#Dengue #Saúde #SaúdePública #SaúdeColetiva #Clima #Sus #Aedes #Jornalismo #Eleições - No dia 19 de março de 2024, o Ministério da Saúde divulgou mais um balanço da Dengue no Brasil: 630 mortes, 2 milhões de casos prováveis. Os estados mais afetados são Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná,Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. No dia 18 de março de 2024, a cidade de SP decretou estado de emergência por Dengue. A Ministra da Saúde Nísia Trindade, cobrado pelo presidente Lula em reunião ministerial, prometeu melhorar o combate à Dengue e disse a Frente Nacional de Prefeitos que as cidades que decretaram estado de epidemia por dengue receberão vacinas e dinheiro sem burocracia. Pesquisas mostram que as maiores vítimas fatais da Dengue grave são crianças menores de 5 anos.

 No  Dia 20 de março de 2024, o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa(PL-PE) na tribuna da Assembléia Estadual lamentou os 2 milhões de casos de Dengue no Brasil e as quase 1.000 mortes pela doença causada pelo mosquito Aedes e disse que a responsabilidade maior é do Governo Federal capitaneado pelo presidente Lula(PT-SP),  a quem alcunhou de PRESIDENGUE, enquanto mostrava aos colegas deputados estaduais da ALEPE, um boneco imitando um mosquito da dengue com a cara de Lula. A Brincadeira viralizou nas redes sociais que reproduziram o Presidengue em diversas imagens híbridas de mosquito Aedes com o rosto do presidente da República que, recentemente, cobrou da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, melhores resultados na gestão da pasta, que segundo Lula e assessores mais próximos tem se comunicado mal com a população e tem tido entregas aquém das necessárias para manter a popularidade de Lula, que está visivelmente abalado e irritado.




No dia 19 de março de 2024, o Ministério da Saúde divulgou mais um balanço da Dengue no Brasil: 630 mortes, 2 milhões de casos prováveis. Os estados mais afetados são Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná,Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. No dia 18 de março de 2024, a cidade de SP decretou estado de emergência por Dengue. A Ministra da Saúde Nísia Trindade, cobrado pelo presidente Lula em reunião ministerial, prometeu melhorar o combate à Dengue e disse a Frente Nacional de Prefeitos que as cidades que decretaram estado de epidemia por dengue receberão vacinas e dinheiro sem burocracia. Pesquisas mostram que as maiores vítimas fatais da Dengue grave são crianças menores de 5 anos.


foto:Reprodução Internet


No dia 13 de março de 2024, a Prefeitura de SP liberou mais de R$ 240 milhões especificamente para o combate a Dengue: contratou mais de 500 médicos pra reforçar as UBS, estendeu o horário de funcionamento das AMAS para até as 22 hs a partir do dia 18 de março(o funcionamento normal é entre 7 e 19 hs), comprou mais 30 viaturas para aplicação de larvicidas(fumacê) e inseticidas para combater criadouros do mosquito Aedes, vetor da Dengue, e contratou mais de 3.200 agentes de zoonoses para fazer vistorias das residências a procura de  criadouros do mosquito Aedes Aegypt.



foto:Reprodução Internet

Em 12 de março de 2024, a Anvisa informou que deu inicio a tratativas para aquisição de Auto Testes pra Dengue.Até o dia 11 de março de 2024, o balanço do Ministério da Saúde do Brasil revelou que a Dengue já havia matado mais de 391 pessoas, com mais de 854 mortes em investigação, e mais de 1.540.000 casos prováveis da doença causada pelo mosquito Aedes, que prefere o Calor e as Coleções de Água parada para se reproduzir. No Estado de SP eram mais de 90 mortes confirmadas e mais de 195 mil casos prováveis de Dengue.As mulheres são maioria entre os casos prováveis(55%) e a faixa etária mais acometida segue sendo a de 30  a 39 anos, seguida pela de 40 a 49 e depois 50 a 59 anos.Os estados campeões de casos são Minas Gerais, São Paulo, Paraná,Distrito Federal e os de incidência são Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.Até o dia 11 de março de 2024, a cidade de SP registrava 46 mil casos de Dengue e 8 mortes. Os distritos com mais casos eram Itaquera, Tremembé e Campo Limpo. Já os com maior incidência, indicador proporcional a população existente no distrito, eram: Jaguara, São Domingos e Itaquera.Secretaria de Saúde do Distrito Federal determinou que em caso de antecedentes alérgicos adolescentes deverão aguardar, após vacina da Dengue, pelo menos 30 minutos, para possibilitar manejo clinico de potenciais reações adversas, que são raras.O Ministério da Saúde passou a recomendar uso de testes rápidos para Dengue que devem ser feitos entre o primeiro e o quinto dia de sintomas da  doença.Nesta quarta feira, dia 13 de março de 2024, o estado do Rio Grande do Sul deve decretar estado de Emergência em Saúde Pública pela Dengue, após contabilizar 20 mortos.Pesquisa do Sindicato de Hospitais e Clínicas Particulares do estado de SP SINDHOSP feita em 92 hospitais privados mostrou aumento de 71% no número de internações por Dengue e Covid 19 entre 29 de fevereiro e 10 de março de 2024.


Pico dos casos e de mortes por Dengue no Brasil deve ocorrer entre abril e maio de 2024, quando as altas temperaturas e chuvas devem arrefecer prejudicando o ciclo de vida do mosquito Aedes, transmissor e vetor da doença que já matou até 8 de março de 2024, 363 pessoas, e tem mais de 800 mortes investigadas.




