No dia 22 de março de 2024, a Princesa de Gales, Kate MIddleton, esposa do Principe William, o primeiro na linha de sucessão do Rei Charles III, chefe de estado do Reino Unido, e que passa por tratamento contra Câncer, anunciou que realizou grande cirurgia abdominal em janeiro, e que biópsia revelou a presença de Câncer. E que faz quimioterapia. Agradeceu a equipe médica que a assiste e as mensagens de apoio que recebeu. A Casa de Windson não divulgou mais detalhes sobre a localização do tumor maligno de Kate e pediu respeito a privacidade da Princesa de Gales. No campo das hipóteses meramente especulativas, existe uma grande chance do tumor maligno descoberto por Kate Middleton ser um Câncer de Pâncreas ou um Câncer Colorretal ou ainda um Carcinoma de Ovário. Os tumores malignos, anteriormente, mais comuns em pessoas acima dos 60 anos, tem se tornado mais freqüentes em pessoas abaixo dos 40 anos.Kate Middleton tem 42 anos,tornou-se a Princesa de Gales em 2011 ao se casar com o Príncipe William e com ele teve três filhos: George, Charlotte e Louis.
fotos:Reprodução Internet
No dia 25 de janeiro de 2024, a filha do apresentador e empresário Roberto Justus, Fabiana Justus de 37 anos, revelou que após se dirigir ao Pronto Socorro por conta de dor lombar e febre, foi diagnosticada com Leucemia Mielóide Aguda e já recebeu o primeiro ciclo de Quimioterapia. Fabiana recebeu o apoio de Preta Gil, em tratamento contra Câncer de Intestino e de seu pai que lutou em 2023, com um câncer de bexiga. O Diagnóstico de Câncer em Pessoas jovens, abaixo de 50 anos, tem se tornado cada vez mais freqüente. Um estilo de vida pouco saudável, com alimentação industrializada e vida sedentária, parecem ser as causas desse fenômeno.
No dia 23 de março de 2023, pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia, pela Federação Brasileira de Gastroenterologia apontou aumento de 64% nas internações por câncer colorretal no Brasil nos úlitimos 10 anos. As causas seriam má alimentação, rica em produtos ultraprocessados e pobre em vitaminas e fibras e sedentarismo, além de obesidade, tabagismo, alcoolismo e estresse.
Em Junho de 2022, o Sloan Ketering Cancer Center, de Nova Yorque, publicou pesquisa científica no New England Journal of Medicine, importante periódico médico mundial, que apontou a remissão do Câncer Colorretal em 18 dos 18 pacientes tratados com o anticorpo monoclonal Dostarlimab (Jemperli, marca registrada do laboratório GSK), a cada 3 semanas, por 6 meses. O anúncio feito também no Congresso de Oncologia da Sociedade Médica dos EUA trouxe esperança de uma verdadeira revolução no tratamento do Câncer em estágios iniciais, com a possibilidade de prescindir de cirurgias, quimio e radioterapias, que, invariavelmente, deixam muitas seqüelas.
fotos:Reprodução Internet
O Dostarlimab, é inibidor da interação dos receptores PD-1 com os ligantes PD-L1 e PD-L2, ou inibidor de Check Point no jargão científico oncológico na língua inglesa, o que potencializa a ação do sistema imunológico do doente na localização, combate e destruição das células cancerosas.
No Brasil, o Dostarlimab, foi autorizado pela Anvisa, apenas para o tratamento de casos graves de Câncer de Endométrio em mulheres que não responderam bem a tratamento inicial com Cisplatina.
foto:Reprodução Internet
Mas o Dostarlimab funcionou bem pra pacientes com Instabilidade Microssatelital, uma condição que atinge 10% de todos os pacientes diagnosticados com Câncer Colorretal.
O Ator da Rede Globo, Luís Gustavo, morreu, aos 87 anos, vítima de câncer Colorretal que o acometeu em 2017, em 19 de setembro de 2021. Luís Gustavo teve extensa carreira como ator, e vários papéis marcantes em novelas da Globo, como Beto Rockfeller, Mário Fofoca,Victor Valentin, Juca Pirama, e Vavá do Humorístico Sai de Baixo. Colegas lamentaram a morte do ator, considerado por muitos deles como gentil, educado e bem humorado. São Paulino, Luís Gustavo, deixa mulher, filhos e netos. Seu corpo foi cremado e suas cinzas serão depositadas em sua casa, em Itatiba, Interior de São Paulo.
fotos:Reprodução Internet
O Câncer Colorretal é um dos mais comuns no Brasil e no Mundo. Causado por fatores genéticos e principalmente por estilo de vida pouco saudável caracterizado pela má alimentação, estresse, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, pouco sono. Seu diagnóstico precoce pode ser feito a partir dos 50 anos com colonoscopia. Pessoas com histórico familiar devem fazer a colonoscopia a partir dos 40 anos. O Tratamento geralmente exige cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
fotos:Reprodução Internet
Alimentação rica em frutas, legumes e verduras, exercícios físicos regulares, sono adequado, ingestão adequada de água e exames preventivos são fundamentais para a prevenção.
