No dia 06 de dezembro de 2018 o ministro do STF Luís Fux suspendeu temporariamente a cobrança de multas por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT) em caso de descumprimento do pagamento pela tabela de frete mínimo aos caminhoneiros pelas empresas de transporte. A decisão aconteceu motivada por ação da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária impetrada em 13 de novembro de 2018 e desagradou a categoria de caminhoneiros que paralisou o Brasil no primeiro semestre de 2018 e que ameaça nova greve.
foto:Reprodução Internet
No dia 31 de outubro de 2018 a Petrobrás vendeu sua participação de 50% em empresa de exploração de petróleo e gás na Nigéria por R$ 5,7 bilhões. A Empresa afirmou em nota que a decisão estaria alinhada ao seu plano de negócios que prevê ênfase na exploração do pré sal da costa do Brasil.
foto:Reproduçao Internet
No dia 21 de maio de 2018 houve o início da greve dos caminhoneiros que paralisaram suas atividades e realizaram bloqueios em várias estradas do Brasil o que culminou com problemas de abastecimento de alimentos, remédios, peças e máquinas, encurralando o Governo Temer a rever a política de flutuação de preços de combustíveis da Petrobras determinada pela gestão de Pedro Parente sempre atrelada ao preço internacional do barril de petróleo.Com o petróleo em alta no mundo, pressionado pelo conflito civil na Venezuela, pelo aumento da demanda da Economia Norte Americana e produção restrita pelos países da OPEP, o preço do litro do diesel, da gasolina e do gás de cozinha dispararam. Em alguns municípios o litro da gasolina, em 04 dias de greve dos caminhoneiros, chegou a R$ 10.No dia 24 de maio de 2018 chegou-se a uma proposta que agradou pouco mais da metade do movimento grevista( cerca de 1 milhão de caminhoneiros) e não convenceu o restante(cerca de 700 mil caminhoneiros) que afirmou que permancerá mobilizado, nas ruas.A proposta do acordo do governo Temer é: redução de 10% do preço do litro do diesel até o fim de 2018;reduzir a zero a alíquota da CIDE sobre o Diesel em 2018 e promover reajustes do preço do litro do diesel com intervalos de 1 mês; reeditar tabelas de frete; discutir preços dos pedágios privados com os Estados; autorizar a Companhia Nacional de Abastecimento a contratar, sem licitação, até 30% de sua demanda, caminhoneiros independentes e autônomos; não incluir no pacote de reoneração da folha de pagamento (que está prestes a ser votada no congresso para compensar a redução da alíquota da CIDE sobre o Diesel e sua subsequente perda de arrecadação) as empresas de transporte de carga;suspensão das multas e penalidades contra os grevistas;
No entanto, parte dos grevistas não reconhece a legitimidade e a representatividade dos interlocutores que sentou à mesa de negociação com o Governo Temer, Congresso e Petrobrás. Dizem que não concordam com redução temporária do preço do litro do óleo diesel e questionam a não inclusão da demanda deste segmento de caminhoneiros autônomos que é acabar com a obrigatoriedade do tacógrafo(instrumento que fiscaliza velocidade máxima no interior do caminhão) e de exames toxicológicos(custam cerca de R$ 400);
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A Greve dos Caminhoneiros em 2018, em plena crise econômica, fiscal e política no Brasil, ameaça contagiar outras categorias como mototaxistas, e motoristas de vans e microônibus. Alguns postos de Brasília chegam a cobrar R$ 9,99 pelo litro da gasolina.A Paralisação dos Caminhoneiros e o desabastecimento provocado após apenas 3 dias de greve Revela a total dependência do Brasil em relação ao transporte rodoviário, caro e poluente, apesar de existirem alternativas, até aqui negligenciadas, como ferrovias e hidrovias e a navegação de cabotagem(entre portos da costa litorânea).
