#Dengue #Qdenga #DengVaxia #Vacina #Calor #Chuvas #Saúde #SaúdePública #PromoçãodaSaúde #EducaçãoemSaúde #Jornalismo - No dia 30 de janeiro de 2024, balanço do Ministério da Saúde revelou que só em 2024, menos de 1 mês, o Brasil registrou 217 mil casos prováveis(o número é bem maior em virtude do subregistro) e 15 mortes confirmadas(e 149 em investigação). Em 2023, no mesmo período foram 65 mil casos prováveis. O Ministério da Saúde alega que o aumento se deveu a onda de forte calor e chuvas que ajudam o mosquito vetor da Dengue proliferar. O Ministério da Saúde alegou que aguarda tradução da bula da vacina contra a Dengue do Laboratório Takeda(Japão) do Inglés para Português para começar a vacinação dos adolescentes entre 10 e 14 anos de cidades mais afetadas pela Dengue como as do Distrito Federal. Nas redes sociais, usuários questionaram este motivo para a demora já que a vacina foi aprovada pela Anvisa em março de 2023 e já se encontra bula do Qdenga(nome comercial da vacina contra Dengue da Takeda) em português na internet.

 

No dia 30 de janeiro de 2024, balanço do Ministério da Saúde revelou que só em 2024, menos de 1 mês, o Brasil registrou 217 mil casos prováveis(o número é bem maior em virtude do subregistro) e 15 mortes confirmadas(e 149 em investigação). Em 2023, no mesmo período foram 65 mil casos prováveis. O Ministério da Saúde alega que o aumento se deveu a onda de forte calor e chuvas que ajudam o mosquito vetor da Dengue proliferar.



Vacina do Instituto Butantã de SP, também com tecnologia de vírus vivo atenuado, para os 4 sorotipos da Dengue,em dose unica com eficácia de 80%, e uso em pessoas de 4 a 60 anos, pode ser viabilizada entre 2024 e 2025.



fotos:Reprodução Internet

 O Ministério da Saúde alegou que aguarda tradução da bula da vacina contra a Dengue do Laboratório Takeda(Japão) do Inglés para Português para começar a vacinação dos adolescentes entre 10 e 14 anos de cidades mais afetadas pela Dengue como as do Distrito Federal. Nas redes sociais, usuários questionaram este motivo para a demora já que a vacina foi aprovada pela Anvisa em março de 2023 e já se encontra bula do Qdenga(nome comercial da vacina contra Dengue da Takeda) em português na internet. VACINA QDENGA É DE VIRUS VIVO ATENUADO, PORTANTO PROIBIDA APLICAÇÃO EM GESTANTES, MULHERES QUE ESTEJAM AMAMENTANDO, IMUNODEPRIMIDOS OU PESSOAS COM REAÇÃO DE HIPERSSENSSIBILIDADE A FÓRMULA DESTA VACINA. A VACINA DENGVAXIA DO LABORATÓRIO SANOFI PASTEUR, AO CONTRÁRIO DA QDENGA,SÓ PODE SER APLICADA EM PESSOAS QUE JÁ TIVERAM DENGUE(SOROPOSITIVOS) EM 3 DOSES COM INTERVALO DE 6 MESES ENTRE CADA DOSE. A QDENGA(TAKEDA) PODE SER APLICADA EM SOROPOSITIVOS(PESSOAS QUE JÁ TIVERAM DENGUE) E SORONEGATIVOS(PESSOAS QUE NUNCA TIVERAM DENGUE) ENTRE 4 E 60 ANOS EM DUAS DOSES COM INTERVALO DE 3 MESES ENTRE CADA UMA. QUEM JÁ INICIOU ESQUEMA COM QDENGA DEVE COMPLETAR COM A MESMA VACINA.  EVITAR MISTURAR VACINAS DIFERENTES. O MELHOR É AGUARDAR 30 DIAS ENTRE UMA VACINA E OUTRA, POR EXEMPLO, DA COVID 19 OU GRIPE.







foto:Reprodução Internet