fotos:Reprodução Internet
No dia 28 de agosto de 2020, o ator Chadwick Boseman, famoso internacionalmente por protagonizar Pantera Negra, morreu, aos 43 anos, em Los Angeles, vítima de Câncer de Cólon. Doença relativamente comum, segunda causa de morte nos EUA e terceira no Brasil, o Câncer de Intestino é causado por mutações genéticas, e estilo de vida desregrado com alto consumo de carnes processadas, produtos alimentícios ultraprocessados, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e estresse.A melhor forma de diagnosticar precocemente é a realização de colonoscopia anual a partir dos 50 anos quando não houver fatores de risco ou a partir dos 40 anos quando estes estiverem presentes.Chadwick Boseman lutou por 4 anos contra o Câncer e gravou 10 filmes neste intervalo.
foto:Arquivo GBE
Pesquisadores da Universidade de Cardiff do País de Gales, Reino Unido, publicaram estudo científico na prestigiosa revista Nature Immunology em que afirmam ter deparado acidentalmente com variedade de linfócitos T que reconhecem receptores MR1 das células cancerígenas, abrindo uma vereda promissora para o tratamento de quase todos os cânceres, com um potencial terapêutico ainda maior que a chamada terapia Car-T em que linfócitos dos pacientes com Câncer são extraídos e turbinados em laboratório com engenharia genética para aumentarem sua potência antitumoral.A Pesquisa precisa avançar com testes em humanos para começar a ser oferecida esta nova alternativa de tratamento do Câncer à população.
foto:Reprodução Internet
Um estudo recente liderado pelo Instituto Barcelona para Saúde Global e realizado na Índia mostrou evidências que além do Câncer de Pulmão e de Bixiga e das Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas, a Poluição do Ar causa diminuição da Massa Óssea, provocando osteopenia e osteoporose e fraturas decorrentes deste processo.Em janeiro de 2020, cidades do Norte da Itália como Turim, proibiram a circulação de automóveis a diesel e a gasolina, além de motos, a fim de diminuir os altos níveis de poluentes atmosféricos.
foto:Ana Paula Itapema
Estudos da Universidade de Oxford apontaram que a exposição à poluição do ar causa encolhimento da massa de neurônios, provocando prejuízo da memória e quadro clínico semelhante à Demência de Alzheimer.Pesquisas da Universidade Estadual de Ohio nos Estados Unidos da América revelaram que a simples adição de plantas e árvores próximas a fontes de Poluição do Ar pode diminuir o problema em cerca de 27%, sendo aproximadamente de 75% mais barato que outras formas de mitigação.Pesquisas da Universidade McGill do Canadá, publicada em novembro de 2019, provou a associação entre poluição do ar e a ocorrência de tumores cerebrais malignos.Estudo publicado no British Medical Journal em 27 de novembro de 2019, revelou que Poluição do Ar causa agravos à Saúde da População mesmo quando os limites sugeridos pela Organização Mundial de Saúde são cumpridos e isto apenas acontece apenas em 9% dos países do mundo.A Organização Mundial de Saúde(OMS) estima que 9 entre 10 pessoas respirem ar de qualidade ruim no mundo. Cerca de 7 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência da poluição do ar.Das 30 cidades mais poluídas do mundo, 22 estão na Índia.As outras 8 cidades ficam no Paquistão, Bangladesh e China.Osasco, Guarulhos e São Caetano do Sul são as cidades brasileiras mais poluídas.Queima de Combustíveis Fósseis como a emissão de veículos automotores(principalmente a Diesel e Gasolina) e Queimadas são fontes importantes de Poluição do Ar.Na Cidade de São Paulo, 17 mil pessoas morrem todos os anos, por conta da poluição do ar.
foto:M Pacheco
A Criação de Parques Municipais como o Parque Augusta com Energia Solar e a adoção de modais de transporte carbono zero como Bicicletas, Pedestrianismo, e veículos elétricos além da utilização de combustíveis mais limpos como etanol podem ajudar a mudar este cenário adverso.
fotos:Ciclonauta urbano
fotos:Hugo Rossini
No dia 25 de agosto de 2019, o Movimento Parque Augusta sem Prédios com AutoGestão, Energia Solar e Rio Augusta Permeável e a Rede Novos Parques e o Grupo do Bem Estar e da Felicidade fizeram uma defesa enfática da Amazônia, do Meio Ambiente e da Qualidade do Ar, durante a Virada Sustentável 2019.A Poluição do Ar mata 7 milhões de pessoas por ano no mundo e 17 mil pessoas por ano na cidade de São Paulo. A Maior causa da poluição do ar nos grandes centros urbanos são as emissões dos Veículos pesados movidos a diesel como ônibus e caminhões.
foto:Jeiely Santos
foto:Ana Paula Itapema
fotos:Mauro Pacheco
foto:Elisabeth Rinaldi, interior do Parque Augusta 6/4/2019
foto:Vanessa Motroni, na Caminhada do Agita Mundo no dia Mundial da Saúde, Avenida Paulista, 07/04/2019
foto:Heber Biella
foto:Alf Ribeiro
foto:Rogerio Luis Pereira
Pela primeira vez na História da Organização Mundial de Saúde, a Poluição Atmosférica recebe a relevância merecida no cenário da Saúde Pública mundial com a I Conferência Global Poluição do Ar e Saúde, nos dias 30 e 31 de outubro de 2018, sediada em Genebra, local onde fica o escritório central da Entidade multilateral, criada após a segunda guerra mundial.A OMS entende que a poluição atmosférica é, atualmente, uma das maiores ameaças a saúde no mundo e que suas causas são as emissões de gases tóxicos por veículos, indústria, agricultura e a incineração de resíduos.No dia 30 de outubro de 2018, o Conselho Nacional do Meio Ambiente(CONAMA) aprovou em reunião extraordinária, a fase P8 do PROCONVE(Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores) que limita a emissão de material particulado ultrafino por veículos pesados novos a partir de 2022, em até 99% , segundo avaliação do IBAMA.A Revisão da Resolução 03/90 do CONAMA também está em debate e trata do estabelecimento de padrões de qualidade do ar em todo o Brasil.