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O Dólar aumentou e foi a R$ 3,68, a bolsa de valores despencou e a Petrobrás perdeu 47,2 bilhões em valor de mercado.Políticos da base do governo Temer, principalmente do PSDB, como o Senador Cássio Cunha Lima(PSDB-PB) pediram a demissão de Pedro Parente, Presidente da Petrobras. Temer afirmou que Parente é técnico de qualidade e que tem sua total confiança.Parente foi presidente da Serpro(1990-91);Ministro interino do Planejamento(1998);Ministro chefe da Casa Civil(1999-2003); ministro das Minas e Energia durante o apagão elétrico de 2002; presidente da Bunge alimentos a partir de 2010; presidente da Petrobras a partir de 2016; Trabalhou para o governo federal nas gestões de José Sarney(PMDB-MA); Fernando Henrique Cardoso(PSDB-SP) e Michel Temer(PSDB-SP);
https://grupodobemestaredafelicidade.blogspot.com.br/2017/05/diretasja-foratemer-parqueaugusta.html
O Presidente da Federação Única dos Petroleiros, ligada à Central Única dos Trabalhadores(CUT), tradicionalmente alinhada ao Partido dos Trabalhadores(PT), José Maria Rangel anunciou que fará greve a partir de junho, criticou o aumento da PIS/ Cofins sobre os combustíveis realizado pelo governo Temer a partir de julho de 2017, a paridade do preço dos combustíveis no Brasil com os preços internacionais determinada pelo presidente da Petrobras Pedro Parente a partir de outubro de 2017(provocando 121 reajustes e majoração do preço da gasolina e diesel em 50%), e a expansão do número de importadoras de petróleo de 50 para 200.A Greve dos Petroleiros deve exigir demissão imediata de Pedro Parente e a imediata revogação das decisões gerenciais do mesmo à frente da Petrobrás como a flutuação dos preços dos combustíveis em paridade com a cotação internacional.
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Vazou trecho de conversa mantida entre os ministros do STF Gilmar Mendes e Celso De Mello durante a recondução da ministra Rosa Weber ao TSE em que criticam a greve dos caminhoneiros, considerando o movimento um absurdo que torna o Brasil refém de uma categoria.
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No dia 31 de outubro de 2018 a Petrobrás vendeu sua participação de 50% em empresa de exploração de petróleo e gás na Nigéria por R$ 5,7 bilhões. A Empresa afirmou em nota que a decisão estaria alinhada ao seu plano de negócios que prevê ênfase na exploração do pré sal da costa do Brasil.
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No dia 21 de maio de 2018 houve o início da greve dos caminhoneiros que paralisaram suas atividades e realizaram bloqueios em várias estradas do Brasil o que culminou com problemas de abastecimento de alimentos, remédios, peças e máquinas, encurralando o Governo Temer a rever a política de flutuação de preços de combustíveis da Petrobras determinada pela gestão de Pedro Parente sempre atrelada ao preço internacional do barril de petróleo.Com o petróleo em alta no mundo, pressionado pelo conflito civil na Venezuela, pelo aumento da demanda da Economia Norte Americana e produção restrita pelos países da OPEP, o preço do litro do diesel, da gasolina e do gás de cozinha dispararam. Em alguns municípios o litro da gasolina, em 04 dias de greve dos caminhoneiros, chegou a R$ 10.No dia 24 de maio de 2018 chegou-se a uma proposta que agradou pouco mais da metade do movimento grevista( cerca de 1 milhão de caminhoneiros) e não convenceu o restante(cerca de 700 mil caminhoneiros) que afirmou que permancerá mobilizado, nas ruas.A proposta do acordo do governo Temer é: redução de 10% do preço do litro do diesel até o fim de 2018;reduzir a zero a alíquota da CIDE sobre o Diesel em 2018 e promover reajustes do preço do litro do diesel com intervalos de 1 mês; reeditar tabelas de frete; discutir preços dos pedágios privados com os Estados; autorizar a Companhia Nacional de Abastecimento a contratar, sem licitação, até 30% de sua demanda, caminhoneiros independentes e autônomos; não incluir no pacote de reoneração da folha de pagamento (que está prestes a ser votada no congresso para compensar a redução da alíquota da CIDE sobre o Diesel e sua subsequente perda de arrecadação) as empresas de transporte de carga;suspensão das multas e penalidades contra os grevistas;