No dia 8 de março de 2024, o Ministério da Saúde divulgou que o Brasil vacinou apenas 365 mil adolescentes autorizados a receberem a vacina contra a Dengue do laboratório Takeda e foram reportados 16 casos de alergia grave que foram solucionadas, sem óbitos ou internações. De qualquer forma, o Ministério da Saúde determinou que pessoas que receberem a primeira dose da vacina contra Dengue e tiverem reações adversas avisem antes da segunda dose para serem monitoradas após a aplicação desta segunda dose para eventuais reações adversas serem revertidas pelas equipes de saúde. Além disso, houve a criação de força tarefa para investigar as reações adversas da vacina contra a Dengue. Apenas 20% do público alvo original da vacinação contra a Dengue, adolescentes entre 10 e 11 anos, foram vacinados até 8 de março de 2024.A Morte da jovem Nathalia Busatto, de 26 anos, sem comorbidades, vítima de Dengue Grave, na cidade de Frederico Westphalen, no interior do Rio Grande do Sul, em 28/3/24,é forte alerta para a Letalidade da Dengue, que pode matar qualquer pessoa, de qualquer idade, com qualquer classe social ou estado de saúde. Evite Água Parada, Use Repelente Icaridina 25%, apenas Dipirona e Paracetamol se tiver dor ou febre, beba bastante água, faça repouso em caso de sintomas e procure o Pronto Socorro se vomitar, se tiver tonturas, se houver pressão baixa, dores abdominais ou manchas no corpo!!



foto:Reprodução Internet

No dia 7 de março de 2024, o Ministério da Saúde atualizou seu Painel Nacional de Arboviroses, que inclui o cenário da Epidemia da Dengue: O Brasil tem mais de 1.300.000 mil casos prováveis da doença, e 343 mortes, mais de 740 em investigação. Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Paraná e Rio de Janeiro  lideram o ranking de estados com mais casos, mas Distrito Federal é líder aboluto em relação às mortes proporcionais. O Brasil apresenta quase 650 casos por 100 mil habitantes, mais que o dobro do parâmetro determinado pela OMS para indicar Epidemia. O Estado de SP chegou a 44 mortes, a cidade de SP teve 2 óbitos.








foto: reprodução Internet


 O Ministério da Saúde alertou para o risco de transmissão da Dengue por Transfusão de Sangue a partir de doadores que tiveram Dengue, que tiveram contato sexual com infectados, com recém vacinados. Portanto o uso de preservativos nas relações sexuais, aguardar algumas semanas a meses para doar sangue após vacinação e recuperação da Dengue, são também medidas de contenção da Dengue em termos de Saúde Pública. Pessoas que foram vacinadas contra a Dengue devem aguardar 30 dias para terem relação sexual desprotegida. Pessoas que se tiveram Dengue Não Grave devem aguardar 30 dias pra doar sangue. Pessoas que tiveram contato sexual com infectados pela Dengue devem aguardar 30 dias para doar Sangue. Pessoas que tiveram Dengue Grave devem aguardar 180 dias para doar Sangue.



fotos:Reprodução Internet

No dia 5 de março de 2024, o governo do estado de SP decretou Estado de Emergência ou de Epidemia para Dengue. Isso acontece quando a taxa de incidência, de casos novos da doença atinge   a marca de 300 pessoas doentes para cada 100 mil habitantes. Já são mais de 30 mortes em SP pela Dengue. Na Cidade de SP, o número de distritos em Estado de Epidemia da Dengue mais que dobrou em apenas 7 dias: eram 7, agora são 15. No Brasil todo, já são quase 300 mortes e mais de 700 em investigação, o que pode resultar em mais de 1.000 vidas perdidas por dengue em 2024, em apenas 2 meses. Use Repelente Icaridina 25%, telas mosquiteiras, evite água parada, elimine potenciais criadouros do mosquito da Dengue o Aedes, beba 4 litros de água por dia(se você não tiver doenças cardíacas ou renais) use apenas dipirona e paracetamol se dor ou febre, e procure o Pronto Socorro mais próximo se houver vômitos, dor abdominal, pressão baixa, tontura e manchas na pele.


FOTO:REPRODUÇÃO INTERNET


Até o dia 4 de março de 2024, o Estado de SP acumulava 31 mortes por Dengue e mais de 138 mil casos prováveis. 17 cidades do Brasil decretaram estado de Epidemia e de Emergência em Saúde. Alertas sobre a coinfecção por Covid 19 e Dengue circulam pelas redes sociais pelo aumento das complicações e risco de morte.







No dia 28 de fevereiro de 2024, a recém nascida de 8 meses Helena Dourado, morreu vítima de dengue e covid 19, após uma via sacra que começou no dia 25 de fevereiro de 2024 quando sua mãe levou a criança em 4 hospitais públicos do Distrito Federal que não internaram a sua filha alegando que a enfermidade não era grave.Especialistas recomendam que o estado e a cidade de Sp decretem Estado de Emergência em Saúde ou Epidemia em relação à Dengue para conseguir alocação de recursos para poder responder à altura aos desafios impostos pela doença transmitida pelo mosquito Aedes que não para de crescer e de lotar hospitais públicos e privados.



foto:Reprodução Internet


No dia 28 de fevereiro de 2023, o Ministério da Saúde do Brasil divulgou mais um balanço da Dengue no país: agora já são 207 mortes confirmadas, outras mais de 600 em investigação, 991 mil casos prováveis. Distrito Federal tem o maior número de casos proporcionais. Minas Gerais lidera em números absolutos. Goiás, Acre, Paraná, Espírito Santo vem a seguir. O Ministério da Saúde definiu 2 de março de 2024, como o Dia D de combate à Dengue. 


fotos:Reprodução INternet

Pesquisas mostram que a Febre Chicungunha, também transmitida pela picada do mosquito Aedes, mesmo vetor da Dengue, Zika, Febre Amarela, é a arbovirose mais mortal. Chicungunha aumenta mortalidade até 90 dias após inicio dos sintomas, como febre e dores articulares.




