No dia 13 de março de 2024, a Prefeitura de SP liberou mais de R$ 240 milhões especificamente para o combate a Dengue: contratou mais de 500 médicos pra reforçar as UBS, estendeu o horário de funcionamento das AMAS para até as 22 hs a partir do dia 18 de março(o funcionamento normal é entre 7 e 19 hs), comprou mais 30 viaturas para aplicação de larvicidas(fumacê) e inseticidas para combater criadouros do mosquito Aedes, vetor da Dengue, e contratou mais de 3.200 agentes de zoonoses para fazer vistorias das residências a procura de criadouros do mosquito Aedes Aegypt.
foto:Reprodução Internet
Em 12 de março de 2024, a Anvisa informou que deu inicio a tratativas para aquisição de Auto Testes pra Dengue.Até o dia 11 de março de 2024, o balanço do Ministério da Saúde do Brasil revelou que a Dengue já havia matado mais de 391 pessoas, com mais de 854 mortes em investigação, e mais de 1.540.000 casos prováveis da doença causada pelo mosquito Aedes, que prefere o Calor e as Coleções de Água parada para se reproduzir. No Estado de SP eram mais de 90 mortes confirmadas e mais de 195 mil casos prováveis de Dengue.As mulheres são maioria entre os casos prováveis(55%) e a faixa etária mais acometida segue sendo a de 30 a 39 anos, seguida pela de 40 a 49 e depois 50 a 59 anos.Os estados campeões de casos são Minas Gerais, São Paulo, Paraná,Distrito Federal e os de incidência são Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.Até o dia 11 de março de 2024, a cidade de SP registrava 46 mil casos de Dengue e 8 mortes. Os distritos com mais casos eram Itaquera, Tremembé e Campo Limpo. Já os com maior incidência, indicador proporcional a população existente no distrito, eram: Jaguara, São Domingos e Itaquera.Secretaria de Saúde do Distrito Federal determinou que em caso de antecedentes alérgicos adolescentes deverão aguardar, após vacina da Dengue, pelo menos 30 minutos, para possibilitar manejo clinico de potenciais reações adversas, que são raras.O Ministério da Saúde passou a recomendar uso de testes rápidos para Dengue que devem ser feitos entre o primeiro e o quinto dia de sintomas da doença.Nesta quarta feira, dia 13 de março de 2024, o estado do Rio Grande do Sul deve decretar estado de Emergência em Saúde Pública pela Dengue, após contabilizar 20 mortos.Pesquisa do Sindicato de Hospitais e Clínicas Particulares do estado de SP SINDHOSP feita em 92 hospitais privados mostrou aumento de 71% no número de internações por Dengue e Covid 19 entre 29 de fevereiro e 10 de março de 2024.
Pico dos casos e de mortes por Dengue no Brasil deve ocorrer entre abril e maio de 2024, quando as altas temperaturas e chuvas devem arrefecer prejudicando o ciclo de vida do mosquito Aedes, transmissor e vetor da doença que já matou até 8 de março de 2024, 363 pessoas, e tem mais de 800 mortes investigadas.
No dia 8 de março de 2024, o Ministério da Saúde divulgou que o Brasil vacinou apenas 365 mil adolescentes autorizados a receberem a vacina contra a Dengue do laboratório Takeda e foram reportados 16 casos de alergia grave que foram solucionadas, sem óbitos ou internações. De qualquer forma, o Ministério da Saúde determinou que pessoas que receberem a primeira dose da vacina contra Dengue e tiverem reações adversas avisem antes da segunda dose para serem monitoradas após a aplicação desta segunda dose para eventuais reações adversas serem revertidas pelas equipes de saúde. Além disso, houve a criação de força tarefa para investigar as reações adversas da vacina contra a Dengue. Apenas 20% do público alvo original da vacinação contra a Dengue, adolescentes entre 10 e 11 anos, foram vacinados até 8 de março de 2024.A Morte da jovem Nathalia Busatto, de 26 anos, sem comorbidades, vítima de Dengue Grave, na cidade de Frederico Westphalen, no interior do Rio Grande do Sul, em 28/3/24,é forte alerta para a Letalidade da Dengue, que pode matar qualquer pessoa, de qualquer idade, com qualquer classe social ou estado de saúde. Evite Água Parada, Use Repelente Icaridina 25%, apenas Dipirona e Paracetamol se tiver dor ou febre, beba bastante água, faça repouso em caso de sintomas e procure o Pronto Socorro se vomitar, se tiver tonturas, se houver pressão baixa, dores abdominais ou manchas no corpo!!
foto:Reprodução Internet
No dia 7 de março de 2024, o Ministério da Saúde atualizou seu Painel Nacional de Arboviroses, que inclui o cenário da Epidemia da Dengue: O Brasil tem mais de 1.300.000 mil casos prováveis da doença, e 343 mortes, mais de 740 em investigação. Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Paraná e Rio de Janeiro lideram o ranking de estados com mais casos, mas Distrito Federal é líder aboluto em relação às mortes proporcionais. O Brasil apresenta quase 650 casos por 100 mil habitantes, mais que o dobro do parâmetro determinado pela OMS para indicar Epidemia. O Estado de SP chegou a 44 mortes, a cidade de SP teve 2 óbitos.
O Ministério da Saúde alertou para o risco de transmissão da Dengue por Transfusão de Sangue a partir de doadores que tiveram Dengue, que tiveram contato sexual com infectados, com recém vacinados. Portanto o uso de preservativos nas relações sexuais, aguardar algumas semanas a meses para doar sangue após vacinação e recuperação da Dengue, são também medidas de contenção da Dengue em termos de Saúde Pública. Pessoas que foram vacinadas contra a Dengue devem aguardar 30 dias para terem relação sexual desprotegida. Pessoas que se tiveram Dengue Não Grave devem aguardar 30 dias pra doar sangue. Pessoas que tiveram contato sexual com infectados pela Dengue devem aguardar 30 dias para doar Sangue. Pessoas que tiveram Dengue Grave devem aguardar 180 dias para doar Sangue.
fotos:Reprodução Internet
No dia 5 de março de 2024, o governo do estado de SP decretou Estado de Emergência ou de Epidemia para Dengue. Isso acontece quando a taxa de incidência, de casos novos da doença atinge a marca de 300 pessoas doentes para cada 100 mil habitantes. Já são mais de 30 mortes em SP pela Dengue. Na Cidade de SP, o número de distritos em Estado de Epidemia da Dengue mais que dobrou em apenas 7 dias: eram 7, agora são 15. No Brasil todo, já são quase 300 mortes e mais de 700 em investigação, o que pode resultar em mais de 1.000 vidas perdidas por dengue em 2024, em apenas 2 meses. Use Repelente Icaridina 25%, telas mosquiteiras, evite água parada, elimine potenciais criadouros do mosquito da Dengue o Aedes, beba 4 litros de água por dia(se você não tiver doenças cardíacas ou renais) use apenas dipirona e paracetamol se dor ou febre, e procure o Pronto Socorro mais próximo se houver vômitos, dor abdominal, pressão baixa, tontura e manchas na pele.
FOTO:REPRODUÇÃO INTERNET
Até o dia 4 de março de 2024, o Estado de SP acumulava 31 mortes por Dengue e mais de 138 mil casos prováveis. 17 cidades do Brasil decretaram estado de Epidemia e de Emergência em Saúde. Alertas sobre a coinfecção por Covid 19 e Dengue circulam pelas redes sociais pelo aumento das complicações e risco de morte.
No dia 28 de fevereiro de 2024, a recém nascida de 8 meses Helena Dourado, morreu vítima de dengue e covid 19, após uma via sacra que começou no dia 25 de fevereiro de 2024 quando sua mãe levou a criança em 4 hospitais públicos do Distrito Federal que não internaram a sua filha alegando que a enfermidade não era grave.Especialistas recomendam que o estado e a cidade de Sp decretem Estado de Emergência em Saúde ou Epidemia em relação à Dengue para conseguir alocação de recursos para poder responder à altura aos desafios impostos pela doença transmitida pelo mosquito Aedes que não para de crescer e de lotar hospitais públicos e privados.
foto:Reprodução Internet
No dia 28 de fevereiro de 2023, o Ministério da Saúde do Brasil divulgou mais um balanço da Dengue no país: agora já são 207 mortes confirmadas, outras mais de 600 em investigação, 991 mil casos prováveis. Distrito Federal tem o maior número de casos proporcionais. Minas Gerais lidera em números absolutos. Goiás, Acre, Paraná, Espírito Santo vem a seguir. O Ministério da Saúde definiu 2 de março de 2024, como o Dia D de combate à Dengue.
fotos:Reprodução INternet
Pesquisas mostram que a Febre Chicungunha, também transmitida pela picada do mosquito Aedes, mesmo vetor da Dengue, Zika, Febre Amarela, é a arbovirose mais mortal. Chicungunha aumenta mortalidade até 90 dias após inicio dos sintomas, como febre e dores articulares.
A Cidade de SP registrou quase 24 mil casos prováveis de Dengue, concentrados em 6 barros em sua maioria, Jaguara, São Domingos, Anhanguera, Jaçanã, Vila Leopoldina e Itaquera, com mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. São Miguel, Tremembé, Campo Limpo, Vila Maria, Lapa, Barra Funda, Água Rasa e São Rafael possuem mais de 200 casos por 100 mil habitantes. A Prefeitura de SP disse que monitora a epidemiologia da Dengue na cidade e realiza ações de conscientização, fiscalização,limpeza e diagnóstico e tratamento da doença.
Dermatologistas recomendam o uso de repelente a base de Icaridina 25% no máximo 3 x ao dia para evitar a picada do mosquito da Dengue.
fotos:Reprodução INternetNo dia 24 de fevereiro de 2024, circulou a informação de que a Dengue provocou o colapso dos Hospitais e das UTIs públicas e privados do DF. Pesquisas apontam que pessoas com sangue tipo 0, que tem corpos mais quentes, e eliminam mais gás carbônico, além de gestantes e usuárias das cores de roupas vermelha, amarela, laranja e preta são mais picadas pelo Aedes, mosquito vetor da Dengue, Zika, Chicungunha. O uso oral de vitamina b12 e própolis, ao contrário do que é veiculado nas redes sociais, não funciona como repelente eficaz contra o mosquito transmissor da Dengue. Na África, um jovem de 17 anos, vítima de Dengue Grave, teve Priapismo, uma ereção prolongada de 2 dias, que foi revertida com aplicações tópicas de gelo.Use repelente, mosquiteiros, evite Água Parada. Elimine os criadouros potenciais do mosquito Aedes, como caixas de água destampadas, piscinas abandonadas, ralos, grelhas, calhas, comedouros e bebedouros de animais, privadas, resíduos ao ar livre. Essa guerra é de todos nós! Mobilize sua vizinhança!
foto:Reprodução Internet
No dia 20 de fevereiro de 2024, O Ministério da Saúde do Brasil revelou que o número de casos graves de Dengue neste ano superou as estatísticas de 2023 em 197%, foram 2.553 ano passado, e são em apenas 2 meses 7.575 casos graves, com risco de morte, em decorrência de hemorragias e AVCs por exemplo.
foto:Reprodução INternetNo dia 21 de fevereiro de 2024, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro(MDB-RJ) decretou Epidemia de Dengue no estado fluminense o que assegura ao Rio de Janeiro desburocratização para liberação de verbas para a Saúde. A População deve ficar atenta aos sinais de Dengue Grave: Pressão Baixa, Dor Abdominal, Vômitos, Hemorragias.
Existem 11 plantas com potencial para ajudar a repelir o mosquito que transmite a Dengue, a Zika, a Chicungunha e a Febre Amarela: o Aedes; São Elas: Citronela, Cravo de Defunto, Louro, Manjericão, Sálvia, Melissa, Lavanda, Verbena, Funcho, Orégano, Alecrim.
fotos:Reprodução Internet
No dia 19 de fevereiro de 2024, o Ministério da Saúde revelou que o Brasil ultrapassou a marca de 653 mil casos prováveis por Dengue e 113 mortes pela doença causada pela picada do mosquito Aedes, que precisa de água parada e calor para se reproduzir.Use Repelente. Evite Água Parada.Procure a Unidade de Saúde Mais próxima se tiver dor e febre. Não use AAS ou outros antinflamatórios que podem agravar a dengue. Apenas Dipirona e Paracetamol estão indicados. Hidratação abundante também é recomendada.
No dia 16 de fevereiro de 2024, o Centro de Vigilância Epidemiologica do Estado de SP confirmou os números de casos prováveis e de mortes por dengue: 15 mortes e 55.317 casos prováveis da doença causada pela picada do mosquito Aedes.A Cidade do Rio de Janeiro registrou em 45 dias de 2024 mais casos prováveis de Dengue que em todo ano de 2023: são mais de 23.373 contra 22.795.Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais fala na pior epidemia de Dengue da história no estado em 2024.Brasil tem 90 mortes por dengue até 15 de fevereiro de 2024, fora as mortes suspeitas e em investigação.
A Dengue chegou a mais de 500 mil casos e 75 mortes confirmadas e mais de 370 em investigação. A Fundação Osvaldo Cruz(Fiocruz) revelou que mais de 50% de casos de Dengue são assintomáticos, o que aumenta e acelera a propagação da Doença, reforçando a necessidade do uso permanente de repelente.No dia 14 de fevereiro de 2024, a prefeitura do Rio de Janeiro confirmou a segunda morte na cidade por Dengue, um homem de 23 anos.
foto:Reprodução INternet
Em fevereiro de 2024, o Brasil vivia uma Epidemia de Dengue. Já São mais de 400 mil casos e 65 mortes confirmadas, sem contar centenas em investigação. A Campanha de vacinação contra a Dengue foi deflagrada pelo Ministério da Saúde em 09/02/24 no Distrito Federal, unidade mais afetada pela doença transmitida pelo mosquito Aedes.A Venda de repelente explodiu. Icaridina dura 10 horas de proteção, seguida pelo IR3535 e DEET, com 3 horas. O Mosquito Aedes tem hábito diurno, gosta de água limpa parada e voa até 1 quilômetro de distância e prefere voar baixo e picar as pernas das pessoas.Menores de 2 anos precisam usar repelentes especiais e dar preferência a mosquiteiros.Brasil deve ter cerca de 5 milhões de casos de Dengue em 2024, o maior recorde da história.
foto:Reprodução InternetNo dia 9 de fevereiro de 2024, 80% dos hospitais paulistas privados registraram aumento de internações por Dengue Grave. E Com a Epidemia da Dengue, surge a preocupação das autoridades da Saúde Pública com a auto medicação da população que pode agravar a doença. Ibuprofeno, Diclofenaco e AAS estão contra indicados em caso de Dengue, porque podem precipitar hemorragias.Dispararam venda de repelentes, telas e mosquiteiros em todo o Brasil.
Até o dia 8 de fevereiro de 2024, o Brasil registrou mais de 395 mil casos prováveis de Dengue e 53 mortes confirmadas. No Estado de SP, são 6 mortes. E Na cidade de SP, houve uma confirmação de óbito, embora haja muitas outras no estado em investigação de nexo causal com a Doença transmitida pelo Mosquito Aedes.
A Fiocruz aumentou em 2 vezes a sua produção de testes para Dengue para auxiliar no diagnóstico precoce da Doença.
Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais são os estados mais críticos. Nas redes sociais muitas mentiras circulam: Outra delas afirma que caldo de cana com limão poderia eliminar o vírus da Dengue da corrente sanguínea, o que é uma grande bobagem, uma mentira enorme.
Belo Horizonte registrou 480 casos de Dengue por 100 mil habitantes o que configura Epidemia(acima de 300/100 mil habitantes).
fotos:Reprodução INternet
A Dengue é o Maior Problema de Saúde Pública do Brasil em fevereiro de 2024. São mais de 365 mil casos, 40 mortes e os números crescem exponencialmente, dia após dia. Várias cidades do país tiveram o colapso de seus sistemas de Saúde, como no Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. O Ministério da Saúde criou um Centro de Operações para coordenação de ações entre Estados e Municípios e liberou cerca de R$ 1,5 bilhão para o combate da arbovirose urbana, transmitida pelo mosquito Aedes. Nas redes sociais pipocam mentiras, como a que afirma que Ivermectina e a Citronela poderiam matar o vírus da dengue ou afastar com eficácia o mosquito vetor.O Rio de Janeiro registrou sua primeira morte por Dengue, um homem saudável de 45 anos , morador do complexo de favelas da Maré.O diretor geral da Organização Mundial da Saúde,o etíope Tedros Adhanon, disse em 7 de fevereiro de 2024, que a Epidemia de Dengue no Brasil era esperada por conta das ondas de calor e chuvas que assolam o mundo inteiro, que também enfrenta epidemias da Dengue nos meses mais quentes do ano.No Dia 5/2/24, o presidente Lula, a ministra da Saúde Nísia Trindade, o diretor geral da Organização Panamericana da Saúde(OPAS) receberam o diretor geral da Organização Mundial da Saúde, o etíope Tedros Adhanom, para debateram a produção de imunizante contra a Dengue, em vias de ser obtido, com tecnologia nacional pelo Instituto Butantã de SP.
O Ministério da Saúde revelou aumento de mais de 140 % das mortes por Dengue no Brasil em apenas 7 dias. Até 5 de janeiro de 2024, já eram 36 mortes causadas pela picada do mosquito vetor da Dengue, Zika, Chicungunha e Febre Amarela, o Aedes, que precisa de água parada para se reproduzir. Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo e Paraná lideram o ranking dos casos de Dengue em 2024. Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e Santa Catarina vem a seguir.No DF, a Dengue colapsou o atendimento de hospitais públicos e privados em 5/2/24.No dia 06 de fevereiro o governador de SP em exercício Felipe Ramuth ao lado do secretário estadual de saúde Eleuzes Paiva anunciou a criação do Centro de Operações e Emergências para monitorar e orientar o combate à Dengue no estado. O Governo de SP liberou R$ 200 milhões para os municípios paulistas combaterem o mosquito Aedes. A Prefeitura de SP inaugurou uma Tenda exclusiva para atendimento de casos de dengue na zona leste da cidade. As clínicas privadas de vacina já anunciam a escassez do imunizante da Takeda. A indústria farmacêutica Takeda anunciou a priorização de atendimento do contrato com o Ministério da Saúde do Brasil, cerca de 6 milhões de doses em 2024 e 9 milhões de doses em 2025. Repelentes mais eficazes contra o mosquito da Dengue a base de icaridina já começam a rarear nas prateleiras de farmácias.
fotos:Reprodução Internet
A Prefeitura de SP realizou em 3 de fevereiro de 2024 o Dia D de combate aos Criadouros do Aedes, Mosquito Vetor da Dengue, Zika, Chicungunha, cujos casos confirmados aumentaram muito, por conta das Mudanças Climáticas. O Prefeito da cidade de SP, Ricardo Nunes(MDB-SP), candidato a reeleição aumentou de 2 para 12 mil o número de agentes de combate a zoonoses como a Dengue e a Leptospirose, para ajudar no enfrentamento da doença, que matou 4 pessoas na cidade em 2024, e 15 no estado de SP. Existem mais de 150 outras mortes em investigação pelas autoridades sanitárias paulistas.
fotos:Reprodução Internet
No dia 01 de fevereiro de 2024, a Ministra da Saúde, a socióloga Nísia Trindade, professora da Fundação Osvaldo Cruz, anunciou o início da vacinação contra a Dengue em 520 municipios mais afetados pela Dengue que causa epidemia no País há alguns meses, com piora potencial em todo 2024. No mesmo dia, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e seu secretário municipal de saúde, o médico Daniel Soranz, decretaram estado de emergência em Saúde Pública por conta da Epidemia de Dengue, que só em janeiro de 2024, causou 44% de todos os casos identificados em 2023.O Governador do RJ, Cláudio Castro, apresentou no fim de janeiro de 2024, o plano estadual de combate à dengue. No DF, território do Brasil mais prejudicado com o avanço do mosquito Aedes, muito adaptado a grandes cidades, que se prolifera na água parada, e que se beneficiou muito das mudanças climáticas(com aumento de chuva e calor), um bebê de apenas 5 meses morreu em decorrência de complicações da Dengue, como a Plaquetopenia, redução das plaquetas, o que ocasiona o surgimento de hemorragias.
fotos:Reprodução Internet
No dia 30 de janeiro de 2024, balanço do Ministério da Saúde revelou que só em 2024, menos de 1 mês, o Brasil registrou 217 mil casos prováveis(o número é bem maior em virtude do subregistro) e 15 mortes confirmadas(e 149 em investigação). Em 2023, no mesmo período foram 65 mil casos prováveis. O Ministério da Saúde alega que o aumento se deveu a onda de forte calor e chuvas que ajudam o mosquito vetor da Dengue proliferar.