No entanto, parte dos grevistas não reconhece a legitimidade e a representatividade dos interlocutores que sentou à mesa de negociação com o Governo Temer, Congresso e Petrobrás. Dizem que não concordam com redução temporária do preço do litro do óleo diesel e questionam a não inclusão da demanda deste segmento de caminhoneiros autônomos que é acabar com a obrigatoriedade do tacógrafo(instrumento que fiscaliza velocidade máxima no interior do caminhão) e de exames toxicológicos(custam cerca de R$ 400);
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A Greve dos Caminhoneiros em 2018, em plena crise econômica, fiscal e política no Brasil, ameaça contagiar outras categorias como mototaxistas, e motoristas de vans e microônibus. Alguns postos de Brasília chegam a cobrar R$ 9,99 pelo litro da gasolina.A Paralisação dos Caminhoneiros e o desabastecimento provocado após apenas 3 dias de greve Revela a total dependência do Brasil em relação ao transporte rodoviário, caro e poluente, apesar de existirem alternativas, até aqui negligenciadas, como ferrovias e hidrovias e a navegação de cabotagem(entre portos da costa litorânea).
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O Dólar aumentou e foi a R$ 3,68, a bolsa de valores despencou e a Petrobrás perdeu 47,2 bilhões em valor de mercado.Políticos da base do governo Temer, principalmente do PSDB, como o Senador Cássio Cunha Lima(PSDB-PB) pediram a demissão de Pedro Parente, Presidente da Petrobras. Temer afirmou que Parente é técnico de qualidade e que tem sua total confiança.Parente foi presidente da Serpro(1990-91);Ministro interino do Planejamento(1998);Ministro chefe da Casa Civil(1999-2003); ministro das Minas e Energia durante o apagão elétrico de 2002; presidente da Bunge alimentos a partir de 2010; presidente da Petrobras a partir de 2016; Trabalhou para o governo federal nas gestões de José Sarney(PMDB-MA); Fernando Henrique Cardoso(PSDB-SP) e Michel Temer(PSDB-SP);
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O Presidente da Federação Única dos Petroleiros, ligada à Central Única dos Trabalhadores(CUT), tradicionalmente alinhada ao Partido dos Trabalhadores(PT), José Maria Rangel anunciou que fará greve a partir de junho, criticou o aumento da PIS/ Cofins sobre os combustíveis realizado pelo governo Temer a partir de julho de 2017, a paridade do preço dos combustíveis no Brasil com os preços internacionais determinada pelo presidente da Petrobras Pedro Parente a partir de outubro de 2017(provocando 121 reajustes e majoração do preço da gasolina e diesel em 50%), e a expansão do número de importadoras de petróleo de 50 para 200.A Greve dos Petroleiros deve exigir demissão imediata de Pedro Parente e a imediata revogação das decisões gerenciais do mesmo à frente da Petrobrás como a flutuação dos preços dos combustíveis em paridade com a cotação internacional.
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Vazou trecho de conversa mantida entre os ministros do STF Gilmar Mendes e Celso De Mello durante a recondução da ministra Rosa Weber ao TSE em que criticam a greve dos caminhoneiros, considerando o movimento um absurdo que torna o Brasil refém de uma categoria.
Em São Paulo, o prefeito Bruno Covas(PSDB-SP) decretou estado de emergência por conta do desabastecimento provocado pela greve de caminhoneiros,em 25/05/2018.
O Aeroporto de Brasilia cancelou vôos por falta de querosene de aviação, em 25 de maio de 2018.
O Presidente Michel Temer se reuniu com Exército e Força Nacional de Segurança para articular repressão ao movimento dos caminhoneiros, em 25 de maio de 2018.