A Cidade de SP registrou quase 24 mil casos prováveis de Dengue, concentrados em 6 barros em sua maioria, Jaguara, São Domingos, Anhanguera, Jaçanã, Vila Leopoldina e Itaquera, com mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. São Miguel, Tremembé, Campo Limpo, Vila Maria, Lapa, Barra Funda, Água Rasa e São Rafael possuem mais de 200 casos por 100 mil habitantes. A Prefeitura de SP disse que monitora a epidemiologia da Dengue na cidade e realiza ações de conscientização, fiscalização,limpeza e diagnóstico e tratamento da doença.





Dermatologistas recomendam o uso de repelente a base de Icaridina 25% no máximo 3 x ao dia para evitar a picada do mosquito da Dengue.

fotos:Reprodução INternet




No dia 24 de fevereiro de 2024, circulou a informação de que a Dengue provocou o colapso dos Hospitais e das UTIs públicas e privados do DF. Pesquisas apontam que pessoas com sangue tipo 0, que tem corpos mais quentes, e eliminam mais gás carbônico, além de gestantes e usuárias das cores de roupas vermelha, amarela, laranja e preta são mais picadas pelo Aedes, mosquito vetor da Dengue, Zika, Chicungunha. O uso oral de vitamina b12 e própolis, ao contrário do que é veiculado nas redes sociais, não funciona como repelente eficaz contra o mosquito transmissor da Dengue. Na África, um jovem de 17 anos, vítima de Dengue Grave, teve Priapismo, uma ereção prolongada de 2 dias, que foi revertida com aplicações tópicas de gelo.Use repelente, mosquiteiros, evite Água Parada. Elimine os criadouros potenciais do mosquito Aedes, como caixas de água destampadas, piscinas abandonadas, ralos, grelhas, calhas, comedouros e bebedouros de animais, privadas, resíduos ao ar livre. Essa guerra é de todos nós! Mobilize sua vizinhança!


foto:Reprodução Internet


No dia 20 de fevereiro de 2024, O Ministério da Saúde do Brasil revelou que o número de casos graves de Dengue neste ano superou as estatísticas de 2023 em 197%, foram 2.553 ano passado, e são em apenas 2 meses 7.575 casos graves, com risco de morte, em decorrência de hemorragias e AVCs por exemplo.

foto:Reprodução INternet

No dia 21 de fevereiro de 2024, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro(MDB-RJ) decretou Epidemia de Dengue no estado fluminense o que assegura ao Rio de Janeiro desburocratização para liberação de verbas para a Saúde. A População deve ficar atenta aos sinais de Dengue Grave: Pressão Baixa, Dor Abdominal, Vômitos, Hemorragias.









 Existem 11 plantas com potencial para ajudar a repelir o mosquito que transmite a Dengue, a Zika, a Chicungunha e a Febre Amarela: o Aedes; São Elas: Citronela, Cravo de Defunto, Louro, Manjericão, Sálvia, Melissa, Lavanda, Verbena, Funcho, Orégano, Alecrim.










fotos:Reprodução Internet


No dia 19 de fevereiro de 2024, o Ministério da Saúde revelou que o Brasil ultrapassou a marca de 653 mil casos prováveis por Dengue e 113 mortes pela doença causada pela picada do mosquito Aedes, que precisa de água parada e calor para se reproduzir.Use Repelente. Evite Água Parada.Procure a Unidade de Saúde Mais próxima se tiver dor e febre. Não use AAS ou outros antinflamatórios que podem agravar a dengue. Apenas Dipirona e Paracetamol estão indicados. Hidratação abundante também é recomendada.






No dia 16 de fevereiro de 2024, o Centro de Vigilância Epidemiologica do Estado de SP confirmou os números de casos prováveis e de mortes por dengue: 15 mortes e 55.317 casos prováveis da doença causada pela picada do mosquito Aedes.A Cidade do Rio de Janeiro registrou em 45 dias de 2024 mais casos prováveis de Dengue que em todo ano de 2023: são mais de 23.373 contra 22.795.Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais fala na pior epidemia de Dengue da história no estado em 2024.Brasil tem 90 mortes por dengue até 15 de fevereiro de 2024, fora as mortes suspeitas e em investigação.



A Dengue chegou a mais de 500 mil casos e 75 mortes confirmadas e mais de 370 em investigação. A Fundação Osvaldo Cruz(Fiocruz) revelou que mais de 50% de casos de Dengue são assintomáticos, o que aumenta e acelera a propagação da Doença, reforçando a necessidade do uso permanente de repelente.No dia 14 de fevereiro de 2024, a prefeitura do Rio de Janeiro confirmou a segunda morte na cidade por Dengue, um homem de 23 anos.


foto:Reprodução INternet

Em fevereiro de 2024, o Brasil vivia uma Epidemia de Dengue. Já São mais de 400 mil casos e 65 mortes confirmadas, sem contar centenas em investigação. A Campanha de vacinação contra a Dengue foi deflagrada pelo Ministério da Saúde em 09/02/24 no Distrito Federal, unidade mais afetada pela doença transmitida pelo mosquito Aedes.A Venda de repelente explodiu. Icaridina dura 10 horas de proteção, seguida pelo IR3535 e DEET, com 3 horas. O Mosquito Aedes tem hábito diurno, gosta de água limpa parada e voa até 1 quilômetro de distância e prefere voar baixo e picar as pernas das pessoas.Menores de 2 anos precisam usar repelentes especiais e dar preferência a mosquiteiros.Brasil deve ter cerca de 5 milhões de casos de Dengue em 2024, o maior recorde da história.

foto:Reprodução Internet

No dia 9 de fevereiro de 2024, 80% dos hospitais paulistas privados registraram aumento de internações por Dengue Grave. E Com a Epidemia da Dengue, surge a preocupação das autoridades da Saúde Pública com a auto medicação da população que pode agravar a doença. Ibuprofeno, Diclofenaco e AAS estão contra indicados em caso de Dengue, porque podem precipitar hemorragias.Dispararam venda de repelentes, telas e mosquiteiros em todo o Brasil.


