#Jornalismo #NovoJornalismo #JornalismoLiterário #NewJournalism #Journalism #TomWolfe #GayTalese #NormanMailer #TrumanCapote #Comunicação #Literatura #Livros #Texto #Palavra #Revistas #Jornais -Um dos expoentes do Novo Jornalismo(New Journalism) ou Jornalismo Literário, juntamente com nomes como Gay Talese, Norman Mailer e Truman Capote, Tom Wolfe morreu em 14 de maio de 2018, em Nova Yorque,vítima de infecção, após internação hospitalar em Manhattan. Tom Wolfe foi projetado também após a publicação do romance Fogueira das Vaidades em 1987 que o cinesta Brian de Palma posteriormente adaptaria para o cinema e que realizou brilhante retrato crítica da sociedade norte americana dos anos 80 do século 20. Em 1973, Tom Wolfe publicou The New Journalism, ao lado de textos de Truman Capote e Norman Mailer, um manifesto em que registra o estilo e o método do movimento que se consolidaria no futuro.Uma das publicações que popularizaram o novo estilo de misturar realidade com literatura e escapara da receita prescrita pelo Lead( o quê, quando, quem, onde e porquê ou para quê) do Jornalismo Clássico ou Tradicional foi a revista New Yorker. O Perfil do ator Marlon Brandon ("Um duque em seus domínios") escrito por Truman Capote na New Yorker em 1956 é apontado como um possível marco inicial do Novo Jornalismo. Em 1979, Wolfe cria The Right Stuff, livro sobre o trabalho corajoso dos pilotos de testes inseridos no programa espacial, que seria adaptado também ao cinema por Philip Kaufman em 1983 (Os Eleitos). Tom Wolfe nasceu na Vírgina em 02 de março de 1931 na Virgínia, mas morava em Nova Yorque desde 1960.Nasceu em uma família abastada, seu pai era fazendeiro e empresário.Tom Wolfe teve muito cedo acesso às artes.Recusou admissão na Faculdade de Língua Inglesa na Universidade de Princeton preferindo a Universidade Washington and Lee. Formou-sem em 1951 com a monografia "Um Zoológico cheio de zebras:Anti Intelectualismo na América. Doutorou-se em Estudos Americanos na Universidade de Yale com a tese "A Liga de Escritores Americanos. Atividades Organizacionais Comunistas entre escritores americanos 1929-1942". E, 1959, Tom Wolfe foi contrato pelo The Washington Post. EM 1962, Wolfe migra para Nova Yorque e passa a trabalhar como repórter do New York Herald Tribune. Em 1964, Wolfe tem um artigo inovador sobre automóveis customizados do sul da Califórnia publicado sem edições pela revista Esquire:There Goes (Varoom! Varoom! Taht Kandy -Kolored-Tangerine -Flake StreamLine Baby Tom Wolfe deixa viúva e dois filhos.

Um dos expoentes do Novo Jornalismo(New Journalism) ou Jornalismo Literário, juntamente com nomes como Gay Talese, Norman Mailer e Truman Capote, Tom Wolfe morreu em 14 de maio de 2018, em Nova Yorque,vítima de infecção, após internação hospitalar em Manhattan.Era também conhecido pela característica indumentária, marcada por 3 peças de alfaiataria geralmente brancas ou claras, gravatas, camisas de colarinho engomado e chapéus.








fotos:Reprodução Internet

foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet
foto:Reprodução Internet

Tom Wolfe foi projetado também após a publicação do romance  A Fogueira das Vaidades em 1987 que o cinesta Brian de Palma posteriormente adaptaria para o cinema e que realizou brilhante retrato crítico da sociedade norte americana dos anos 80 do século 20.

fotos:Reprodução Internet



Em 1973, Tom Wolfe publicou The New Journalism, ao lado de textos de Truman Capote e Norman Mailer, um manifesto em que registra o estilo e o método do movimento que se consolidaria no futuro.


foto:Reprodução Internet


Uma das publicações que popularizaram o novo estilo de misturar realidade com literatura e escapara da receita prescrita pelo Lead( o quê, quando, quem, onde e porquê ou para quê) do Jornalismo Clássico ou Tradicional foi a revista New Yorker. O Perfil do ator Marlon Brandon ("Um duque em seus domínios") escrito por Truman Capote na New Yorker em 1956 é apontado como um possível marco inicial do Novo Jornalismo.

fotos:Reprodução Internet


Em 1979, Wolfe cria The Right Stuff, livro sobre o trabalho corajoso dos pilotos de testes inseridos no programa espacial, que seria adaptado também ao cinema por Philip Kaufman em 1983 (Os Eleitos).

fotos:Reprodução Internet

Tom Wolfe nasceu na Vírgina em 02 de março de 1931 na Virgínia, mas morava em Nova Yorque desde 1960.Nasceu em uma família abastada, seu pai era fazendeiro e empresário.Tom Wolfe teve muito cedo acesso às artes.Recusou admissão na Faculdade de Língua Inglesa na Universidade de Princeton preferindo a Universidade Washington and Lee. Formou-sem em 1951 com a monografia "Um Zoológico cheio de zebras:Anti Intelectualismo na América". Doutorou-se em Estudos Americanos na Universidade de Yale com a tese "A Liga de Escritores Americanos. Atividades Organizacionais Comunistas entre escritores americanos 1929-1942". Em 1959, Tom Wolfe foi contratado pelo The Washington Post. Em 1962, Wolfe migra para Nova Yorque e passa a trabalhar como repórter do New York Herald Tribune. Em 1964, Wolfe tem um artigo inovador sobre automóveis customizados do sul da Califórnia publicado sem edições pela revista Esquire:There Goes (Varoom! Varoom! That Kandy -Kolored-Tangerine -Flake StreamLine Baby que o torna célebre.


foto:Reprodução Internet

Tom Wolfe deixa viúva e dois filhos.

fotos:Reprodução Internet