fotos:Bernardo Muylaert Tinoco
Segundo informações da ONU Meio Ambiente, cerca de 7 milhões de pessoas morrem no mundo todos os anos por agravos à saúde provocados pela poluição do ar.No Brasil, a poluição do ar provoca a redução da expectativa de vida em 169 dias.Em São Paulo, 14 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência da Poluição atmosférica.Os principais emissores de poluição do ar são veículos pesados movidos a diesel, como Ônibus e Caminhões.Os custos de Saúde Pública decorrentes de agravos à Saúde causados por Poluição Atmosférica na cidade de São Paulo são de aproximadamente U$ 200 milhões ao ano e os relacionados ao absenteísmo são orçados em cerca de U$ 6,5 milhões ao ano.Se a Cidade de SP adotasse o padrão de qualidade do ar da Organização Mundial de Saúde(OMS-muito mais rígido que o brasileiro) teríamos uma economia de U$ 15 bilhões em despesas com Saúde Pública e um ganho de 15 meses de expectativa de vida.
foto:Vitor Azevedo
foto:Ana Khel
foto:Marla Singer
foto:Iasmin Seckler
foto:Alf Ribeiro
foto|:Iasmin Seckler
foto:Iasmin Seckler
foto:TawanyMendes
foto:TawanyMendes
foto:Débora Diogo
foto:Débora Diogo
foto:Débora Diogo
foto:Rosalina Oliveira
foto:Rosalina Oliveira
foto:Rosalina Oliveira
foto:Rosalina Oliveira
foto:Rosalina Oliveira
foto:Taís Dantas
foto:Taís Dantas
foto:João Lacerda
A empresa de Energia da Alemanha RWE, segundo maior produtor da Europa, trava uma batalha judicial para continuar a exploração da mina de lignito(carvão leve) na superfície da Floresta de Hambach.Desde 2012, ativistas da BUND, um organização não governamental alemã braço da entidade ambientalista internacional Amigos da Terra, ocupam o que restou da floresta de Hambach,de 12 mil anos, para impedir a derrubada das árvores.
fotos:Reprodução Internet
No dia 23 de setembro de 2018 a polícia alemã prendeu ativistas que ocupam a Floresta de Hambach. O apoio dentro da Alemanha e fora do país aos ativistas cresce exponencialmente.
foto:Reprodução Internet
No dia 07 de outubro de 2018 ocuparam a Floresta de Hambach e a mina de carvão adjacente da empresa RWE para protestar contra o corte de árvores desejado pela mineradora.A start up Ecosia ofereceu 1 Milhão de Euros pela Floresta de Hambach para salvá-la da destruição mas a RWE recusou a oferta.
fotos:Reprodução Internet
Nos dias 27 e 28 de outubro de 2018, milhares de ativistas marcharam ruma a mina de carvão da RWE que pode destruir a floresta milenar de Hambach para ocupá-la apesar da forte e ostensiva presença policial.
fotos:Reprodução Internet
No dia 16 de agosto de 2018 o órgão especial do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro acolheu as argumentações dos sindicatos de eletricitários e concedeu liminar suspendendo o leilão de privatização de distribuidoras da Eletrobrás nas regiões Norte e Nordeste.A Central Elétrica do Piauí, CEPISA, vendida à Equatorial Energia, pode ter sua transação afetada pela liminar.
No dia 08 de agosto de 2018, o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico afirmou que após o reajuste das contas de luz em 07 de agosto de 2018, em virtude do baixo nível das represas que abastecem as hidrelétricas, a bandeira vermelha(tarifa 2), mais cara, pelo acionamento de termoelétricas(mais poluentes que as hidrelétricas também) deve permanecer até o fim do ano de 2018, o que significa que a conta de luz em todo o Brasil deve ter nova majorações.
Uma perda de carga na Usina de Belo Monte no Pará, por volta das 15:50 hs, provocou falta de energia elétrica em pelo menos 13 estados do Brasil, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrica(ONS) em 21 de março de 2018.
