#FUNDEB #FUNDEBPermanente #Educação #Escola #Brasil #Futuro #COVID19 #ParqueAugusta #Jornalismo #Reportagem #Notícias #Congresso #Política #Eleições #Eleições2020 - A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 21 de julho de 2020, a Proposta de Emenda à Constituição do Brasil(PEC) que renova o FUNDEB(Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) e amplia a participação da União, atualmente em 10%, para 23% de forma gradual, a partir de 2021 até 2026. A Câmara aprovou de forma acelerada o texto base e destaques em dois turnos de votação. A Matéria segue agora ao Senado.A primeira votação teve um placar folgado, com 499 votos a favor e 7 contrários(todos da base do Governo Federal). Em 2019, o FUNDEB, que seria extinto ao final do ano, teve recursos majoritariamente originários de estados e municípios no montante de 166,6 bilhões destinados a salários de professores e manutenção e reforma de escolas. A complementação de verbas federais é feita a estados com valor abaixo do mínimo nacional por estudante. Em 2019, precisaram desta suplementação do Governo Federal, os estados de Alagoas, Bahia, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. O Texto aprovado permite que 5% do FUNDEB seja destinado à Educação Infantil. O Governo Federal, ausente das discussões sobre o FUNDEB em 1 ano e meio de debates no Congresso Nacional, enviou na véspera, dia 20 de julho de 2020, proposta para destinar parte dos 20% da suplementação federal a programa assistencial Renda Brasil, a ser criado. A tentativa gerou forte reação por parte de Educadores e congressistas progressistas e acabou não vingando. A Pandemia da Covid 19 revelou também desigualdades sociais no campo da Educação quando estudantes das redes públicas não conseguiram acessar a Educação à Distância, pelos mais diversos motivos, como ausência de computadores, laptops, tablets, celulares, internet banda larga, escassez de professores familiarizados com tecnologia da informação, falta de ambientes adequados para estudar em casa entre outros...

A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 21 de julho de 2020, a Proposta de Emenda à Constituição do Brasil(PEC) que renova o FUNDEB(Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) e amplia a participação da União, atualmente em 10%, para 23% de forma gradual, a partir de 2021 até 2026.

A Câmara aprovou de forma acelerada o texto base e destaques em dois turnos de votação. A Matéria segue agora ao Senado.A primeira votação teve um placar folgado, com 499 votos a favor e 7 contrários(todos da base do Governo Federal).

Em 2019, o FUNDEB, que seria extinto ao final do ano, teve recursos majoritariamente originários de estados e municípios no montante de 166,6 bilhões destinados a salários de professores e manutenção e reforma de escolas.

A complementação de verbas federais é feita a estados com valor abaixo do mínimo nacional por estudante. Em 2019, precisaram desta suplementação do Governo Federal, os estados de Alagoas, Bahia, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

O Texto aprovado permite que 5% do FUNDEB seja destinado à Educação Infantil. 

O Governo Federal, ausente das discussões sobre o FUNDEB em 1 ano e meio de debates no Congresso Nacional, enviou na véspera, dia 20 de julho de 2020, proposta para destinar parte dos 20% da suplementação federal a programa assistencial Renda Brasil, a ser criado. A tentativa gerou forte reação por parte de Educadores e congressistas progressistas e acabou não vingando.

A Pandemia da Covid 19 revelou também desigualdades sociais no campo da Educação quando estudantes das redes públicas não conseguiram acessar a Educação à Distância, pelos mais diversos motivos, como ausência de computadores, laptops, tablets, celulares, internet banda larga, escassez de professores familiarizados com tecnologia da informação, falta de ambientes adequados para estudar em casa entre outros...






A Avaliação da Educação Básica a nível Mundial, o PISA, o Programa Internacional para Avaliação de Estudantes, realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE) a cada 3 anos,entre estudantes de 15 anos de 79 países ou regiões em 2018, constatou que o Brasil avançou pouco em matemática entre 2003 e 2008, mas teve estagnação entre 2009 e 2018 em matemática, ciências e leitura.

foto:Heber Biella





foto:Reprodução Internet


 O Brasil está na posição de número 42 em Leitura, 58 em Matemática e 53 em Ciências.Do total de estudantes brasileiros que realizaram o PISA 2018, 42% não obtiveram o nível considerado mínimo nas três áreas do conhecimento avaliadas:Leitura, Matemática e Ciências.A Situação mais crítica é a Matemática: Apenas 32% dos estudantes brasileiros que realizaram o PISA 2018 atingiram o nível mínimo, sendo que a média dos países da OCDE é de 76%.O Nível considerado máximo é atingido por 2% dos estudantes brasileiros que fizeram o PISA 2018 em Leitura e por !% em Matemática e Ciências.Já os países da OCDE tem performance melhor: 9% dos seus estudantes conseguiram atingir o nível considerado máximo em leitura;11% em matemática; 7% em Ciências.

foto:Reprodução Internet


O Relatório do PISA 2018 mostra que o Brasil possui um desempenho pior na avaliação que outros países com o nível de investimento similar como Turquia, Ucrânia e Sérvia.





