No dia 28 de março de 2025, a prefeitura da cidade de Americana, no interior de SP, decretou estado de emergência por conta da piora da epidemia de Dengue. Já são mais de 4 mil casos e 13 mortes. A Cidade de SP concentra cerca de 40% de seus casos de Dengue em bairros da zona sul como Jardim Ângela, Capao Redondo, Campo Limpo. Brasilândia na zona norte é um dos mais afetados também. O Centro é o lugar da cidade de SP com menos casos de Dengue.Na cidade de Bauru, houve comoção popular com a morte da jovem, Laisa Angélica Motta de 23 anos, que manifestou primeiros sintomas da Dengue em 16 de março e começou a passar muito mal em 20 de março quando começou a piorar. No estado de SP, até 25 de março de 2025 já houve 87 MORTES ATÉ 25 DE MARÇO DE 2025.
FOTOS:REPRODUÇÃO iNTERNET
Em 2025, a região de Campinas já contabilizou 34 mortes: 13 em Mogi Guaçu, 8 em Amparo, 6 em Americana, 2 em Indaiatuba, 1 em Artur Nogueira, 1 em Campinas, 1 em Espírito Santo do Pinhal e 1 em Hortolândia e 1 em Mogi Mirim.Em Campinas, 6 clinicas privadas de imunização relatam desabastecimento da vacina contra Dengue em duas doses do laboratório Takeda, fabricante da Qdenga, usa pelo Ministério da Saúde em 2024 e 2025 pra vacinar apenas adolescentes entre 10 e 14 anos.Numa das clinicas privadas de imunização de Campinas há filas com 350 pessoas no aguardo de uma dose da Qdenga, eficaz entre 4 e 64 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo confirmou a primeira morte por dengue em 2025. Uma menina de 11 anos, moradora da zona leste da cidade, que não tinha recebido sequer uma dose da vacina contra Dengue, disponível para adolescentes entre 10 e 14 anos. Apenas cerca de 20% deste público alvo recebeu as duas doses do imunizante contra a Dengue disponibilizado pelo Ministerio da Saúde. Em 2008, cerca de 8 mil pessoas morreram de Dengue no Brasil. A Perspectiva para 2025 é de um número maior de casos de Dengue e de Mortes em virtude do aumento das temperaturas, das chuvas por conta das mudanças climáticas e de fenômenos como La Nina e El Nino, e em virtude de circulação do sorotipo 3 do vírus da Dengue para o qual a maior parte da população de SP e do Brasil não tem anticorpos e que tende a produzir casos mais graves. A Maior causa de morte entre infectados pelo vírus da Dengue é a Desidratação. Tomar 3 litros de água por dia, mais liquidos em caso de infecção(de 5 a 6 litros por dia durante a fase febril e a fase de defervescência, pós febril, de 5 a 7 dias) usar repelente Icaridina 25%(o melhor pra reduzir a chance de picada das fêmeas do mosquito Aedes Aegypt, vetor da Dengue Zika, Chicungunha ) e eliminar criadouros do mosquito (como pratos de vasos de plantas) são as principais estratégias de prevenção ao lado da vacina contra a Dengue do laboratório japonês Takeda, também disponível nas clinicas privadas para pessoas entre 4 e 64 anos de idade, em duas doses.
foto:Reprodução Internet
FOTO:REPRODUÇÃO iNTERNET