Até o dia 8 de fevereiro de 2024, o Brasil registrou mais de 395 mil casos prováveis de Dengue e 53 mortes confirmadas. No Estado de SP, são 6 mortes. E Na cidade de SP, houve uma confirmação de óbito, embora  haja muitas outras no estado em investigação de nexo causal com a Doença transmitida pelo Mosquito Aedes.

 


A Fiocruz aumentou em 2 vezes a sua produção de testes para Dengue para auxiliar no diagnóstico precoce da Doença.



Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais são os estados mais críticos. Nas redes sociais muitas mentiras circulam: Outra delas afirma que caldo de cana com limão poderia eliminar o vírus da Dengue da corrente sanguínea, o que é uma grande bobagem, uma mentira enorme.




Belo Horizonte registrou 480 casos de Dengue por 100 mil habitantes o que configura Epidemia(acima de 300/100 mil habitantes).




fotos:Reprodução INternet

A Dengue é o Maior Problema de Saúde Pública do Brasil em fevereiro de 2024. São mais de 365 mil casos, 40 mortes e os números crescem exponencialmente, dia após dia. Várias cidades do país tiveram o colapso de seus sistemas de Saúde, como no Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. O Ministério da Saúde criou um Centro de Operações para coordenação de ações entre Estados e Municípios e liberou cerca de R$ 1,5 bilhão para o combate da arbovirose urbana, transmitida pelo mosquito Aedes. Nas redes sociais pipocam mentiras, como a que afirma que Ivermectina e a Citronela poderiam matar o vírus da dengue ou afastar com eficácia o mosquito vetor.O Rio de Janeiro registrou sua primeira morte por Dengue, um homem saudável de 45 anos , morador do complexo de favelas da Maré.O diretor geral da Organização Mundial da Saúde,o etíope Tedros Adhanon, disse em 7 de fevereiro de 2024, que a Epidemia de Dengue no Brasil era esperada por conta das ondas de calor e chuvas que assolam o mundo inteiro, que também enfrenta epidemias da Dengue nos meses mais quentes do ano.No Dia 5/2/24, o presidente Lula, a ministra da Saúde Nísia Trindade, o diretor geral da Organização Panamericana da Saúde(OPAS) receberam o diretor geral da Organização Mundial da Saúde, o etíope Tedros Adhanom, para debateram a produção de imunizante contra a Dengue, em vias de ser obtido, com tecnologia nacional pelo Instituto Butantã de SP.





O Ministério da Saúde revelou aumento de mais de 140 % das mortes por Dengue no Brasil em apenas 7 dias. Até 5 de janeiro de 2024, já eram 36 mortes causadas pela picada do mosquito vetor da Dengue, Zika, Chicungunha e Febre Amarela, o Aedes, que precisa de água parada para se reproduzir. Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo e Paraná lideram o ranking dos casos de Dengue em 2024. Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo  e Santa Catarina vem a seguir.No DF, a Dengue colapsou o atendimento de hospitais públicos e privados em 5/2/24.No dia 06 de fevereiro o governador de SP em exercício Felipe Ramuth ao lado do secretário estadual de saúde Eleuzes Paiva anunciou a criação do Centro de Operações e Emergências para monitorar e orientar o combate à Dengue no estado. O Governo de SP liberou R$ 200 milhões para os municípios paulistas combaterem o mosquito Aedes. A Prefeitura de SP inaugurou uma Tenda exclusiva para atendimento de casos de dengue na zona leste da cidade. As clínicas privadas de vacina já anunciam a escassez do imunizante da Takeda. A indústria farmacêutica Takeda anunciou a priorização de atendimento do contrato com o Ministério da Saúde do Brasil, cerca de 6 milhões de doses em 2024 e 9 milhões de doses em 2025. Repelentes mais eficazes contra o mosquito da Dengue a base de icaridina já começam a rarear nas prateleiras de farmácias.




fotos:Reprodução Internet

A Prefeitura de SP realizou em 3 de fevereiro de 2024 o Dia D de combate aos Criadouros do Aedes, Mosquito Vetor da Dengue, Zika, Chicungunha,  cujos casos confirmados aumentaram muito, por conta das Mudanças Climáticas. O Prefeito da cidade de SP, Ricardo Nunes(MDB-SP), candidato a reeleição aumentou de 2 para 12 mil o número de agentes de combate a zoonoses como a Dengue e a Leptospirose, para ajudar no enfrentamento da doença, que matou 4 pessoas na cidade em 2024, e 15 no estado de SP. Existem mais de 150 outras mortes em investigação pelas autoridades sanitárias paulistas.