Vacina do Instituto Butantã de SP, também com tecnologia de vírus vivo atenuado, para os 4 sorotipos da Dengue,em dose unica com eficácia de 80%, e uso em pessoas de 4 a 60 anos, pode ser viabilizada entre 2024 e 2025.
fotos:Reprodução Internet
O Ministério da Saúde alegou que aguarda tradução da bula da vacina contra a Dengue do Laboratório Takeda(Japão) do Inglés para Português para começar a vacinação dos adolescentes entre 10 e 14 anos de cidades mais afetadas pela Dengue como as do Distrito Federal. Nas redes sociais, usuários questionaram este motivo para a demora já que a vacina foi aprovada pela Anvisa em março de 2023 e já se encontra bula do Qdenga(nome comercial da vacina contra Dengue da Takeda) em português na internet. VACINA QDENGA É DE VIRUS VIVO ATENUADO, PORTANTO PROIBIDA APLICAÇÃO EM GESTANTES, MULHERES QUE ESTEJAM AMAMENTANDO, IMUNODEPRIMIDOS OU PESSOAS COM REAÇÃO DE HIPERSSENSSIBILIDADE A FÓRMULA DESTA VACINA. A VACINA DENGVAXIA DO LABORATÓRIO SANOFI PASTEUR, AO CONTRÁRIO DA QDENGA,SÓ PODE SER APLICADA EM PESSOAS QUE JÁ TIVERAM DENGUE(SOROPOSITIVOS) EM 3 DOSES COM INTERVALO DE 6 MESES ENTRE CADA DOSE. A QDENGA(TAKEDA) PODE SER APLICADA EM SOROPOSITIVOS(PESSOAS QUE JÁ TIVERAM DENGUE) E SORONEGATIVOS(PESSOAS QUE NUNCA TIVERAM DENGUE) ENTRE 4 E 60 ANOS EM DUAS DOSES COM INTERVALO DE 3 MESES ENTRE CADA UMA. QUEM JÁ INICIOU ESQUEMA COM QDENGA DEVE COMPLETAR COM A MESMA VACINA. EVITAR MISTURAR VACINAS DIFERENTES. O MELHOR É AGUARDAR 30 DIAS ENTRE UMA VACINA E OUTRA, POR EXEMPLO, DA COVID 19 OU GRIPE.
foto:Reprodução Internet
No dia 26 de janeiro de 2024, o Governo do Espírito Santo confirmou a morte de uma criança de 6 anos por dengue hemorrágica, em Sooretama, no norte do estado.O Brasil registrou 12 mortes e mais de 120 mil casos prováveis nas 3 primeiras semanas de 2024. Os 4 sorotipos de Dengue estão circulando no Brasil o que preocupa as autoridades de saúde, já que a população não apresenta anticorpos para os sorotipos 3 e 4.A morte do arquiteto, baterista da banda Elefante na Sala e empresário, Felipe Francisco Carvalho Marin, 33 anos, em hospital privado no Distrito Federal, causou comoção nas redes sociais e despertou indignação da população do DF indignada com o caos da Saúde Pública causado pela explosão de casos e mortes por Dengue.
foto:Reprodução INternet
No dia 22 de janeiro de 2024, o Ministério da Saúde do Brasil, diante da escassez de doses de vacina contra Dengue do laboratório japonês Takeda, resolveu restringir ainda mais a disponibilização da imunização que deve ser iniciada em fevereiro. Prevista inicialmente para contemplar alguns prioritários de algumas cidades mais afetadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes que se reproduz em coleções de água parada na faixa etária entre 6 e 16 anos, agora a determinação oficial passa a ser de vacinar apenas jovens entre 10 e 14 anos, faixa etária que mais reúne mortes depois das pessoas idosas.Houve aumento de 40% nos casos prováveis de Dengue em 2024.
A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais vai decretar Emergência em Saúde por conta do avanço da Dengue no estado. Em 2024, já são mais de 11.500 casos e 1 óbito. São esperados mais de 400 mil casos de Dengue em Minas Gerais em 2024. As chuvas e o forte calor que tem aumentado nas últimas décadas no Brasil, em virtude do aquecimento global, causado pelo desmatamento e pela maior emissão de gases de efeito estufa, tem colaborado para o aumento de zoonoses, doenças transmitidas por animais, como a Dengue, Zika, Chicungunha, Malária, Febre Amarela, Leptospirose.Evite Água Parada. Use Repelente Icaridina. Tome Vacina. A Dengue pode Matar. Não se automedique.
O Ministério da Saúde do Brasil trabalha com o cenário de Epidemia de Dengue no país em 2024, diante do aumento vertiginoso de casos em São Paulo, em Minas Gerais, em Brasilia e no Distrito Federal, já nas primeiras duas semanas epidemiológicas do ano. A Estratégia do governo federal é, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, reduzir ao máximo a mortalidade, intituindo o diagnóstico e o tratamento precoces, além da vacinação de grupos prioritários vulneráveis em cidades mais suscetíveis. O Calor e as Chuvas, mais intensos, por conta das mudanças climáticas e do fenômeno El Nino, é uma das causas do aumento de casos da doença, causada pelo mosquito Aedes, vetor de outras doenças como Zika, Chicungunha e Febre Amarela. O Aedes se reproduz em coleções de água parada. O Melhor repelente contra o Aedes é a Icaridina.
fotos:Reprodução Internet
Brasil teve aproximadamente 1,6 milhão de casos de Dengue em 2023, um aumento de mais de 17% em relação a 2022. Jacareí, cidade do interior do estado de SP, registrou a primeira morte por Dengue de 2024, um idoso de 84 anos.Os casos de Dengue subiram mais de 700% em São José dos Campos, interior de SP.Distrito Federal teve aumento de mais de 440% dos casos de Dengue. Infecção dos mosquitos Aedes pela bactéria Wolbachia pode reduzir epidemia.
fotos:Reprodução Internet
No dia 15 de janeiro de 2024, o Ministério da Saúde do Brasil anunciou que as vacinas contra a Covid 19 do laboratório japonês Takeda já contratadas e suficientes pra imunizar apenas 3 milhões de brasileiros e de brasileiras serão priorizadas para crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos de forma pactuada entre estados e municípios.
No dia 16 de janeiro de 2024, a Prefeitura de SP, através de sua Secretaria Municipal de Saúde anunciou que identificou o primeiro caso de dengue causado pelo sorotipo 3 do vírus da doença, o que é preocupante, já que os brasileiros e brasileiras não possuem imunidade para esta linhagem do microorganismo causador da dengue.Os 4 sorotipos circulam no Brasil.Quem tiver Dengue sorotipo 1 ou 2, pode desenvolver quadros mortais se contrair os sorotipos 3 ou 4.
Em 2023, os casos de Dengue na cidade de Rondinha, interior do Rio Grande do Sul, foram reduzidos em 95% após aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar de Inseticida contra os mosquitos Aedes, vetores da Dengue, Zika e Chicungunha ao lado da conscientização da população sobre a necessidade de eliminação dos criadouros dos insetos.
No dia 3 de janeiro de 2023 a prefeitura da cidade de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, foi a primeira cidade a iniciar a vacinação contra a Dengue para pessoas entre 4 e 60 anos com o imunizante do laboratório japonês Takeda que irá fornecer cerca de 150 mil doses. O Ministério da Saúde do Brasil contratou o fornecimento de apenas 6 milhões de doses da mesma vacina Qdenga que devem proteger cerca de 3 milhões de pessoas de grupos prioritários em áreas mais críticas do pais. O Verão, e as mudanças climáticas, que vem aumentando temperaturas e chuvas, aumentaram os casos de Dengue e as mortes decorrentes. Evitar água parada, usar repelente e buscar atenção médica ao menor sinal de Dengue como febre dores no corpo e manchas na pele são as melhores estratégias ao lado da vacinação que pode ser feita na rede privada de saúde a um custo de R$700 por duas doses.
fotos:Reprodução INternet
No dia 31 de dezembro de 2023, a Organização mundial da Saúde(OMS) alertou para o avanço de casos de Dengue no mundo, doença viral causada pela infecção transmitida pela picada do mosquito Aedes que também é o vetor das doenças chicungunha e zika. Dos 5 milhões de casos de Dengue confirmados no mundo em 2023, 3 milhões aconteceram no Brasil, campeão aboluto de casos. O Brasil vai começar a vacinar contra a Dengue apenas 3 millhões de pessoas com duas doses de imunizante com tecnologia de vírus vivo atenuado em fevereiro de 2024.
foto:Reprodução Internet
No dia 21 de dezembro de 2023, o Ministério da Saúde do Brasil anunciou a compra de 6 milhões de doses da vacina contra Dengue da Takeda, a serem disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações a partir de fevereiro de 2024. A quantidade de doses possibilitará a vacinação de apenas 3 milhões de pessoas, contingente muito modesto. Assim, a estratégia de prevenção prevalente deve seguir com a eliminação de potenciais criadouros do mosquito vetor da Dengue, Zika, Chicungunha e Febre Amarela, o Aedes Aegypt, que se prolifera em coleções de água parada, limpa ou suja, como ralos, caixas de água, cisternas, vasos sanitários, calhas de telhado, potes de ração e água para animais, pratos de vasos de plantas, materiais como pneus, garrafas, tampas e vasilhas a céu aberto etc... Além da eliminação de criadouros do Aedes , a população deve lançar mão de repelentes, mosquiteiros e ao menor sinal ou sintoma de doença como Febre e Dores no Corpo,deve procurar as unidades básicas de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento, para medicação com analgésicos, hidratação e repouso. Antiinflamatórios como AAS(aspirina) e Diclofenaco(Voltaren) devem ser evitados, sob pena de precipitar Dengue Hemorrágica, doença mais grave que pode matar.O Ministério da Saúde ainda vai divulgar quais serão os grupos prioritários e as regiões do Brasil que serão contempladas primeiro com a vacinação contra Dengue, que será feita com imunizante de tecnologia de vírus atenuado, em duas doses, cujo custo na rede privada atualmente é de cerca de R$ 800, e que pode ser usada por pessoas entre 4 e 64 anos, com eficácia de 80%.A vacina da Takeda já estava aprovada pela Anvisa desde março de 2023.Ou seja, um demora muito grande para incorporação ao SUS, o que deve acarretar aumento de mortes neste verão.
fotos:Reprodução Internet
Vai até dia 18 de dezembro de 2023, o prazo para participação na consulta pública aberta pela CONITEC, órgão do Ministério da Saúde do Brasil para incorporação de medicamentos, vacinas, tecnologias ao SUS, sobre a incorporação da vacina contra a Dengue da Takeda, considerada segura e eficaz pela Anvisa, desde março de 2023. O Brasil registrou mais de 1,6 milhão de casos de Dengue em 2023, recorde desde 2010. Mais de 3 mil pessoas devem morrer de complicações de Dengue em 2024. Onda de Calor e Chuvas, agravadas por fenômenos climáticos como El Nino e Mudanças Climáticas, devem explodir doenças causados por mosquitos vetores como Dengue, Zika, Chicungunha, Febre Amarela e Malária. Duas doses de vacina contra Covid 19 da Takeda custam cerca de R$ 700 nas clínicas privadas.
fotos:Reprodução Internet
No fim de novembro de 2023, mulher de 37 anos morreu em conseqüência de Dengue Hemorrágia em hospital privada em Campinas. Foi a terceira vítima fatal na cidade pela doença transmitida pelo mosquito Aedes, que se reproduz na água parada, como em potes de animais domésticos, caixas de água, cisternas, ralos, calhas, pratos dos vasos de plantas. Usem repelente. Tomem vacina contra Dengue, Pressionem o Ministério da Saúde e o Governo Federal a incorporaram com rapidez a vacina já aprovada pela Anvisa de vírus atenuado da Takeda, que tem eficácia de 80% e pode ser usado por todas as pessoas entre 4 e 64 anos e tem cobertura dos 4 sorotipos da doença, inclusive o sorotipo 3, para o qual a maioria da população brasileira não possui anticorpos, podendo causar casos mais graves e mortes.A Onda de calor e chuvas que castiga o Brasil desde setembro de 2023 e deve perdurar até maio de 2024 deve causar maior epidemia de Dengue da História do Brasil.Cuidem-se!
foto:Reprodução Internet
O Ministério da Saúde do Brasil confirmou um aumento de 21% do número de casos de Dengue em 2022, se comparados com os registrados em 2021. E as parciais de 2023, já mostram aumento expressivo em relação ao mesmo período de 2022. Os especialistas em infectologia e saúde pública são unânimes e categóricos: O Brasil deve ter uma Grave Epidemia de Dengue em 2024. E já existe uma vacina contra os 4 sorotipos de vírus de Dengue, eficaz e segura, disponível apenas na rede privada de saúde. O SUS, através da Conitec, órgão responsável pela incorporação de medicamentos, vacinas, insumos e equipamentos, apenas começou a análise da vacina de vírus atenuado em 2 doses da indústria farmacêutica Takeda, o que deve demorar meses, justamente, durante o verão, época em que existem as condições mais propícias para a proliferação do mosquito vetor da Dengue, Zika e Chicungunha, além da Febre Amarela,o Aedes Aegypt, muito adaptado ao território urbano.
No dia 17 de novembro de 2023, a menina Pietra Isaac, de 7 anos faleceu vítima de complicações de Dengue Hemorrágica, na UTI do Hospital Materno Infantil de Brasília, após receber vários atendimentos médicos mal sucedidos no Hospital Particular Daher e no próprio Hospital Materno Infantil de Brasília. A mãe Camila Isaac, está inconformada e vai acionar a Justiça. A Dengue já possui uma Vacina, disponível apenas na rede privada da saúde. O SUS ainda não a incorporou ao calendário anual de imunizações, apesar de ter sido aprovada pela Anvisa, e de ter eficácia de 80% para pessoas entre 4 e 64 anos.
fotos:Reprodução Internet
fotos:Reprodução Internet
Em novembro de 2023, ao menos 1 caso confirmado de Dengue causada pela subtipo 3 do vírus da doença que não circulava há 15 dias, e outros dois casos suspeitos,dispararam o alerta para uma nova epidemia da arbovirose no Brasil. No Distrito Federal a morte de criança de 7 anos por Dengue Hemorrágica só aumentou as preocupações de população e autoridades. Onda de Calor que assola Brasil só piora chances de grande epidemia de Dengue, ZIka e Chicungunha.
foto:reprodução InternetNo dia 13 de novembro de 2023 a Conitec do Ministério da Saúde do Brasil deu prazo de 5 dias para a indústria farmacêutica japonesa Takeda dar informações sobre imunizante contra a Dengue para potencial incorporação ao Calendário de Imunizações Anual do SUS. Dengue mata 2 mil pessoas por ano no Brasil.
No dia 10 de novembro de 2023, a Anvisa dos EUA, a FDA, aprovou a primeira vacina contra a Febre Chicungunha, doença causada pela picada do mosquito vetor Aedes, o mesmo da Dengue e da Zika. Com vírus vivo e atenuado, o imunizante desenvolvido pela empresa austríaca Vanlneva, com parceria no Brasil com o Instituto Butantan, tem eficácia aproximada de 98% e pode ser usada por pessoas acima de 18 anos, expostas a surtos e epidemias. O Butantan deve pedir aprovação da vacina para uso no Brasil em 2024 junto à Anvisa. A Chicugunha em 10 anos atingiu cerca de 60% dos municípios brasileiros, causando mais de 1 milhão de casos e aproximadamente 1.000 mortes.
Pesquisa da Universidade Federal do Acre publicada no Brazilian Journal of Biology no dia 27 de outubro de 2023 aponta para 3 espécies de fungos da região da Amazônia com potencial para atuarem como larvicidas do Mosquito Aedes, vetor de doenças como Dengue, Zika e Chicungunha. As cepas Beauveria SP, Metharizium Anisopliae e M. Anisopliae foram as mais eficazes em combater as larvas do inseto que já se espalhou por todo o Brasil e já chegou no hemisfério norte.
fotos:Reprodução Internet
Infectologistas, Imunologistas e Sanitaristas pressionam governo federal e Ministério da Saúde do Brasil a incorporar a vacina contra COVID 19 da Takeda contra a Dengue ao Calendário de Imunizações do SUS já em 2023. Com eficácia de mais de 85%, duas doses e indicada para todas as pessoas entre 4 e 64 anos, o imunizante já foi aprovado pela ANVISA e só está disponível na rede privada a um custo de mais de R$ 800.
fotos:reprodução Internet
Pelo menos 5 municípios do estado do Rio de Janeiro registram epidemia de Dengue em outubro de 2023, segundo levantamentos feitos pela Fundação Osvaldo Cruz: Rezende, Angra dos Reis, Rio das Ostras, Nova Iguaçu e São Pedro da Aldeia.Brasil erra ao não incorporar vacina contra Dengue da Takeda, já disponível em clínicas privadas.
fotos:Reprodução Internet
Até setembro de 2023, o estado do Rio de Janeiro contabiliza mais de 18 mil casos de Dengue, maior número desde 2026, quando registrou 25 mil. 4 mortes até agora. A OMS alertou o mundo que a Dengue já é uma grande questão de Saúde Pública Global causada pelas mudanças climáticas, pelo aquecimento global e pela adaptação do vetor da Dengue, Zika, Chicungunha, e Febre Amarela, o mosquito Aedes às casas em cidades urbanas.
Até setembro de 2023, Bangladesh pais pobre da Ásia, que vive epidemia de Dengue, após forte calor e chuvas, já contabiliza mais de mil mortes e 200 mil casos confirmados. Jundiaí, no interior de SP, com alta de casos e internações, faz vistorias de imóveis.
fotos:Reprodução internet
No dia 2 de outubro de 2023, a Organização Mundial de Saúde, passou a recomendar a adoção da vacina contra a Dengue desenvolvida pela Takeda, adequada para pessoas entre 4 e 64 anos, em duas doses, com eficácia de cerca de 80%, para os 4 sorotipos da doença causada pela picada do mosquito Aedes, que se prolifera em coleções de água parada, comuns na primavera e no verão, por conta do calor e das chuvas. Um consultor da OMS prevê uma epidemia de casos de Dengue no Brasil pelo sorotipo 3 em 2024. O Ministério da Saúde do Brasil ainda não se manifestou sobre a vacina Qdenga da Takeda, apesar da mesma ter sido aprovada pela Anvisa.
foto:Reprodução Internet
No fim de setembro de 2023, o Brasil enfrentou uma onda de forte calor, com temperaturas acima dos 40 graus. Além de causar desidratação o que pode até matar idosos e crianças, o calor e as chuvas que o mesmo provoca, aumentará certamente casos e mortes por Dengue, Zika e Chicungunha, já que o mosquito vetor Aedes precisa de água parada para se reproduzir e multiplicar. Vários estados do Brasil como Rio Grande Do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Sâo Paulo já registram aumento de casos e hospitalizações. Uso de repelentes à base de icaridina e a eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes neste momento são atitudes vitais para se evitar uma epidemia de graves proporções. Vacina Contra Dengue precisa ser incorporada no calendário de imunizações do SUS.
No dia 21 de setembro de 2023, o Instituto Butantan de SP anunciou que o Brasil terá em 2024 uma vacina em dose única contra a Dengue. O Imunizante, que apresentou eficácia média de 80%, é desenvolvido em parceria com a indústria farmacêutica multinacional, a Merck Sharp Domme(MSD). A dengue se espalhou pelo mundo na esteira do aquecimento global e das mudanças climáticas.
No dia 15 de setembro de 2023, houve a informação de que a cidade de Sorocaba, no interior de SP já registrou até agosto de 2023, 4 vezes mais casos que os verificados em todo ano de 2022.
fotos:Reprodução Internet
E A França realiza diversas ações de combate à proliferação dos mosquitos Aedes Albopictus, ou Tigre Asiático, vetor da Dengue , Zika e Chicungunha, que se adaptou ao clima europeu e pode causar surtos e epidemias de Dengue em plenas Olimpíadas que serão realizadas na França em 2024.
fotos:Reprodução Internet
No dia 13 de setembro de 2023, a cidade de SP registrou o dia mais quente do ano: 33 graus, com sensação térmica de quase 40 graus. Excelente condição climática para a proliferação do Mosquito Aedes, vetor das doenças Dengue, Zika e Chicungunha. Use repelente Icaridina, evite água parada e tome vacina.
fotos:reprodução internet
Morrisey, compositor e vocalista da banda The Smiths, ativa entre 1982 e 1987, contraiu dengue no México e deverá cancelar ou adiar a turnê que faria no Brasil em 2023. Calor e Chuvas devem explodir casos e mortes por Dengue, Zika, Chicungunha no Brasil na primavera/verão, turbinadas pelo fenômeno El Nino, que aumenta temperaturas.
foto:reprodução internet
Na última semana de agosto de 2023, o estado de Paraná teve aumento de 50% nos casos de Dengue.Estudo conduzido pela UFMG e o laboratório Fleury registrou aumento de casos de Dengue e Chicungunha em ao menos 14 estados do Brasil. Em 2023, o Brasil está sob efeito de fenômeno El Nino, que aumenta Calor e Chuvas e favorece a ocorrência de arboviroses, doenças virais transmitidas por mosquitos, como Dengue, Zika Chicungunha, e Febre Amarela.
foto:Reprodução Internet
No dias 2,3, 7, 8,9 e 10 de setembro a cidade de SP recebe um novo festival de música: o The Town, a ser realizado no autódromo de Interlagos. São aguardadas 100 mil pessoas por dia. A Previsão do tempo é de muito calor e chuva esporádica à noite. Em virtude da aglomeração de pessoas, da baixa cobertura vacinal contra covid 19 e meningite, da possbilidade de infestação de carrapatos e de mosquito Aedes, os frequentadores do The Town e seus Organizadores, os mesmos do Rock In RIo, devem ficar atentos para o risco aumentado de Meningite, Gripe H1N1, Covid 19, Dengue, Zika, Chicungunha, Zika, Febre Maculosa, além de caSos de Insolação, Desidratação, Diarréia, Pressão Alta, Hiper e HIPOGLICEMIA, , MALES SÚBITOS COMO INTOXICAÇÕES QUÍMICAS, ARRITMIAS GRAVES, INFARTOS AGUDOS DO MIOCÁRDIO E AVCS. EVENTOS DESSE PORTE JÁ CONTAM COM ESTRUTURA DE ATENDIMENTO MÉDICO DE URGÊNCIA, MAS DOENÇAS COMO COVID 19, MENINGITE, FEBRE MACULOSA, DENGUE PODEM COMEÇAR A MANIFESTAR OS PRIMEIROS SINTOMAS DE 2 A 10 DIAS APÓS A PRESENÇA NO THE TOWN.
fotos:reprodução Internet
No dia 22 de agosto de 2023, o cantor de foró cearense Raied Neto, ex-Calcinha Preta, anunciou que está internado em hospital de Canindé, no Ceará, com Dengue Hemorrágica, a versão mais grave da doença causada pelo mosquito Aedes.
foto:reprodução InternetMinistério da Saúde do Brasil confirma pedido do laboratório Takeda, em agosto de 2023, fabricante da primeira Vacina contra Dengue aprovada pela Anvisa, compatível para pessoas entre 4 e 64 anos que nunca tiveram a doença, para sua incorporação no Calendário Nacional de Imunizações do SUS.
foto:reprodução Internet
A Cidade de SP teve 10 mortes por Dengue até julho de 2023.Até a mesma data, houve 96% de todas infecções pela doença em 2022, ano em que morreram apenas 2 pessoas infectadas pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes.
foto:Reprodução Internet
No início de julho de 2023, a vacina da Takeda contra a Dengue e seus quatro sorotipos, a Qdenga, irá chegar às Clínicas Privadas de Imunização do Brasil. Com custo aproximado de R$ 350 por dose, a Q Denga deve ser administrada em duas doses, com intervalo de 3 meses entre as doses, tem eficácia de 80,4% em ensaios clínicos, já foi aprovada pela ANVISA, e pode ser usada por pessoas entre 4 e 60 anos. Não há previsão para a Qdenga chegar ao SUS.
Julho de 2023, período das férias de verão no hemisfério norte, deve ter surto grave de Dengue, Zika e Chicungunha em países da União Européia como França, Itália e Espanha. Tudo por contra do fenômeno El Nino e Mudanças Climáticas.
fotos:Reprodução Internet
Em Junho de 2023, a Dengue tinha impactado sobremaneira várias cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Roraima e Espírito Santo. A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados fará em 06 de junho de 2023 audiência pública sobre a prevenção e o combate da Dengue.
foto:Reprodução Internet
A Dengue já Matou 4 pessoas na cidade de SP até maio de 2023 e infectou quase 8 mil pessoas. Em todo ano de 2022 foram apenas 2 mortos e 11.200 pessoas infectadas.
foto:Reprodução Internet
Em 2023, o Brasil registra infestação pelo mosquito da Dengue e aumento de casos da doença em 75% de suas cidades. 183 mortes registradas até abril de 2023.Use Repelente Icaridina e evite água parada.
foto:Reprodução InternetEm março de 2023, a Fiocruz alertou que o Brasil vive sua pior epidemia de Dengue e Chicungunha desde 2015. Minas Gerais é o estado mais afetado. O Governo de SP lançou campanha na mídia definindo o Mosquito Aedes, vetor da Dengue como o Pior Inimigo.No Segundo Semestre de 2023 pode estar disponível a vacina contra Dengue da farmacêutica japonesa Takeda, indicada para pessoas entre 4 e 60 anos.Use Repelente, Evite Água Parada.
foto:Reprodução Internet
Brasil terá vacina contra a Dengue para a população entre 4 e 60 anos a partir do segundo semestre de 2023.Doença viral transmitida pelo mosquito Aedes explodiu.
foto:Reprodução Internet
A Cidade de SP teve aumento de 47% dos casos de Dengue nos 2 primeiros meses de 2023 se comparados aos de 2022 no mesmo período. Barra Funda, Pari, Tremembé Perdizes e Pinheiros são os bairros mais afetados.
foto:Reprodução Internet
Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo tem alta de casos de Dengue. São Paulo teve 21 mil casos e 13 mortes de COVID 19 em 2023.Mulher Melão pegou Dengue no RJ.
O Ex BBB Artur Picoli está com Dengue e por conta da doença ficou de fora do Carnaval 2023.
Taquaritinga no interior de SP identificou aumento de mais de 200% na infestação de larvas do mosquito Aedes Aegypt, vetor de várias doenças como Dengue, Zika, Chicungunha e Febre Amarela. A Secretaria Municipal de SP determinou o reforço da vacinação contra A Febre Amarela que teve o primeiro caso diagnosticado do estado de SP em janeiro de 2023.
O Forte Calor registrado no Brasil em janeiro de 2023 e as chuvas devem causar explosão de casos e mortes por dengue nas próximas semanas.Elimine focos de água parada. Elimine resíduos. Use repelente Icaridina.Em caso de febre, dores no corpo procure a Unidade de Saúde mais próxima e nunca se auto medique.A Dengue pode matar.
foto:Reprodução Internet
No dia 10 de janeiro de 2023 a ANVISA e representantes da farmacêutica Takeda dialogavam sobre a liberação da Vacina de vírus atenuado contra a Dengue da empresa denominada QDenga com previsão de 2 doses para pessoas entre 4 e 50 anos.A Dengue teve aumento explosivo no Brasil entre 2021 e 2023.
fotos:Reprodução Internet
Dengue matou 952 pessoas em 2022 no Brasil, um recorde histórico. Infelizmente negativo.Elimine criadouros do mosquito Aedes. Não deixe água parada. Use Repelente. a Dengue pode matar.
O Ministério da Saúde do Brasil, divulgou, em novembro de 2022, que até o fim de outubro de 2022, o país registrou um aumento de 185% dos casos de Dengue e aumento significativo também em relação à Chicungunha e a à Zika.
foto:reprodução Internet;
Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, interior de SP, divulgou boletim alertando que o número de casos de Dengue na cidade até outubro de 2022 subiu 600% em relação ao mesmo período de 2021.80% dos focos da Dengue estão nas casas das pessoas, como pratos de vasos de plantas, caixas de água, calhas, comedouros e bebedouros de animais etc...
foto:Reprodução Internet
O Ministério da Saúde do Brasil alertou, em 9/9/22, que casos confirmados de Dengue subiram 189% EM 2022 em relação à 2021.Os municípios mais afetados são: Brasília, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Joinville, Araraquara e Anápolis.Maior número de mortes por dengue aconteceu no estado de SP: 854 pessoas perderam a vida para o vírus da Dengue inoculado pelo mosquito Aedes. Elimine criadouros(àgua parada). Use Repelente(Icaridina).
foto:Reprodução Internet
Até setembro de 2022, os casos de de Dengue subiram mais de 400% no Brasil. E a doença transmitida pela mosquito Aedes, que também é vetor de Chicungunha e Zika, matou mais no período que a COVID 19.
No dia 05 de maio de 2022, a Fundação Osvaldo Cruz alertou o Brasil que foi detectado em Aparecida de Goiânia o primeiro caso brasileiro de Dengue causado pela linhagem cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da Dengue, mais disseminado no mundo e principalmente na Ásia. No Brasil prevalece o genótipo asiático americano do sorotipo 2 do vírus da Dengue. A ameaça é esse novo genótipo cosmopolita se disseminar, prevalecer sobre o asiático americano e causar uma epidemia, com mais internações e mortes.
O Ministério da Saúde do Brasil divulgou em 24 de março de 2022 que a Dengue aumentou cerca de 44% nos três primeiros meses de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. A situação é mais crítica nas regiões Centro Oeste, Norte, Sudeste e Sul. O Nordeste apresenta a situação menos ruim.As cidades mais afetadas são Goiânia, Brasília,Palmas, São José do Rio Preto e Aparecida de Goiânia.
foto:Reprodução Internet
No dia 19 de novembro de 2021, o Instituto Butantan de São Paulo divulgou novas informações sobre a vacina contra a Dengue que desenvolve em conjunto com o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA. Segundo o Butantan trata-se de imunizante que começou a ser desenvolvido em 2009, com tecnologia de vírus atenuado, tetravalente(feita para proteger contra os subtipos 1, 2, 3 e 4 do Vírus da Dengue), que está em ensaios clínicos fase 3 em reta final e com previsão de conclusão para distribuição à população em 2024.Vale lembrar que mesmo após o lançamento da vacina, a população deve seguir eliminando os criadouros do mosquito da Dengue, o Aedes, já que a vacina contra a Dengue não vai impedir a infecção nem a transmissão, mas deve reduzir a gravidade, internações e mortes, assim como a vacina contra a COVID 19.
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
Em novembro de 2020, cientistas da Universidade de Berkeley nos EUA divulgaram resultados de pesquisa realizada na Nicarágua que revelou que os anticorpos cruzados contra o Vírus da Dengue e da Zika duram mais tempo que o esperado. Cerca de 11 anos após o início da pesquisa, as pessoas partícipes ainda possuíam anticorpos neutralizantes para as duas doenças, sepultando a tese de sobrevida da resposta humoral por apenas 2 anos.
Até 3 de novembro de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo registrou mais de 7.180 casos de Dengue, um aumento de 257% em relação ao mesmo período de 2020.As regiões mais afetadas são a zona norte, leste,oeste, sul, sudeste e centro.A Prefeitura de SP tem aplicado larvicida em locais de acúmulo de água parada como centros de reciclagem e ferro velhos.
foto:Reprodução Internet
No ano de 2020, o Brasil registrou 980 mil casos prováveis de Dengue e o a região Centro Oeste foi a mais gravemente afetada pelas infecções pelo vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypt.
Em 2020, a Dengue, Zika, Chicungunha doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt foram eclipsadas pela COVID 19. Em Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março, com o aumento das Chuvas, deverá ocorrer explosão de casos e mortes por estas arboviroses. Por isso, é vital evitar acumular água em recipientes como pneus, garrafas, pratos de vasos de plantas, ralos, calhas, caixas de água, vasos sanitários entre outros.
foto:Reprodução Internet
No dia 11 de setembro de 2019, o Ministério da Saúde divulgou balanço da Dengue, Zika e Chicungunha que revelou que houve uma explosão do número de casos confirmados e mortes entre janeiro e agosto deste ano.A Dengue fez 1.479.431 vítimas, sendo 591 fatais, um aumento de 599% em relação ao mesmo período de 2018.São Paulo foi o estado com maior aumento percentual de casos de Dengue que saltaram de 11.475 em 2018 para 437.047 em 2019, um incremento 38 vezes maior.Chicungunha e Zika também cresceram, e o estados mais afetados por aumentos significativos em sua incidência foram Alagoas e Rio Grande do Sul, respectivamente.No dia 11 de setembro de 2019, o Supremo Tribunal Federal(STF) decidiu que o uso de aeronaves para aspersão de inseticidas contra o mosquito vetor da Dengue, Zika, Chicungunha seria constitucional apesar das reclamações do Ministério Público Federal/Procuradoria Geral da República no sentido de observar que a prática prejudica a Saúde Pública e o Meio Ambiente por provocar contaminações de alimentos, lençois freáticos, animais, plantas e os próprios seres humanos.O STF apenas condicionou a pulverização do veneno a autorização prévia das autoridades sanitárias.
foto:Reprodução Internet
No dia 05 de setembro de 2019,foi publicada pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro que indica que o vírus da Zika ataca tecidos cerebrais de pessoas adultas provocando prejuízos à Movimentos e Memória mesmo em fases não agudas da infecção. Durante a eclosão da epidemia de Zika em 2015, a infecção pelo vírus foi associada ao dano ao tecido neurológico embrionário,causando malformações fetais e em recém nascidos.A Pesquisa pode ser prejudicada pelo corte de bolsas da CAPES determinado pelo Ministério da Educação.
No dia 26 de fevereiro de 2019 o Ministério da Saúde divulgou mais um balanço sobre a Dengue, Zika e Chicungunha no Brasil. Até 02 de fevereiro de 2019, houve um aumento de 149% da Dengue e redução na Zika e Chicungunha: 54.777 casos prováveis de Dengue;São Paulo e Tocantins tiveram a maior piora dos indicadores da dengue no Brasil.Como exemplo da gravidade do abandono da Saúde Pública, São Paulo saiu de 1.450 casos em 2018 para 17.004 casos prováveis de dengue em 2019.Houve 5 mortes por dengue em 2019, sendo 1 em São Paulo, 1 em Tocantins, 2 em Goiás, e 1 no Distrito Federal.
A Secretaria estadual de Saúde de São Paulo está em alerta para a disparada dos casos confirmados e mortes por dengue. Até o dia 15 de fevereiro de 2019, Bauru apresentava o maior número de casos confirmados do estado de SP: 2422, seguido por Andradina:2083; Franca 2016;Araraquara:1273; São José do Rio Preto: 1252;São Joaquim da Barra: 405;Agudos: 370 casos confirmados.O governo do estado de SP estabeleceu o DIA D de combate à Dengue no dia 15 de fevereiro de 2019 quando várias secretarias se mobilizaram nesta pauta como a Secretaria de Educação que organizou mutiroes de conscientização e esclarecimento nas escolas da rede estadual.Algumas dicas para o combate ao Aedes Aegypt, mosquito vetor e transmissor da Dengue, Zika e Chicungunha:
- Armazene o lixo de casa em sacos plásticos bem fechados, e também mantenha a lixeira tampada;
- Limpe a calha com regularidade, eliminando folhas e qualquer material que possa impedir a água de correr. Quando a calha está entupida, a água se acumula e pode virar um criadouro do Aedes aegypti
- Não deixe os vasos das plantas com água parada; para evitar, basta encher os pratos com areia até a borda;
- Se tem plantas aquáticas em casa, dedique um tempo pelo menos uma vez na semana para trocar a água e lavar o vaso com escova, água e sabão;
- Qualquer recipiente que possa acumular água deve ser armazenado virados para baixo, como garrafas e outros materiais;
- Já verificou se a sua caixa d’água está bem fechada? Quando aberta, ela pode virar uma verdadeira “maternidade” para o mosquito transmissor da dengue.
No dia 30 de outubro de 2018, estudo científico brasileiro apoiado pela FAPESP e conduzido por um consórcio acadêmicos formado por universidades brasileiras e americana publicado em revista indexada do exterior, constatou a presença do Zika Vírus em primatas, o que configura um ciclo silvestre da doença, responsável por epidemia urbana desde 2015, com transmissão pelo mosquito Vetor Aedes, o mesmo da Dengue e da Chicungunha.Esta descoberta preocupa uma vez que a infecção do Zika Vírus pode ser ampliada e deflagrar novas epidemias cíclicas além de dificultar o seu combate, aumentando ainda mais a relevância do desenvolvimento de uma vacina.
A Índia registrou 80 casos confirmados de zika vírus em outubro de 2018 incluindo 22 gestantes.Desde abril de 2015, com o início da epidemia de zika no Brasil, mais de 1,5 milhão de pessoas foram infectadas em mais de 70 países.A contaminação de grávidas pelo zika vírus está associada a microcefalia condição que prejudica as funções de desenvolvimento cognitivo dos recém nascidos e aumenta a mortalidade infantil.
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou que o total de casos confirmados de Dengue até 02 de outubro de 2018 foi de 9.332 ante 6.269 registrados em todo ano de 2017.
No dia 23 de agosto de 2018 a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária,Anvisa, recomendou que a vacina para Dengue fabricada e comercializada pela Sanofi Pasteur com o nome comercial Dengvaxia está CONTRAINDICADA para pessoas que não tiveram dengue. A contra indicação foi provocada pela ocorrência de reações adversas graves em 128 pessoas num universo de 350 mil que receberam a vacina da Sanofi Pasteur no Brasil desde que a mesma começou a ser distribuída em 2016.Um estudo conduzido pelo fabricante mostrou um aumento de 0,5% de aumento de internações por complicações de dengue em pessoas que foram vacinadas e que não tinham tido contato com o vírus da dengue previamente e um aumento de 0,2% de desenvolver a forma grave de dengue, geralmente fatal.Pelas novas recomendações da ANVISA a DengVaxia, vacina contra dengue da Sanofi Pasteur, só deve ser aplicada em pessoas que apresentem anticorpos sanguíneas contra um dos subtipos do vírus da dengue(existem 4) e em cidades endêmicas para dengue( uma cidade é considerada endêmica quando pelo menos 70% de seus habitantes já tiveram contato com o agente causador da doença). Apenas o estado do Paraná havia utilizado a Vacina DengVaxia antes da recomendação da Anvisa.Em janeiro de 2018, o governo das Filipinas cassaram o registro da DengVaxia e multaram a Sanofi Pasteur por conta das reações adversas à vacina terem sido admitidas pela empresa após campanha de vacinação em massa realizada pelo país com o novo imunizante.
No dia 14 de agosto de 2018, a Fundação Osvaldo Cruz de Pernambuco divulgou a pesquisa que considera que a origem da epidemia de zika no Brasil tenha acontecido após o retorno de tropas militares brasileiras da Missão Internacional de Paz no Haiti.Em 2018, foram confirmados 5941 casos de Zika, uma redução de 60% em relação a 2017.
Em Julho de 2018, são noticiados casos confirmados de Dengue, Zika e Chicungunha em todo o Brasil com algumas mortes também confirmadas. A epidemia de Sarampo, a multiplicação de casos confirmados de Gripe H1N1, e o período que antecede uma das mais conturbadas e indefinidas eleições no Brasil tem relegado o combate aos criadouros do mosquito Aedes e a educação e conscientização da população a um terceiro plano o que pode conflagrar uma avassaladora avalanche de casos confirmados e mortes assim que as circunstâncias ambientais permitirem.
A rede de saúde pública brasileira tem dificuldades para enfrentar este desafio já que medidas não foram tomadas antes, tais como combate aos criadourosdos mosquitos Aedes, evitação do acúmulo de materiais que possam reservar água parada como resíduos sólidos("lixo" fora dos recipientes adequados), divulgação de informações à população,treinamento das equipes das Unidades Básicas de Saúde, Prontos Socorros e Laboratórios, suprimento de medicamentos sintomáticos nas farmácias das Unidades Básicas De Saúde e de kits de reagentes para exames de sorologia em seus laboratórios e pelaarticulação em rede dos municípios da região metropolitana, além do impedimento do desmatamento, da educação ambiental para a população e proteção das áreas de mananciais.
foto:Reprodução Internet
No dia 27 de março de 2018 a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Maranhão revelaram através da publicação de estudo científico que a microcefalia, uma das complicações da infecção congênita por zika vírus já era endêmica no Brasil em 2010, antes da explosão do surto de casos de zika em 2015.
No dia 23 de março de 2018, a secretaria estadual de Saúde de Pernambuco confirmou 13 casos confirmados de infecção por zika vírus no estado, após um ano de ausência dos mesmos.
foto:Reprodução Internet
No dia 29 de novembro de 2017, a Anvisa informou que a vacina contra a Dengue, disponível na rede privada no Brasil e fabricada pelo laboratório Sanofi Pasteur, só está recomendada para as pessoas que já manifestaram a doença. A DengVaxia está contraindicada para as pessoas soronegativas, ou seja, que nunca tiveram contato com o vírus da Dengue. Esta determinação da ANVISA ocorre por conta de efeitos colaterais que podem ser graves nas pessoas soronegativas, provocados pela DengVaxia.
foto:Reprodução Internet
Segundo o Ministério da Saúde, até 11 de novembro de 2017, foram notificados 239.076 casos de dengue em todo o Brasil, uma redução de cerca de 83% em relação ao igual período de 2016. Com Relação ao número de mortes, houve também queda expressiva, com 122 mortes em 2017 em contraposição às 694 vítimas fatais por dengue em 2016.As regiões centro oeste e nordeste apresentam as maiores taxas de incidência doença.Goiás, Ceará e Tocantis são os estados mais afetados pela doença.Zika e Chicungunha tiveram menos casos e vítimas em 2017 em relação à 2016. Apesar da redução, existe o risco real de epidemia das três doenças em 2018 por conta da diminuição de atividades de educação e conscientização da população para o combate dos criadouros do mosquito transmissor, o Aedes Aegypt.
foto:Reprodução Internet
No dia 09 de agosto de 2017 a Fundação Osvaldo Cruz Pernambuco divulgou resultados de pesquisas que confirmaram que os pernilongos(Mosquitos Culex) podem transmitir o vírus Zika, causador da temível microcefalia entre outros distúrbios do sistema nervoso, o que pode explicar a alta incidência do fenômeno no Nordeste e mais especificamente em Pernambuco, quando da emergência da grave epidemia. Os achados científicos sinalizam mais uma vez para a necessidade de investimentos em saneamento básico em todo o Brasil.
foto:Reprodução Internet
#Dengue #Zika #Chicungunha As mortes decorrentes de infecção pelo vírus da Dengue, Zika e Chicungunha chegaram a 794 até 24 de dezembro de 2016: 629 por dengue, 159 por chicungunha e 6 por zika.No Mesmo período de 2015, as três arboviroses haviam provocado 1001 mortes: 984 por dengue,14 por chicungunha e 3 por zika.Até 24 de dezembro de 2016, o Brasil constatou 1.976.029 casos das três doenças, todas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt: 1.496.282 de dengue, 265.554 de chicungunha e 214.193 de zika. Os dados são do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgados em 23 de janeiro de 2016.As regiões Centro Oeste e Sudeste são as mais críticas para Dengue; A Região Nordeste é a mais afetada pela Zika; e A Região Centro Oeste lidera o número de casos de Chicungunha. A Chicungunha, aliás, teve um aumento de 589% no número de casos e de 1035% no número de mortes de 2015 para 2016.#SaúdePública #SaúdeColetiva #Saúde #Aedes #MosquitoNão #ZikaZero #Verão #Calor #Mosquitos
foto:Mosquito Aedes, vetor da Dengue da Zika e da Chicungunha/Reprodução Internet
foto:Mosquito Aedes, vetor da Dengue da Zika e da Chicungunha/Reprodução Internet
foto:Estrutura da superfície do Zika Vírus, portal g1
Estudo norte americano publicado em 30 de março de 2016 pela revista Cell Press aponta que a razão pela qual o Zika Vírus tem predileção pela infecção e destruição das células totipotentes cerebrais poderia estar ligada a proteína presente em sua superfície: o receptor AXL;
Consulte o Serviço de Saúde Pública mais próximo antes de utilizar repelentes de inseto! Pode haver intoxicação! Crianças menores de 6 meses não podem usar repelentes Entre 6 meses e 2 anos apenas repelentes adequados sob supervisão médica.Evite água parada. Se tiver sintomas gripais e manchas na pele, procure o Serviço de Saúde.Use mosquiteiros, roupas compridas e telas mosquiteiras em portas e janelas.
O Repelente mais Eficiente Contra o Mosquito Transmissor da Dengue, Zika e Chicungunha é a ICARIDINA, que garante até 10 horas de proteção. Outros repelentes não chegam a 6 horas. Existe Mercado paralelo de repelentes que aproveita a caos na saúde pública, o pânico das pessoas e a falta de fiscalização e regulação governamentais.
As principais marcas nacionais e estrangeiras de repelentes de insetos a base de Icaridina no mercado:
A Icaridina nas concentrações tópicas(sobre a pele) de 20 a 25% protege seu usuário da picada de insetos por até 10 hs. Acima de 30 graus de temperatura essa proteção cai para 5 horas.A Entidade de Defesa do Consumidor Proteste realizou teste de eficácia de várias marcas de repelentes que contrariou informações dos fabricantes:
Como produzir o óleo repelente de eucalipto citriodora
- Coloque em um frasco que tenha tampa com bocal de spray para fácil aplicação.
- Use 10% do óleo de eucalipto com 90% do seu óleo veiculo carreador.
- Agite o frasco antes de usar.
- Pulverize na pele
- Conserve-o em lugar fresco e abrigado do sol.
- Não use na área dos olhos
- Não deve ser usado via oral, somente na pele.
- Pode apresentar leves irritações dos olhos e raramente irritação de pele.
- Sempre experimentar numa pequena região do corpo para descartar qualquer sensibilidade ao produto.
- Gestantes devem usar com cuidado e sob supervisão médica.
Prefeitura de São Paulo confirmou primeira morte por dengue na Cidade em 27/02/2016. A vítima era do sexo masculino, tinha 62, morava no Tremembé, bairro da zona norte, era fumante e tinha problemas cardíacos. Ele foi atendido pelo Hospital Municipal São Luiz Gonzaga, administrado pela Santa Casa de São Paulo, organização social, parceira da prefeitura de São Paulo. anos.Em Janeiro de 2016, foram confirmados 827 casos, aumento de 16,5% em relação à 2015
O Brasil vive novo aumento expressivo de casos de COVID 19 em agosto e setembro de 2023. Baixa cobertura vacinal com doses de imunização bivalente, ausência de uso de máscaras e aglomerações podem causar nova onda de infecções. No fim de agosto de 2023,a atriz e comediante Tata Werneck desfalcou as gravações da novela Terra e Paixão, por conta de nova infecção pelo coronavírus.
foto:Reprodução Internet
No dia 17 de agosto de 2023, o Ministério da Saúde do Brasil e a Secretaria de Saúde do estado de SP, confirmaram o primeiro caso de infecção da COVID 19 causado pela subvariante EG5, sublinhagem da cepa Ômicron, hegêmonica no hemisfério norte, que, no entanto, não tem demonstrado maior gravidade, apesar de maior mutabilidade e maior escape vacinal. A UFRJ recomendou o uso de máscara em ambientes fechados. O apresentador do SBT do humorístico A Praça É Nossa, Carlos Alberto de Nóbrega, foi internado com COVID 19.O Historiador José Murilo de Carvalho, 83 anos, imortal da ABL, morreu em 13 de agosto de 2023, de COVID19, apesar de estar com todas as doses de vacina.A Baixa Cobertura Vacinal Bivalente contra COVID19 no Brasil, cerca de 20% da população adulta, preocupa.O Uso de Máscaras em ambientes fechados e um Unidades de Saúde é altamente recomendável.
foto:Reprodução GBE
fotos:Reprodução Internet
No dia 18 de julho de 2023, a prefeitura de SP divulgou a informação de que menos de 20% dos adultos da cidade receberam a vacina bivalente contra COVID 19, mais adequada pra diminuir gravidade dos casos de infecção pelas novas variantes do coronavírus, responsáveis pela maioria dos casos em 2023, como as cepas Arcturus e Ômicron.
No dia 10 de julho de 2023, a revista Nature Comunication revelou que a Universidade de Washington nos EUA desenvolveu dispositivo eletrônico com a capacidade de detectar com 80% de acurácia a presença do Coronavírus e de outros patógenos causadores de doenças respiratórias como Gripe.
fotos:reprodução internet
E o Ministério da Saúde do Brasil, no dia 11 de julho de 2023, divulgou a informação que a COVID 19 matou 161 pessoas na semana entre o dia 2 e o dia 8 de julho de 2023. No Total, desde o início do Pandemia da Covid 19, em 2020, o Brasil contabiliza cerca de 704.320 mortes pela doença e quase 38 milhões de infectados.
foto:reprodução InternetO Prêmio Nobel de Literatura de 2010 Mario Vargos Llosa , de 87 anos , e membro da Academia Francesa de Literatura(2023) está novamente internado por COVID 19 que o afastou também em 2022. A Família afirma que o escritor do Peru segue cuidados por profissionais competentes da área médica e estável. Pede que respeitem a privacidade do criador de Festa dp Bode, Pantaleão e as Visitadoras e Conversa no Catedral.
foto:reprodução internet
Em junho de 2023, o Brasil terá aproximadamente 500 mortes por Covid 19. Vacinação com Imunizante Bivalente não alcançou sequer 20% da população elegível. Somente 13% dos adultos completou o esquema de vacinação completo no país.
Em junho de 2023, notícia circulou o mundo sobre pesquisa científica da Universidade de Bagdá no Iraque que apontou que a prática regular de sexo(pelo menos três relações por mês) protegeu contra casos graves da COVID 19.
foto:Reprodução Internet
O ex-chefe do Centro de Controle de Doenças da China, George Gao, afirmou que não pode ser descartada a possibilidade de escape do SarsCov2 do laboratório viral de Wuhan como explicação para a origem da Pandemia da COVID19 que já matou mais de 7 milhões de pessoas no mundo até junho de 2023.
foto:Reprodução Internet
Levantamento da Fiocruz de junho de 2023 apontou que a incidência da COVID 19 caiu em todo o Brasil, embora outras causas de síndromes respiratórias agudas graves como H1N1 tenham aumentado.A Prefeitura de SP prorrogou por tempo indeterminado a campanha de vacinação contra gripe, que tem apresentado baixa adesão da população.
foto:Reprodução Internet
No dia 26 de maio de 2023 o MPF anunciou que os médicos defensores do chamado kit covid, constituído por medicações sem eficácia cientificamente comprovada para o tratamento da covid 19, como hidroxicloroquina e ivermectina, foram multados em R$ 55 milhões por danos à saúde pública.
A China se prepara para mais uma onda mortal da Pandemia da Covid 19 em junho de 2023. Estima-se a ocorrência de 65 milhões de casos por semana.
A OMS alertou o mundo em 26 de maio de 2023 que os países e seres humanos devem se preparar para novas pandemias ainda mais mortais que a da COVID 19 e que o investimento em estrutura e tecnologia capazes de identificar essas novas pandemias deveriam ser reforçados agora.
foto:Reprodução Internet
No dia 06 de maio de 2023, a Cidade de SP começou a vacinar com o imunizante bivalente da Pfizer todos os adultos acima de 18 anos contra a COVID 19. Mas encontrou baixa adesão dos mais jovens.
foto:Reprodução Internet
No dia 05 de maio de 2023 a OMS decretou o fim do Estado de Emergência Global em Saúde Pública provocado pela Pandemia da COVID 19, mas alertou o mundo que a Pandemia continua e que deve provocar outras ondas de contágio e mais mortes.
foto:Reprodução Internet
E em abril de 2023, Estudo Internacional conduzido por vários países, entre eles o Brasil, chegou a conclusão que a vacina BCG, usada para evitar casos graves de tuberculose não preveniu casos de COVID 19 entre profissionais da saúde.
foto:Reprodução Internet
A OMS alertou para uma nova variante de interesse do Coronavírus, conhecida como Arcturus, que causa além dos sintomas gripais comuns, conjuntivite.
foto:Reprodução Internet
Em 24 de abril de 2023, o Ministério da Saúde do Brasil liberou a quinta dose da vacina contra Covid 19 com o imunizante bivalente da Pfizer para todos os adultos acima de 18 anos. Cada estado e município determinarão o cronograma para vacinar todas as faixas etárias decrescentes dos 60 aos 18 anos. Na Cidade de São Paulo, a partir de 26 de abril de 2023, começaram a vacinar as pessoas acima de 50 anos.
foto:Reprodução InternetEm março de 2023, especialistas em Infectologia fizeram um alerta: Mesmo vacinadas, as pessoas podem contrair Covid 19 e desenvolver uma ou todas as inúmeras seqüelas conhecidas como COVID longa ou Síndrome Pós Covid: no sistema Cardiovascular, miocardite, arritimia e hipertensão pulmonar; no sistema nervoso , ansiedade, depressão, insônia e amnésia; no sistema vascular, trombose; no sistema dermatológico, alopecia ou queda de cabelo, no pulmonar, pneumonia, piora da Asma e DPOC(doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e tosse Crônica/Falta de Ar. Os Problemas podem persistir por anos. Além de tomar reforço anual da vacina, usar Máscaras cirúrgicas ou N95 em ambientes fechados e transporte Público é medida inteligente de proteção individual. Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que inclui a Covid 19 e a Gripe, estão aumentando no Brasil, antes do pico tradicional que acontecia a partir de maio junho, com o início da temporada de frio no pais.
foto:Reprodução Internet
Prefeitura de SP começa a aplicar a quinta dose da vacina contra COVID 19 com imunizante bivalente da Pfizer em Gestantes e Puerperas a partir de 20 de março de 2023. Profissionais da Saúde podem disputar as doses remanescentes da vacina, a chamada "Xepa".
fotos:Reprodução Internet
Rio de Janeiro começa a vacinar Gestantes com vacina bivalente contra a COVID 19 a partir de 13 de março de 2023.Desigualdade Social contribui para o prolongamento da Pandemia. FioCruz alerta para alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 4 estados do Brasil.Amazonas, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.20 das 27 capitais apresentam tendência de alta de casos da doença causada pelo SarsCov2, o novo Coronavírus.
fotos:Reprodução Internet
No dia 27 de fevereiro de 2023 a cidade de SP começou a vacinar idosos acima de 70 anos, indígenas e quilombolas, imunossuprimidos e idosos em instituições de longa permanência com a quinta dose da vacina bivalente contra COVID 19 da Pfizer, eficaz contra a variante Omicron e suas subvariantes. E as pessoas idosas acima de 60 anos poderão receber o reforço vacinal contra o coronavírus a partir de 6 de março de 2023.
foto:Reprodução Internet
No dia 15 de fevereiro de 2023, o governador de SP Tarcisio de Freitas(União Brasil) sancionou lei estadual que derruba a obrigatoriedade do passaporte de vacina contra COVID 19. No mesmo dia, o presidente da Anvisa, Barra Torres defendeu o uso de máscara contra COVID 19 e a Fiocruz alertou cuidados contra a Covid 19 por conta do Carnaval.
Em fevereiro de 2023, Brasil tem alta de casos e internações por COVID19 causada por infecções geradas pela variante XBB do Coronavírus em SP e RJ, prinicipalmente. Especialistas acreditam que cenário deve piorar após Carnaval, com aumento das aglomerações e redução das medidas de proteção.
Pesquisas científicas de 2023 apontam que uso de cigarros eletrônicos, os chamados vapers, aumentam gravidade da COVID 19 em jovens previamente saudáveis, corroborando com alerta já emitido pela ciência de que os vapers são grande problema de saúde pública e que devem ser proibidos pela legislação.
fotos:Reprodução Internet
Em janeiro de 2023, o Japão registrou aumento das mortes por COVID 19, a maioria de pessoas idosas com comorbidades. Especialistas alegam que a baixa imunidade coletiva, o surgimento de novas variantes do coronavírus e a redução das restrições à aglomerações e o fim da obrigatoriedade do uso das máscaras são as causas mais prováveis para o aumento da mortalidade. No Brasil, Carnaval deve fazer explodir número de casos, internações e mortes nos próximos dias de fevereiro de 2023.
foto:Reprodução InternetNo dia 02 de fevereiro de 2023, a Prefeitura de São Paulo irá vacinar as crianças entres 6 meses e 3 anos com doses pediátricas da vacina contra COVID 19 e oferecer reforço para as crianças entre 5 e 11 anos vacinadas com 2 doses da vacina contra COVID 19.
foto:Reprodução Internet
No dia 30 de janeiro de 2023, a OMS manteve a Covid 19 como Emergência de Saúde Global.
foto:Reprodução Internet
No dia 27 de janeiro de 2023, o Ministério da Saúde do Brasil informou que oferecerá a quinta dose da vacina contra Covid 19 para idosos acima de 60 anos, pacientes com comorbidades, indígenas e quilombolas e profissionais de saúde a partir de 27/02/23.
foto:Reprodução Internet
Em 16 de janeiro de 2023, a Justiça do Estado de SP concedeu liminar acabando com a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ambientes fechados da USP que havia sido determinada em novembro de 2022. Na sentença, o magistrado, provocado por solicitação de estudante da própria universidade pública paulista, ponderou que há a necessidade de seguir as diretrizes do Ministério da Saúde que flexibilizou o uso de máscaras com a melhora dos indicadores da COVID 19 em 2022 no Brasil. A USP disse que irá recorrer da decisão monocrática que ainda irá para o plenário do Tribunal de Justiça de SP.
foto:Reprodução Internet
Em Janeiro de 2023, o Ministério da Saúde na Gestão Nísia Trindade, determinou dose de reforço da vacina contra Covid 19 para crianças maiores de 5 anos.
Em Janeiro de 2023, a China afrouxa mais restrições contra a COVID 19 e sofre inspeção da OMS que denuncia maquiagem das estatísticas chinesas.
Em Janeiro de 2023, EUA tem epidemia de internações e mortes por COVID 19 causadas pelas subvariante Kraken ou XBB1.5 Previsão é que Europa e América Latina sejam impactadas ainda em janeiro de 2023.
Em Dezembro de 2022, as mortes por COVID 19 no Brasil aumentaram 21%. segundo o Ministério da Saúde.
fotos:Reprodução Internet
No dia 22 de dezembro de 2022, a Anvisa aprovou a venda do antiviral Molnupiravir para o setor privado. O Molnupiravir deve seu usado logo após o diagnóstico da COVID 19, em casos leves emoderados, sem necessidade de oxigenioterapia, com risco de gravidade ou de internação em UTI, por no máximo 5 dias. Gestantes epuérperas devem evitar a medicação.
A OMS revelou estar preocupada com mais de 5 mil mortes por dia na China em decorrência de nova onda da COVID 19. O País tem sistema de saúde precário e não cobriu toda a população idosa com doses de reforço da vacina contra o Coronavírus.
A Fiocruz alertou em 22 de dezembro de 2022 que 22 dos 27 estados da federação do Brasil apresentavam alta de casos de COVID 19 e Gripe.
fotos:Reprodução Internet
Em dezembro de 2022, hospitais de SP registram alta de 95% no atendimento de casos confirmados de COVID 19. E casos graves de COVID 19 em crianças de até 2 anos sobem 21% no Brasil. Especialistas estão certos que COVID19 terá pico em janeiro de 2023. Vacinas bivalentes chegam ao Brasil em dezembro de 2022 e devem ser distribuídas só em janeiro de 2023.
fotos:Reprodução Internet
Em novembro de 2022, a China vive mega protestos contra a Ditadura de Xi Jin Ping, contra a política COVID19 Zero que obriga milhões de pessoas a ficarem confinadas em prédios em megacidades com XinJian e Shenzen. Protestos de maior magnitude contra Xi Jin Ping aconteceram após incêndio em prédio em Xinjian que causou vítimas por estarem confinadas por conta das políticas públicas contra a COVID19. Após a tragédia, autoridades locais afrouxaram restrições. São as primeiras manifestações massivas contra a Ditadura de Xi Jin Ping em décadas de poder.
fotos:Reproduçao Internet
O Ministério da Saúde do Brasil anunciou que os primeiros lotes das vacinas bivalentes da Pfizer de tecnologia de RNAM atualizadas para combater as subvariantes Ômicrons do Coronavírus devem chegar ao Brasil em dezembro de 2022 e que a Pfizer revelou que a imunidade conferida pelo imunizantes é maior em pessoas acima de 55 anos.
No dia 25 de novembro de 2022 a Anvisa determinou retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos do Brasil em virtude do avanço da Covid 19. O Mesmo aconteceu no estado e na cidade de SP que serão obrigados a exigir uso de máscaras no transporte público a partir de 26 de novembro de 2022. O Ex jogador da Seleção Brasileira de Futebol Ronaldo Fenômeno testou positivo para Covid 19 no Catar, país sede da Copa do Mundo de 2022.
No dia 18 de novembro de 2022, a Fiocruz alertou para a alta de Síndrome Respiratória aguda grave incluindo COVID 19 em 12 estados do Brasil. No mesmo dia, a Prefeitura de SP anunciou que irá distribuir 1 milhão de máscaras em terminais de ônibus. A Secretaria Estadual de Educação de SP voltou a recomendar o uso de máscaras no interior das escolas por conta de alta da COVID 19.
No dia 28 de agosto de 2023, a Prefeitura de Limeira, no interior de SP, realizou captura de capivaras para análise da infestação por carrapatos e pela bactéria causadora da Febre Maculosa, a Ricketsia. No dia 28 de agosto de 2023,a Prefeitura de Santa Bárbara do Oeste, Interior de SP, apurava a suspeita de febre maculosa em caso de mulher que teria ido a apresentação musical no festival Rock Fest SBO ocorrido no dia 25 de agosto de 2023. A Mulher refere ter encontrado um carrapato aderido ao seu corpo e que manifestou febre e dores no corpo três dias após.
fotos:Reprodução Internet
No dia 24 de agosto de 2023, a prefeitura de Campinas, em SP, confirmou a sexta morte por febre maculosa na cidade. Agora são 8 casos confirmados em 2023. A Vítima foi um homem de 52 anos, que frequentou o Parque Linear do Rio das Pedras, que já está sinalizado como área de risco para doença causada pela bactéria Ricketsia e transmitida pelo carrapato estrela. Existe tratamento para doença. O Diagnóstico nem sempre é lembrado pelos médicos que não tem familiaridade com a enfermidade.
foto:Reprodução INternetNo dia 10 de agosto de 2023, a organização da Stock Car, revelou que há 2 casos de febre maculosa após corrida no autódromo Vellocittá, em Mogi Guaçu.
fotos:Reprodução Internet
No dia 10 de agosto de 2023, A Febre Maculosa matou um homem de 61 anos de idade e infectou com gravidade um menino de 7 anos que foram infectados na cidade de Rio Claro, interior de SP, às margens do Rio Corumbataí, região com presença do carrapato estrela, parasita cutâneo de cavalos e bois.O Menino recebeu tratamento com antibiótico e segue internado.
foto:Reprodução Internet
Enquanto estuda a possibilidade de reabertura da Fazenda Margarida, epicentro do surto de febre maculosa na grande SP , no dia 18 de julho de 2023, a cidade de Campinas registrou a morte de mais 3 pessoas , que também estiveram na referida fazenda, durante show de música, no fim de maio de 2023.
foto:reprodução internet
Valinhos detecta o primeiro caso de Febre Maculosa em 4 anos. Paciente de 55 anos passa bem. Campinas, Jundiaí e Sorocaba são as cidades paulistas mais afetadas pela doença transmitida pelo carrapato estrela. O Tratamento precoce com antibióticos salva a vida dos infectados pela bactéria Ricketsia.
foto:reprodução Internet
No dia 4 de julho de 2023, a ANVISA aprovou teste diagnóstico para febre maculosa baseada na tecnologia do RT PCR em que o exame detecta a presença da bacteria inoculada pelo carrapato estrela e causadora da doença, a Ricketsia Ricketsia, na corrente sanguínea, da pessoa acometida por sintomas típicos como febre, dores no corpo e manchas avermelhadas pela pele.
foto:Reprodução Internet
No mesmo dia 4 de julho de 2023, A Câmara Municipal de Campinas, cidade do interior paulista mais afetada pela Febre Maculosa em 2023, aprovou a lei que obriga proprietários de áreas infestadas por carrapatos transmissores da febre maculosa instalar avisos de fácil visibilidade e inteligibilidade para alertar usuários e frequentadores para alto risco de contração de doença grave com risco de morte.
foto:Reprodução Internet
Surto de casos de febre Maculosa no Brasil em 2023 tem a ver com o descontrole da população de Capivaras, animais que funcionam como reservatórios do carrapato estrela, vetor da doença, causada pela bactéria Ricketsia, segundo um dos poucos especialistas em doenças veiculadas por carrapato do Brasil pelo professor de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlância, Matias Pablo Szabo.
foto:Reprodução Internet
O Brasil teve 753 mortes por febre maculosa entre 2012 e 2022, doença bacteriana transmitida preferencialmente pelo carrapato, de gravidade variável, mais comum em áreas rurais em que existem animais como bois, vacas, cavalos, gambás, coelhos, capivaras.
foto:Reprodução Internet
Em junho de 2023, o Instituto Adolfo Lutz, confirmou que a Febre Maculosa matou 4 pessoas entre 16 e 42 anos, todas previamente saudáveis, sem comorbidades e todas com antecedentes de terem participado de festa promovida por fazenda em Campinas, interior de SP, área endêmica do Carrapato Estrela e da bactéria Ricketsia, vetor e agente etiológico da doença, respectivamente.
Os sintomas da Febre Maculosa são inespecíficos e comuns à várias outras doenças o que dificulta o diagnóstico clínico. Pode haver febre, manchas no corpo, dores articulares, vômitos, diarréia, paralisia das pernas que sobe para o tórax, edema e vermelhidão de palmas e plantas dos pés. A Febre Maculosa pode causar vasculite, encefalite, insuficiência renal e hemorragias e pode matar rápido se não for feito diagnóstico e tratamento precoces com antibióticos como cloranfenicol, doxiciclina ou tetraciclina sob prescrição médica. Sobreviventes podem desenvolver várias sequelas.
A Prevenção baseia-se na evitação das áreas endêmicas para o Carrapato Estrela como áreas rurais e de mata do interior de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, uso de roupas claras e compridas, e botas, quando nestas regiões, e inspeção corporal completa a cada 3 horas para remoção de eventuais carrapatos com pinça. Deve-se evitar espremer os carrapatos após sua remoção para se impedir o espalhamento ambiental das bactérias causadoras da febre Maculosa.
foto:Reprodução internet
No dia 19 de fevereiro de 2024, o Ministério da Saúde revelou que o Brasil ultrapassou a marca de 653 mil casos prováveis por Dengue e 113 mortes pela doença causada pela picada do mosquito Aedes, que precisa de água parada e calor para se reproduzir.Use Repelente. Evite Água Parada.Procure a Unidade de Saúde Mais próxima se tiver dor e febre. Não use AAS ou outros antinflamatórios que podem agravar a dengue. Apenas Dipirona e Paracetamol estão indicados. Hidratação abundante também é recomendada.
No dia 16 de fevereiro de 2024, o Centro de Vigilância Epidemiologica do Estado de SP confirmou os números de casos prováveis e de mortes por dengue: 15 mortes e 55.317 casos prováveis da doença causada pela picada do mosquito Aedes.A Cidade do Rio de Janeiro registrou em 45 dias de 2024 mais casos prováveis de Dengue que em todo ano de 2023: são mais de 23.373 contra 22.795.Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais fala na pior epidemia de Dengue da história no estado em 2024.Brasil tem 90 mortes por dengue até 15 de fevereiro de 2024, fora as mortes suspeitas e em investigação.
A Dengue chegou a mais de 500 mil casos e 75 mortes confirmadas e mais de 370 em investigação. A Fundação Osvaldo Cruz(Fiocruz) revelou que mais de 50% de casos de Dengue são assintomáticos, o que aumenta e acelera a propagação da Doença, reforçando a necessidade do uso permanente de repelente.No dia 14 de fevereiro de 2024, a prefeitura do Rio de Janeiro confirmou a segunda morte na cidade por Dengue, um homem de 23 anos.
foto:Reprodução INternet
Em fevereiro de 2024, o Brasil vivia uma Epidemia de Dengue. Já São mais de 400 mil casos e 65 mortes confirmadas, sem contar centenas em investigação. A Campanha de vacinação contra a Dengue foi deflagrada pelo Ministério da Saúde em 09/02/24 no Distrito Federal, unidade mais afetada pela doença transmitida pelo mosquito Aedes.A Venda de repelente explodiu. Icaridina dura 10 horas de proteção, seguida pelo IR3535 e DEET, com 3 horas. O Mosquito Aedes tem hábito diurno, gosta de água limpa parada e voa até 1 quilômetro de distância e prefere voar baixo e picar as pernas das pessoas.Menores de 2 anos precisam usar repelentes especiais e dar preferência a mosquiteiros.Brasil deve ter cerca de 5 milhões de casos de Dengue em 2024, o maior recorde da história.
foto:Reprodução InternetNo dia 9 de fevereiro de 2024, 80% dos hospitais paulistas privados registraram aumento de internações por Dengue Grave. E Com a Epidemia da Dengue, surge a preocupação das autoridades da Saúde Pública com a auto medicação da população que pode agravar a doença. Ibuprofeno, Diclofenaco e AAS estão contra indicados em caso de Dengue, porque podem precipitar hemorragias.Dispararam venda de repelentes, telas e mosquiteiros em todo o Brasil.
Até o dia 8 de fevereiro de 2024, o Brasil registrou mais de 395 mil casos prováveis de Dengue e 53 mortes confirmadas. No Estado de SP, são 6 mortes. E Na cidade de SP, houve uma confirmação de óbito, embora haja muitas outras no estado em investigação de nexo causal com a Doença transmitida pelo Mosquito Aedes.
A Fiocruz aumentou em 2 vezes a sua produção de testes para Dengue para auxiliar no diagnóstico precoce da Doença.
Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais são os estados mais críticos. Nas redes sociais muitas mentiras circulam: Outra delas afirma que caldo de cana com limão poderia eliminar o vírus da Dengue da corrente sanguínea, o que é uma grande bobagem, uma mentira enorme.
Belo Horizonte registrou 480 casos de Dengue por 100 mil habitantes o que configura Epidemia(acima de 300/100 mil habitantes).
fotos:Reprodução INternet
A Dengue é o Maior Problema de Saúde Pública do Brasil em fevereiro de 2024. São mais de 365 mil casos, 40 mortes e os números crescem exponencialmente, dia após dia. Várias cidades do país tiveram o colapso de seus sistemas de Saúde, como no Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. O Ministério da Saúde criou um Centro de Operações para coordenação de ações entre Estados e Municípios e liberou cerca de R$ 1,5 bilhão para o combate da arbovirose urbana, transmitida pelo mosquito Aedes. Nas redes sociais pipocam mentiras, como a que afirma que Ivermectina e a Citronela poderiam matar o vírus da dengue ou afastar com eficácia o mosquito vetor.O Rio de Janeiro registrou sua primeira morte por Dengue, um homem saudável de 45 anos , morador do complexo de favelas da Maré.O diretor geral da Organização Mundial da Saúde,o etíope Tedros Adhanon, disse em 7 de fevereiro de 2024, que a Epidemia de Dengue no Brasil era esperada por conta das ondas de calor e chuvas que assolam o mundo inteiro, que também enfrenta epidemias da Dengue nos meses mais quentes do ano.No Dia 5/2/24, o presidente Lula, a ministra da Saúde Nísia Trindade, o diretor geral da Organização Panamericana da Saúde(OPAS) receberam o diretor geral da Organização Mundial da Saúde, o etíope Tedros Adhanom, para debateram a produção de imunizante contra a Dengue, em vias de ser obtido, com tecnologia nacional pelo Instituto Butantã de SP.
O Ministério da Saúde revelou aumento de mais de 140 % das mortes por Dengue no Brasil em apenas 7 dias. Até 5 de janeiro de 2024, já eram 36 mortes causadas pela picada do mosquito vetor da Dengue, Zika, Chicungunha e Febre Amarela, o Aedes, que precisa de água parada para se reproduzir. Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo e Paraná lideram o ranking dos casos de Dengue em 2024. Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e Santa Catarina vem a seguir.No DF, a Dengue colapsou o atendimento de hospitais públicos e privados em 5/2/24.No dia 06 de fevereiro o governador de SP em exercício Felipe Ramuth ao lado do secretário estadual de saúde Eleuzes Paiva anunciou a criação do Centro de Operações e Emergências para monitorar e orientar o combate à Dengue no estado. O Governo de SP liberou R$ 200 milhões para os municípios paulistas combaterem o mosquito Aedes. A Prefeitura de SP inaugurou uma Tenda exclusiva para atendimento de casos de dengue na zona leste da cidade. As clínicas privadas de vacina já anunciam a escassez do imunizante da Takeda. A indústria farmacêutica Takeda anunciou a priorização de atendimento do contrato com o Ministério da Saúde do Brasil, cerca de 6 milhões de doses em 2024 e 9 milhões de doses em 2025. Repelentes mais eficazes contra o mosquito da Dengue a base de icaridina já começam a rarear nas prateleiras de farmácias.
fotos:Reprodução Internet
A Prefeitura de SP realizou em 3 de fevereiro de 2024 o Dia D de combate aos Criadouros do Aedes, Mosquito Vetor da Dengue, Zika, Chicungunha, cujos casos confirmados aumentaram muito, por conta das Mudanças Climáticas. O Prefeito da cidade de SP, Ricardo Nunes(MDB-SP), candidato a reeleição aumentou de 2 para 12 mil o número de agentes de combate a zoonoses como a Dengue e a Leptospirose, para ajudar no enfrentamento da doença, que matou 4 pessoas na cidade em 2024, e 15 no estado de SP. Existem mais de 150 outras mortes em investigação pelas autoridades sanitárias paulistas.
fotos:Reprodução Internet
No dia 01 de fevereiro de 2024, a Ministra da Saúde, a socióloga Nísia Trindade, professora da Fundação Osvaldo Cruz, anunciou o início da vacinação contra a Dengue em 520 municipios mais afetados pela Dengue que causa epidemia no País há alguns meses, com piora potencial em todo 2024. No mesmo dia, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e seu secretário municipal de saúde, o médico Daniel Soranz, decretaram estado de emergência em Saúde Pública por conta da Epidemia de Dengue, que só em janeiro de 2024, causou 44% de todos os casos identificados em 2023.O Governador do RJ, Cláudio Castro, apresentou no fim de janeiro de 2024, o plano estadual de combate à dengue. No DF, território do Brasil mais prejudicado com o avanço do mosquito Aedes, muito adaptado a grandes cidades, que se prolifera na água parada, e que se beneficiou muito das mudanças climáticas(com aumento de chuva e calor), um bebê de apenas 5 meses morreu em decorrência de complicações da Dengue, como a Plaquetopenia, redução das plaquetas, o que ocasiona o surgimento de hemorragias.
fotos:Reprodução Internet
No dia 30 de janeiro de 2024, balanço do Ministério da Saúde revelou que só em 2024, menos de 1 mês, o Brasil registrou 217 mil casos prováveis(o número é bem maior em virtude do subregistro) e 15 mortes confirmadas(e 149 em investigação). Em 2023, no mesmo período foram 65 mil casos prováveis. O Ministério da Saúde alega que o aumento se deveu a onda de forte calor e chuvas que ajudam o mosquito vetor da Dengue proliferar.
Vacina do Instituto Butantã de SP, também com tecnologia de vírus vivo atenuado, para os 4 sorotipos da Dengue,em dose unica com eficácia de 80%, e uso em pessoas de 4 a 60 anos, pode ser viabilizada entre 2024 e 2025.
fotos:Reprodução Internet
O Ministério da Saúde alegou que aguarda tradução da bula da vacina contra a Dengue do Laboratório Takeda(Japão) do Inglés para Português para começar a vacinação dos adolescentes entre 10 e 14 anos de cidades mais afetadas pela Dengue como as do Distrito Federal. Nas redes sociais, usuários questionaram este motivo para a demora já que a vacina foi aprovada pela Anvisa em março de 2023 e já se encontra bula do Qdenga(nome comercial da vacina contra Dengue da Takeda) em português na internet. VACINA QDENGA É DE VIRUS VIVO ATENUADO, PORTANTO PROIBIDA APLICAÇÃO EM GESTANTES, MULHERES QUE ESTEJAM AMAMENTANDO, IMUNODEPRIMIDOS OU PESSOAS COM REAÇÃO DE HIPERSSENSSIBILIDADE A FÓRMULA DESTA VACINA. A VACINA DENGVAXIA DO LABORATÓRIO SANOFI PASTEUR, AO CONTRÁRIO DA QDENGA,SÓ PODE SER APLICADA EM PESSOAS QUE JÁ TIVERAM DENGUE(SOROPOSITIVOS) EM 3 DOSES COM INTERVALO DE 6 MESES ENTRE CADA DOSE. A QDENGA(TAKEDA) PODE SER APLICADA EM SOROPOSITIVOS(PESSOAS QUE JÁ TIVERAM DENGUE) E SORONEGATIVOS(PESSOAS QUE NUNCA TIVERAM DENGUE) ENTRE 4 E 60 ANOS EM DUAS DOSES COM INTERVALO DE 3 MESES ENTRE CADA UMA. QUEM JÁ INICIOU ESQUEMA COM QDENGA DEVE COMPLETAR COM A MESMA VACINA. EVITAR MISTURAR VACINAS DIFERENTES. O MELHOR É AGUARDAR 30 DIAS ENTRE UMA VACINA E OUTRA, POR EXEMPLO, DA COVID 19 OU GRIPE.
foto:Reprodução Internet
No dia 26 de janeiro de 2024, o Governo do Espírito Santo confirmou a morte de uma criança de 6 anos por dengue hemorrágica, em Sooretama, no norte do estado.O Brasil registrou 12 mortes e mais de 120 mil casos prováveis nas 3 primeiras semanas de 2024. Os 4 sorotipos de Dengue estão circulando no Brasil o que preocupa as autoridades de saúde, já que a população não apresenta anticorpos para os sorotipos 3 e 4.A morte do arquiteto, baterista da banda Elefante na Sala e empresário, Felipe Francisco Carvalho Marin, 33 anos, em hospital privado no Distrito Federal, causou comoção nas redes sociais e despertou indignação da população do DF indignada com o caos da Saúde Pública causado pela explosão de casos e mortes por Dengue.
foto:Reprodução INternet
No dia 22 de janeiro de 2024, o Ministério da Saúde do Brasil, diante da escassez de doses de vacina contra Dengue do laboratório japonês Takeda, resolveu restringir ainda mais a disponibilização da imunização que deve ser iniciada em fevereiro. Prevista inicialmente para contemplar alguns prioritários de algumas cidades mais afetadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes que se reproduz em coleções de água parada na faixa etária entre 6 e 16 anos, agora a determinação oficial passa a ser de vacinar apenas jovens entre 10 e 14 anos, faixa etária que mais reúne mortes depois das pessoas idosas.Houve aumento de 40% nos casos prováveis de Dengue em 2024.
A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais vai decretar Emergência em Saúde por conta do avanço da Dengue no estado. Em 2024, já são mais de 11.500 casos e 1 óbito. São esperados mais de 400 mil casos de Dengue em Minas Gerais em 2024. As chuvas e o forte calor que tem aumentado nas últimas décadas no Brasil, em virtude do aquecimento global, causado pelo desmatamento e pela maior emissão de gases de efeito estufa, tem colaborado para o aumento de zoonoses, doenças transmitidas por animais, como a Dengue, Zika, Chicungunha, Malária, Febre Amarela, Leptospirose.Evite Água Parada. Use Repelente Icaridina. Tome Vacina. A Dengue pode Matar. Não se automedique.
O Ministério da Saúde do Brasil trabalha com o cenário de Epidemia de Dengue no país em 2024, diante do aumento vertiginoso de casos em São Paulo, em Minas Gerais, em Brasilia e no Distrito Federal, já nas primeiras duas semanas epidemiológicas do ano. A Estratégia do governo federal é, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, reduzir ao máximo a mortalidade, intituindo o diagnóstico e o tratamento precoces, além da vacinação de grupos prioritários vulneráveis em cidades mais suscetíveis. O Calor e as Chuvas, mais intensos, por conta das mudanças climáticas e do fenômeno El Nino, é uma das causas do aumento de casos da doença, causada pelo mosquito Aedes, vetor de outras doenças como Zika, Chicungunha e Febre Amarela. O Aedes se reproduz em coleções de água parada. O Melhor repelente contra o Aedes é a Icaridina.
fotos:Reprodução Internet
Brasil teve aproximadamente 1,6 milhão de casos de Dengue em 2023, um aumento de mais de 17% em relação a 2022. Jacareí, cidade do interior do estado de SP, registrou a primeira morte por Dengue de 2024, um idoso de 84 anos.Os casos de Dengue subiram mais de 700% em São José dos Campos, interior de SP.Distrito Federal teve aumento de mais de 440% dos casos de Dengue. Infecção dos mosquitos Aedes pela bactéria Wolbachia pode reduzir epidemia.
fotos:Reprodução Internet
No dia 15 de janeiro de 2024, o Ministério da Saúde do Brasil anunciou que as vacinas contra a Covid 19 do laboratório japonês Takeda já contratadas e suficientes pra imunizar apenas 3 milhões de brasileiros e de brasileiras serão priorizadas para crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos de forma pactuada entre estados e municípios.
