#SMB2019 #Criança #SemanaMundialdoBrincar #Infância #DireitosHumanos #TerritóriodoBrincar #Democracia #Cidadania #Educação #Escola #Família #Universidade #Pedagogia #Aprendizagem #Brincadeira #Brinquedo #Jornalismo #Reportagem #Notícias #Brinquedo - A Semana Mundial do Brincar 2019 acontece entre 25 de maio e 2 de junho em todo o Brasil.O Dia Mundial oficial do Brincar é 28 de maio.O Tema adotado pela organização do evento(Aliança Pela Infância, Sesc e outros) este ano é"O Brincar que abraça a Diferença" e os eixos de trabalho são:Brincantes de Culturas e Identidades Diferentes;Um Corpo sem Limites Para Brincar;Brincadeiras como Exercício para Vida Social;Brincando se Constrói a Cultura de Paz; Repertórios diversos do Brincar;O Grupo do Bem Estar e da Felicidade apóia a iniciativa e a divulga além de realizar atividades que estimulam o brincar longe das telas, em contato com a natureza, e respeitando a diversidade.

A Semana Mundial do Brincar 2019 acontece entre 25 de maio e 2 de junho em todo o Brasil.O Dia Mundial oficial do Brincar é 28 de maio.O Tema adotado pela organização do evento(Aliança Pela Infância, Sesc e outros) este ano é"O Brincar que abraça a Diferença" e os eixos de trabalho são:Brincantes de Culturas e Identidades Diferentes;Um Corpo sem Limites Para Brincar;Brincadeiras como Exercício para Vida Social;Brincando se Constrói a Cultura de Paz; Repertórios diversos do Brincar;Quando a Diferença não é respeitada.Confiram a Programação em:




Semana Mundial do Brincar 2018 acontecerá entre os dias 20 e 28 de maio e o tema norteador para a mobilização já foi escolhido: “Brincar de corpo e alma”. Essa proposta da Aliança pela Infância é um chamado para a criança estar inteira na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser e estar no mundo. Uma presença que pede espaço e tempo para o movimento, o gesto e o reconhecimento de seus sentidos.

foto:SK
Como uma colcha que se tece com calma e atenção, os temas da SMB vêm se enlaçando nos últimos anos de forma sútil, mas não menos potente. Em 2016, nos voltamos para o espaço e sua possibilidade de encantamento pelo brincar. Em 2017 avançamos para o tempo e o brincar que encanta o ritmo vital da infância. Em ambos tocamos o encantamento de ser e estar no mundo, nesse contínuo tempo-espaço.
Agora nos voltarmos para o corpo, um corpo que é uma construção encantada de significados. É hora de olhar para a corporeidade e a presença dos sentidos no brincar livre. Sem precisar de muitos artefatos, a criança pode e deve sentir no corpo as possibilidades lúdicas de explorar o mundo: brincar descalça, pular corda, correr, escalar, batucar no corpo, desenhar com o corpo, se tornar imóvel, cantar, imitar bichos e lugares, ser sombra de um corpo, de ser um e se identificar com os outros.
Por isso, a ideia de trabalharmos a responsabilidade e a criatividade com o corpo. Um corpo que é patrimônio de cada um e deve ser respeitado em sua individualidade e ludicidade, deve ser nutrido com alimentos para os cinco sentidos: o paladar, a audição, o olhar, o olfato e o tato. Todos alimentos de corpo e alma.

Confira a programação na cidade de São Paulo:


Cidade: São Paulo – SP
Organização: Aqui Que A Gente Brinca!
Descritivo: 3º Festival de Brincadeiras de Rua. Atividade livre para crianças, famílias, brincantes de todas as idades e comunidade em geral. Não há necessidade de inscrição.
Dia e Horário: 26 de maio, sábado, das 13h30 às 18h
Local: Rua Carandazinho – Jd. Olinda (na rua da Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino)