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
foto: Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
Subsistema Sudeste / Centro-Oeste - EAR atual40,36%
- FURNAS17,18% do subsistema*
- MARIMBONDO2,66% do subsistema*
- A. VERMELHA2,16% do subsistema*
- M. MORAES2,14% do subsistema*
- 30,43%
- 86,77%
- 66,84%
- 24,61%
- PARAIBUNA2,19% do subsistema*
- 48,40%
- I. SOLTEIRA2,98% do subsistema*
- 84,78%
- NOVA PONTE11,20% do subsistema*
- EMBORCAÇÃO10,62% do subsistema*
- ITUMBIARA7,72% do subsistema*
- SERRA DO FACÃO3,20% do subsistema*
- SÃO SIMÃO2,47% do subsistema*
- BATALHA1,34% do subsistema*
- 22,25%
- 19,81%
- 46,83%
- 47,00%
- 90,10%
- 76,04%
- JURUMIRIM2,06% do subsistema*
- CAPIVARA1,94% do subsistema*
- CHAVANTES1,69% do subsistema*
- 75,15%
- 91,04%
- 67,05%
- TRÊS MARIAS1,14% do subsistema*
- 43,48%
- B. BONITA1,33% do subsistema*
- BILLINGS1,20% do subsistema*
- 87,92%
- 82,85%
- SERRA DA MESA17,35% do subsistema*
- 16,49%
Subsistema Sul - EAR atual64,07%
- G. P. SOUZA1,92% do subsistema*
- 91,10%
- G. B. MUNHOZ30,32% do subsistema*
- SALTO SANTIAGO16,42% do subsistema*
- SEGREDO2,29% do subsistema*
- SANTA CLARA-PR1,85% do subsistema*
- 68,11%
- 81,28%
- 65,34%
- 38,21%
- PASSO REAL14,85% do subsistema*
- ERNESTINA1,05% do subsistema*
- 71,36%
- 103,62%
- MAUA1,30% do subsistema*
- 86,36%
- BARRA GRANDE15,02% do subsistema*
- PASSO FUNDO8,60% do subsistema*
- MACHADINHO4,55% do subsistema*
- CAMPOS NOVOS1,15% do subsistema*
- 42,91%
- 61,07%
- 41,32%
- 42,00%
Subsistema Nordeste - EAR atual33,24%
- IRAPE1,95% do subsistema*
- 38,31%
- SOBRADINHO58,26% do subsistema*
- TRÊS MARIAS31,05% do subsistema*
- ITAPARICA6,63% do subsistema*
- 28,75%
- 43,48%
- 18,29%
Subsistema Norte - EAR atual64,44%
- BALBINA5,14% do subsistema*
- 12,51%
- TUCURUI50,72% do subsistema*
- SERRA DA MESA43,00% do subsistema*
- 98,92%
- 16,49%
Capacidade máxima de armazenamento MWmês
- SUDESTE / CENTRO-OESTE
- SUL
- NORDESTE
- NORTE
- 203.343
- 20.100
- 51.809
- 15.046
fotos:Ana Paula Itapema
Documentário de Sílvio Tendler "O Veneno está na Mesa" sobre a contaminação dos alimentos e do meio ambiente pelo agrotóxicos causando impactos graves à Saúde Pública.Assista na íntegra e compartilhe.
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
A Multinacional Alemã Bayer anunciou no dia 14 de setembro de 2016 que adquiriu a também transnacional norte americana Monsanto por US$ 66 bilhões.Se autorizada pelas organizações anti truste, será a maior aquisição do setor de herbicidas e sementes transgênicas. A Monsanto é a líder mundial em herbicidas e sementes transgênicas e conhecida como a fabricante do herbicida glifosato criticado por ambientalistas e médicos como causador da diminuição da diversidade das sementes e de inúmeras doenças, incluindo cânceres(tumores malignos).O Portfólio de produtos da Bayer para a agricultura inclui 26 inseticidas, 2 herbicidas e 1 fungicida.Produtores agrícolas brasileiros temem que a fusão aumente ainda mais a cartelização e diminua a concorrência, fazendo subir preços dos insumos agrícolas. O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, cerca de 5,2 quilos pro habitante por ano.Para o Conselho Nacional de Segurança Alimentar(CONSEA), o uso indiscriminado de agrotóxicos, como o praticado no Brasil, evita o acesso da população aos alimentos saudáveis e seguros como os orgânicos e o livres de agrotóxicos.Os Agrotóxicos são responsáveis por inúmeras doenças do sistema nervoso central, endocrinológicas, e cânceres.Vários princípios ativos usados como agrotóxicos e proibidos em países desenvolvidos continuam a ser produzidos e usados em solo brasileiro.Ativistas do mundo inteiro organizam Marcha contra os Prejuízos decorrentes dos Produtos vendidos pela Monsanto que ocorrerá em 16 de outubro de 2016. http://www.march-against-monsanto.com/ #WorldFoodDay #ExposeMonsantoCrimes
Werner Baumann (left), CEO da Bayer AG, e Hugh Grant, CEO da Monsanto./Reprodução Internet
http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdc/documentos/notas-taquigraficas/notas-taquigraficas-de-2000/nt13092000.pdf
O art. 6º do Código De Defesa do Consumidor trata dos direitos básicos
do consumidor.
Diz o artigo:
Art.6º........................................................
..............................................................
.......................................................
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta da quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;
Outro voto atípico é o do líder do governo federal de Dilma Roussef na Câmara Federal, o deputado federal José Guimarães(PT-CE), único voto favorável à extinção da obrigatoriedade da rotulagem dos produtos transgênicos em seu partido.
