Rafael Puglisi, dentista de celebridades como Neymar, Juliette ,Whinderson Nunes, Giovana Ewbank, de apenas 35 anos, teria cometido suicídio, segundo amigos próximos e as primeiras investigação conduzidas pela Polícia Civil de SP acionada após a morte suspeita do profissional da saúde bucal, que tinha mais de 4 milhões de seguidores em suas redes sociais e era de uma família tradicional na Odontologia Paulistana. Segundo o boletim de ocorrência o corpo de Rafael Puglisi foi encontrado, já sem os sinais vitais, parcialmente localizado nas águas da piscina de sua residência, embora com sua maior parte em contato com o chão ao redor da mesma, com sinais de ferimentos provocados pelo impacto de seu crânio com o solo. Havia marcas de sangue em seu quarto, localizado no andar superior da residência. Segundo o amigo pessoal de Rafael Puglisi, Diego Aguiar, o dentista estava enfrentando forte depressão há várias semanas. A Hipótese de Suicídio é atualmente, a mais provável causa da morte do odontólogo, apesar da nota da família, publicada no dia 19 de setembro de 2023, sugerir a hipótese de uma trivial acidente causado por um mergulho de cabeça na piscina, o que parece totalmente inverossímil, após as diligências iniciais da polícia judiciária.
Em 2023, a campanha de prevenção do Suicídio Setembro Amarelo, tem como mote " ACOLHER É CUIDAR." criado pelo Centro de Valorização da Vida e "SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!" da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA(ABP) fundadores da campanha no Brasil desde 2013. Mais de 30 pessoas tiram a própria vida no Brasil todos os dias, mais de 12 mil todos os anos. Precisamos falar de suicídio e precisamos Acolher a Dor e o Sofrimento das Pessoas com Empatia e Solidariedade.
fotos:Reprodução Internet
O Setembro Amarelo é campanha de conscientização e prevenção do Suicídio, criada no Brasil em 2015 pelo. Centro de Valorização da Vida(CVV), pela Associação Brasileira de Psiquiatria(ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina(CFM). No Brasil, 32 pessoas cometem suicídio todos os dias. São cerca de 11 mil pessoas todos os anos que tiram suas próprias vidas em território brasileiro. Segundo estudo da Unicamp 17% dos brasileiros e brasileiras em algum momento já pensou em se suicidar. E 4,8% bolaram plano pra concretizar esta idéia. A melhor prevenção é conversar, escutar, sem julgamento. Assédio Sexual, Estupro, Depressão, Dívidas, Desemprego, Divórcio, Bullying são causas que podem levar a ideação de querer se matar e ao suicídio.Isolamento Social e Introspecção, interrupção de atividades anteriormente habituais e prazeirosas, desleixo com a aparência visual, alterações drásticas da rotina, alterações de hábitos alimentares, de sono e sexuais podem ser indícios de graves alterações psíquicas que podem culminar com o suicídio.Durante a Pandemia, para manter o isolamento social, é possível manter contato com as pessoas por videoconferência ou videochamada e orientar teleterapia, que já foi aprovada pela legislação brasileira.O Telefone 188 funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, para acolher o desabafo de toda pessoa que esteja se sentindo solitária,deprimida, cansada, exausta e pensando em morrer ou se matar.
foto:Reprodução Internet
Pesquisas científicas revelaram que o Isolamento Social contra a Pandemia da COVID 19 durante o primeiro semestre de 2020 aumentou os indicadores de incidência e prevalência da obesidade e da dependência química por álcool e tabaco, fatores de risco para gravidade e mortalidade da COVID 19.
foto:Reprodução Internet
Relatório quadrienal da Organização Mundial de Saúde afirma que o álcool é responsável por 1 a cada 20 mortes no mundo.Cerca de 3 milhões de mortes em 2016 podem ser atribuídas a ingestão de álcool.Destes 3 milhões de óbitos, 2,3 milhões são homens e 29% das mortes foram causadas por ferimentos provocados por suicídios, homicídios ,acidentes de trânsito, queimaduras etc...7,2% das mortes prematuras no mundo estão ligadas ao álcool.O Especialista em Etilismo da Organização Mundial de Saúde Vladimir Pozniak disse que os governos não tem feito o suficiente para lidar com o alcoolismo.2,3 bilhões de pessoas bebem álcool regularmente.O Álcool é responsável por 5,3% de todas as mortes no mundo.