fotos:Reprodução Internet

No dia 01 de fevereiro de 2024, a Ministra da Saúde, a socióloga Nísia Trindade, professora da Fundação Osvaldo Cruz, anunciou o início da vacinação contra a Dengue em 520 municipios mais afetados pela Dengue que causa epidemia no País há alguns meses, com piora potencial em todo 2024. No mesmo dia, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e seu secretário municipal de saúde, o  médico Daniel Soranz, decretaram estado de emergência em Saúde Pública por conta da Epidemia de Dengue, que só em janeiro de 2024, causou 44% de todos os casos identificados em 2023.O Governador do RJ, Cláudio Castro, apresentou no fim de janeiro de 2024, o plano estadual de combate à dengue. No DF, território do Brasil mais prejudicado com o avanço do mosquito Aedes, muito adaptado a grandes cidades, que se prolifera na água parada, e que se beneficiou muito das mudanças climáticas(com aumento de chuva e calor), um bebê de apenas 5 meses morreu em decorrência de complicações da Dengue, como a Plaquetopenia, redução das plaquetas, o que ocasiona o surgimento de hemorragias.













fotos:Reprodução Internet


No dia 30 de janeiro de 2024, balanço do Ministério da Saúde revelou que só em 2024, menos de 1 mês, o Brasil registrou 217 mil casos prováveis(o número é bem maior em virtude do subregistro) e 15 mortes confirmadas(e 149 em investigação). Em 2023, no mesmo período foram 65 mil casos prováveis. O Ministério da Saúde alega que o aumento se deveu a onda de forte calor e chuvas que ajudam o mosquito vetor da Dengue proliferar.



Vacina do Instituto Butantã de SP, também com tecnologia de vírus vivo atenuado, para os 4 sorotipos da Dengue,em dose unica com eficácia de 80%, e uso em pessoas de 4 a 60 anos, pode ser viabilizada entre 2024 e 2025.



fotos:Reprodução Internet

 O Ministério da Saúde alegou que aguarda tradução da bula da vacina contra a Dengue do Laboratório Takeda(Japão) do Inglés para Português para começar a vacinação dos adolescentes entre 10 e 14 anos de cidades mais afetadas pela Dengue como as do Distrito Federal. Nas redes sociais, usuários questionaram este motivo para a demora já que a vacina foi aprovada pela Anvisa em março de 2023 e já se encontra bula do Qdenga(nome comercial da vacina contra Dengue da Takeda) em português na internet. VACINA QDENGA É DE VIRUS VIVO ATENUADO, PORTANTO PROIBIDA APLICAÇÃO EM GESTANTES, MULHERES QUE ESTEJAM AMAMENTANDO, IMUNODEPRIMIDOS OU PESSOAS COM REAÇÃO DE HIPERSSENSSIBILIDADE A FÓRMULA DESTA VACINA. A VACINA DENGVAXIA DO LABORATÓRIO SANOFI PASTEUR, AO CONTRÁRIO DA QDENGA,SÓ PODE SER APLICADA EM PESSOAS QUE JÁ TIVERAM DENGUE(SOROPOSITIVOS) EM 3 DOSES COM INTERVALO DE 6 MESES ENTRE CADA DOSE. A QDENGA(TAKEDA) PODE SER APLICADA EM SOROPOSITIVOS(PESSOAS QUE JÁ TIVERAM DENGUE) E SORONEGATIVOS(PESSOAS QUE NUNCA TIVERAM DENGUE) ENTRE 4 E 60 ANOS EM DUAS DOSES COM INTERVALO DE 3 MESES ENTRE CADA UMA. QUEM JÁ INICIOU ESQUEMA COM QDENGA DEVE COMPLETAR COM A MESMA VACINA.  EVITAR MISTURAR VACINAS DIFERENTES. O MELHOR É AGUARDAR 30 DIAS ENTRE UMA VACINA E OUTRA, POR EXEMPLO, DA COVID 19 OU GRIPE.







foto:Reprodução Internet

No dia 26 de janeiro de 2024, o Governo do Espírito Santo confirmou a morte de uma criança de 6 anos por dengue hemorrágica, em Sooretama, no norte do estado.O Brasil registrou 12 mortes e mais de 120 mil casos prováveis nas 3 primeiras semanas de 2024. Os 4 sorotipos de Dengue estão circulando no Brasil o que preocupa as autoridades de saúde, já que a população não apresenta anticorpos para os sorotipos 3 e 4.A morte do arquiteto, baterista da banda Elefante na Sala e empresário, Felipe Francisco Carvalho Marin, 33 anos, em hospital privado no Distrito Federal, causou comoção nas redes sociais e despertou indignação da população do DF indignada com o caos da Saúde Pública causado pela explosão de casos e mortes por Dengue.




foto:Reprodução INternet

No dia 22 de janeiro de 2024, o Ministério da Saúde do Brasil, diante da escassez de doses de vacina contra Dengue do laboratório japonês Takeda, resolveu restringir ainda mais a disponibilização da imunização que deve ser iniciada em fevereiro. Prevista inicialmente para contemplar alguns prioritários de algumas cidades mais afetadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes que se reproduz em coleções de água parada na faixa etária entre 6 e 16 anos, agora a determinação oficial passa a ser de vacinar apenas jovens entre 10 e 14 anos, faixa etária que mais reúne mortes depois das pessoas idosas.Houve aumento de 40% nos casos prováveis de Dengue em 2024.

foto:Reprodução Internet


A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais vai decretar Emergência em Saúde por conta do avanço da Dengue no estado. Em 2024, já são mais de 11.500 casos e 1 óbito. São esperados mais de 400 mil casos de Dengue em Minas Gerais em 2024. As chuvas e o forte calor que tem aumentado nas últimas décadas no Brasil,  em virtude do aquecimento global, causado pelo desmatamento e pela maior emissão de gases de efeito estufa, tem colaborado para o aumento de zoonoses, doenças transmitidas por animais, como a Dengue, Zika, Chicungunha, Malária, Febre Amarela, Leptospirose.Evite Água Parada. Use Repelente Icaridina. Tome Vacina. A Dengue pode Matar. Não se automedique.