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=605180
Conheça a Lei da Biossegurança(lei 11.105/ de 24/03/2005) que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização das atividades que envolvam organismos geneticamente moficados(OGMs), que cria o Conselho Nacional de Biossegurança-CNTBio, dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança(PNB)
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11105.htm
foto: rótulo de produto transgênico que deveria ser utilizado pela indústria alimentícia por determinação da ANVISA e que o projeto de lei 4.148/2008 do deputado Heinze(PMDB-RS) quer estabelecer a não obrigatoriedade/repórterbrasil.com
Ativistas defensores do direito dos consumidores, ambientalistas e especialistas em saúde pública, entidades de defesa de direitos e movimentos sociais são contrários ao projeto de lei que não respeita o o artigo 6 do Código de Defesa do Consumidor que determina o direito legal à informação clara e adequada sobre o que é comprado e consumido no Brasil, incluindo seus componentes e riscos à saúde.
foto: http://pt.slideshare.net
Ao contrário do prometido e alardeado pelas empresas multinacionais fornecedoras de sementes transgênicas, seu uso pelo agronegócio provocou o aumento da necessidade da utilização de agrotóxicose a consequente elevação dos casos de intoxicação, agravos à saúde e mortes.
http://reporterbrasil.org.br/2013/11/transgenicos-e-agrotoxicos-uma-combinacao-letal/
foto: Uso de Transgênicos aumentam Venda de Agrotóxicos no Brasil entre 2005 e 2011/pratoslimpos.org
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva(ABRASCO) se posicionou contra o Projeto de Lei 4148/2008:
foto: ABRASCO
A Associação Brasileira de Nutrição(ASBRAN) também é contrária a não obrigatoriedade da rotulagem dos produtos transgênicos como propõe o deputado Luiz Heinze(PP-RS)
foto: ASBRAN
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/543887-a-suspensao-dos-transgenicos
A Sociedade Civil Organizada defensora da Agricultura Familiar, dos Alimentos Transgênicos e da BioEnergia manifestou seu repúdio ao PL Heinze :
http://economiasolidariaeagroenergiaparana.blogspot.com.br/2013/03/carta-das-entidades-da-sociedade-civil.html
7) Contraria o compromisso assumido pelo Congresso Nacional em 2005, quando aprovou a nova Lei de Biossegurança, Lei 11.105, e reiterou no artigo 40 que: “Os alimentos e ingredientes alimentares destinados ao consumo humano ou animal que contenham ou sejam produzidos a partir de OGM ou derivados deverão conter informação nesse sentido em seus rótulos, conforme regulamento.”
Em 04/11/14, às 19 hs. houve audiência pública no auditório nobre da Câmara Municipal de São Paulo sobre o Projeto de Lei 891/2013, de autoria dos Vereadores Nabil Bonduki(PT-SP) e Toninho Vespoli(PSOL-SP), que, se aprovado, proibirá a comercialização de agrotóxicos na cidade de São Paulo.
O GRUPO DO BEM ESTAR E DA FELICIDADE APÓIA INTEGRALMENTE O PROJETO DE LEI 891/13 e pede sua ajuda para divulgá-lo e apoiá-lo!
foto:Ato do Movimento em defesa dos alimentos Orgânicos e contra os agrotóxicos,na feira orgânica do Modelódromo, SP/Reprodução Internet
Evite problemas ambientais e à Saúde Humana:Compre somente produtos orgânicos! Vejam os endereços das principais feiras orgânicas de São Paulo fornecidos pela AAO (Associação dos Agricultores Orgânicos): http://aao.org.br/aao/onde-encontrar-organicos.php
O IDEC, instituto de defesa do Consumidor, fez ummapa das feiras orgânicas brasileiras. Encontre uma mais perto de você! http://www.idec.org.br/feirasorganicas
Os problemas de saúde e ambientais decorrentes da utilização de agrotóxicos foram expostos de maneira brilhante pelo combativo e engajado cineasta Sylvio Tendler em O VENENO ESTÁ NA MESA 1 e 2: ASSISTAM!
Assistam também a aula inaugural proferida pelo coordenador nacional do MST(Movimento Sem Terra) sobre a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida http://www.contraosagrotoxicos.org/
em 2012 na Escola Nacional de Saúde Público Sérgio Arouco na Fundação Oswaldo Cruz:
foto:pagina1news
foto: Cartaz da Campanha Dia Mundial da Saúde 2015 da Organização Mundial da Saúde(OMS)/www.who.int
A OMS divulga 5 chaves para uma alimentação mais segura ao oferecer orientação prática para fornecedores e consumidores relacionadas à manipulação e preparação dos alimentos:
- Chave 1: Mantenha limpos os alimentos;
- Chave 2: Separe alimentos crus de cozidos;
- Chave 3: Cozinhe bem os alimentos;
- Chave 4: Mantenha os alimentos a temperaturas seguras;
- Chave 5: Use água potável e matérias-primas de qualidade
A contaminação de pessoas através de alimentos contaminados é uma preocupação constante em todos os países do mundo. Muitos microrganismos presentes em alguns alimentos provocam o aparecimento de intoxicações alimentares, mas infelizmente esses alimentos não apresentam alterações em seu cheiro, sabor ou aspecto. Os principais agentes biológicos capazes de contaminar a água e os alimentos, além de causarem inúmeras doenças aos homens, são vírus, bactérias, protozoários, vermes, fungos e toxinas microbianas.
As bactérias são os microrganismos que mais provocam intoxicações alimentares, e entre elas podemos citar Salmonella sp, Listeria monocytogenes, Clostridium prefringes, Campylobacter sp, E. coli, sendo que as duas últimas bactérias são as principais causadoras de diarreia em humanos. O botulismo é uma doença bacteriana provocada por uma bactéria do gênero Clostridium, que causa intoxicação alimentar e afeta o sistema nervoso, podendo levar à morte.
A contaminação dos alimentos pode ocorrer através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos alimentos e no próprio ambiente onde são produzidos, sendo que a maioria dos microrganismos pode ser destruída através das boas práticas de higiene e fabricação e práticas adequadas de manipulação e armazenamento.