Pesquisa publicada em agosto de 2018 na revista Lancet sobre o consumo de álcool em 195 países entre 1990 e 2016 com pessoas entre 15 e 95 anos constatou que não existe nível seguro para a prática.
Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Sâo Paulo publicado em 2018 em jornal científico evidenciou a ligação entre consumo de bebidas alcóolicas e suicídios. Dos 1.700 casos de suicídios analisados na cidade de São Paulo entre 2011 e 2015 a partir de exames toxicológicos,mais de 30% das vítimas apresentava presença de álcool em várias quantidades em seu conteúdo sanguíneo.Dentro da faixa estária de 25 a 44 anos(49% do total de vítimas analisadas) cerca de 61% apresentava teor alcóolico no sangue.
Desde 2012 a taxa de suicídio das pessoas entre 15 e 29 anos no Brasil subiu 10% segundo o Mapa da Violência de 2010 publicado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas(IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O Suicídio é a segunda causa de morte no mundo entre pessoas desta faixa etária e 90% destas pessoas apresentam algum transtorno psiquiátrico como ansiedade, depressão,esquizofrenia, bipolaridade e dependência química.
No dia 21 de setembro de 2017, o Ministério da Saúde divulgou o primeiro balanço sobre o Suicídio no Brasil.São mais de 11 mil suicídios por ano.Uma média de 5,5 suicídios a cada 100 mil pessoas vivas.Os indicadores de suicídos entre homens, indígenas, solteiros, viúvos e divorciados, idosos acima de 70 anos e adolescentes chamam atenção.Especialistas afirmam que geralmente os suicidas tem transtornos mentais como ansiedade, depressão, dependências químicas, esquizofrenia, transtorno bipolar, transtornos do impulso entre outros.Depressão , Desemprego, Desesperança, Desespero, Dependência Química, Divórcio, os chamados "D" do suicídio estão diretamente relacionados com a ocorrência das tentativas de encerrar a própria vida.Sono adequado, Alimentação Saudável, atividade física regular e vida social integrada são fundamentais para a saúde mental e para a evitação do suicídio.Existe um aumento global de suicídios entre adolescentes no mundo. No Brasil, o suicídio entre jovens de 10 a 14 anos aumentou 65% entre 2010 e 2015. Este fenômeno pode ser explicado também pela maturação diferenciada entre as regiões da amígdala e hipocampo, responsáveis pela sensação de prazer e memória e neocortex frontal coordenador de impulsos e controle. O Neocortex frontal do cérebro só termina seu desenvolvimento aos 25 anos de idade. Portanto, dos 12 anos aos 25 anos de idade, todo jovem deve ser acompanhado por uma rede de proteção social(família, docentes, amigos, colegas de trabalho, profissionais de saúde) e o uso e o abuso de substâncias psicoativas como álcool, fumo, maconha, cocaína devem ser evitados.O uso abusivo das redes sociais também está envolvido no aumento vertiginoso do número de casos de suícidios entre adolescentes assim como a ocorrência de bullying e cyberbullying.
No dia 11 de setembro de 2017 o Movimento Parque Augusta sem Prédios e o Grupo do Bem Estar e da Felicidade participaram do lançamento da campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio na Câmara Municipal de São Paulo, promovida pelo Centro de Valorização da Vida e pelo Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Brasileira de Transtornos Afetivos. Doe um minuto, Salve Uma Vida!
foto:GBE
fotos abaixo:Arquivo GBE
fotos acima:Arquivo GBE
foto:Andreia Marino
#BaleiaAzul #BlueWhale #JogoDaBaleiaAzul #SaúdePública #SaúdeColetiva #Saúde #Depressão #Ansiedade #Suicídio #Adolescentes #Jovens #CentroDeValorizaçãodaVida #CVV