foto:Reprodução Internet


O Ministério da Saúde do Brasil trabalha com o cenário de Epidemia de Dengue no país em 2024, diante do aumento vertiginoso de casos em São Paulo, em Minas Gerais, em Brasilia e no Distrito Federal, já nas primeiras duas semanas epidemiológicas do ano. A Estratégia do governo federal é, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, reduzir ao máximo a mortalidade, intituindo o diagnóstico e o tratamento precoces, além da vacinação de grupos prioritários vulneráveis em cidades mais suscetíveis. O Calor e as Chuvas, mais intensos, por conta das mudanças climáticas e do fenômeno El Nino, é uma das causas do aumento de casos da doença, causada pelo mosquito Aedes, vetor de outras doenças como Zika, Chicungunha e Febre Amarela. O Aedes se reproduz em coleções de água parada. O Melhor repelente contra o Aedes é a Icaridina.



fotos:Reprodução Internet

Brasil teve aproximadamente 1,6 milhão de casos de Dengue em 2023, um aumento de mais de 17% em relação a 2022. Jacareí, cidade do interior do estado de SP, registrou a primeira morte por Dengue de 2024, um idoso de 84 anos.Os casos de Dengue subiram mais de 700% em São José dos Campos, interior de SP.Distrito Federal teve aumento de mais de 440% dos casos de Dengue. Infecção dos mosquitos Aedes pela bactéria Wolbachia pode reduzir epidemia.





fotos:Reprodução Internet

No dia 15 de janeiro de 2024, o Ministério da Saúde do Brasil anunciou que as vacinas contra a Covid 19 do laboratório japonês Takeda já contratadas e suficientes pra imunizar apenas 3 milhões de brasileiros e de brasileiras serão priorizadas para crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos de forma pactuada entre estados e municípios.



No dia 16 de janeiro de 2024, a Prefeitura de SP, através de sua Secretaria Municipal de Saúde anunciou que identificou o primeiro caso de dengue causado pelo sorotipo 3 do vírus da doença, o que é preocupante, já que os brasileiros e brasileiras não possuem imunidade para esta linhagem do microorganismo causador da dengue.Os 4 sorotipos circulam no Brasil.Quem tiver Dengue sorotipo 1 ou 2, pode desenvolver quadros mortais se contrair os sorotipos 3 ou 4.



Em 2023, os casos de Dengue na cidade de Rondinha, interior do Rio Grande do Sul, foram reduzidos em 95% após aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar de Inseticida contra os mosquitos Aedes, vetores da Dengue, Zika e Chicungunha ao lado da conscientização da população sobre a necessidade de eliminação dos criadouros dos insetos.




No dia 3 de janeiro de 2023 a prefeitura da cidade de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, foi a primeira cidade a iniciar a vacinação contra a Dengue para pessoas entre 4 e 60 anos com o imunizante do laboratório japonês Takeda que irá fornecer cerca de 150 mil doses. O Ministério da Saúde do Brasil contratou o fornecimento de apenas 6 milhões de doses da mesma vacina Qdenga que devem proteger cerca de 3 milhões de pessoas de grupos prioritários em áreas mais críticas do pais. O Verão, e as mudanças climáticas, que vem aumentando temperaturas e chuvas, aumentaram os casos de Dengue e as mortes decorrentes. Evitar água parada, usar repelente e buscar atenção médica ao menor sinal de Dengue como febre dores no corpo e manchas na pele são as melhores estratégias ao lado da vacinação que pode ser feita na rede privada de saúde a um custo de R$700 por duas doses.




fotos:Reprodução INternet

No dia 31 de dezembro de 2023, a Organização mundial da Saúde(OMS) alertou para o avanço de casos de Dengue no mundo, doença viral causada pela infecção transmitida pela picada do mosquito Aedes que também é o vetor das doenças chicungunha e zika. Dos 5 milhões de casos de Dengue confirmados no mundo em 2023, 3 milhões aconteceram no Brasil, campeão aboluto de casos. O Brasil vai começar a vacinar contra a Dengue apenas 3 millhões de pessoas com duas doses de imunizante com tecnologia de vírus vivo atenuado em fevereiro de 2024.

foto:Reprodução Internet

No dia 21 de dezembro de 2023, o Ministério da Saúde do Brasil anunciou a compra de 6 milhões de doses da vacina contra Dengue da Takeda, a serem disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações a partir de fevereiro de 2024. A quantidade de doses possibilitará a vacinação de apenas 3 milhões de pessoas, contingente muito modesto. Assim, a estratégia de prevenção prevalente deve seguir com a eliminação de potenciais criadouros do mosquito vetor da Dengue, Zika, Chicungunha e Febre Amarela, o Aedes Aegypt, que se prolifera em coleções de água parada, limpa ou suja, como ralos, caixas de água, cisternas, vasos sanitários, calhas de telhado, potes de ração e água para animais, pratos de vasos de plantas, materiais como pneus, garrafas, tampas e vasilhas a céu aberto etc... Além da eliminação de criadouros do Aedes , a população deve lançar mão de repelentes, mosquiteiros e ao menor sinal ou sintoma de doença como Febre e Dores no Corpo,deve procurar as unidades básicas de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento, para medicação com analgésicos, hidratação e repouso. Antiinflamatórios como AAS(aspirina) e Diclofenaco(Voltaren) devem ser evitados, sob pena de precipitar Dengue Hemorrágica, doença mais grave que pode matar.O Ministério da Saúde ainda vai divulgar quais serão os grupos prioritários e as regiões do Brasil que serão contempladas primeiro com a vacinação contra Dengue, que será feita com imunizante de tecnologia de vírus atenuado, em duas doses, cujo custo na rede privada atualmente é  de cerca de R$ 800, e que pode ser usada por pessoas entre 4 e 64 anos, com eficácia de 80%.A vacina da Takeda já estava aprovada pela Anvisa desde março de 2023.Ou seja, um demora muito grande para incorporação ao SUS, o que deve acarretar aumento de mortes neste verão.



fotos:Reprodução Internet

Vai até dia 18 de dezembro de 2023, o prazo para participação na consulta pública aberta pela CONITEC, órgão do Ministério da Saúde do Brasil para incorporação de medicamentos, vacinas, tecnologias ao SUS, sobre a incorporação da vacina contra a Dengue da Takeda, considerada segura e eficaz pela Anvisa, desde março de 2023. O Brasil registrou mais de 1,6 milhão de casos de Dengue em 2023, recorde desde 2010. Mais de 3 mil pessoas devem morrer de complicações de Dengue em 2024. Onda de Calor e Chuvas, agravadas por fenômenos climáticos como El Nino e Mudanças Climáticas, devem explodir doenças causados por mosquitos vetores como Dengue, Zika, Chicungunha, Febre Amarela e Malária. Duas doses de vacina contra Covid 19 da Takeda custam cerca de R$ 700 nas clínicas privadas.





fotos:Reprodução Internet


No fim de novembro de 2023, mulher de 37 anos morreu em conseqüência de Dengue Hemorrágia em hospital privada em Campinas. Foi a terceira vítima fatal na cidade pela doença transmitida pelo mosquito Aedes, que se reproduz na água parada, como em potes de animais domésticos, caixas de água, cisternas, ralos, calhas, pratos dos vasos de plantas. Usem repelente. Tomem vacina contra Dengue, Pressionem o Ministério da Saúde e o Governo Federal a incorporaram com rapidez a vacina já aprovada pela Anvisa de vírus atenuado da Takeda, que tem eficácia de 80% e pode ser usado por todas as pessoas entre 4 e 64 anos e tem cobertura dos 4 sorotipos da doença, inclusive o sorotipo 3, para o qual a maioria da população brasileira não possui anticorpos, podendo causar casos mais graves e mortes.A Onda de calor e chuvas que castiga o Brasil desde setembro de 2023 e deve perdurar até maio de 2024 deve causar maior epidemia de Dengue da História do Brasil.Cuidem-se!


foto:Reprodução Internet

O Ministério da Saúde do Brasil confirmou um aumento de 21% do número de casos de Dengue em 2022, se comparados com os registrados em 2021. E as parciais de 2023, já mostram aumento expressivo em relação ao mesmo período de 2022. Os especialistas em infectologia e saúde pública são unânimes e categóricos: O Brasil deve ter uma Grave Epidemia de Dengue em 2024. E já existe uma vacina contra os 4 sorotipos de vírus de Dengue, eficaz e segura, disponível apenas na rede privada de saúde. O SUS, através da Conitec, órgão responsável pela incorporação de medicamentos, vacinas, insumos e equipamentos, apenas começou a análise da vacina de vírus atenuado em 2 doses da indústria farmacêutica Takeda, o que deve demorar meses, justamente, durante o verão, época em que existem as condições mais propícias para a proliferação do mosquito vetor da Dengue, Zika e Chicungunha, além da Febre Amarela,o Aedes Aegypt, muito adaptado ao território urbano.

foto:Reprodução Internet


No dia 17 de novembro de 2023, a menina Pietra Isaac, de 7 anos faleceu vítima de complicações de Dengue Hemorrágica, na UTI do Hospital Materno Infantil de Brasília, após receber vários atendimentos médicos mal sucedidos no Hospital Particular Daher e no próprio Hospital Materno Infantil de Brasília. A mãe Camila Isaac, está inconformada e vai acionar a Justiça. A Dengue já possui uma Vacina, disponível apenas na rede privada da saúde. O SUS ainda não a incorporou ao calendário anual de imunizações, apesar de ter sido aprovada pela Anvisa, e de ter eficácia de 80% para pessoas entre 4 e 64 anos.



fotos:Reprodução Internet


fotos:Reprodução Internet

Em novembro de 2023, ao menos 1 caso confirmado de Dengue causada pela subtipo 3 do vírus da doença que não circulava há 15 dias, e outros dois casos suspeitos,dispararam o alerta para uma nova epidemia da arbovirose no Brasil. No Distrito Federal a morte de criança de 7 anos por Dengue Hemorrágica só aumentou as preocupações de população e autoridades. Onda de Calor que assola Brasil só piora chances de grande epidemia de Dengue, ZIka e Chicungunha.

foto:reprodução Internet

No dia 13 de novembro de 2023 a Conitec do Ministério da Saúde do Brasil deu prazo de 5 dias para a indústria farmacêutica japonesa Takeda dar informações sobre imunizante contra a Dengue para potencial incorporação ao Calendário de Imunizações Anual do SUS. Dengue mata 2 mil pessoas por ano no Brasil.