Muitas pessoas desconhecem, mas o simples fato de cortar uma carne crua e depois utilizar a mesma faca, sem lavar, para cortar uma carne assada pode gerar vários riscos à saúde. Isso ocorre porque carnes cruas e vegetais que ainda não foram higienizados têm inúmeros microrganismos causadores de doenças, e que podem ser transmitidos para os alimentos que já estão prontos. “Esse tipo de contaminação pode acontecer por meio da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície, através de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador”, explica Maria Cecilia Brito, diretora da agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Quando a contaminação de algum alimento ocorre dessa maneira é chamada de contaminação cruzada.
A melhor forma de evitar a contaminação dos alimentos é seguindo algumas regras básicas durante a manipulação, o preparo e o armazenamento desses alimentos.
► Lave muito bem as mãos antes de manipular qualquer tipo de alimento;
► Lave muito bem as mãos e os utensílios ao manipular alimentos diferentes, para evitar a contaminação cruzada;
► Lave muito bem as frutas, legumes e verduras em água corrente e deixe-as de molho em água com hipoclorito de sódio;
► Não congele alimentos que já foram descongelados;
► Descongele os alimentos sempre dentro da geladeira;
► Todos os alimentos, dentro ou fora da geladeira, deverão estar em recipientes fechados com tampa ou cobertos com plástico transparente;
► Evite carnes mal passadas;
► Evite comer ovos em que a gema esteja crua;
► Evite usar ovos crus em receitas;
► Mantenha a temperatura da geladeira abaixo de quatro graus, enquanto que o freezer deve ficar entre doze e quinze graus negativos;
► Evite comer alimentos crus, como ostras e crustáceos;
► Evite comer em barraquinhas de praia ou de rua, locais que você desconhece as condições de higiene, e não sabe por quanto tempo aquele alimento ficou fora da geladeira.
Autoridades de Saúde Pública dos EUA alertaram em 2019 que existe uma Epidemia de Solidão que pode ser mais prejudicial que a Obesidade e tão nociva quanto fumar 15 cigarros por dia.Segundo pesquisa Cigna/Ipsos mais da metade dos norte americanos adultos consideram que ninguém os conhece de verdade e cerca de 46% admitem sentir solidão às vezes e sempre.A chamada geração centennial(entre 18 e 22 anos) é a mais acometida do problema.A Solidão atinge todas as classes sociais, homens e mulheres.Não foram constatadas associações entre tempo de conexão com internet e solidão.O critério para se estabelecer se existe um sofrimento causado pela solidão é o tempo de relacionamento presencial com outras pessoas.O Isolamento causado pela Solidão realmente pode causar prejuízos Mentais e Físicos que diminuem a Qualidade e a Expectativa de Vida dos Seres Humanos. No Brasil, o Grupo do Bem Estar e da Felicidade, atuante há 20 anos com base na busca da Síntese entre Ciência, Arte, Espiritualidade e Cidadania, é um dos muitos coletivos também dedicados além de outros propósitos a combater o isolamento social e a solidão nos grandes centros urbanos no século 21.
Key Points. Question What is the association of various types of screen time and depression in adolescence?. Findings In this cohort study of 3826 adolescents, a within-person association, based on repeated measures, was found between social media and television use with symptoms of depression in adolescence.. Meaning Use of social media and television in adolescents may enhance symptoms of ... jamanetwork.com |
"O que eu tinha de melhor na minha vida, minha princesa, minha joia rara, meu tesouro, eu perdi", diz Maria Elizabeth Araújo, de 52 anos, sobre a morte da filha Alinne, influenciadora que, em 15 de julho, deu fim à própria vida, em um caso que mobilizo www.uol.com.br |
- aprender sobre as coisas essenciais da vida; sobre o mundo dos céus e da terra, sobre o que é bom, belo e verdadeiro;
- amar e ser amado;
- aprender a confiar;
- ser verdadeiro;
- festejar com risos e alegrias.
- pessoas que possam respeitar;
- adultos cujos exemplos e amorosa autoridade possam seguir;
- momentos de devoção;
- espaço para experimentar sua curiosidade;
- limites que as protejam;
- liberdade para a sua criatividade;
- tempo para observar;
- tempo para brincar;
- vivenciar momentos de carinho, amabilidade, coragem e, inclusive, travessuras;
- estabelecer viva ligação com a Terra – com os animais e com a natureza, com as famílias e com a sociedade – na qual possam se desenvolver como indivíduos;
- conhecer os fundamentos da vida;
- descobrir seus próprios princípios.
- sonhar e crescer em seu próprio tempo;
- errar e ser desculpadas;
- ser protegidas da violência e da fome;
- ter um lar e ser abrigadas;
- ser sustentadas para que possam crescer com saúde;
- aprender bons hábitos;
- receber alimentação equilibrada.