Quatro províncias da China superam as demais regiões e países: Beijing, Xangai, Jiangsu e Zhejiang.Estas regiões congregam 180 milhões de habitantes, muito menos que o total populacional da China que é de cerca de 1,3 bilhão de pessoas.Apenas 7 dos 79 sistemas educacionais analisados tiveram desempenho melhor nas três áreas avaliadas.Apenas Portugal, destes 7 países pertence a OCDE.



Os Estados Unidos da América tiveram um desempenho  que os colocaram na 11 posição em Leitura, 30 em Matemática e 16 em Ciências. O País europeu mais bem posicionado no PISA 2018 foi a Estônia, na 5 posição em Leitura, 8 em Matemática e 4 em Ciências.



Na América do Sul, o Brasil aparece empatado em ciências com Argentina e Peru, um pouco à frente da Argentina em Matemática, e à frente da Argentina, Peru e Colômbia em Leitura.
29% dos estudantes brasileiros que fizeram o PISA 2018 disseram terem sido alvo de bullying algumas vezes por mês,sendo que a média dos alunos de países da OCDE é de 23% para este quesito.41% dos estudantes brasileiros responderam que seus professores precisam esperar um tempo longo para aguardar silêncio a fim de ministrarem o conteúdo de suas matérias, quando a porcentagem entre países da OCDE é 16%.Cerca de 25% dos estudantes brasileiros afirmaram sentir solidão no ambiente escolar contra 16% dos estudantes de países da OCDE.O Aspecto positivo da participação do Brasil no PISA 2018 é a revelação que apesar de ter havido grande inclusão de crianças na educação básica, não houve sacrifício do padrão de qualidade anterior.



O PISA não é unanimidade. Vários especialistas em educação e avaliação acadêmica questionam a metodologia e o processo da maior avaliação da educação básica do mundo colocando em xeque inclusive seus resultados. Distorções como falhas no preenchimentos dos questionários informatizados, diferenças regionais e culturais, ausência de cobrança de conteúdo das matérias com enfoque exclusivo em competências são algumas das críticas.

A Fundação para o Vestibular(FUVEST), divulgou em 25 de novembro de 2019, o gabarito oficial da primeira fase do vestibular de acesso à Universidade de São Paulo, marcada por 90 questões de múltipla escolha, que aconteceu em 24 de novembro de 2019.129 mil candidatos realizaram a prova em 35 cidades do Brasil.Ao todo, a USP oferece 11.147 vagas, sendo 2.830 pelo Sistema de Seleção Unificado(Sisu) usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), e 8.137 vagas através do vestibular da FUVEST.(destas 5.124 são para Ampla concorrência, 1857 para egressos da escola pública e 1.036 para estudantes que se autodeclaram pretos,pardos e indígenas.Veja o gabarito da primeira fase da Fuvest aqui. Segunda fase em 5 e 6 de janeiro de 2020.Prova foi considerada de complexidade média, com assuntos contemporâneos como Queimadas na Amazônia, Guerra da Síria, alinhamento Diplomático Brasil-EUA e outros mais históricos como Diretas Já, redemocratização e movimento estudantil.As questões de exatas e particularmente as de Química foram consideradas mais difíceis.

foto:reprodução Internet


O Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) 2019 acontecerá nos dias 03 e 10 de novembro em todo o país.São 5,1 milhões de inscritos.
foto:reprodução Internet

Os temas possíveis de redação indicados pelos principais cursinhos do Brasil são:

Meio Ambiente(Mariana, Brumadinho, Amazônia, Clima, Aquecimento Global,agrotóxicos);


 foto:Heber Biella



 foto:ArquivoGBE
 foto:Heber Biella
foto:Arquivo GBE



Saúde Pública (Dengue, Sarampo, Vacinas, Gravidez na Adolescência, Infecções Sexuais);Segurança Pública(Porte e Posse de Arma, Crise Penitenciária, Violência Urbana, Feminícidio/Estupro);Controle Parental(Exposição de Crianças e Jovens à Telas/Tecnologia, Educação Domiciliar); 




fotos:Reprodução Internet


Obesidade(Aumento da Obesidade, Publicidade Infantil,Alimentos Ultraprocessados, OBesidade Infantil,Políticas Públicas de Combate à Obesidade);






fotos:Arquivo GBE


Mobilidade Urbana(Ciclovias, Patinetes, Poluição do Ar, Congestionamentos, Licitação do Ônibus, Passe Livre, tarifas e bilhete único, veículos elétricos e autônomos, mobilidade e clima);


foto:Arquivo GBE


Evasão Escolar( Jovens "Nem" Estudam "Nem" Trabalham, Reforma do Ensino Médio, Cursos Técnicos e Profissionalizantes, Video Games, you Tube);Analfabetismo;Crise Hídrica;Consumo e Sustentabilidade;Bullying nas Escolas, Preconceito/Racismo/Homofobia/Machismo/Xenofobia;Esportes e Inclusão Social; Surdos e Inclusão Social.

foto:Reprodução Internet

Na reta final da preparação para o ENEM 2019 e Fuvest 2020 os candidatxs devem:
  1. fazer revisão dos assuntos que oferecem maior dificuldade;
  2. refazer provas dos anos anteriores para treinar ritmo de realização da prova, cada questão deve ser respondida em no máximo 3 minutos.
  3. fazer uma estratégia de resolução da prova antes da mesma; começar antes pela redação ou deixá-la para o final? começar pelas questões pela ordem em que se apresentam ou deixar as questões difíceis para o final?
  4. Ler atualidades em jornais, revistas, sites, blogs e treinar temas potenciais de redação dissertativa argumentativa.


No dia 24 de janeiro de 2019 foi divulgada a lista de aprovados e aprovadas da FUVEST em primeira Chamada.

https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest_2019_chamada_1.pdf


foto:Reprodução Internet



No dia 22 de janeiro de 2019 iniciou-se o processo do Sistema de Seleção Unificada do ENEM 2018/19 que recebeu muitas críticas dos candidatos em virtude da irregularidade do sistema informático.


A Segunda Fase da Fuvest 2019 começa em 06 de janeiro de 2018 com 10 questões de Português e a Prova da Redação. Os portões abrem às 12:30 e se fecham às 13 horas. A avaliação tem duração de 4 hs.. No dia 07 de janeiro de 2018 há a prova de conhecimentos específicos no mesmo horário e com a mesma duração.
Documento de Identidade com foto e caneta azul são itens obrigatórios.
foto:Reprodução INternet



O Segundo dia de Provas do ENEM 2018  acontecerá em 11 de novembro de 2018 com questões de Matemática e ciências da Natureza como Física, Química e Biologia.Em Matemática, é importante revisar os tópicos que mais caem na História do ENEM: Sistema Numérico, Mínimo Múltiplo Comum(MMC), Máximo Divisor Comum(MDC), transformações de unidades de medida, razão e proporção, matemática financeira(juros simples, juro composto e porcentagem), estatística(moda, mediana e Média), funções(principalmente as de primeiro e segundo grau), sequências(Progressão Aritmética, Progressão Geométrica, Sequência de Fibonacci), Geometria Plana(semelhança de Triângulos, Teorema de Pitágoras, trigonometria, áreas de figuras planas), geometria espacial área e volume de prismas, pirâmides, cone, cilindro, cubo e esfera).

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O Primeiro dia de prova do ENEM 2018 ocorrido em 04 de novembro de 2018 teve o menor índice de abstenção da história. Apenas 24,9% não compareceram.71 pessoas foram eliminadas por tentativas de fraude.Poucos se atrasaram, diante dos avisos sobre a coincidência do início do horário de verão e da possibilidade de exposição à ridicularização na internet e redes sociais.Iniciativas de solidariedade aos candidatxs do ENEM 2018 foram registradas em todo o Brasil, como carona, distribuição de canetas e abraços.O Tema da Redação foi a Manipulação do comportamento dos usuários pelo controle de dados na Internet.Machismo, Racismo, Cultura LGBT, Feminismo, Ditadura Militar e o incêndio do Museu Nacional foram citados nas questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

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O ENEM 2018 tem 5,5 milhões de inscrições para sua primeira fase que acontece nos dias 04 e 11 de novembro de 2018.


foto:Reprodução Internet

No dia 22 de outubro de 2018 o INEP vai liberar o acesso ao cartão de confirmação para o ENEM 2018 .