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No dia 26 de maio de 2018, o ministro da Segurança Pública Raul Jungmann(PPS-PE) concedeu entrevista coletiva em que afirmou que foram instaurados 37 inquéritos pela Polícia Federal para investigar a prática de locaute(impedimento do trabalho pelas empresas o que é considerado crime) durante a greve dos caminhoneiros.Jungmann também disse que havia 566 interdições parciais e que 524 bloqueios foram dissolvidos.
foto:Reprodução Internet
O governador de São Paulo, Márcio França(PSB-SP) anunciou o fim das suspensão da cobrança da tarifa de pedágio por eixo elevado e o cancelamento de multas lavradas durante a greve dos caminhoneiros.
A Infraero afirmou que 14 aeroportos dentro de sua responsabilidade estão sem combustível.
No dia 26 de maio de 2018, Temer assinou decreto que permite o governo assumir o controle de caminhões para desobstruir vias e abastecer serviços essenciais, a chamada requisição de bens.
foto:Reprodução Internet
No dia 27 de maio de 2018, Temer recuou diante da manutenção de bloqueios em várias estradas brasileiras e do grave desabastecimento e aceitou várias das demandas dos caminhoneiros:
Redução do preço do óleo diesel em R$ 0,46 por 60 dias;
isenção da cobrança da tarifa do pedágio por eixo suspenso em pedágios de rodovias federais, estaduais e municipais;
edição de medida provisória extraordinária para assegurar ao menos 30% dos fretes da CONAB, a Companhia Nacional de Abastecimento, aos caminhoneiros autônomos;
edição de medida provisória para garantir tabela de preços mínimos de frete;
foto:Reprodução Internet
Durante o pronunciamento de Temer em cadeia de rádio e TV em 27 de maio de 2018, houve panelaços no Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.Algumas lideranças do movimento grevista aceitaram a oferta do governo e estimularam os colegas a se desmobilizarem.
Essas concessões feitas aos caminhoneiros diminuirá em cerca de R$ 21 bilhões, que serão ressarcidos pelo contribuinte brasileiro.O governo federal aceitou zerar a CIDE sobre o diesel, diminuindo sua arrecadação em R$ 2,5 bilhões.A Câmara dos Deputados aprovou, com o empenho de Orlando Silva(PCdoB-SP) e Rodrigo Maia(DEM-RJ), zerar a cobrança de PIS/COFINS sobre o diesel que abastece os caminhões.O Senado tem ainda que chancelar esta matéria.A conta então pode ser elevada para cerca de R$ 16 bilhões. Fora as perdas nas arrecadações estaduais de ICMS.
Projeções do governo federal estimam em 08 dias, o prazo de regularização do fornecimento de materias, insumos, mercadorias e alimentos, a partir do desbloqueio de todas as rodovias.
No dia 28 de maio de 2018, em São Paulo, houve protestos de motoristas de fretados, vans e motoboys solidários à greve dos caminhoneiros;Manifestações de caminhoneiros seguem em várias estradas do país, há bloqueios em pelo menos 8;Muitas destas manifestações trazem palavras de ordem comuns às das manifestações favoráveis ao impechment da presidenta Dilma Roussef(PT-SP) às que sugeriam intervenção militar.Muitos manifestantes vestem-sem com camisetas verde-amarelas.
foto:Folha/UOL
foto:reprodução internet
No dia 26 de maio de 2018, o ministro da Segurança Pública Raul Jungmann(PPS-PE) concedeu entrevista coletiva em que afirmou que foram instaurados 37 inquéritos pela Polícia Federal para investigar a prática de locaute(impedimento do trabalho pelas empresas o que é considerado crime) durante a greve dos caminhoneiros.Jungmann também disse que havia 566 interdições parciais e que 524 bloqueios foram dissolvidos.
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O governador de São Paulo, Márcio França(PSB-SP) anunciou o fim das suspensão da cobrança da tarifa de pedágio por eixo elevado e o cancelamento de multas lavradas durante a greve dos caminhoneiros.
A Infraero afirmou que 14 aeroportos dentro de sua responsabilidade estão sem combustível.
No dia 26 de maio de 2018, Temer assinou decreto que permite o governo assumir o controle de caminhões para desobstruir vias e abastecer serviços essenciais, a chamada requisição de bens.