No dia 10 de novembro de 2023, a Anvisa dos EUA, a FDA, aprovou a primeira vacina contra a Febre Chicungunha, doença causada pela picada do mosquito vetor Aedes, o mesmo da Dengue e da Zika. Com vírus vivo e atenuado, o imunizante desenvolvido pela empresa austríaca Vanlneva, com parceria no Brasil com o Instituto Butantan, tem eficácia aproximada de 98% e pode ser usada por pessoas acima de 18 anos, expostas a surtos e epidemias. O Butantan deve pedir aprovação da vacina para uso no Brasil em 2024 junto à Anvisa. A Chicugunha em 10 anos atingiu cerca de 60% dos municípios brasileiros, causando mais de 1 milhão de casos e aproximadamente 1.000 mortes.

foto:Reprodução Internet


Pesquisa da Universidade Federal do Acre publicada no Brazilian Journal of Biology no dia 27 de outubro de 2023 aponta para 3 espécies de fungos da região da Amazônia com potencial para atuarem como larvicidas do Mosquito Aedes, vetor de doenças como Dengue, Zika e Chicungunha. As cepas Beauveria SP, Metharizium Anisopliae e M. Anisopliae foram as mais eficazes em combater as larvas do inseto que já se espalhou por todo o Brasil e já chegou no hemisfério norte.



fotos:Reprodução Internet


 Infectologistas, Imunologistas e Sanitaristas pressionam governo federal e Ministério da Saúde do Brasil a incorporar a vacina contra COVID 19 da Takeda contra a Dengue ao Calendário de Imunizações do SUS já em 2023. Com eficácia de mais de 85%, duas doses e indicada para todas as pessoas entre 4 e 64 anos, o imunizante já foi aprovado pela ANVISA e só está disponível na rede privada a um custo de mais de R$ 800.



fotos:reprodução Internet


Pelo menos 5 municípios do estado do Rio de Janeiro registram epidemia de Dengue em outubro de 2023, segundo levantamentos feitos pela Fundação Osvaldo Cruz: Rezende, Angra dos Reis, Rio das Ostras, Nova Iguaçu e São Pedro da Aldeia.Brasil erra ao não incorporar vacina contra Dengue da Takeda, já disponível em clínicas privadas.


fotos:Reprodução Internet


Até setembro de 2023, o estado do Rio de Janeiro contabiliza mais de 18 mil casos de Dengue, maior número desde 2026, quando registrou 25 mil. 4 mortes até agora. A OMS alertou o mundo que a Dengue já é uma grande questão de Saúde Pública Global causada pelas mudanças climáticas, pelo aquecimento global e pela adaptação do vetor da Dengue, Zika, Chicungunha, e Febre Amarela, o mosquito Aedes às casas em cidades urbanas.

foto:Reprodução Internet


Até setembro de 2023, Bangladesh pais pobre da Ásia, que vive epidemia de Dengue, após forte calor e chuvas, já contabiliza mais de mil mortes e 200 mil casos confirmados. Jundiaí, no interior de SP, com alta de casos e internações, faz vistorias de imóveis.


fotos:Reprodução internet

No dia 2 de outubro de 2023, a Organização Mundial de Saúde, passou a recomendar a adoção da vacina contra a Dengue desenvolvida pela Takeda, adequada para pessoas entre 4 e 64 anos, em duas doses, com eficácia de cerca de 80%, para os 4 sorotipos da doença causada pela picada do mosquito Aedes, que se prolifera em coleções de água parada, comuns na primavera e no verão, por conta do calor e das chuvas. Um consultor da OMS prevê uma epidemia de casos de Dengue no Brasil pelo sorotipo 3 em 2024. O Ministério da Saúde do Brasil ainda não se manifestou sobre a vacina Qdenga da Takeda, apesar da mesma ter sido aprovada pela Anvisa.


foto:Reprodução Internet



No fim de setembro de 2023, o Brasil enfrentou uma onda de forte calor, com temperaturas acima dos 40 graus. Além de causar desidratação o que pode até matar idosos e crianças, o calor e as chuvas que o mesmo provoca, aumentará certamente casos e mortes por Dengue, Zika e Chicungunha, já que o mosquito vetor Aedes precisa de água parada para se reproduzir e multiplicar. Vários estados do Brasil como Rio Grande Do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Sâo Paulo já registram aumento de casos e hospitalizações. Uso de repelentes à base de icaridina e a eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes neste momento são atitudes vitais para se evitar uma epidemia de graves proporções. Vacina Contra Dengue precisa ser incorporada no calendário de imunizações do SUS.






No dia 21 de setembro de 2023, o Instituto Butantan de SP anunciou que o Brasil terá em 2024 uma vacina em dose única contra a Dengue. O Imunizante, que apresentou eficácia média de 80%, é desenvolvido em parceria com a indústria farmacêutica multinacional, a Merck Sharp Domme(MSD). A dengue se espalhou pelo mundo na esteira do aquecimento global e das mudanças climáticas.




No dia 15 de setembro de 2023, houve a informação de que a cidade de Sorocaba, no interior de SP já registrou até agosto de 2023, 4 vezes mais casos que os verificados em todo ano de 2022. 



fotos:Reprodução Internet

E A França realiza diversas ações de combate à proliferação dos mosquitos Aedes Albopictus, ou Tigre Asiático, vetor da Dengue , Zika e Chicungunha, que se adaptou ao clima europeu e pode causar surtos e epidemias de Dengue em plenas Olimpíadas que serão realizadas na França em 2024.


fotos:Reprodução Internet

No dia 13 de setembro de 2023, a cidade de SP registrou o dia mais quente do ano: 33 graus, com sensação térmica de quase 40 graus. Excelente condição climática para a proliferação do Mosquito Aedes, vetor das doenças Dengue, Zika e Chicungunha. Use repelente Icaridina, evite água parada e tome vacina.

fotos:reprodução internet



Morrisey, compositor e vocalista da banda The Smiths, ativa entre 1982 e 1987, contraiu dengue no México e deverá cancelar ou adiar a turnê que faria no Brasil em 2023. Calor e Chuvas devem explodir casos e mortes por Dengue, Zika, Chicungunha no Brasil na primavera/verão, turbinadas pelo fenômeno El Nino, que aumenta temperaturas.

foto:reprodução internet