Rede Novos Parques SP e Movimento Parques Sem Prédios na palestra de Dav...


No dia 19/11/14, o escritor e geógrafo marxista britânico DAVID HARVEY, formado pela Universidade de Cambridge e professor da City University of New York, proferiu palestra sobre o Direito à Cidade, no Centro Cultural São Paulo, ao lado de Guilherme Boulos, do Movimento dos Trabalhadores sem Teto(MTST), de João Whitacker Ferreira, professor de arquitetura da USP e do blog Cidades pra que(m) ?, de representante do Movimento Passe Livre(MPL) e do vereador do PT-SP e relator do Plano Diretor Estratégico 2014 de SP, também professor de arquitetura da USP Nabil Bonduki.

                                                        foto: Heber Biella


David Harvey enfatizou a necessidade dos movimentos sociais lutarem em defesa do COMUM, como a Àgua, os Parques Urbanos sem Prédios, da Saúde Pública contra o Estado e as Leis que são instrumentos e agentes do Capital. Disse que a palavra chave é SUBVERSÃO. E lembrou o slogan de maio de 68: "Seja verdadeiro e Lute pelo Impossível."

Ricardo Fraga de Oliveira, agrônomo, advogado e ambientalista disse que a Rede Novos Parques SP e o Movimento Parque Augusta Sem Prédios foram citados nominalmente durante o debate com David Harvey que atacou a especulação imobiliária e defendeu um novo modelo de urbanização.

O Vereador e arquiteto Nabil Bonduki, que mediou o debate com David Harvey, posou para fotos com o estandarte do Parque Augusta Vive Parque Augusta (r) Existe.

O Parque Augusta está fechado abandonado e ocioso há mais de 330 dias, mesmo após sanção da lei 15.941, pelo Prefeito Fernando Haddad, no natal de 2013. Outros parques urbanos em SP estão ameaçados como o Parque dos Búfalos, o Parque da Vila Ema, o Parque da Mooca, o Parque do Peruche, o Parque Burle Marx, o Parque da Vila Brasilândia, o Parque Linear da àgua Preta e da Água Podre, o Parque de São Miguel Paulista e outros...