Cidade: São Paulo – SP
Organização: CCA Coração Materno
Descritivo: A proposta é fazer um dia de Brincadeiras, Cultura e Lazer na “Praça do Cruzeiro”, por meio de um resgate de brincadeiras tradicionais — como Brincadeiras cantadas e cantigas de roda; Amarelinha; Pular corda; Pega Bandeira; Pega Pega; Mãe da Rua; Cinco Marias; Escravos de Jó; Cada Macaco no seu galho; Seu mestre mandou; ente outras. Este resgate visa manter viva a cultura do brincar em sua essência, considerando os aspectos culturais, a importância do movimento pensando na saúde e qualidade de vida e os momentos de lazer que são fundamentais para a integração e a vida em sociedade. A proposta é participarem os 180 educandos regularmente matriculados no Centro para Crianças e Adolescentes Coração Materno, convidar as escolas próximas e a comunidade, sem necessidade de inscrição prévia.
Dia e Horários: Dia 23 de maio, Período da manhã – das 08h30 às 11h; Período da tarde – das 12h30 às 15h
Local: Praça Itálico Ancona Lopes (também conhecida como “Praça do Cruzeiro”),12-14, Freguesia do Ó, São Paulo, SP, CEP: 02730-070

Cidade: São Paulo – SP
Organização: CEI MARANATA
Descritivo: Estão sendo planejadas atividades para toda a semana. Adultos da Unidade Escolar poderão ensinar às crianças suas brincadeiras de infância, principalmente as de grupo, na rua, em locais abertos. Um trabalho de pesquisa com os adultos envolvidos irá resgatar brincadeiras corporais, privilegiando o brincar livre, em que a criança escolhe o que e como quer brincar. O CEI Maranata atende crianças de 0 a 4 anos, no extremo Leste da cidade de São Paulo, e muitas dessas crianças não conhecem brincadeiras simples como pular corda, rolar no chão, pular carniça, 3 marias; a ideia é disponibilizar materiais para elas construírem o próprio brinquedo. Atividades direcionadas às crianças e professores, coordenadora pedagógica, equipe operacional de cozinha e limpeza, auxiliar administrativo e direção.
Dias e Horários: 21 a 28 de maio, durante todo o dia, respeitando as rotinas do CEI (alimentação, higiene e descanso das crianças)
Local: CEI MARANATA – Rua Alessandro Melani, 156, Jardim São João, 08370-345, São Paulo – SP

Cidade: São Paulo – SP
Organização: Centro Paulistano Interlagos – Universidade Brasil
Descritivo: Palestra com profa. Dra. Roselene Crepaldi e brincadeiras cantadas com recreacionistas. Atividade direcionada a alunos do curso de pedagogia, familiares, moradores do bairro e crianças. Não é necessário fazer inscrição, basta chegar e participar.
Dia e Horário: 21 de maio, das 19h às 21h30
Local: No auditório e nas quadras do Centro Paulistano Interlagos — Rua David Eid, 245- Vila do Castelo, Interlagos – SP

Organização: EMEF Armando de Arruda Pereira
Cidade: São Paulo – SP
Descritivo: Planejamento de atividades no Quintal do Armando para os alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental da escola, sem necessidade de inscrição prévia.
Dias e Horários: 21 a 28 de maio (segunda a sexta), das 10h20 às 11h50
Local: EMEF Armando de Arruda Pereira – Rua Coronel Luis de Faria e Sousa, 12 – VL do Encontro

Cidade: São Paulo – SP
Organização: EMEI Caminho dos Martins
Descritivo: Semana com atividades de oficinas e brincadeiras de roda e música, no pátio. Em especial, no dia 26haverá um encontro de famílias na escola. O público alvo são alunos, famílias, crianças e interessados da comunidade do entorno da EMEI, sem necessidade de inscrição prévia.
Dias e Horários: De 20 a 26 de maio, nos períodos de atividade da escola
Local: Estrada do Porto do Martins – Grajaú, São Paulo – SP

Cidade: São Paulo – SP
Organização: Instituto Alana
Descritivo: Publicação on-line de diversos textos sobre o brincar de crianças sob o olhar da fenomenologia, de variados/as autoras/es, trazendo um olhar rico sobre o brincar. Os relatos são resultado de um processo de observação em curso, do brincar de crianças em vários contextos. Conhecer e compreender os diversos universos do brincar é um trajeto que pode ser percorrido por muitos caminhos. Nesta iniciativa, o objetivo é adentrar nos gestos, narrativas e paisagens do brincar de diferentes grupos infantis através da fenomenologia, isto é, descrever a experiência infantil tal como ela se apresenta, e por consequência, é “voltar às coisas mesmas”, lema do método fenomenológico. O olhar expresso nos textos é aprofundado no método Goetheanístico, que integra ciência e arte como parceiras no caminho de observação. Autoras/es são parte de um grupo de pesquisadoras/es engajados com a infância em diferentes contextos, se propondo a uma observação intensa do brincar espontâneo, contribuindo e ampliando as referências para uma importante prática de OLHAR a criança e reconhece-la a partir de seu próprio ponto de vista. Ação direcionada a professores, famílias, pais, jovens, profissionais que trabalhem com crianças, e interessados em geral.
Dias e Horários: Em cada dia da Semana Mundial do Brincar, será publicado um texto-relato sobre a observação do brincar de crianças sob a perspectiva fenomenológica, por volta das 10h.
Local: Os textos serão postados on-line, nos espaços de publicação do Território do Brincar: www.territoriodobrincar.com.br e https://pt-br.facebook.com/TerritoriodoBrincar/

Cidade: São Paulo – SP
Organização: Instituto Pró-Saber SP
Descritivo: Brincadeiras ao ar livre com cantos de jogo simbólico, tanque de areia, jogos corporais em quadra, brincadeiras populares, etc. Atividades voltadas a crianças e professores da comunidade de Paraisópolis, que fazem parte do programa Ler & Brincar do Instituto Pró-Saber SP — não é necessário fazer inscrição.
Dias e Horários: 21 a 25 de maio, das 10h às 16h
Local: Rua Manoel Antonio Pinto, 974, Paraisópolis, São Paulo – SP

Cidade: São Paulo – SP
Organização: MAM | Museu de Arte Moderna de São Paulo
Local: MAM — Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Parque Ibirapuera, São Paulo – SP, 04094-000
Descritivo, Dias e Horários:
No fomento à cultura tradicional da infância, o MAM Educativo pelo programa Família MAM preparou uma programação com visitas, brincadeiras e experimentações no museu na Semana Mundial do Brincar, que antecede o dia 28 de maio que é o dia mundial do brincar. Para participar, basta acompanhar as indicações de faixa etária de cada atividade e se inscrever no dia mesmo, no local, com 30 minutos de antecedência. Atividades Gratuitas. *Algumas das atividades têm vagas limitadas; distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência. Mais informações: educativo@mam.org.br e +55 11 5085-1313
– 19/05 (sábado), 15h. Atividade: Jam de dança para todos com a Cia Dança sem fronteiras. Local: Em frente à sala de vidro. Classificação etária: Livre. Participantes: Livre. Descrição: DANÇA SEM FRONTEIRAS é Uma iniciativa que visa promover a dança contemporânea como um bem cultural acessível a todos e fortalecer a diversidade ampliando os horizontes artísticos e sociais para além dos rótulos, através de diversas ações pela cidade de São Paulo. Este projeto envolve a circulação de inúmeras ações em espaços abertos. JAM DE DANÇA PARA TODOS Prática democrática de dança, que a Cia Dança sem Fronteiras vem desenvolvendo desde sua criação, com o intuito de incluir pessoas de todas as idades com habilidades e características físicas, motoras e intelectuais diversas, incentivando a transformação da ação através da reflexão e da experiência. Conduzidas pela coreógrafa e bailarina Fernanda Amaral com a participação do elenco da Cia Dança sem Fronteiras e música ao vivo.
– 22/05 (terça-feira), 14h30. Atividade: Histórias e brincadeiras no Jardim de Esculturas. Local: Jardim de Esculturas. Classificação etária: A partir de 4 anos. Participantes: Até 20 pessoas*. Descrição: Percursos lúdicos no Jardim de Esculturas , por meio de histórias e brincadeiras da cultura tradicional da infância.
– 23/05 (quarta-feira), 14h30. Atividade: Brincadeiras com corda e bambu na marquise. Local: Jardim de Esculturas. Classificação etária: A partir de 4 anos. Participantes: Até 20 pessoas*. Descrição: Brincadeira da cultura tradicional da infância, que utiliza corda e bambu.
– 24/05 (quinta-feira), 14h30. Atividade: Brinquedos e brincadeiras da cultura da infância. Local: Jardim de Esculturas. Classificação etária: A partir de 4 anos. Participantes: Até 20 pessoas*. Descrição: Construção e experimentação de brinquedos e brincadeiras da cultura da infância como: piões, amarelinhas, voadores, etc.
– 26/05 (sábado), 14h. Atividade: Apresentação musical com Banda Alana. Local: Em frente à Sala de Vidro, embaixo da marquise em área externa. Faixa etária: Livre. Participantes: Livre. Descrição: Apresentação musical com a Banda Alana, criada em 2007 através do Núcleo de Recreação e Cultura do Instituto Alana, que implementou no Jardim Pantanal oficinas de música para seus alunos, com aulas de canto, coral, percussão, teoria e musicalização infantil. As oficinas foram aos poucos se desenvolvendo até formar o que é hoje a Banda Alana. Com orientação de Silvanny Rodriguez e Adriana Biancolini, os jovens desenvolveram suas habilidades artísticas e fortaleceram seu senso de cidadania com aulas de percussão, metais, violão, contrabaixo, teclado e canto.

