Ato Bumba Meu Búfalo em Defesa da Água, dos Parques Ameaçados de SP e do Parque dos Búfalos. 28/11/14

No dia 22/11/14, à partir das 7 horas, aconteceu o Ato Bumba Meu Búfalo em Defesa da Água, dos Parques Ameaçados de SP e do Parque dos Búfalos sem Prédios.O Movimento Parque Augusta sem Prédios , a Rede Novos Parques SP, a Rede Minha Sampa, O Grupo do Bem Estar e da Felicidade, o Fórum Popular de Saúde, o Projeto Novo Rumo, o Ateliê das Artes do Jardim Apurá e muitos outros coletivos participaram e apoiaram este empreendimento ativista.
fotos:Heber Biella

Após o início nas escadarias da Catedral da Sé, ativistas fantasiados de Búfalos animaram a passeata pelas ruas do centro de São Paulo, em direção à prefeitura de SP, no Viaduto do Chá.
 As mulheres marcaram presença em grande número e com grande força!




Mananciais são Intocáveis!



Fotos: Magrão Jornal A Nova Democracia








 A Voz das Ruas é Linda! Manifestar-se não é Crime!

Vídeo e fotos: Heber Biella













Após, reunião com o Secretário de Relações Governamentais Pivatto, com o Secretário Municipal de Habitação de SP, Azevedo Marques Neto, ficou claro que a posição do governo municipal é clara: A Preservação dos Mananciais  e dos Parques Urbanos de SP não é grande Prioridade para a prefeitura da cidade de São Paulo, como evidenciam os projetos de construção de prédios em terrenos ao lado das represas Billings e Guarapiranga, mesmo durante a maior crise de falta de água no estado de São Paulo, causada, segundo especialistas por vários fatores: 
1.omissão, negligência e incompetência da SABESP na gestão dos recursos hídricos do estado de SP.
2.Desmatamento da Amazônia, que prejudica o fenômeno dos chamados "Rios Voadores", grandes massas de vapor evaporadas pela floresta tropical, empurrada ao Sudeste Brasileiro pela Cordilheira dos Andes, e responsável por grande parte da precipitação pluvial nesta região.
3.Desmatamento da Mata Atlântica;
4.Ocupação das Áreas de Mananciais, com omissão e negligência por parte das prefeituras locais;
5.Hiperurbanização e Hiperimpermeabilização do Solo, gerando múltiplas Ilhas de Calor.
                                                   fotos: Heber Biella


A Catedral da Sé foi palco do início da passeata pacífica, que circulou a praça da Sé para atingir a Prefeitura de SP, por volta das 10 hs, numa segunda feira que começou fria e nublada.
                        Fotos: Heber Biella


As mulheres marcaram presença em grande número e com grande força!
fotos: Heber Biella




Assista o Vídeo feito pelo Magrão do Jornal A Nova Democracia:




Na Saída do encontro com os representantes da Prefeitura de SP, foi unânime a falta de intenção do poder público municipal em voltar atrás em sua decisão de destruir os mananciais paulistanos. A conversa foi protocolar, apenas para dar visibilidade a um pretenso espírito democrático de escuta dos movimentos sociais, que na prática, não são sequer consultados antes da tomada de decisão de políticas públicas ou indicações de pessoas para os chamados cargos de confiança. Exemplo inconteste do abismo que separa a vontade das ruas e as decisões dos políticos é a indicação  da senadora Kátia Abreu do PMDB de Tocantins para o cargo de Ministra da Agricultura do Governo Federal. Kátia Abreu é representante do Agronegócio, responsável pelo desmatamento das florestas e contaminação e esgotamento dos recursos hídricos, pelo abuso de agrotóxicos banidos em países desenvolvidos e pela propagação das sementes transgênicas. A estagnação da demarcação de terras indígenas nos últimos anos também tem a influência e atuação parlamentar de Kátia Abreu como uma de suas principais motivações e causas. A ciranda circular fechou o Ato Bumba Meu Búfalo, selando a união dos Seres em defesa do COMUM:
                       foto: Heber Biella


Assista a Reportagem da TV Gazeta, veiculada na edição do dia 28/11/14, pelo Jornal da Gazeta: