de Azevedo Marques,Butantã;Alameda Barros, Santa Cecília.O Prefeito Bruno Covas ao ser questionado sobre as mudanças disse que as ciclovias passam por requalificação.




No dia 03 de agosto de 2018, a Prefeitura de São Paulo, sob a gestão de Bruno Covas deve anunciar a criação de anel cicloviário entre as Marginais Tietê e Pinheiros, as avenidas Tancredo Neves, Juntas Provisórias e Salim Farah Maluf, numa expansão da malha cicloviária dos atuais 498,3 quilômetros para 1,4 mil quilômetros.Haverá audiências públicas para debater a proposta. No Orçamento da Prefeitura de São Paulo para 2018 são previstos R$ 9 milhões para implantação e manutenção de ciclovias. Até 02 de agosto de 2018, nenhum centavo havia sido investido na área cicloviária.

foto:Arquivo GBE


foto:Arquivo GBE

Após 6 meses de construção,  a ciclovia da Avenida Paulista foi inaugurada em 28 de junho de 2015, à partir das 10 hs, com interdição do trânsito de automóveis até as 17 hs.O Prefeito Fernando Haddad, circulou pela ciclovia por volta do meio dia, acompanhado por uma pequena multidão de ciclistas, pedestres, curiosos, apoiadores e detratores.

http://www.brasilpost.com.br/2015/06/28/inauguracao-ciclovia-paulista-fotos_n_7683602.html
foto:Gentil Jr.
foto:Danilo Santana/Andréia Ferreira

O Prefeito Fernando Haddad pedalava pela Ciclovia da Avenida Paulista, cercado por assessores, correligionários e guardas civis metropolitanos que fazem sua escolta no último domingo, dia de sol e de festa num dos símbolos de Sampa.

De repente, uma voz: "Valeu, Prefeito Haddad! Gratidão pelas Ciclovias em São Paulo! Agora, Prefeito Haddad, não podemos permitir a construção de Prédios no Parque Augusta, porque SE TIVER PRÉDIOS NÃO É PARQUE AUGUSTA!"

Haddad gira o pescoço à esquerda e encontra a origem sonora. Sorri, balança a cabeça afirmativamente, e prossegue em direção à Praça do Ciclista, na qual inauguraria oficialmente a mais nova artéria sobre duas rodas não motorizadas de São Paulo, com a Avenida Paulista interditada para o trânsito de automóveis e ocupada pelas pessoas.

foto:Miguel Damato Neto

Milhares de pessoas, pedestres e ciclistas ocuparam a Avenida Paulista durante todo o dia ensolarado. Casais dormiam em redes amarradas em postes, amigos realizaram piqueniques, grupos performaram dança, circo e poesia. O Sucesso da iniciativa ajuda a reivindicação de fechamento da Avenida Paulista aos finais de semana para o trânsito automotivo.


foto: Agencia Estado



foto:Sombra de roda de bicicleta sobre o vermelho do concreto da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/PMSP

foto:JonFaal

Pela manhã,houve homenagem a aqueles e aquelas que morreram pedalando na Avenida Paulista.(Márcia Prado, Juliana Dias, Marlon Moreira)

foto: No dia da inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista(28/06/15) Amigos, Parentes e Cicloativistas enfeitam a Ghost Bike de Márcia Prado, atropelada na Avenida Paulista em 2002, enquanto pedalava./Luís de Campos


Antes da Abertura oficial da Ciclovia, houve um protesto de autoria desconhecida, pretensamente realizado por opositores das ciclovias em SP com tinta azul derramada na ciclovia(vermelha) da Avenida Paulista, na altura do Museu de Arte de São Paulo(MASP). Foram necessários 4000 litros de água para lavar o trecho afetado. DAF então realizou uma intervenção, com lençol e tinta solúvel em água nas Cores Azul e Vermelha.

foto:Werther Santana/Agência Estado

Movimentos em Defesa da Água e dos Parques Urbanos sem Prédios (Rede Novos Parques SP, Aliança pela Água)marcaram presença e relacionaram a causa da bicicleta com a Crise da Água e com a Ameaça de Destruição de Áreas Verdes (como o Parque Augusta, oParque dos Búfalos, o Parque da Vila Ema, o Parque Burle Marx, entre outros) pela especulação imobiliária e pela omissão do poder público.


foto: Confecção de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Leon Rodrigues

 foto: Confecção de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Mariana Quartucci

 foto: Confecção de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Mariana Quartucci
 foto: Confecção de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Mariana Quartucci
 foto: Confecção de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Mariana Quartucci
foto: Confecção de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Mariana Quartucci

 foto: Confecção de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Vilmar Bannach

  foto: Confecção de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Athos Comolatti
  foto: Confecção de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Athos Comolatti

 foto: Confecção de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Debora de Benedetti

   foto: Confecção de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Athos Comolatti
   foto: Confecção de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Athos Comolatti
  foto: Confecção de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Athos Comolatti
 foto:Circulação de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Vilmar Bannach

 foto: Circulação de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Vilmar Bannach

 foto: Confecção de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Renato Lobo Viatrolebus.com.br
foto: Confecção de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Renato Lobo Viatrolebus.com.br


foto: Circulação de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Flávia Alves/Dislexia de Bacamarte

fotos:Renata Lumi

foto:Renata Lumi
foto:Renato Abreu

foto:Rubens Cavallari
 foto:Circulação de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Heber Biella
 foto:Circulação de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Heber Biella
foto:Circulação de Estandarte da ÁguÁrvoRevoluBike em lençol reciclado e tinta guache na concepção e execução de DAF, na Praça do Ciclista, inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, 28/06/15/Heber Biella