Cidade: São Paulo – SP
Organização: Obras Recreativas, Profissionais, Artísticas e Sociais
Descritivo: Brincadeiras com os 4 elementos da Natureza. Serão 4 dias, sendo cada um deles explorando um dos 4 elementos. Terra: Disponibilizar gravetos, folhas, sementes, pedras, etc. a fim de promover um brincar heurístico. Fogo: Contorno das sombras; brincadeiras de adrenalina. Água: bolhas de sabão. Ar: Confecção de pipas. Atividades para crianças de 4 a 14 anos, sem necessidade de inscrição prévia.
Dias e Horários: 21 a 24 de maio (segunda a quinta-feira), das 9h às 11h e das 14h às 16h
Local: Rua Bartolomeu dos santos, 219 e Praça Chácara Santana

Cidade: São Paulo – SP
Organização: Projeto LIA – Lazer, Inclusão e Acessibilidade / Curitiba – PR
Descritivo: O projeto de Curitiba promove em São Paulo um piquenique inclusivo. O evento será no Parque Ibirapuera, com atividades recreativas para TODAS as crianças. Disponibilização de Palhaços, recreadores, brinquedos adaptados para crianças com deficiência — balanço adaptado, gangorra adaptada, tirolesa adaptada, skate adaptado, atividade paraquedas, bolhas de sabão e pintando na calçada.
Dia e Horário: 26 de maio, das 9h às 17h
Local: Parque Ibirapuera, próximo à Marquise. São Paulo – SP

Cidade: São Paulo – SP
Organização: Ritmos do Coração
Descritivo: Uma ação do Projeto “Vem Brincar Também!”, voltada ao brincar inclusivo, que promove o resgate das brincadeiras de tradição popular. Atividade para crianças, pais, familiares, acompanhantes, professores e sem necessidade de inscrição prévia.
Dia e Horário: 26 de maio (sábado), das 10h às 11h30
Local: Parque Guarapiranga. Endereço: Estrada Guarapiranga, 575

Cidade: São Paulo – SP
Organização: USP-LESTE e Diretório Acadêmico de Lazer e Turismo da USP
Dia: 25 de maio de 2018
Descritivo: Evento “Brincar de Corpo e Alma”, com atividades para crianças, dinâmicas para adultos e grupos interessados e palestras no período da noite, abertas à comunidade. É necessária inscrição prévia on-line: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfDMoioX6iBjoPn_1Dlb07xqFHWG02to_RizPIMQhFUiQWUAQ/viewform
Horários:
– 15h: Caminhada pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), com professor Sidnei Raimundo.
– 15h45: Danças Circulares, com Rogélia Silva e Rosângela Martins
– 16h30: Jogos Cooperativos, com Cristiano Santos
– 18h30: Mesa Redonda “Brincar de Corpo e Alma”, com Adriana Friedmann, ONG Eternamente Sou, Andrea Viúde e Rosa Chubaci

Local: EACH – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Rua Arlindo Béttio, 1000 – Vila Guaraciaba, São Paulo – SP, 03828-000
(Texto acima extraído do site da Aliança pela Infância)

Grupo do Bem Estar e da Felicidade agradece a iniciativa e renova seu apoio incondicional à Semana Mundial do Brincar e à Educação. Veja a programação da Semana Mundial do Brincar 2017 nas unidades do Sesc em São Paulo:

http://aliancapelainfancia.org.br/wp-content/uploads/2017/05/Programac%CC%A7a%CC%83o-SESC.pdf


 foto:DAF
  foto:DAF
  foto:DAF
 foto:DAF




No dia 21 de maio de 2017 o Grupo do Bem Estar daFelicidade não mais realizará a edição do Sarau Lítero Musical Ferroviário em Direção às Olimpíadas deJogos Cooperativos em Paranapiacaba, na Serra do Mar, no contexto da Semana Mundial do Brincar, em virtude da ocorrência de fortes temporais na região da Serra Do Mar. Haveria Kung Fu, Tai Chi Pai Lin, Yoga, Meditação, roda de conversa sobre a Reforma da Previdência e Trabalhista, debate sobre a Reforma Política e o saboroso e tradicional Piquenique Vegano do Grupo do Bem Estar e da Felicidade. 