No dia 16 de janeiro de 2024, a Prefeitura de SP, através de sua Secretaria Municipal de Saúde anunciou que identificou o primeiro caso de dengue causado pelo sorotipo 3 do vírus da doença, o que é preocupante, já que os brasileiros e brasileiras não possuem imunidade para esta linhagem do microorganismo causador da dengue.Os 4 sorotipos circulam no Brasil.Quem tiver Dengue sorotipo 1 ou 2, pode desenvolver quadros mortais se contrair os sorotipos 3 ou 4.
Em 2023, os casos de Dengue na cidade de Rondinha, interior do Rio Grande do Sul, foram reduzidos em 95% após aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar de Inseticida contra os mosquitos Aedes, vetores da Dengue, Zika e Chicungunha ao lado da conscientização da população sobre a necessidade de eliminação dos criadouros dos insetos.
No dia 3 de janeiro de 2023 a prefeitura da cidade de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, foi a primeira cidade a iniciar a vacinação contra a Dengue para pessoas entre 4 e 60 anos com o imunizante do laboratório japonês Takeda que irá fornecer cerca de 150 mil doses. O Ministério da Saúde do Brasil contratou o fornecimento de apenas 6 milhões de doses da mesma vacina Qdenga que devem proteger cerca de 3 milhões de pessoas de grupos prioritários em áreas mais críticas do pais. O Verão, e as mudanças climáticas, que vem aumentando temperaturas e chuvas, aumentaram os casos de Dengue e as mortes decorrentes. Evitar água parada, usar repelente e buscar atenção médica ao menor sinal de Dengue como febre dores no corpo e manchas na pele são as melhores estratégias ao lado da vacinação que pode ser feita na rede privada de saúde a um custo de R$700 por duas doses.
fotos:Reprodução INternet
No dia 31 de dezembro de 2023, a Organização mundial da Saúde(OMS) alertou para o avanço de casos de Dengue no mundo, doença viral causada pela infecção transmitida pela picada do mosquito Aedes que também é o vetor das doenças chicungunha e zika. Dos 5 milhões de casos de Dengue confirmados no mundo em 2023, 3 milhões aconteceram no Brasil, campeão aboluto de casos. O Brasil vai começar a vacinar contra a Dengue apenas 3 millhões de pessoas com duas doses de imunizante com tecnologia de vírus vivo atenuado em fevereiro de 2024.
foto:Reprodução Internet
No dia 21 de dezembro de 2023, o Ministério da Saúde do Brasil anunciou a compra de 6 milhões de doses da vacina contra Dengue da Takeda, a serem disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações a partir de fevereiro de 2024. A quantidade de doses possibilitará a vacinação de apenas 3 milhões de pessoas, contingente muito modesto. Assim, a estratégia de prevenção prevalente deve seguir com a eliminação de potenciais criadouros do mosquito vetor da Dengue, Zika, Chicungunha e Febre Amarela, o Aedes Aegypt, que se prolifera em coleções de água parada, limpa ou suja, como ralos, caixas de água, cisternas, vasos sanitários, calhas de telhado, potes de ração e água para animais, pratos de vasos de plantas, materiais como pneus, garrafas, tampas e vasilhas a céu aberto etc... Além da eliminação de criadouros do Aedes , a população deve lançar mão de repelentes, mosquiteiros e ao menor sinal ou sintoma de doença como Febre e Dores no Corpo,deve procurar as unidades básicas de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento, para medicação com analgésicos, hidratação e repouso. Antiinflamatórios como AAS(aspirina) e Diclofenaco(Voltaren) devem ser evitados, sob pena de precipitar Dengue Hemorrágica, doença mais grave que pode matar.O Ministério da Saúde ainda vai divulgar quais serão os grupos prioritários e as regiões do Brasil que serão contempladas primeiro com a vacinação contra Dengue, que será feita com imunizante de tecnologia de vírus atenuado, em duas doses, cujo custo na rede privada atualmente é de cerca de R$ 800, e que pode ser usada por pessoas entre 4 e 64 anos, com eficácia de 80%.A vacina da Takeda já estava aprovada pela Anvisa desde março de 2023.Ou seja, um demora muito grande para incorporação ao SUS, o que deve acarretar aumento de mortes neste verão.
fotos:Reprodução Internet
Vai até dia 18 de dezembro de 2023, o prazo para participação na consulta pública aberta pela CONITEC, órgão do Ministério da Saúde do Brasil para incorporação de medicamentos, vacinas, tecnologias ao SUS, sobre a incorporação da vacina contra a Dengue da Takeda, considerada segura e eficaz pela Anvisa, desde março de 2023. O Brasil registrou mais de 1,6 milhão de casos de Dengue em 2023, recorde desde 2010. Mais de 3 mil pessoas devem morrer de complicações de Dengue em 2024. Onda de Calor e Chuvas, agravadas por fenômenos climáticos como El Nino e Mudanças Climáticas, devem explodir doenças causados por mosquitos vetores como Dengue, Zika, Chicungunha, Febre Amarela e Malária. Duas doses de vacina contra Covid 19 da Takeda custam cerca de R$ 700 nas clínicas privadas.
fotos:Reprodução Internet
No fim de novembro de 2023, mulher de 37 anos morreu em conseqüência de Dengue Hemorrágia em hospital privada em Campinas. Foi a terceira vítima fatal na cidade pela doença transmitida pelo mosquito Aedes, que se reproduz na água parada, como em potes de animais domésticos, caixas de água, cisternas, ralos, calhas, pratos dos vasos de plantas. Usem repelente. Tomem vacina contra Dengue, Pressionem o Ministério da Saúde e o Governo Federal a incorporaram com rapidez a vacina já aprovada pela Anvisa de vírus atenuado da Takeda, que tem eficácia de 80% e pode ser usado por todas as pessoas entre 4 e 64 anos e tem cobertura dos 4 sorotipos da doença, inclusive o sorotipo 3, para o qual a maioria da população brasileira não possui anticorpos, podendo causar casos mais graves e mortes.A Onda de calor e chuvas que castiga o Brasil desde setembro de 2023 e deve perdurar até maio de 2024 deve causar maior epidemia de Dengue da História do Brasil.Cuidem-se!
foto:Reprodução Internet
O Ministério da Saúde do Brasil confirmou um aumento de 21% do número de casos de Dengue em 2022, se comparados com os registrados em 2021. E as parciais de 2023, já mostram aumento expressivo em relação ao mesmo período de 2022. Os especialistas em infectologia e saúde pública são unânimes e categóricos: O Brasil deve ter uma Grave Epidemia de Dengue em 2024. E já existe uma vacina contra os 4 sorotipos de vírus de Dengue, eficaz e segura, disponível apenas na rede privada de saúde. O SUS, através da Conitec, órgão responsável pela incorporação de medicamentos, vacinas, insumos e equipamentos, apenas começou a análise da vacina de vírus atenuado em 2 doses da indústria farmacêutica Takeda, o que deve demorar meses, justamente, durante o verão, época em que existem as condições mais propícias para a proliferação do mosquito vetor da Dengue, Zika e Chicungunha, além da Febre Amarela,o Aedes Aegypt, muito adaptado ao território urbano.
No dia 17 de novembro de 2023, a menina Pietra Isaac, de 7 anos faleceu vítima de complicações de Dengue Hemorrágica, na UTI do Hospital Materno Infantil de Brasília, após receber vários atendimentos médicos mal sucedidos no Hospital Particular Daher e no próprio Hospital Materno Infantil de Brasília. A mãe Camila Isaac, está inconformada e vai acionar a Justiça. A Dengue já possui uma Vacina, disponível apenas na rede privada da saúde. O SUS ainda não a incorporou ao calendário anual de imunizações, apesar de ter sido aprovada pela Anvisa, e de ter eficácia de 80% para pessoas entre 4 e 64 anos.
fotos:Reprodução Internet
fotos:Reprodução Internet
Em novembro de 2023, ao menos 1 caso confirmado de Dengue causada pela subtipo 3 do vírus da doença que não circulava há 15 dias, e outros dois casos suspeitos,dispararam o alerta para uma nova epidemia da arbovirose no Brasil. No Distrito Federal a morte de criança de 7 anos por Dengue Hemorrágica só aumentou as preocupações de população e autoridades. Onda de Calor que assola Brasil só piora chances de grande epidemia de Dengue, ZIka e Chicungunha.
foto:reprodução InternetNo dia 13 de novembro de 2023 a Conitec do Ministério da Saúde do Brasil deu prazo de 5 dias para a indústria farmacêutica japonesa Takeda dar informações sobre imunizante contra a Dengue para potencial incorporação ao Calendário de Imunizações Anual do SUS. Dengue mata 2 mil pessoas por ano no Brasil.
No dia 10 de novembro de 2023, a Anvisa dos EUA, a FDA, aprovou a primeira vacina contra a Febre Chicungunha, doença causada pela picada do mosquito vetor Aedes, o mesmo da Dengue e da Zika. Com vírus vivo e atenuado, o imunizante desenvolvido pela empresa austríaca Vanlneva, com parceria no Brasil com o Instituto Butantan, tem eficácia aproximada de 98% e pode ser usada por pessoas acima de 18 anos, expostas a surtos e epidemias. O Butantan deve pedir aprovação da vacina para uso no Brasil em 2024 junto à Anvisa. A Chicugunha em 10 anos atingiu cerca de 60% dos municípios brasileiros, causando mais de 1 milhão de casos e aproximadamente 1.000 mortes.
Pesquisa da Universidade Federal do Acre publicada no Brazilian Journal of Biology no dia 27 de outubro de 2023 aponta para 3 espécies de fungos da região da Amazônia com potencial para atuarem como larvicidas do Mosquito Aedes, vetor de doenças como Dengue, Zika e Chicungunha. As cepas Beauveria SP, Metharizium Anisopliae e M. Anisopliae foram as mais eficazes em combater as larvas do inseto que já se espalhou por todo o Brasil e já chegou no hemisfério norte.
fotos:Reprodução Internet
Infectologistas, Imunologistas e Sanitaristas pressionam governo federal e Ministério da Saúde do Brasil a incorporar a vacina contra COVID 19 da Takeda contra a Dengue ao Calendário de Imunizações do SUS já em 2023. Com eficácia de mais de 85%, duas doses e indicada para todas as pessoas entre 4 e 64 anos, o imunizante já foi aprovado pela ANVISA e só está disponível na rede privada a um custo de mais de R$ 800.
fotos:reprodução Internet
Pelo menos 5 municípios do estado do Rio de Janeiro registram epidemia de Dengue em outubro de 2023, segundo levantamentos feitos pela Fundação Osvaldo Cruz: Rezende, Angra dos Reis, Rio das Ostras, Nova Iguaçu e São Pedro da Aldeia.Brasil erra ao não incorporar vacina contra Dengue da Takeda, já disponível em clínicas privadas.
fotos:Reprodução Internet
Até setembro de 2023, o estado do Rio de Janeiro contabiliza mais de 18 mil casos de Dengue, maior número desde 2026, quando registrou 25 mil. 4 mortes até agora. A OMS alertou o mundo que a Dengue já é uma grande questão de Saúde Pública Global causada pelas mudanças climáticas, pelo aquecimento global e pela adaptação do vetor da Dengue, Zika, Chicungunha, e Febre Amarela, o mosquito Aedes às casas em cidades urbanas.
Até setembro de 2023, Bangladesh pais pobre da Ásia, que vive epidemia de Dengue, após forte calor e chuvas, já contabiliza mais de mil mortes e 200 mil casos confirmados. Jundiaí, no interior de SP, com alta de casos e internações, faz vistorias de imóveis.
fotos:Reprodução internet
No dia 2 de outubro de 2023, a Organização Mundial de Saúde, passou a recomendar a adoção da vacina contra a Dengue desenvolvida pela Takeda, adequada para pessoas entre 4 e 64 anos, em duas doses, com eficácia de cerca de 80%, para os 4 sorotipos da doença causada pela picada do mosquito Aedes, que se prolifera em coleções de água parada, comuns na primavera e no verão, por conta do calor e das chuvas. Um consultor da OMS prevê uma epidemia de casos de Dengue no Brasil pelo sorotipo 3 em 2024. O Ministério da Saúde do Brasil ainda não se manifestou sobre a vacina Qdenga da Takeda, apesar da mesma ter sido aprovada pela Anvisa.
foto:Reprodução Internet
No fim de setembro de 2023, o Brasil enfrentou uma onda de forte calor, com temperaturas acima dos 40 graus. Além de causar desidratação o que pode até matar idosos e crianças, o calor e as chuvas que o mesmo provoca, aumentará certamente casos e mortes por Dengue, Zika e Chicungunha, já que o mosquito vetor Aedes precisa de água parada para se reproduzir e multiplicar. Vários estados do Brasil como Rio Grande Do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Sâo Paulo já registram aumento de casos e hospitalizações. Uso de repelentes à base de icaridina e a eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes neste momento são atitudes vitais para se evitar uma epidemia de graves proporções. Vacina Contra Dengue precisa ser incorporada no calendário de imunizações do SUS.
No dia 21 de setembro de 2023, o Instituto Butantan de SP anunciou que o Brasil terá em 2024 uma vacina em dose única contra a Dengue. O Imunizante, que apresentou eficácia média de 80%, é desenvolvido em parceria com a indústria farmacêutica multinacional, a Merck Sharp Domme(MSD). A dengue se espalhou pelo mundo na esteira do aquecimento global e das mudanças climáticas.
No dia 15 de setembro de 2023, houve a informação de que a cidade de Sorocaba, no interior de SP já registrou até agosto de 2023, 4 vezes mais casos que os verificados em todo ano de 2022.
fotos:Reprodução Internet
E A França realiza diversas ações de combate à proliferação dos mosquitos Aedes Albopictus, ou Tigre Asiático, vetor da Dengue , Zika e Chicungunha, que se adaptou ao clima europeu e pode causar surtos e epidemias de Dengue em plenas Olimpíadas que serão realizadas na França em 2024.
fotos:Reprodução Internet
No dia 13 de setembro de 2023, a cidade de SP registrou o dia mais quente do ano: 33 graus, com sensação térmica de quase 40 graus. Excelente condição climática para a proliferação do Mosquito Aedes, vetor das doenças Dengue, Zika e Chicungunha. Use repelente Icaridina, evite água parada e tome vacina.
fotos:reprodução internet
Morrisey, compositor e vocalista da banda The Smiths, ativa entre 1982 e 1987, contraiu dengue no México e deverá cancelar ou adiar a turnê que faria no Brasil em 2023. Calor e Chuvas devem explodir casos e mortes por Dengue, Zika, Chicungunha no Brasil na primavera/verão, turbinadas pelo fenômeno El Nino, que aumenta temperaturas.
foto:reprodução internet
Na última semana de agosto de 2023, o estado de Paraná teve aumento de 50% nos casos de Dengue.Estudo conduzido pela UFMG e o laboratório Fleury registrou aumento de casos de Dengue e Chicungunha em ao menos 14 estados do Brasil. Em 2023, o Brasil está sob efeito de fenômeno El Nino, que aumenta Calor e Chuvas e favorece a ocorrência de arboviroses, doenças virais transmitidas por mosquitos, como Dengue, Zika Chicungunha, e Febre Amarela.
foto:Reprodução Internet
No dias 2,3, 7, 8,9 e 10 de setembro a cidade de SP recebe um novo festival de música: o The Town, a ser realizado no autódromo de Interlagos. São aguardadas 100 mil pessoas por dia. A Previsão do tempo é de muito calor e chuva esporádica à noite. Em virtude da aglomeração de pessoas, da baixa cobertura vacinal contra covid 19 e meningite, da possbilidade de infestação de carrapatos e de mosquito Aedes, os frequentadores do The Town e seus Organizadores, os mesmos do Rock In RIo, devem ficar atentos para o risco aumentado de Meningite, Gripe H1N1, Covid 19, Dengue, Zika, Chicungunha, Zika, Febre Maculosa, além de caSos de Insolação, Desidratação, Diarréia, Pressão Alta, Hiper e HIPOGLICEMIA, , MALES SÚBITOS COMO INTOXICAÇÕES QUÍMICAS, ARRITMIAS GRAVES, INFARTOS AGUDOS DO MIOCÁRDIO E AVCS. EVENTOS DESSE PORTE JÁ CONTAM COM ESTRUTURA DE ATENDIMENTO MÉDICO DE URGÊNCIA, MAS DOENÇAS COMO COVID 19, MENINGITE, FEBRE MACULOSA, DENGUE PODEM COMEÇAR A MANIFESTAR OS PRIMEIROS SINTOMAS DE 2 A 10 DIAS APÓS A PRESENÇA NO THE TOWN.
fotos:reprodução Internet
No dia 22 de agosto de 2023, o cantor de foró cearense Raied Neto, ex-Calcinha Preta, anunciou que está internado em hospital de Canindé, no Ceará, com Dengue Hemorrágica, a versão mais grave da doença causada pelo mosquito Aedes.
foto:reprodução InternetMinistério da Saúde do Brasil confirma pedido do laboratório Takeda, em agosto de 2023, fabricante da primeira Vacina contra Dengue aprovada pela Anvisa, compatível para pessoas entre 4 e 64 anos que nunca tiveram a doença, para sua incorporação no Calendário Nacional de Imunizações do SUS.
foto:reprodução Internet
A Cidade de SP teve 10 mortes por Dengue até julho de 2023.Até a mesma data, houve 96% de todas infecções pela doença em 2022, ano em que morreram apenas 2 pessoas infectadas pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes.
foto:Reprodução Internet
No início de julho de 2023, a vacina da Takeda contra a Dengue e seus quatro sorotipos, a Qdenga, irá chegar às Clínicas Privadas de Imunização do Brasil. Com custo aproximado de R$ 350 por dose, a Q Denga deve ser administrada em duas doses, com intervalo de 3 meses entre as doses, tem eficácia de 80,4% em ensaios clínicos, já foi aprovada pela ANVISA, e pode ser usada por pessoas entre 4 e 60 anos. Não há previsão para a Qdenga chegar ao SUS.
Julho de 2023, período das férias de verão no hemisfério norte, deve ter surto grave de Dengue, Zika e Chicungunha em países da União Européia como França, Itália e Espanha. Tudo por contra do fenômeno El Nino e Mudanças Climáticas.
fotos:Reprodução Internet
Em Junho de 2023, a Dengue tinha impactado sobremaneira várias cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Roraima e Espírito Santo. A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados fará em 06 de junho de 2023 audiência pública sobre a prevenção e o combate da Dengue.
foto:Reprodução Internet
A Dengue já Matou 4 pessoas na cidade de SP até maio de 2023 e infectou quase 8 mil pessoas. Em todo ano de 2022 foram apenas 2 mortos e 11.200 pessoas infectadas.
foto:Reprodução Internet
Em 2023, o Brasil registra infestação pelo mosquito da Dengue e aumento de casos da doença em 75% de suas cidades. 183 mortes registradas até abril de 2023.Use Repelente Icaridina e evite água parada.
foto:Reprodução InternetEm março de 2023, a Fiocruz alertou que o Brasil vive sua pior epidemia de Dengue e Chicungunha desde 2015. Minas Gerais é o estado mais afetado. O Governo de SP lançou campanha na mídia definindo o Mosquito Aedes, vetor da Dengue como o Pior Inimigo.No Segundo Semestre de 2023 pode estar disponível a vacina contra Dengue da farmacêutica japonesa Takeda, indicada para pessoas entre 4 e 60 anos.Use Repelente, Evite Água Parada.
foto:Reprodução Internet
Brasil terá vacina contra a Dengue para a população entre 4 e 60 anos a partir do segundo semestre de 2023.Doença viral transmitida pelo mosquito Aedes explodiu.
foto:Reprodução Internet
A Cidade de SP teve aumento de 47% dos casos de Dengue nos 2 primeiros meses de 2023 se comparados aos de 2022 no mesmo período. Barra Funda, Pari, Tremembé Perdizes e Pinheiros são os bairros mais afetados.
foto:Reprodução Internet
Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo tem alta de casos de Dengue. São Paulo teve 21 mil casos e 13 mortes de COVID 19 em 2023.Mulher Melão pegou Dengue no RJ.
