No dia 14 de setembro de 2023, circulou pelo mundo a notícia de que a Índia registrou mais um surto de infecções e mortes causados pelo Vírus Nipah, da família dos Paramixovírus, a mesma do vírus da Caxumba e do Sarampo, cujo reservatório na natureza são os morcegos gigantes do gênero Pteropus, conhecidos popularmente como “raposas voadoras”.
fotos:Reprodução Internet
A Índia notificou até o momento 2 mortes e 5 infectados. Mais de 700 contatos destas pessoas foram rastreados a procura do vírus Nipah. Outro Vírus análogo que preocupa infectologistas e sanitaristas do mundo inteiro é o Hendra.
Os sintomas causados pela infecção por Vírus Nipah são dor de cabeça, dores no corpo, sonolência, tosse e falta de ar. Não há vacinas ou antivirais específicos.
Nipah é o nome da aldeia da Malásia onde o Vírus foi identificado pela primeira vez em 1999. O Nipah tem predileção por infectar suínos.
O Vírus pode ser contraído por ingestão de água, alimentos contaminados por urina, fezes de morcegos ou de porcos contaminados. O Risco de transmissão entre pessoas infectadas é pequeno. E a chance de Epidemia ou Pandemia também é reduzida.
Mas a Organização Mundial de Saúde vê com preocupação mais este surto
de Vírus NIpah no estado de Kerala, na Índia, mais precisamente no distrito de
Kohzikode.O desequílibrio ambiental causado pela ação humana pode ser a causa maior do surto de vírus Nipah.
fotos:Reprodução Internet
A letalidade do vírus Nipah é de
70%. Do Coronavírus antes da Vacina era de 3%. E o da Gripe Influenza, 0,5%. O
Período de Incubação do Nipah varia entre 4 e até 45 dias para manifestação dos
primeiros sintomas após a infecção.
fotos:reprodução internet