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 O Cartão de confirmação traz informações como o local da prova, com endereço e número da sala em que os candidatos realizarão a avaliação.O Acesso ao Cartão de Confirmação só pode ser feito pela internet em:



O INEP disse que os candidatos não precisam obrigatoriamente levar o cartão de confirmação aos locais das provas nos dias 04 e 11 de novembro de 2018.Mas afirmou que é recomendável adotar esta prática para facilitar o acesso aos locais do ENEM 2018.



Os candidatos e candidatas do ENEM 2018 sabem da importância da prova da redação para a conquista de uma vaga em uma universidade de boa qualidade. Por isso, listamos abaixo potenciais temas da prova da redação:

1.Crise dos Refugiados - 69 milhões de pessoas estão deslocadas de seus países de origem em decorrência de guerras, conflitos étnicos, epidemias, criminalidade, fome, desemprego e colapso econômico. A situação dos refugiados venezuelanos pode ser particularmente abordada, com a interiorização de parte deles no  Brasil a partir da fronteira de Roraima.A crescente xenofobia e as políticas protecionistas, além da ascenção conservadora e discriminatória são temas correlatos.

2.Epidemias de Doenças Reemergentes como Febre Amarela, Dengue, Zika, Chicungunha, Sarampo, Malária, AIDS, Sífilis e outras - A explosão de casos de doenças anteriormente estabilizadas como a Febre Amarela e o Sarampo podem ser objeto de reflexão na prova do ENEM, apesar se colocarem em cheque políticas públicas da gestão Temer(MDB-SP) como a PEC do Teto dos Gastos Públicos que congelou investimentos em Saúde e Educação por 20 anos, deteriorando sensivelmente o financiamento das duas áreas sociais, e sucateando equipamentos públicos.Além disso, a diminuição das coberturas vacinais por falta de empenho governamental, a disseminação de notícias falsas e as mudanças comportamentais e da sexualidade, e as mudanças climáticas podem ser apontadas como possíveis causas para este fenômeno.

3.Mudanças Climáticas - A eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos e a subsequente retirada da maior economia do planeta do Acordo do Clima assinado em Paris em 2015 provocou forte impacto na comunidade internacional porque enfraqueceu o esforço internacional em reduzir as emissões de carbono  de forma drástica para evitar o aquecimento global superior a 1,5%;As mudanças climáticas são responsáveis por eventos extremos como enchentes, seca, crise hídrica, doenças associadas a vetores que se proliferam no calor e na umidade, maremotos, tsunamis, furações etc...O Painel Intergovernamental para Controle do Clima(IPCC) afirmou em outubro de 2018 que se a redução das Emissões de Carbono não acontecer de forma intensa(40%) até 2030, as catástrofes irão se agravar.

4.Revolução Digital, Revolução Industrial, Notícias Falsas /Fake News - O Mundo passa por uma revolução alavancada pela tecnologias de informação possibilitadas pela expansão da telefonia inteligente móvel(smartphones) conectados a redes sociais(Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat) e aplicativos de mensagem e de conteúdo(Telegram, WhatsApp);Essa situação muda o eixo do poder da informação de tradicionais emissores como jornais e revistas impressos, redes de rádio e televisão para múltiplas vozes numa polifonia vista como saudável e bemvinda para muitos em virtude de certa democratização da comunicação mas também criticada por vários como fonte de disseminação de notícias falsas, pornografia, crimes, estelionatos, difamações, instabilidade política e econômica.A Eleição de Donald Trump, o Brexit(a saída do Reino Unido da União Européia), o escândalo da Cambridge Analytica(empresa que vendeu dados pessoais do Facebook para serem usados pela campanha eleitoral de Donald Trump nos EUA) e a denúncia de impulsionamento de mensagens de apoio a candidaturas Conservadoras e Liberais como as de Bolsonaro nas Eleições 2018 no Brasil são exemplos do poder da Revolução Digital.Os impactos da digitalização e da informatização da economia como desaparecimento de profissões e surgimento de outras são potenciais temas da redação no ENEM 2018.



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No dia 03 de setembro de 2018, foram divulgados os resultados do IDEB 2017, os Indicadores de desenvolvimento da Educação Básica, produzido a cada 2 anos, pelo governo federal.No ensino médio, São Paulo caiu em relação a 2015 e foi ultrapassado por Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará e Rondônia os cinco primeiros colocados.Bahia, Pará, Rio Grande do Norte, Amapá e Sergipe são os piores estados da federação brasileira na avaliação do ensino médio do IDEB 2017.Na avaliação do ensino fundamental nos anos iniciais (5 ano) São Paulo avançou pouco de 6,3 para 6,5 mas mesmo assim foi ultrapassado Ceará e Goiás e ficou empatado por Minas Gerais.Paraná e Acre ocupam a quarta e a quinta posição nesta escala. Os Mais deficientes estados nesta avaliação são Maranhão, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte e Sergipe.Em relação aos anos finais do ensino fundamental(9 ano), a escala de avaliação foi liderada por:Goiás, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Acre.Os estados com maior dificuldade nesta etapa são: Bahia, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba e Sergipe.Resultados mostram que o Ensino Médio e os anos finais do ensino fundamental apresentam baixo crescimento da avaliação e estagnação.










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No dia 16 de agosto de 2018 estudantes de escolas estaduais paulistas e das escolas técnicas do estado de São Paulo realizaram protesto contra a reforma do ensino médio imposta pelo governo federal sob Michel Temer(PMDB-SP). As principais críticas foram dirigidas a supressão da obrigatoriedade  de aulas de sociologia, filosofia e a possibilidade de contratação de docentes com base no notório saber e a falta de investimentos dos governos na infraestrutura das escolas e nas condições de trabalho dos professores e professoras,incluindo salários.O Diálogo e a participação no debate da Base Nacional Comum Curricular também foram exigidos pelos estudantes secundaristas.


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Cerca de 6,7 milhões de pessoas estão inscritas para a primeira fase do ENEM 2017, previsto para ocorrer em 05 de novembro de 2017. Os portões dos 12.432 locais de aplicação da avaliação do ensino médio em todo o Brasil serão abertos às 12 hs e fechados às 13 hs. A Prova terá duração de 5 horas e meia e contemplará humanidades, língua portuguesa e redação. No dia 12 de novembro, ocorrerá a avaliação de matemática e biologia, com 4 hs e meia de duração. Os inscritos no ENEM 2017 deverão levar caneta preta transparente, documento de identidade original com foto e cartão de confirmação da inscrição. A Redação deve ser argumentativa com cerca de 30 linhas. Os temas que podem ser abordados pela redação em 2017 incluem o Direito à Cidade e Ocupação do Espaço Público, a Crise de Refugiados, a Crise da Representação Política e da Democracia, A degradação Ambiental com a Crise da Água e o aquecimento global, a Emergência de Epidemias como Dengue, Zika, Chicungunha e Febre Amarela, o Recrudescimento do Conservadorismo que aumenta a Demanda pela Restrição da  Educação e Cultura da Identidade de Gênero e Diversidade Sexual.

foto:Heber Biella


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O ENEM 2016 apresentou abstenções da ordem de 30%, ou 2,6 milhões de candidatos e candidatas a menos que o número de inscritos para as provas de 5 e 6 novembro de 2016. Foi o mais índice de ausência da década.


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No dia 19 de outubro de 2016, o Ministério da Educação divulgou lista, através da internet, dos locais de provas do ENEM 2016.Conheça seu cartão de identificação em que estarão dados como local de prova(com endereço completo e número da sala), idioma selecionado, e condições especiais(sabatistas e nome social de transgêneros).Os únicos materiais obrigatórios nos dias 05 e 06 de novembro de 2016,dias das provas do ENEM 2016, são caneta esferográfica preta e documento de identificação com foto. É recomendável, mas não obrigatório levar o cartão de identificação impresso. Portões dos locais de provas serão abertos às 12 hs e fechados às 13 horas.Problemas insolúveis podem ser resolvidos pelo telefone grátis do INEP: 0800 61 61 61  .