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No dia 27 de maio de 2018, Temer recuou diante da manutenção de bloqueios em várias estradas brasileiras e do grave desabastecimento e aceitou várias das demandas dos caminhoneiros:
Redução do preço do óleo diesel em R$ 0,46 por 60 dias;
isenção da cobrança da tarifa do pedágio por eixo suspenso em pedágios de rodovias federais, estaduais e municipais;
edição de medida provisória extraordinária para assegurar ao menos 30% dos fretes da CONAB, a Companhia Nacional de Abastecimento, aos caminhoneiros autônomos;
edição de medida provisória para garantir tabela de preços mínimos de frete;
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Durante o pronunciamento de Temer em cadeia de rádio e TV em 27 de maio de 2018, houve panelaços no Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.Algumas lideranças do movimento grevista aceitaram a oferta do governo e estimularam os colegas a se desmobilizarem.
Essas concessões feitas aos caminhoneiros diminuirá em cerca de R$ 21 bilhões, que serão ressarcidos pelo contribuinte brasileiro.O governo federal aceitou zerar a CIDE sobre o diesel, diminuindo sua arrecadação em R$ 2,5 bilhões.A Câmara dos Deputados aprovou, com o empenho de Orlando Silva(PCdoB-SP) e Rodrigo Maia(DEM-RJ), zerar a cobrança de PIS/COFINS sobre o diesel que abastece os caminhões.O Senado tem ainda que chancelar esta matéria.A conta então pode ser elevada para cerca de R$ 16 bilhões. Fora as perdas nas arrecadações estaduais de ICMS.
Projeções do governo federal estimam em 08 dias, o prazo de regularização do fornecimento de materias, insumos, mercadorias e alimentos, a partir do desbloqueio de todas as rodovias.
No dia 28 de maio de 2018, em São Paulo, houve protestos de motoristas de fretados, vans e motoboys solidários à greve dos caminhoneiros;Manifestações de caminhoneiros seguem em várias estradas do país, há bloqueios em pelo menos 8;Muitas destas manifestações trazem palavras de ordem comuns às das manifestações favoráveis ao impechment da presidenta Dilma Roussef(PT-SP) às que sugeriam intervenção militar.Muitos manifestantes vestem-sem com camisetas verde-amarelas.
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A Procuradoria Geral da República criou em 28/05 um núcleo para acompanhamento da greve dos caminhoneiros que ruma para o oitavo dia.
O Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha(PMDB-RS) disse em 28/05 que o processo de negociação com os caminhoneiros foi encerrado e que a retomada do fornecimento de combustível ainda está lento.
O Ministro da Fazenda Eduardo Guardia disse que o subsídio governamental ao diesel concedido pelo governo federal deverá ser compensado com corte de R$ 3,8 bilhões de despesas no orçamento de 2018 e que não há mais espaços para concessões.
Em 29 de maio de 2018, no nono dia de paralisação dos caminhoneiros, o movimento perdeu força e começou a se desmobilizar com mais intensidade.Postos de combustíveis de 11 capitais brasileiras voltaram a ser reabastecidos com regularidade mas ainda havia filas.Segundo a Agência Nacional de Petróleo, será necessário uma semana para regularizar o fornecimento de combustíveis.Havia apenas três bloqueios em estradas nos estados do Ceará, Goiás e Minas Gerais. Sete aeroportos brasileiros estavam prejudicados em abastecimento.O Abastecimento de alimentos estava sendo normalizado.Muitos postos de combustíveis aumentaram os preços durante a greve dos caminhoneiros. Em São Paulo, o Procon recebeu 1.147 reclamações no estado de SP. Para denunciar, o telefone grátis é o 151. Houve sete prisões de manifestantes no Maranhão.O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas,Ademir Sobrinho, ao ser perguntado sobre a sugestão de intervenção militar propostas por alguns manifestantes, disse que os militares respeitam a Constituição e a Democracia e que esta visão é coisa do passado.