A Aliança existe para dar luz ao encantamento da infância, inspirar e oferecer experiências que mobilizem a amorosa atenção dos adultos sobre atos cotidianos das crianças, como o aprender, o brincar, o comer e o dormir. aliancapelainfancia.org.br |
A saúde da vida inteira de um ser humano depende de como, em sua infância, nos comportamos perto dele." Rudolf Steiner
Bastam apenas 30 segundos para uma Marca influenciar uma criança.Fonte:associação dietética norte americana
Em 04 de abril de 2014, o Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), órgão vinculado à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e composto por entidades da sociedade civil e do governo federal, emitiu a resolução 163 em que afirma que a publicidade infantil fere a Constituição, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA — Lei 8.069/1990) e o Código de Defesa do Consumidor (CDC — Lei 8.078/1990) e institui restrições à publicidade infantil.http://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=268725
foto: Hypescience.com
A Resolução 163 do CONANDA obteve amplo apoio da sociedade civil organizada.
http://intervozes.org.br/ao-lado-de-45-entidades-intervozes-assina-mocao-de-apoio-a-resolucao-que-proibe-a-publicidade-infantil/
A GO Consultoria, contratada pela Maurício de SouzaProduções(responsável pela criação da Turma da Mônica , dona da marca detentora de extensa lista de produtos de licenciamento voltados ao público infanto-juvenil e contrária à resolução do CONANDA) afirmou em dezembro de 2014 que o cumprimento da resolução que restringe a publicidade infantil da CONANDA provocaria um prejuízo econômico de R$ 33 bilhões de reais. A GO Consultoria é comandada por Gesner de Oliveira, ex-presidente do CADE(Conselho Admnistrativo de Defesa Ecônomica, órgão colegiado federal que deveria coibir monopólios, cartéis e trustes, preservando a concorrência empresarial nos diversos setores da economia) e Ex-presidente da SABESP que participou de consórcios milionários prestadores de serviço à concessionária responsável pelo saneamento básico no estado de SP e apontada como co-responsável pela maiorcrise hídrica da história paulista.
http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/12/11/proibir-propaganda-para-criancas-seria-burrice-diz-mauricio-de-sousa.htm
http://jornalggn.com.br/noticia/os-negocios-de-gesner-de-oliveira-com-a-sabesp
Os Limites Legais da Publicidade Infantil no Direito Brasileiro, artigo de Danielli Xavier Freitas, faz um eficiente resumo da questão, dando visibilidades aos marcos legais no Brasil e através destes realiza corajosa defesa da restrição da publicidade infantil com o objetivo de salvaguardar o adequado desenvolvimento psicossocial das crianças.
http://daniellixavierfreitas.jusbrasil.com.br/artigos/138708616/os-limites-legais-da-publicidade-infantil-no-direito-brasileiro
A questão foi utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) de 2014 como tema de redação.
http://www.ebc.com.br/educacao/2014/11/enem-2014-tema-da-redacao-e-publicidade-infantil
A Associação Brasileira de Agências de Publicidade defende somente a autorregulamentação, compartilhando a responsabilidade do consumo com pais e educadores e repudia qualquer tentativa legislativa de restrição à publicidade infantil.
http://www.somostodosresponsaveis.com.br/abap-lanca-estudo-sobre-publicidade-infantil-no-conar/
http://www.abapnacional.com.br/pdfs/publicacoes/publicidade-infantil-conar.pdf
O Movimento Infância Livre de Consumismo surgiu em 2012, após participação seguida de Ruptura do Movimento Somos Todos Responsáveis, liderado pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade e seus apoiadores, para contestar projetos de lei propositores de restrições a publicidade infantil nos meios de comunicação, em tramitação no Congresso Nacional e Assembléias Legislativas de alguns estados brasileiros.
http://milc.net.br/
Vejam os diversos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacionalsobre restrição à publicidade infantil(abril 2014):
http://www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2014/04/29/propostas-no-senado-buscam-regulamentacao
A Aliança pela Infância é ONG internacional fundada na Inglaterra em 1997 que iniciou suas atividades em 2001 no Brasil :
Conheçam a Carta de Princípios da Aliança pela Infância:
• aprender sobre as coisas essenciais da vida; sobre o mundo dos céus e da terra, sobre o que é bom, belo e verdadeiro;
• amar e ser amado;
• aprender a confiar;
• ser verdadeiro;
• festejar com risos e alegrias.
As crianças precisam de:
• pessoas que possam respeitar;
• adultos cujos exemplos e amorosa autoridade possam seguir;
• momentos de devoção;
• espaço para experimentar sua curiosidade;
• limites que as protejam;
• liberdade para a sua criatividade;
• tempo para observar;
• tempo para brincar;
• vivenciar momentos de carinho, amabilidade, coragem e, inclusive, travessuras;
• estabelecer viva ligação com a Terra - com os animais e com a natureza, com as famílias e com a sociedade - na qual possam se desenvolver como indivíduos;
• conhecer os fundamentos da vida;
• descobrir seus próprios princípios.
As crianças tem o direito de:
• sonhar e crescer em seu próprio tempo;
• direito de errar e o direito de serem desculpadas;
• serem protegidas da violência e da fome;
• de terem um lar e serem abrigadas;
• serem sustentadas para que possam crescer com saúde;
• aprender bons hábitos;
• receber alimentação equilibrada.
