#LupicínioRodrigues #Música #Cultura #Arte #RioGrandeDoSul #PortoAlegre #Grêmio #Felicidade #Samba #SambaCanção #SambaBolero #Bolero #Jornaismo #Reportagem #Notícias #Câmara #Senado #Política -Lupicínio Rodrigues nasceu em 16 de setembro de 1914, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Aos 14 anos de idade ficou conhecido com sua composição Carnaval que iniciou sua carreira musical focada no samba canção em que revelava as venturas e desventuras amorosas.De 1935 a 1947 Lupi, como era chamado pelos amigos, trabalhou como bedel da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Boêmio foi dono de vários bares e restaurantes como pretexto para reunir os amigos e celebrar a música. Em 1953, compôs o hino do Grêmio, seu time de futebol do coração:Até a Pé Nós Iremos/Para o que Der e Vier/Mas o Certo é que Nós Estaremos/Com o Grêmio onde o Grêmio Estiver.Entre suas músicas mais conhecidas, está Felicidade: Felicidade Foi Se Embora e a Saudade no Meu Peito ainda Mora e é Por Isso que eu Gosto de Lá Fora onde sei que a Falsidade Não Vigora A Minha Casa Fica Lá de Detrás do Muro onde eu Vou Em Um Segundo quando começo a pensar e o Pensamento parece uma Coisa à Toa Mas Como a Gente Voa Quando Começa a Pensar.Lupicínio Rodrigues morreu 27 de agosto de 1974. Em 2004, a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu a Lupicínio Rodrigues o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre in memorian.

Lupicínio Rodrigues nasceu em 16 de setembro de 1914, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. 

foto:Reprodução Internet

Aos 14 anos de idade ficou conhecido com sua composição Carnaval que iniciou sua carreira musical focada no samba canção em que revelava as venturas e desventuras amorosas.

foto:Reprodução Internet


Aliás, a expressão popular Dor de Cotovelo, usada para externar o sofrimento causado pela desilusão amorosa, foi criada por Lupicínio Rodrigues.

foto:Reprodução Internet



De 1935 a 1947 Lupi, como era chamado pelos amigos, trabalhou como bedel da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Boêmio foi dono de vários bares e restaurantes como pretexto para reunir os amigos e celebrar a música. 








fotos:reprodução Internet

Em 1953, compôs o hino do Grêmio, seu time de futebol do coração:Até a Pé Nós Iremos/Para o que Der e Vier/Mas o Certo é que Nós Estaremos/Com o Grêmio onde o Grêmio Estiver.Entre suas músicas mais conhecidas, está Felicidade: Felicidade Foi Se Embora e a Saudade no Meu Peito ainda Mora e é Por Isso que eu Gosto de Lá Fora onde sei que a Falsidade Não Vigora A Minha Casa Fica Lá de Detrás do Muro onde eu Vou Em Um Segundo quando começo a pensar e o Pensamento parece uma Coisa à Toa Mas Como a Gente Voa Quando Começa a Pensar.Nervos de Aço também é um clássico inesquecível: 

Você sabe o que é ter um amor, meu senhor
Ter loucura por uma mulher E depois encontrar esse amor, meu senhor Nos braços de um tipo qualquer Você sabe o que é ter um amor, meu senhor E por ele quase morrer E depois encontrá-lo em um braço Que nenhum pedaço do meu pode ser | Há pessoas com nervos de aço | Sem sangue nas veias e sem coração | Mas não sei se passando o que eu passo | Talvez não lhes venha qualquer reação Eu não sei se o que trago no peito É ciúme, despeito, amizade ou horror Eu só sei é que quando a vejo Me dá um desejo de morte ou de dor



fotos:Reprodução Internet


Lupicínio Rodrigues morreu  27 de agosto de 1974. Em 2004, a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu a Lupicínio Rodrigues o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre in memorian.