O Ex BBB Artur Picoli está com Dengue e por conta da doença ficou de fora do Carnaval 2023.
Taquaritinga no interior de SP identificou aumento de mais de 200% na infestação de larvas do mosquito Aedes Aegypt, vetor de várias doenças como Dengue, Zika, Chicungunha e Febre Amarela. A Secretaria Municipal de SP determinou o reforço da vacinação contra A Febre Amarela que teve o primeiro caso diagnosticado do estado de SP em janeiro de 2023.
O Forte Calor registrado no Brasil em janeiro de 2023 e as chuvas devem causar explosão de casos e mortes por dengue nas próximas semanas.Elimine focos de água parada. Elimine resíduos. Use repelente Icaridina.Em caso de febre, dores no corpo procure a Unidade de Saúde mais próxima e nunca se auto medique.A Dengue pode matar.
foto:Reprodução Internet
No dia 10 de janeiro de 2023 a ANVISA e representantes da farmacêutica Takeda dialogavam sobre a liberação da Vacina de vírus atenuado contra a Dengue da empresa denominada QDenga com previsão de 2 doses para pessoas entre 4 e 50 anos.A Dengue teve aumento explosivo no Brasil entre 2021 e 2023.
fotos:Reprodução Internet
Dengue matou 952 pessoas em 2022 no Brasil, um recorde histórico. Infelizmente negativo.Elimine criadouros do mosquito Aedes. Não deixe água parada. Use Repelente. a Dengue pode matar.
O Ministério da Saúde do Brasil, divulgou, em novembro de 2022, que até o fim de outubro de 2022, o país registrou um aumento de 185% dos casos de Dengue e aumento significativo também em relação à Chicungunha e a à Zika.
foto:reprodução Internet;
Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, interior de SP, divulgou boletim alertando que o número de casos de Dengue na cidade até outubro de 2022 subiu 600% em relação ao mesmo período de 2021.80% dos focos da Dengue estão nas casas das pessoas, como pratos de vasos de plantas, caixas de água, calhas, comedouros e bebedouros de animais etc...
foto:Reprodução Internet
O Ministério da Saúde do Brasil alertou, em 9/9/22, que casos confirmados de Dengue subiram 189% EM 2022 em relação à 2021.Os municípios mais afetados são: Brasília, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Joinville, Araraquara e Anápolis.Maior número de mortes por dengue aconteceu no estado de SP: 854 pessoas perderam a vida para o vírus da Dengue inoculado pelo mosquito Aedes. Elimine criadouros(àgua parada). Use Repelente(Icaridina).
foto:Reprodução Internet
Até setembro de 2022, os casos de de Dengue subiram mais de 400% no Brasil. E a doença transmitida pela mosquito Aedes, que também é vetor de Chicungunha e Zika, matou mais no período que a COVID 19.
No dia 05 de maio de 2022, a Fundação Osvaldo Cruz alertou o Brasil que foi detectado em Aparecida de Goiânia o primeiro caso brasileiro de Dengue causado pela linhagem cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da Dengue, mais disseminado no mundo e principalmente na Ásia. No Brasil prevalece o genótipo asiático americano do sorotipo 2 do vírus da Dengue. A ameaça é esse novo genótipo cosmopolita se disseminar, prevalecer sobre o asiático americano e causar uma epidemia, com mais internações e mortes.
O Ministério da Saúde do Brasil divulgou em 24 de março de 2022 que a Dengue aumentou cerca de 44% nos três primeiros meses de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. A situação é mais crítica nas regiões Centro Oeste, Norte, Sudeste e Sul. O Nordeste apresenta a situação menos ruim.As cidades mais afetadas são Goiânia, Brasília,Palmas, São José do Rio Preto e Aparecida de Goiânia.
foto:Reprodução Internet
No dia 19 de novembro de 2021, o Instituto Butantan de São Paulo divulgou novas informações sobre a vacina contra a Dengue que desenvolve em conjunto com o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA. Segundo o Butantan trata-se de imunizante que começou a ser desenvolvido em 2009, com tecnologia de vírus atenuado, tetravalente(feita para proteger contra os subtipos 1, 2, 3 e 4 do Vírus da Dengue), que está em ensaios clínicos fase 3 em reta final e com previsão de conclusão para distribuição à população em 2024.Vale lembrar que mesmo após o lançamento da vacina, a população deve seguir eliminando os criadouros do mosquito da Dengue, o Aedes, já que a vacina contra a Dengue não vai impedir a infecção nem a transmissão, mas deve reduzir a gravidade, internações e mortes, assim como a vacina contra a COVID 19.
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
Em novembro de 2020, cientistas da Universidade de Berkeley nos EUA divulgaram resultados de pesquisa realizada na Nicarágua que revelou que os anticorpos cruzados contra o Vírus da Dengue e da Zika duram mais tempo que o esperado. Cerca de 11 anos após o início da pesquisa, as pessoas partícipes ainda possuíam anticorpos neutralizantes para as duas doenças, sepultando a tese de sobrevida da resposta humoral por apenas 2 anos.
Até 3 de novembro de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo registrou mais de 7.180 casos de Dengue, um aumento de 257% em relação ao mesmo período de 2020.As regiões mais afetadas são a zona norte, leste,oeste, sul, sudeste e centro.A Prefeitura de SP tem aplicado larvicida em locais de acúmulo de água parada como centros de reciclagem e ferro velhos.
foto:Reprodução Internet
No ano de 2020, o Brasil registrou 980 mil casos prováveis de Dengue e o a região Centro Oeste foi a mais gravemente afetada pelas infecções pelo vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypt.
Em 2020, a Dengue, Zika, Chicungunha doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt foram eclipsadas pela COVID 19. Em Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março, com o aumento das Chuvas, deverá ocorrer explosão de casos e mortes por estas arboviroses. Por isso, é vital evitar acumular água em recipientes como pneus, garrafas, pratos de vasos de plantas, ralos, calhas, caixas de água, vasos sanitários entre outros.
foto:Reprodução Internet
No dia 11 de setembro de 2019, o Ministério da Saúde divulgou balanço da Dengue, Zika e Chicungunha que revelou que houve uma explosão do número de casos confirmados e mortes entre janeiro e agosto deste ano.A Dengue fez 1.479.431 vítimas, sendo 591 fatais, um aumento de 599% em relação ao mesmo período de 2018.São Paulo foi o estado com maior aumento percentual de casos de Dengue que saltaram de 11.475 em 2018 para 437.047 em 2019, um incremento 38 vezes maior.Chicungunha e Zika também cresceram, e o estados mais afetados por aumentos significativos em sua incidência foram Alagoas e Rio Grande do Sul, respectivamente.No dia 11 de setembro de 2019, o Supremo Tribunal Federal(STF) decidiu que o uso de aeronaves para aspersão de inseticidas contra o mosquito vetor da Dengue, Zika, Chicungunha seria constitucional apesar das reclamações do Ministério Público Federal/Procuradoria Geral da República no sentido de observar que a prática prejudica a Saúde Pública e o Meio Ambiente por provocar contaminações de alimentos, lençois freáticos, animais, plantas e os próprios seres humanos.O STF apenas condicionou a pulverização do veneno a autorização prévia das autoridades sanitárias.
foto:Reprodução Internet
No dia 05 de setembro de 2019,foi publicada pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro que indica que o vírus da Zika ataca tecidos cerebrais de pessoas adultas provocando prejuízos à Movimentos e Memória mesmo em fases não agudas da infecção. Durante a eclosão da epidemia de Zika em 2015, a infecção pelo vírus foi associada ao dano ao tecido neurológico embrionário,causando malformações fetais e em recém nascidos.A Pesquisa pode ser prejudicada pelo corte de bolsas da CAPES determinado pelo Ministério da Educação.
No dia 26 de fevereiro de 2019 o Ministério da Saúde divulgou mais um balanço sobre a Dengue, Zika e Chicungunha no Brasil. Até 02 de fevereiro de 2019, houve um aumento de 149% da Dengue e redução na Zika e Chicungunha: 54.777 casos prováveis de Dengue;São Paulo e Tocantins tiveram a maior piora dos indicadores da dengue no Brasil.Como exemplo da gravidade do abandono da Saúde Pública, São Paulo saiu de 1.450 casos em 2018 para 17.004 casos prováveis de dengue em 2019.Houve 5 mortes por dengue em 2019, sendo 1 em São Paulo, 1 em Tocantins, 2 em Goiás, e 1 no Distrito Federal.
A Secretaria estadual de Saúde de São Paulo está em alerta para a disparada dos casos confirmados e mortes por dengue. Até o dia 15 de fevereiro de 2019, Bauru apresentava o maior número de casos confirmados do estado de SP: 2422, seguido por Andradina:2083; Franca 2016;Araraquara:1273; São José do Rio Preto: 1252;São Joaquim da Barra: 405;Agudos: 370 casos confirmados.O governo do estado de SP estabeleceu o DIA D de combate à Dengue no dia 15 de fevereiro de 2019 quando várias secretarias se mobilizaram nesta pauta como a Secretaria de Educação que organizou mutiroes de conscientização e esclarecimento nas escolas da rede estadual.Algumas dicas para o combate ao Aedes Aegypt, mosquito vetor e transmissor da Dengue, Zika e Chicungunha:
- Armazene o lixo de casa em sacos plásticos bem fechados, e também mantenha a lixeira tampada;
- Limpe a calha com regularidade, eliminando folhas e qualquer material que possa impedir a água de correr. Quando a calha está entupida, a água se acumula e pode virar um criadouro do Aedes aegypti
- Não deixe os vasos das plantas com água parada; para evitar, basta encher os pratos com areia até a borda;
- Se tem plantas aquáticas em casa, dedique um tempo pelo menos uma vez na semana para trocar a água e lavar o vaso com escova, água e sabão;
- Qualquer recipiente que possa acumular água deve ser armazenado virados para baixo, como garrafas e outros materiais;
- Já verificou se a sua caixa d’água está bem fechada? Quando aberta, ela pode virar uma verdadeira “maternidade” para o mosquito transmissor da dengue.
No dia 30 de outubro de 2018, estudo científico brasileiro apoiado pela FAPESP e conduzido por um consórcio acadêmicos formado por universidades brasileiras e americana publicado em revista indexada do exterior, constatou a presença do Zika Vírus em primatas, o que configura um ciclo silvestre da doença, responsável por epidemia urbana desde 2015, com transmissão pelo mosquito Vetor Aedes, o mesmo da Dengue e da Chicungunha.Esta descoberta preocupa uma vez que a infecção do Zika Vírus pode ser ampliada e deflagrar novas epidemias cíclicas além de dificultar o seu combate, aumentando ainda mais a relevância do desenvolvimento de uma vacina.
A Índia registrou 80 casos confirmados de zika vírus em outubro de 2018 incluindo 22 gestantes.Desde abril de 2015, com o início da epidemia de zika no Brasil, mais de 1,5 milhão de pessoas foram infectadas em mais de 70 países.A contaminação de grávidas pelo zika vírus está associada a microcefalia condição que prejudica as funções de desenvolvimento cognitivo dos recém nascidos e aumenta a mortalidade infantil.
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou que o total de casos confirmados de Dengue até 02 de outubro de 2018 foi de 9.332 ante 6.269 registrados em todo ano de 2017.
No dia 23 de agosto de 2018 a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária,Anvisa, recomendou que a vacina para Dengue fabricada e comercializada pela Sanofi Pasteur com o nome comercial Dengvaxia está CONTRAINDICADA para pessoas que não tiveram dengue. A contra indicação foi provocada pela ocorrência de reações adversas graves em 128 pessoas num universo de 350 mil que receberam a vacina da Sanofi Pasteur no Brasil desde que a mesma começou a ser distribuída em 2016.Um estudo conduzido pelo fabricante mostrou um aumento de 0,5% de aumento de internações por complicações de dengue em pessoas que foram vacinadas e que não tinham tido contato com o vírus da dengue previamente e um aumento de 0,2% de desenvolver a forma grave de dengue, geralmente fatal.Pelas novas recomendações da ANVISA a DengVaxia, vacina contra dengue da Sanofi Pasteur, só deve ser aplicada em pessoas que apresentem anticorpos sanguíneas contra um dos subtipos do vírus da dengue(existem 4) e em cidades endêmicas para dengue( uma cidade é considerada endêmica quando pelo menos 70% de seus habitantes já tiveram contato com o agente causador da doença). Apenas o estado do Paraná havia utilizado a Vacina DengVaxia antes da recomendação da Anvisa.Em janeiro de 2018, o governo das Filipinas cassaram o registro da DengVaxia e multaram a Sanofi Pasteur por conta das reações adversas à vacina terem sido admitidas pela empresa após campanha de vacinação em massa realizada pelo país com o novo imunizante.
No dia 14 de agosto de 2018, a Fundação Osvaldo Cruz de Pernambuco divulgou a pesquisa que considera que a origem da epidemia de zika no Brasil tenha acontecido após o retorno de tropas militares brasileiras da Missão Internacional de Paz no Haiti.Em 2018, foram confirmados 5941 casos de Zika, uma redução de 60% em relação a 2017.
Em Julho de 2018, são noticiados casos confirmados de Dengue, Zika e Chicungunha em todo o Brasil com algumas mortes também confirmadas. A epidemia de Sarampo, a multiplicação de casos confirmados de Gripe H1N1, e o período que antecede uma das mais conturbadas e indefinidas eleições no Brasil tem relegado o combate aos criadouros do mosquito Aedes e a educação e conscientização da população a um terceiro plano o que pode conflagrar uma avassaladora avalanche de casos confirmados e mortes assim que as circunstâncias ambientais permitirem.
A rede de saúde pública brasileira tem dificuldades para enfrentar este desafio já que medidas não foram tomadas antes, tais como combate aos criadourosdos mosquitos Aedes, evitação do acúmulo de materiais que possam reservar água parada como resíduos sólidos("lixo" fora dos recipientes adequados), divulgação de informações à população,treinamento das equipes das Unidades Básicas de Saúde, Prontos Socorros e Laboratórios, suprimento de medicamentos sintomáticos nas farmácias das Unidades Básicas De Saúde e de kits de reagentes para exames de sorologia em seus laboratórios e pelaarticulação em rede dos municípios da região metropolitana, além do impedimento do desmatamento, da educação ambiental para a população e proteção das áreas de mananciais.
foto:Reprodução Internet
No dia 27 de março de 2018 a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Maranhão revelaram através da publicação de estudo científico que a microcefalia, uma das complicações da infecção congênita por zika vírus já era endêmica no Brasil em 2010, antes da explosão do surto de casos de zika em 2015.
No dia 23 de março de 2018, a secretaria estadual de Saúde de Pernambuco confirmou 13 casos confirmados de infecção por zika vírus no estado, após um ano de ausência dos mesmos.
foto:Reprodução Internet
No dia 29 de novembro de 2017, a Anvisa informou que a vacina contra a Dengue, disponível na rede privada no Brasil e fabricada pelo laboratório Sanofi Pasteur, só está recomendada para as pessoas que já manifestaram a doença. A DengVaxia está contraindicada para as pessoas soronegativas, ou seja, que nunca tiveram contato com o vírus da Dengue. Esta determinação da ANVISA ocorre por conta de efeitos colaterais que podem ser graves nas pessoas soronegativas, provocados pela DengVaxia.
foto:Reprodução Internet
Segundo o Ministério da Saúde, até 11 de novembro de 2017, foram notificados 239.076 casos de dengue em todo o Brasil, uma redução de cerca de 83% em relação ao igual período de 2016. Com Relação ao número de mortes, houve também queda expressiva, com 122 mortes em 2017 em contraposição às 694 vítimas fatais por dengue em 2016.As regiões centro oeste e nordeste apresentam as maiores taxas de incidência doença.Goiás, Ceará e Tocantis são os estados mais afetados pela doença.Zika e Chicungunha tiveram menos casos e vítimas em 2017 em relação à 2016. Apesar da redução, existe o risco real de epidemia das três doenças em 2018 por conta da diminuição de atividades de educação e conscientização da população para o combate dos criadouros do mosquito transmissor, o Aedes Aegypt.
foto:Reprodução Internet
No dia 09 de agosto de 2017 a Fundação Osvaldo Cruz Pernambuco divulgou resultados de pesquisas que confirmaram que os pernilongos(Mosquitos Culex) podem transmitir o vírus Zika, causador da temível microcefalia entre outros distúrbios do sistema nervoso, o que pode explicar a alta incidência do fenômeno no Nordeste e mais especificamente em Pernambuco, quando da emergência da grave epidemia. Os achados científicos sinalizam mais uma vez para a necessidade de investimentos em saneamento básico em todo o Brasil.
foto:Reprodução Internet
#Dengue #Zika #Chicungunha As mortes decorrentes de infecção pelo vírus da Dengue, Zika e Chicungunha chegaram a 794 até 24 de dezembro de 2016: 629 por dengue, 159 por chicungunha e 6 por zika.No Mesmo período de 2015, as três arboviroses haviam provocado 1001 mortes: 984 por dengue,14 por chicungunha e 3 por zika.Até 24 de dezembro de 2016, o Brasil constatou 1.976.029 casos das três doenças, todas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt: 1.496.282 de dengue, 265.554 de chicungunha e 214.193 de zika. Os dados são do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgados em 23 de janeiro de 2016.As regiões Centro Oeste e Sudeste são as mais críticas para Dengue; A Região Nordeste é a mais afetada pela Zika; e A Região Centro Oeste lidera o número de casos de Chicungunha. A Chicungunha, aliás, teve um aumento de 589% no número de casos e de 1035% no número de mortes de 2015 para 2016.#SaúdePública #SaúdeColetiva #Saúde #Aedes #MosquitoNão #ZikaZero #Verão #Calor #Mosquitos
foto:Mosquito Aedes, vetor da Dengue da Zika e da Chicungunha/Reprodução Internet
foto:Mosquito Aedes, vetor da Dengue da Zika e da Chicungunha/Reprodução Internet
foto:Estrutura da superfície do Zika Vírus, portal g1
Estudo norte americano publicado em 30 de março de 2016 pela revista Cell Press aponta que a razão pela qual o Zika Vírus tem predileção pela infecção e destruição das células totipotentes cerebrais poderia estar ligada a proteína presente em sua superfície: o receptor AXL;
Consulte o Serviço de Saúde Pública mais próximo antes de utilizar repelentes de inseto! Pode haver intoxicação! Crianças menores de 6 meses não podem usar repelentes Entre 6 meses e 2 anos apenas repelentes adequados sob supervisão médica.Evite água parada. Se tiver sintomas gripais e manchas na pele, procure o Serviço de Saúde.Use mosquiteiros, roupas compridas e telas mosquiteiras em portas e janelas.
O Repelente mais Eficiente Contra o Mosquito Transmissor da Dengue, Zika e Chicungunha é a ICARIDINA, que garante até 10 horas de proteção. Outros repelentes não chegam a 6 horas. Existe Mercado paralelo de repelentes que aproveita a caos na saúde pública, o pânico das pessoas e a falta de fiscalização e regulação governamentais.
As principais marcas nacionais e estrangeiras de repelentes de insetos a base de Icaridina no mercado:
A Icaridina nas concentrações tópicas(sobre a pele) de 20 a 25% protege seu usuário da picada de insetos por até 10 hs. Acima de 30 graus de temperatura essa proteção cai para 5 horas.A Entidade de Defesa do Consumidor Proteste realizou teste de eficácia de várias marcas de repelentes que contrariou informações dos fabricantes:
Como produzir o óleo repelente de eucalipto citriodora
- Coloque em um frasco que tenha tampa com bocal de spray para fácil aplicação.
- Use 10% do óleo de eucalipto com 90% do seu óleo veiculo carreador.
- Agite o frasco antes de usar.
- Pulverize na pele
- Conserve-o em lugar fresco e abrigado do sol.
- Não use na área dos olhos
- Não deve ser usado via oral, somente na pele.
- Pode apresentar leves irritações dos olhos e raramente irritação de pele.
- Sempre experimentar numa pequena região do corpo para descartar qualquer sensibilidade ao produto.
- Gestantes devem usar com cuidado e sob supervisão médica.
