Primeiro Protesto de 2015 Contra a Hipocrisia e o Cinismo do Governo do Estado de SP em relação à Gestão da Crise Hídrica(Falta de ÁGUA!)

No dia 26 de janeiro de 2015, houve o Primeiro Protesto do ano pelo Direito de Saber a Verdade e pelo Direito à Transparência na Gestão da Crise Hídrica por parte do Governo do Estado de SP, a quem cabe, legalmente, garantir o fornecimento de água tratada e de esgoto sanitário à todos os cidadãos e cidadãs que moram e trabalham em São Paulo.


Saiba mais sobre a Crise de Falta de Àgua em SP. Prepare-se! A Água Acabou.
http://grupodobemestaredafelicidade.blogspot.com.br/2014/08/vai-acabar-agua-em-sao-paulo-no-dia-13.html

foto: Martha Slivak



foto: Tiago Dantas/O Globo

A Manifestação foi convocada pela PROTESTE, organização da sociedade civil que defende o direito do consumidor, pelas redes sociais.
foto: Martha Slivak


Cerca de 30 pessoas compareceram. A avenida Morumbi foi ocupada parcialmente(altura do número 4500) pelos manifestantes que exigiram que o Governador Alckmin assuma publicamente a gravidade da crise hídrica e o racionamento de água(que na prática já acontece há 1 ano, como amplamente noticiado em julho 2014, durante a Copa do Mundo por exemplo: http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,falta-de-agua-afeta-bares-na-vila-madalena,1533122

foto: Martha Slivak


O fato da SABESP ser uma empresa de capital misto com ações vendidas nas bolsas de valores de SP e de NY e de seu Lucro ser distribuído aos acionistas ao invés de ser investido na melhoria da qualidade de sua finalidade maior(como por exemplo, diminuir os vazamentos da rede de distribuição que desperdiçam cerca de 30% de água tratada atualmente) foram intensamente divulgados pelos manifestantes.

fotos: Martha Slivak



A Importância da Criação e Manutenção de novas Áreas Verdes na Cidade de SP também foi apontada como Fundamental para a geração de Microclima Favorável à Geração de Chuvas e à Segurança do Estado de SP e do Brasil. A Rede Novos Parques SP e o Movimento Parque Augusta sem Prédios(que desde 17 de janeiro de 2015 ocupa o terreno de 25 mil metros quadrados no centro da cidade de SP e exige o cumprimento da Lei 15.941 que viabiliza o Parque Augusta sem Prédios) marcaram presença.
Acesse a Rede Novos Parques SP e o Movimento Parque Augusta sem Prédios:
https://www.facebook.com/parqueaugustaja?fref=ts

https://www.facebook.com/events/620854941377541/?fref=ts

https://www.facebook.com/redenovosparquessp?fref=ts

  foto: Metrojornal


A Proteção dos Mananciais e a Educação Ambiental foram também lembradas como estratégias vitais para o enfrentamento e solucionamento da crise de falta de água que assola o estado de São Paulo.

Ativistas realizaram uma performance bem humorada com a Drag Queen Tchaka (que distribui sacolés de chuchu a todos os presentes) e com um ativista mascarado de Geraldo Alckmin que teve de ouvir todas as exigências e reivindicações dos manifestantes presentes.


foto: Denise Rios

                                                    foto:Tiago Dantas/O Globo


Veja  fotos do protesto realizadas pelo Danilo Verpa/Folha de São Paulo:
http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/32177-protesto-em-frente-ao-palacio-dos-bandeirantes

Confira a repercussão do protesto Contra a Hipocrisia e o Cinismo do Governo do Estado de SP na Gestão da Crise Hídrica nos meios de comunicação:

http://oglobo.globo.com/brasil/sao-paulo-tem-primeiro-protesto-do-ano-contra-falta-agua-15152319

http://spressosp.com.br/2015/01/26/tenha-coragem-de-decretar-o-racionamento-diz-ativista-alckmin/

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/01/1580510-manifestantes-fazem-ato-contra-crise-hidrica-na-sede-do-governo-paulista.shtml

http://www.metrojornal.com.br/nacional/foco/manifestantes-protestam-contra-a-falta-de-agua-em-sao-paulo-160592

http://www.portaldoholanda.com.br/brasil/sao-paulo-tem-o-primeiro-protesto-do-ano-contra-falta-d-agua

http://www.valor.com.br/brasil/3878242/manifestantes-fazem-ato-contra-crise-hidrica-na-sede-do-governo-de-sp

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/01/ato-fecha-e-pede-que-alckmin-assuma-gravidade-de-crise-hidrica.html

fotos: José Muller