foto:Semana Mundial do Brincar 2015/Parque Burle Marx, SP/ Arquivo GBE

Para Participar era só comparecer ao ponto de encontro: às 9hs nas Catracas de saída do Metrô Brás, de onde o Grupo do Bem Estar partirá para Paranapiacaba, através das composições da CPTM linha 10 - Turquesa até Rio Grande Serra, onde ocorrerá o traslado através do ônibus 424 até o "Local de onde se Avista o Mar", tradução da palavra Tupi. Cada pessoa interessada deveria levar o dinheiro suficiente para o transporte ida/volta  , sua comida e bebida saudável(de preferência frutas, legumes, verduras, cereais, nozes , castanhas e água mineral), protetor solar, chapéus, roupas para caminhada, repelentes, agasalhos.  O Nível de caminhada seria fácil para poder agregar pessoas de diversas idades.
Lembrete: ônibus municipais, Metrô e  trem da CPTM  a tarifa é R$3,80 e idoso gratuitobilhete Integrado ônibus municipal e metrô e  trem a  tarifa é R$ 6,80 e idoso gratuito ; ônibus 424 a  tarifa  é  R$4,20 e idoso acesso gratuito com cartão Bom Sênior

foto:Olimpíadas Democráticas do Grupo Do Bem Estar e da Felicidade na Semana Mundial do Brincar 2016 no Parque Trianon/Arquivo GBE


No dia 23 de abril de 2017, o Grupo do Bem Estar e da Felicidade realizou mais uma expedição em direção à uma imprescindível área verde da cidade de São Paulo; Desta vez, o destino foi o Parque Chácara do Jockey, inaugurado em 2016, e aconteceu entre as 10 e 13 hs um saboroso piquenique comunitário vegano saudável, com frutas, verduras, legumes , cereais integrais , nozes e castanhas, água mineral, suco verde que cada pessoa deverá levar. Tivemos Tai Chi Pai Lin, Kung Fu, e roda de Conversa sobre as Reformas Trabalhista, da Previdência e sobre os Direitos Indígenas.


foto: Grupo do Bem Estar e da Felicidade pratica Tai Chi Pai Lin com Creusa Silva no Parque Chácara do Jockey/Arquivo Gbe

Grupo do Bem Estar e da Felicidade, 15 anos de atuação transdisciplinar na busca da síntese entre a Ciência Humanista, a Arte Emancipatória, a Espiritualidade não doutrinária inserida na Cultura de Paz e de Não Violência e a Cidadania Ampliada realizou o Sarau /Piquenique comunitário em Defesa dos Direitos das Mulheres, que aconteu em 12 de março de 2017, das 10 hs às 12:30 hs no Parque da Aclimação. O Ponto de Encontro foi a concha acústica, ao lado do lago, do lado oposto à portaria principal do parque, situada à Rua Muniz de Souza, 1119. Cada pessoa deve levar sua comida e bebida saudáveis, dando preferência às frutas, verduras, legumes e cereais integrais e à água mineral. As mulheres são apenas 22% de todos os parlamentares do mundo e somente 17% de todos os ministros de primeiro escalão dos governos do mundo. As mulheres trabalham mais que os homens e recebem menores salários. 1 a cada 3 mulheres no mundo já sofreu algum tipo de violência física ou psicológica.29 países permitem mulheres menores de 18 anos casarem-sem sem restrições. 10 países não oferecem direitos às mulheres sobre o patrimônio e herança. 1 mulher é estuprada no Brasil a cada 11 minutos(70% das estupradas são crianças e adolescentes).Em 2016, apenas 9% da Câmara Federal era constituída por deputadas mulheres(51 de um total de 513 deputados federais) e 16% do Senado Federal era formado por senadoras(13 de um total de 81 senadores) A Reforma da Previdência, proposta pelo Governo Temer, em vias de ser votada no Congresso Brasileiro, pode prejudicar os direitos das Mulheres na medida que tenta elevar a idade mínima para aposentadoria de mulheres para 65 anos(igualando-a com a dos homens), desconsiderando as especificidades de gênero como gestação, parto e amamentação e as desigualdades impostas pela dupla jornada de trabalho. #SaúdeDaMulher #Mulher #Feminismo #DiaInternacionaldaMulher #Mulheres #DireitosDasMulheres #ParqueDaAclimação #GrupoDoBemEstarEdaFelicidade