O Grupo do Bem Estar e da Felicidade, a Oficina de Alimentação Consciente Vida e Sabor e a Roda do Amor do Rio Pequeno(coletivos baseados no trabalho voluntário autofinanciado por seus membros e fundamentados naCiência Humanista(com ênfase na Educação Popular), na Arte Emancipatória a Serviço do Humano, naEspiritualidade não doutrinária inserida na Cultura de Paz e de Não Violência e na Cidadania Ampliada) realizaram oficina de alimentação viva na Escola Amorim Lima, no Butantã, e levaram a proposta da exibição do filme "Muito Além do Peso" seguida por roda de conversa sobre publicidade infantil e distúrbios alimentares. A Escola Amorim Lima pertence à rede municipal de educação da cidade de SP e possui um projeto político pedagógico diferente da maioria de suas congêneres uma vez que abriu a escola para a comunidade e incorporou as famílias na gestão cotidiana.
http://amorimlima.org.br/institucional/31-2/
https://www.facebook.com/EMEF.Desembargador.Amorim.Lima
"Nossa mais elevada tarefa é ajudar os seres a caminharem cada vez mais por si mesmos." Rudolf Steiner
"Mudar é difícil. Mas Mudar é Possível."
Paulo Freire
Pesquisa publicada em agosto de 2018 na revista Lancet sobre o consumo de álcool em 195 países entre 1990 e 2016 com pessoas entre 15 e 95 anos constatou que não existe nível seguro para a prática.
Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Sâo Paulo publicado em 2018 em jornal científico evidenciou a ligação entre consumo de bebidas alcóolicas e suicídios. Dos 1.700 casos de suicídios analisados na cidade de São Paulo entre 2011 e 2015 a partir de exames toxicológicos,mais de 30% das vítimas apresentava presença de álcool em várias quantidades em seu conteúdo sanguíneo.Dentro da faixa estária de 25 a 44 anos(49% do total de vítimas analisadas) cerca de 61% apresentava teor alcóolico no sangue.
Desde 2012 a taxa de suicídio das pessoas entre 15 e 29 anos no Brasil subiu 10% segundo o Mapa da Violência de 2010 publicado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas(IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O Suicídio é a segunda causa de morte no mundo entre pessoas desta faixa etária e 90% destas pessoas apresentam algum transtorno psiquiátrico como ansiedade, depressão,esquizofrenia, bipolaridade e dependência química.
foto:Reprodução Internet
A Organização Mundial de Saúde em junho de 2018 divulgou boletim afirmando que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. São 800 mil pessoas que interrompem a própria vida por ano, todos os anos.
No dia 21 de setembro de 2017, o Ministério da Saúde divulgou o primeiro balanço sobre o Suicídio no Brasil.São mais de 11 mil suicídios por ano.Uma média de 5,5 suicídios a cada 100 mil pessoas vivas.Os indicadores de suicídos entre homens, indígenas, solteiros, viúvos e divorciados, idosos acima de 70 anos e adolescentes chamam atenção.Especialistas afirmam que geralmente os suicidas tem transtornos mentais como ansiedade, depressão, dependências químicas, esquizofrenia, transtorno bipolar, transtornos do impulso entre outros.Depressão , Desemprego, Desesperança, Desespero, Dependência Química, Divórcio, os chamados "D" do suicídio estão diretamente relacionados com a ocorrência das tentativas de encerrar a própria vida.Sono adequado, Alimentação Saudável, atividade física regular e vida social integrada são fundamentais para a saúde mental e para a evitação do suicídio.Existe um aumento global de suicídios entre adolescentes no mundo. No Brasil, o suicídio entre jovens de 10 a 14 anos aumentou 65% entre 2010 e 2015. Este fenômeno pode ser explicado também pela maturação diferenciada entre as regiões da amígdala e hipocampo, responsáveis pela sensação de prazer e memória e neocortex frontal coordenador de impulsos e controle. O Neocortex frontal do cérebro só termina seu desenvolvimento aos 25 anos de idade. Portanto, dos 12 anos aos 25 anos de idade, todo jovem deve ser acompanhado por uma rede de proteção social(família, docentes, amigos, colegas de trabalho, profissionais de saúde) e o uso e o abuso de substâncias psicoativas como álcool, fumo, maconha, cocaína devem ser evitados.O uso abusivo das redes sociais também está envolvido no aumento vertiginoso do número de casos de suícidios entre adolescentes assim como a ocorrência de bullying e cyberbullying.
No dia 11 de setembro de 2017 o Movimento Parque Augusta sem Prédios e o Grupo do Bem Estar e da Felicidade participaram do lançamento da campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio na Câmara Municipal de São Paulo, promovida pelo Centro de Valorização da Vida e pelo Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Brasileira de Transtornos Afetivos. Doe um minuto, Salve Uma Vida!
#BaleiaAzul #BlueWhale #JogoDaBaleiaAzul #SaúdePública #SaúdeColetiva #Saúde #Depressão #Ansiedade #Suicídio #Adolescentes #Jovens #CentroDeValorizaçãodaVida #CVV
No dia 25 de julho de 2019, o Ministério da Saúde divulgou os dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis por inquérito telefônico(Vigitel) do ano de 2018.A Obesidade aumentou no Brasil 8% entre 2006 e 2018, saindo de um patamar de 11,8% e alcançando 19,8% em 12 anos.O Consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas caiu 53,4% entre os adultos das capitais brasileiras entre 2007 e 2018.A Prática de atividade física ao ar livre entre os brasileiros aumentou 25,7% entre 2009 e 2018.O Consumo regular de frutas e hortaliças aumentou 15,5% entre 2009 e 2018, passando de 20% para 23%.O Consumo abusivo de álcool entre mulheres brasileiras cresceu 42,9% entre 2006 e 2018, passando de 7,7% e chegando a 11%.Entre os homens brasileiros, o alcoolismo cresceu 4,8% no mesmo período, saindo de uma taxa de 24,8% chegando a 26%.
foto:Reprodução Internet