foto:Portal g1
A Greve dos caminhoneiros teria cortado pela metade a poluição do ar da cidade de São Paulo.
foto:Reprodução Internet
No dia 30 de maio de 2018 houve a deflagração da greve dos petroleiros que tem na pauta a demissão imediata do presidente da Petrobras Pedro Parente responsável pela política de venda de refinarias através da privatização e livre flutuação dos preços dos combustíveis atrelada a cotação internacional do preço do barril do petróleo, a diminuição do valor do litro da gasolina e do bujão do gás de cozinha e a reversão da privatização da Petrobrás.Os petroleiros param por 72 horas e afirmam que não há risco de desabastecimento pois há excedente de combustível nas refinarias em virtude da greve dos caminhoneiros.Em 29 de maio de 2018 o Tribunal Superior do Trabalho declarou antecipadamente a greve dos petroleiros abusiva e estipulou multa de R$ 500 mil por dia de paralisação.
No dia 01 de junho de 2018 o presidente d Petrobrás,Pedro Parente, cada vez mais pressionado internamente pelo governo federal a controlar o preço dos combustíveis, decidiu se demitir sendo substituído pelo diretor financeiro da própria estatal, Ivan Monteiro, que já passou pelo Banco do Brasil antes de ocupar as finanças da Petrobrás.
foto:Reprodução Internet
No dia 05 de junho de 2018, diante de rumores de que haveria pressões sobre o governo federal para derrubar a tabela mínima de fretes, lideranças dos caminhoneiros ameaçaram realizar nova greve.
No dia 18 de junho de 2018 o CADE(Conselho Administrativo de Defesa Econômica) enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal(STF) afirmando que a decisão do Governo Temer em Tabelar o Frete para resolver a Greve dos Caminhoneiros cria cartel, prejudica os consumidores, prejudica o mercado e afronta a livre concorrência.
foto:Reprodução Internet
No dia 05 de setembro de 2018 o governo federal de Michel Temer(MDB-SP) e a agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT) publicaram nova tabela de fretes com reajuste médio de 5%. A majoração de preços dos fretes aconteceu após a Petrobrás ter anunciado aumento do preço do óleo diesel, combustível utilizado por veículos para transporte de carga e de pessoas como caminhões, ônibus e picapes, em 14% motivado pelo aumento do preço do dólar, no dia 31 de agosto de 2018.O Presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, disse que o tabelamento do frete prejudica a economia, aumenta as incertezas e prejudica todos os consumidores, porque eles terão que pagar a conta final dos produtos transportados.A COnfederação de Agricultura e Pecuária do Brasil(CNA) disse que irá ao STF questionar a constitucionalidade do aumento do frete e de seu tabelamento.A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais disse que os fretes por tonelada de milho e de soja antes do tabelamento giravam em torno de R$ 170;após o tabelamento chegaram a R$ 225 e agora após o aumento a R$ 236 o que prejudica o comércio exterior e as exportações brasileiras.A Associação Brasileira de Caminhoneiros(ABCam),uma das lideranças da greve dos caminhoneiros no primeiro semestre de 2018, também criticou o aumento do frete, afirmando que trata-se apenas de atualização do tabelamento do frete e não uma nova tabela que possa remunerar com justiça os caminhoneiros independentes frente aos custos como combustíveis, pedágios, seguros e manutenção.
fotos:Reprodução Internet
O Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha(PMDB-RS) disse em 28/05 que o processo de negociação com os caminhoneiros foi encerrado e que a retomada do fornecimento de combustível ainda está lento.
O Ministro da Fazenda Eduardo Guardia disse que o subsídio governamental ao diesel concedido pelo governo federal deverá ser compensado com corte de R$ 3,8 bilhões de despesas no orçamento de 2018 e que não há mais espaços para concessões.
