No dia 15 de junho de 2015, foram divulgados os resultados de pesquisa sobre os impactos do tabagismo nos Estados Unidos em um dos mais respeitados periódicos de Medicina do Mundo, o JAMA. Quase 50 % dos casos de câncer são causados pelo cigarro.
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/06/cigarro-e-responsavel-por-quase-50-das-mortes-por-12-tipos-de-cancer.html
foto:Territoriodebeleza.com
O Tabagismo é considerado uma doença porque a nicotina que é uma das 4700 substâncias nocivas à saúde, 60 cancerígenas, presentes em apenas um cigarro, causa dependência física, psíquica e síndrome de abstinência,quando da interrupção de seu uso.
foto: ADESF
No Brasil, após adoção das leis anti-tabaco a partir de meados da década de 90 século XX (veja o teor da lei 9.294/1996: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9294.htm), a prevalência, isto é, o número de fumantes no país, caiu cerca de 25%.
foto: blogdosindico.com.br
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/12/1385538-estrategias-da-industria-do-tabaco-limitam-leis-antifumo-em-paises-pobres.shtml
http://actbr.org.br/uploads/conteudo/6_EVENTO-PUC.pdf
Segundo o LENAD, Levantamento Nacional Sobre Álcool e Drogas, realizado pela UNIAD(Universidade Álcool e Drogas da Unifesp-Universidade Federal de São Paulo), em 2012:
Metade dos brasileiros e brasileiros já experimentou cigarro.Em Geral, a idade da primeira tragada é 16 anos.
foto: www.precepta.com.br
Os fumantes consomem em média 14 cigarros por dia.
Um em cada quatro fumantes acende seu primeiro cigarro 5 minutos após acordar,e a maioria acha difícil passar um dia inteiro sem fumar.
Nove em cada dez fumantes deseja parar de fumar, mas poucos fazem planos para que isto efetivamente aconteça.
A Maioria dos menores fumantes não encontra dificuldades para comprar cigarros. A maior parte o faz em bares.
A ciência já comprovou que o consumo dos derivados do Tabaco(cigarro, charuto, cachimbo, narguille) é causa de mais de 50 doenças como vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares(como infarto agudo do miocárdio e derrame cerebral), doenças respiratórias graves(como DPOC=enfisema e bronquite crônica), impotência sexual masculina, complicações na gravidez, úlceras gástricas, envelhecimento precoce, entre outras....
foto: Ministério da Saúde Brasil
foto: Alfandega.com.br
O tabagismo é responsável por:
- 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora);
- 25% das mortes causadas por doença coronariana;
- 45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa abaixo dos 60 anos;
- 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa abaixo de 65 anos;
- 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema;
- 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);
- 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer tabaco-relacionados (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero);
- 25% das doenças vasculares (derrame cerebral, trombose).
fotos: cuidadosforever.com.br
fotos: Ministério da Saúde Brasil
Se uma pessoa fumar 20 cigarros por dia por 30 anos, irá desperdiçar cerca de R$ 81 mil reais, que poderiam ser economizados caso parasse de fumar.
Foto:blogdoeloi.com.br
Um dos desafios para tratar qualquer dependência química, e não é diferente no caso do tabaco, é o diagnóstico e tratamento de outras doenças psiquiátricas que possam estar associadas ao tabagismo, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outras...
Fumo passivo é a inalação por não-fumantes da fumaça da queima de produtos derivados do tabaco, como cigarro, cigarro de palha, cigarro de cravo, bali hai, cigarrilha, charuto, cachimbo e narguilé. É também chamado de tabagismo passivo e de exposição involuntária ao fumo ou à poluição tabagística ambiental (PTA). Segundo a Organização Mundial da Saúde, a PTA é o principal agente poluidor de ambientes fechados e o fumo passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo.
foto: Ministério Saúde Brasil
Saiba aqui o seu grau de dependência do Tabaco, através do Teste de Fagerström:
foto: Muletacientifica.blogspot.com
A base do tratamento do tabagismo é a abordagem cognitivo comportamental, terapia psicológica realizada individualmente ou em grupos multidisciplinares, em que os fumantes são encorajados a interromper a dependência( e, muito importante a definir uma data para interromper a dependência de forma gradual ou abrupta), com apoio mútuo dos dependentes e informações válidas da equipe de saúde. Nunca se auto-medique. Não aceite indicações de balconistas ou pessoas que não sejam profissionais de saúde.
foto: Otics-penha
Além da terapia cognitivo comportamental que é o Eixo Principal do Tratamento da Dependência Tabágica, temos a Terapia de Reposição Nicotínica(gomas de mascar, adesivos transdérmicos, inalantes e spray nasal(estes dois últimos não disponíveis no Brasil), indicada para atenuar os sinais e sintomas da Síndrome de Abstinência quando da interrupção do uso dos cigarros e a prescrição pelos profissionais médicos habilitados de medicação voltada especificamente para o bloqueio do desejo de fumar, como a bupropiona e a vareniclina.
foto: infodrogasnet.com
foto: biolabanalisesclinicas.com
A associação destas três vertentes de tratamento(terapia cognitivo comportamental, terapia de reposição nicotínica e medicação para o bloqueio do desejo de fumar) tem se mostrado eficaz em cerca de 30% dos pacientes.
Saiba onde conseguir tratamento grátis contra o tabagismo e a favor da Saúde e da Vida aqui: Disque Pare de Fumar: 0800-61-1997
Foto: Ministério da Saúde
Desde 2004, o Sistema Único de Saúde, em cada cidade, é obrigado a atender os dependentes do tabaco em suas unidades.
foto: Ministério da Saúde
Dia 31 de maio é o dia mundial contra o tabagismo.
Dia 29 de agosto é o dia nacional contra o tabagismo.
foto: Ministério da Saúde
Você pode e DEVE Parar de Fumar AGORA!!!
Os Benefícios são Reais e Perceptíveis no Curto, Médio e Longo Prazos.
Compartilhe este artigo com amigos e familiares! Você também pode ajudar a salvar vidas!
Compartilhe este artigo com amigos e familiares! Você também pode ajudar a salvar vidas!
foto:blogdeumasalvavidas.com