Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 é prejudicada pela falta de vacinas e Mortes pela Doença avançam em todo o Brasil.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 é prejudicada pela falta de vacinas e Mortes pela Doença avançam em todo o Brasil.No Interior de São Paulo, estado mais afetado pela epidemia, campanha de vacinação foi retomada em algumas cidades como Botucatu apenas em 3 de maio de 2016, após estoque ter se esgotado durante o chamado Dia D de combate à Gripe A ou Gripe H1N1.

foto:Reprodução Internet

Gripe H1N1 matou 230 pessoas no Brasil até 25 de abril de 2016. Estado de São Paulo é o mais afetado com 119 mortes confirmadas. Na Cidade de São Paulo já existem 40 mortos por Gripe H1N1. Frio deve aumentar transmissão, contágio e número de mortos.Lavar as mãos com frequência(Usar Álcool Gel 70%), evitar aglomerações, e ter estilo de vida saudável(Alimentação+Atividade física+ Sono adequados) são recomendações dos especialistas.Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza(Vírus causador da Gripe) começa em 30 de abril de 2016, em todo o território nacional.


foto:Paciente suspeitos de Gripe H1N1, aguardam atendimento em unidade de Saúde do SUS/Reprodução FB

Em 15 de março de 2016, foram divulgados novos dados sobre a epidemia de Gripe H1N1 no Estado de São Paulo.  91 pessoas mortas, 715 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e 1,6 milhões de pessoas vacinadas.


foto:Reprodução Internet

foto:Reprodução Internet

Surto de Gripe Influenza H1N1 (ou Gripe A ou Gripe Suína) avança e mata em São Paulo e no Brasil nos primeiro trimestre de 2016. Na cidade de SP foram 35 casos e 4 mortes. No Estado de SP, 465 pessoas foram contaminadas pelo vírus influenza H1N1 e 55 morreram. No Brasil, em todo o ano de 2015, 141 pessoas foram diagnosticadas com gripe H1N1 e 36 morreram. O Sistema de Saúde Brasileiro não realiza notificações de todos os casos, apenas das complicações e mortes. Situação de Saúde Pública se complica com epidemia concomitante de Dengue, Chicungunha e Zika Vírus e consequências(Microcefalia e Síndrome de Guillain Barré).


foto:Reprodução Internet

Em virtude do elevado número de casos graves e mortes já confirmadas nos primeiros meses de 2016,especialistas acreditam que haverá epidemia de Gripe H1N1 a partir de maio e junho, meses tradicionalmente mais frios e que propiciam maiores aglomerações humanas e, portanto maior risco de transmissão e contágio.A principal causa para o aumento de casos de Gripe H1N1 no começo de 2016 é o grande fluxo de viajantes nesta época de férias e a ocorrência de um surto de H1N1 na Flórida, destino habitual de muitos brasileiros de classe média.
O Nome Gripe Suína, tem sua explicação na Pandemia de H1N1,em 2009, que teria sido iniciada pela infecção de porcos e de seres humanos a partir destes, no México. Em 2005, houve surto de gripe Aviária(H5N1), a partir da contaminação de aves pelo vírus Influenza.

foto:Reprodução Internet

Autoridades sanitárias estaduais e municipais  anteciparam  campanha de vacinação para Gripe H1N1, marcada inicialmente para 30 de abril de 2016;A mesma foi iniciada em 04 de abril de 2016, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; a vacinação para Gripe H1N1 pertence ao calendário habitual de vacinação do Sistema Único de Saúde e é administrada gratuitamente para os grupos de risco como profissionais de saúde, crianças pequenas entre 6 meses e 4 anos, idosos, gestantes, alcoólatras, população presidiária e portadores de outras doenças crônicas como Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas(DPOC);





O quadro clínico de uma pessoa contaminada pelo Vírus H1N1 é o mesmo de uma gripe comum: dores no corpo, febre, tosse seca ou com catarro, calafrios, sudorese, coriza e congestão nasal. A principal complicação da gripe H1N1 é pneumonia e a partir desta, insuficiência respiratória aguda e morte.



Os principais cuidados são lavar as mãos frequentemente, realizar higienização das maõs e objetos manuseáveis com Álcool Gel 70%, evitar aglomerações, cobrir a boca e o nariz nos acessos de tosse e em caso de presença dos sintomas da Gripe H1N1 procurar imediatamente o Serviço de Saúde. 

foto:Reprodução Internet


Em 2009, a Organização Mundial de Saúde(OMS) chegou a emitir um alerta de pandemia para a gripe H1N1, que provocou uma corrida pelo antiviral usado no tratamento(Oseltamivir ou Tamiflu). No Brasil, em 2009, foram 50 mil casos de H1N1 e 2 mil mortes.Questionamentos foram feitos à época sobre a real gravidade da epidemia de Gripe H1N1 e dosenormes interesses econômicos do fabricante de Oseltamivir(único antiviral usado no tratamento de casos graves de Gripe H1N1), o laboratório Roche, e dos fabricantes de vacina para H1N1 beneficiados diretamente com a emissão do alerta da pandemia pela autoridade sanitária mundial(OMS). Outras questões foram levantadas em relação aos efeitos colaterais potencialmente causados pelo Tamiflu e pela vacina contra o vírus H1N1.

foto:Reprodução Internet

Grupo do Bem Estar e da Felicidade alerta que o sistema imunológico dos seres humanos pode ser sistematicamente fortalecido por um estilo de vida saudável obtido a partir de: 

alimentação saudável(frutas, legumes, verduras orgânicos crus, bem lavados; nozes e castanhas; arroz integral, feijões, lentilhas, sementes germinadas); evitar ao máximo produtos de origem animal(podem apresentar grandes quantidades de antibióticos, hormônios de crescimento e agrotóxicos);

  foto:Creusa M.Silva















atividade física regular; 

foto:Arquivo Grupo do Bem Estar e da Felicidade

sono adequado; 

foto:Reprodução Internet

higiene das mãos e dos alimentos;


 foto:Reprodução Internet

 foto:Reprodução Internet

evitação de substâncias psicoativas como álcool, cigarro, café, etc...; 

evitação do estresse;

cultivo de vida social e das amizades;


foto:Creusa M. Silva

participação na vida comunitária e cidadã; 

foto:Arquivo Grupo do Bem Estar e da Felicidade

interação com o Meio Ambiente Natural Preservado;

foto:Facebook Parque Augusta

evitação do uso excessivo de tecnologia(telefone celular, computador, TV,Rádio, video game,etc...);

cultivo da espiritualidade;

foto:Creusa M Silva