Prefeitura de São Paulo confirmou primeira morte por dengue na Cidade em 27/02/2016. A vítima era do sexo masculino, tinha 62, morava no Tremembé, bairro da zona norte, era fumante e tinha problemas cardíacos. Ele foi atendido pelo Hospital Municipal São Luiz Gonzaga, administrado pela Santa Casa de São Paulo, organização social, parceira da prefeitura de São Paulo. anos.Em Janeiro de 2016, foram confirmados 827 casos, aumento de 16,5% em relação à 2015
O Brasil vive novo aumento expressivo de casos de COVID 19 em agosto e setembro de 2023. Baixa cobertura vacinal com doses de imunização bivalente, ausência de uso de máscaras e aglomerações podem causar nova onda de infecções. No fim de agosto de 2023,a atriz e comediante Tata Werneck desfalcou as gravações da novela Terra e Paixão, por conta de nova infecção pelo coronavírus.
foto:Reprodução Internet
No dia 17 de agosto de 2023, o Ministério da Saúde do Brasil e a Secretaria de Saúde do estado de SP, confirmaram o primeiro caso de infecção da COVID 19 causado pela subvariante EG5, sublinhagem da cepa Ômicron, hegêmonica no hemisfério norte, que, no entanto, não tem demonstrado maior gravidade, apesar de maior mutabilidade e maior escape vacinal. A UFRJ recomendou o uso de máscara em ambientes fechados. O apresentador do SBT do humorístico A Praça É Nossa, Carlos Alberto de Nóbrega, foi internado com COVID 19.O Historiador José Murilo de Carvalho, 83 anos, imortal da ABL, morreu em 13 de agosto de 2023, de COVID19, apesar de estar com todas as doses de vacina.A Baixa Cobertura Vacinal Bivalente contra COVID19 no Brasil, cerca de 20% da população adulta, preocupa.O Uso de Máscaras em ambientes fechados e um Unidades de Saúde é altamente recomendável.
foto:Reprodução GBE
fotos:Reprodução Internet
No dia 18 de julho de 2023, a prefeitura de SP divulgou a informação de que menos de 20% dos adultos da cidade receberam a vacina bivalente contra COVID 19, mais adequada pra diminuir gravidade dos casos de infecção pelas novas variantes do coronavírus, responsáveis pela maioria dos casos em 2023, como as cepas Arcturus e Ômicron.
No dia 10 de julho de 2023, a revista Nature Comunication revelou que a Universidade de Washington nos EUA desenvolveu dispositivo eletrônico com a capacidade de detectar com 80% de acurácia a presença do Coronavírus e de outros patógenos causadores de doenças respiratórias como Gripe.
fotos:reprodução internet
E o Ministério da Saúde do Brasil, no dia 11 de julho de 2023, divulgou a informação que a COVID 19 matou 161 pessoas na semana entre o dia 2 e o dia 8 de julho de 2023. No Total, desde o início do Pandemia da Covid 19, em 2020, o Brasil contabiliza cerca de 704.320 mortes pela doença e quase 38 milhões de infectados.
foto:reprodução InternetO Prêmio Nobel de Literatura de 2010 Mario Vargos Llosa , de 87 anos , e membro da Academia Francesa de Literatura(2023) está novamente internado por COVID 19 que o afastou também em 2022. A Família afirma que o escritor do Peru segue cuidados por profissionais competentes da área médica e estável. Pede que respeitem a privacidade do criador de Festa dp Bode, Pantaleão e as Visitadoras e Conversa no Catedral.
foto:reprodução internet
Em junho de 2023, o Brasil terá aproximadamente 500 mortes por Covid 19. Vacinação com Imunizante Bivalente não alcançou sequer 20% da população elegível. Somente 13% dos adultos completou o esquema de vacinação completo no país.
Em junho de 2023, notícia circulou o mundo sobre pesquisa científica da Universidade de Bagdá no Iraque que apontou que a prática regular de sexo(pelo menos três relações por mês) protegeu contra casos graves da COVID 19.
foto:Reprodução Internet
O ex-chefe do Centro de Controle de Doenças da China, George Gao, afirmou que não pode ser descartada a possibilidade de escape do SarsCov2 do laboratório viral de Wuhan como explicação para a origem da Pandemia da COVID19 que já matou mais de 7 milhões de pessoas no mundo até junho de 2023.
foto:Reprodução Internet
Levantamento da Fiocruz de junho de 2023 apontou que a incidência da COVID 19 caiu em todo o Brasil, embora outras causas de síndromes respiratórias agudas graves como H1N1 tenham aumentado.A Prefeitura de SP prorrogou por tempo indeterminado a campanha de vacinação contra gripe, que tem apresentado baixa adesão da população.
foto:Reprodução Internet
No dia 26 de maio de 2023 o MPF anunciou que os médicos defensores do chamado kit covid, constituído por medicações sem eficácia cientificamente comprovada para o tratamento da covid 19, como hidroxicloroquina e ivermectina, foram multados em R$ 55 milhões por danos à saúde pública.
A China se prepara para mais uma onda mortal da Pandemia da Covid 19 em junho de 2023. Estima-se a ocorrência de 65 milhões de casos por semana.
A OMS alertou o mundo em 26 de maio de 2023 que os países e seres humanos devem se preparar para novas pandemias ainda mais mortais que a da COVID 19 e que o investimento em estrutura e tecnologia capazes de identificar essas novas pandemias deveriam ser reforçados agora.
foto:Reprodução Internet
No dia 06 de maio de 2023, a Cidade de SP começou a vacinar com o imunizante bivalente da Pfizer todos os adultos acima de 18 anos contra a COVID 19. Mas encontrou baixa adesão dos mais jovens.
foto:Reprodução Internet
No dia 05 de maio de 2023 a OMS decretou o fim do Estado de Emergência Global em Saúde Pública provocado pela Pandemia da COVID 19, mas alertou o mundo que a Pandemia continua e que deve provocar outras ondas de contágio e mais mortes.
foto:Reprodução Internet
E em abril de 2023, Estudo Internacional conduzido por vários países, entre eles o Brasil, chegou a conclusão que a vacina BCG, usada para evitar casos graves de tuberculose não preveniu casos de COVID 19 entre profissionais da saúde.
foto:Reprodução Internet
A OMS alertou para uma nova variante de interesse do Coronavírus, conhecida como Arcturus, que causa além dos sintomas gripais comuns, conjuntivite.
foto:Reprodução Internet
Em 24 de abril de 2023, o Ministério da Saúde do Brasil liberou a quinta dose da vacina contra Covid 19 com o imunizante bivalente da Pfizer para todos os adultos acima de 18 anos. Cada estado e município determinarão o cronograma para vacinar todas as faixas etárias decrescentes dos 60 aos 18 anos. Na Cidade de São Paulo, a partir de 26 de abril de 2023, começaram a vacinar as pessoas acima de 50 anos.
foto:Reprodução InternetEm março de 2023, especialistas em Infectologia fizeram um alerta: Mesmo vacinadas, as pessoas podem contrair Covid 19 e desenvolver uma ou todas as inúmeras seqüelas conhecidas como COVID longa ou Síndrome Pós Covid: no sistema Cardiovascular, miocardite, arritimia e hipertensão pulmonar; no sistema nervoso , ansiedade, depressão, insônia e amnésia; no sistema vascular, trombose; no sistema dermatológico, alopecia ou queda de cabelo, no pulmonar, pneumonia, piora da Asma e DPOC(doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e tosse Crônica/Falta de Ar. Os Problemas podem persistir por anos. Além de tomar reforço anual da vacina, usar Máscaras cirúrgicas ou N95 em ambientes fechados e transporte Público é medida inteligente de proteção individual. Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que inclui a Covid 19 e a Gripe, estão aumentando no Brasil, antes do pico tradicional que acontecia a partir de maio junho, com o início da temporada de frio no pais.
foto:Reprodução Internet
Prefeitura de SP começa a aplicar a quinta dose da vacina contra COVID 19 com imunizante bivalente da Pfizer em Gestantes e Puerperas a partir de 20 de março de 2023. Profissionais da Saúde podem disputar as doses remanescentes da vacina, a chamada "Xepa".
fotos:Reprodução Internet
Rio de Janeiro começa a vacinar Gestantes com vacina bivalente contra a COVID 19 a partir de 13 de março de 2023.Desigualdade Social contribui para o prolongamento da Pandemia. FioCruz alerta para alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 4 estados do Brasil.Amazonas, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.20 das 27 capitais apresentam tendência de alta de casos da doença causada pelo SarsCov2, o novo Coronavírus.
fotos:Reprodução Internet
No dia 27 de fevereiro de 2023 a cidade de SP começou a vacinar idosos acima de 70 anos, indígenas e quilombolas, imunossuprimidos e idosos em instituições de longa permanência com a quinta dose da vacina bivalente contra COVID 19 da Pfizer, eficaz contra a variante Omicron e suas subvariantes. E as pessoas idosas acima de 60 anos poderão receber o reforço vacinal contra o coronavírus a partir de 6 de março de 2023.
foto:Reprodução Internet
No dia 15 de fevereiro de 2023, o governador de SP Tarcisio de Freitas(União Brasil) sancionou lei estadual que derruba a obrigatoriedade do passaporte de vacina contra COVID 19. No mesmo dia, o presidente da Anvisa, Barra Torres defendeu o uso de máscara contra COVID 19 e a Fiocruz alertou cuidados contra a Covid 19 por conta do Carnaval.
Em fevereiro de 2023, Brasil tem alta de casos e internações por COVID19 causada por infecções geradas pela variante XBB do Coronavírus em SP e RJ, prinicipalmente. Especialistas acreditam que cenário deve piorar após Carnaval, com aumento das aglomerações e redução das medidas de proteção.
Pesquisas científicas de 2023 apontam que uso de cigarros eletrônicos, os chamados vapers, aumentam gravidade da COVID 19 em jovens previamente saudáveis, corroborando com alerta já emitido pela ciência de que os vapers são grande problema de saúde pública e que devem ser proibidos pela legislação.
fotos:Reprodução Internet
Em janeiro de 2023, o Japão registrou aumento das mortes por COVID 19, a maioria de pessoas idosas com comorbidades. Especialistas alegam que a baixa imunidade coletiva, o surgimento de novas variantes do coronavírus e a redução das restrições à aglomerações e o fim da obrigatoriedade do uso das máscaras são as causas mais prováveis para o aumento da mortalidade. No Brasil, Carnaval deve fazer explodir número de casos, internações e mortes nos próximos dias de fevereiro de 2023.
foto:Reprodução InternetNo dia 02 de fevereiro de 2023, a Prefeitura de São Paulo irá vacinar as crianças entres 6 meses e 3 anos com doses pediátricas da vacina contra COVID 19 e oferecer reforço para as crianças entre 5 e 11 anos vacinadas com 2 doses da vacina contra COVID 19.
foto:Reprodução Internet
No dia 30 de janeiro de 2023, a OMS manteve a Covid 19 como Emergência de Saúde Global.
foto:Reprodução Internet
No dia 27 de janeiro de 2023, o Ministério da Saúde do Brasil informou que oferecerá a quinta dose da vacina contra Covid 19 para idosos acima de 60 anos, pacientes com comorbidades, indígenas e quilombolas e profissionais de saúde a partir de 27/02/23.
foto:Reprodução Internet
Em 16 de janeiro de 2023, a Justiça do Estado de SP concedeu liminar acabando com a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ambientes fechados da USP que havia sido determinada em novembro de 2022. Na sentença, o magistrado, provocado por solicitação de estudante da própria universidade pública paulista, ponderou que há a necessidade de seguir as diretrizes do Ministério da Saúde que flexibilizou o uso de máscaras com a melhora dos indicadores da COVID 19 em 2022 no Brasil. A USP disse que irá recorrer da decisão monocrática que ainda irá para o plenário do Tribunal de Justiça de SP.
foto:Reprodução Internet
Em Janeiro de 2023, o Ministério da Saúde na Gestão Nísia Trindade, determinou dose de reforço da vacina contra Covid 19 para crianças maiores de 5 anos.
Em Janeiro de 2023, a China afrouxa mais restrições contra a COVID 19 e sofre inspeção da OMS que denuncia maquiagem das estatísticas chinesas.
Em Janeiro de 2023, EUA tem epidemia de internações e mortes por COVID 19 causadas pelas subvariante Kraken ou XBB1.5 Previsão é que Europa e América Latina sejam impactadas ainda em janeiro de 2023.
Em Dezembro de 2022, as mortes por COVID 19 no Brasil aumentaram 21%. segundo o Ministério da Saúde.
fotos:Reprodução Internet
No dia 22 de dezembro de 2022, a Anvisa aprovou a venda do antiviral Molnupiravir para o setor privado. O Molnupiravir deve seu usado logo após o diagnóstico da COVID 19, em casos leves emoderados, sem necessidade de oxigenioterapia, com risco de gravidade ou de internação em UTI, por no máximo 5 dias. Gestantes epuérperas devem evitar a medicação.
A OMS revelou estar preocupada com mais de 5 mil mortes por dia na China em decorrência de nova onda da COVID 19. O País tem sistema de saúde precário e não cobriu toda a população idosa com doses de reforço da vacina contra o Coronavírus.
A Fiocruz alertou em 22 de dezembro de 2022 que 22 dos 27 estados da federação do Brasil apresentavam alta de casos de COVID 19 e Gripe.
fotos:Reprodução Internet
Em dezembro de 2022, hospitais de SP registram alta de 95% no atendimento de casos confirmados de COVID 19. E casos graves de COVID 19 em crianças de até 2 anos sobem 21% no Brasil. Especialistas estão certos que COVID19 terá pico em janeiro de 2023. Vacinas bivalentes chegam ao Brasil em dezembro de 2022 e devem ser distribuídas só em janeiro de 2023.
fotos:Reprodução Internet
Em novembro de 2022, a China vive mega protestos contra a Ditadura de Xi Jin Ping, contra a política COVID19 Zero que obriga milhões de pessoas a ficarem confinadas em prédios em megacidades com XinJian e Shenzen. Protestos de maior magnitude contra Xi Jin Ping aconteceram após incêndio em prédio em Xinjian que causou vítimas por estarem confinadas por conta das políticas públicas contra a COVID19. Após a tragédia, autoridades locais afrouxaram restrições. São as primeiras manifestações massivas contra a Ditadura de Xi Jin Ping em décadas de poder.
fotos:Reproduçao Internet
O Ministério da Saúde do Brasil anunciou que os primeiros lotes das vacinas bivalentes da Pfizer de tecnologia de RNAM atualizadas para combater as subvariantes Ômicrons do Coronavírus devem chegar ao Brasil em dezembro de 2022 e que a Pfizer revelou que a imunidade conferida pelo imunizantes é maior em pessoas acima de 55 anos.
No dia 25 de novembro de 2022 a Anvisa determinou retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos do Brasil em virtude do avanço da Covid 19. O Mesmo aconteceu no estado e na cidade de SP que serão obrigados a exigir uso de máscaras no transporte público a partir de 26 de novembro de 2022. O Ex jogador da Seleção Brasileira de Futebol Ronaldo Fenômeno testou positivo para Covid 19 no Catar, país sede da Copa do Mundo de 2022.
No dia 18 de novembro de 2022, a Fiocruz alertou para a alta de Síndrome Respiratória aguda grave incluindo COVID 19 em 12 estados do Brasil. No mesmo dia, a Prefeitura de SP anunciou que irá distribuir 1 milhão de máscaras em terminais de ônibus. A Secretaria Estadual de Educação de SP voltou a recomendar o uso de máscaras no interior das escolas por conta de alta da COVID 19.
No dia 28 de agosto de 2023, a Prefeitura de Limeira, no interior de SP, realizou captura de capivaras para análise da infestação por carrapatos e pela bactéria causadora da Febre Maculosa, a Ricketsia. No dia 28 de agosto de 2023,a Prefeitura de Santa Bárbara do Oeste, Interior de SP, apurava a suspeita de febre maculosa em caso de mulher que teria ido a apresentação musical no festival Rock Fest SBO ocorrido no dia 25 de agosto de 2023. A Mulher refere ter encontrado um carrapato aderido ao seu corpo e que manifestou febre e dores no corpo três dias após.
fotos:Reprodução Internet
No dia 24 de agosto de 2023, a prefeitura de Campinas, em SP, confirmou a sexta morte por febre maculosa na cidade. Agora são 8 casos confirmados em 2023. A Vítima foi um homem de 52 anos, que frequentou o Parque Linear do Rio das Pedras, que já está sinalizado como área de risco para doença causada pela bactéria Ricketsia e transmitida pelo carrapato estrela. Existe tratamento para doença. O Diagnóstico nem sempre é lembrado pelos médicos que não tem familiaridade com a enfermidade.
foto:Reprodução INternetNo dia 10 de agosto de 2023, a organização da Stock Car, revelou que há 2 casos de febre maculosa após corrida no autódromo Vellocittá, em Mogi Guaçu.
fotos:Reprodução Internet
No dia 10 de agosto de 2023, A Febre Maculosa matou um homem de 61 anos de idade e infectou com gravidade um menino de 7 anos que foram infectados na cidade de Rio Claro, interior de SP, às margens do Rio Corumbataí, região com presença do carrapato estrela, parasita cutâneo de cavalos e bois.O Menino recebeu tratamento com antibiótico e segue internado.
foto:Reprodução Internet
Enquanto estuda a possibilidade de reabertura da Fazenda Margarida, epicentro do surto de febre maculosa na grande SP , no dia 18 de julho de 2023, a cidade de Campinas registrou a morte de mais 3 pessoas , que também estiveram na referida fazenda, durante show de música, no fim de maio de 2023.
foto:reprodução internet
Valinhos detecta o primeiro caso de Febre Maculosa em 4 anos. Paciente de 55 anos passa bem. Campinas, Jundiaí e Sorocaba são as cidades paulistas mais afetadas pela doença transmitida pelo carrapato estrela. O Tratamento precoce com antibióticos salva a vida dos infectados pela bactéria Ricketsia.
foto:reprodução Internet
No dia 4 de julho de 2023, a ANVISA aprovou teste diagnóstico para febre maculosa baseada na tecnologia do RT PCR em que o exame detecta a presença da bacteria inoculada pelo carrapato estrela e causadora da doença, a Ricketsia Ricketsia, na corrente sanguínea, da pessoa acometida por sintomas típicos como febre, dores no corpo e manchas avermelhadas pela pele.
foto:Reprodução Internet
No mesmo dia 4 de julho de 2023, A Câmara Municipal de Campinas, cidade do interior paulista mais afetada pela Febre Maculosa em 2023, aprovou a lei que obriga proprietários de áreas infestadas por carrapatos transmissores da febre maculosa instalar avisos de fácil visibilidade e inteligibilidade para alertar usuários e frequentadores para alto risco de contração de doença grave com risco de morte.
foto:Reprodução Internet
Surto de casos de febre Maculosa no Brasil em 2023 tem a ver com o descontrole da população de Capivaras, animais que funcionam como reservatórios do carrapato estrela, vetor da doença, causada pela bactéria Ricketsia, segundo um dos poucos especialistas em doenças veiculadas por carrapato do Brasil pelo professor de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlância, Matias Pablo Szabo.
foto:Reprodução Internet
O Brasil teve 753 mortes por febre maculosa entre 2012 e 2022, doença bacteriana transmitida preferencialmente pelo carrapato, de gravidade variável, mais comum em áreas rurais em que existem animais como bois, vacas, cavalos, gambás, coelhos, capivaras.
foto:Reprodução Internet
Em junho de 2023, o Instituto Adolfo Lutz, confirmou que a Febre Maculosa matou 4 pessoas entre 16 e 42 anos, todas previamente saudáveis, sem comorbidades e todas com antecedentes de terem participado de festa promovida por fazenda em Campinas, interior de SP, área endêmica do Carrapato Estrela e da bactéria Ricketsia, vetor e agente etiológico da doença, respectivamente.
Os sintomas da Febre Maculosa são inespecíficos e comuns à várias outras doenças o que dificulta o diagnóstico clínico. Pode haver febre, manchas no corpo, dores articulares, vômitos, diarréia, paralisia das pernas que sobe para o tórax, edema e vermelhidão de palmas e plantas dos pés. A Febre Maculosa pode causar vasculite, encefalite, insuficiência renal e hemorragias e pode matar rápido se não for feito diagnóstico e tratamento precoces com antibióticos como cloranfenicol, doxiciclina ou tetraciclina sob prescrição médica. Sobreviventes podem desenvolver várias sequelas.
A Prevenção baseia-se na evitação das áreas endêmicas para o Carrapato Estrela como áreas rurais e de mata do interior de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, uso de roupas claras e compridas, e botas, quando nestas regiões, e inspeção corporal completa a cada 3 horas para remoção de eventuais carrapatos com pinça. Deve-se evitar espremer os carrapatos após sua remoção para se impedir o espalhamento ambiental das bactérias causadoras da febre Maculosa.
foto:Reprodução internet