Em 29 de maio de 2018, no nono dia de paralisação dos caminhoneiros, o movimento perdeu força e começou a se desmobilizar com mais intensidade.Postos de combustíveis de 11 capitais brasileiras voltaram a ser reabastecidos com regularidade mas ainda havia filas.Segundo a Agência Nacional de Petróleo, será necessário uma semana para regularizar o fornecimento de combustíveis.Havia apenas três bloqueios em estradas nos estados do Ceará, Goiás e Minas Gerais. Sete aeroportos brasileiros estavam prejudicados em abastecimento.O Abastecimento de alimentos estava sendo normalizado.Muitos postos de combustíveis aumentaram os preços durante a greve dos caminhoneiros. Em São Paulo, o Procon recebeu 1.147 reclamações no estado de SP. Para denunciar, o telefone grátis é o 151. Houve sete prisões de manifestantes no Maranhão.O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas,Ademir Sobrinho, ao ser perguntado sobre a sugestão de intervenção militar propostas por alguns manifestantes, disse que os militares respeitam a Constituição e a Democracia e que esta visão é coisa do passado.
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A Greve dos caminhoneiros teria cortado pela metade a poluição do ar da cidade de São Paulo.
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No dia 30 de maio de 2018 houve a deflagração da greve dos petroleiros que tem na pauta a demissão imediata do presidente da Petrobras Pedro Parente responsável pela política de venda de refinarias através da privatização e livre flutuação dos preços dos combustíveis atrelada a cotação internacional do preço do barril do petróleo, a diminuição do valor do litro da gasolina e do bujão do gás de cozinha e a reversão da privatização da Petrobrás.Os petroleiros param por 72 horas e afirmam que não há risco de desabastecimento pois há excedente de combustível nas refinarias em virtude da greve dos caminhoneiros.Em 29 de maio de 2018 o Tribunal Superior do Trabalho declarou antecipadamente a greve dos petroleiros abusiva e estipulou multa de R$ 500 mil por dia de paralisação.
No dia 01 de junho de 2018 o presidente d Petrobrás,Pedro Parente, cada vez mais pressionado internamente pelo governo federal a controlar o preço dos combustíveis, decidiu se demitir sendo substituído pelo diretor financeiro da própria estatal, Ivan Monteiro, que já passou pelo Banco do Brasil antes de ocupar as finanças da Petrobrás.
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No dia 05 de junho de 2018, diante de rumores de que haveria pressões sobre o governo federal para derrubar a tabela mínima de fretes, lideranças dos caminhoneiros ameaçaram realizar nova greve.
No dia 18 de junho de 2018 o CADE(Conselho Administrativo de Defesa Econômica) enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal(STF) afirmando que a decisão do Governo Temer em Tabelar o Frete para resolver a Greve dos Caminhoneiros cria cartel, prejudica os consumidores, prejudica o mercado e afronta a livre concorrência.
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No dia 05 de setembro de 2018 o governo federal de Michel Temer(MDB-SP) e a agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT) publicaram nova tabela de fretes com reajuste médio de 5%. A majoração de preços dos fretes aconteceu após a Petrobrás ter anunciado aumento do preço do óleo diesel, combustível utilizado por veículos para transporte de carga e de pessoas como caminhões, ônibus e picapes, em 14% motivado pelo aumento do preço do dólar, no dia 31 de agosto de 2018.O Presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, disse que o tabelamento do frete prejudica a economia, aumenta as incertezas e prejudica todos os consumidores, porque eles terão que pagar a conta final dos produtos transportados.A COnfederação de Agricultura e Pecuária do Brasil(CNA) disse que irá ao STF questionar a constitucionalidade do aumento do frete e de seu tabelamento.A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais disse que os fretes por tonelada de milho e de soja antes do tabelamento giravam em torno de R$ 170;após o tabelamento chegaram a R$ 225 e agora após o aumento a R$ 236 o que prejudica o comércio exterior e as exportações brasileiras.A Associação Brasileira de Caminhoneiros(ABCam),uma das lideranças da greve dos caminhoneiros no primeiro semestre de 2018, também criticou o aumento do frete, afirmando que trata-se apenas de atualização do tabelamento do frete e não uma nova tabela que possa remunerar com justiça os caminhoneiros independentes frente aos custos como combustíveis, pedágios, seguros e manutenção.
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