O que é RESISTÊNCIA ?


O Que é Resistência?




FOTO: Primeiro Ato em Defesa dos Parques Ameaçados de SP, João Baptista Lago, 31/03/2014


foto: Verão Parque Augusta/vigília criativa, 25/01/2015,461 anos de SAMPA/FB verão Parque Augusta

                    foto: Protesto em Defesa do Parque Augusta Sem Prédios /catraca livre.com     junho de 2013

1. Resistência é uma lei do ser. Ela é interna ao seu objeto. A partir do momento que o ser toma forma, ou que uma assimetria de poder é estabelecida, ele encontrará resistências que, irreversivelmente, o torcem e o fissuram.

                         Foto:movimento Indignados em Madrid/ democraciakmzero.com              maio de 2011
2. Resistência é sempre situada. Resistências são locais e múltiplas: eles surgem concretamente em condições específicas e em resposta a uma situação, a um estado de coisas ou a um evento.

                     o: Occuppy Wall Street/www.obrag.org                  setembro de 2011
3. Resistência é uma mistura de reação e ação, negação e afirmação. Resistência reativa conserva e restaura o estado das coisas. Ativamente toma emprestado, imita e subverte os braços do adversário, a fim de inventar novas regras, instituições, situações.

                        Foto: Movimento Passe Livre SP,/noticiasuniversia.com                    junho de 2013
4. Resistência é um processo ou uma experiência de subjetivação. Tornamo-nos novos sujeitos, o “estranho em mim” emerge quando experimentamos uma divisão na identidade. Porque a minha existência em particular falhou, porque a identidade é dividida e não pode ser concluída, eu passo da identidade de rotina para a universalidade da resistência. Ela envolve risco e perseverança: a resistência é a coragem da liberdade.

                           Foto:  Praça Taksim, Gezi Park / istambul / uol.com.br              junho de 2013
5. Resistência é primeiramente um fato, não uma obrigação. Não é a idéia, ou a teoria da justiça ou o comunismo que leva à resistência, mas o sentimento de injustiça, a reação do corpo ferido, a fome, o desespero. A idéia de justiça e de igualdade são mantidas ou perdidas como resultado da existência e da extensão da resistência, e não o contrário.
                         Foto:  Primavera Árabe-  Praça Tahrir,Cairo-Egito/oestadoce.com        maio de 2011
6. Resistência torna-se política e pode ter sucesso em mudar radicalmente o equilíbrio de forças, se ela se tornar coletiva e concentrar, temporariamente ou permanentemente, uma série de causas, uma multiplicidade de lutas e reivindicações locais e regionais, trazendo-as todas juntas para um tempo e lugar central e comum. Persistência, acampamento, permanência em um lugar público, transformando-o em Ágora ou em fórum, pode ajudar a criar as demos em sua oposição às elites. Naquele (imprevisível) ponto, a resistência pode se tornar a força hegemônica. Isso já aconteceu em alguns lugares nos últimos anos. A possível traição da revolução mais tarde não muda o fato de que as pessoas nas ruas aprenderam que eles podem derrubar os governantes poderosos.

                  Foto:   Primavera Árabe-Tunísia/regenciacoletiva.com.br                        dezembro de 2010
7. Embora a resistência seja um fato e não uma obrigação, o tema da resistência emerge através do exercício do direito de resistir, o mais velho, e de fato, o único direito natural. O direito tem duas fontes metafísicas. Como vontade reconhecida, o direito aceita a ordem das coisas e veste o dominante particular com o manto da universal. Mas, como uma vontade que quer o que não existe, o direito encontra a sua força em si mesmo e seu efeito em um cosmos aberto que não pode ser totalmente determinado pelo poder (financeiro, político ou militar). A vontade resistir forma uma universalidade agonística, criada por uma divisão diagonal do mundo social, que separa governantes dos governados e dos excluídos.





Foto: Protestos Praça Paz Celestial,Pequim, China/chinapolicyandlaw.com                 junho de 1989
Trecho de artigo do filósofo COSTA DOUZINAS/ tradução Pedro Lucas Dulci/site Humanitas Unisinos