http://enem.inep.gov.br/participante/


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O Ministério da Educação divulgou em 04 de outubro de 2016 estatísticas referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) realizado em 2015 e os resultados ratificam os exibidos pelo Indice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB) divulgado em setembro de 2016: 91% das Escolas Públicas Brasileiras ficaram abaixo da média nacional=515,8. Entre as escolas particulares apenas 17% ficaram abaixo da média nacional, revelando grande desigualdade de condições e uma brutal ausência de equidade no contexto da Educação como Política Pública. Ciências Humanas e Redação tiveram aumento de desempenho. Matemática, Ciências da Natureza e Linguagens tiveram queda na performance dos estudantes. O ENEM é usado por todas as universidades federais como vestibular. A USP(Universidade Estadual de São Paulo) terá 21% de suas vagas acessadas através do ENEM 2016. As escolas públicas melhor posicionadas no ENEM 2015 são da rede federal e as técnicas estaduais e as escolas de aplicação ligadas às faculdades de Pedagogia/Educação e Fundações Municipais. A Escola Estadual melhor colocada ficou na 1700 posição no ENEM 2015.Vale ressaltar que as análises dos resultados do ENEM devem considerar o índice de permanência dos Estudantes durante o ciclo integral do Ensino Médio, o Porte da Instituição Escolar e o Nível SocioEconômico dos Estudantes e de suas Famílias. Educação está em destaque em virtude da Reforma do Ensino Médio do Governo Federal imposta por Medida Provisória com ingredientes polêmicos como a opcionalidade das disciplinas de Filosofia e Sociologia, Artes e Educação Física e a não obrigatoriedade dos diplomas de Pedagogia e afins para a atividade docente, pela CPI da Merenda Escolar que apura desvio de dinheiro público e corrupção no Governo do Estado de São Paulo e a PEC 241 do Governo Federal que limita investimentos públicos em Saúde e Educação pelos próximos 20 anos.

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Confira as 20 melhores escolas do Enem 2015

1º - OBJETIVO COLEGIO INTEGRADO (São Paulo/SP)
Média: 751,29
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 41 / Alunos participantes: 41
2º - INSTITUTO DOM BARRETO (Teresina/PI)
Média: 717,82
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 129 / Alunos participantes: 124
3º - FIBONACCI COLÉGIO (Ipatinga/MG)
Média: 714,94
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80% ou mais
Total de alunos: 44 / Alunos participantes: 43
4º - VÉRTICE COLÉGIO UNIDADE II (São Paulo/SP)
Média: 710,68
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 77 / Alunos participantes: 75
5º - FARIAS BRITO COLÉGIO PRÉ-VESTIBULAR CENTRAL (Fortaleza/CE)
Média: 708,16
Rede: Privada
NSE*: Alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 95 / Alunos participantes: 90
6º - COLÉGIO IPIRANGA (Petrópolis/RJ)
Média: 706,93
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 44 / Alunos participantes: 41
7º - MOBILE COLÉGIO (São Paulo/SP)
Média: 706,69
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 146 / Alunos participantes: 124
8º - COLÉGIO SANTO ANTONIO (Belo Horizonte/MG)
Média: 706,49
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 256 / Alunos participantes: 251
9º - COLEGUIUM (Belo Horizonte/MG)
Média: 705,38
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 25 / Alunos participantes: 25
10º - COLÉGIO OLIMPO (Brasília/DF)
Média: 704,95
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 77 / Alunos participantes: 73%
11º - COLÉGIO SANTA MARCELINA (Belo Horizonte/MG)
Média: 701,61
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 55 / Alunos participantes: 55
12º - COLÉGIO MAGNUM AGOSTINIANO - NOVA FLORESTA (Belo Horizonte/MG)
Média: 698,62
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 188 / Alunos participantes: 185
13º - COLÉGIO COGNITIVO (Recife/PE)
Média: 695,68
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 84 / Alunos participantes: 84
14º - COLÉGIO POSITIVO ENSINO MÉDIO - SEDE (Curitiba/PR)
Média: 694,13
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 67 / Alunos participantes: 62
15º - COLÉGIO SANTO AGOSTINHO (Belo Horizonte/MG)
Média: 693,98
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 283 / Alunos participantes: 276
16º - COLÉGIO DE SÃO BENTO (Rio de Janeiro/RJ)
Média: 693,81
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 75 / Alunos participantes: 74
17º - EDUCANDÁRIO SANTA MARIA GORETTI (Teresina/PI)
Média: 692,72
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 65 / Alunos participantes: 65
18º - COLÉGIO OBJETIVO INTEGRADO DE MOGI DAS CRUZES (Mogi das Cruzes /SP)
Média: 690,85
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 50 / Alunos participantes: 50
19º - COLÉGIO SANTO AGOSTINHO (Rio de Janeiro/RJ)
Média: 690,62
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 165 / Alunos participantes: 163
20º - COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFV - COLUNI (Viçosa/MG)
Média: 690,52
Rede: Federal
NSE*: Alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 160 / Alunos participantes: 154