Foto:DAF e  o artista e ecologista Piaui na inauguração da Ciclovia da Paulista em 28/06/15/Andre Avelar

foto: Defesa da Água, das Áreas Verdes Ameaçadas pela Especulação e Celebração das Ciclovias na inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista em 28/06/15/Guilherme Andrade


foto: Intervenção em Defesa das Bicicletas, Ciclovias e Ciclistas, em Defesa da Água, das Árvores e dos Parques Ameaçados pela Especulação Imobiliária(ao fundo o Parque Augusta, cercado por tapumes metálicos pelas construtoras que planejam construir 5 prédios em seu terreno)/Edgar de Camargo


 O Movimento Cicloativista de São Paulo se organizou a partir da Bicicletada(encontro autogestionado de ciclistas na Praça do Ciclista para reivindicar ciclovias e respeito aos ciclistas e passeios noturnos a seguir) em 29 de junho de 2002. 



foto: Bicicletada em protesto pela interrupção da construção de ciclovias em SP, Praça do Ciclista,2015/Folha de SP

No final da década de 80, a fotógrafa Renata Falzoni, hoje com 62 anos, organizava passeios noturnos de bicicleta pela cidade(Night Bikers), de forma descontraída, a fim de aumentar a visibilidade da causa.


foto: Renata Falzoni, fundadora e presidente do Night Bikers/Reprodução Night Bikers

foto:Fotógrafa de esportes de ação, arquiteta e cicloativista Renanta Falzoni, grande liderança do movimento cicloativista de SP/Reprodução Twitter Renata Falzoni

Muitas foram os ciclistas e as ciclistas vítimas do caótica trânsito paulistano . Segundo estatísticas da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) quatro ciclistas por mês perderam a vida na cidade de São Paulo no ano de 2014. A Mortalidade de ciclistas no trânsito de São Paulo aumentou 34% em 2014.



foto:estadão

Em 27/10/2014, o entregador e ciclista de 35 anos,Marlon Moreira de Castro foi atropelado e morto por um ônibus na Avenida Paulista.

foto:Marlon Moreira dos Santos/arquivo pessoal

foto: Flagrante do Atropelamento que matou Marlon Moreira dos Santos na avenida Paulista/ Renato Cerqueira/Folha de SP

Em 10 de março de 2013, o lavador de Vidros David de Souza, de 21 anos, foi atropelado por um motorista de automóvel Alex Silek, o que provocou a amputação traumática de seu braço direito, arremessado momentos depois pelo agressor em córrego da Avenida Ricardo Jafet, no Ipiranga.


foto: David de Souza, atropelado enquanto pedalava na avenida Paulista, no Hospital das Clínicas/folha de SP

foto: Ciclista David Souza, recuperado do acidente que provocou a amputação traumática do braço direito em 10/03/2013, dois anos depois/UltimoSegundo

foto: Ciclista David Souza(de capacete e óculos escuros), recuperado do acidente que provocou a amputação traumática do braço direito em 10/03/2013, durante a inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, em 28/06/15, ajuda a segurar o estandarte ÁguÁrvoRevoluBike concebido por DAF/ AndréCRX

A Bióloga Juliana Ingrid Dias, 33 anos, ciclista, morreu atropelada por um ônibus na Avenida Paulista em 02/03/2012.

foto: A Bicicleta e o corpo de Juliana Ingrid Dias na Avenida Paulista/Diogo Moreira/Futura Press

Em janeiro de 2009, um ônibus matou a cicloativista de 40 anos, Márcia Prado, na Avenida Paulista.No local em que foi atingida, foi instalada um bicicleta branca(Ghost Bike), para homenageá-la e também para reivindicar mais segurança e respeito aos ciclistas.


foto:Márcia Prado/VádeBike

foto: Homenagem Márcia Prado/Ghost Bike/Vá de Bike

Até 2016, devem ser implantados 400 kms. de ciclovias em São Paulo pela gestão do Prefeito Fernando Haddad, assessorada pela Associação de Ciclistas de São Paulo (Ciclocidade).


Grupo do Bem Estar e da Felicidade  sempre reivindicou ciclovias e respeito aos direitos dos ciclistas, em seus 18 anos de atividades e acredita que a inclusão do modal bicicleta na matriz de transporte da cidade de São Paulo contribui significativamente para a melhoria da saúde pública, para a integridade e preservação do Meio Ambiente(com sensível atenuação das mudanças do CLIMA), da mobilidade urbana e da qualidade de vida na metrópole paulistana e todas as demais.

foto:Reivindicação de Ciclovias em SP, durante posse do prefeito Fernando Haddad, 01/01/2013/Hilton de Souza/ Diário de SP






 Teste da MovPack na Ciclovia Paulista em 28/06/15

  

E Em agosto de 2015, começaram as obras de implantação da ciclovia da Rua da Consolação...

foto NL

No dia 23 de junho de 2017, aconteceu a Bicicletada de Resistência organizada pela SP vá de Bike em defesa das ciclovias de São Paulo, ameaçadas pelo plano da prefeitura de São Paulo, gestão João Doria Jr. secretario Municipal de Transportes, Sergio Aveleda, de eliminar algumas ciclovias de São Paulo, consideradas ineficientes.O Movimento Parque Augusta sem Prédios que luta pela preservação e autogestão da última área verde do centro da cidade de São Paulo marcou presença e contribuiu na divulgação do ato.

foto:Heber Biella