#ForaCunha Eduardo Cunha(PMDB-RJ) é cassado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados por 11 votos favoráveis e 9 contrários ao parecer do relator. Decisão precisará ser confirmada pelo Plenário da Câmara.Eduardo Cunha(PMDB-RJ) réu na Operação Lava Jato teve seu mandato de deputado federal suspenso e é afastado da presidência da Câmara dos Deputados por Termpo Indeterminado após decisão liminar do juiz do Supremo Tribunal Federal(STF) e relator da Operação Lava Jato naquela corte, Teori Zavascki, ser confirmada por unanimidade pelo plenário do STF. Cunha disse que irá recorrer da decisão judicial e reclamou da interferência do Judiciário no Legislativo. Aliado de Cunha, o deputado federal Waldir Maranhão(PP-MA), vice presidente da Câmara dos Deputados e também investigado na Operação Lava Jato assumiu a presidência da Câmara dos Deputados.O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, havia apresentado solicitação, junto ao STF, de suspensão do mandato parlamentar de Eduardo Cunha(PMDB-RJ) e seu afastamento da presidência da Câmara dos Deputados por tentativas de obstrução da Operação Lava Jato.#Democracia #ReformaPolítica #Máximo2Mandatos #GlobalDebout #15M

Eduardo Cunha(PMDB-RJ) réu na Operação Lava Jato teve seu mandato de deputado federal suspenso e é afastado da presidência da Câmara dos Deputados por Tempo Indeterminado após decisão liminar do juiz do Supremo Tribunal Federal(STF_ e relator da Operação Lava Jato naquela corte, Teori Zavascki, ser confirmada por unanimidade pelo plenário do STF. 

foto:Eduardo Cunha(PMDB-RJ)/Correio Do Brasil

foto:Ministro do STF, Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato e responsável pela decisão liminar de suspensão do mandato parlamentar de Eduardo Cunha(PMDB-RJ) e seu afastamento por tempo indeterminado da Presidência da Câmara/Reprodução Internet.



Cunha disse que irá recorrer da decisão judicial e reclamou da interferência do Judiciário no Legislativo. Aliado de Cunha, o deputado federal Waldir Maranhão(PP-MA), vice presidente da Câmara dos Deputados e também investigado na Operação Lava Jato assumiu a presidência da Câmara dos Deputados.

foto:Eduardo Cunha(PMDB-RJ) e Waldir Maranhão(PP-MA), amigos, aliados e ex presidente e presidente em exercício da Câmara dos Deputados, respectivamente/Reprodução Internet

O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, havia apresentado solicitação, junto ao STF, de suspensão do mandato parlamentar de Eduardo Cunha(PMDB-RJ) e seu afastamento da presidência da Câmara dos Deputados por tentativas de obstrução da Operação Lava Jato. Janot comemorou a decisão do STF por entender que o comportamento do deputado Eduardo Cunha era incompatível com o cargo. A Cassação do Mandato do deputado federal Eduardo Cunha(PMDB-RJ) depende da Câmara dos Deputados e do Conselho de Ética e não deverá sofrer interferência do Supremo Tribunal Federal.

foto:Procurador Geral da República, Rodrigo Janot/Reprodução Internet

Em 14 de junho de 2016, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, aprovou, por 11 votos a favor e 9 contra, a cassação do mandato do deputado federal e presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha(PMDB-RJ). Agora, Cunha terá 5 (cinco) dias para se defender, após a publicação da decisão do conselho de Ética no Diário Oficial da União, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A decisão definitiva será realizada pelo plenário da Câmara dos Deputados e precisará de 257 votos para confirmar a decisão do Conselho de Ética. Cunha controla o chamado "Centrão", bloco de cerca de 220   deputados de partidos conservadores e fisiológicos.O Processo de Cassação do deputado Eduardo Cunha foi o mais longo da história do Congresso Nacional e se iniciou com o parecer do Deputado Federal Relator Marcos Rogério(DEM-RO). A Cassação de Eduardo Cunha foi selada com dois votos de aliados: Tia Eron(PRB-BA) e Wladimir Costa(SD-PA), muito assediados pela opinião pública, contrária à Cunha, através das redes sociais.Cunha estava afastado de suas funções desde 5 de maio por decisão do Supremo Tribunal Federal(STF) que entendeu que o presidente da Câmara usava as prerrogativas de seu cargo para obstruir a justiça.

foto:Reprodução Internet