foto: Grupo do Bem Estar e da Felicidade debate Reforma da Previdência e Trabalhista e os Direitos da Mulher em piquenique vegetariano no Parque da Aclimação/DAF


foto: Grupo do Bem Estar e da Felicidade defende Ciclovias e Bicicletários em SP, janeiro de 2013/Diário de SP



A Sexta Edição da Semana Mundial do Brincar 2015 aconteceu entre 24 e 30 de maio, promovida pela Aliança Pela Infância e seus parceiros e parceiras, e realizou sua abertura oficial no Centro Esportivo Educacional Raul Tabajara, na Barra Funda, em São Paulo.


foto:SK


 
Em vários locais do estado de São Paulo e do Brasil, aconteceram atividades lúdicas que uniram gerações através do afeto e do  movimento gerados pelo prazer do BRINCAR.


foto:Aliança Pela Infância


 foto: Sérgio Satoshi/Ladeira do Parque da Independência,Ipiranga,São Paulo/julho de 2015


foto:SK

A infância é o tempo de:
• aprender sobre as coisas essenciais da vida; sobre o mundo dos céus e da terra, sobre o que é bom, belo e verdadeiro;
• amar e ser amado;
• aprender a confiar;
• ser verdadeiro;
• festejar com risos e alegrias.

As crianças precisam de:
• pessoas que possam respeitar
• adultos cujos exemplos e amorosa autoridade possam seguir;
• momentos de devoção;
• espaço para experimentar sua curiosidade;
• limites que as protejam;
• liberdade para a sua criatividade; 
• tempo para observar;
• tempo para brincar;
• vivenciar momentos de carinho, amabilidade, coragem e, inclusive, travessuras;
• estabelecer viva ligação com a Terra - com os animais e com a natureza, com as famílias e com a sociedade - na qual possam se desenvolver como indivíduos;
• conhecer os fundamentos da vida; 
• descobrir seus próprios princípios.

As crianças têm o direito de:
• sonhar e crescer em seu próprio tempo;
• errar e ser desculpadas;
• ser protegidas da violência e da fome;
• ter um lar e ser abrigadas
• ser sustentadas para que possam crescer com saúde; 
• aprender bons hábitos
• receber alimentação equilibrada.





O QUE É
A Semana Mundial do Brincar é uma mobilização que nasceu no Brasil e vem sendo realizada em vários países para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar. A Semana é promovida pela Aliança pela Infância em parceria com dezenas de outras organizações. 
O evento acontece a partir da iniciativa de grupos que organizam - em lugares públicos e privados - brincadeiras, palestras, debates e mobilizações políticas que defendam o tema do bri
ncar. Todas as atividades da Semana são gratuitas para adultos e para crianças. 

OBJETIVO
O objetivo é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna. 

COMO FUNCIONA?
As ações são desenvolvidas por todo o Brasil pelos núcleos da Aliança pela Infância, por organizações parceiras, por voluntários ou por órgãos públicos (prefeituras, secretarias municipais, bibliotecas públicas).

DE QUE BRINCAR ESTAMOS FALANDO?
- De um brincar livre, com fim em si mesmo;
- De um brincar que inclui elementos não estruturados;
- De um brincar mais próximo da natureza; 
- De um brincar que respeita a cultura da infância

POR QUE O BRINCAR É TÃO IMPORTANTE?
- O brincar faz parte da própria essência da infância;
- O brincar promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança;
- O brincar é instrumento de expressão da criança;
- O brincar é fonte de aprendizado e troca de saberes;
- O brincar é uma forma de expressão cultural;
- O brincar cria vínculos sociais e de comunicação;
- O brincar é fonte de prazer.



foto:Aliança Pela Infância


 

http://www.senado.leg.br/senado/Programas/InfanciaePaz/detalha_artigo.asp?data=10/11/2014&codigo=2772